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Submissões Recentes
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Do ritmo do cavaquinho à sala de aula: proposta de sequência didática para o ensino de literatura, a partir do samba chula de Itaberaba, para o 9º ano.
(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-12) Barbosa , Rebeca Miranda; Santos, Vanusa Mascarenhas; Silva, Iranice Carvalho da; Carmo, Jeovania Silva do
Partindo das percepções de Cosson (2020) e Marcuschi (2010), observou-se que práticas pedagógicas atuais, influenciadas pela dicotomia estrita do ensino de língua e pelo paradigma moral-gramatical, ainda limitam a experiência literária dos estudantes e reforçam uma visão hegemônica do ensino literário, invisibilizando gêneros poéticos populares, como o samba chula. Assim, este estudo visou propor e refletir sobre uma sequência didática que integrasse o samba chula de Itaberaba no ensino de literatura do 9º ano, estimulando a narrativa das experiências socioculturais dos estudantes e valorizando a identidade cultural itaberabense, com base em uma abordagem crítica e libertadora em educação (Freire, 1987; hooks, 2013). A metodologia utilizou pesquisa bibliográfica (Gil, 2002) e uma abordagem qualitativa (Minayo, 1994), sendo exploratória e explicativa. Autores como Bell Hooks (2013), Paulo Freire (1983; 1982; 1987; 1996; 1997), José Gimeno Sacristán et al. (2007), Tomaz Tadeu da Silva (1999), Maria Sônia Mattos da Silva (2020), Paul Zumthor (1997; 2006), Walter Benjamin (1987), Larrosa Bondía (2002), Boaventura de Sousa Santos (2008), Joaquim Dolz et al. (2004), Débora Rocha, Vanusa Mascarenhas e Davi dos Santos (2022), Nina Graeff (2015) e Katharina Döring (2006) foram fundamentais para a discussão sobre educação, currículo, oralidade, cultura popular e samba chula. Ao final da pesquisa, concluiu-se que a sequência didática buscou potencializar o planejamento pedagógico e aprimorar a percepção poética e a oralidade dos estudantes em sala de aula, valorizando a cultura local e ampliando as perspectivas literárias. A cultura popular foi reconhecida como atual e relevante para a educação, oferecendo uma abordagem que busca proporcionar aos estudantes conexões profundas com o conteúdo e compartilhar suas vivências culturais. Portanto, a integração do samba chula nas aulas de literatura promove a valorização cultural e o desenvolvimento crítico dos estudantes, indo além da mera transmissão de conhecimentos e enriquecendo o currículo escolar, promovendo uma educação mais diversificada e contextualizada.
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Cecília Meireles: uma poética sobre o mar
(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-12) Cerqueira, Ianna Lorena Rabelo de Brito Sampaio; Campos, Juscilândia Oliveira Alves; Gonçalves, Luciana Sacramento Moreno
A obra poética de Cecília Meireles é marcada pela presença constante do mar como elemento simbólico. Em seus versos, as águas do oceano assumem uma multiplicidade de significados. Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo analisar a simbologia do mar na poesia ceciliana, observando como esse elemento, tanto como espaço físico quanto metáfora simbólica, molda a estrutura e o significado de seus poemas. A pesquisa configura-se como documental e descritiva, concentrando-se nas seguintes obras da autora relacionadas ao tema: Viagem (1939), Vaga música (1942) e Mar absoluto e outros poemas (1945). O referencial teórico se fundamenta no pensamento de Gaston Bachelard (1997) (1998), Chevalier e Gheerbrant (2001) e Mircea Eliade (2008), que elucidam as múltiplas simbologias do mar, e também em análises de textos de críticos literários como Regina Igel (1975), Mello (1997), Almeida (2002), Kern (2005), Backes (2008), Rosana Rodrigues da Silva (2009), Aline Taís Dário (2009), Pires (2014), Nunes (2015), Marchioro (2017), Barbosa (2018), Dutra (2016) (2021), Cortez (2023) que apresentam argumentos sobre os significados das águas na poesia de Meireles. Os resultados esperados destacam a ampla gama de interpretações que surgem das imagens marítimas na obra da autora, enriquecendo a compreensão da experiência humana presente em sua poesia.
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Avaliação do efeito do óleo essencial do capim-santo - Cymbopogon citratus (DC) Stapf- sobre a contratilidade e atividade elétrica do coração de cobaia (Cavia porcellus)
(Universidade do Estado da Bahia, 2024-09-27) Pinheiro, Grazielle Ribeiro de Queiroz; Gondim, Antonio Nei Santana; Santos Junior, Aníbal de Freitas; Vasconcelos, Carla Maria Lins de
Introdução: As doenças cardiovasculares (DCV) são as principais causas de morte no mundo. Este fato faz com que a busca por novos fármacos com potencial efeito no sistema cardiovascular seja de grande interesse. Vários estudos demosntraram os efeitos da planta Cymbopogon citratus (DC) Stapf (C. citratus), popularmente conhecida como capim-limão no sistema cardiovascular, entre eles, os efeitos hipotensor e vasodilatador. Objetivo: Este trabalho teve como objetivo investigar a atividade contrátil, antiarrítmica e os possíveis mecanismos de ação do óleo essencial do C.citratus (OECC) sobre o músculo cardíaco, bem como seu o efeito sobre a corrente de canais iônicos de sódio (NaV 1.5) e cálcio (CaV 1.2) dependentes de voltagem. Materiais e métodos: Para os experimentos de contratilidade foram utilizados átrios esquerdos e direitos isolados de cobaia (Cavia porcellus) montados em cuba para órgão isolado. Para os experimentos de eletrofisiologia, utilizou-se células embrionárias de rim humano, linhagem 293 (HEK293), nas quais os canais NaV1.5 humano foram transitoriamente expressos, usando um sistema de expressão heteróloga. Para as medidas de corrente do CaV1.2, foram utilizados cardiomiócitos de cobaia. As medidas eletrofisiológicas foram realizadas por meio da configuração whole-cell da técnica de patch-clamp. Resultados e discussão: Os resultados demonstraram que o OECC possui efeito inotrópico e cronotrópico negativo, de modo dependente de concentração e parcialmente reversível. O valor da IC50 (concentração que induz metade do efeito máximo) para redução da força de contração foi de 106,8 ± 32,15 μg/mL (n=5). Para a frequência cardíaca o valor da IC50 foi de 210,5 ± 28,44 μg/mL (n=8). Ainda foi possível observar que o OECC possui atividade arritmogênica, o qual induziu o surgimento de contrações espontâneas, conhecidas como extrassístoles, em 4 de um total de 5 átrios estudados. Além disso, o OECC apresentou atividade proarrítmica, pois diminuiu o tempo de início das arritmias induzidas por ouabaína em 67,79% (n=4). Houve uma redução na amplitude do pico de INa e ICa-L de maneira dependente de concentração, com IC50 =216,2± 42,28 μg/mL (n=3-4) e IC50=132,8 ± 45,65 μg/mL (n=9), respectivamente. Ainda, o OECC deslocou a curva de ativação do CaV1.2. Conclusão: O OECC apresentou efeito cardiodepressor, por inibir as correntes de Na+ e Ca2+. O OECC também demosntrou possuir atividade arritmogênica.
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Formação docente em serviço: construindo sentidos e significados nas plataformas colaborativas digitais
(Universidade do Estado da Bahia, 0022-07-24) Souza, Suzanne Sales de; Silva, Obdália Santana Ferraz; Sirlaine Pereira Nascimento dos, Santos; Santana, Neidson Dionisio Freitas de
Este estudo visa ao aprofundamento da compreensão sobre os usos que o professor do Ensino Médio faz das plataformas colaborativas de aprendizagem e como esse processo poderá contribuir na formação em serviço desses professores. Com a crescente presença das tecnologias digitais, tanto na vida dos professores quanto na dos alunos, torna-se crucial desenvolver abordagens pedagógicas que incorporem essas tecnologias de forma significativa, visando a uma prática pedagógica mais crítica e criativa. Surge, então, a questão central: de que maneira as plataformas colaborativas digitais podem contribuir na formação em serviço dos professores do Ensino Médio, com vistas à produção de abordagens críticas e criativas, no contexto educacional? Como objetivo geral, deseja-se compreender como as plataformas colaborativas digitais podem contribuir na formação em serviço dos professores do Ensino Médio, de modo a fomentar abordagens críticas e criativas, no contexto educacional. Para investigar essa questão, esta pesquisa foi conduzida com professores das áreas de linguagens e ciências humanas do Colégio Estadual Wilson Lins, em Valente-BA. O embasamento teórico se constituiu da discussão das seguintes categorias: tecnologias digitais na educação, formação docente, formação docente em serviço e plataformas colaborativas de aprendizagem. A metodologia adotada seguiu os princípios da pesquisa colaborativa, fundamentada na reflexão coletiva, através de sessões reflexivas. O desfecho deste estudo consistiu na criação de uma Sala de Aula Virtual, na plataforma colaborativa Google Classroom, com o objetivo de promover a interação entre professores e alunos, bem como entre os próprios alunos. Além disso, buscou-se promover uma compreensão mais abrangente da escola como espaço de formação em serviço e das plataformas digitais como ambientes propícios ao desenvolvimento da aprendizagem. Os resultados desta pesquisa indicam que as plataformas colaborativas digitais possuem um potencial significativo para enriquecer a formação contínua dos professores do Ensino Médio. A integração dessas tecnologias nas práticas pedagógicas dos professores pode propiciar uma maior interação e engajamento dos alunos, promovendo a colaboração e a construção coletiva do conhecimento. Ademais, a utilização da Sala de Aula Virtual, na plataforma Google Classroom, mostrou-se relevante para promover a autorreflexão coletiva entre os professores, possibilitando a troca de experiências e o compartilhamento de recursos e de propostas didático- pedagógicas. As plataformas colaborativas de aprendizagem podem se tornar um elemento catalisador do desenvolvimento da aprendizagem e um espaço dinâmico e criativo para a formação de professores do Ensino Médio, de modo a contribuir para o aprimoramento de suas práticas pedagógicas e para a promoção de uma educação mais inclusiva, participativa e contextualizada.
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Catálogo dos produtos educacionais: diversidade, gênero e relações etnico raciais
(0024-11-20) Costa , Glauber Barros Alves; Rocha, Gabriela Silveira; Silva, Zoraide Portela da; Silva , Isadora Xavier da; Fernandes, Pollyana Pereira; Santos, Odílio da Silva; Rocha , Marizete Rodrigues da; Souza , Natália Costa; Carvalho, Hercules Souza de; Silva, Rosicléia Jesus da
Eis de fato um catálogo diverso que se propõe diverso. Em sua multiplicidade, discute questões candentes que avançam sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA), questões de gênero, diversidade etc. Chama a atenção o olhar das mulheres sobre a educação, principalmente a EJA. O catálogo avança sobre as questões de gênero, da diversidade, mas, com muita propriedade, nca o olhar principalmente sobre as questões que se relacionam à luta antirracista e sobre as relações étnico-raciais. Esses temas devem sempre ser evocados por se tratarem de assuntos difíceis de serem tratados. Podemos a rmar, conforme sugere a escritora Katiúscia Ribeiro, que os estudos sobre relações étnico-raciais e as histórias africanas “não servem como antídoto e caz para a compreensão de sua realidade histórica, ele é o vetor que moverá a população preta para um destino alicerçado em seu passado”. E lembramos novamente Cidinha da Silva, no texto citado no início, que conclama a todos e todas a expandir o “repertório crítico e analítico ampli cando sua compreensão sobre o tema e convocando-nos para fazer parte das mudanças necessárias para que o mundo seja mais justo”. O nosso “Catálogo” pretende dar uma boa contribuição para que isso aconteça. Se com ele ao menos provocarmos as discussões, saberemos que estamos num bom caminho.