Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (GESTEC)
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Submissões Recentes
Agora exibindo 1 - 5 de 345
- ItemExperienciando a criatividade: a música como tecnologia no Colégio da Polícia Militar (CPM) – unidade Luiz Tarquínio(Universidade do Estado da Bahia, 2023-11-23) Silva , Paulo Sérgio Rodrigues da; Hetkowski , Tânia Maria; Leão , José Antonio CarneiroEsta proposta de intervenção traz a discussão sobre o exercício em potencializar a criatividade, experienciando a Música como Tecnologia, entendida a partir da Arte da criatividade e da produção, com a participação de nove alunos na faixa etária entre 15 e 18 anos de idade, jovens da Educação Básica, matriculados no Ensino Médio na Rede Pública estadual. Esse trabalho integra o Grupo de Pesquisa Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade (GEOTEC), e está relacionado ao projeto “A Rádio da Escola na Escola da Rádio”, o qual compõe a Linha 2 do GESTEC. Portanto, apresentamos a questão norteadora: De que forma registrar o processo criativo, experienciando a Música como Tecnologia, na Educação Básica, junto aos alunos do Ensino Médio, do Colégio da Polícia Militar (CPM) Luiz Tarquínio? Assim, o objetivo geral desta propositiva de intervenção é registrar a criatividade, experienciando a Música como tecnologia, na Educação Básica, junto aos alunos do Ensino do Ensino Médio do CPM e, os objetivos específicos são: Identificar como a Música pode ser potencializada como tecnologia humana, a partir da criatividade, junto aos alunos da Educação Básica; Descrever o desenvolvimento musical dos discentes por meio da criação e da criatividade; Desenvolver uma proposta a partir de Encontros Formativos sobre Música para os alunos do Ensino Médio do CPM, Luiz Tarquinio; Apresentar as dinâmicas dos fazeres e saberes musicais dos alunos do CPM-Luiz Tarquínio. No que se refere aos pressupostos teóricos sobre Música, dialogamos com Snyders (1994) e Duarte (2011); sobre Tecnologia, Hetkowski e Lima Jr (2006); Inovação Pedagógica, com Cardoso (2003) e Hetkowski et all. (2016) entre outros. A Abordagem Metodológica, esse estudo, é caracterizada pela Pesquisa Participante, gerando a troca de saberes entre pesquisador e pesquisados, no qual pudemos observar a transformação da realidade desses estudantes, embasada no viés dialógico e na relação teoria-prática. Essa abordagem agregou sujeitos e potencializou descobertas, através da participação ativa dos atores e interlocutores da pesquisa, permitindo diálogos entre música e educação e desenvolvendo habilidades, competências e criatividade musical. Portanto, foi possível relacionar a nossa identidade e experiência musical com a dos alunos envolvidos na pesquisa, através de “Encontros Formativos”, explorando a Música e seus componentes, onde resultou em um constructo agregador e positivo, ancorado nas imensuráveis possibilidades que as Artes nos proporcionam. Nesse contexto foi possível deixar como produtos desse estudo, a Oficina de Reciclagem Percussiva (ORP) e um CD, contendo nove Músicas Eletrônicas Instrumentais, denominado Tambores Digitais no formato QR-Code
- ItemReconhecendo a ancestralidade afrodescendente através das HQs digitais - contando outra história na Escola Municipal Agnelo de Brito(Universidade do Estado da Bahia, 2025-03-21) Patrocínio, Mariana Virgínia Silva Souza; Silva (Betonnasi), André Luiz Souza da; Vasconcelos, Christianne Silva; Dias, Josemeire MachadoA partir do princípio da valorização da história e da cultura afro-brasileira e africana, a presente pesquisa, intitulada “Reconhecendo a ancestralidade afrodescendente através das HQs digitais: contando outra história na Escola Municipal Agnelo de Brito”, promover a aprendizagem e a valorização da cultura e da história afro-brasileira e africana para os estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental, por meio do desenvolvimento de histórias em quadrinhos digitais. Partindo do ponto de vista de que toda história é guardada na ancestralidade, a busca por esse passado envolve o sentimento de pertencimento, de modo a ser protagonista, por poder narrar a sua história. Nesse contexto, as histórias em quadrinhos, um criador potencial de representações, que são aliadas em diversos momentos à prática pedagógica docente, abordando conteúdos como as figuras de linguagens e a interpretação dos recursos gráficos, tornam-se, nesta pesquisa, um caminho sensibilizador de construção para contar outras histórias. Para isso, a fundamentação teórica foi desenvolvida com base nos autores: Asante (2014), Brandão e Streck (2006), Diop (1974), Eisner (2005), Freire (1996), Hampâté Bâ (2010), Minayo (2012), Munanga (2007) e Vergueiro (2009). A pesquisa se embasou em um método de pesquisa participante, a qual busca conhecer e estudar os problemas da população envolvida. Além disso, caracterizou-se como qualitativa com abordagem afrocêntrica, estando voltada a fenômenos de caráter sociocultural que buscam responder a questões próprias. O trabalho se constituiu em uma observação participante, sendo desenvolvido também por meio de entrevistas semiestruturadas, rodas de conversas, rodas de contação de histórias, reconhecimento de histórias em quadrinhos, leitura e criação de HQs. A finalidade é que seja deixado um legado, no qual as histórias em quadrinhos digitais, construídas pelos participantes em um software livre, sejam utilizadas por outros professores, futuramente, em suas atividades pedagógicas.
- ItemPermanência de estudantes na educação profissional técnica de nível médio no Instituto Federal Baiano campus Santa Inês: contribuição da política de assistência estudantil(Universidadedo Estado da Bahia, 2024-11-14) Nascimento, Nelian Costa; Machado, Célia Tanajura; Henrique, Ana Lúcia Sarmento; Pimenta, Lídia Boaventura; Santana, Camila Lima Santana eO presente trabalho tem como propósito, investigar a relação da “permanência de estudantes” do ensino médio integrado, com a assistência estudantil, um tema emergente, conforme atestado pela literatura revisada. Como objetivo geral, analisou-se a contribuição da Política de Assistência Estudantil (PAE) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano), Campus Santa Inês, para a permanência dos estudantes do Ensino Médio Integrado (EMI). Este estudo de caso, de abordagem qualitativa, caracteriza-se como uma pesquisa exploratória, de natureza aplicada, visto tratar-se de um estudo que foi desenvolvido em um programa de mestrado profissional. Para a produção dos dados, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, uma pesquisa documental e uma pesquisa de campo, cujo instrumento utilizado foi entrevista semiestruturada com egressos dos cursos técnicos integrados do IF Baiano Campus Santa Inês, turma 2017, público-alvo desta pesquisa, com membros da Comissão Local da Assistência Estudantil (CLAE) e da equipe pedagógica da instituição. Para análise e discussão dos dados, foi utilizada a técnica de Análise de Conteúdo (Bardin, 2016). O estudo revelou que, para permanecer em uma instituição de educação profissional, na modalidade integrada, em tempo integral, os estudantes enfrentam grandes desafios, sobretudo no ano de ingresso, considerado o mais crítico pelos participantes da pesquisa. Os participantes apontaram também que a PAE desenvolvida no IF Baiano Campus Santa Inês cumpre seu papel na garantia do direito à educação e como mecanismo para a permanência dos estudantes do EMI, ao garantir a residência estudantil, os auxílios financeiros, o apoio emocional e o acompanhamento acadêmico, por meio de ações institucionais para a melhoria da aprendizagem, uma vez que chegam à instituição com lacunas no conhecimento. Por outro lado, consideraram que há uma centralização nos programas de repasse financeiro, o que restringe o desenvolvimento dos demais programas que podem contribuir para a formação integral dos indivíduos. Identificaram a necessidade de melhorar o gerenciamento dos programas previstos pela PAE, considerando o caráter universalizante desta política. Em se tratando de uma pesquisa aplicada, o diagnóstico da realidade evidenciada será utilizado para intervenção nesta realidade, de modo a contribuir para uma permanência mais qualificada dos estudantes deste nível de ensino. Espera-se também que este trabalho contribua para adensar estudos sobre a temática, considerando a sua escassez, na forma de oferta investigada, dentro da EPTNM.
- ItemDesign thinking para uma educação libertadora: uma experiência com alunos do Ensino Médio do Centro Juvenil de Ciência e Cultura em Salvador/Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2024-09-03) Azevedo, Diego Barreto; Dias, Josemeire Machado; Correia, Silvía Letícia Costa Pereira; Sales, Kathia Marise Borges; Santos, Tarsis de CarvalhoEste estudo visa analisar as contribuições da abordagem metodológica do Design Thinking (DT) no Ensino para Resolução de Problemas, com foco na promoção de uma Educação Libertadora, com alunos do ensino médio da rede pública estadual da Bahia, vinculados ao Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) em Salvador. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, com um estudo de campo e uma perspectiva hermenêutica, envolvendo a realização de encontros formativos para vivenciar o Design Thinking e a produção de um protótipo audiovisual. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários, observações diretas, fotografias, filmagens e anotações, possibilitando uma análise profunda das contribuições da metodologia no contexto educacional. A pesquisa também se propôs a oferecer um material que poderá ser incorporado ao portfólio pedagógico da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, ampliando a visibilidade das práticas inovadoras do CJCC-Salvador. Como produto final, foi desenvolvido o protótipo audiovisual "PodDesign", que documenta a experiência dos alunos e evidencia a aplicabilidade do DT na educação pública de forma crítica e solidária. As conclusões apontam os benefícios do Design Thinking para o desenvolvimento de uma educação mais participativa, criativa e reflexiva, além de fornecer uma base para a disseminação do uso do DT nas escolas estaduais.
- ItemEducação científica nos cursos profissionais: um estudo no IFBA – Campus de Brumado(Universidade do Estado da Bahia, 2024-11-14) Souza, Paloma Correia de; Hetkowski, Tânia Maria; Leão, Jose Antonio Carneiro ; Machado, Maria Cristina GomesEste trabalho desenvolveu uma discussão sobre a construção do conhecimento na Educação Científica, buscando superar o modelo tradicional de ensino baseado na memorização e no depósito de conteúdos, que dispensa discussões mais profundas sobre os conhecimentos do mundo. Através de um estudo de caso qualitativo, realizado no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) - Campus Brumado, analisamos documentos institucionais e aplicamos um questionário semiestruturado a 11 docentes dos Cursos Técnicos Integrados de Edificações e Informática. O questionário abordou questões relacionadas à compreensão dos docentes sobre a Educação Científica, suas experiências em sala de aula e as dificuldades enfrentadas. A partir da análise dos dados, realizada com o apoio da ferramenta tecnológica ATLAS.ti, revelou-se uma relação frágil entre as disciplinas curriculares e a pesquisa, apesar do reconhecimento dos docentes sobre a importância da Educação Científica para o desenvolvimento do pensamento crítico. Embora existam iniciativas pontuais, a integração da Educação Científica às ações pedagógicas ainda é um desafio. Deste modo, a pesquisa indica a necessidade de fortalecer a integração da pesquisa nas atividades pedagógicas, a fim de estimular a produção de conhecimento e o desenvolvimento de habilidades científicas nos estudantes. Os resultados deste estudo contribuíram para a compreensão dos desafios e oportunidades da Educação Científica no contexto da Educação Profissional e podem orientar a implementação de práticas pedagógicas mais inovadoras e eficazes.