Licenciatura em Pedagogia - DEDC1
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Submissões Recentes
Agora exibindo 1 - 5 de 8
- ItemRESSIGNIFICANDO A PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA(2024-11-13) Almeida, Crislane Neves deA educação está em constante transformação, e os processos pedagógicos precisam acompanhar as mudanças sociais, culturais e tecnológicas. O Projeto Político Pedagógico (PPP) é uma ferramenta fundamental nesse contexto, orientando a prática educativa e refletindo sobre o papel da escola na sociedade. Ressignificar a pesquisa e a prática pedagógica envolve revisar as estratégias tradicionais de ensino, buscando novas formas de engajamento e reflexão. Este portfólio tem como objetivo refletir sobre a importância da ressignificação da pesquisa e da prática pedagógica no contexto da formação docente. O objetivo é proporcionar uma análise crítica das metodologias tradicionais e explorar novas abordagens que atendam às necessidades dos alunos e da sociedade. A ressignificação, portanto, não apenas revisa práticas, mas também as transforma, com o intuito de desenvolver uma educação mais eficaz e contextualizada.
- ItemAUTISMO E EDUCAÇÃO INCLUSIVA(2022-07-16) Almeida, Crislane Neves de
- ItemEXPERIÊNCIAS FORMATIVAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO I - ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL(2024-11-10) Almeida, Crislane Neves deNeste relato será apresentado as experiências vividas durante este semestre por intermédio do componente curricular Estágio Supervisionado I - Ensino fundamental anos iniciais, por meio dos estudos teóricos, dos debates em sala de aula, das observações feitas ao adentrar a escola campo, da coparticipação, da elaboração do Plano de Ação (PA), a atuação em sala de aula e por fim, dos aprendizados adquiridos com esta experiência formativa.
- ItemO PAPEL DOS JOGOS MATEMÁTICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS EM IDADE PRÉ-ESCOLAR(2024-11-22) Almeida, Crislane Neves de; Alves, Érica Valéria; Lapa, Rosemary; Xavier, Antonete Araújo SilvaA presente pesquisa tem como objetivo analisar o papel dos jogos matemáticos no desenvolvimento das crianças na educação infantil, a partir da análise de pesquisas disponíveis sobre o assunto. Além disso, essa investigação surge de um interesse pessoal em compreender como a Matemática, muitas vezes percebida como uma disciplina difícil e desinteressante, pode ser abordada de maneira lúdica, de forma a facilitar o aprendizado e engajamento das crianças. Busco, assim, explorar formas de tornar a Matemática mais acessível e prazerosa no contexto educacional infantil. O método utilizado para a realização da pesquisa foi o bibliográfico, e consistiu na análise de materiais e fontes disponíveis online. A pesquisa foi conduzida por meio da coleta e análise de dados provenientes de dois sites acadêmicos. Para direcionar a pesquisa, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: [i] Compreender o papel da Matemática na educação infantil; [ii] Promover uma discussão teórica sobre o desenvolvimento na educação infantil; e [iii] Apresentar as potencialidades dos jogos matemáticos no desenvolvimento das crianças. Os resultados apontaram que, ainda encontramos nas escolas professores com dificuldades em implementar metodologias que facilitem o ensino da Matemática, além da ideia de que os jogos não resultam em um aprendizado significativo. O resultado encontrado para a pesquisa foi satisfatório; entretanto, é fundamental atualizar as práticas pedagógicas, a fim de garantir uma abordagem mais eficaz e envolvente no ensino da Matemática, utilizando os jogos como ferramentas de aprendizado.
- ItemInfluências da declaração de Incheon na formação de professores da educação básica no Brasil(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-14) Silva, Milena Nascimento; Machado, Célia Tanajura; Brito, Gilmário Moreira; Assis, Thayse LacerdaO trabalho tem como objetivo identificar aproximações e afastamentos entre as estratégias constantes na Declaração de Incheon e as orientações para a formação de professores da educação básica no Brasil. Caracteriza-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa, exploratória, quanto aos objetivos, e adota como procedimentos técnicos, a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental. A análise dos resultados encontrados foi realizada por meio da análise e interpretação crítica dos dados. O estudo analisou a Declaração de Incheon: “Educação 2030: Rumo a uma educação de qualidade inclusiva e equitativa e à educação ao longo da vida para todos” e seu Marco de Ação e a Resolução CNE/CP nº 02 de 20 de dezembro de 2019. Os resultados demonstram que a Resolução CNE/CP nº 02/2019 possui aspectos que remetem à Declaração de Incheon, no que tange à: centralidade no desenvolvimento das competências e habilidades; avaliação como forma de monitoramento do processo de ensino-aprendizagem; indução a parcerias público privadas; e inclusão de tecnologias e plataformas digitais nas escolas, que conformam e limitam o trabalho do professor à reprodução de conteúdo de valor imediato e de interesse do mercado. Notou-se, porém que a Declaração de Incheon parece avançar em relação à Resolução CNE/CP Nº 02/2019, quando alinha formação inicial e continuada, ressalta a necessidade de implantação de políticas de gênero e inclusão de pessoas com deficiência na formação dos professores e propõe a valorização do desenvolvimento profissional dos professores, por meio de remuneração, carreira e condições de trabalho.