Licenciatura em Pedagogia - DEDC1
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Pedagogia - DEDC1 por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 8 de 8
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemO professor em que me transformei: experiências (auto) biográficas da formação inicial no curso de licenciatura de pedagogia na UNEB(2021-07-13) Fattorusso, Christian; Lago, Ana Cristina; Sacramento, Maria de Conceição Alves Ferreira do; Silva, Eliane SouzaEsta produção nasce da experiência formativa de iniciação à docência num contexto narrativo de invocação da memória oriunda das experiências formativas (auto) biográficas: O professor em que me transformei: experiências (auto) biográficas da formação inicial no curso de licenciatura de Pedagogia na UNEB. Do objetivo geral, refletir sobre minha trajetória de vida nas práticas docentes de estágio engendradas pelas memórias e pelas experiências formativas como estudante do Curso de Licenciatura de Pedagogia na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), campus Salvador. E dos objetivos específicos, a saber, compreender minha identidade como docente por meio das memórias subjacente as narrativas (auto) biográficas A intencionalidade, foi me ligar intimamente com a narrativa e sua singularidade, foi necessário ter um diálogo introspectivo e comemorativo entre mim e os saberes aprendidos. Também, vou pontificar o sentido das minhas narrativas em seu tempo biográfico, e pelo seu valor heurístico ser a descoberta de uma identidade como docente. A situacionalidade é o contexto do fazer fazendo, ou seja, fazer a pesquisa (auto) biográfica, enquanto descubro como se faz. A intersubjetividade é o diálogo entre a singularidade de minhas experiências e do coletivo, sublimando a continuação do diálogo interior de autoformação. As novas interpretações sobre os sujeitos que contam suas narrativas abrem campo as novas interpretações das informações sistematizadas pela pesquisa das narrativas biográficas, não remetiam somente a descrição dos fatos, mas a uma interpretação e análise daquilo que será chamado por Delory-Momberger (2016) de fato biográfico, que permitisse também de estudar as subjetividades nas peculiaridades das informações que acompanhavam as narrativas. Não é o momento de parar de narrar, mas de encontrar outras formas para que possamos continuar, e sim trazer de nossa história dos muitos pensamentos e dos muitos posicionamentos que este momento nos levou. - Ou, queremos ser lembrados, homogeneizados, e generalizados por uma História linear e global? O movimento de resistência se dá no momento que narramos, trazendo nossa voz contra o púlpito da insensatez humana, para dizer, oralmente, na escrita, ou manifestada pelas linguagens artísticas, que não podemos parar de discutir e construir novos sentidos à vida. Qual melhor espaço de fazer isso senão aquele em formação, estimulado e orientado por nossas professoras e professores, nossos colegas, nossas famílias. O importante é criar as condições para voltar em segurança ao presencial, porque a vida é o mais importante que temos, mas também é importante que de nossa presença façamos uma vida.
- ItemO sentido do desenho na prática pedagógica da educação infantil(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-11) Santos, Laura Soares Macedo dos; Almeida , Márcia Tereza Fonseca; Carvalho, Carla Meira Pires de; Xavier, Antonete Araújo SilvaO presente trabalho de conclusão de curso tem como propósito analisar em que medida o desenho vem sendo utilizado como recurso para a exploração da criatividade e do desenvolvimento motor das crianças na Educação Infantil. Assim, trago para este estudo o seguinte questionamento: Qual a concepção das (os) professoras (es) sobre a utilização do desenho na Educação Infantil? Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa com abordagem descritiva, e contou com a participação de quatro professoras que atuam na Educação Infantil. O lócus da pesquisa foi um Centro de Educação Infantil localizado no Bairro da Paz na cidade de Salvador. Os instrumentos de coleta e produção de dados utilizados foram um questionário com dez perguntas e observação direta. Para fundamentar o trabalho e suas discussões, me baseei em estudos de Sans (2014), Gandini et al (2019), DIAS (1999) e no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998), dentre outros documentos. O estudo mostra que o uso do desenho como recurso pedagógico tem grande valor ao ser inserido na prática pedagógica dos (as) professores (as) que estão atuando na Educação Infantil, na medida em que o desenho desempenha um papel essencial no processo do desenvolvimento das crianças, além de proporcionar aos meninos e meninas uma forma de expressarem seus sentimentos e comunicar-se com seus pares(crianças e adultos), podendo manifestar seus pensamentos e emoções através da criatividade, expressa em traços e cores.
- ItemMulheres negras na matriz curricular da formação em pedagogia da uneb/campus i: escassez dos saberes e também dos corpos?(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-12) Trindade, Nívea Maria da Silva; Silva, Antônio Cosme Lima da; Silva, Antonio Cosme Lima da; Pacheco, Ana Claudia Lemos; Reis, Larissa de SouzaEste trabalho, intitulado “Mulheres Negras na Matriz Curricular da Formação em Pedagogia da UNEB: escassez dos saberes e também dos corpos?” é de caráter qualitativo e tem como instrumento de coleta a Matriz Curricular, através do Projeto Político Pedagógico-PPP, com na análise documental e metodologia da pesquisa bibliográfica. Se presta a pesquisar, especificamente, a composição dos Referenciais Gerais e Bibliografias Básica e Complementar, das últimas versões de 2007 e 2020, das Ementas dos Componentes, dos Projetos Políticos Pedagógicos, do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, da Universidade do Estado da Bahia, Campus I. Motivada pelo questionamento: como estão referenciadas as Intelectuais Mulheres Negras, na matriz curricular formativa do curso de pedagogia da UNEB, Campus I? Traço como objetivo geral analisar como estão referenciadas, na Matriz Curricular do curso de pedagogia da UNEB, campus Salvador, as Intelectuais Mulheres Negras e como objetivos específicos: verificar se a abordagem étnicoracial se evidencia nas pesquisas, produções e traços fenotípicos corporais das que constam nos referenciais da matriz curricular de pedagogia; evidenciar as intelectuais mulheres negras que constam no documento, sugerindo outras em complemento e provocar reflexões acerca do resultado encontrado na pesquisa. Quanto a organização, esse trabalho apresenta uma subdivisão em cinco seções, além da introdução e das considerações finais: a primeira parte, denominada de Justificativa e Motivações à essa Pesquisa; a segunda intitulada Percurso Metodológico; seguida da terceira nomeada como Gráficos, o que nos apresentam?, a quarta denominada Escurecendo com alguns fundamentos e, por fim, a quinta como Intelectuais Mulheres Negras Ativistas: as kipovis mais velhas e mais novas em relações ubuntu. O trabalho evidencia o perfil dos referenciais da matriz curricular formativa inicial em pedagogia, da Universidade do Estado da Bahia, Campus I, quanto ao gênero/sexo e a cor/raça, assim servindo como um registro.
- ItemInfluências da declaração de Incheon na formação de professores da educação básica no Brasil(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-14) Silva, Milena Nascimento; Machado, Célia Tanajura; Brito, Gilmário Moreira; Assis, Thayse LacerdaO trabalho tem como objetivo identificar aproximações e afastamentos entre as estratégias constantes na Declaração de Incheon e as orientações para a formação de professores da educação básica no Brasil. Caracteriza-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa, exploratória, quanto aos objetivos, e adota como procedimentos técnicos, a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental. A análise dos resultados encontrados foi realizada por meio da análise e interpretação crítica dos dados. O estudo analisou a Declaração de Incheon: “Educação 2030: Rumo a uma educação de qualidade inclusiva e equitativa e à educação ao longo da vida para todos” e seu Marco de Ação e a Resolução CNE/CP nº 02 de 20 de dezembro de 2019. Os resultados demonstram que a Resolução CNE/CP nº 02/2019 possui aspectos que remetem à Declaração de Incheon, no que tange à: centralidade no desenvolvimento das competências e habilidades; avaliação como forma de monitoramento do processo de ensino-aprendizagem; indução a parcerias público privadas; e inclusão de tecnologias e plataformas digitais nas escolas, que conformam e limitam o trabalho do professor à reprodução de conteúdo de valor imediato e de interesse do mercado. Notou-se, porém que a Declaração de Incheon parece avançar em relação à Resolução CNE/CP Nº 02/2019, quando alinha formação inicial e continuada, ressalta a necessidade de implantação de políticas de gênero e inclusão de pessoas com deficiência na formação dos professores e propõe a valorização do desenvolvimento profissional dos professores, por meio de remuneração, carreira e condições de trabalho.
- ItemExperiências formativas no estágio supervisionado I - anos iniciais do ensino fundamental(2024-11-10) Almeida, Crislane Neves deNeste relato será apresentado as experiências vividas durante este semestre por intermédio do componente curricular Estágio Supervisionado I - Ensino fundamental anos iniciais, por meio dos estudos teóricos, dos debates em sala de aula, das observações feitas ao adentrar a escola campo, da coparticipação, da elaboração do Plano de Ação (PA), a atuação em sala de aula e por fim, dos aprendizados adquiridos com esta experiência formativa.
- ItemRessignificando a pesquisa e prática pedagógica(2024-11-13) Almeida, Crislane Neves de; Marilúcia Magalhães SantosA educação está em constante transformação, e os processos pedagógicos precisam acompanhar as mudanças sociais, culturais e tecnológicas. O Projeto Político Pedagógico (PPP) é uma ferramenta fundamental nesse contexto, orientando a prática educativa e refletindo sobre o papel da escola na sociedade. Ressignificar a pesquisa e a prática pedagógica envolve revisar as estratégias tradicionais de ensino, buscando novas formas de engajamento e reflexão. Este portfólio tem como objetivo refletir sobre a importância da ressignificação da pesquisa e da prática pedagógica no contexto da formação docente. O objetivo é proporcionar uma análise crítica das metodologias tradicionais e explorar novas abordagens que atendam às necessidades dos alunos e da sociedade. A ressignificação, portanto, não apenas revisa práticas, mas também as transforma, com o intuito de desenvolver uma educação mais eficaz e contextualizada.
- ItemO papel dos jogos matemáticos na educação infantil: contribuições para o desenvolvimento das crianças em idade pré-escolar(2024-11-22) Almeida, Crislane Neves de; Alves, Érica Valéria; Lapa, Rosemary; Xavier, Antonete Araújo SilvaA presente pesquisa tem como objetivo analisar o papel dos jogos matemáticos no desenvolvimento das crianças na educação infantil, a partir da análise de pesquisas disponíveis sobre o assunto. Além disso, essa investigação surge de um interesse pessoal em compreender como a Matemática, muitas vezes percebida como uma disciplina difícil e desinteressante, pode ser abordada de maneira lúdica, de forma a facilitar o aprendizado e engajamento das crianças. Busco, assim, explorar formas de tornar a Matemática mais acessível e prazerosa no contexto educacional infantil. O método utilizado para a realização da pesquisa foi o bibliográfico, e consistiu na análise de materiais e fontes disponíveis online. A pesquisa foi conduzida por meio da coleta e análise de dados provenientes de dois sites acadêmicos. Para direcionar a pesquisa, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: [i] Compreender o papel da Matemática na educação infantil; [ii] Promover uma discussão teórica sobre o desenvolvimento na educação infantil; e [iii] Apresentar as potencialidades dos jogos matemáticos no desenvolvimento das crianças. Os resultados apontaram que, ainda encontramos nas escolas professores com dificuldades em implementar metodologias que facilitem o ensino da Matemática, além da ideia de que os jogos não resultam em um aprendizado significativo. O resultado encontrado para a pesquisa foi satisfatório; entretanto, é fundamental atualizar as práticas pedagógicas, a fim de garantir uma abordagem mais eficaz e envolvente no ensino da Matemática, utilizando os jogos como ferramentas de aprendizado.
- ItemO ensino da temática indígena: uma análise das práticas pedagógicas dos professores(Universidade do Estado da Bahia, 2025-01-09) Santos, Daiane Rocha; Messeder, Marcos Luciano Lopes; Vieira, Cláudia Andrade; Cancela , Francisco Eduardo TorresEste trabalho de conclusão de curso visa apresentar os resultados das análises de estudos sobre as práticas pedagógicas dos professores após a promulgação da Lei n.º 11.645/2008, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena nos currículos da educação básica. Considerando as lacunas ainda existentes no ensino da história dos povos indígenas, este estudo investiga como os educadores têm integrado essa temática em suas práticas pedagógicas. A análise da literatura permitiu concluir que, embora a Lei n.º 11.645/2008 seja um marco importante para o reconhecimento e valorização dos povos indígenas, sua implementação ainda enfrenta grandes desafios em decorrência da falta de formação dos professores quanto à temática indígena.