Licenciatura em Pedagogia - DEDC1
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- ItemEducação como transformação social: eu,estudante quilombola, resisto!(Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-13) Sousa, Toniedson das Neves de; Conceição, Ana Paula; Lopes, Dailza Araújo; Hetkoeski , Tânia Maria; Bastos, Adson dos SantosEste trabalho tem como objetivo geral analisar como as políticas de ações afirmativas na Universidade do Estado da Bahia (UNEB) têm contribuído para o acesso, permanência e conclusão do curso superior, com foco na trajetória acadêmica de um estudante quilombola. A pesquisa é de caráter autobiográfico, sendo realizada a partir de uma reflexão pessoal sobre os desafios e estratégias enfrentados ao longo da jornada acadêmica, desde o ingresso até a conclusão do curso. A metodologia adotada é a autobiografia, que permite uma compreensão profunda da experiência individual e de como ela se interrelaciona com as políticas públicas e as condições de permanência na universidade. O estudo revela que, embora o acesso ao ensino superior seja viabilizado pelas políticas de cotas, ainda existem obstáculos significativos para garantir a conclusão do curso, como as dificuldades financeiras e a falta de apoio institucional adequado.
- ItemO ensino da temática indígena: uma análise das práticas pedagógicas dos professores(Universidade do Estado da Bahia, 2025-01-09) Santos, Daiane Rocha; Messeder, Marcos Luciano Lopes; Vieira, Cláudia Andrade; Cancela , Francisco Eduardo TorresEste trabalho de conclusão de curso visa apresentar os resultados das análises de estudos sobre as práticas pedagógicas dos professores após a promulgação da Lei n.º 11.645/2008, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena nos currículos da educação básica. Considerando as lacunas ainda existentes no ensino da história dos povos indígenas, este estudo investiga como os educadores têm integrado essa temática em suas práticas pedagógicas. A análise da literatura permitiu concluir que, embora a Lei n.º 11.645/2008 seja um marco importante para o reconhecimento e valorização dos povos indígenas, sua implementação ainda enfrenta grandes desafios em decorrência da falta de formação dos professores quanto à temática indígena.
- ItemRessignificando a pesquisa e prática pedagógica(2024-11-13) Almeida, Crislane Neves de; Marilúcia Magalhães SantosA educação está em constante transformação, e os processos pedagógicos precisam acompanhar as mudanças sociais, culturais e tecnológicas. O Projeto Político Pedagógico (PPP) é uma ferramenta fundamental nesse contexto, orientando a prática educativa e refletindo sobre o papel da escola na sociedade. Ressignificar a pesquisa e a prática pedagógica envolve revisar as estratégias tradicionais de ensino, buscando novas formas de engajamento e reflexão. Este portfólio tem como objetivo refletir sobre a importância da ressignificação da pesquisa e da prática pedagógica no contexto da formação docente. O objetivo é proporcionar uma análise crítica das metodologias tradicionais e explorar novas abordagens que atendam às necessidades dos alunos e da sociedade. A ressignificação, portanto, não apenas revisa práticas, mas também as transforma, com o intuito de desenvolver uma educação mais eficaz e contextualizada.
- ItemExperiências formativas no estágio supervisionado I - anos iniciais do ensino fundamental(2024-11-10) Almeida, Crislane Neves deNeste relato será apresentado as experiências vividas durante este semestre por intermédio do componente curricular Estágio Supervisionado I - Ensino fundamental anos iniciais, por meio dos estudos teóricos, dos debates em sala de aula, das observações feitas ao adentrar a escola campo, da coparticipação, da elaboração do Plano de Ação (PA), a atuação em sala de aula e por fim, dos aprendizados adquiridos com esta experiência formativa.
- ItemO papel dos jogos matemáticos na educação infantil: contribuições para o desenvolvimento das crianças em idade pré-escolar(2024-11-22) Almeida, Crislane Neves de; Alves, Érica Valéria; Lapa, Rosemary; Xavier, Antonete Araújo SilvaA presente pesquisa tem como objetivo analisar o papel dos jogos matemáticos no desenvolvimento das crianças na educação infantil, a partir da análise de pesquisas disponíveis sobre o assunto. Além disso, essa investigação surge de um interesse pessoal em compreender como a Matemática, muitas vezes percebida como uma disciplina difícil e desinteressante, pode ser abordada de maneira lúdica, de forma a facilitar o aprendizado e engajamento das crianças. Busco, assim, explorar formas de tornar a Matemática mais acessível e prazerosa no contexto educacional infantil. O método utilizado para a realização da pesquisa foi o bibliográfico, e consistiu na análise de materiais e fontes disponíveis online. A pesquisa foi conduzida por meio da coleta e análise de dados provenientes de dois sites acadêmicos. Para direcionar a pesquisa, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: [i] Compreender o papel da Matemática na educação infantil; [ii] Promover uma discussão teórica sobre o desenvolvimento na educação infantil; e [iii] Apresentar as potencialidades dos jogos matemáticos no desenvolvimento das crianças. Os resultados apontaram que, ainda encontramos nas escolas professores com dificuldades em implementar metodologias que facilitem o ensino da Matemática, além da ideia de que os jogos não resultam em um aprendizado significativo. O resultado encontrado para a pesquisa foi satisfatório; entretanto, é fundamental atualizar as práticas pedagógicas, a fim de garantir uma abordagem mais eficaz e envolvente no ensino da Matemática, utilizando os jogos como ferramentas de aprendizado.