Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (GESTEC)
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O Programa Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) é um programa de Pós-graduação stricto-sensu em Educação, na modalidade profissional, vinculado ao Departamento de Educação do Campus I-Salvador, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), conforme Resolução do Conselho Universitário (Consu) nº 772/2010 e recomendação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) por meio da Portaria MEC n.º 1325, de 21/09/11, publicada no DOU de 22/09/11. O Gestec iniciou suas atividades no ano de 2011, com a publicação do primeiro edital de seleção de alunos regulares, cuja primeira turma começou as atividades no primeiro semestre do ano de 2012.
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- ItemÍndices Bibliométricos do Google: Análise, Acesso, Estratégias e Ferramentas de Visualização(2025-08-03) Pinheiro, Marcus TúlioEste artigo apresenta um guia compreensivo sobre os índices bibliométricos da plataforma Google Scholar, com foco no h-index e no i10-index. O objetivo é fornecer aos pesquisadores uma análise aprofundada sobre a definição, o cálculo, as vantagens e as limitações inerentes a essas métricas. A metodologia adotada envolve uma revisão da literatura seminal sobre o tema, da documentação de ferramentas de análise e das boas práticas de comunicação científica. O texto detalha um conjunto de estratégias práticas para a otimização dos índices, abrangendo desde a qualidade da produção e visibilidade (SEO Acadêmico) até a colaboração e divulgação pós-publicação. Adicionalmente, são discutidas ferramentas externas e extensões de navegador que permitem análises mais sofisticadas do que a interface padrão do Google Scholar. Conclui-se que os índices bibliométricos são ferramentas valiosas para a autoavaliação e análise de trajetória, mas seu uso em processos avaliativos exige uma abordagem contextualizada, crítica e que valorize o trabalho colaborativo que sustenta a produção de conhecimento universitário.
- ItemA importância da padronização de documentos oficiais na configuração multicampi da Universidade do Estado da Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2024-09-12) Pinto, Cristiane dos Santos Aragão; Fialho, Nádia Hage; Junior , Antônio de Macedo Mota; Bomfim, Felipe Rodrigues; Silva , Marta Rosa Farias Almeida MirandaEste trabalho versa sobre a padronização de documentos oficiais no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) na multicampia da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Na administração pública, a comunicação escrita da redação dos textos oficiais representa a forma pela qual o poder público - seja de um país, estado ou mesmo município - celebra seus atos e outras formas de comunicação com o público, assim devendo seguir os trâmites de forma eficaz, eficiente e ágil. Desse modo, o objetivo do presente estudo foi compreender o processo de padronização dos documentos oficiais da UNEB. Assim, a abordagem metodológica utilizada foi de natureza quanti-qualitativa e bibliográfica, e a coleta de dados se fez através da análise de documentos oficiais da instituição, publicizados no âmbito do SEI, e a aplicação de um questionário com servidores que atuam na elaboração de tais documentos. O referencial teórico abordou conceitos fundamentais relacionados à padronização documental e à redação oficial, destacando a importância de normas e diretrizes para a eficiência e clareza na elaboração de documentos oficiais. Logo, foram exploradas teorias sobre a padronização de processos administrativos, a relevância dos manuais de redação e a influência dessas práticas na uniformidade e na qualidade dos documentos institucionais. Os principais resultados revelaram que, apesar das diretrizes estabelecidas e do esforço para padronizar os documentos, existem desafios significativos na prática. A análise dos documentos oficiais indicou inconsistências na aplicação das normas de padronização, muitas vezes atribuídas à falta de formação adequada. Além disso, muitos servidores enfrentam dificuldades na adesão às normas devido à falta de clareza nas diretrizes e à ausência de um manual de procedimentos específico para a UNEB. Por fim, o estudo aponta a necessidade urgente de um manual de normas adaptado às particularidades da UNEB, bem como a importância de programas de treinamento contínuo para os servidores envolvidos na elaboração de documentos oficiais. A realização da pesquisa possibilitou elaborar um Plano de Ação Estratégica para Implementação do Manual de Redação Oficial no Âmbito da UNEB.
- ItemEducação e consórcios públicos: condicionantes e potencialidades da gestão associada na Bahia(Universidade do Estado da Bahia - UNEB, 2024-07-31) Góes, Liliane da Silva; Rocha, José Claudio; Nacif, Paulo Gabriel Soledade; Pinheiro, Marcus Túlio de FreitasA presente dissertação visando identificar os possíveis fatores que concorrem para possibilitar ou dificultar o Regime de Colaboração educacional na Bahia, buscou investigar e compreender as possibilidades de contribuição dos Consórcios Públicos Intermunicipais Multifinalitários - CPIM para a educação básica, observando os condicionantes institucionais para sua utilização e as respectivas potencialidades, tendo como “lócus” o estado da Bahia a partir do conceito de divisão administrativa relacionada à Política de Desenvolvimento Territorial que conformam os 27 territórios de identidade. A realização desse trabalho estabeleceu buscas correlatas ao objeto de 2017 a 2023. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo exploratória, assentadas no paradigma da análise crítica, os métodos envolveram revisão da literatura, análise descritiva e analítica das fontes teóricas, normativas e documentais, somado ao estudo da legislação aplicada, tanto da área específica de educação a partir da Resolução CNE/CEB nº 1, de 23 de janeiro de 2012 complementada pela Resolução CNE/CEB nº 2, de 16 de agosto de 2021, ambas, dispõem sobre as Diretrizes Operacionais para implementação do Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE) como instrumento de gestão pública para a melhoria da qualidade social da educação, o Projeto de Lei Complementar (PLP) 235/19, que cria o Sistema Nacional de Educação (SNE), outro eixo de análise documental, foi sustentado pela Lei Federal nº 11.107, de 6 de Abril de 2005, a qual dispõe sobre as normas gerais de contratação de consórcios públicos e no Decreto nº 6.017, de 17 de Janeiro de 2007 que regulamentou a Lei nº 11.107, de 6 de abril de 2005, que dispõe sobre normas gerais de contratação de consórcios públicos. Tais análises tiveram como objetivos compreender as características jurídicas e institucionais dos consórcios públicos como um instrumento viável para a prática do regime de colaboração nas políticas educacionais da Bahia; sistematizar a literatura sobre possíveis formas de cooperação federativa na educação por meio dos Consórcios Públicos Intermunicipais na Bahia; evidenciar os Consórcios Públicos Intermunicipais como um possível mecanismo de governança educacional para atuar junto aos territórios de identidade da Bahia. Os resultados da pesquisa sinalizaram uma potente capacidade dos CP incrementar as políticas educacionais no âmbito da educação básica desde que sejam priorizadas a superação dos entraves administrativos, organizacionais e intergovernamentais, no cenário nacional, há uma crescente utilização desse instrumento pelo setor educacional, no estado da Bahia, embora se tenha amparo institucional com normatização e legislação robusta, a gestão consorciada em educação básica, ainda é um movimento tímido, frente ao quantitativo de CPIM instituídos e em funcionamento, os condicionantes evidenciados como elementos de entrave, refere-se a ausência de uma instância de governança tripartite educacional atuante nos territórios de identidade acrescida pela fragilidade das relações político-administrativa caracterizada pela desarticulação da educação nos territórios de identidade que por vezes ocasiona dificuldades intergovernamentais para a prática do Regime de colaboração e para a cooperação entre o Estado e Municípios, somado a estes fatores, evidenciou-se, majoritariamente entre os CPIM um cenário de interesse na temática educacional, mas, de desconhecimento quanto às possibilidades de atuação.
- ItemEducação e consórcios públicos: condicionantes e potencialidades da gestão associada na Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-31) Góes, Liliane da Silva; Rocha, José Claudio; Nacif, Paulo Gabriel Soledade; Pinheiro, Marcus Túlio de FreitasA presente dissertação visando identificar os possíveis fatores que concorrem para possibilitar ou dificultar o Regime de Colaboração educacional na Bahia, buscou investigar e compreender as possibilidades de contribuição dos Consórcios Públicos Intermunicipais Multifinalitários - CPIM para a educação básica, observando os condicionantes institucionais para sua utilização e as respectivas potencialidades, tendo como “lócus” o estado da Bahia a partir do conceito de divisão administrativa relacionada à Política de Desenvolvimento Territorial que conformam os 27 territórios de identidade. A realização desse trabalho estabeleceu buscas correlatas ao objeto de 2017 a 2023. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo exploratória, assentadas no paradigma da análise crítica, os métodos envolveram revisão da literatura, análise descritiva e analítica das fontes teóricas, normativas e documentais, somado ao estudo da legislação aplicada, tanto da área específica de educação a partir da Resolução CNE/CEB nº 1, de 23 de janeiro de 2012 complementada pela Resolução CNE/CEB nº 2, de 16 de agosto de 2021, ambas, dispõem sobre as Diretrizes Operacionais para implementação do Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE) como instrumento de gestão pública para a melhoria da qualidade social da educação, o Projeto de Lei Complementar (PLP) 235/19, que cria o Sistema Nacional de Educação (SNE), outro eixo de análise documental, foi sustentado pela Lei Federal nº 11.107, de 6 de Abril de 2005, a qual dispõe sobre as normas gerais de contratação de consórcios públicos e no Decreto nº 6.017, de 17 de Janeiro de 2007 que regulamentou a Lei nº 11.107, de 6 de abril de 2005, que dispõe sobre normas gerais de contratação de consórcios públicos. Tais análises tiveram como objetivos compreender as características jurídicas e institucionais dos consórcios públicos como um instrumento viável para a prática do regime de colaboração nas políticas educacionais da Bahia; sistematizar a literatura sobre possíveis formas de cooperação federativa na educação por meio dos Consórcios Públicos Intermunicipais na Bahia; evidenciar os Consórcios Públicos Intermunicipais como um possível mecanismo de governança educacional para atuar junto aos territórios de identidade da Bahia. Os resultados da pesquisa sinalizaram uma potente capacidade dos CP incrementar as políticas educacionais no âmbito da educação básica desde que sejam priorizadas a superação dos entraves administrativos, organizacionais e intergovernamentais, no cenário nacional, há uma crescente utilização desse instrumento pelo setor educacional, no estado da Bahia, embora se tenha amparo institucional com normatização e legislação robusta, a gestão consorciada em educação básica, ainda é um movimento tímido, frente ao quantitativo de CPIM instituídos e em funcionamento, os condicionantes evidenciados como elementos de entrave, refere-se a ausência de uma instância de governança tripartite educacional atuante nos territórios de identidade acrescida pela fragilidade das relações político-administrativa caracterizada pela desarticulação da educação nos territórios de identidade que por vezes ocasiona dificuldades intergovernamentais para a prática do Regime de colaboração e para a cooperação entre o Estado e Municípios, somado a estes fatores, evidenciou-se, majoritariamente entre os CPIM um cenário de interesse na temática educacional, mas, de desconhecimento quanto às possibilidades de atuação.
- ItemInclusão de estudantes com deficiência no ensino da educação física no fundamental II: compondo subsídios orientadores para o processo de planejamento da rede municipal de Lauro de Freitas- BA(Universidade do Estado da Bahia, 2025-06-18) Vidal, Lucíola Nobre Lima; Pimenta, Lídia Boaventura; Santos, Romilson Augusto dos; Novaes, Ivan LuizA Educação Física, em linhas gerais, se constituiu como um campo de atuação profissional abrangente, no qual se pode trabalhar, entre outros, com o lazer, com a promoção da saúde, com o esporte amador, performance e com a educação, a partir do ensino desse componente nas escolas. Nesse cenário, a pesquisa se insere no último campo, ou seja, da educação. Com temática delineada sob o processo de inclusão de estudantes com deficiência, e locus de pesquisa em cinco escolas que integram a rede de ensino do Município de Lauro de Freitas, Bahia. O presente projeto possui como objetivo geral compor subsídios orientadores para a estrutura de instrumento de planejamento da Rede Municipal de Educação em Lauro de Freitas, quanto à inclusão do estudante com deficiência na perspectiva do ensino da Educação Física. Como objetivos específicos definiu-se os seguintes alvos: Caracterizar o ensino da educação física para a educação especial no município de Lauro de Freitas através das diretrizes para o processo inclusivo na etapa do ensino fundamental II, no período de vigência do Plano Municipal de Educação 2015/2025; analisar o processo de planejamento da rede municipal de Lauro de Freitas sob os aspectos normativos e pedagógicos, concernentes à inclusão do estudante com deficiência e compreender o desempenho dos Projetos Plantão da Inclusão e Escola Acessível no município de Lauro de Freitas, quanto ao atendimento aos estudantes com deficiência. Trata-se de uma pesquisa aplicada, de natureza descritiva, utilizando o método do estudo de caso. A participação das pessoas será evidenciada por meio de entrevistas e depoimentos de professores que tiveram experiência na prática do ensino da Educação Física e o processo de inclusão do estudante com deficiência. A pesquisa documental será constituída por extratos de documentos como Leis, Decretos, Diretrizes que descrevem o contexto histórico e cronológico da Educação Inclusiva, a fim de proporcionar o estudo e trazer subsídios para responder à questão problema. O locus da pesquisa envolve as cinco escolas da Rede Municipal de Lauro de Freitas que atendem o ensino fundamental II e estão localizadas na região central da cidade. Serão fornecidos os dados extraídos do InepData (2023), apresentando ainda dados do período de vigência do PME (2014-2023). Será dada ênfase ao contexto da educação especial como uma modalidade de ensino. Os sujeitos da pesquisa envolvem os coordenadores, professores de educação física que atuam nas cinco escolas e representantes do Departamento de Inclusão da Pessoa com Deficiência da Secretaria Municipal de Educação (SEMED). Sobre a estratégia para a coleta de dados, estes foram obtidos através da aplicação de questionário com os Coordenadores e Professores de Educação Física das cinco escolas localizadas na região central da cidade e de uma entrevista estruturada com o representante do Departamento de Inclusão da Pessoa com Deficiência. A pesquisa revelou lacunas arquitetônicas quanto à adequação de espaços destinados à prática de esportes e atividades físicas e lacunas pedagógicas o processo de planejamento. Nessa linha, evidencia a adoção de estratégias referentes à estruturação de ações para impulsionar o projeto Escola Acessível e um modelo formativo para orientar, o planejamento, a prática, contribuindo com a formação dos profissionais da educação, qualificando-o para o processo de inclusão de estudantes deficientes no ensino regular da etapa do Fundamental II.