Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (GESTEC)

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    Importância da implementação de programas de treinamento para os colaboradores terceirizados da Pró-Reitoria de Administração da Universidade do Estado da Bahia: seus desafios e perspectivas para o desenvolvimento profissional e institucional
    (Universidade do Estado da Bahia, 2024-08-02) Coelho, Maria Cristina Santos; Fialho, Nadia Hage; Pimenta, Lídia Boaventura; Jesus Júnior, José Expedito de
    Esta pesquisa se insere no contexto de três eixos temáticos interconectados: trabalho, terceirização e gestão universitária. A evolução das dinâmicas laborais contemporâneas tem provocado transformações profundas nas relações de trabalho, bem como nas estruturas socioeconômicas e culturais. Nesse cenário, a terceirização surge como um componente relevante na Administração Pública, especialmente nas Universidades Públicas com o implemento da Reforma do Estado e a consequente redução da máquina estatal. O objetivo central deste estudo é viabilizar, por meio da elaboração de um Plano de Intervenção, a implementação de programas de treinamento voltados para os terceirizados vinculados à Pró- Reitoria de Administração da Universidade do Estado da Bahia. Além disso, busca-se possibilitar a inclusão desses colaboradores nas ações de capacitação desenvolvidas pela Pró- Reitoria de Gestão de Pessoas (PGDP), proporcionando seu desenvolvimento pessoal e profissional, e contribuindo para o sucesso e crescimento da instituição, ao contar com profissionais qualificados para desempenhar suas atribuições. A pesquisa tem natureza aplicada e adota uma abordagem qualitativa, utilizando levantamentos bibliográficos para a construção do referencial teórico e a coleta de dados secundários obtidos por meio da Pró-Reitoria de Administração (PROAD) e da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PGDP) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). A partir da revisão da literatura e da legislação, busca-se examinar como as mudanças nas relações de trabalho afetam os colaboradores terceirizados, com foco na identificação de estratégias que promovam o Treinamento como ferramenta de aprimoramento profissional e melhoria das condições de trabalho, além de promover a valorização por meio do desenvolvimento pessoal e profissional. Por meio da gestão universitária, pretende-se compreender as complexas interações entre trabalho, terceirização e desenvolvimento profissional, além de apresentar uma proposta que visa à valorização e inclusão do expressivo número de trabalhadores terceirizados vinculados às instituições de ensino superior e organizações similares.
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    A privatização da educação infantil e a expansão da oferta: um diagnóstico sobre os impactos do Projeto Pé na Escola em Salvador - BA
    (UNEB, 2024-09-16) Araújo, Daniela Silva Corrêa; Barbosa, César; Conceição, Sérgio Henrique da; Bomfim, Felipe Rodrigues; Mota Júnior, Antônio de Macedo
    A pesquisa desenvolvida tem como objetivo elaborar um diagnóstico dos impactos do Projeto Pé na Escola na expansão da oferta de vagas em escolas públicas e escolas privadas conveniadas no município de Salvador, considerando as tendências relacionadas à privatização da Educação Infantil. Trata-se de uma pesquisa aplicada de abordagem qualitativa, pois busca-se perceber e compreender a natureza geral do fenômeno pesquisado a partir de um estudo de caso comparativo. Caracteriza-se por uma pesquisa descritiva e exploratória. Os procedimentos utilizados correspondem a Pesquisa Documental, sendo as principais bases para a coleta dos dados o Censo Escolar – INEP, o SIOPE e relatórios e documentos institucionais da Secretaria Municipal de Educação de Salvador. Os resultados apontaram que apesar da prevalência na população de crianças de 0 a 3 em comparação à pré-escola (crianças de 4 a 5 anos) a creche enfrenta desafios maiores em termos de cobertura e infraestrutura, enquanto a pré-escola se beneficia de uma maior prioridade nas políticas educacionais, resultando em taxas de atendimento mais elevadas. A rede privada tem complementado e, muitas vezes, substituído a rede pública na oferta de vagas devido à insuficiência da oferta pública, especialmente através do projeto Pé na Escola, que teve um rápido crescimento nas matrículas desde sua implantação. As despesas com MDE são significativamente maiores do que as com FUNDEB, indicando uma maior utilização de recursos municipais para a educação infantil. Além disso, há um aumento na transferência de recursos para instituições privadas conveniadas, que tendem a receber uma fatia maior do investimento em educação infantil em comparação com a rede pública, refletindo uma dependência crescente do setor privado para atender à demanda educacional nessa etapa. Ao final, realizou-se um relatório diagnóstico, produto dessa pesquisa, no qual apresentamos os principais impactos do Projeto Pé na Escola na oferta de educação infantil em Salvador, identificando pontos preocupantes e riscos associados à privatização, propondo estratégias para mitigar esses riscos e promover uma gestão mais eficiente e equitativa da educação infantil no município.
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    (In)formação dos professores: uma experiência formativa aplicada dos instrutores e monitores dos colégios da polícia militar da Bahia
    (Universidade do Estado da Bahia, 2018) Oliveira, Ana Flávia Ferreira de Brito; Andrade, Celeste Maria Pacheco de; Hetkowshi, Tânia Maria; Ferreira, Carlos Augusto Lima
    Como ocorrem os processos formativos de policiais militares que realizam atividades pedagógicas? Como uma instituição de ensino militar possibilita o desenvolvimento docente de profissionais que não passaram por um curso de licenciatura? Qual o sentido da docência daqueles que assumem a função que tem por base a sua experiência? São estas questões que mobilizam esta pesquisa engajada, imersiva e intervencionista na formação técnica-pedagógica dos docentes que atuam como instrutores e monitores militares nos Colégios da Polícia Militar da Bahia (CPM). Portanto, objetiva-se identificar os critérios de seleção dos policiais militares para ingresso no quadro de docente da disciplina Instrução Militar (IM), problematizando: De que maneira os instrutores e monitores militares desenvolvem os conhecimentos pedagógicos para lecionar na educação básica? Assim, a metodologia utilizada na investigação está ancorada nos pressupostos da pesquisa participante, pautada na horizontalidade e construção coletiva a partir da formação e conhecimentos pedagógicos à docência de IM nas 13 unidades do CPM. As bases teóricas que sustentam essa pesquisa estão caracterizadas a partir das categorias: Jesus (2011); Nogueira (2014); Kirsch (2013) no contexto do Colégio da Polícia Militar e a disciplina instrução militar; Perrenoud (1999, 2000), Nóvoa (1992, 2002), Pimenta (2012), Freire (1985; 1987; 1989; 2016), Tardif (2014), Libâneo (2010; 2013; 2015) uma discussão sobre formação de professor, processos formativos e saberes necessários à pratica docente; Brandão (2006), Severino (2016) para uma reflexão sobre a pesquisa participante. O processo de mergulho às caraterísticas da que compõem e constitui o quadro docente do IM/CPM tratados na pesquisa possibilitou a construção de tessituras formativas na dimensão do desenvolvimento de competências e habilidades para o ensino materializado em um Ebook Pedagógico, enquanto recurso norteador das ações e das práticas ao exercício profissional dos docentes militares que ministram o componente curricular Instrução Militar.
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    Pedagogia visual e multiletramentos como elementos de formação cidadã na educação de jovens, adultos e idosos surdos e surdas
    (Universidade do Estado da Bahia, 2024-06-14) Santos, Joneis Canedo de Santana dos; Sales, Kathia Marise Borges; Santos, Edméa Oliveira dos; Correia , Patricia Carla da Hora
    Esta pesquisa intitulada “Pedagogia Visual e Multiletramentos como elemento de formação cidadã na Educação de Jovens, Adultos e Idosos Surdos e Surdas” emerge da urgência de utilizar didática consonante para subsidiar planos e situações de ensino na/para a docência com estudantes jovens, adultos e idosos com surdez. A partir da seguinte questão de pesquisa: Como uma proposta de Desenho Didático pode desvelar-se elemento de formação cidadã na Educação de Jovens, Adultos e Idosos Surdos e Surdas? buscou-se o objetivo geral de compreender como a Pedagogia Visual e os Multiletramentos podem constituir-se em uma proposta de Desenho Didático para formação cidadã na Educação de Jovens, Adultos e Idosos Surdos e Surdas do Centro Educacional Sons no Silêncio (CESS). No desdobramento do alvo maior, têm-se os seguintes objetivos específicos: contribuir para discussão teórico-acadêmica acerca da Educação de Jovens, Adultos e Idosos Surdos e Surdas, articulando a Pedagogia Visual e os Multiletramentos como elementos estruturantes de um Desenho Didático para as situações de ensino no/do CESS; promover articul(ação) crítica/reflexiva acerca da Educação de Jovens, Adultos e Idosos Surdos e Surdas, fundamentada na cultura surda, nas identidades surdas e na Língua Brasileira de Sinais; construir e aplicar uma proposta de Desenho Didático a partir da Pedagogia Visual e dos Multiletramentos, propondo práticas de ensino como elemento de formação cidadã para os/as estudantes jovens, adultos e idosos Surdos e Surdas no/do CESS. Para tanto, desdobram-se conceitos teóricos e filosóficos das seguintes categorias estruturantes: Pedagogia Visual com Campello (2008); Multiletramentos Rojo (2009;2012 e 2013); Rojo e Moura (2012); Freire (2011, 2013, 2014) e Arroyo (2008) para embasar o trabalho sobre EJA; Santos (2016) em Desenho Didático (DD). Nas bases metodológicas da etnopesquisa, adota-se a Pesquisa-formação com fundamentos de Macedo (2021) e do Círculo de Cultura (CC) como dispositivo metodológico, conforme Freire (2011, 2013, 2014). Na construção dos dados em campo, serão utilizados os métodos dos CC; diário de campo e roda dialógica para avaliação final. Como legado da pesquisa, têm-se a produção científica do texto da pesquisa que ficará disponível para consultas e uma proposta de DD para as situações de ensino com estudantes jovens, adultos e idosos Surdos e Surdas da Educação Básica
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    Fluindo pelas corredeiras: os percursos escolares de mulheres no PROEJA Integrado do IFSUL no Campus Charqueadas
    (Universidade do Estado da Bahia, 2024-08-23) Amaral, Cristiane Teixeira do; Matos, Rosângela da Luz; Machado, Célia Tanajura; Calixto, Patrícia Mendes; Conceição, Sérgio Henrique; Santos, Paulo César Marques de Andrade
    O relatório de pesquisa tem como objeto de estudo os percursos escolares das mulheres estudantes do PROEJA Integrado, ingressantes entre 2020 a 2023, do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSUL) no campus de Charqueadas. O objetivo geral é conhecer as narrativas de estudantes mulheres sobre o percurso construído no curso de Fabricação Mecânica do PROEJA Integrado. Os específicos são: descrever o perfil sociodemográfico das discentes participantes, comparar os percursos escolares construídos em relação ao currículo e conhecer os percursos construídos em diálogo com o contexto de vida pessoal. Os procedimentos metodológicos seguem a pesquisa aplicada de natureza descritiva com abordagem qualitativa. Os instrumentos foram questionário e rodas de conversa. A análise dos dados envolveu a descrição dos perfis sociodemográficos e a análise de conteúdo das narrativas, de acordo com os procedimentos metodológicos de Bardin. Essa abordagem permitiu identificar e compreender as categorias e temas emergentes das narrativas das alunas como: apoio, desafios, expectativas e motivações, percurso e questões de gênero. Os resultados revelaram um perfil sociodemográfico, com predominância de jovens, solteiras e mães, muitas das quais conciliavam trabalho em tempo integral com os estudos. A sobrecarga de responsabilidades familiares, a vulnerabilidade socioeconômica e a mobilidade foram desafios recorrentes mencionados pelas participantes. Destacaram a importância da assistência estudantil e dos professores, para o sucesso escolar. Além disso, as narrativas evidenciaram a necessidade de revisão do currículo, com ênfase em horários mais flexíveis e aulas práticas. Como produto final, temos um artigo, um cronograma de oficinas para as alunas e um boletim informativo para a gestão acadêmica.