Licenciatura em Pedagogia - DEDC1

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    Necessidades formativas e formação de professores da EJA do Programa Educa Mais Bahia em um colégio da periferia de Salvador
    (Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-18) Santos, Raíssa de Sousa; Miranda, Dayse Lago de; Santana, Cláudia Sisan Silva de; Araújo, Flávia Lorena de Souza
    Este Trabalho de Conclusão de Curso visa apresentar as discussões propiciadas a partir da criação da Turma de Letramento, formada através do Programa Educa Mais Bahia, em um Colégio Estadual da periferia de Salvador. Para tal, serão abordados: breve panorama do analfabetismo no Brasil; motivações para composição da turma; perfil e experiência dos educadores atuantes no Programa; necessidades e dificuldades formativas dos docentes; perfil dos estudantes, suas dificuldades e recursos utilizados pelos educadores e, por fim, relações de trabalho e obstáculos enfrentados pelos docentes. Situou-se como investigação geral o mapeamento das necessidades formativas dos educadores, a partir de suas próprias interpretações. Para alcançar este objetivo, utilizou-se a metodologia qualitativa através da entrevista semiestruturada. Esta pesquisa teve como principais referenciais teóricos Freire (2001), Gatti (2010) e Arroyo (2006). A interpretação das entrevistas, realizada por meio da Análise de Conteúdo de Bardin (2009), permitiu apresentar que os educadores reconhecem suas lacunas formativas e buscam, individualmente, a superação dos desafios cotidianos e o aprimoramento profissional. Por outro lado, decorrem dificuldades para efetivar uma formação continuada como desejável pelos professores.
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    O brincar no desenvolvimento da criança na educação infantil: percepção de mães e responsável
    (Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-22) Araújo, Juliana dos Santos; Miranda, Dayse Lago de; Amorim, Maria Helena de Barros Moraes; Araújo, Sandra Regina Magalhães de
    Este trabalho busca compreender a percepção das mães e responsável sobre a importância do brincar no desenvolvimento da criança. A pesquisa de abordagem qualitativa e natureza exploratória, foi realizada no bairro Doron, por meio de entrevistas semiestruturadas com duas mães e uma responsável pelas crianças, sendo duas realizadas na modalidade presencial e uma pela plataforma Teams, analisadas a partir das respostas obtidas. A análise fundamenta-se na reflexão de autores como Bardin (2016), Minayo (2002), Ludke e André (1986) e Furtado (2001). Os resultados demonstram que as colaboradoras reconhecem que o brincar contribui significativamente para o desenvolvimento integral da criança, podendo ser utilizado como facilitador da aprendizagem. Por meio das brincadeiras, a criança é capaz de aprender, se expressar, socializar e lidar com diversas situações às quais está inserida. No entanto, é fundamental considerar as implicações dessas práticas pedagógicas e como as escolas podem incentivar as crianças por meio de práticas que valorizem a ludicidade e a brincadeira no ambiente escolar.
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    Seleção das cores: a preferência étnica nas telenovelas infantis do sistema brasileiro de televisão (SBT) e suas influências na identidade das crianças negras
    (Universidade do Estado da Bahia, 2021) Rocha, Ednilson dos Santos; Vieira Filho, Raphael Rodrigues; Silva, Antônio Cosme Lima da; Santos, Bruna Tais dos
    O presente trabalho tem como foco analisar a preferência étnica nas telenovelas infanto-juvenis exibidas pelo Sistema Brasileiro de Televisão, baseado no conceito de representações. Para tanto, foi realizada uma pesquisa quantitativa e qualitativa, de caráter bibliográfico e documental para colhimento de informações de três telenovelas infanto-juvenis, no intuito de verificar a representatividade quantitativa e qualitativa de cada categoria racial, sobretudo a negra, utilizando a biografia e fenótipo dos atores e atrizes e a atuação destes nas telenovelas em questão. Para analisar estes dados, foram utilizados os conceitos de representações e de representatividade, bem como a história da telenovela e o histórico das telenovelas analisadas, utilizando autores como Bobbio, Manteucci e Pasquino (1998), como reforço a estes, a bibliografia referente ao ambiente televisivo e as telenovelas, como Ortiz, Borelli e Ramos (1991), Fischer R.(2006), Sodré (2010) e Hergesel (2019), no tocante à representatividade negra na televisão, autores como Araújo (2000);(A NEGAÇÃO..., 2000), posteriormente aprofundando esta discussão com Munanga (2003), e finalmente autores que discutem sobre a formação de identidade negra, como Souza (2011), Oliveira F. e Abramovicz (2010), Gomes N. (2012) e Ribeiro, Djamila (2017). Foi verificada uma predileção étnica no ambiente televisivo, algo que a máquina televisiva (re)produz, não só a predileção, bem como o valor simbólico intrínseco nessa predileção, estando a televisão propícia a ratificar e perpetuar valores sociais dominantes, estimulando seu público a reproduzir estes atos, sob o prejuízo étnico das culturas das etnias dos povos não-brancos, bem como suas preferências e gostos, através do entretenimento infanto-juvenil.
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    Potencialidades de materiais didáticos adaptados para a aprendizagem matemática de crianças com transtorno do espectro autista na educação infantil.
    (Universidade do Estado da Bahia, 0012-06-25) Alves, Greiziele dos Santos Aragão; Alves, Érica Valéria; Conceição, Ana Paula da Silva; Correia, Patrícia Carla da Hora
    Este trabalho apresenta um relato autobiográfico que investiga a experiência da autora no acompanhamento de uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na educação infantil, com foco na criação de materiais didáticos para potencializar a aprendizagem matemática dessa criança. A pesquisa fundamenta-se na análise das necessidades específicas dos educandos com TEA, ressaltando a importância do acompanhamento individualizado. O estudo destaca os desafios enfrentados por essa criança no processo de aprendizagem matemática e os avanços obtidos por meio da utilização de materiais didáticos adaptados. A autora compartilha experiências em sala de aula e durante as sessões de acompanhamento, discutindo estratégias que promoveram a inclusão e o engajamento nas atividades matemáticas. O objetivo principal desta investigação é produzir memórias de formação do estágio extracurricular, avaliando a eficácia dos materiais didáticos adaptados para o ensino da matemática na educação infantil. A pergunta de investigação que orienta este estudo é: “Quais são os materiais didáticos adaptados que melhoram a aprendizagem das crianças autistas em relação à Matemática na educação infantil?”. A metodologia adotada consiste em uma abordagem qualitativa, com ênfase na revisão bibliográfica e no relato autobiográfico. Este relato não apenas reflete a trajetória profissional da autora, mas também busca inspirar outros educadores a reconhecerem o potencial dos materiais didáticos adaptados e do acompanhamento terapêutico como ferramentas essenciais para promover uma aprendizagem significativa e inclusiva da matemática, contribuindo para o desenvolvimento integral das crianças com TEA.
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    O ensino da história e da cultura afro-brasileira e africana - Lei 10.639/2003, no 4º ano, no Centro Educacional Senhor dos Passos
    (Universidade do Estado da Bahia, 2014) Silva, Anne Dantas; Brito, Gilmário Moreira; Coutinho, Maria Antonia Ramos; Silva, Andrea Betânia da
    Este trabalho trata do ensino da História e da cultura Afro- Brasileira a Africana - Lei 10.639/2003 que vem sendo trabalhado pela professora com os alunos da turma do 4º ano do Ensino Fundamental dos anos iniciais no Centro Educacional Senhor dos Passos. Para dar conta desta temática realizamos uma revisão bibliográfica a partir de textos que problematizam e discutem sobre a lei e a realidade dos alunos afrodescendentes nas salas de aula, em seguida tratamos sobre aspectos da educação e da cultura do município de Camaçari para melhor entender sua realidade, observamos na escola um pouco da rotina dos alunos para conhecer as vivencias da unidade de ensino. Para então realizarmos duas observações em sala e desenvolver uma atividade sobre racismo, preconceito, discriminação e cultura Afrobrasileira e Africana com os alunos que contribuíram com suas experiências de vida. Com essa turma foi possível observar como realmente a lei 10.639/2003 pode contribuir para o ensino de história e da cultura afro- brasileira.