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Educação pela pesquisa: experiências, desafios e conquistas no ensino básico em Caetité-BA
(Universidade do Estado da Bahia, 2025-08-26) Souza, Emílio Aurélio de Carvalho; Carvalho, Eliana Marcia dos Santos; Araújo, Ginaldo Cardoso de; Oliveira, Marcelo Souza
O Educar Pela Pesquisa (EPP) é uma abordagem pedagógica que rompe com o modelo tradicional de ensino, abordando temas no desenvolvimento de projetos científicos. Dessa forma, essa dissertação buscou investigar a potencialidade do EPP no processo formativo dos estudantes de duas escolas de educação básica do município de Caetité, Bahia. Para isso, este trabalho apresenta o conceito do Educar Pela Pesquisa e sua discussão em documentos referenciadores: PNE, a BNCC e o DCRB. Além disso, através de um relato de experiência, descreve e analisa a trajetória do autor como orientador de projetos na educação básica. E por fim, através de entrevistas com os estudantes, exprime quais as contribuições do Educar Pela Pesquisa para transformar suas realidades. Com essas análises, este estudo mostrou que os novos documentos compreendem a pesquisa como princípio pedagógico, sendo essencial para a formação integral dos estudantes. O relato de experiência mostrou o impacto de seis projetos científicos que promoveram a transformação social e o desenvolvimento de competências nos alunos, como pensamento crítico, resolução de problemas e protagonismo. A análise revelou que o Educar Pela Pesquisa, ao longo desses anos enfrentou desafios como a ausência de recursos e problemas com tempo disponível, mas que mesmo nessas condições, a potencialidade da pesquisa como ferramenta pedagógica para formar cidadãos críticos e engajados ficou evidenciada. Na perspectiva do estudante, este estudo revelou que o envolvimento com projetos tem impacto positivo em aspectos socioemocionais, no processo de ensino-aprendizagem, bem como para transformar a realidade dos jovens. Os resultados encontrados neste trabalho reconhecem a valor do Educar Pela Pesquisa e sustentam a importância de contribuir para a de práticas pedagógicas pautadas no desenvolvimento de projetos científicos na educação básica. Dessa forma, este estudo apresenta como Produto Educacional o canal no YouTube: CSI: No Estudo Científico. Trata-se de um recurso que reúne com linguagem acessível os pilares para o desenvolvimento da pesquisa científica no âmbito escolar e é voltado para professores e estudantes.
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A formação inicial de professores na pespectiva da Educação Inclusiva: um estudo de caso do curso de Pedagogia do DEDC I
(Universidade do Estado da Bahia, 0006-05-25) Santos, Genikeli Souza; Silva, Miralva dos Santos; Oliveira, Rita de Cássia Santana de; Santana, Neidson Dionísio Freitas de
A presente pesquisa monográfica tem como sentido central discutir sobre a formação inicial ofertada no curso de licenciatura em Pedagogia do DEDC I/UNEB, no âmbito da educação inclusiva, com o objetivo de analisar a formação inicial oferecida pelo curso de licenciatura em Pedagogia do DEDC I da UNEB no que se refere à Educação Inclusiva, conhecer o perfil das concluintes do curso de licenciatura em Pedagogia do DEDC I – UNEB no intuito de compreender suas vinculações com o campo da Educação Inclusiva, identificar o conhecimento sobre a Educação Especial na perspectiva Inclusiva dos graduandos de Pedagogia do DEDC I/UNEB e refletir sobre os desafios e possibilidades presentes no currículo do curso de Pedagogia, visando o atendimento aos do público alvo estudantes da educação especial, numa perspectiva da educação inclusiva. O estudo possui uma abordagem qualitativa, baseada no estudo de caso, onde foi utilizado como dispositivo metodológico o questionário, a fim de analisar o perfil dos/as participantes e os conhecimentos adquiridos na oferta dos componentes curriculares Libras e Educação Inclusiva, bem como a observação participante em monitorias e projetos de extensão voltados para este campo do conhecimento. Para a compreensão desta questão, buscou-se inicialmente um aporte teórico sobre os aspectos históricos e legais referente à inclusão escolar no Brasil. Em seguida, buscou-se embasamento teórico para compreender os aspectos históricos da formação inicial do/a pedagogo/a no Brasil com ênfase na educação inclusiva. Nesse sentido, através desta pesquisa foi possível perceber que as participantes têm o conhecimento sobre a Educação Especial na Perspectiva da educação inclusiva, mas, elas se sentem apreensivas para atuar de imediato em uma turma com estudantes com deficiência. Os resultados desta pesquisa também apontam a necessidade de ampliar discussões na formação inicial sobre esta temática no âmbito da formação inicial, como o aumento da carga horária dos componentes curriculares ofertadas, o aumento do número de bolsas para subsidiar a estadia e permanência desses estudantes em pesquisa, extensão e monitoria a fim de propiciar uma imersão mais aprofundada nesta temática ainda na formação inicial.
Palavras-chave: Pedagogia; Formação Inicial de Professores; Educação Especial; Educação Inclusiva.
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O lúdico no processo de aprendizagem das crianças com deficiência visual na educação infantil
(Univeersidade do Estado da Bahia, 2024-12-10) Luz, Ângela Riqueza; Portela, Cláudia Paranhos de Jesus; Dutra, Velma Factum; Ramos, Priscila Silva de Jesus
Este trabalho busca analisar como o uso de atividades potencialmente lúdicas podem contribuir para o desenvolvimento e aprendizagem de crianças com deficiência visual na educação infantil, promovendo a inclusão e a socialização. A metodologia adotada compreende uma pesquisa bibliográfica com busca na base de dados e sítios acadêmicos, priorizando estudos sobre educação inclusiva e o papel do lúdico no processo de aprendizagem. As plataformas pesquisadas foram Periódicos da CAPES, SciELO e Google Acadêmico. Os resultados da pesquisa apontam para o avanço dos estudos sobre o tema e para a prática educacional inclusiva. Destaca-se a importância do lúdico na educação infantil para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças. O processo de desenvolvimento e aprendizagem é explorado no ambiente escolar, enfatizando a importância do lúdico na educação infantil para a construção do conhecimento e para a inclusão das crianças com deficiência visual na sala de aula.
Palavras-chave: Lúdico, Deficiência visual, Educação infantil, Desenvolvimento, Aprendizagem
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Trajetória das políticas públicas de saúde para crianças no Brasil: uma análise documental
(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-28) Prates, Danyella Ribeiro; Santos, Denise Santana Silva dos; Pereira, Ana Paula Chancharulo de Morais; Mascarenhas, Nildo Batista
Introdução: Em um contexto histórico mais remoto, a saúde da criança era tratada de forma semelhante à dos adultos e tanto a sociedade representada pelas famílias quanto o Estado não reconheciam suas necessidades individuais durante o crescimento e desenvolvimento. Objetivo geral: Analisar a trajetória das políticas públicas de saúde da criança no Brasil nos últimos 36 anos. Objetivos específicos: Descrever os principais programas e estratégias implementadas voltados à saúde infantil e investigar os principais desafios enfrentados ao longo dos últimos 36 anos das políticas públicas para crianças brasileiras. Metodologia: Trata-se de um estudo documental de abordagem qualitativa no qual utilizou-se as fontes de dados do Ministério da Saúde (MS), Organização Mundial de Saúde (OMS), Organização PanAmericana da Saúde (OPAS) e relatórios do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) além de dados da Organização das Nações Unidas (ONU), Convenção dos Direitos da Criança (CDC) e publicações científicas sobre as políticas públicas de saúde para crianças disponíveis na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) sendo acessado as bases de dados como a Scientific Electronic Library Online (SciELO), a Literatura Latino- Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e a Base de Dados em Enfermagem (BDENF). Resultados: A análise documental e bibliográfica realizada revelou avanços importantes nas políticas públicas de saúde voltadas às crianças no Brasil, especialmente a partir da promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e da implementação de programas como o Programa Nacional de Imunizações, dentre outras. Conclusão: Ao analisar a trajetória das políticas públicas de saúde para crianças no Brasil, ficou evidente que o país construiu um arcabouço legal e programático significativo, inspirado em diretrizes internacionais e com o objetivo de reduzir a mortalidade infantil e promover a saúde integral para as crianças brasileiras. No entanto, as desigualdades regionais, a fragmentação do cuidado em alguns momentos, os desafios na saúde mental, a queda na vacinação, o impacto da violência e da pobreza e as lacunas na implementação efetiva das políticas continuam a ser desafios importantes para a efetivação das políticas públicas de saúde para crianças no Brasil. Estes desafios demandam respostas urgentes e coordenadas para garantir um futuro mais saudável e promissor para as crianças brasileiras.
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Os homens de Jorge Amado: masculinidade, identidade e mestiçagem em Jubiabá e Tenda dos Milagres
(Universidade do Estado da Bahia, 2025) Machado, Alexandre Bartilotti; Barreiros, Márcia Maria da Silva; Barreiros
Este trabalho analisa as representações de masculinidades não brancas nos romances Jubiabá (1935) e Tenda dos Milagres (1969), de Jorge Amado (1912-2001), relacionando-as à construção da identidade nacional brasileira a partir de discursos de raça e mestiçagem. A pesquisa está inserida no campo da História Cultural, com ênfase na Antropologia Histórica e nos Estudos de Gênero e Raça. Parte-se do pressuposto de que as obras literárias de Amado não apenas refletem o imaginário social de sua época, como também participam ativamente da produção de sentidos sobre masculinidade, identidade racial e mestiçagem no Brasil do século XX. A dissertação estrutura-se em três capítulos: o primeiro aborda a trajetória inicial de Jorge Amado até a publicação de Jubiabá e analisa o protagonista Balduíno como figura representativa da masculinidade negra; o segundo trata do período intermediário entre 1935 e 1969, com destaque para o amadurecimento político e estético do autor, culminando na construção da figura do homem pardo em Tenda dos Milagres; e o terceiro analisa as convergências entre mestiçagem, identidade e nacionalismo a partir da representação do personagem Pedro Archanjo como símbolo do Brasil mestiço. A metodologia empregada combina análise historiográfica e crítica literária, fundamentada em autores como Roger Chartier (2002), Joan Scott (1986), Muniz Sodré (2023) e Kabengele Munanga (1999). Também se propõe refletir sobre as transformações conceituais no campo dos estudos raciais e de gênero, bem como suas implicações para a compreensão da mestiçagem como categoria cultural e política. Defende-se que Jorge Amado, por meio de suas representações de homens negros e pardos, contribui para uma redefinição da identidade nacional, deslocando o paradigma da branquitude e apontando para a valorização das experiências mestiças.