Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (GESTEC)
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (GESTEC) por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 327
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemSequência didática baseada na programação de jogos para o ensino de funções(Universidade do Estado da Bahia, 0023-05-02) Sousa, Adriana Costa; Magalhães, André Ricardo; Cambruzzi, Eduardo; Pinheiro , Marcus Túlio de FreitasDiante das dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos alunos, os professores empenham-se na busca de recursos metodológicos para melhorar o processo de ensino e aprendizagem da Matemática. A formação do cidadão no século XXI, demanda o desenvolvimento de competências e habilidades específicas para enfrentar os desafios emergentes dos dias atuais. Há então a necessidade de criar circunstâncias que favoreçam a produção do conhecimento matemático privilegiando a autonomia e o protagonismo do aluno, não deixando de lado o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para a formação desse novo perfil de aluno nascido no século XXI. O contexto descrito nos levaram a questionar nesta pesquisa: Em que medida a programação de jogos, utilizando a linguagem de programação visual Scratch, contribui para o ensino de funções? Desta forma, propomos nesta pesquisa a elaboração, a aplicação e a avaliação de uma sequência didática para o ensino de funções, fundamentada da Teoria das Situações Didáticas de Guy Brousseau, utilizando a programação de jogos no Scratch como recurso pedagógico. A construção e a análise da sequência didática estão fundamentadas nos princípios da Engenharia Didática. Desta forma o percurso da pesquisa se desenvolveu em quatro etapas: análises preliminares, concepção e análise a priori, experimentação e análise a posteriori e validação. Participaram deste estudo os alunos de uma turma da 1ª série do Ensino Médio do Colégio Estadual Almirante Barroso, localizado no bairro de Paripe em Salvador - BA. Após a aplicação e análise da sequência didática, acreditamos que a programação de jogos utilizando a linguagem de programação visual Scratch, fundamentada na teoria das situações didáticas, tem potencial para contribuir como recurso pedagógico no ensino de funções. Este estudo apresenta a sequência didática e os resultados da sua aplicação como contribuição para a área da Educação
- ItemSistema Estadual de Educação da Bahia – implantação e possibilidades para a efetivação do regime de colaboração(0023-12-22) Bomfim, Remi da Silva; Gomes, Marcius de Ameida; Nacif, Paulo Gabriel Soledade; Silva, Sandra Célia Gomes daEsta pesquisa teve como objetivo identificar de que forma a implantação do Sistema Estadual de Educação da Bahia pode impactar no regime de cooperação/colaboração entre o Estado da Bahia e os municípios. A pesquisa realizada é de abordagem qualitativa e caráter exploratório. A coleta de dados consistiu basicamente no levantamento bibliográfico e na pesquisa documental, a qual se dá a partir de estudos sobre a legislação educacional e documentos institucionais do Conselho Estadual de Educação e da Secretaria Estadual de Educação, como portarias, pareceres e relatórios. Quanto a análise dos dados, de modo interpretativo, possibilitou a sistematização das informações referentes à problemática que envolve as temáticas “Federalismo, Regime de Colaboração e Sistema Estadual de Educação da Bahia, contribuindo para a elaboração de uma síntese do estudo, organizado em dois artigos científicos, propostos como produto da pesquisa. Conclui-se, até aqui, que os desencontros institucionais continuam por contribuir para a desarticulação, típica do federalismo brasileiro e, consequentemente, no caso da Bahia, para a postergação da implementação do referido Sistema Estadual, junto a isto, podemos afirmar que a gestão da educação baiana, se dispõe, apenas e pontualmente, a elaborar, integrar e coordenar as ações na sua rede, com poucas ações para o fortalecer o regime de colaboração.
- ItemConselhos escolares na gestão democrática das escolas da rede municipal de São Sebastião do Passé no estado da Bahia(2013) Lima, Joel Ribeiro da SilvaAnalisam-se nesta dissertação, a caracterização, o contexto e as atuações dos Conselhos Escolares nas escolas da Rede Municipal de Ensino de São Sebastião do Passé, revelando os fatores que interferem na participação como elemento de uma gestão democrática participativa das Escolas Públicas Municipais. O período demarcado neste trabalho inicia-se com a década de 80 do sec. XX, época em que marca os debates e a promulgação da nova Constituição Brasileira e se estende aos anos 2000 com os novos desafios assumidos pelos Municípios e com a consolidação da democracia e do Estado de Direito no Brasil. Levantamos informações através da participação ativa na Secretaria Municipal e no Conselho Municipal de Educação bem como com as visitas feitas às escolas pesquisadas e de um questionário aplicado à membros da comunidade escolar das escolas, que oferecem os anos finais do Ensino Fundamental no Município de São Sebastião do Passé do Estado da Bahia. Foram utilizadas fontes documentais como como planos da gestão, portarias, resoluções, editais e instruções normativas elaboradas pela SEDUC, Conselhos de Educação e Conselho Escolar (UNIPPAF), como também Leis e Decretos de iniciativa do Poder Executivo Municipal. Na fundamentação teórica, utilizamos uma vasta bibliografia produzida por pesquisadores da área que tratam deste tema em suas abordagens. A pesquisa, de caráter qualitativa, revelou diversos fatores que interferem de forma negativa ou positiva na Gestão Democrática das Escolas através dos Conselhos Escolares. Levantamos várias proposições, apresentamos um termo de referência com minutas de legislações correspondentes a regulamentação dos Conselhos Escolares e deixamos algumas conclusões para que os municípios possam ter sucesso na resolução de garantir uma Gestão Democrática na Educação
- ItemAnálise de bases de dados de uma escola de ensino médio: um estudo na perspectiva de implantação do observatório da vida escolar do aluno.(2013) Jesus, Maria de Fátima Brandão deO presente relatório foi elaborado considerando a perspectiva de implantar, no antigo Instituto Central de Educação Isaías Alves (ICEIA), atual Centro Estadual de Educação Profissional em Apoio Educacional e Tecnologia da Informação Isaias Alves (CEEP Isaias Alves) em Salvador, o “Observatório da Vida Escolar do Aluno”, que constitui um centro de documentação e informações estatísticas, de modo a sistematizar estudos, dados e informações que possam subsidiar a construção de políticas de inclusão, formação de professores, bem como facilitar o acompanhamento anual do desempenho dos alunos na unidade escolar. Para delimitar a necessidade e a viabilidade de implantação do observatório foram utilizadas várias fontes nos levantamentos e análises realizados entre os meses de maio de 2012 e maio de 2013. Inicialmente, os dados do Sistema Educacenso foram analisados para um entendimento da dimensão quantitativa do Ensino Médio na Bahia. Para construir um perfil sócio cultural dos candidatos da unidade foram utilizados dados dos inscritos no vestibular do ano de 2012 da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Os boletins escolares de 2011 e os dados do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) forneceram um conhecimento do desempenho acadêmico dos alunos do ICEIA. As análises permitiram conhecer o potencial dos bancos de dados consultados para auxiliar a operacionalização do observatório, conhecer características do perfil pessoal e escolar dos alunos do Ensino Médio do ICEIA e reafirmar a importância de monitorar o desempenho escolar, assegurando uma trajetória de sucesso no Ensino Médio e ampliando as chances de acesso ao Ensino Superior.
- ItemGesmoodle – ferramenta de mediação tecnológica no acompanhamento do processo de aprendizagem dos alunos em cursos de graduação a distância da universidade do estado da Bahia (Uneb)(2013-06-05) Oliveira, Grimaldo Lopes deFerramenta GESMOODLE, desenvolvida para ser mediadora no processo de gerenciamento das atividades desenvolvidas no ambiente de educação a distância (MOODLE), que tem como premissa principal permitir que sejam extraídas informações que possibilitem consolidar e identificar dados do ambiente virtual de aprendizagem (EAD) da UNEB, que são fundamentais para que os professores realizem o acompanhamento da aprendizagem dos alunos. Para embasamento e realização do projeto, inicialmente, aprofundou-se o entendimento da temática avaliação da aprendizagem, identificando que alunos e professores imersos neste ambiente tendem a uma busca constante de respostas, levando ambos ao encontro da conhecida avaliação formativa, que se baseia em um permanente compartilhamento, acompanhamento e orientação no desenvolvimento das atividades dos aprendizes a todo o momento. Foi realizada pesquisa de campo com os coordenadores/professores de instituições de ensino superior em Salvador, com o intuito de levantar as principais dificuldades encontradas sobre a realização da avaliação da aprendizagem dos alunos neste cenário não presencial. Com estes dados, foi possível inferir sobre as principais necessidades que afligem estes profissionais na reunião e busca por informações, culminando com a definição de um grupo focal na UNEB, constituído dos professores/tutores do curso de graduação a distância de matemática, cujos dados foram utilizados como protótipo da ferramenta proposta. Após implantação do produto, permitiu-se que os docentes cruzassem as informações relativas às atividades mais comuns do ambiente, como fórum, chat, wikis, acessos ao ambiente pelos professores e alunos, identificação das mensagens e seus pares, dentre outras, permitindo que fossem conhecidos indicadores que refletem as interações entre alunos, professores e tutores no ambiente de ensino. Esta estrutura foi facilitada pelo uso da técnica de consolidação de dados Business Intelligence, que é o processo que possibilita a identificação, união e exibição das informações em um único ambiente informacional. A ferramenta disponibiliza consultas/relatórios e gráficos de forma interativa, através de acesso pela internet, com o diferencial das informações serem construídas pelos próprios professores e tutores da instituição, de forma que os mesmos estabeleçam processualmente suas necessidades para compreensão e avaliação das atividades de aprendizagem que ocorrem no ambiente virtual
- ItemDesenvolvimento territorial sustentável e serviço social: contribuições da Faculdade Nobre (FAN) para a gestão social do território portal do Sertão/Bahia em articulação com o conselho de desenvolvimento sustentável (Codes).(2013-06-06) Carneiro, Conceição ElianaDiscutir sobre a articulação e a integração das políticas públicas voltadas para o atendimento dos direitos dos cidadãos foi uma das iniciativas desse trabalho. Apreender as formas de participação das pessoas a partir da execução da Política Nacional de Assistência Social e da Política de Desenvolvimento Territorial foi uma das estratégias de discussão na pesquisa realizada e mais ainda, a forma como essas duas políticas sociais podem contribuir para fortalecer o ensino superior e vice-versa. E foi através do ensino superior que essa pesquisa tomou corpo e forma, pois o objetivo geral foi analisar como o Curso de Serviço Social da FAN pode contribuir com o desenvolvimento social do Território Portal do Sertão. Para tanto, foi necessário perpassar por um referencial teórico voltado para o entendimento das políticas públicas de Assistência Social, Desenvolvimento Territorial e Educação, bem como discutir a implantação do Curso de Serviço Social na FAN e consequentemente no Território de Identidade Portal do Sertão. Além do referencial teórico abordado, vale destacar que a metodologia utilizada foi a da pesquisa aplicada através de análise documental e de entrevistas semi-estruturadas com diretores, professores e estudantes da FAN e com os conselheiros de Desenvolvimento Sustentável do Território Portal do Sertão. Na análise dos dados pôde se perceber que o Curso de Serviço pode desenvolver várias estratégias que contribuam com o desenvolvimento social do Território a partir do plano de ação apresentado como produto do Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação, que durante dois anos deverá ser executado nos municípios do Território e também na Instituição de Ensino Superior em voga. Salienta-se que essa proposta tem a intenção de contribuir com essa integração das políticas públicas a partir do desenvolvimento das atividades apresentadas e envolvendo três segmentos importantes na sociedade: uma IES de âmbito privado, a sociedade civil e o poder público do dos municípios inseridos no Território de Identidade Portal do Sertão.
- ItemAs competências pedagógicas e a construção do plano de gestão escolar: desafios e possibilidades de uma ação compartilhada(2013-07-26) Silva, Rita De Cássia NascimentoO objetivo do presente trabalho foi analisar de que forma as competências pedagógicas, a infraestrutura e o entendimento dialético entre os sujeitos que compõem a unidade escolar promovem a construção de indicadores para um plano estratégico de gestão a partir de uma ação compartilhada. Para atingir tal propósito foram avaliados os dados informativos da unidade escolar; identificadas às competências pedagógicas; identificada, por meio de estratégia facilitadora, a compreensão dos pais e alunos no que diz respeito à gestão escolar como apoio na construção de indicadores para um plano estratégico de gestão escolar. O campo de pesquisa contemplou uma unidade de ensino do município de Barreiras, figurando como entrevistados os professores com formação em Pedagogia, bem como a diretora, coordenadoras, pais e alunos da unidade. Com base nos dados assentados em três capítulos pode-se compor os principais elementos de um Plano de Gestão para o CESCJ: 1. Organização/Equipe de Gestão; 2. Caracterização da Unidade Escolar (Ambientes Pedagógicos e Ambientes Administrativos; Linhas Básicas do Projeto Político Pedagógico); e 3) Indicadores do Quadro de Metas
- ItemInvestimentos públicos diretos em educação superior na Bahia: um estudo de caso sobre o sistema estadual de educação superior da Bahia(2013-08-23) Miranda, Marta Rosa Farias de AlmeidaEsta dissertação traz um estudo de caso sobre Sistema Estadual de Educação Superior da Bahia que tem como foco o orçamento e financiamento da educação. Teve como objetivo geral identificar os critérios adotados pelo Governo do Estado da Bahia para decidir sobre a alocação dos recursos públicos destinados aos orçamentos das Universidades Estaduais; e como objetivos específicos: Levantar e analisar a origem e evolução das alterações no comportamento dos recursos alocados aos orçamentos do Governo destinados à Educação no período de 2004 a 2013; Verificar quanto a transparência, acessibilidade e disponibilização dos critérios adotados pelo Governo do Estado da Bahia para decidir sobre a alocação dos recursos aos orçamentos das Universidades Estaduais; e Identificar e analisar a trajetória, configuração e composição dos orçamentos das Universidades Estaduais Baianas no período de 2004 a 2013. O Sistema Estadual de Educação Superior da Bahia é composto por quatro universidades: Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Universidade Estadual da Bahia (Uneb) e Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). Na análise dos dados quantitativos da participação da função Educação nos orçamentos anuais do Estado da Bahia, no período de 2004 a 2013, considerando os recursos do tesouro, constatamos que esta correspondia a 15,65% em 2004; em 2013, dez anos depois, passou a responder por 16,46% que corresponde a menos de 1% (0,81%) de acréscimo. Contrastando com outras funções a exemplo de: Judiciária: 1,07%; Segurança Pública: 1,77%; Urbanismo: 1,49%; e Saneamento: 1,43%. Na análise da participação percentual, de cada uma das instituições, no valor global destinado as Universidades, verificou-se certa linearidade, tendo sido apurado, no período, as seguintes médias: Uefs: 23,64%; Uesb: 20,61%; Uesc: 17,23%; e Uneb: 38,51%. Nos orçamentos das Universidades confirmou-se a absoluta predominância, no período estudado (dez anos), das despesas correntes e, mais especificamente, das despesas com pessoal e encargos, evidenciando a baixa capacidade de investimentos. Aproximadamente 75% dos recursos destinados às universidades são utilizados para o pagamento de despesas com pessoal e encargos. As despesas correntes corresponderam, em média, a 95,7% do total do orçamento anual. Já as despesas de capital alcançam apenas a média de 4,3%. A concentração de recursos na categoria de despesas correntes, com predominância nas despesas com pessoal e encargos, sinaliza que, ainda que considerados importantes e tenham alcançado algum consenso, as prioridades de alocação aos orçamentos não estão diretamente associadas a critérios que reflitam a realidade das Universidades Estaduais, negligenciando suas reais necessidades e missão estatutária (ensino, pesquisa e extensão). Foi aplicado questionário visando identificar o grau de conhecimento dos atores sobre os critérios mínimos adotados pelo Governo do Estado da Bahia, para decidir sobre a alocação dos recursos públicos aos Orçamentos Anuais das Universidades Estaduais Baianas. Os resultados evidenciaram que nenhum dos atores afirma “Conhecer Totalmente” tais critérios: 46% declaram conhecer parcialmente e 56% afirmam que não os conhecem. O resultado chama atenção em especial, tendo em vista que, de acordo com o perfil dos atores, 42% são dirigentes e gestores na área da Educação Superior na Bahia, 23% são docentes e 8% são alunos de programas de pós-graduação na área das Ciências Humanas com ênfase na Educação. Os resultados permitiram evidenciar que processo assim como os critérios adotados pelo Governo, para decidir sobre a alocação dos recursos públicos aos Orçamentos Anuais das Universidades Estaduais carecem de transparência, divulgação e acessibilidade, condições necessárias à modernização dos mecanismos de planejamento e gestão governamental à promoção da melhoria das alocações de verbas públicas, da qualidade dos gastos, bem como da avaliação das políticas públicas.
- ItemK-engine: desenvolvimento do motor do jogo-simulador kimera cidades imaginárias(2013-08-26) Potapczuk, Diego de OliveiraOs jogos digitais são uma importante forma de cultura em nossa sociedade contemporânea, utilizando de enredos cada vez mais complexos, gráficos que beiram o realismo e entretendo as pessoas ao mesmo tempo que permitem que essas aprendam sobra novas temáticas. Este trabalho de conclusão de curso apresenta a pesquisa de desenvolvimento tecnológico da produção do motor de jogos-simuladores digitais K-engine a ser utilizado pelo jogo-simulador Kimera: Cidades Imaginárias em desenvolvimento pelos pesquisadores do grupo Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade (GEOTEC) que aborda o entendimento acerca de espaços das cidades (vivido, percebido e concebido) auxiliando assim o ensino da Educação Cartográfica para os alunos da 4º série (5º ano) do Ensino Fundamental da Rede Pública de Ensino do Estado da Bahia. Como objetivo principal é apresentada a produção de um motor de jogos digitais utilizando a linguagem computacional ActionScript 3 e a plataforma Flash. No desenvolvimento do projeto Kimera, o qual essa pesquisa faz parte, foi utilizada a metodologia PDCA (Planejar-Executar-Verificar-Ajustar) e o Processo de Desenvolvimento Iterativo e Incremental (PDSII) foi utilizado para o desenvolvimento do motor de jogos-simuladores digitais. Os principais resultados obtidos foram a construção do motor de jogos-simuladores digitais K-engine utilizado pelo jogo simulador Kimera e a socialização das informações envolvidas no desenvolvimento de um jogo digital com o grupo de pesquisa e a sociedade
- ItemModelagem geométrica: construção de objetos gráficos à composição do jogo-simulador kimera(2013-08-26) Machado Filho, Edson José DiasA partir de técnicas mais apuradas utilizadas na modelagem geométrica como a paramétrica, a booleana e as de varredura por rotação ou extrusão que se somam a tantas outras, associados aos altos padrões de renderização, disponibilizados nas ferramentas computacionais existentes nesta segunda década do século XXI, é que imagens fotorrealísticas, favorecidas pela fidedignidade dos simulacros, puderam ser geradas para elevar as expectativas dos atores sociais no reconhecimento dos detalhes existentes no espaço concebido. Diante desse contexto, o objetivo desta proposta é conceber e desenvolver objetos gráficos fotorrealísticos, explorando e aplicando técnicas de modelagem geométrica à composição do jogo-simulador Kimera: cidades imaginárias, potencializando-o através de elementos 3D, à consonância dos cenários a serem criados e representados pelos sujeitos jogadores. A proposição teórica utilizada está pautada nas diretrizes formais de um relatório técnico, que tem um arcabouço teórico respaldado em referenciais sobre jogos digitais, modelagem tridimensional e elementos da percepção visual, abordando algumas teorias da Gestalt, além de discussões acerca do espaço. Os pressupostos metodológicos estão embasados na pesquisa aplicada e no método da similaridade obtido pelas renderizações geradas a partir de estruturas edificadas existentes em nosso cotidiano. Assim, este trabalho é sedimentado no “Ciclo de Deming”: o PDCA (Plan–Do–Check–Act), que significa Planejar-Executar-Verificar Agir. Este se constitui em um método de gestão de qualidade contínua, direcionado à análise das diversas edificações, estruturas, códigos e símbolos das cidades existentes, as quais serão virtualizadas com técnicas do LOD - Level Of Detail (níveis de detalhes) para compor os elementos gráficos no jogo-simulador de cidades Kimera, e, concomitantemente, prover uma biblioteca dos modelos tridimensionais gerados, para que se interoperabilizem com outros softwares compatíveis. A proposta contribuiu para o estudo do entendimento do espaço com a utilização de objetos 3D, digitalmente compostos por atribuições diferenciadas para aguçar a cognição dos sujeitos jogadores. Estes são estimulados a partir de elementos gráficos diferenciados, compostos com formas e níveis de detalhes apropriados, os quais agregam aos recursos didáticos existentes, um novo conceito de aprendizagem: o jogo simulador Kimera
- ItemPortal redepub: história das escolas da rede pública do estado da Bahia(2013-08-28) Garcia, Ricardo SilvaEste trabalho tem como objetivo criar um espaço para o registro e memória da História das Escolas da Rede Pública do Estado da Bahia, bem como conceber um Portal, na internet, como potencial a esta pretensão. Esta iniciativa explora as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) como dispositivos para memorar a História das Escolas da Rede Pública, bem como valorizar a pluralidade dos lugares, socialmente, instituídos pelos sujeitos e, entrelaçados com a história das escolas, lugares estes, que (de)marcam laços de vizinhança, geram práticas sociais e constituem as singularidades nos processos de aprender, ensinar, relacionar e pertencer, pelos alunos e professores. Assim, o desencadeamento é a construção de um Portal denominado REDEPUB: História das Escolas da Rede Pública da Bahia, como potencial para salvaguardar a memória desses espaços. Desta forma, este projeto propõe-se a destacar as relações entre as a memória individual e coletiva, redes sociais e digitais, as comunidades de prática e suas correlações em detrimento ao caráter proposicional das tecnologias que envolvem a criação desse espaço virtual. A metodologia para o desenvolvimento do trabalho consiste na utilização de dois pressupostos: pesquisa aplicada, como base para o trabalho colaborativo voltado para o resgate das histórias junto aos sujeitos, como preposição para o entrelaçamento entre comunidade, escola e universidade e, o método do PDCA (Plan; Do; Check; Action), para construção e desenvolvimento das etapas relacionadas ao dispositivo (portal), os quais tornaram possíveis as primeiras inserções na Escola Municipal Roberto Santos, localizada no Bairro do Cabula/Salvador/Bahia. Esse lócus, inicial, teve como propósito demonstrar as possibilidades que o portal traz às histórias da escola e dos sujeitos, bem como dinamizar a comunidade escolar no seu uso e redimensionamento. Esse trabalho, já ampliou suas arestas, e agregará outras escolas de Salvador e de outros municípios do Estado da Bahia
- ItemO voo do kimera: uma proposta de extensão baseada nos conceitos de sensoriamento remoto aplicada ao jogo-simulador kimera(2013-10-07) Santos, Saulo Leal dosEste Trabalho Final de Conclusão de Curso, sob a forma de um Relatório Técnico, objetiva apresentar o processo de desenvolvimento de uma extensão para o jogo simulador Kimera: Cidades Imaginárias, desenvolvido pelo Grupo Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade (GEOTEC), fundamentada nos conceitos de sensoriamento remoto, cartografia digital, jogos digitais e engenharia de software. Pretende-se que esta extensão potencialize a exploração dos conceitos básicos da teledetecção, possibilitando visualizar, de modo vertical, a cidade do Rei Kimera, através de um conjunto de funcionalidades que denominamos “Voo do Kimera”. O desenvolvimento da extensão justifica-se devido à importância da utilização das imagens de sensoriamento remoto no mundo atual, seu grande potencial didático à educação cartográfica e a imersão que as crianças e adolescentes, da sociedade atual, têm com os jogos digitais, bem como a escassez desta abordagem na sala de aula e nas práticas sócio-espaciais efetivadas nas escolas brasileiras. O percurso metodológico deste trabalho é baseado em uma Metodologia Colaborativa Aplicada, na qual há participação de pesquisadores de diversas áreas, professores e alunos da escola parceira. Associados a este percurso metodológico utilizamos o método do Ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Act) no que se refere ao gerenciamento e a execução do projeto e, o PDSII (Processo de Desenvolvimento de Software Iterativo Incremental) para composição e desenvolvimento da extensão. Esse entrelaçamento de preposições metodológicas nos conduziram a uma dinâmica de construção coletiva, onde professores, pesquisadores e alunos da Educação Fundamental I, da Rede Pública de Ensino, colaboraram de forma intensa na definição dos elementos aqui descritos e na composição dos processos da construção dessa extensão. O resultado, até aqui, poderá ser verificado na versão beta do jogo-simulador Kimera que estará disponível no site do Projeto Kimera
- ItemO estresse ocupacional do gestor escolar: um estudo nas escolas municipais do Cabula/Salvador Bahia(2013-11-19) Guimarães, Ana Lúcia de Castro OliveiraO presente estudo investigou o estresse ocupacional do gestor escolar da Rede Municipal de Ensino do Cabula, em Salvador, buscando mapear a percepção dos fatores estressores associados ao trabalho e às estratégias de enfrentamento por parte desses sujeitos. O referencial teórico do estudo centrou-se principalmente no modelo transacional de estresse de Lazarus (1984, 1986, 1993, 1995, 1998) e Folkman (1980, 1985, 1986, 1988) e nos estudos de Cooper (1981, 1982, 1983, 1988, 1997, 1998) sobre o estresse nos ambientes de trabalho, partindo da seguinte questão: Qual a relação entre as condições e organização do trabalho com o estresse ocupacional do gestor escolar da rede municipal de ensino? Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com doze gestores escolares e, posteriormente, analisadas através do agrupamento dos fatores estressores, relatados pelos gestores, nas seguintes categorias: sobrecarga de trabalho, violência na escola, relação controle/autonomia no âmbito da gestão escolar e relacionamento interpessoal. Percebemos que as estratégias de enfrentamento mais utilizadas foram agrupadas em categorias focadas na emoção e no problema (Lazarus e Folkman, 1984), com forte destaque ao enfrentamento religioso. Ficou evidenciada a dificuldade dos gestores para lidar com as situações de estresse ocupacional ao relatarem as condições precárias de trabalho, a fragilidade em sua formação e a autonomia limitada. Os resultados demonstram a complexidade do tema abordado e apontam para a necessidade do desenvolvimento de programas de intervenção voltados para a busca de soluções das situações geradoras de estresse. O produto final da pesquisa foi uma Proposta de Intervenção de Prevenção ao Estresse Ocupacional do Gestor Escolar, a ser apresentada à Secretaria Municipal de Ensino Educação de Salvador – SMED.
- ItemEscola penitenciária: por uma gestão da educação prisional focada na dimensão pedagógica da função do agente penitenciário(2013-12-16) Carvalho, Everaldo Jesus deEm meados do século XX, a ONU, através da Declaração Universal dos Direitos Humanos – 1948 e As Regras Mínimas para Tratamento de Prisioneiros – 1955, estabeleceu novos parâmetros humanitários com relevante repercussão para a segurança pública e execução penal, com ênfase numa adequada formação e capacitação do pessoal penitenciário. No Brasil, o CNPCP (Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária) em 1994, regulamentou as Regras Mínimas para o Tratamento do Preso, enfatizando a preparação e formação dos profissionais de custódia das unidades prisionais, através de escolas penitenciárias. Ressalte-se, que no ano de 2013 a Bahia figura como o único estado da Federação que ainda não implementou sua Escola Penitenciária como estabelece a Meta de nº 13/2008 do Plano Diretor do Sistema Penitenciário elaborada pelo Departamento Penitenciário Nacional. Neste sentido, o estudo Escola Penitenciária: por uma gestão da educação prisional focada na dimensão pedagógica da função do agente penitenciário visa contribuir para a formulação das bases de um sistema de ensino e capacitação profissional para os agentes penitenciários da SEAP - Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado da Bahia. Para tanto, põe em evidência o contexto histórico do surgimento do sistema penitenciário baiano, em especial o da Penitenciária Lemos Brito, local onde a pesquisa foi desenvolvida, traça o perfil socio-histórico do Agente Penitenciário, bem como analisa seu perfil profissional pela sua própria ótica, pela ótica dos encarcerados e de demais técnicos dos serviços prisionais. O estudo ainda descreve os procedimentos operacionais do Agente Penitenciário, no sentido de identificar os entraves para a efetivação da dimensão pedagógica de sua atividade. Como aporte metodológico, utilizou-se a pesquisa qualitativa com aplicação de questionários semi-estruturados e análise de documentos institucionais, para, como proposta de intervenção, formular as bases de uma Escola de Formação Penitenciária sintonizada com as especificidades e o contexto sócio-histórico do sistema prisional baiano, tendo como referência a Matriz Curricular e o Guia de Referência Nacional para a Gestão da Educação em Serviços Penais.
- ItemOs direitos da criança e do adolescente no contexto das tecnologias da informação e comunicação(2013-12-19) Santos, Geruza Gomes dosO uso das tecnologias nas escolas em especial a internet e o computador se amplia nesse novo cenário do século XXI, no entanto, não é de hoje que pensadores e pesquisadores vem falando desta temática. Com o avanço da globalização a tecnologia passou a ser inserida no cotidiano e as informações e os conhecimentos chegam com maior intensidade e freqüência até nós, por meio dos computadores e da internet. Assim, este trabalho discute a importância do uso das tecnologias na educação de crianças e adolescentes, especialmente para a difusão do Estatuto. Foi feito uma revisão bibliográfica sobre o assunto, buscando dar ênfase no porque de sua utilização, re/significando sua relevância com base na problemática dos direitos da criança e do adolescente no contexto das TICs. Com esse trabalho foi possível constatarmos a importância da inserção de conteúdos programáticos sobre o ECA e as TICs na formação dos professores, especialmente do ensino fundamental, vez que, o aprofundamento e reflexão sobre o tema está ganhando, cada vez mais, notoriedade nas instituições acadêmicas, impulsionadas, na maioria das vezes, pelo desafio de socializar direitos e o impacto das suas dimensões na prática cotidiana. Dessa forma, foi constatado a necessidade de repensarmos acerca de estratégias na difusão dos direitos e deveres da criança e do adolescente dentro e fora dos espaços educacionais.
- ItemOs jogos eletrônicos como dispositivos mediadores: caminhos possíveis para formação de licenciandos no Departamento de Educação da Uneb – campus I(2014) Rios, Vanessa dos SantosOs jogos eletrônicos fazem parte do cotidiano de gerações que interagem com diferentes mídias e se comunica por elas, atribuindo-lhes diferentes sentidos. Inseridos nesse contexto, pesquisadores, a exemplo de Alves (2005), Moita (2007), Gee (2004) e Espinoza et al (2011) tem revelado possíveis contribuições dos jogos eletrônicos para a aprendizagem. Esta pesquisa tem como objetivo compreender como os jogos eletrônicos como dispositivos podem mediar a formação, bem como apresentar uma proposta de formação que discuta a presença dos jogos eletrônicos, como elemento da sociedade contemporânea, enfatizando suas contribuições para as propostas que norteiam as práticas formativas no DEDC- I. Para responder o problema: De que modo uma proposta mediada pelos jogos eletrônicos pode contribuir para a formação de licenciandos?, dialogamos também com autores como Macedo (2002, 2010, 2012, 2013), Dominicé (2006, 2012) e Larossa (2002, 2010), que discutem a formação dos sujeitos. A pesquisa tem aporte metodológico de base qualitativa, com pressupostos da pesquisa-formação, através da mediação de alguns dispositivos para coleta de informações, como entrevista semi-estruturada, questionários e diário de bordo. Após a análise, percebemos as contribuições da pesquisa para os licenciandos, no que se refere à aproximação desses sujeitos com elementos da cultura digital, ratificando assim, a necessidade de rever o atual currículo do DEDC-I, inserindo os jogos eletrônicos enquanto dispositivos mediadores na formação dos licenciandos. Compreendemos e valorizamos os sujeitos como autores da sua própria formação, reconhecendo os desafios a serem enfrentados para envolver a comunidade nos processos formativos mediados pelos jogos, como dispositivos para diferentes aprendizagens
- ItemO webfólio na prática docente: contribuições para o desenvolvimento de uma postura crítico-reflexiva(2014) Góes, Nohara Vanessa Figueiredo Alcântara; Alves, Lynn Rosalina GamaNum contexto de evolução das tecnologias digitais e popularização da internet, a escola ainda vivencia processos educativos fechados, pautados em conteúdos fixos e práticas autoritárias que obstruem a trilha percorrida pelos professores em direção à reflexividade e à criticidade. O webfólio surge, nesse contexto, como uma proposta inovadora de registro, compartilhamento e reflexão da práxis e propõe uma prática docente mais criativa, autoral e autônoma. Para além de um portfólio numa plataforma online, o webfólio configura-se numa viável e útil estratégia de reflexão crítica das experiências vivenciadas na escola, possibilitando aos professores um exercício dinâmico e criativo de acompanhamento e reflexão teórico-prática das suas atividades. Nesse contexto, surge o seguinte questionamento: em que medida o processo de construção do webfólio contribui para o desenvolvimento de uma postura crítico-reflexiva no professor? Este estudo, portanto, tem como objetivo implementar um projeto de intervenção que dispare o desenvolvimento de uma postura crítico-reflexiva nos professores utilizando como estratégia a construção de um webfólio institucional. Tal trabalho está subsidiado nos parâmetros da pedagogia histórico-crítica como sugestão teórico-prática para a inclusão de uma perspectiva crítica na reflexão docente. Para tanto, foi proposto um trabalho de construção colaborativa de um blog institucional que teve como sujeitos os professores – inclusive aqueles que atuam como gestores – de uma escola da rede municipal de Salvador. Tal investigação se constituiu numa pesquisa de abordagem qualitativa na qual o seu caráter transformador, caracterizou uma pesquisa-ação, já que se pretendeu promover a mudança de uma determinada realidade e conscientizar os sujeitos envolvidos da necessidade de uma postura crítica e transformadora no contexto educacional do qual fazem parte. A partir da proposta interventiva desta pesquisa, foi constatado que o webfólio pode se constituir numa estratégia disparadora de mudanças no trabalho docente por viabilizar, em associação com outras ações, processos crítico-reflexivos na escola.
- ItemKimera K-Amplus: Ampliação do Entendimento do Espaço Cartográfico com Jogo-Simulador(2014-02-17) Santiago Junior, Humberto AtaideEsta Dissertação relata o processo de desenvolvimento da versão K-amplus do jogosimulador Kimera: Cidades Imaginárias, do grupo GEOTEC, de forma a prover imersão de realidade no simulador. Pretende-se que as funcionalidades providas por essa nova versão do jogo favoreçam a imersão do jogador, possibilitando a exploração de mapas diversos (fictícios ou reais) no jogo-simulador. O desenvolvimento desta nova versão é importante, pois amplia as possibilidades de imersão do jogador, destravando o tabuleiromapa do jogo-simulador para qualquer imagem que o jogador queira utilizar. Essa nova possibilidade permite que o jogador possa explorar os mapas reais, do seu bairro ou sua cidade, por exemplo, a partir de mapas existentes na internet ou qualquer outro mapa que o jogador tenha a disposição, oportunizando-o interagir com seu ambiente real dentro de um jogo-simulador digital. A metodologia utilizada foi a Colaborativa Aplicada, por meio da qual vários pesquisadores, de diversas áreas, participaram opinando, sugerindo, criticando, avaliando e validando melhorias e funcionalidades do produto em desenvolvimento. Esse ritmo de colaboração foi permeado pelos pressupostos do Plan Do Check Act (PDCA), para encadear de forma cíclica e evolutiva o desenvolvimento da pesquisa. Para o desenvolvimento específico do jogo-simulador, foram utilizados pressupostos do Processo de Desenvolvimento de Software Iterativo Incremental (PDSII), em que cada etapa representa uma melhoria específica no sistema e a sucessão de melhorias gera o produto final. Palavras-chave: Educação Cartográfica, jogos-simuladores, Cartografia Digital.
- ItemGoogol: proposta de implementação do laboratório de ensino de matemática no IF Baiano – campus Senhor do Bonfim(2014-12-16) Aragão Filho, Osvaldo AlvesEste trabalho tem como objetivo propor a implementação do Laboratório de Ensino de Matemática no IFBAIANO – Campus Senhor do Bonfim, no estado da Bahia. Com a pretensão de realizar e observar diversas práticas pedagógicas por meio da utilização e construção de materiais didáticos manipuláveis, essa proposta tentará mobilizar alunos e professores, à exploração dos processos que envolvem o ensino e a aprendizagem da Matemática. Inicialmente, fizemos uma pesquisa exploratória com alunos do curso técnico em agropecuária integrado ao médio, para sabermos sobre as condições e demandas do campus e suas expectativas em relação à aprendizagem da Matemática. Após essa consulta, fizemos visitas técnicas em dois ambientes com características semelhantes ao que queremos implementar no IFBAIANO. Para isso buscamos compreender o conceito e analisamos as particularidades que envolvem uma proposta como essa. Fundamentamos nosso trabalho com autores como Lorenzato (2006), Borba e Penteado (2010), Turrioni (2004), D’Ambrósio (2002), Hetkowski (2004), Kenski (2012), entre outros, para discutir as diversas concepções e perspectivas a respeito de Ensino de Matemática no Brasil e no IFBAIANO, Ensino de Matemática e as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), e o uso e construção de Materiais Didáticos (MDs) como ferramenta para o Ensino de Matemática. A metodologia para a implementação do Laboratório se dividiu em quatro fases: Pesquisa exploratória junto aos alunos do campus, elaboração das bases teóricas para a aplicação do projeto, visitas técnicas, e a elaboração do modelo arquitetônico e croqui do espaço físico, juntamente com os orçamentos necessários para a construção do laboratório e o regimento que irá normatizar as atividades desse espaço. Um dos resultados que pretendemos alcançar é submeter esse trabalho em alguns editais de fomento, que possam colaborar na consolidação dessa proposta
- ItemEnsino de geometria e tecnologia: potenciais do audiovisual na formação de professores das séries iniciais do ensino fundamental(2015) Freitas, Danton de OliveiraOs conhecimentos geométricos entrelaçam-se com a história da civilização desde seus primórdios a partir de um processo dinâmico e cultural no qual diferentes povos manifestavam suas contribuições com saberes/costumes. Essas manifestações eram desenvolvidas através de técnicas explorando elementos da natureza e, talvez, sejam os primeiros sinais de interesse do homem pelos conhecimentos geométricos. Conhecimentos manifestados de forma empírica/experimental que em seguida Euclides sistematizou na obra “Os Elementos” possibilitando um modelo para o Ensino de Geometria sustentado nos princípios da dedução, memorização e abstração explorados até os tempos atuais. Sobre essas técnicas, enquanto teckné, apresentamos o conceito de Tecnologia priorizado neste trabalho, possibilitamos reflexões sobre a tecnologia do audiovisual e do vídeo sinalizando para seus potencias nos espaços escolares/processos educacionais no Ensino de Geometria, em particular Sólidos Geométricos, a partir da exploração de um processo de produção onde os sujeitos agiram/pensaram audiovisualmente. Objetivando desenvolver um processo de formação, com professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental, relacionado com os conteúdos de sólidos geométricos para subsidiar a prática pedagógica no Ensino de Geometria possibilitamos ações, reflexões e registros na perspectiva da pesquisa qualitativa, aplicada e participante onde os registros foram coletados através da filmagem e da observação participante durante a aplicação de um Projeto de Extensão. Nas conversações do processo de formação exploramos as reflexões possibilitadas por Eves (2004), Pavanello (1993), Gerdes (1992), Lima Júnior (2005), Pinto (2005), Bortoni-Ricardo (2008), Mendes e Machado (2013), Babin e Kouloumdjian (1989), entre outros, onde contribuíram juntamente com os participantes para sinalizarmos que: O audiovisual pode potencializar a prática pedagógica no Ensino de Geometria, particularmente em sólidos geométricos, e compreendermos que as práticas pedagógicas sejam mais abertas para os sujeitos agir/pensarem tecnologicamente com seus saberes na perspectiva de explorarem as diferentes situações vivenciadas no cotidiano.