Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (GESTEC)
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- ItemEducação científica nos cursos profissionais: um estudo no IFBA – Campus de Brumado(Universidade do Estado da Bahia, 2024-11-14) Souza, Paloma Correia de; Hetkowski, Tania Maria; Leão, José Antonio Carneiro; Machado, Maria cristina GomesEste trabalho desenvolveu uma discussão sobre a construção do conhecimento na Educação Científica, buscando superar o modelo tradicional de ensino baseado na memorização e no depósito de conteúdos, que dispensa discussões mais profundas sobre os conhecimentos do mundo. Através de um estudo de caso qualitativo, realizado no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) - Campus Brumado, analisamos documentos institucionais e aplicamos um questionário semiestruturado a 11 docentes dos Cursos Técnicos Integrados de Edificações e Informática. O questionário abordou questões relacionadas à compreensão dos docentes sobre a Educação Científica, suas experiências em sala de aula e as dificuldades enfrentadas. A partir da análise dos dados, realizada com o apoio da ferramenta tecnológica ATLAS.ti, revelou-se uma relação frágil entre as disciplinas curriculares e a pesquisa, apesar do reconhecimento dos docentes sobre a importância da Educação Científica para o desenvolvimento do pensamento crítico. Embora existam iniciativas pontuais, a integração da Educação Científica às ações pedagógicas ainda é um desafio. Deste modo, a pesquisa indica a necessidade de fortalecer a integração da pesquisa nas atividades pedagógicas, a fim de estimular a produção de conhecimento e o desenvolvimento de habilidades científicas nos estudantes. Os resultados deste estudo contribuíram para a compreensão dos desafios e oportunidades da Educação Científica no contexto da Educação Profissional e podem orientar a implementação de práticas pedagógicas mais inovadoras e eficazes.
- ItemGestão pedagógica na graduação à distância: um estudo de caso da UNEAD/UNEB(Universidade do Estado da Bahia, 2017-02-17) Souza, Lívia Fernanda Gomes de; Sales, Káthia Marise Borges; Pinheiro, Marcus Túlio de Freitas; Sales, Mary Valda Souza; Souza, Lanara Guimarães deConsiderando a relevância da EaD no contexto atual do Ensino Superior, principalmente o aumento da oferta e procura desta modalidade de ensino nas universidades públicas brasileiras a partir das politicas públicas de incentivo a EaD, o que se configura como uma possibilidade para ampliar e democratizar o acesso ao ensino superior público, gratuito e de qualidade é que se justifica a realização dessa pesquisa acerca da Gestão Pedagógica das ofertas de graduações a distância na UNEAD/UNEB. Assim, o presente trabalho tem como problematizador de investigação o seguinte questionamento: quais princípios e processos de Gestão Pedagógica podem contribuir para a qualificação dos Cursos de Graduação a Distância da UNEAD/UNEB? Apresenta como Objetivo Geral: propor princípios e processos de gestão pedagógica para as graduações a distância da UNEAD, tendo como parâmetro o curso de Administração Pública a distância e como produto final uma Modelagem de Gestão Pedagógica para os cursos de graduação ofertados pela UNEAD. Possui abordagem qualitativa e caracteriza-se como um Estudo de Caso Descritivo Interpretativo. Tem como campo de estudo a UNEAD/UNEB, sendo o lócus o Curso de Administração Pública a Distância e os sujeitos: Coordenadoras institucionais, tutores, docentes e discentes. Traz relatos e dados a partir de análise documental, da aplicação de questionários online e entrevistas semiestruturadas. Discorreu-se ao longo desta dissertação sobre a Gestão Pedagógica e a Gestão Pedagógica na EaD, sendo as principais referências Mill e Pimentel(2010); Lunardi (2012); Lück (2009).Também discutiu-se o uso das TIC, além dos papéis e funções pedagógicas na EaD, abordou-se ainda a aprendizagem em ambientes atuais de aprendizagem (AAA) e a autonomia dos aprendizes nesses ambientes, tendo como referências Belloni (2006); Kenski (2007); Tori (2010); Freire (1987); Lima Junior (2007); Silva (2006); Neves (2005); Bonilla (2005); Levy (1993/1996); Hetkowski e Lynn Alves (2011); Sales (2013); Tajra (2001). Apresentou-se o histórico da institucionalização da EaD na UNEB, dando enfoque para a Criação da Unidade Acadêmica de Educação a Distância (UNEAD).Como produto final foi elaborada uma proposta de Gestão Pedagógica para as graduações ofertadas pela UNEAD, no formato de um manual, que poderá se constituir também como referência para situações similares em outras Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES).
- ItemImpactos da transformação digital no programa de iniciação científica e tecnológica da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública: desafios e perspectivas(UNEB, 2023-12-11) Garcez, Bárbara; Sales, Márcea; Pinheiro, Elizeu; Daltro, Mônica; Fernandes, AtsonA presente pesquisa tem como objeto de estudo a transformação digital no Programa de Iniciação Científica e Tecnológica, com o objetivo principal de identificar os impactos dessa transformação no referido programa da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, visando à implementação de melhorias nos processos gerenciais. Associada a uma abordagem qualitativa, a pesquisa adota procedimentos metodológicos como levantamento documental, com base em documentos nacionais sobre Iniciação Científica e em documentos específicos do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica da Instituição. O estudo é descritivo e exploratório, envolvendo levantamento bibliográfico com autores que discutem a criação da iniciação científica no Brasil e seus programas de apoio, tais como Massi e Queiroz (2010), Lopes e Júnior (2018), Moraes e Fava (2000), Duarte (2018), Carvalho (2017), Silva (2018), Reidner e Pischetola (2016) e Pimenta (2021), que abordam a transformação digital nas organizações. A pesquisa de campo foi realizada por meio da aplicação de questionários semiestruturados a estudantes participantes do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, além de entrevistas com o coordenador do programa, com o intuito de registrar os relatos sobre os desafios enfrentados durante o processo de transformação digital. Os resultados evidenciaram a evolução dos processos de gestão do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica na Instituição a partir da transformação digital, destacando a necessidade de acompanhamento dos impactos dessa transformação e a criação de novas diretrizes para a condução das atividades acadêmicas, a construção do conhecimento e a prática científica dos estudantes.
- ItemPDI e gestão universitária: planejamento da infraestrutura física multicampi a serviço do desenvolvimento das ações acadêmicas da Universidade do Estado da Bahia (UNEB)(Universidade do Estado da Bahia, 2023-05-29) Silva , Karoliny de Angellis Mendes; Gomes, Marcius de Almeida; Pimenta, Lídia Boaventura; Santana , Weslei Gusmão PiauO presente trabalho traz uma pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa de Pós- Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e aborda como temática a relação entre a gestão da infraestrutura universitária, PDI (2017-2022) e o ProGest (2018-2021) no âmbito da UNEB. Para compreensão do tema, foram elencadas três categorias teóricas: gestão universitária, planejamento estratégico e multicampia. O objetivo geral que norteou o estudo foi descrever a percepção dos(as) diretores e ex-gestores da UNEB sobre a política de infraestrutura física da universidade a fim de propor um relatório de orientações com ênfase nas prioridades para o desenvolvimento acadêmico da instituição universitária. A pesquisa buscou caracterizar a gestão da infraestrutura universitária multicampi como sendo estratégica para o desenvolvimento das ações acadêmicas e sua relevância no processo de planejamento institucional da UNEB. A abordagem apresentada é a quantitativa, ancorada pelo método exploratório descritivo. por meio de uma pesquisa de natureza exploratória, descritiva e aplicada. A amostra intencional do estudo foi composta em 34 gestores, sendo eles: 03 pró reitores da PROINFRA e os 31 diretores dos campi da universidade. O documento institucional ProGest/UNEB 2018-2021, balisou o período estudado por está pesquisa. A partir dos achados deste estudo, percebeu-se que apesar da percepção positiva da participação da PROINFRA no pensar estratégico da Universidade, encontram-se inconsistências entre a teoria da resolução nº1050/2014UNEB e a prática de executar o que ela preconiza, bem como, que a relação entre o PDI (2015-2019), ProGest (2018- 2021), PPCs e Proinfra se efetiva de maneira parcial, já que o percepção dos gestores é que a PROINFRA é uma pró-reitoria executora e, devido a isto, sua participação configura-se como não obrigatória nos espaços estratégicos de diálogos.
- ItemPlano de ação educacional: uma proposta pedagógica para efetivação da Lei nº 10.639/03 no currículo da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA)(2024-04-08) Santos , Jonas da SilvaO presente plano de ação constitui um Produto Técnico Tecnológico desenvolvido no contexto da pesquisa de mestrado que possui como título: Plano de Ação Educacional: Uma Proposta Pedagógica para Implementação da Lei nº 10.639/03 no Currículo da Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Esta pesquisa está vinculada ao programa de mestrado profissional em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) da Universidade do Estado da Bahia, Campus I, situado em Salvador. O mestrado profissional requer a elaboração de um produto educacional. Nessa perspectiva, o produto foi elaborado a partir da pesquisa realizada com professores de uma instituição escolar pública de ensino médio pertencente à rede estadual de educação do estado da Bahia. Com o objetivo de promover a implementação efetiva da Lei nº 10.639/03 no currículo da EJA, por meio de práticas didático pedagógicas docentes. As estratégias pedagógicas estão planejadas para acontecerem de maneira presencial ao longo do ano letivo de 2024, de forma interdisciplinar nas aulas dos professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Este plano de ação representa um produto educacional voltado para a efetivação da Lei nº 10.639/03 na modalidade de educação de jovens e adultos, desenvolvido através de práticas pedagógicas interdisciplinares que promovam uma educação decolonial.