Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (GESTEC)

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    Fotoperformance narrativas imagéticas autobiográficas “de mulheres” em processos formativos
    (Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-26) Lima , Lauren Oliveira; Leão, José Antonio Carneiro; Conrado, Margarete de Souza; Dias, Josemeire Machado; Teixeira, Maurício de Carvalho
    O presente estudo se justifica pela relação entre o eu mulher, artista e educadora, o outro e a ciência. O agora e o depois, os silêncios fotografados e o contínuo gesto inconcluso de expressão de vida, mediados pelos movimentos de autoformação. A partir do questionamento: Como podem ser apresentadas as narrativas (auto)biográficas e/ou imagéticas de mulheres em processo formativo? O objetivo central da pesquisa, consiste em apresentar narrativas autobiográficas com questões formativas, a partir do entrelugar de gênero feminino, camufladas em máscaras corporais, com enfoque em suas fotoperformances e em outras leituras audiovisuais. Os ventos da pesquisa sopraram em direção à abordagem metodológica (auto)biográfica e narrativas de histórias de vida de que trouxe na memória imagética desafios compartilhados entre 14 mulheres. O embasamento teórico metodológico desta pesquisa deriva das contribuições de autores, tais como: Josso (2012), Passeggi e Souza (2017), e Pimentel (2017), dentre outros, que exploram abordagens biográficas e autobiográficas no contexto educacional. Além disso, as investigações biográficas (Bueno, 2002) também enriquecem o fundamento teórico. No âmbito da pesquisa colaborativa participante em educação, as perspectivas de Brandão (2003, 2013) e (Najmanovich 2001), agregam profundidade e substância ao arcabouço teórico deste estudo. Como fundamentação teórico conceitual, os seguintes descritores da pesquisa: Fotoperformance digital (Lemos, 2019; Roveré, 2020; Soulages 2010); Processos formativos (Dewey, 2010; Leão, 2011; Barbosa, 1998, 2014, 2019); Curadoria artística/educativa (Diniz e Lage, 2021; Hoff, 2011). Os resultados do estudo apontaram os seguintes aspectos do processo formativo: A fotoperformance emergiu como um ato de criação e resistência, servindo tanto como espelho quanto como janela. Espelho, ao refletir minhas próprias narrativas nas memórias de outras 13 mulheres, o que também permitiu uma formação a partir de suas experiências. Janela, ao oferecer ao mundo exterior uma visão das encruzilhadas autoformativas que se manifestaram ao longo de meu caminho até o momento presente desta pesquisa. A curadoria artística revelou-se um campo de variadas possibilidades, transcendendo a mera escolha, separação e organização de obras para apreciação estética e conhecimento artístico. Neste contexto, a curadoria educativa destacou-se especialmente como um campo voltado a ampliar a participação do público, tornando a arte mais acessível e culturalmente ativa. Como parte dos resultados, foi desenvolvida uma exposição virtual multimídia em realidade virtual, projetada para estimular a relação entre artista e público participante. Esta exposição convida os visitantes a se tornarem coautores da obra, aportando seus repertórios singulares e essenciais para a transformação social por meio da arte contemporânea. Assim, a pesquisa não apenas documenta experiências, mas também cria um espaço dinâmico para a construção conjunta de significados, promovendo uma interação contínua e enriquecedora entre arte e comunidade.
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    Gestão universitária: uma proposta de orientação para o Núcleo Docente Estruturante do curso de administração
    (Universidade do Estado da Bahia, 2023-11-21) Costa, Marcelo Neves; Pimenta, Lídia Boaventura; Piau, Deise Danielle das Neves; Miranda, Dayse Lago de; Santos, Elinaldo Leal
    Esta pesquisa investiga a gestão acadêmica pedagógica do ensino de administração no Brasil, como porção da gestão universitária, com enfoque no papel do Núcleo Docente Estruturante (NDE) no curso de Administração presencial da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Sob uma perspectiva sinótica, analisa a evolução do ensino de administração nas Instituições de Ensino Superior brasileiras, considerando sua origem, demanda e oferta ao longo do tempo. Fundamentado nas teorias organizacionais e críticas, o trabalho explora as influências epistemológicas ortodoxas, funcionalistas emancipacionistas que moldam a formação e atuação do profissional de administração como um continuum, a partir de autores como ALCADIPANI (2016), BERTERO (2006), PAES DE PAULA (2016-2017), SANDER (2007) e outros. Utilizando a pesquisa participante, com sessões reflexivas e rodas de conversa, o estudo busca uma compreensão aprofundada da prática docente à luz das diretrizes curriculares nacionais e das especificidades do contexto brasileiro. Como resultado, propõe-se um Plano de Trabalho Anual para o NDE, tendo como referência a matriz epistemológica proposta por Paes de Paula 2017, dialogando com as DCNs para revisar os práticas e conteúdo pedagógicos de forma unificada entre os campi da UNEB. Este plano visa aproximar o currículo da práxis e das inovações tecnológicas emergentes, como automação e mundo 4.0, previstos nas novas DCNs 2020, essenciais para a atuação do administrador. A proposta final contempla a adaptação do Projeto Pedagógico de Curso (PPC) à realidade dinâmica e tecnológica, promovendo uma formação crítica e inovadora, alinhada às demandas atuais.
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    O PRONERA: um estudo de caso da experiência do PRONERA na Uneb 1999 - 2018
    (Universidade do Estado da Bahia, 2024-08-13) Alves , Joseane Batista; Costa , Patrícia Lessa Santos; Pimenta, Lídia Boaventura; Freitas , Giselia Macedo Cardoso
    O presente estudo tem como objetivo compreender que elementos inovadores surgem das relações entre Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e Movimentos Sociais a partir da experiência do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA). A partir da minha atuação no PRONERA da UNEB, e da perspectiva dos sujeitos que participaram da construção e desenvolvimento dos projetos, buscamos avaliar esses elementos. . A UNEB, ao assumir os Projetos do PRONERA, foi desafiada a operar pela orientação de um espírito participativo, a manter o diálogo com um sujeito coletivo. Essa construção coletiva, pautada na parceria entre as Universidades e Movimentos sociais e sindicais, permitiu o acesso a conhecimentos/trocas. A pesquisa se insere em uma abordagem abordagem teórica crítica e dialética, tratando de um objeto social marcado pela historicidade e pelas contradições inerentes ao processo social real. Compreender os elementos inovadores que emergem da interação entre INCRA, UNEB e Movimentos Sociais, a partir da experiência do PRONERA, desenvolvido pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB requer uma análise das determinações e transformações dadas pelas situações históricas e pelos sujeitos envolvidos, no período de 1999 a 2018. A fundamentação teórica basea-se, principalmente, em Paulo Freire, na perspectiva da pedagogia do oprimido, onde se reforça a necessidade de educar o indivíduo a partir de sua realidade, para que ele atue como sujeito histórico, social e cultural na perspectiva da sua libertação. Em consonância com Freire, abordo Gramsci ao propor à educação um papel central no processo de emancipação dos sujeitos e na construção de um projeto social contra-hegemônico.
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    MUDICON: um museu virtual para difusão social do conhecimento dos mestres dos saberes populares
    (Universidade do Estado da Bahia, 2016) Pereira, Ana Carla Nunes; Sales, Kathia Marise Borges; Nonato, Emanuel do Rosário Santos; Santos Filho , Juvino Alves dos; Leão, José Antonio Carneiro
    O presente estudo é a criação e implementação do MUDICON (Museu Virtual para Difusão Social do Conhecimento). O objetivo do estudo apresentado foi de avaliar através dos acessos e compartilhamentos online feitos no espaço virtual, como o blog do Museu Virtual (MUDICON) pode contribuir para difundir o conhecimento dos Mestres dos Saberes, identificando possibilidades de design e ferramentas de apresentação de conteúdos e interação, auxiliando na manutenção da cultura, preservação dos saberes em nossa sociedade. Como embasamento teórico básico, referenciou-se Burnham e Sales, assim como a avaliação das Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC no processo de construção e Difusão do Conhecimento. Descreve-se a relação da cultura com a Difusão Social do Conhecimento como forma de preservação dos saberes. Compõe também esta abordagem, elaborações teóricas sobre a Educação Patrimonial e seu impacto na manutenção dos saberes populares. Apresenta a temática dos Mestres dos Saberes, situando o leitor na compreensão do que é um Mestre do Saber e a sua relevância para a manutenção da cultura popular. Foi traçado um panorama histórico-social do município de Salinas da Margarida, em especial do povoado de Conceição de Salinas, localidade de origem e permanência das duas Mestras dos Saberes: Mãe Silvia e Dona Zéo, veículos condutores para alimentar o Museu Virtual. Apresenta-se ainda todo o processo de construção do MUDICON, sua criação, desenvolvimento e concepção do projeto gráfico, as entrevistas com as Mestras dos Saberes. O estudo teve como procedimentos metodológicos a pesquisa qualitativa, para se chegar aos levantamentos dos dados desejados, utilizando-se da observação participante. As visitas as Mestras do Saber se estruturaram em um período de 6 meses. Foram realizadas 5 entrevistas, ouvindo, registrando e documentando a vida e obra das entrevistadas. Para o levantamento dos dados para posterior análise da potencialidade do Mudicon, utilizou-se como instrumento de coleta enquetes, questionários, mural e acessos. A análise dos dados mais sistematizada ocorreu entre os dias 15/11 a 15/12 de 2016. Neste período, foram feitas divulgações nas redes sociais principalmente nos grupos do facebook e whatsapp. Durante o período da análise da plataforma interna do administrador do blog, foi possível perceber que os acessos são mais constantes dos dispositivos móveis. Esses acessos demonstraram a potencialidade do espaço. Durante os 30 dias de investigação mais sistematizada, o espaço foi se consolidando gradativamente. Com a divulgação no whatsapp e nos grupos do facebook, o MUDICON passou a ter visitas constantes. Por fim, conclui-se que a tecnologia é uma grande potencializadora da Difusão Social do Conhecimento, o qual pode ser estudado, idealizado e comprovado a partir das discussões teóricas expostas em cada capítulo e de todo processo descrito de um produto funcional, o MUDICON, de rápido acesso e que traz além de inovação a possibilidade de manter o legado destes mestres utilizando-se do aparato tecnológico.
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    Estratégias para o engajamento no ensino dos conceitos da disciplina interação humano-computador utilizando metodologias ativas
    (Universidade do Estado da Bahia, 2024-08-16) Figueiredo, Ecatarine Ivi Guerreiro de Freitas; Kronbauer, Artur Henrique; Campos, Jorge Alberto Prado de; Dias, Josemeire Machado; Barreto, Maria Raidalva Nery
    Os métodos de ensino tradicionais têm gerado insatisfação entre os alunos do 5º semestre do curso de Sistemas de Informação da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) - Campus II, especialmente na disciplina de Interação Humano-Computador (IHC). Esta disciplina tem como objetivo central facilitar a comunicação entre utilizadores e computadores, tanto no desenvolvimento de aplicações como na interação com profissionais de User Experience (UX) no mercado. Nesse contexto, as metodologias ativas emergem como uma alternativa inovadora no campo educacional, colocando o aluno no centro do processo de aprendizagem. Dessa forma, o presente estudo propõe implementar uma metodologia ativa baseada nos princípios da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e da Aprendizagem Baseada em Equipas (ABE), visando engajar de forma efetiva os estudantes do ensino superior na assimilação dos conceitos fundamentais de IHC. A pesquisa é de natureza qualitativa e adota um caráter exploratório, fundamentado em estudos teóricos nas áreas de Tecnologia da Informação e Educação. A metodologia adotada é a pesquisa aplicada, com enfoque na aplicação prática do conhecimento, envolvendo etapas de planeamento, coleta e análise de dados. Como objetos de aprendizagem, foram utilizados o MIT App Inventor e o Kodular, plataformas de programação em blocos que possibilitam o desenvolvimento de aplicações compatíveis com sistemas Android e/ou iOS. Os resultados deste estudo culminaram na criação de um modelo metodológico inovador, que visa tornar a aprendizagem de IHC mais atrativa, dinâmica e prática para os estudantes, promovendo uma experiência de ensino alinhada às demandas contemporâneas do mercado e das tecnologias emergentes.