Licenciatura em Pedagogia - DEDC1
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O curso de Pedagogia da UNEB em Salvador, ofertado pelo Departamento de Educação do Campus I, surgiu com a missão de formar educadores comprometidos com a realidade social baiana e com a democratização do ensino. Ao longo de sua trajetória, consolidou-se como referência na formação de professores para a educação infantil e anos iniciais, incorporando práticas críticas e dialogadas. O curso evoluiu acompanhando as demandas educacionais do estado, fortalecendo a articulação entre teoria e prática e ampliando espaços de pesquisa e extensão. Com corpo docente qualificado e tradição em estudos sobre diversidade, inclusão e currículo, tornou-se um importante polo formador. Hoje, mantém sua relevância ao preparar profissionais para atuar em diferentes contextos educativos, formais e não formais.
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- ItemA afetividade no processo de aquisição da leitura em educandos neurodivergentes(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-14) Dantas, Amanda Brito; Andrade, Heloísa Lopes Silva de; Ferreira, Janeide Medrado; Andrade, Gabriela Lopes Vasconcelos deEste trabalho tem como objetivo analisar como se estabelece a afetividade na relação entre educadores e educandos neurodivergentes no processo de aquisição da leitura. A pesquisa foi desenvolvida por meio de uma abordagem qualitativa, fundamentada em uma revisão bibliográfica e em entrevistas semiestruturadas com quatro professoras da educação básica, com mais de dez anos de experiência, atuantes nas redes pública e privada. A fundamentação teórica baseou-se em autores como Vygotsky, Wallon, Freire, Piaget, Magda Soares, entre outros, articulando conceitos de neurodiversidade, afetividade e práticas pedagógicas inclusivas. Os resultados apontam que a afetividade é um fator determinante para o desenvolvimento da aprendizagem, especialmente para educandos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), TDAH e dislexia, pois favorece o vínculo, a confiança e a motivação. As entrevistas revelaram que, embora a afetividade esteja presente no cotidiano escolar, ela ainda é pouco abordada de forma consciente pelos docentes. Conclui-se que a afetividade, associada ao conhecimento teórico e prático, é fundamental para a construção de ambientes educacionais acolhedores, que respeitem as singularidades e promovam a inclusão por meio de práticas pedagógicas sensíveis e significativas, especialmente no processo de leitura. O estudo reforça a necessidade de formação docente que integre o conhecimento científico com o desenvolvimento de vínculos afetivos como estratégia de aprendizagem e inclusão. Palavras-chave: Afetividade. Leitura. Neurodivergência. Educação inclusiva. Prática pedagógica.
- ItemA formação inicial de professores na perspectiva da educação inclusiva: um estudo de caso no curso de pedagogia do DEDC I(Universidade do Estado da Bahia, 0006-05-25) Santos, Genikeli Souza; Silva, Miralva dos Santos; Oliveira, Rita de Cássia Santana de; Santana, Neidson Dionísio Freitas deA presente pesquisa monográfica tem como sentido central discutir sobre a formação inicial ofertada no curso de licenciatura em Pedagogia do DEDC I/UNEB, no âmbito da educação inclusiva, com o objetivo de analisar a formação inicial oferecida pelo curso de licenciatura em Pedagogia do DEDC I da UNEB no que se refere à Educação Inclusiva, conhecer o perfil das concluintes do curso de licenciatura em Pedagogia do DEDC I – UNEB no intuito de compreender suas vinculações com o campo da Educação Inclusiva, identificar o conhecimento sobre a Educação Especial na perspectiva Inclusiva dos graduandos de Pedagogia do DEDC I/UNEB e refletir sobre os desafios e possibilidades presentes no currículo do curso de Pedagogia, visando o atendimento aos do público alvo estudantes da educação especial, numa perspectiva da educação inclusiva. O estudo possui uma abordagem qualitativa, baseada no estudo de caso, onde foi utilizado como dispositivo metodológico o questionário, a fim de analisar o perfil dos/as participantes e os conhecimentos adquiridos na oferta dos componentes curriculares Libras e Educação Inclusiva, bem como a observação participante em monitorias e projetos de extensão voltados para este campo do conhecimento. Para a compreensão desta questão, buscou-se inicialmente um aporte teórico sobre os aspectos históricos e legais referente à inclusão escolar no Brasil. Em seguida, buscou-se embasamento teórico para compreender os aspectos históricos da formação inicial do/a pedagogo/a no Brasil com ênfase na educação inclusiva. Nesse sentido, através desta pesquisa foi possível perceber que as participantes têm o conhecimento sobre a Educação Especial na Perspectiva da educação inclusiva, mas, elas se sentem apreensivas para atuar de imediato em uma turma com estudantes com deficiência. Os resultados desta pesquisa também apontam a necessidade de ampliar discussões na formação inicial sobre esta temática no âmbito da formação inicial, como o aumento da carga horária dos componentes curriculares ofertadas, o aumento do número de bolsas para subsidiar a estadia e permanência desses estudantes em pesquisa, extensão e monitoria a fim de propiciar uma imersão mais aprofundada nesta temática ainda na formação inicial. Palavras-chave: Pedagogia; Formação Inicial de Professores; Educação Especial; Educação Inclusiva.
- ItemA formação inicial de professores na pespectiva da Educação Inclusiva: um estudo de caso do curso de Pedagogia do DEDC I(Universidade do Estado da Bahia, 0006-05-25) Santos, Genikeli Souza; Silva, Miralva dos Santos; Oliveira, Rita de Cássia Santana de; Santana, Neidson Dionísio Freitas deA presente pesquisa monográfica tem como sentido central discutir sobre a formação inicial ofertada no curso de licenciatura em Pedagogia do DEDC I/UNEB, no âmbito da educação inclusiva, com o objetivo de analisar a formação inicial oferecida pelo curso de licenciatura em Pedagogia do DEDC I da UNEB no que se refere à Educação Inclusiva, conhecer o perfil das concluintes do curso de licenciatura em Pedagogia do DEDC I – UNEB no intuito de compreender suas vinculações com o campo da Educação Inclusiva, identificar o conhecimento sobre a Educação Especial na perspectiva Inclusiva dos graduandos de Pedagogia do DEDC I/UNEB e refletir sobre os desafios e possibilidades presentes no currículo do curso de Pedagogia, visando o atendimento aos do público alvo estudantes da educação especial, numa perspectiva da educação inclusiva. O estudo possui uma abordagem qualitativa, baseada no estudo de caso, onde foi utilizado como dispositivo metodológico o questionário, a fim de analisar o perfil dos/as participantes e os conhecimentos adquiridos na oferta dos componentes curriculares Libras e Educação Inclusiva, bem como a observação participante em monitorias e projetos de extensão voltados para este campo do conhecimento. Para a compreensão desta questão, buscou-se inicialmente um aporte teórico sobre os aspectos históricos e legais referente à inclusão escolar no Brasil. Em seguida, buscou-se embasamento teórico para compreender os aspectos históricos da formação inicial do/a pedagogo/a no Brasil com ênfase na educação inclusiva. Nesse sentido, através desta pesquisa foi possível perceber que as participantes têm o conhecimento sobre a Educação Especial na Perspectiva da educação inclusiva, mas, elas se sentem apreensivas para atuar de imediato em uma turma com estudantes com deficiência. Os resultados desta pesquisa também apontam a necessidade de ampliar discussões na formação inicial sobre esta temática no âmbito da formação inicial, como o aumento da carga horária dos componentes curriculares ofertadas, o aumento do número de bolsas para subsidiar a estadia e permanência desses estudantes em pesquisa, extensão e monitoria a fim de propiciar uma imersão mais aprofundada nesta temática ainda na formação inicial. Palavras-chave: Pedagogia; Formação Inicial de Professores; Educação Especial; Educação Inclusiva.
- ItemA importância da literatura infantil para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais da criança na educação infantil(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-09) Silva , Edjane Terezinha de Matos da; Wanderley, Marta Maria Silva de Faria; Carvalho, Ana Jovina Oliveira Vieira de; Sopran, Fatima LeonorO presente trabalho tem como objetivo compreender de que forma a literatura infantil contribui para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais da educação infantil. A pesquisa, de abordagem qualitativa, de campo e descritiva, foi realizada em uma escola pública da cidade de Barreiras-Ba, com participação de cinco professoras. Para a realização da pesquisa foi utilizado como instrumento de coleta de dados o questionário, analisando a partir de categorias obtidas da pesquisa. Os resultados evidenciaram que a literatura infantil desempenha papel essencial no desenvolvimento emocional e social das crianças, promovendo o desenvolvimento de habilidades como empatia, respeito, cooperação, criatividade e autorregulação emocional. As professoras destacaram que o contato com as histórias infantis estimula a imaginação, o pensamento crítico e a capacidade de lidar com sentimentos e conflitos, além de fortalecer o vínculo afetivo entre crianças e educadores. A literatura é um recurso valioso para o desenvolvimento socioemocional das crianças, contribuído para a formação de indivíduos mais conscientes, sensíveis e preparadas para a vida em sociedade. Palavra-chave: Literatura infantil. Desenvolvimento socioemocional. Educação infantil.
- ItemA importância das práticas de leitura do texto escrito no espaço escolar(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-22) Oliveira, Rosane Santos de; Oliveira, Rosemary Lapa de; Borba, Valquíria Claudete Machado; Penha, Lais Maria de Brito LimaA presente pesquisa tem como pergunta norteadora: As práticas de leitura desenvolvidas no Ensino Fundamental I contribuem para a formação de leitores críticos e competentes? O estudo objetiva compreender o impacto dessas práticas na autonomia e senso crítico de estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental I, descrevendo mediações docentes e discutindo seus efeitos na formação leitora. Com abordagem qualitativa, foi realizada pesquisa de campo em uma escola privada de Salvador (BA), envolvendo três professoras e seus alunos, por meio de entrevistas semiestruturadas, observações e análise documental. Os principais aportes teóricos vieram de Freire (1989), Martins (1986), Soares (2003), Maria de Fátima Santos (2010), Araújo e Leal (2019), entre outros, que defendem a leitura como prática social, crítica e emancipatória. Os resultados indicaram que, apesar de iniciativas positivas, a leitura ainda é limitada por uma forte dependência do livro didático e pelo pouco acesso a materiais literários e paradidáticos, o que restringe o desenvolvimento de leitores críticos. Conclui-se que uma prática leitora mais plural, dinâmica e mediada é essencial para formar sujeitos leitores ativos e conscientes.
- ItemA utilização de metodologias ativas como estratégia educacional no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil(Universidade do Estado da Bahia, 2025-06-17) Brito, Leticia Netto; Carvalho , Silvio; Ferreira, Janeide Medrado; Xavier, Antonete Araújo SilvaEste estudo analisa a utilização de metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil, com foco na promoção do protagonismo, da autonomia e do pensamento crítico das crianças. Fundamentado em revisão bibliográfica e em experiências práticas da autora, a pesquisa parte da conceituação de educação como um processo dinâmico, formativo e social, ultrapassando os muros escolares. Destaca, também, o papel da educação na formação integral do sujeito e analisa a trajetória histórica da Educação Infantil no Brasil, desde sua origem assistencialista até seu reconhecimento como direito constitucional. Com base em autores como Piaget, Vygotsky, Dewey e Freire, o trabalho defende que o ensino deve ser centrado na criança, respeitando seu desenvolvimento cognitivo, motor, emocional e social. As metodologias ativas são apresentadas como estratégias eficazes que valorizam a autonomia, a ludicidade e a interação. São destacadas como eixos estruturantes para uma aprendizagem mais significativa, permitindo à criança explorar, experimentar e construir conhecimento a partir da realidade. O estudo também contextualiza os desafios enfrentados na implementação dessas metodologias, como a resistência de parte do corpo docente, as limitações na formação inicial de professores e a precariedade da infraestrutura escolar. Conclui-se que as metodologias ativas são métodos para a transformação da prática pedagógica na Educação Infantil. Elas promovem não apenas a aprendizagem, mas o desenvolvimento integral da criança como sujeito de direitos. Para sua efetiva consolidação, é imprescindível a articulação entre teoria e prática, o compromisso político com uma educação de qualidade e a superação de paradigmas ultrapassados. Palavras-chave: Metodologias Ativas; Educação Infantil; Aprendizagem Significativa; Autonomia; Desenvolvimento Integral.
- ItemAs professoras da rede municipal de Salvador: precarização das relações de trabalho e os impactos na saúde(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-31) Ferreira, Fabiele dos Santos; Bastos, Adson dos Santos; Araujo, Lauana Vilaronga Cunha de; Vieira, Claudia AndradeEsta pesquisa tem caráter qualitativo, e tem como objetivo analisar as relações de trabalho enfrentadas pelo corpo docente da rede municipal de Salvador, esmagadoramente feminino, durante as gestões de Antônio Carlos Magalhães (ACM) Neto e Bruno Reis, entre os anos 2013-2025. Este estudo examina as formas de ingresso das professoras, o regime de trabalho e os impactos causados na sua saúde física e mental. Do mesmo modo, são investigadas as lutas empreendidas durante esse período, bem como as suas demandas, obstáculos e conquistas. Para tanto, foi analisado um corpus documental diverso, formado pelos Diários Oficiais do Município, informações contidas na base online da prefeitura, pesquisas feitas por órgãos estatais e os principais jornais da cidade. Assim, foi possível vislumbrar a configuração do quadro profissional e a organização e distribuição das escolas e turmas da rede. Igualmente, foi factível captar as principais formas de ingresso dessas educadoras, os seus desafios cotidianos, suas inquietações e formas de organização e a atual política. Trata-se, com efeito, de uma pesquisa que apreende a educação no mundo do trabalho e centra luz sobre a precarização vivenciada por docentes, dando atenção aos seus efeitos em sua saúde física e mental, ao mesmo tempo que dá ênfase às formas de reivindicações elaboradas por essas trabalhadoras
- ItemBeiru: compartilhando memórias da Rua Paraíba através do YouTube(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-21) Liberato, Quele Santos; Matta, Alfredo Eurico Rodrigues; Souza, Amilton Alves de; Perazzo, Taiara Gonzaga GonçalvesEste Trabalho de Conclusão de Curso busca resgatar a história da Rua Paraíba, localizada no bairro Beiru/Tancredo Neves, em Salvador-Bahia, a partir das memórias narradas por moradores mais antigos e compartilhadas em duas lives educativas transmitidas pelo canal do YouTube “Turismo de Base Comunitária (TBC)”. O objetivo geral é elaborar lives educativas no YouTube com base na memória coletiva dos moradores do bairro Beiru sobre a Rua Paraíba, como estratégia de valorização cultural e histórica da comunidade. Os objetivos específicos são: investigar a história da Rua Paraíba a partir das memórias dos moradores antigos; construir roteiros e realizar as lives educativas com conteúdo sobre a história local; criar uma playlist no canal TBC para divulgar as lives; e analisar os impactos das transmissões na valorização da história local e no fortalecimento do sentimento de pertencimento comunitário. A pesquisa, de abordagem qualitativa, descritiva e exploratória, ancorou-se na metodologia Design-Based Research (DBR), com mediação por meio de entrevistas semiestruturadas dialogadas realizadas durante as transmissões síncronas com moradores de 60 anos ou mais e com, no mínimo, 40 anos de residência no bairro. A modelagem pedagógica foi estruturada com base em princípios socioconstrutivistas, organizando-se em três etapas: pré-live (planejamento), live (execução) e pós-live (retorno). Os resultados indicaram que as transmissões revelaram informações inéditas sobre a história da Rua Paraíba, resgatando memórias silenciadas e fortalecendo a identidade comunitária. As interações dos usuários demonstraram interesse genuíno e reconheceram as lives como ação educativa. Conclui-se que as transmissões contribuíram para divulgar a história local, valorizar a cultura e reforçar o sentimento de pertencimento comunitário.
- ItemConsciência fonológica e ludicidade na alfabetização: uma análise do material didático “NOSSA REDE” À LUZ DA BNCC(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-14) Santana, Milena Damasceno; Borba, Valquíria Claudete Machado; Brandão, Diego Rodrigues; Oliveira, Rosemary Lapa deEste trabalho de Conclusão de Curso tem como tema a Consciência Fonológica e Ludicidade na Alfabetização: Uma Análise do material didático “Nossa Rede” à Luz da BNCC. O objetivo geral foi analisar se o livro didático da rede municipal de Salvador “Nossa Rede” contempla as habilidades de consciência fonológica de acordo com a BNCC e se são trabalhadas de forma lúdica. Para atingir o objetivo geral, definimos os seguintes objetivos específicos: verificar quais são os diferentes tipos de atividades de consciência fonológica utilizados na alfabetização como jogos, brincadeiras e atividades criativas conforme a literatura; verificar se o livro didático do primeiro ano da rede municipal de educação de Salvador “Nossa Rede”, contempla as habilidades fonológicas de acordo com a BNCC; analisar se as atividades de CF são trabalhadas de forma lúdica no livro didático do primeiro ano da rede municipal de educação de Salvador “Nossa Rede”. A pesquisa conta com importantes contribuições teóricas, tendo como principais autores, Rigatti (2008), Albuquerque (2017), Freitas (2003), Morais (2004), Pulieze (2024) e Kishimoto (Kishimoto (s.d). A metodologia utilizada para a pesquisa foi um estudo bibliográfico documental, a partir das análises das atividades propostas do livro didático do aluno de língua portuguesa do 1° ano do ensino fundamental da rede municipal de Salvador “Nossa Rede”. A consulta ao livro didático permitiu a construção de uma tabela de análise, com o objetivo de verificar se o material didático contempla atividades lúdicas de consciência fonológica de acordo com a BNCC. Os resultados da pesquisa demostraram que o livro didático analisado contribui de forma significativa para o desenvolvimento da consciência fonológica, por meio de atividades lúdicas, práticas, contextualizadas e alinhadas à BNCC. No entanto, embora o material apresente atividades lúdicas, elas não são contempladas em todo o material. Algumas atividades não são contempladas com a ludicidade, se fossem trabalhadas de forma lúdica, poderiam contribuir para um melhor desempenho no avanço das habilidades de leitura e escrita. Nota-se também a falta do desenvolvimento de algumas habilidades da BNCC (destacadas no quadro de análise), as quais são importantes para o desenvolvimento da consciência fonológica. Palavras-chave: Alfabetização. Consciência Fonológica. Ludicidade. Livro Didático.
- ItemContribuição do programa residência pedagógica no devir de uma pedagoga alfabetizadora(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-31) Mesquita, Leticia Barreto; Oliveira, Maria Almeida de; Araújo, Flávia Lorena de Souza; Oliveira, Flávia Lorena de SouzaO presente Trabalho de Conclusão de Curso aborda a minha trajetória acadêmica e profissional, relatando as dificuldades encontradas durante o curso de Pedagogia, especialmente no âmbito do Programa Residência Pedagógica (PRP) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), bem como as lacunas curriculares relacionadas à alfabetização e às questões práticas. Foi realizada uma análise autobiográfica com base em dados extraídos de relatórios, planos de aula e atividades desenvolvidas no PRP e no estágio supervisionado, e autores como Corazza (2011; 2020), Nóvoa (2022;2017), Pimenta (1999), Cagliari (2003) e Freire (1989). Com o objetivo de compreender o desenvolvimento da minha práxis pedagógica na alfabetização. O estudo busca demonstrar de que forma os componentes curriculares do curso de Pedagogia contribuíram para minha atuação nas experiências escolares; identificar os desafios e aprendizados pessoais no processo de alfabetização; e analisar minha evolução teórica acerca da temática. Os resultados indicam que programas como o PRP promovem o desenvolvimento teórico e prático de estudantes de licenciatura, além de evidenciar as principais dificuldades enfrentadas no percurso de formação docente, como o confronto entre as expectativas do licenciando e a realidade das escolas públicas.
- ItemContribuição do programa residência pedagógica no devir de uma pedagoga alfabetizadora(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-31) Mesquita, Leticia Barreto; Oliveira, Maria Almeida de; Araújo, Flávia Lorena de SouzaO presente Trabalho de Conclusão de Curso aborda a minha trajetória acadêmica e profissional, relatando as dificuldades encontradas durante o curso de Pedagogia, especialmente no âmbito do Programa Residência Pedagógica (PRP) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), bem como as lacunas curriculares relacionadas à alfabetização e às questões práticas. Foi realizada uma análise autobiográfica com base em dados extraídos de relatórios, planos de aula e atividades desenvolvidas no PRP e no estágio supervisionado, e autores como Corazza (2011; 2020), Nóvoa (2022;2017), Pimenta (1999), Cagliari (2003) e Freire (1989). Com o objetivo de compreender o desenvolvimento da minha práxis pedagógica na alfabetização. O estudo busca demonstrar de que forma os componentes curriculares do curso de Pedagogia contribuíram para minha atuação nas experiências escolares; identificar os desafios e aprendizados pessoais no processo de alfabetização; e analisar minha evolução teórica acerca da temática. Os resultados indicam que programas como o PRP promovem o desenvolvimento teórico e prático de estudantes de licenciatura, além de evidenciar as principais dificuldades enfrentadas no percurso de formação docente, como o confronto entre as expectativas do licenciando e a realidade das escolas públicas. Palavras-chave: Alfabetização; Formação docente; Residência Pedagógica; Trajetória acadêmica; Práxis pedagógica;
- ItemContribuição do programa residência pedagógica no devir de uma pedagoga alfabetizadora(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-31) Mesquita, Leticia Leticia Barreto; Oliveira, Maria Almeida de; Araújo, Flávia Lorena de Souza; Oliveira, Rita de Cássia Santana deO presente Trabalho de Conclusão de Curso aborda a minha trajetória acadêmica e profissional, relatando as dificuldades encontradas durante o curso de Pedagogia, especialmente no âmbito do Programa Residência Pedagógica (PRP) da Universidade do estado da Bahia (UNEB), bem como as lacunas curriculares relacionadas à alfabetização às questões práticas. Foi realizada uma análise autobiográfica com base emdadosextraídos de relatórios, planos de aula e atividades desenvolvidas no PRPenoestágiosupervisionado, e autores como Corazza (2011; 2020), Nóvoa (2022;2017), Pimenta (1999), Cagliari (2003) e Freire (1989). Com o objetivo de compreender o desenvolvimentodaminha práxis pedagógica na alfabetização. O estudo busca demonstrar de queformaoscomponentes curriculares do curso de Pedagogia contribuíram para minhaatuaçãonasexperiências escolares; identificar os desafios e aprendizados pessoais noprocessodealfabetização; e analisar minha evolução teórica acerca da temática. Os resultadosindicamque programas como o PRP promovem o desenvolvimento teórico e prático deestudantesde licenciatura, além de evidenciar as principais dificuldades enfrentadas nopercursodeformação docente, como o confronto entre as expectativas do licenciando e arealidadedasescolas públicas. Palavras-chave: Alfabetização; Formação docente; Residência Pedagógica; Trajetória acadêmica; Práxis pedagógica
- ItemEducação como transformação social: eu,estudante quilombola, resisto!(Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-13) Sousa, Toniedson das Neves de; Conceição, Ana Paula; Lopes, Dailza Araújo; Hetkoeski , Tânia Maria; Bastos, Adson dos SantosEste trabalho tem como objetivo geral analisar como as políticas de ações afirmativas na Universidade do Estado da Bahia (UNEB) têm contribuído para o acesso, permanência e conclusão do curso superior, com foco na trajetória acadêmica de um estudante quilombola. A pesquisa é de caráter autobiográfico, sendo realizada a partir de uma reflexão pessoal sobre os desafios e estratégias enfrentados ao longo da jornada acadêmica, desde o ingresso até a conclusão do curso. A metodologia adotada é a autobiografia, que permite uma compreensão profunda da experiência individual e de como ela se interrelaciona com as políticas públicas e as condições de permanência na universidade. O estudo revela que, embora o acesso ao ensino superior seja viabilizado pelas políticas de cotas, ainda existem obstáculos significativos para garantir a conclusão do curso, como as dificuldades financeiras e a falta de apoio institucional adequado.
- ItemEducação do campo: uma experiência na escola municipal Erácliton de Oliveira no município de Jandaíra- BA(Universidade do Estado da Bahia, 0014-07-25) Oliveira, Marleide Leite de; Andrade , Heloísa Lopes Silva de; Reis , Pascásia Coelho da Costa; Andrade , Gabriela Lopes Vasconcellos deO presente documento tem o objetivo de analisar de que maneira as professoras da Escola Municipal Erácliton de Oliveira no município de Jandaíra (BA), enfrentam os desafios para conduzir a educação no campo. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, dividida em duas etapas: uma revisão de literatura sobre educação do campo e uma visita à escola, onde foram realizadas entrevistas com a diretora e as professoras. A análise baseia-se em alguns aportes teóricos que defendem uma educação emancipadora, que respeite as especificidades das escolas do campo, e em abordagens pedagógicas que considerem as realidades culturais desses estudantes. Também se apoia no embasamento de algumas políticas públicas voltadas para a educação no campo e nas legislações pertinentes. Foram identificadas políticas públicas em vigência, porém com falhas que impactam diretamente a educação do campo, tornando-se um desafio pedagógico significativo para as professoras. O estudo conclui que, apesar de alguns avanços, ainda existem lacunas significativas que precisam ser superadas para garantir uma educação de qualidade no meio rural, especialmente considerando os relatos das professoras, que demonstram um grande esforço para oferecer uma educação alinhada à realidade presente.
- ItemEducação do Campo: uma experiência na Escola Municipal Erácliton de Oliveira no Município de Jandaíra- BA(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-14) Oliveira, Marleide Leite de; Andrade, Heloísa Lopes Silva de; Reis, Pascásia Coelho da Costa; Andrade, Grabriela Lopes Vasconcellos deO presente documento tem o objetivo de analisar de que maneira as professoras da Escola Municipal Erácliton de Oliveira no município de Jandaíra (BA), enfrentam os desafios para conduzir a educação no campo. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, dividida em duas etapas: uma revisão de literatura sobre educação do campo e uma visita à escola, onde foram realizadas entrevistas com a diretora e as professoras. A análise baseia-se em alguns aportes teóricos que defendem uma educação emancipadora, que respeite as especificidades das escolas do campo, e em abordagens pedagógicas que considerem as realidades culturais desses estudantes. Também se apoia no embasamento de algumas políticas públicas voltadas para a educação no campo e nas legislações pertinentes. Foram identificadas políticas públicas em vigência, porém com falhas que impactam diretamente a educação do campo, tornando-se um desafio pedagógico significativo para as professoras. O estudo conclui que, apesar de alguns avanços, ainda existem lacunas significativas que precisam ser superadas para garantir uma educação de qualidade no meio rural, especialmente considerando os relatos das professoras, que demonstram um grande esforço para oferecer uma educação alinhada à realidade presente. Palavras-chave: Educação do campo. Educação Emancipadora. Desafios pedagógico
- ItemEducação escolar para mulheres negras no conjunto penal feminino de salvador: desafios e possibilidades para o enfrentamento das desigualdades educacionais(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-25) Santos, Iasmim de Santana; Barbosa, Katia Maria de Aguiar; Lago, Ana Cristina Castro do; França, Magdalânia CaubyEsta pesquisa tem como tema a importância da educação escolar para mulheres negras no conjunto penal feminino. O estudo parte da compreensão de que o encarceramento em massa no Brasil atinge de forma desproporcional a população negra, refletindo as marcas históricas do racismo estrutural. De acordo com dados do Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN), o Brasil possui uma das maiores populações carcerárias femininas do mundo, sendo que a maioria dessas mulheres é negra, jovem e de baixa escolaridade, o que evidencia a seletividade penal e social do sistema. A pergunta norteadora que guia está investigação é De que forma a educação escolar pode contribuir para o enfrentamento das desigualdades raciais e de gênero vivenciadas por mulheres negras em situação de privação de liberdade? O objetivo geral consiste em compreender o papel da educação escolar como instrumento de transformação na trajetória de mulheres negras em situação de cárcere. Como objetivos específicos, busca-se: (1) ) identificar as legislações e diretrizes que asseguram o direito à educação para pessoas privadas de liberdade (2) ; conhecer, a partir da perspectiva de mulheres negras encarceradas, a importância da educação escolar em suas vidas; e (3) explorar como a relação entre professoras e alunas no ambiente prisional pode fortalecer a autoestima e a valorização da identidade dessas mulheres. A pesquisa foi realizada por meio de revisão bibliográfica e estudo de campo no Conjunto Penal Feminino, situado na Penitenciária Lemos Brito, no Complexo Prisional da Mata Escura, em Salvador/BA, com a participação de três mulheres negras privadas de liberdade e duas professoras. Os resultados demonstram que a escola no cárcere, apesar das dificuldades estruturais e institucionais, contribui para o fortalecimento da autoestima, da identidade racial e da perspectiva de reintegração social. Conclui-se que o fortalecimento de políticas públicas educacionais no sistema prisional é fundamental para romper com o ciclo de exclusão e encarceramento que afeta de forma tão significativa as mulheres negras no Brasil. Palavras-chave: mulheres negras, sistema prisional, educação escolar, educação de jovens e adultos.
- ItemEnsino de libras na educação básica para ouvintes, no território brasileiro(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-18) Jesus, Ilma Lima de; Cazumbá, Irzyane dos Santos; Araujo, Thalita Chagas Silva; Silva, Miralva dos SantosEste trabalho tem como objetivo geral analisar a importância do ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) na educação básica para estudantes ouvintes. Como objetivos específicos, busca-se: investigar os marcos legais que respaldam a Libras no sistema educacional brasileiro; identificar os desafios enfrentados pelas escolas e professores na sua implantação; e discutir propostas pedagógicas que favoreçam sua inserção no currículo escolar. A pesquisa, de natureza qualitativa, com caráter exploratório, fundamenta-se em revisão bibliográfica e documental, contemplando legislações, documentos oficiais e produções acadêmicas. Os resultados demonstram que, apesar dos avanços legais e de experiências positivas em diferentes regiões do país, a oferta da Libras ainda é insuficiente, marcada por lacunas na formação docente, escassez de materiais pedagógicos e ausência de políticas públicas consistentes. Evidencia-se, entretanto, que o ensino da Libras para ouvintes contribui para a inclusão escolar e social, amplia a empatia nas relações, fortalece o protagonismo da comunidade surda e promove a cidadania plena. Conclui-se que a expansão do ensino de Libras é essencial para transformar a escola em um espaço bilíngue e multicultural, no qual todas as línguas e culturas sejam reconhecidas e valorizadas. Palavras-chave: Educação inclusiva. Libras. Ensino bilíngue. Estudantes ouvintes.
- ItemEnsino fundamental e deficiência visual: um olhar sobre os desafios da prática pedagógica(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-09) Franca, Anna Caroline Marinho; Correia, Patrícia Carla da Hora; Oliveira, Maria Almeida de; Ferreira, Janeide MedradoEste trabalho propõe uma reflexão sobre a inclusão de crianças com deficiência visual nas escolas de ensino regular, sejam elas públicas ou privadas. Como questão de investigação, tem-se como foi realizado o processo de inclusão de uma aluna com deficiência visual no Ensino Fundamental, no período de 2019 a 2021? O objetivo geral é compreender o processo de inclusão de uma criança com Deficiência Visual no Ensino Fundamental no período de 2019 a 2021 e apresentar possibilidades para que isso torne-se possível. A metodologia adotada possui uma abordagem qualitativa, com base em relato pessoal de experiências vivenciadas ao longo da trajetória acadêmica da autora, incluindo os desafios enfrentados, sugestões de adaptações, criação de materiais pedagógicos e os resultados obtidos por meio do aprendizado do Sistema Braille e do sorobã. O estudo revela que a luta pelo respeito às diferenças está presente, embora ainda aquém do ideal. Isso evidencia que há muito a ser feito em prol da igualdade, da empatia e do respeito à diversidade. Ainda assim, percebe-se que a busca por uma educação mais justa e inclusiva está em constante evolução. Palavras-chave: Inclusão. Deficiência visual. Educação.
- ItemEscolarização da população negra e a legislação brasileira: dificuldades, acesso e permanência(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-29) Santana, Rita de Cássia Lopes de; Cardoso, Claudia Pons; Silva , Antônio Cosme Lima da; Carvalho, Silvio Roberto S.Este estudo analisa criticamente os desafios históricos e legislativos na educação da população negra no Brasil e busca avaliar os obstáculos à permanência, como o racismo no ambiente escolar, a carência de representatividade nos currículos e os fatores socioeconômicos que contribuem para a evasão. O objetivo central é avaliar as contribuições das Leis de Diretrizes e Bases (LDB) 5692/71 e 9394/96 para o avanço dessa escolarização, partindo da trajetória pessoal da autora, marcada pelo racismo e por barreiras socioeconômicas, para analisar as raízes elitistas e eurocêntricas da educação no país. Debatemos como a estrutura educacional foi historicamente construída para excluir a população negra e que as primeiras reformas, incluindo a LDB de 1961, não alteraram esse cenário de desigualdade, mantendo os privilégios das elites brancas e abastadas. Os pontos centrais são o papel dos movimentos sociais negros, cuja luta resultou em conquistas como a Lei 10.639/2003, que tornou obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira; e a importância da Educação Quilombola, que desenvolve currículos baseados nos valores e interesses das comunidades negras. Portanto, apesar dos avanços legais, as desigualdades educacionais persistem. Por conta disso, reforçamos a necessidade de ampliar políticas públicas eficazes para garantir o acesso e a permanência com equidade, sublinhando a resistência histórica da população negra contra um projeto de exclusão educacional e social. Palavras-chave: Educação e Relações Étnico-Raciais; Legislação Educacional; Racismo e Desigualdade Educacional; Movimentos Negros.
- ItemEstágio não obrigatório remunerado no curso de Pedagogia: análise de uma experiência formativa(Universidade do Estado da Bahia, 0018-07-25) Reis, Edjane Moreira; Lima, Lílian Fonseca; Xavier , Antonete Araújo Silva; Almeida , Márcia Tereza FonsecaEste Trabalho de Conclusão de Curso analisa o estágio não obrigatório remunerado como prática formativa no curso de Pedagogia, destacando sua importância na construção da identidade docente e na articulação entre teoria e prática. A pesquisa está organizada em quatro seções, que abordam desde os aspectos legais do estágio até as relações interpessoais vivenciadas nas instituições e as experiências formativas em cada uma delas. O estudo foi realizado em duas escolas — uma da rede pública e outra da rede privada — com turmas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I. O objetivo geral deste trabalho é significar a experiência formativa realizada nos estágios não obrigatórios remunerados em diferentes contextos escolares da rede pública e particular. A base teórica foi com autores como Pimenta (1999), Sousa (2009), Larrosa Bondía (2002), Contreras Domingo (2010), Piaget (1973), entre outros. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, (André,1986, 2013), que utiliza a narrativa (Clandinin; Connelly, 2015) para compreender a experiência vivida no estágio não obrigatório remunerado enquanto experiência concreta da prática docente. As experiências analisadas reforçam a importância da escuta, da colaboração e da práxis na formação do futuro docente, contribuindo para o desenvolvimento de competências, o fortalecimento da identidade profissional e a construção de uma prática mais crítica e transformadora, além de que, reconhece-se essas experiências como espaços legítimos de aprendizagem, desde que sejam acompanhadas por supervisão adequada e condições formativas estruturadas. O estudo evidencia que essa modalidade de estágio proporciona experiências significativas de aprendizagem, favorecendo uma formação docente mais crítica, reflexiva e alinhada à realidade educacional. Palavras-chave: Formação docente. Estágio não obrigatório remunerado. Pedagogia.
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