Licenciatura em Pedagogia - DEDC1
URI Permanente para esta coleção
O curso de Pedagogia da UNEB em Salvador, ofertado pelo Departamento de Educação do Campus I, surgiu com a missão de formar educadores comprometidos com a realidade social baiana e com a democratização do ensino. Ao longo de sua trajetória, consolidou-se como referência na formação de professores para a educação infantil e anos iniciais, incorporando práticas críticas e dialogadas. O curso evoluiu acompanhando as demandas educacionais do estado, fortalecendo a articulação entre teoria e prática e ampliando espaços de pesquisa e extensão. Com corpo docente qualificado e tradição em estudos sobre diversidade, inclusão e currículo, tornou-se um importante polo formador. Hoje, mantém sua relevância ao preparar profissionais para atuar em diferentes contextos educativos, formais e não formais.
Navegar
Navegando Licenciatura em Pedagogia - DEDC1 por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 59
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA formação inicial de professores na perspectiva da educação inclusiva: um estudo de caso no curso de pedagogia do DEDC I(Universidade do Estado da Bahia, 0006-05-25) Santos, Genikeli Souza; Silva, Miralva dos Santos; Oliveira, Rita de Cássia Santana de; Santana, Neidson Dionísio Freitas deA presente pesquisa monográfica tem como sentido central discutir sobre a formação inicial ofertada no curso de licenciatura em Pedagogia do DEDC I/UNEB, no âmbito da educação inclusiva, com o objetivo de analisar a formação inicial oferecida pelo curso de licenciatura em Pedagogia do DEDC I da UNEB no que se refere à Educação Inclusiva, conhecer o perfil das concluintes do curso de licenciatura em Pedagogia do DEDC I – UNEB no intuito de compreender suas vinculações com o campo da Educação Inclusiva, identificar o conhecimento sobre a Educação Especial na perspectiva Inclusiva dos graduandos de Pedagogia do DEDC I/UNEB e refletir sobre os desafios e possibilidades presentes no currículo do curso de Pedagogia, visando o atendimento aos do público alvo estudantes da educação especial, numa perspectiva da educação inclusiva. O estudo possui uma abordagem qualitativa, baseada no estudo de caso, onde foi utilizado como dispositivo metodológico o questionário, a fim de analisar o perfil dos/as participantes e os conhecimentos adquiridos na oferta dos componentes curriculares Libras e Educação Inclusiva, bem como a observação participante em monitorias e projetos de extensão voltados para este campo do conhecimento. Para a compreensão desta questão, buscou-se inicialmente um aporte teórico sobre os aspectos históricos e legais referente à inclusão escolar no Brasil. Em seguida, buscou-se embasamento teórico para compreender os aspectos históricos da formação inicial do/a pedagogo/a no Brasil com ênfase na educação inclusiva. Nesse sentido, através desta pesquisa foi possível perceber que as participantes têm o conhecimento sobre a Educação Especial na Perspectiva da educação inclusiva, mas, elas se sentem apreensivas para atuar de imediato em uma turma com estudantes com deficiência. Os resultados desta pesquisa também apontam a necessidade de ampliar discussões na formação inicial sobre esta temática no âmbito da formação inicial, como o aumento da carga horária dos componentes curriculares ofertadas, o aumento do número de bolsas para subsidiar a estadia e permanência desses estudantes em pesquisa, extensão e monitoria a fim de propiciar uma imersão mais aprofundada nesta temática ainda na formação inicial. Palavras-chave: Pedagogia; Formação Inicial de Professores; Educação Especial; Educação Inclusiva.
- ItemA formação inicial de professores na pespectiva da Educação Inclusiva: um estudo de caso do curso de Pedagogia do DEDC I(Universidade do Estado da Bahia, 0006-05-25) Santos, Genikeli Souza; Silva, Miralva dos Santos; Oliveira, Rita de Cássia Santana de; Santana, Neidson Dionísio Freitas deA presente pesquisa monográfica tem como sentido central discutir sobre a formação inicial ofertada no curso de licenciatura em Pedagogia do DEDC I/UNEB, no âmbito da educação inclusiva, com o objetivo de analisar a formação inicial oferecida pelo curso de licenciatura em Pedagogia do DEDC I da UNEB no que se refere à Educação Inclusiva, conhecer o perfil das concluintes do curso de licenciatura em Pedagogia do DEDC I – UNEB no intuito de compreender suas vinculações com o campo da Educação Inclusiva, identificar o conhecimento sobre a Educação Especial na perspectiva Inclusiva dos graduandos de Pedagogia do DEDC I/UNEB e refletir sobre os desafios e possibilidades presentes no currículo do curso de Pedagogia, visando o atendimento aos do público alvo estudantes da educação especial, numa perspectiva da educação inclusiva. O estudo possui uma abordagem qualitativa, baseada no estudo de caso, onde foi utilizado como dispositivo metodológico o questionário, a fim de analisar o perfil dos/as participantes e os conhecimentos adquiridos na oferta dos componentes curriculares Libras e Educação Inclusiva, bem como a observação participante em monitorias e projetos de extensão voltados para este campo do conhecimento. Para a compreensão desta questão, buscou-se inicialmente um aporte teórico sobre os aspectos históricos e legais referente à inclusão escolar no Brasil. Em seguida, buscou-se embasamento teórico para compreender os aspectos históricos da formação inicial do/a pedagogo/a no Brasil com ênfase na educação inclusiva. Nesse sentido, através desta pesquisa foi possível perceber que as participantes têm o conhecimento sobre a Educação Especial na Perspectiva da educação inclusiva, mas, elas se sentem apreensivas para atuar de imediato em uma turma com estudantes com deficiência. Os resultados desta pesquisa também apontam a necessidade de ampliar discussões na formação inicial sobre esta temática no âmbito da formação inicial, como o aumento da carga horária dos componentes curriculares ofertadas, o aumento do número de bolsas para subsidiar a estadia e permanência desses estudantes em pesquisa, extensão e monitoria a fim de propiciar uma imersão mais aprofundada nesta temática ainda na formação inicial. Palavras-chave: Pedagogia; Formação Inicial de Professores; Educação Especial; Educação Inclusiva.
- ItemQuingoma: relatos de experiência das contribuições para a construção do projeto político pedagógico de uma escola quilombola(Universidade do Estado da Bahia, 0007) Sena , Cecilia Paixão; Santos, Julio Cesar Gomes; Santos, Ana Cristina de Mendonça; Perin , Rosemary Rufina dos SantosO trabalho Quingoma: Relatos de Experiência das Contribuições para a Construção do Projeto Político Pedagógico de uma Escola Quilombola é resultado de um estágio supervisionado em gestão escolar, realizado na Escola Municipal Quingoma, localizada em uma comunidade quilombola em Lauro de Freitas, Bahia em 2024. A pesquisa abordou o papel transformador da escola quilombola na valorização da memória, identidade e cultura quilombola. O foco foi compreender como as demandas dos estudantes podem subsidiar a elaboração de um Projeto Político-Pedagógico (P.P.P) participativo, inclusivo e alinhado às realidades culturais locais. A metodologia qualitativa utilizou entrevistas, desenhos e questionários para captar as percepções de alunos e comunidade. Observou-se que a escola enfrenta desafios como a ausência de práticas pedagógicas que refletissem a cultura quilombola, apesar de seu potencial para se tornar um espaço de resistência cultural e fortalecimento identitário. O trabalho destaca a relevância de implementar o ensino quilombola em consonância com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB Lei nº 9.394/1996), promovendo a valorização de saberes locais no currículo escolar. O P.P.P é destacado como um instrumento central para garantir uma educação inclusiva e transformadora, alinhada às especificidades históricas e culturais da comunidade. Inspirado por teóricos como Paulo Freire, o trabalho reafirma a importância de uma educação que respeite a pluralidade cultural, promova o pertencimento e transforme a escola em um espaço de acolhimento, escuta ativa e empoderamento social. Palavras-chave: educação quilombola; Projeto Político-Pedagógico (P.P.P); comunidade quilombola – ensino contextualizado; Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB); cultura afro-brasileira.
- ItemPotencialidades de materiais didáticos adaptados para a aprendizagem matemática de crianças com transtorno do espectro autista na educação infantil.(Universidade do Estado da Bahia, 0012-06-25) Alves, Greiziele dos Santos Aragão; Alves, Érica Valéria; Conceição, Ana Paula da Silva; Correia, Patrícia Carla da HoraEste trabalho apresenta um relato autobiográfico que investiga a experiência da autora no acompanhamento de uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na educação infantil, com foco na criação de materiais didáticos para potencializar a aprendizagem matemática dessa criança. A pesquisa fundamenta-se na análise das necessidades específicas dos educandos com TEA, ressaltando a importância do acompanhamento individualizado. O estudo destaca os desafios enfrentados por essa criança no processo de aprendizagem matemática e os avanços obtidos por meio da utilização de materiais didáticos adaptados. A autora compartilha experiências em sala de aula e durante as sessões de acompanhamento, discutindo estratégias que promoveram a inclusão e o engajamento nas atividades matemáticas. O objetivo principal desta investigação é produzir memórias de formação do estágio extracurricular, avaliando a eficácia dos materiais didáticos adaptados para o ensino da matemática na educação infantil. A pergunta de investigação que orienta este estudo é: “Quais são os materiais didáticos adaptados que melhoram a aprendizagem das crianças autistas em relação à Matemática na educação infantil?”. A metodologia adotada consiste em uma abordagem qualitativa, com ênfase na revisão bibliográfica e no relato autobiográfico. Este relato não apenas reflete a trajetória profissional da autora, mas também busca inspirar outros educadores a reconhecerem o potencial dos materiais didáticos adaptados e do acompanhamento terapêutico como ferramentas essenciais para promover uma aprendizagem significativa e inclusiva da matemática, contribuindo para o desenvolvimento integral das crianças com TEA.
- ItemEducação do campo: uma experiência na escola municipal Erácliton de Oliveira no município de Jandaíra- BA(Universidade do Estado da Bahia, 0014-07-25) Oliveira, Marleide Leite de; Andrade , Heloísa Lopes Silva de; Reis , Pascásia Coelho da Costa; Andrade , Gabriela Lopes Vasconcellos deO presente documento tem o objetivo de analisar de que maneira as professoras da Escola Municipal Erácliton de Oliveira no município de Jandaíra (BA), enfrentam os desafios para conduzir a educação no campo. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, dividida em duas etapas: uma revisão de literatura sobre educação do campo e uma visita à escola, onde foram realizadas entrevistas com a diretora e as professoras. A análise baseia-se em alguns aportes teóricos que defendem uma educação emancipadora, que respeite as especificidades das escolas do campo, e em abordagens pedagógicas que considerem as realidades culturais desses estudantes. Também se apoia no embasamento de algumas políticas públicas voltadas para a educação no campo e nas legislações pertinentes. Foram identificadas políticas públicas em vigência, porém com falhas que impactam diretamente a educação do campo, tornando-se um desafio pedagógico significativo para as professoras. O estudo conclui que, apesar de alguns avanços, ainda existem lacunas significativas que precisam ser superadas para garantir uma educação de qualidade no meio rural, especialmente considerando os relatos das professoras, que demonstram um grande esforço para oferecer uma educação alinhada à realidade presente.
- ItemInfluências das experiências de infância na concepção de professoras da educação infantil: relações entre a trajetória de vida e a prática pedagógica(Universidade do Estado da Bahia, 0018-07-20) Miranda, Mayana Galdino; Almeida, Márcia Tereza Fonseca; Lima, Lilian Fonseca; Carvalho , Carla Meira Pires deO processo formativo do(a) professor(a) é atravessado por diversos saberes e experiências construídos ao longo de sua trajetória de vida. Compreender a formação docente sob uma perspectiva humanizada e sensível é essencial, sobretudo na Educação Infantil, onde a relação com a criança exige escuta, empatia e presença afetiva. Este estudo teve como objetivo responder à seguinte questão: de que forma a trajetória, as experiências e os referenciais pessoais de cada professora impactam sua prática e o olhar que desenvolvem sobre a criança? A pesquisa, de abordagem qualitativa, buscou compreender até que ponto as experiências vividas na infância influenciam a concepção que professoras constroem sobre o ser criança e sobre sua própria prática pedagógica. Para embasar as análises e ampliar as discussões, foram utilizados referenciais teóricos como TARDIF (2002), FREIRE (2009), JOSSO (2004), CERISARA (2002), ALMEIDA (2015), LARROSA (2002), NÓVOA (2005) e PIMENTA (2002), entre outros autores. A investigação contou com a colaboração de três professoras da Educação Infantil, que compartilharam relatos sobre suas memórias de infância, o ingresso na docência, suas concepções sobre crianças e infâncias, e como percebem a relação entre suas vivências infantis e as das crianças com quem atuam. Ao longo do estudo, foi possível perceber como as marcas da infância se manifestam na construção de suas concepções e práticas pedagógicas, evidenciando a importância de considerar a história de vida do educador no processo formativo e nas relações estabelecidas com as crianças no cotidiano escolar.
- ItemEstágio não obrigatório remunerado no curso de Pedagogia: análise de uma experiência formativa(Universidade do Estado da Bahia, 0018-07-25) Reis, Edjane Moreira; Lima, Lílian Fonseca; Xavier , Antonete Araújo Silva; Almeida , Márcia Tereza FonsecaEste Trabalho de Conclusão de Curso analisa o estágio não obrigatório remunerado como prática formativa no curso de Pedagogia, destacando sua importância na construção da identidade docente e na articulação entre teoria e prática. A pesquisa está organizada em quatro seções, que abordam desde os aspectos legais do estágio até as relações interpessoais vivenciadas nas instituições e as experiências formativas em cada uma delas. O estudo foi realizado em duas escolas — uma da rede pública e outra da rede privada — com turmas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I. O objetivo geral deste trabalho é significar a experiência formativa realizada nos estágios não obrigatórios remunerados em diferentes contextos escolares da rede pública e particular. A base teórica foi com autores como Pimenta (1999), Sousa (2009), Larrosa Bondía (2002), Contreras Domingo (2010), Piaget (1973), entre outros. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, (André,1986, 2013), que utiliza a narrativa (Clandinin; Connelly, 2015) para compreender a experiência vivida no estágio não obrigatório remunerado enquanto experiência concreta da prática docente. As experiências analisadas reforçam a importância da escuta, da colaboração e da práxis na formação do futuro docente, contribuindo para o desenvolvimento de competências, o fortalecimento da identidade profissional e a construção de uma prática mais crítica e transformadora, além de que, reconhece-se essas experiências como espaços legítimos de aprendizagem, desde que sejam acompanhadas por supervisão adequada e condições formativas estruturadas. O estudo evidencia que essa modalidade de estágio proporciona experiências significativas de aprendizagem, favorecendo uma formação docente mais crítica, reflexiva e alinhada à realidade educacional. Palavras-chave: Formação docente. Estágio não obrigatório remunerado. Pedagogia.
- ItemInfluências das experiências de infância na concepção de professoras da educação infantil: relações entre a trajetória de vida e a prática pedagógica(Universidade do Estado da Bahia, 0018-07-25) Miranda , Mayana Galdino; Almeida , Márcia Tereza; Lima, Lilian Fonseca; Carvalho, Carla Meira Pires deO processo formativo do(a) professor(a) é atravessado por diversos saberes e experiências construídos ao longo de sua trajetória de vida. Compreender a formação docente sob uma perspectiva humanizada e sensível é essencial, sobretudo na Educação Infantil, onde a relação com a criança exige escuta, empatia e presença afetiva. Este estudo teve como objetivo responder à seguinte questão: de que forma a trajetória, as experiências e os referenciais pessoais de cada professora impactam sua prática e o olhar que desenvolvem sobre a criança? A pesquisa, de abordagem qualitativa, buscou compreender até que ponto as experiências vividas na infância influenciam a concepção que professoras constroem sobre o ser criança e sobre sua própria prática pedagógica. Para embasar as análises e ampliar as discussões, foram utilizados referenciais teóricos como TARDIF (2002), FREIRE (2009), JOSSO (2004), CERISARA (2002), ALMEIDA (2015), LARROSA (2002), NÓVOA (2005) e PIMENTA (2002), entre outros autores. A investigação contou com a colaboração de três professoras da Educação Infantil, que compartilharam relatos sobre suas memórias de infância, o ingresso na docência, suas concepções sobre crianças e infâncias, e como percebem a relação entre suas vivências infantis e as das crianças com quem atuam. Ao longo do estudo, foi possível perceber como as marcas da infância se manifestam na construção de suas concepções e práticas pedagógicas, evidenciando a importância de considerar a história de vida do educador no processo formativo e nas relações estabelecidas com as crianças no cotidiano escolar. Palavras-chaves: Identidade docente; Histórias de vida; Educação Infantil; Prática docente
- ItemGestão escolar: desafios e possibilidades(Universidade do Estado da Bahia, 0025-08-07) Lima, Adaline de Santana; Barbosa, Kátia Maria; Magalhães, Sandra; Oliveira, Rita de Cássia S. deEsta monografia tem como principal objetivo compreender a atuação da equipe gestora no atendimento às necessidades de aprendizagem dos alunos diante da limitação de recursos. Como objetivos específicos visa: Identificar estratégias docentes alternativas para melhoria da qualidade do ensino no segmento do Ensino Fundamental I; Analisar como a gestão escolar pode promover melhoras no ambiente escolar mesmo diante das restrições financeiras. Caracterizou-se como uma pesquisa bibliográfica de caráter descritivo e abordagem qualitativa. Como apoio téorico utilizou-se os estudos de: Paro (2010), Libânio (2009), Lück (2009), Brasil (1988), Oliveira (2015), Freitas (2016), Veiga (2013), Silva (2023) Quirino (2011) entre outros autores. Como resultados verificou-se que o gestor desempenha um papel fundamental em uma instituição de ensino, pois uma de suas funções é direcionar o trabalho pedagógico para alcançar o objetivo comum que é a oferta de educação de qualidade. Observou-se também que o gestor como líder deve conhecer os mecanismos legais de captação de recursos para escola, além de ter a habiliadade de gerenciar da melhor forma possivel os recursos disponíveis da instituição de ensino, afim de superar as limitações orçamentárias. Os resultados da pesquisa também revelam que existem uma diveridade de recursos didáticos que podem auxiliar tanto no ensino quanto na aprendizagem, além disso, os recursos podem ser construídos a partir dos materiais reciclavéis, permitindo que, mesmo com limitações orçamentárias, inovação e criatividade estejam presentes em sala de aula.
- ItemO ensino da história e da cultura afro-brasileira e africana - Lei 10.639/2003, no 4º ano, no Centro Educacional Senhor dos Passos(Universidade do Estado da Bahia, 2014) Silva, Anne Dantas; Brito, Gilmário Moreira; Coutinho, Maria Antonia Ramos; Silva, Andrea Betânia daEste trabalho trata do ensino da História e da cultura Afro- Brasileira a Africana - Lei 10.639/2003 que vem sendo trabalhado pela professora com os alunos da turma do 4º ano do Ensino Fundamental dos anos iniciais no Centro Educacional Senhor dos Passos. Para dar conta desta temática realizamos uma revisão bibliográfica a partir de textos que problematizam e discutem sobre a lei e a realidade dos alunos afrodescendentes nas salas de aula, em seguida tratamos sobre aspectos da educação e da cultura do município de Camaçari para melhor entender sua realidade, observamos na escola um pouco da rotina dos alunos para conhecer as vivencias da unidade de ensino. Para então realizarmos duas observações em sala e desenvolver uma atividade sobre racismo, preconceito, discriminação e cultura Afrobrasileira e Africana com os alunos que contribuíram com suas experiências de vida. Com essa turma foi possível observar como realmente a lei 10.639/2003 pode contribuir para o ensino de história e da cultura afro- brasileira.
- ItemSeleção das cores: a preferência étnica nas telenovelas infantis do sistema brasileiro de televisão (SBT) e suas influências na identidade das crianças negras(Universidade do Estado da Bahia, 2021) Rocha, Ednilson dos Santos; Vieira Filho, Raphael Rodrigues; Silva, Antônio Cosme Lima da; Santos, Bruna Tais dosO presente trabalho tem como foco analisar a preferência étnica nas telenovelas infanto-juvenis exibidas pelo Sistema Brasileiro de Televisão, baseado no conceito de representações. Para tanto, foi realizada uma pesquisa quantitativa e qualitativa, de caráter bibliográfico e documental para colhimento de informações de três telenovelas infanto-juvenis, no intuito de verificar a representatividade quantitativa e qualitativa de cada categoria racial, sobretudo a negra, utilizando a biografia e fenótipo dos atores e atrizes e a atuação destes nas telenovelas em questão. Para analisar estes dados, foram utilizados os conceitos de representações e de representatividade, bem como a história da telenovela e o histórico das telenovelas analisadas, utilizando autores como Bobbio, Manteucci e Pasquino (1998), como reforço a estes, a bibliografia referente ao ambiente televisivo e as telenovelas, como Ortiz, Borelli e Ramos (1991), Fischer R.(2006), Sodré (2010) e Hergesel (2019), no tocante à representatividade negra na televisão, autores como Araújo (2000);(A NEGAÇÃO..., 2000), posteriormente aprofundando esta discussão com Munanga (2003), e finalmente autores que discutem sobre a formação de identidade negra, como Souza (2011), Oliveira F. e Abramovicz (2010), Gomes N. (2012) e Ribeiro, Djamila (2017). Foi verificada uma predileção étnica no ambiente televisivo, algo que a máquina televisiva (re)produz, não só a predileção, bem como o valor simbólico intrínseco nessa predileção, estando a televisão propícia a ratificar e perpetuar valores sociais dominantes, estimulando seu público a reproduzir estes atos, sob o prejuízo étnico das culturas das etnias dos povos não-brancos, bem como suas preferências e gostos, através do entretenimento infanto-juvenil.
- ItemO professor em que me transformei: experiências (auto) biográficas da formação inicial no curso de licenciatura de pedagogia na UNEB(2021-07-13) Fattorusso, Christian; Lago, Ana Cristina; Sacramento, Maria de Conceição Alves Ferreira do; Silva, Eliane SouzaEsta produção nasce da experiência formativa de iniciação à docência num contexto narrativo de invocação da memória oriunda das experiências formativas (auto) biográficas: O professor em que me transformei: experiências (auto) biográficas da formação inicial no curso de licenciatura de Pedagogia na UNEB. Do objetivo geral, refletir sobre minha trajetória de vida nas práticas docentes de estágio engendradas pelas memórias e pelas experiências formativas como estudante do Curso de Licenciatura de Pedagogia na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), campus Salvador. E dos objetivos específicos, a saber, compreender minha identidade como docente por meio das memórias subjacente as narrativas (auto) biográficas A intencionalidade, foi me ligar intimamente com a narrativa e sua singularidade, foi necessário ter um diálogo introspectivo e comemorativo entre mim e os saberes aprendidos. Também, vou pontificar o sentido das minhas narrativas em seu tempo biográfico, e pelo seu valor heurístico ser a descoberta de uma identidade como docente. A situacionalidade é o contexto do fazer fazendo, ou seja, fazer a pesquisa (auto) biográfica, enquanto descubro como se faz. A intersubjetividade é o diálogo entre a singularidade de minhas experiências e do coletivo, sublimando a continuação do diálogo interior de autoformação. As novas interpretações sobre os sujeitos que contam suas narrativas abrem campo as novas interpretações das informações sistematizadas pela pesquisa das narrativas biográficas, não remetiam somente a descrição dos fatos, mas a uma interpretação e análise daquilo que será chamado por Delory-Momberger (2016) de fato biográfico, que permitisse também de estudar as subjetividades nas peculiaridades das informações que acompanhavam as narrativas. Não é o momento de parar de narrar, mas de encontrar outras formas para que possamos continuar, e sim trazer de nossa história dos muitos pensamentos e dos muitos posicionamentos que este momento nos levou. - Ou, queremos ser lembrados, homogeneizados, e generalizados por uma História linear e global? O movimento de resistência se dá no momento que narramos, trazendo nossa voz contra o púlpito da insensatez humana, para dizer, oralmente, na escrita, ou manifestada pelas linguagens artísticas, que não podemos parar de discutir e construir novos sentidos à vida. Qual melhor espaço de fazer isso senão aquele em formação, estimulado e orientado por nossas professoras e professores, nossos colegas, nossas famílias. O importante é criar as condições para voltar em segurança ao presencial, porque a vida é o mais importante que temos, mas também é importante que de nossa presença façamos uma vida.
- ItemO sentido do desenho na prática pedagógica da educação infantil(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-11) Santos, Laura Soares Macedo dos; Almeida , Márcia Tereza Fonseca; Carvalho, Carla Meira Pires de; Xavier, Antonete Araújo SilvaO presente trabalho de conclusão de curso tem como propósito analisar em que medida o desenho vem sendo utilizado como recurso para a exploração da criatividade e do desenvolvimento motor das crianças na Educação Infantil. Assim, trago para este estudo o seguinte questionamento: Qual a concepção das (os) professoras (es) sobre a utilização do desenho na Educação Infantil? Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa com abordagem descritiva, e contou com a participação de quatro professoras que atuam na Educação Infantil. O lócus da pesquisa foi um Centro de Educação Infantil localizado no Bairro da Paz na cidade de Salvador. Os instrumentos de coleta e produção de dados utilizados foram um questionário com dez perguntas e observação direta. Para fundamentar o trabalho e suas discussões, me baseei em estudos de Sans (2014), Gandini et al (2019), DIAS (1999) e no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998), dentre outros documentos. O estudo mostra que o uso do desenho como recurso pedagógico tem grande valor ao ser inserido na prática pedagógica dos (as) professores (as) que estão atuando na Educação Infantil, na medida em que o desenho desempenha um papel essencial no processo do desenvolvimento das crianças, além de proporcionar aos meninos e meninas uma forma de expressarem seus sentimentos e comunicar-se com seus pares(crianças e adultos), podendo manifestar seus pensamentos e emoções através da criatividade, expressa em traços e cores.
- ItemMulheres negras na matriz curricular da formação em pedagogia da uneb/campus i: escassez dos saberes e também dos corpos?(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-12) Trindade, Nívea Maria da Silva; Silva, Antônio Cosme Lima da; Silva, Antonio Cosme Lima da; Pacheco, Ana Claudia Lemos; Reis, Larissa de SouzaEste trabalho, intitulado “Mulheres Negras na Matriz Curricular da Formação em Pedagogia da UNEB: escassez dos saberes e também dos corpos?” é de caráter qualitativo e tem como instrumento de coleta a Matriz Curricular, através do Projeto Político Pedagógico-PPP, com na análise documental e metodologia da pesquisa bibliográfica. Se presta a pesquisar, especificamente, a composição dos Referenciais Gerais e Bibliografias Básica e Complementar, das últimas versões de 2007 e 2020, das Ementas dos Componentes, dos Projetos Políticos Pedagógicos, do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, da Universidade do Estado da Bahia, Campus I. Motivada pelo questionamento: como estão referenciadas as Intelectuais Mulheres Negras, na matriz curricular formativa do curso de pedagogia da UNEB, Campus I? Traço como objetivo geral analisar como estão referenciadas, na Matriz Curricular do curso de pedagogia da UNEB, campus Salvador, as Intelectuais Mulheres Negras e como objetivos específicos: verificar se a abordagem étnicoracial se evidencia nas pesquisas, produções e traços fenotípicos corporais das que constam nos referenciais da matriz curricular de pedagogia; evidenciar as intelectuais mulheres negras que constam no documento, sugerindo outras em complemento e provocar reflexões acerca do resultado encontrado na pesquisa. Quanto a organização, esse trabalho apresenta uma subdivisão em cinco seções, além da introdução e das considerações finais: a primeira parte, denominada de Justificativa e Motivações à essa Pesquisa; a segunda intitulada Percurso Metodológico; seguida da terceira nomeada como Gráficos, o que nos apresentam?, a quarta denominada Escurecendo com alguns fundamentos e, por fim, a quinta como Intelectuais Mulheres Negras Ativistas: as kipovis mais velhas e mais novas em relações ubuntu. O trabalho evidencia o perfil dos referenciais da matriz curricular formativa inicial em pedagogia, da Universidade do Estado da Bahia, Campus I, quanto ao gênero/sexo e a cor/raça, assim servindo como um registro.
- ItemPedagogias da capoeiragem: caminhos e possibilidades para uma educação antirracista(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-21) Figueiredo, André Luis Freitas; Döring, Katharina; Abib, Pedro Rodolpho Jungers; Santana, Claudia Sisan Silva deA presente pesquisa tem que objetivo investigar a capoeira como elemento histórico, cultural, social, político e sua contribuição nos processos pedagógicos para a construção de um processo educacional pautado nas discussões de cunho antirracista. A pesquisa está dividida nos seguintes eixos. (1) Relações étnicos raciais no Brasil, (2) Capoeira, memoria de resistência no Brasil e (3) pedagogias da capoeiragem e educação antirracista. A ferramenta metodológica utilizada é a de pesquisa qualitativa, com ênfase na pesquisa bibliográfica, e análise de documentos. As considerações finais demostram os achados da pesquisa, articulando minha prática enquanto professor de Capoeira com as reflexões teóricas realizadas ao longo da pesquisa.
- ItemInfluências da declaração de Incheon na formação de professores da educação básica no Brasil(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-14) Silva, Milena Nascimento; Machado, Célia Tanajura; Brito, Gilmário Moreira; Assis, Thayse LacerdaO trabalho tem como objetivo identificar aproximações e afastamentos entre as estratégias constantes na Declaração de Incheon e as orientações para a formação de professores da educação básica no Brasil. Caracteriza-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa, exploratória, quanto aos objetivos, e adota como procedimentos técnicos, a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental. A análise dos resultados encontrados foi realizada por meio da análise e interpretação crítica dos dados. O estudo analisou a Declaração de Incheon: “Educação 2030: Rumo a uma educação de qualidade inclusiva e equitativa e à educação ao longo da vida para todos” e seu Marco de Ação e a Resolução CNE/CP nº 02 de 20 de dezembro de 2019. Os resultados demonstram que a Resolução CNE/CP nº 02/2019 possui aspectos que remetem à Declaração de Incheon, no que tange à: centralidade no desenvolvimento das competências e habilidades; avaliação como forma de monitoramento do processo de ensino-aprendizagem; indução a parcerias público privadas; e inclusão de tecnologias e plataformas digitais nas escolas, que conformam e limitam o trabalho do professor à reprodução de conteúdo de valor imediato e de interesse do mercado. Notou-se, porém que a Declaração de Incheon parece avançar em relação à Resolução CNE/CP Nº 02/2019, quando alinha formação inicial e continuada, ressalta a necessidade de implantação de políticas de gênero e inclusão de pessoas com deficiência na formação dos professores e propõe a valorização do desenvolvimento profissional dos professores, por meio de remuneração, carreira e condições de trabalho.
- ItemOs desafios e enfrentamentos para a permanência na universidade na perspetiva de mulheres na idade madura(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-11) Carvalho, Magnólia Moreira de; Soares, Ilma Maria Fernandes; Andrade, ClaudiaO presente trabalho tem por objetivo apresentar os desafios e enfrentamentos na permanência da universidade na perspectiva das mulheres maduras no âmbito do curso de pedagogia da UNEB- Universidade do Estado da Bahia. A metodologia centrou-se em uma abordagem qualitativa, embasada em um questionário respondido por 6 graduandas do grupo de WatsApp Pedagogas do futuro, que cursam o 7º semestre e 6 discentes que estão em diferentes etapas da formação e possuem idade acima de 40 anos. Dessa forma, totaliza-se 12 participantes que especificam os motivos que contribuíram para acessarem a universidade, mas especialmente, expressando suas expectativas, anseios e experiências vivenciadas durante sua permanência no curso. O aporte teórico foi embasado apresentando a abordagem interseccional de gênero, raça, classe social e o panorama sobre o lugar ocupado pelas mulheres mais velhas na sociedade brasileira e sua inserção na universidade. Os resultados mostram a ocorrência de conflitos que potencializam desigualdades e desafios que impactam na permanência no ensino superior, destacando também várias práticas positivas nesse cenário, como a importância dos pequenos grupos de apoio, o incentivo da família, o acolhimento dos professores, fruto das relações construídas ao longo desse trajeto dentro do espaço universitário. Nesse sentido, considerando os resultados obtidos e apresentados através dos relatos de experiência, no tocante à permanência deste público na universidade, seguem resilientes em sua jornada acadêmica, motivadas pelos efeitos muito positivos que reafirmam a capacidade de desenvolver habilidades contributivas que proporcionam novos conhecimentos e novas experiências, dando um novo ânimo e voz à essas mulheres. Palavras-chave: Permanência; Ensino superior; Mulheres maduras; Pedagogia
- ItemExperiências formativas no estágio supervisionado I - anos iniciais do ensino fundamental(2024-11-10) Almeida, Crislane Neves deNeste relato será apresentado as experiências vividas durante este semestre por intermédio do componente curricular Estágio Supervisionado I - Ensino fundamental anos iniciais, por meio dos estudos teóricos, dos debates em sala de aula, das observações feitas ao adentrar a escola campo, da coparticipação, da elaboração do Plano de Ação (PA), a atuação em sala de aula e por fim, dos aprendizados adquiridos com esta experiência formativa.
- ItemRessignificando a pesquisa e prática pedagógica(2024-11-13) Almeida, Crislane Neves de; Marilúcia Magalhães SantosA educação está em constante transformação, e os processos pedagógicos precisam acompanhar as mudanças sociais, culturais e tecnológicas. O Projeto Político Pedagógico (PPP) é uma ferramenta fundamental nesse contexto, orientando a prática educativa e refletindo sobre o papel da escola na sociedade. Ressignificar a pesquisa e a prática pedagógica envolve revisar as estratégias tradicionais de ensino, buscando novas formas de engajamento e reflexão. Este portfólio tem como objetivo refletir sobre a importância da ressignificação da pesquisa e da prática pedagógica no contexto da formação docente. O objetivo é proporcionar uma análise crítica das metodologias tradicionais e explorar novas abordagens que atendam às necessidades dos alunos e da sociedade. A ressignificação, portanto, não apenas revisa práticas, mas também as transforma, com o intuito de desenvolver uma educação mais eficaz e contextualizada.
- ItemO papel dos jogos matemáticos na educação infantil: contribuições para o desenvolvimento das crianças em idade pré-escolar(2024-11-22) Almeida, Crislane Neves de; Alves, Érica Valéria; Lapa, Rosemary; Xavier, Antonete Araújo SilvaA presente pesquisa tem como objetivo analisar o papel dos jogos matemáticos no desenvolvimento das crianças na educação infantil, a partir da análise de pesquisas disponíveis sobre o assunto. Além disso, essa investigação surge de um interesse pessoal em compreender como a Matemática, muitas vezes percebida como uma disciplina difícil e desinteressante, pode ser abordada de maneira lúdica, de forma a facilitar o aprendizado e engajamento das crianças. Busco, assim, explorar formas de tornar a Matemática mais acessível e prazerosa no contexto educacional infantil. O método utilizado para a realização da pesquisa foi o bibliográfico, e consistiu na análise de materiais e fontes disponíveis online. A pesquisa foi conduzida por meio da coleta e análise de dados provenientes de dois sites acadêmicos. Para direcionar a pesquisa, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: [i] Compreender o papel da Matemática na educação infantil; [ii] Promover uma discussão teórica sobre o desenvolvimento na educação infantil; e [iii] Apresentar as potencialidades dos jogos matemáticos no desenvolvimento das crianças. Os resultados apontaram que, ainda encontramos nas escolas professores com dificuldades em implementar metodologias que facilitem o ensino da Matemática, além da ideia de que os jogos não resultam em um aprendizado significativo. O resultado encontrado para a pesquisa foi satisfatório; entretanto, é fundamental atualizar as práticas pedagógicas, a fim de garantir uma abordagem mais eficaz e envolvente no ensino da Matemática, utilizando os jogos como ferramentas de aprendizado.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »