Submissões Recentes

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De volta para o futuro da leitura: uma navegação pela infinitude booktok e o devir do sujeito-leitor
(Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-17) Magalhães, Milva Alves; Santos, Janaina de Jesus; Cunha , Ana Luiza Salgado; Ferreira, Luzmara Curcino
Esta dissertação apresenta três artigos problematizadores das mudanças na leitura e da constituição do leitor jovem no contexto digitalmente influenciado, os quais são permeados por reflexões sobre o devir do sujeitoleitor. Opera-se com ferramentas arqueogenealógicas foucaultianas, em articulação com os Estudos Culturais e a História da Leitura, na tentativa de mapear e interpretar o presente leitor, face às possibilidades e desafios que se apresentam para o processo de formação escolar do leitor literário na contemporaneidade. A comunidade literária BookTok, acontecimento representativo das mudanças que colocam as telas entre o leitor e o futuro da leitura, é o ponto de partida para pensar encaminhamentos pedagógicos que instiguem a formação de jovens leitores críticos de seu tempo. No primeiro artigo, busca-se desmanchar universais evocados pela mídia na discursivização dessa plataforma e da leitura para dissolvê-los na problematização dos modos de existência do sujeito-leitor jovem. O segundo artigo investiga o discurso booktoker à luz da noção foucaultiana de parresia para interpretar o uso estratégico dos sentidos de autenticidade e paixão na adesão das juventudes aos discursos sobre a leitura carreados na linguagem das telas. O terceiro artigo explora a potência da leitura discursiva como equipagem do sujeito-leitor e propõe uma sequência didática que, reafirmando o papel da escola como lugar de leitura, desenvolve atividades voltadas ao ajustamento entre o fazer pedagógico e a cultura jovem. Nas análises, destacamos a questão do gênero no acontecimento BookTok, atualizadora de representações hegemônicas socialmente normalizadas de ser leitor que situam a leitura como uma prática feminina, voltada ao entretenimento e à evasão da realidade. Constatamos efeitos de parresia nos sentidos relacionados à autenticidade e à paixão presentes no discurso booktoker, destacando o apelo à imagem e a função do pathos como fatores de adesão do público jovem. Por fim, defendemos o ajustamento temperante do fazer pedagógico com a cultura jovem, em vista de um processo formativo de leitores literários que seja capaz de equilibrar as possibilidades do digital e o potencial da leitura discursiva como ferramenta de auto-sócio-análise.
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A leitura de contos populares nos anos finais do ensino fundamental: análise discursiva e proposta de ensino
(Universidade do Estado da Bahia, 2023-05-02) Cabral, Alane Cristina Souza Silveira; Oliveira, Fábio Araújo; Coutinho, Ilmara Valois Bacelar Figueiredo; Fontana , Mónica Graciela Zoppi
O objetivo deste trabalho é analisar as condições de produção da leitura de contos populares em livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II e, a partir dessa análise, produzir uma sequência didática focada na leitura crítica, baseada na teoria da análise do discurso pecheutiana. Nessa perspectiva, a pesquisa busca contribuir na promoção da leitura crítica de contos populares nas aulas de Língua Portuguesa do 6º ano do Ensino Fundamental II, no intuito de alcançar a formação de leitores capazes de analisar o funcionamento da linguagem nos contos populares, ou seja, de analisar a constituição, formulação e circulação desses textos. Para atingir este objetivo, discutiu-se sobre a proposta de leitura sugerida pelos documentos oficiais PCN´s e BNCC, sobre a leitura na perspectiva da análise do discurso materialista e sobre letramento literário, com ênfase no conto popular. A construção do arquivo refere-se à reunião das coleções dos Livros Didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II, sugeridas pelo Programa Nacional do Livro Didático 2020 (PNLD). Desta análise, formamos o corpus da pesquisa com dois contos populares: ―A história de Blimundo‖, no livro didático do 7º ano da coleção Português: Conexão e uso, da editora Saraiva (DELMANTO, 2018) e o conto popular ―A mulher que escondia comida‖, do livro didático da coleção Português Linguagens – Editora Atual (CEREJA E MAGALHÃES, 2017), indicado pelo PNLD em 2017. Em virtude da ausência significativa dos chamados contos populares nas coleções indicadas para o Ensino Fundamental II pelo PNLD 2020, julgamos necessário ampliar o corpus, buscando o conto popular em alguns livros didáticos do 5º ano do Ensino Fundamental. Foi feita uma breve análise discursiva das atividades de leitura dos contos populares e chegou-se à conclusão de que há a necessidade de apresentar novos gestos de leitura para o conto popular, propondo aos alunos uma leitura que favoreça a sua criticidade e a sua autonomia.
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O Pibid e o ensino de leitura em língua inglesa: parceria e desenvolvimento na Escola Básica de Conceição do Coité
(Universidade do Estado da Bahia, 2017-12-13) Carneiro, Derlon Dos Santos; Borges, Mônica Veloso; Maia , Marilene de Souza; Cortes, Ana Karina Tores
O ponto de partida dessa pesquisa foi o pressuposto de que a leitura em língua inglesa (LI) é uma importante habilidade para a aquisição de novos conhecimentos e assim uma pesquisa sobre o seu desenvolvimento nas escolas públicas de Conceição do Coité-BA foi necessária para identificar as dificuldades enfrentadas pelos alunos durante o processo de aprendizagem. Como suporte indispensável para a realização deste trabalho, os professores em formação pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), que assumiram o papel de revelarem suas percepções acerca da escola e práticas pedagógicas pelos professores regentes. Para a coleta dos dados necessários a pesquisa foi dividida em duas partes, a primeira com a observação de aulas, com objetivo de buscar entender a realidade dos alunos e fazer um levantamento inicial de como a escola funciona e por fim, através de um questionário os professores em formação puderam fornecer informações, levando em conta suas experiências em sala de aula, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento da leitura em LI e as dificuldades que os alunos encontram na hora da leitura. Verificou-se que o corpo docente das escolas precisa dar mais importância a língua inglesa, com uma prática pedagógica que motive seus alunos no aprendizado e que a leitura seja assim contemplada, os professores precisam conhecer mais seus alunos e suas dificuldades e a partir daí trabalhar na elaboração de aulas que melhore o ensino/aprendizagem do inglês. Assim sendo, pode-se concluir que como ponto inicial para a mudança, para o aprimoramento do ensino de inglês, da leitura, a formação de professores é a chave, ou seja, quanto mais preparados os professores estiverem, melhor serão suas aulas, neste ponto o PIBID exerce uma grande contribuição, auxiliando e inserindo futuros professores na rede de ensino para que ganhem experiência e possam assim contribuir cada vez mais com a educação
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Trabalhadores Das Batedeiras De Sisal Em Conceição Do Coité: 1970-1980
(Universidade do Estado da Bahia, ) Pereira, Luan Roberto Amâncio; Silva, Igor José Trabuco da
O presente trabalho analisa o impacto do auge da produção de sisal, no município de Conceição do Coité durante a década de 1970, enfocando as relações de sociais e de trabalho entre os trabalhadores das batedeiras de sisal e seus patrões. O foco do trabalho é a batedeira RISANA pelo fato de ter sido a maior produtora de sisal e propriedade de Hamilton Rios de Araújo, figura política e influente na região. Para tanto utilizamos como fontes entrevistas, sendo a história oral fundamental para o presente trabalho.
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As Faces Da Violência Sexual: Análise Dos Processos De Estupro E Sedução De Conceição Do Coité-(1960-1986
(Universidade do Estado da Bahia, ) Santos, Débora Lorene De Souza; Simões., Kleber José Fonseca
Este trabalho visa apresentar as faces da violência sexual em Conceição do Coité, no período de 1960 a 1986. Sua importância repousa num esforço por compreender as subjetividades que norteiam o aparato das relações humanas no que concerne vítima, acusado e justiça no Tribunal de Conceição do Coité, pensando os processos de constituição indentitária de homens e mulheres presente durante a tramitação dos processos nesta Comarca. Dessa forma, os processos analisados foram 7 de estupro e 7 de sedução, que consiste em abordar a condição social e a vulnerabilidade das mulheres e crianças vítimas de agressores muitas vezes em um condição superior tanto no tocante ao acesso a educação e profissões que lhes permitiam condições favoráveis até mesmo para cometer crimes e escapar da culpa. A análise do discurso compreende a prática da linguagem, os sujeitos procuraram absolver a língua enquanto poder simbólico que dá sentido as relações humanas, onde o homem pode transformas sua realidade e construir história. A perspectiva é desenvolver uma análise dos discursos envolvidos nos processos crimes problematizando a partir do estudo do gênero no direito penal como uma categoria de análise histórica, permitindo a relação entre as diferenças ente masculino e feminino uma vez que a honra feminina era reconhecida como uma mercadoria, usada para estabelecer relações de gênero centradas à hierarquização social alicerçada num modelo de família nuclear, resultante de uma construção histórica social baseada nas análises dos corpos masculinos e femininos.