Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (GESTEC)
URI Permanente para esta coleção
O Programa Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) é um programa de Pós-graduação stricto-sensu em Educação, na modalidade profissional, vinculado ao Departamento de Educação do Campus I-Salvador, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), conforme Resolução do Conselho Universitário (Consu) nº 772/2010 e recomendação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) por meio da Portaria MEC n.º 1325, de 21/09/11, publicada no DOU de 22/09/11. O Gestec iniciou suas atividades no ano de 2011, com a publicação do primeiro edital de seleção de alunos regulares, cuja primeira turma começou as atividades no primeiro semestre do ano de 2012.
Navegar
Submissões Recentes
Agora exibindo 1 - 5 de 364
- ItemMatemáticas decoloniais: um ecossistema digital para o ensino de matemática a partir de situações didáticas na perspectiva decolonial(Universidade do Estado da Bahia, 0025-06-18) Lacerda, Jéssica Rocha; Magalhães, André Ricardo; Santos, Daniela Batista; Leão, José Antônio Carneiro; Cambruzzi, EduardoEsta dissertação tem como objetivo desenvolver um ecossistema digital que potencialize o ensino de matemática na perspectiva decolonial, por meio de situações didáticas. Para tanto, foi elaborada uma sequência didática, a partir de uma óptica decolonial, e aplicada mediante oficinas pedagógicas com sete docentes do ensino fundamental (anos iniciais e finais) de uma escola pública. Os resultados da aplicação foram analisados a partir do funcionamento do ecossistema digital desenvolvido. Ao passo que a pesquisa se desenvolvia, o processo de formação do ecossistema digital direcionou para os fatores abióticos: GeoGebra, YouTube, Whatsapp, Blogger, Instagram, Spotify, Canva e Google Forms, que interagem com os fatores bióticos: docentes, conteúdos e pesquisadora. Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, do tipo descritiva e abordagem qualitativa. Gerou como produtos: um livro digital dinâmico, as oficinas pedagógicas e o ecossistema digital. A metodologia utilizada foi a Engenharia Didática, de Michèle Artigue, sendo desenvolvida nas suas quatro fases: análises preliminares, concepção e análise a priori, experimentação, e análise a posteriori e validação. A construção das situações didáticas se guiou pela Teoria das Situações Didáticas, de Guy Brousseau, foi desenvolvida na plataforma GeoGebra e contemplou o conteúdo de simetrias, no contexto da perspectiva decolonial da etnomatemática, com uma abordagem da Geometria Sona de Angola. No geral, o estudo concluiu que a sequência didática foi amplamente bem-sucedida em alcançar seus objetivos. Apesar de algumas dificuldades encontradas durante a fase de experimentação, o uso de um ecossistema digital facilitou a aplicação das atividades, acomodando diferentes restrições de tempo e espaço. Com isso, a abordagem permitiu que os professores se engajassem ativamente com o material, explorassem conhecimentos prévios, desenvolvessem estratégias e refletissem sobre suas práticas de ensino. A análise dos dados obtidos na experimentação também permitiu concluir que há dificuldades em vários aspectos, desafios práticos para uma implementação e o predomínio do desconhecimento da temática. Ainda, os docentes participantes da pesquisa consideraram a proposta relevante, engajadora e alinhada às necessidades atuais do ensino de matemática. Portanto, os resultados indicam que o impacto do ecossistema digital desenvolvido oferece um caminho promissor para abordar a decolonialidade no currículo de matemática na escola básica, promovendo uma educação mais justa, inclusiva e culturalmente relevante, que potencializa a valorização de saberes não hegemônicos e contribui para uma educação decolonial e antirracista.
- ItemContribuições da ludicidade na prática pedagógica inclusiva dos professores que atendem em casa de apoio às crianças em tratamento oncológico(Universidade do estado da Bahia, 2024-12-18) Souza, Selma Maurilia Carneiro de; Portela, Cláudia Paranhos de Jesus; Pereira, Ana Lúcia Nunes; Cunha, Eudes OliveiraEste estudo teve o objetivo de compreender as contribuições da ludicidade para a prática pedagógica inclusiva dos professores que atendem em casas de apoio a crianças em tratamento oncológico. Para cumprir esse propósito foi realizada uma pesquisa aplicada, de abordagem qualitativa, a qual utiliza o método da pesquisa colaborativa, os instrumentos utilizados para coleta de dados foram entrevistas semiestruturadas, observação colaborativa e sessões reflexivas. Os sujeitos da pesquisa foram cinco professoras da Escola Municipal Hospitalar e Domiciliar Irmã Dulce, que atuam na perspectiva da educação inclusiva nas casas de apoio a crianças em tratamento oncológico em Salvador, Bahia. A análise dos dados foi inspirada na análise temática de Braun e Clarke (2006), e a definição da matriz de categorias foi de acordo com os objetivos propostos nesta pesquisa. Os resultados indicam que a ludicidade desempenha um papel fundamental ao criar um ambiente de aprendizagem acolhedor, humanizado e inclusivo. A prática pedagógica lúdica contribui para o desenvolvimento cognitivo das crianças e para seu bem-estar emocional e social. As oficinas lúdicas colaborativas, produto desta pesquisa, promoveram o engajamento e a participação ativa das partícipes, além de possibilitar a adaptação de atividades potencialmente lúdicas às necessidades específicas dessas crianças. A pesquisa conclui que a ludicidade na prática pedagógica é necessária para uma educação inclusiva e prazerosa para crianças em tratamento oncológico e de formações continuadas específicas para professores que atuam em ambiente hospitalar e/ou domiciliar, visando potencializar esse atendimento pedagógico.
- ItemGestão dos egressos em universidades públicas: uma proposta de acompanhamento e de relacionamento do egresso do mestrado profissional em educação de jovens e adultos (MPEJA)(Universidade do Estado da Bahia, 2019-05-23) Lopes, Neide Maria Ferreira; Costa, Patrícia Lessa Santos; Silva, Marta Rosa Farias de Almeida de Miranda; Amorim, Antonio; Souza, Lanara Guimarães deO presente estudo teve como objetivo propor diretrizes para a gestão do relacionamento e acompanhamento com os egressos do Programa de Pós-Graduação em Educação de Jovens e Adultos da Universidade do Estado da Bahia – MPEJA, a partir de 2017 utilizando-se um estudo com características metodológicas aplicada, qualitativa, descritiva, bibliográfica, documental e estudo de caso, para a execução do objetivo proposto. Em relação a conclusão, observa-se que não foram identificadas práticas por parte do Programa estudado em relação à gestão do relacionamento e acompanhamento com os seus egressos e que, para a Coordenação do MPEJA, os docentes possuem papel fundamental no envolvimento dos discentes em atividades no Programa. Com relação ao perfil dos egressos, verificou-se, entre outras características, que na sua totalidade os mestres possuem currículo Lattes, sendo que, destes, 90 dos mestres o atualizaram há menos de dois anos. Constatamos que 10% dos egressos se mantêm em grupos de pesquisa vinculados ao MPEJA e que 30% dos ex-alunos possuem ao menos uma publicação com seus orientadores após a formação. Constatou-se, ainda, que entre as práticas de gestão do relacionamento com egressos informados por Programas de Pós-Graduação de Instituições brasileiras, com conceitos Capes superiores ao MPEJA, nove foram contempladas pela teoria examinada e dez são inovadoras em relação ao referencial teórico. Finalmente, definiram-se diretrizes para a gestão do relacionamento e acompanhamento do MPEJA com seus egressos baseadas nos pilares: conscientização e priorização pelo Programa; sensibilização do discente e docente; acompanhamento de egressos; comunicação; na manutenção do vínculo; e monitoramento dos resultados e para isso estamos desenvolvendo o SIGARE – Sistema de Acompanhamento e Relacionamento com o Egresso.
- ItemÍndices Bibliométricos do Google: Análise, Acesso, Estratégias e Ferramentas de Visualização(2025-08-03) Pinheiro, Marcus TúlioEste artigo apresenta um guia compreensivo sobre os índices bibliométricos da plataforma Google Scholar, com foco no h-index e no i10-index. O objetivo é fornecer aos pesquisadores uma análise aprofundada sobre a definição, o cálculo, as vantagens e as limitações inerentes a essas métricas. A metodologia adotada envolve uma revisão da literatura seminal sobre o tema, da documentação de ferramentas de análise e das boas práticas de comunicação científica. O texto detalha um conjunto de estratégias práticas para a otimização dos índices, abrangendo desde a qualidade da produção e visibilidade (SEO Acadêmico) até a colaboração e divulgação pós-publicação. Adicionalmente, são discutidas ferramentas externas e extensões de navegador que permitem análises mais sofisticadas do que a interface padrão do Google Scholar. Conclui-se que os índices bibliométricos são ferramentas valiosas para a autoavaliação e análise de trajetória, mas seu uso em processos avaliativos exige uma abordagem contextualizada, crítica e que valorize o trabalho colaborativo que sustenta a produção de conhecimento universitário.
- ItemA importância da padronização de documentos oficiais na configuração multicampi da Universidade do Estado da Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2024-09-12) Pinto, Cristiane dos Santos Aragão; Fialho, Nádia Hage; Junior , Antônio de Macedo Mota; Bomfim, Felipe Rodrigues; Silva , Marta Rosa Farias Almeida MirandaEste trabalho versa sobre a padronização de documentos oficiais no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) na multicampia da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Na administração pública, a comunicação escrita da redação dos textos oficiais representa a forma pela qual o poder público - seja de um país, estado ou mesmo município - celebra seus atos e outras formas de comunicação com o público, assim devendo seguir os trâmites de forma eficaz, eficiente e ágil. Desse modo, o objetivo do presente estudo foi compreender o processo de padronização dos documentos oficiais da UNEB. Assim, a abordagem metodológica utilizada foi de natureza quanti-qualitativa e bibliográfica, e a coleta de dados se fez através da análise de documentos oficiais da instituição, publicizados no âmbito do SEI, e a aplicação de um questionário com servidores que atuam na elaboração de tais documentos. O referencial teórico abordou conceitos fundamentais relacionados à padronização documental e à redação oficial, destacando a importância de normas e diretrizes para a eficiência e clareza na elaboração de documentos oficiais. Logo, foram exploradas teorias sobre a padronização de processos administrativos, a relevância dos manuais de redação e a influência dessas práticas na uniformidade e na qualidade dos documentos institucionais. Os principais resultados revelaram que, apesar das diretrizes estabelecidas e do esforço para padronizar os documentos, existem desafios significativos na prática. A análise dos documentos oficiais indicou inconsistências na aplicação das normas de padronização, muitas vezes atribuídas à falta de formação adequada. Além disso, muitos servidores enfrentam dificuldades na adesão às normas devido à falta de clareza nas diretrizes e à ausência de um manual de procedimentos específico para a UNEB. Por fim, o estudo aponta a necessidade urgente de um manual de normas adaptado às particularidades da UNEB, bem como a importância de programas de treinamento contínuo para os servidores envolvidos na elaboração de documentos oficiais. A realização da pesquisa possibilitou elaborar um Plano de Ação Estratégica para Implementação do Manual de Redação Oficial no Âmbito da UNEB.