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Submissões Recentes
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O ensino de geografia na educação de jovens e adultos: percepções docentes
(Universidade do Estado da Bahia, ) Oliveira, Leidinalva de Jesus; Pinheiro, Josemare Pereira dos Santos
Este trabalho constitui-se em uma busca de conhecimento sobre o desenvolvimento da educação popular no Brasil, destacando a importância pedagógica dos programas criados ao longo dos anos, como maneira de erradicar o analfabetismo no país. Nesse contexto, o objetivo principal foi investigar as concepções pedagógicas do Ensino de Geografia na Educação de Jovens e Adultos, destacando a importância da metodologia para o ensino que deve ser aplicado em sala de aula. Para a realização desse trabalho, buscou-se fazer a fundamentação teórica de autores que discorriam sobre o assunto em questão, essencialmente sobre a configuração da EJA como modalidade de ensino e sua função na escolarização de jovens e adultos. Para a pesquisa de campo, o instrumento de investigação utilizado foi o questionário, aplicado a professores de Geografia que lecionam na EJA em Santo Antônio de Jesus/Bahia. Sendo assim, foi possível constatar as diversas necessidades que ainda existem na Educação de Jovens e Adultos e principalmente no que tange à formação docente e práticas metodológicas de Geografia, que para serem expressivamente efetivadas, conforme o estudo apontou, precisam ser qualificadas na direção de reconhecer a educação como um fator de mudança na vida das pessoas.
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A lei 10.639/03 e a valorização da autoestima dos alunos afrodescendentes do colégio Estadual Maria Conceição Costa e Silva de Oliveira em Santo Antônio de Jesus-BA.
(Universidade do Estado da Bahia, 2017) Santos, Simone Conceição dos; Silva, Joilson Cruz da; Correia, Sandro dos Santos; Ribeiro, Jucélia Santos Bispo
O presente estudo denominado “A Lei nº. 10.639/03 e a valorização da autoestima dos alunos afrodescendentes do Colégio Estadual Maria Conceição Costa e Silva de Oliveira em Santo Antônio de Jesus-Ba” tem como objetivo principal analisar a implementação da Lei nº. 10.639/03 que estabelece a obrigatoriedade do Ensino de História e Cultura Afrobrasileira e Africana, buscando promover a discussão de como a referida lei vem contribuindo para o processo de valorização da autoestima dos alunos afrodescendentes no Colégio Estadual Maria Conceição Costa e Silva de Oliveira. O estudo se classifica como uma pesquisa de caráter exploratória e descritiva, partindo do estudo bibliográfico feito em artigos científicos, livros, leis, pareceres e resoluções de âmbito nacional que abordam o tema, os quais serviram de base para a confecção do referencial teórico. A técnica utilizada na coleta de dados foi realizada através da pesquisa de campo no Colégio Estadual Maria Conceição Costa e Silva de Oliveira, pretendeu-se analisar como deve ser e de que maneira está sendo trabalhada a implementação da Lei nº. 10.639/03 que estabelece a obrigatoriedade do Ensino de História e Cultura Afrobrasileira e Africana. A pesquisa foi baseada na pesquisa de observação direta e instrumentos como questionários fechados e uma entrevista semiestruturada, tendo como público alvo os alunos do 7º ano do turno matutino e 7º ano do turno vespertino do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Maria Conceição Costa e Silva de Oliveira e uma entrevista semiestruturada tendo como público alvo a Profª. Marlini Alves Santana que leciona Geografia nas referidas turmas. Os resultados encontrados indicam que a disciplina possibilitou aos alunos ter um melhor conhecimento sobre o Ensino de História e Cultura Afrobrasileira e Africana em sala de aula, permitindo aos mesmos conhecerem um pouco mais acerca da vida de artistas que contribuíram e sobre aqueles que de contribuir com a Cultura Brasileira, sejam personalidades com fama, sejam personalidades no anonimato sobre trabalhos e pesquisas relacionadas à Lei nº. 10.639/03. E, com o uso aplicado do projeto “Beleza Negra” sendo este de relevante influência para o processo da valorização da autoestima dos alunos afrodescendentes do Colégio, demostrando aos alunos a importância dos costumes, sua religiosidade, cultura, enfim todos os afazeres ligados ás raízes de matriz africana.
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“Eu quero ir pra rua, tomar a rua!”: a (re)apropriação dos espaços públicos de Santo Antonio de Jesus/BA pelos coletivos artísticos.
(Universidade do Estado da Bahia, 2016) Vieira, Rafael Luiz de Albuquerque; Souza, Hanilton Ribeiro de; Souza, Patrícia Pires Queiroz; Kustner, Rocio Castro
O trabalho retrata a dinâmica de apropriação dos espaços públicos por determinados coletivos artísticos da cidade de Santo Antônio de Jesus/BA, destacando a importância destes espaços, (re)apropriados através da arte, para o fortalecimento da cultura local e cidadania. Assim, o objetivo deste trabalho, é a discussão sobre como os coletivos artísticoculturais se organizam e atuam para a (re)apropriação dos espaços públicos, especialmente da Praça Renato Machado, na referida cidade. Além disso, busca-se também descrever as atividades artísticas e culturais desenvolvidas nos espaços públicos da cidade, identificando as origens, influências e abordagens dos principais grupos para suas intervenções urbanas/artísticas para (re)apropriação dos espaços públicos. Diante disso, busca-se também conhecer melhor tais coletivos, identificando as relações que mantém entre as práticas de intervenção e a participação social e política no espaço público, além de perceber a concepção de participação social e política dos seus membros. Em relação à metodologia, destaca-se que utilizamos a abordagem (auto)biográfica, com destaque para as narrativas dos membros dos coletivos. Assim, fizemos uso dos seguintes instrumentos de recolha de dados: observação in loco e entrevistas narrativas. Por fim, tal trabalho considera que a permanência das práticas artísticas coletivas nas praças da cidade é essencial para assegurar o direito da expressão da cultura e da cidadania local, contribuindo, dessa forma, para que as pessoas, principalmente a juventude local, possa pensar o modelo de cidade que desejam construir e viver.
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Acessibilidade arquitetônica e pedagógica nas escolas públicas do município de Santo Antônio de Jesus – BA
(Universidade do Estado da Bahia, 2015-10-29) Santos, Nilda Moreira dos; Torres, Cláudia Regina de Oliveira Vaz; Mendes, Augusto Cesar Rodrigues; Queiroz, Patrícia Pires
Este trabalho pretende analisar a acessibilidade arquitetônica e pedagógica nas escolas públicas do município de Santo Antônio de Jesus – BA. A problemática que restringe o objeto deste estudo está relacionada com os problemas enfrentados pelas pessoas com deficiências e seus desafios pela consolidação dos seus direitos dentro da sociedade brasileira, decorrente de um processo histórico segregador sócio educacional. O reconhecimento desta questão social vem sendo acompanhado da tentativa de identificar as causas estruturais do problema, para tornar os sujeitos socialmente inseridos dentro do processo educacional. O objeto de estudo desta pesquisa são as escolas estaduais: Florentino Firmino de Almeida e Félix Gaspar e a escola municipal Hercília Tinoco de Andrade, todas situadas na zona urbana do município. Essas escolas recebem alunos da educação básica, fundamental II, (do 6º ao 9º ano). A pergunta principal da pesquisa incide na existência da acessibilidade arquitetônica e capacitação do corpo docente para ensinar crianças e/ou adolescentes com deficiências. Outros questionamentos surgem a partir dessa indagação, os direitos dos alunos estão sendo respeitados conforme regem as leis do país? Essas crianças estão sendo contemplados pelo atendimento especializado do qual tem direito? A metodologia utilizada nesse estudo foi pesquisa qualitativa, de natureza exploratória, através da observação, entrevistas e questionários com professores das escolas em análise. Os resultados evidenciam que as escolas públicas pesquisadas apresentam fragilidade no que se refere a inclusão educacional de pessoas com deficiência, tanto no item pedagógico quanto arquitetônico.
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O itinerário do conceito de gênero de vida no bojo da geografia: do seu surgimento na França ao seu uso e adaptação no Brasil
(Universidade do Estado da Bahia, 2016-06) SANTOS, Immanuel Ché Mascarenhas Cardoso; Araújo, James Amorim
Este trabalho de conclusão de curso apresenta como tema de pesquisa a trajetória do conceito lablacheano de gênero de vida na Geografia. O conceito de gênero de vida, fomentado por Vidal de La Blache na Geografia francesa, trouxe consigo algumas aplicações e adaptações, denotando um alto grau de singularidade e complexidade, pois, sua operabilidade e aplicabilidade tornou-se fundamental para o entendimento da relação do ser humano e seu poder de criação frente ao meio. Nesta linha, o presente trabalho estabeleceu os seguintes questionamentos: Como se deu o itinerário do conceito gênero de vida na Geografia, desde sua criação e nascimento na França, até seu uso, replicação e mutação no Brasil? De que forma esse conceito foi utilizado por alguns autores que vieram posteriormente a La Blache? Qual foi a importância do uso do conceito gênero de vida como categoria de análise para a ciência geográfica, e qual sua relevância nas pesquisas e discursões atuais no Brasil? Logo, o objetivo buscou revisar a trajetória do conceito de gênero de vida na Geografia. Em resposta aos questionamentos descritos acima, foi realizado um levantamento bibliográfico e digital (web) acerca do tema. Subsequentemente, foram feitas diversas leituras pormenorizadas, um estudo comparativo de obras, pequenos resumos e fichamentos na tentativa de se apurar informações referentes ao tema do trabalho, para a partir daí, efetivamente, construílo. Com a construção deste trabalho concluiu-se que o conceito vidalino de gênero de vida, apesar da sua modificação a posteriori para modo de vida, ainda é utilizado por alguns autores na contemporaneidade como aporte para análise em suas pesquisas, todavia, tornou-se algo “periférico” no bojo da ciência geográfica atual.