Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (GESTEC)
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (GESTEC) por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 327
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA construção e desconstrução de elementos geométricos: uma intervenção no ensino de geometria utilizando sequências didáticas híbridas(Universidade do Estado da Bahia, 2023-05-18) Andrade, Silvana Almeida de; Magalhães, André Ricardo; Moreira, José Antonio Marques; Santos, Luiz Cláudio Macahdo dosA Geometria é muito importante para formação do raciocínio matemático e desenvolvimento de competências discentes essenciais no Ensino Fundamental, pois ela possibilita a compreensão do mundo e das suas formas. Contudo, suas práticas docentes tradicionais não têm atendido às demandas da educação emancipadora e formadora de cidadãos da atualidade. Dessa forma, enquanto pesquisa de intervenção pedagógica, bibliográfica, de campo, qualitativa, descritiva e dedutiva, este estudo visa analisar as contribuições que a Teoria das Situações Didáticas e a Engenharia Didática podem dar para elaboração de Sequências Didáticas Híbridas da docência dos conteúdos de Geometria na disciplina de Matemática, no Ensino Fundamental. Para tanto, buscou entender os pressupostos conceituais e fundamentais relacionados ao ensino das Teorias das Situações Didáticas (TSD) e da Engenharia Didática e apresentar uma proposta adequada de uma sala virtual de aprendizagem, para disponibilização dos conteúdos de Geometria na disciplina de Desenho Geométrico, no Ensino Fundamental, com base nas teorias estudadas. A população foi definida por seleção racional, contemplando 123 alunos regulares das 4 turmas do 9º Ano (A, B, C, D), do Ensino Fundamental, do Colégio da Polícia Militar, Unidade Dendezeiros, situada à Avenida Dendezeiros s/n, Baixa do Bonfim, no Município de Salvador, lócus deste estudo. Neste sentido, foram realizadas atividades de sondagem, orientação para construção de figuras geométricas (sólidos e polígonos), com auxílio de aplicativos virtuais (gravação de vídeo, áudio e painéis artísticos) e resolução de exercícios impressos em sala de aula presencial. De forma que, este estudo apresenta contribuições para a compreensão do processo de construção das ideias geométricas e a potencialização das suas relações na abordagem desses conteúdos, priorizando uma melhor compreensão por parte dos alunos. Em paralelo, também norteia a proposição de estratégias de ensino para professores de Matemática baseadas nas Teoria das Situações Didáticas, promovendo assim atualização e adequação das suas práticas pedagógicas, algo de grande urgência e necessidade.
- ItemA mediação da coordenação pedagógica na formação em exercício de professores no uso das TDIC(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-19) Cordeiro, Mariana dos Santos Nunes; Sales, Marcea Andrade; Santos , Elzicleia Tavares dos; Almeida, Veronica DominguesA pandemia da COVID-19 catalisou, em anos, os debates sobre as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) aplicadas à educação. Com as discussões e reflexões sobre o como o professor pode usar as TDIC nas instituições de ensino na pandemia, e pensando no contexto pós-pandemia, percebe-se que é viável adiar os seus uso na prática pedagógica. Tendo em vista a atribuição da Coordenação Pedagógica na formação em exercício de professores, interrogo: Como o Coordenador Pedagógico pode, em suas atribuições, mediar a formação em exercício de professores da rede pública de ensino, no que diz respeito à fluência digital no uso das TDIC como estruturante da prática pedagógica? Assim, esta pesquisa tem como objetivo maior problematizar a formação em exercício de professor para o uso das tecnologias digitais da informação, destacando o papel da Coordenação Pedagógica na mediação desse processo. Para isto, dialogamos com autores, entre eles: André (2012; 2016), Gatti (2010; 2011; 2014; 2019; 2022), Imbernón (2011; 2015; 2022) e Nóvoa (1992; 2013; 2017; 2022), para discutir a formação do professor; Almeida (2001; 2009; 2011), Placco (2001; 2009; 2010; 2011), Souza (2011), para subsidiar o estudo em relação às contribuições do Coordenador Pedagógico para formação em exercício na escola; Moran (2012; 2013), Kensky (2007), Presnky (2009; 2001), Santaella (2020) e UNESCO (2023), sobre o ensino na era digital; e Pretto (2015; 2023) para fundamentar o uso das tecnologias como estruturante da prática pedagógica. Além disto, foram estudados Documentos da Rede Municipal de Educação de Salvador (SMED; 2006; 2008; 2012) para identificar o papel do Coordenador da rede em particular, sua atribuição para a formação em exercício de professores. Esta pesquisa tem uma abordagem qualitativa e, ante aos procedimentos metodológicos classificam-se como exploratório e descritivo, dialogando com o problema proposto. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com Coordenadores Pedagógicos dos anos finais da rede pública ensino para a produção de dados. O resultado da pesquisa mostra que os Coordenadores Pedagógicos reconhecem suas atribuições; dentre elas, a de formador, a qual é necessário intensificar. Em relação ao uso das TDIC, os entrevistados relatam que precisam se apropriar para contribuir para a formação de professores. Relatam, também, que a Secretaria de Educação do município, após o fim do estado de emergência sanitária imposto pela pandemia, não contribuiu com formações para as tecnologias digitais. Diante dos achados, a expectativa é de contribuir com a Rede Municipal de Educação de Salvador e do Estado da Bahia para repensar a formação em exercício de professores, tendo em vista a necessidade de ressignificar os processos de treinamento de habilidades e técnicas, voltando-se para o entendimento deles como espaços para repensar suas práticas, partilhar saberes e construir novos conhecimentos. Cumpre destacar que o estudo aponta, ainda que não é responsabilidade exclusiva do Coordenador Pedagógico a formação em exercício de professores e que a Secretaria da Educação tem que assumir o compromisso de contribuir para a (auto)formação, tanto dos coordenadores pedagógicos como dos professores.
- ItemA privatização da educação infantil e a expansão da oferta: um diagnóstico sobre os impactos do Projeto Pé na Escola em Salvador - BA(UNEB, 2024-09-16) Araújo, Daniela Silva Corrêa; Barbosa, César; Conceição, Sérgio Henrique da; Bomfim, Felipe Rodrigues; Mota Júnior, Antônio de MacedoA pesquisa desenvolvida tem como objetivo elaborar um diagnóstico dos impactos do Projeto Pé na Escola na expansão da oferta de vagas em escolas públicas e escolas privadas conveniadas no município de Salvador, considerando as tendências relacionadas à privatização da Educação Infantil. Trata-se de uma pesquisa aplicada de abordagem qualitativa, pois busca-se perceber e compreender a natureza geral do fenômeno pesquisado a partir de um estudo de caso comparativo. Caracteriza-se por uma pesquisa descritiva e exploratória. Os procedimentos utilizados correspondem a Pesquisa Documental, sendo as principais bases para a coleta dos dados o Censo Escolar – INEP, o SIOPE e relatórios e documentos institucionais da Secretaria Municipal de Educação de Salvador. Os resultados apontaram que apesar da prevalência na população de crianças de 0 a 3 em comparação à pré-escola (crianças de 4 a 5 anos) a creche enfrenta desafios maiores em termos de cobertura e infraestrutura, enquanto a pré-escola se beneficia de uma maior prioridade nas políticas educacionais, resultando em taxas de atendimento mais elevadas. A rede privada tem complementado e, muitas vezes, substituído a rede pública na oferta de vagas devido à insuficiência da oferta pública, especialmente através do projeto Pé na Escola, que teve um rápido crescimento nas matrículas desde sua implantação. As despesas com MDE são significativamente maiores do que as com FUNDEB, indicando uma maior utilização de recursos municipais para a educação infantil. Além disso, há um aumento na transferência de recursos para instituições privadas conveniadas, que tendem a receber uma fatia maior do investimento em educação infantil em comparação com a rede pública, refletindo uma dependência crescente do setor privado para atender à demanda educacional nessa etapa. Ao final, realizou-se um relatório diagnóstico, produto dessa pesquisa, no qual apresentamos os principais impactos do Projeto Pé na Escola na oferta de educação infantil em Salvador, identificando pontos preocupantes e riscos associados à privatização, propondo estratégias para mitigar esses riscos e promover uma gestão mais eficiente e equitativa da educação infantil no município.
- ItemAcessibilidade web em sítios da rede federal de educação: uma avaliação dos institutos federais(2017-12-19) Arnaut, France Ferreira de SouzaAs diretrizes gerais de implantação e operação dos sítios eletrônicos da ad ministração pública federal são consolidadas por padrões de desenvolvimento e dis ponibilização de conteúdo. A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, especificamente os Institutos Federais (IFs), buscam a integração com a sociedade utilizando o ambiente virtual para a divulgação das ações em educação. Esses Institutos possuem parte do público com necessidades especiais, em consonân cia com a educação inclusiva que ganha, a cada dia, maior relevância nas discussões do ensino-aprendizagem nas instituições. Em estudo realizado pelo Núcleo de Infor mação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), apenas 2% dos sítios governamentais foram considerados adequados aos padrões de acessibilidade dentre os avaliados no Brasil. Diante disso, surge a questão: os sítios dos Institutos Federais de ensino, que compõem a Rede Federal de Ensino, atendem aos padrões de acessibilidade web adotados pelo governo federal brasileiro? Esta pesquisa objetiva avaliar em que medida a acessibilidade web dos sítios da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, com foco nos IFs do Brasil, atendem às especificações de padrão do Governo Eletrônico (eGOV), tendo como referência de acessibilidade o Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (eMAG) a partir da ferramenta online Avaliador e Simulador de Acessibilidade de Sítios (ASES). O método de pesquisa adotado foi baseado em uma abordagem qualitativa, de caráter descritivo, na qual, a partir das considerações analíticas por meio da ferramenta de avaliação automática ASES de código web, são quantificadas as ocorrências de erros e alertas presentes nos sítios dos principais IFs do Brasil, fazendo uso da sistematização na superposição dos dados das seis seções do eMAG versão 3.1: marcação, comportamento, conteúdo/informação, apresentação/design, multimídia e formulários, avaliando no total quarenta e cinco recomendações de acessibilidade. A presente pesquisa, diante dos conceitos, enfo ques, método e técnicas utilizadas, contribui para a consolidação das questões de acessibilidade. A partir do desenvolvimento da análise de interação gerada por uma ferramenta automática de avaliação, é viabilizada a inserção dos resultados em um re latório técnico, com a intenção de produzir melhorias nos sítios dos IFs para conteúdos acessíveis.
- ItemAções de Educação em Saúde e Desenvolvimento de Aplicativo para Dispositivos Móveis: Estratégias Voltadas á Redução da Subnotificação dos Casos Suspeitos de Infecção pelo Vírus Zika.(2018-07-09) Santana, Eloisa BahiaÉ considerável a magnitude epidemiológica da infecção pelo vírus Zika no país, haja vista que o vetor de transmissão, o Aedes aegypti, está presente em todo o país, representando uma condição favorável à disseminação da doença. Somando-se a esta representação, a população sem imunidade, torna os sujeitos extremamente suscetíveis ao adoecimento. Neste contexto, o entendimento das possíveis relações que implicam o tempo decorrido entre o adoecimento, a notificação e a informação ao serviço de vigilância epidemiológica, para conhecimento dos casos, pode ser a chave para a melhoria do funcionamento dos sistemas de controle epidemiológico. A identificação precoce dos casos suspeitos é imprescindível para o cuidado à saúde da população e melhoria da qualidade de vida, de modo que as pessoas possam ter conhecimento básico sobre como proceder no cuidar de si, de sua família e da coletividade. Um exercício a autonomia do sujeito. Neste contexto, a educação representa componente fundamental para a socialização do saber. Caminho pelo qual devem perpassar as atividades de saúde, de modo a promover a prevenção de doenças e a manutenção da saúde. A importância da educação para a promoção da saúde é inegável e tem sido reconhecida através dos tempos como fator imprescindível para a qualidade de vida. A conexão entre educação e saúde, constitui importante componente de coparticipação nesta necessária e urgente transformação da realidade hoje vivenciada com a entrada do vírus Zika no país. Um cenário desafiador, em que é preciso pensar, buscar e desenvolver novos métodos que possam promover o movimento necessário à produção de ciência voltada à promoção da saúde e prevenção da doença, com ações que possam impetrar do individual ao coletivo. Para tanto, é preciso conhecer quem, onde e quando ocorrem os casos. As ações de educação em saúde podem, possivelmente, contribuir para dar visibilidade a estes casos através do processo de notificação, dispositivo a partir do qual é desencadeado todo o processo de trabalho para as ações de promoção da saúde e prevenção da doença/controle do vetor. Associando ações de educação em saúde às diversas tecnologias disponíveis na atualidade pode-se atingir significativo número de pessoas, empoderando-as em relação ao conhecimento sobre o processo saúde-doença, favorecendo a melhor notificação dos casos da doença e a implementação de políticas públicas adequadas a essa realidade. Palavras-chave- 1 Educação em saúde; 2 Notificação; 3 Vírus Zika.
- ItemAções educativas como possível caminho para a melhoria da formação/capacitação do cuidador Informal de pessoas idosas dependentes(2021-09-17) Lima, Alcione Assunção CorreiaAs estratégias de educação em saúde têm sido mecanismos bastante efetivos e promissores no cuidado com a pessoa idosa dependente. O baixo custo agregado dos serviços, associado à reunião de responsáveis pelo cuidado, favorece a articulação de um trabalho educativo entre cuidador, paciente e família. Constitui-se como objetivo desta pesquisa discutir o possível papel de ações educativas voltadas a melhoria da formação/capacitação do cuidador informal de pessoas idosas dependentes. Como Metodologia, desenhou-se da seguinte forma: Trata-se de um estudo exploratório de abordagem qualitativa, realizado com 14 cuidadores domiciliares, de um universo total de 21. A coleta de dados foi realizada nos meses de setembro a dezembro de 2020, através de entrevistas semiestruturadas aplicadas em visita domiciliar (VD), com observação simples. Os dados de caracterização sociodemográfica foram analisados pelo método de análise de conteúdo temático e interpretados à luz do referencial de Bardin. Os resultados revelaram que o papel do cuidador principal é predominantemente feminino, e que se faz necessário o fortalecimento da rede de apoio e proteção ao cuidador de pessoa idosa dependente, tendo em vista ser uma atividade que ainda perpassa o campo da invisibilidade social. Ressalta-se também a necessidade de estratégias de ações educativas para garantir orientações às pessoas que cuidam, considerando serem viáveis, de baixo custo e que envolvam os integrantes do processo do cuidado. No decorrer da pesquisa, desenvolvemos duas categorias temáticas: o cuidador informal da pessoa idosa dependente e a rede de apoio ao cuidador informal. Conclui-se, portanto, que o cuidador principal recebe apoio no núcleo familiar oriundo de ações solidárias advindas de outros familiares, no entanto, essa ajuda mostrou-se restritiva ao contexto da pandemia.
- ItemAções Educativas e seu Papel sobre o Aprendizado de Idosos em um Grupo de Convivência.(2019-08-30) Santos, Eliana Rocha dosO presente estudo teve como objetivo investigar a influência de ações de educação em saúde sobre o aprendizado de idosos que participam de grupos de convivência em instituição de saúde docente assistencial, localizada em Salvador/BA. Estudou-se a contribuição dessas ações, não apenas como proposta alternativa para os momentos de lazer, mas principalmente enquanto atividades capazes de estimular habilidades cognitivas e motoras, ao tempo em que valorizam o aspecto lúdico, considerado essencial para a manutenção da saúde física, emocional e mental na terceira idade. O envelhecimento populacional e a expectativa de vida têm aumentado em todo o planeta, e viver mais e com qualidade tornou-se um grande desafio. O percurso metodológico revela que se trata de um estudo de pesquisa quantitativa coorte transversal prospectivo. Foram convidados a participar 70 idosos de ambos os sexos, com idade igual ou maior a 60 anos. A abrangência do projeto inclui atividades técnicas já realizadas na instituição e implica na utilização de instrumentos específicos para avaliação da memória e do aprendizado de idosos, com a finalidade de identificar a contribuição das ações educativas na condição cognitiva nessa faixa etária. Buscando dar robustez a este trabalho realizou-se um percurso de construção de produtos que proporcionou a elucidação do impacto das atividades educacionais para o seguimento da população estudada. Neste cenário, as estratégias de educação em saúde, devem considerar a amplitude do processo de envelhecimento humano, para além das implicações fisiológicas, como sua relação com toda a estrutura que cerca o idoso enquanto indivíduo: sua família, a comunidade na qual está inserido e sua cultura. Juntamente com a convivência em grupo, as atividades desenvolvidas apontam para um determinante de sucesso no que se refere a melhoria do aprendizado, como pode ser visualizado pelos resultados obtidos no Mini Exame do Estado Mental (MEEM). As informações obtidas nesse estudo são de fundamental importância para a construção e/ou melhoria das estratégias de intervenção capazes de contribuir positivamente para o autogerenciamento e a qualidade de vida na terceira idade, além de serem ferramentas de importante contribuição para o cotidiano de profissionais que atuam nas áreas de educação e saúde. Palavras-chave: educação em saúde, idoso, grupos de convivência e aprendizado.
- ItemO acompanhamento de egressos como subsídio para a gestão acadêmica: uma proposta para os cursos do Sistema Universidade Aberta do Brasil da Universidade do Estado da Bahia(2022-12-05) Oliveira, Luan de JesusEste trabalho tem como temática o processo de acompanhamento do egresso dos cursos ofertados mediante Convênio UAB, pela Universidade do Estado da Bahia. A pesquisa buscou estruturar um protocolo para o acompanhamento de egressos da graduação do Sistema UAB/UNEB, na perspectiva de sua atuação profissional e, nesse sentido, ramificou-se em três objetivos específicos que nortearam a consecução do trabalho, versando sobre os referenciais necessários para atender ao objetivo geral: (I) Descrever as características da gestão da educação a distância. (II) Contextualizar a política pública UAB, suas especificidades e objetivos. (III) Entender como o acompanhamento de egressos contribui para a gestão acadêmica. Abordouse, desse modo, as características da gestão da educação a distância, a participação da UAB na formação de professores no Brasil e o acompanhamento do egresso como instrumento de gestão do curso de graduação. Trata-se de uma pesquisa com finalidade descritiva, que utilizou da estratégia de estudo de caso alicerçada em procedimentos típicos da abordagem qualitativa – pesquisa bibliográfica e documental - e, completamente, utilizou-se questionário. Realizou-se um estudo de campo com egressos da UAB/UNEB e, ao final da pesquisa, apresenta-se um protocolo para o acompanhamento de egressos da UAB/UNEB, resultado deste mestrado profissional. Acredita-se que, além de atender ao objetivo geral deste trabalho, esta pesquisa também atenderá a uma função social relevante
- ItemAcompanhamento Docente - Análise de Produção(2023-04-24) Pinheiro, Marcus Túlio de FreitasEsta planilha tem o objetivo de calcular a capacidade de produção docente e compor o relatório de produção docente. Para a composição dos dados iniciais foi utilizada a extensão qualis capes que deverá estar instalada no navegador utilizado para a consulta do currículos. Essa extensão gera uma tabela de produção de artigos referentes ao qualis atual da área de educação. Os dados dessa tabela devem ser transpostos para as abas Capacidade de prdução e Relatório de Produção. Dúvidas sobre a implementação mtpinheiro@uneb.br - Prof. Marcus Túlio Pinheiro - GESTEC UNEB.
- ItemO agente inteligente como potencial para o entendimento das dinâmicas socioespaciais: uma experiência com alunos do ensino fundamental I(2019-08-19) Jesus, Alessandro Silva; Rezende, André Luiz Andrade; Santana, Francisco José da Silva Borges de; Dias, Josemeire MachadoEste trabalho tem como objetivo apresentar o agente inteligente integrado ao artefato K-ágora, como potencial para o entendimento das dinâmicas socioespaciais. Em princípio, o artefato geotecnológico K-ágora utilizado neste relatório, possibilita a exploração de mapas de qualquer lugar, desde que tenha acesso à Internet, permitindo assim, simular a construção de uma cidade valorizando os aspectos significativos na vida do cotidiano do aluno, estimulando a criatividade e seu entendimento sobre as dinâmicas socioespaciais. Para tanto, a solução geotecnológica do agente inteligente, viabiliza o aluno conversar com o amigo virtual, para responder perguntas sobre elementos do espaço geográfico, sendo uma forma alternativa de tutoria. Neste contexto, a pesquisa apresenta o agente inteligente em práticas pedagógicas na sala de aula, proporcionando ao professor um recurso geotecnológico que pode contribuir para uma aula mais dinâmica, envolvente e motivadora, despertando assim, o interesse dos alunos e possibilitando uma aprendizagem mais significativa com sentido para a sua vida, a partir da valorização das dinâmicas socioespaciais em relação ao lugar na cidade (bairro, rua) de Salvador (BA). O projeto faz parte do grupo de pesquisa GEOTEC (Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade) e o K-Lab – Laboratório Educacional, tem como objetivo a construção e melhorias de processos formativos e educacionais, através de elaboração, utilização e redimensionamento de técnicas, ações e processos tecnológicos, vivenciados na prática. Os pressupostos Metodológicos, explora a Pesquisa Colaborativa Aplicada a partir da fundamentação teórica de Brandão (1985) e Paschoal (2008), validando os processos participativos, incentivando a construção coletiva, promovendo a troca de saberes e a construção de conhecimentos.
- ItemAmbientes virtuais para estudantes com deficiência visual do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia – campus Porto Seguro(2016) Perim, Fábio Luis Coelho; Bomfim, Natanael Reis; Hetkowski, Tânia MariaO objetivo deste trabalho é propor um modelo de interface que viabilize um melhor aproveitamento dos recursos de informática em uma aprendizagem significativa para o aluno com deficiência visual. Nesta propositiva tecnológica, dados e informações foram coletados para analisar as dificuldades de ensino e aprendizagem com\para alunos com deficiência visual. Com a participação de alunos com deficiência visual é feita a modelagem e a implementação de um Ambiente Virtual de Aprendizagem através da teoria da pesquisa participante, materializada com a utilização do método Práxis nas fases de construção do software e produção de documentos. O ambiente facilita a leitura do conteúdo, possibilita a resolução de exercícios e o procura facilitar o manuseio do computador pelos alunos com deficiência visual. Também funciona em dispositivo portátil e pode ser utilizado em computadores sem adaptação para pessoas com deficiência. Conclui com a apresentação das soluções possíveis alcançadas na construção do ambiente virtual de aprendizagem.
- ItemAnais do IV Coloquio Internacional de Pesquisa aplicada em Educação - COINPAE(Programa de Pós-Graduação em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (GESTEC), 2022)O IV Colóquio Internacional de Pesquisa Aplicada em Educação, realizado nos dias 21 e 22 de novembro de 2022, na cidade de Salvador/BA, apresentou como tema central: Gestão e Tecnologias em Educação no contexto atual. Esse evento teve a participação expressiva da comunidade da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), entre estudantes da graduação, pós-graduação, professores e demais profissionais da Educação Básica. O referido evento configurou-se enquanto uma iniciativa do Programa de Pósgraduação Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC), tendo em vista a necessidade de promover discussões que contribuíssem com a temática e com a proposição de novas pesquisas no âmbito acadêmico e/ou escolar. Assim, entre as atividades desenvolvidas, a comunidade acadêmica realizou apresentações orais de trabalhos científicos, e os textos correspondentes, no formato de resumos expandidos que comunica resultados parciais ou finais de pesquisas, compõem estes anais do IV Colóquio Internacional de Pesquisa Aplicada em Educação, que visa publicizar o conhecimento para a sociedade. A estrutura destes anais está organizada em diferentes eixos temáticos, sendo eles: Eixo 1 - Gestão, políticas educacionais e tecnologias; Eixo 2 - Formação de profissionais da Educação; Eixo 3 - Educação e Tecnologias. A partir de agora será apresentada uma síntese de cada texto, com a finalidade de aguçar o interesse do leitor e convidá-lo a ler a obra integralmente.
- ItemAnálise das Normas Da Política De Inovação da Universidade Do Estado da Bahia: Estudo de Caso À Luz do Novo Marco Legal Para d Ciência, Tecnologia e Inovação (Lei 13.243/2016)(2017-08-24) Santos, Gilberto BatistaEsse estudo insere-se na esteira das necessidades urgentes relacionadas aos temas da Gestão Institucional, perfazendo uma tentativa de organizar, expandir e propagar alguns dos documentos e regulamentos fundamentais para a compreensão da política de Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade do estado da Bahia - UNEB. Há de se considerar que ao compreender quais são as normas que formam a política de inovação tecnológica da universidade, obteremos uma melhor compreensão das mudanças ocorridas no novo ordenamento, bem como, pode-se buscar instrumentos para garantir a efetividade do mandatório constitucional que garante o acesso à tecnologia como responsabilidade do Estado. Este estudo destina-se a consecução de analisar as Normas que formam a Política Institucional de Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade do Estado da Bahia. Para atingir o objetivo proposto, realizou-se um estudo de caso em um trabalho comparativo entre as resoluções que compõem a política institucional de inovação: as Resoluções nº. 685 de 2009, a 686 de 2009, a 1014 de 2013 e as Leis de Inovação: Lei nº 10.973 de 2004, Lei nº 13.243 de 2016, a Lei de Inovação do Estado da Bahia nº 11.174 de 2008. Para sustentar e possibilitar o entendimento da análise, foram abordados fundamentação teórica sobre os princípios e categorias da Inovação Tecnológica que foram apontadas na implantação da nova ordem jurídica. Desta forma o resultado deste trabalho de pesquisa, vai além de meras verificações quantitativa do sistema, busca um caminhar no entendimento de uma ordem jurídica capaz de atender as necessidades da Universidade.
- ItemAnálise de bases de dados de uma escola de ensino médio: um estudo na perspectiva de implantação do observatório da vida escolar do aluno.(2013) Jesus, Maria de Fátima Brandão deO presente relatório foi elaborado considerando a perspectiva de implantar, no antigo Instituto Central de Educação Isaías Alves (ICEIA), atual Centro Estadual de Educação Profissional em Apoio Educacional e Tecnologia da Informação Isaias Alves (CEEP Isaias Alves) em Salvador, o “Observatório da Vida Escolar do Aluno”, que constitui um centro de documentação e informações estatísticas, de modo a sistematizar estudos, dados e informações que possam subsidiar a construção de políticas de inclusão, formação de professores, bem como facilitar o acompanhamento anual do desempenho dos alunos na unidade escolar. Para delimitar a necessidade e a viabilidade de implantação do observatório foram utilizadas várias fontes nos levantamentos e análises realizados entre os meses de maio de 2012 e maio de 2013. Inicialmente, os dados do Sistema Educacenso foram analisados para um entendimento da dimensão quantitativa do Ensino Médio na Bahia. Para construir um perfil sócio cultural dos candidatos da unidade foram utilizados dados dos inscritos no vestibular do ano de 2012 da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Os boletins escolares de 2011 e os dados do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) forneceram um conhecimento do desempenho acadêmico dos alunos do ICEIA. As análises permitiram conhecer o potencial dos bancos de dados consultados para auxiliar a operacionalização do observatório, conhecer características do perfil pessoal e escolar dos alunos do Ensino Médio do ICEIA e reafirmar a importância de monitorar o desempenho escolar, assegurando uma trajetória de sucesso no Ensino Médio e ampliando as chances de acesso ao Ensino Superior.
- ItemO aperfeiçoamento e desenvolvimento de uma ferramenta tecnológica para disseminação de informações acadêmicas destinadas aos gestores dos cursos de graduação da Universidade do Estado da Bahia(2018-08-09) Barbosa, Aldo MelhorEste trabalho buscou identificar os principais problemas em torno dos registros acadêmicos e dos processos de sistematização e disseminação de informações no âmbito da Universidade do Estado da Bahia. Para tal fim, explorou a problemática que envolve a sistematização e integralização de informações acadêmicas, de maneira a fornecer subsídios aos gestores dos cursos de graduação para a tomada de decisão. Seus resultados apoiaram o desenvolvimento de uma ferramenta tecnológica, um Portal para a disseminação de informações acadêmicas destinadas aos gestores da Instituição. Como aporte teórico, analisamos algumas pesquisas e trabalhos relacionados à temática com ênfase na avaliação institucional e na tomada de decisão. As análises permitiram construir um arcabouço teórico sobre a avaliação do ensino superior e identificar os limites dos gestores quanto à obtenção de informações acadêmicas qualificadas para a tomada de decisão. No que se refere à metodologia, adotou a triangulação de evidências obtidas através de pesquisa bibliográfica, análise documental e observação participante. Como produto, desenvolvemos o Portal da Avaliação e Gestão Acadêmica que reuniu informações acadêmicas qualificadas com o intuito de disseminá-las entre os gestores, subsidiando-os no processo de tomada de decisão e no acompanhamento da avaliação dos cursos. Com a disseminação dessas informações acadêmicas por meio do Portal, insumos são disponibilizados aos gestores para o acompanhamento regular dos cursos e a melhoria do processo de avaliação, de maneira a impactar positivamente no desempenho dos cursos e no rendimento dos indicadores de qualidade da educação superior.
- ItemAplicativo para dispositivos móveis como estratégia didática no aprendizado do exame físico por estudantes de saúde(2022-06-06) Silva, Isa Alencar SacramentoO uso de novas tecnologias em dispositivos móveis como ferramenta de interação aluno-professor no processo de ensino aprendizagem, tem sido uma forma de viabilizar a aprendizagem mais efetiva. Diante de tal afirmação, os aplicativos móveis surgem como ferramenta tecnológica aliada para se trabalhar nos cursos de graduação em saúde. Objetivo: Desenvolver protótipo de aplicativo móvel para o ensino de exame-físico, a partir da investigação dos seus possíveis papéis como estratégia didática na graduação em saúde. Metodologia: Foi realizada revisão integrativa sobre o uso de aplicativos como estratégia didática na graduação em saúde, a partir da qual tornou-se possível desenvolver um aplicativo para Exame Físico (EFICOR). Na primeira etapa selecionamos os conteúdos para o aplicativo, na segunda etapa foi feito o layout do aplicativo, organizando os textos, vídeos, figuras, sons e animação, utilizando a plataforma WordPress para as funcionalidades do aplicativo organizado em ciclos de design interativos, tendo em vista a adoção de tecnologias livres e abertas sempre que possível, ou seja, de modo que seja possível retornar a qualquer etapa anterior sempre que for necessário aprimorar o sistema. Resultados: A Interface do aplicativo EFICOR (Exame Físico do Corpo Humano) virá com a imagem do corpo humano. A primeira interface principal contém cinco botões que apresentam as opções do exame físico dos sistemas do corpo humano, são eles: exame físico cabeça e pescoço, exame físico sistema cardiovascular, exame físico sistema respiratório, exame físico do sistema digestório e exame físico do aparelho urinário e genitais. Ao clicar no sistema que será estudado, o estudante será encaminhado para uma nova área de escolha a ser estudada, essa área do aplicativo contém textos e fotos sobre como realizar o exame físico em cada sub ícone. Na revisão realizada identificou-se que os aplicativos móveis fornecem aos estudantes uma maneira mais prática para assimilar o conteúdo, além de melhorar o processo de aprendizagem uma vez que os alunos se tornam agentes ativos na produção do conhecimento. Conclusão: O EFICOR poderá alcançar um lugar entre as ferramentas utilizadas para aquisição de conhecimento. Com a inovação do processo de aprendizagem o uso do dispositivo trará benefício para os indivíduos envolvidos no processo. A pesquisa realizada identificou que o uso de dispositivos móveis na educação, em especial dos aparelhos celulares, é de suma importância; primeiro, pelo número expressivo de usuários desse equipamento e pelo avanço do uso de dispositivos móveis no processo de aprendizagem e de comunicação, estimulando a participação dos alunos no processo educativo.
- ItemAplicativos Móveis e Praticantes de Língua Inglesa: Diálogos com um Cotidiano Escolar em Feira de Santana – BA(2017) Censi, Luciana de Jesus LessaEste texto pretende trazer à tona as maneiras com que alguns praticantes de língua inglesa como língua estrangeira, do 7º ao 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública em Feira de Santana – BA, compreendem os processos ensinoaprendizagem nesse idioma associado ao uso de aplicativos móveis. Conhecer esses praticantes, ouvi-los e interpretá-los se mostraram como alternativas para entender como se viabiliza a relação entre a educação linguística e a tecnologia móvel no cotidiano escolar, partindo de uma realidade local, mas que pode estar replicada em diversas outras. Considerando que os praticantes se caracterizam por desenvolver táticas e criações para subverter situações da realidade que lhes é dada, utilizamo-nos de grupos de diálogo online e presencial, na perspectiva do estudo qualitativo e de uma abordagem interpretativa a partir do que teoriza Gadamer (1999) sobre o diálogo que propõe alterar nossos horizontes. Como resultados, percebemos que os praticantes têm revelado interesses e expectativas para unir as tecnologias e aplicativos móveis às práticas escolares em inglês, especialmente por causa de influências fortes e inegáveis desta línguacultura, da cultura digital e da cibercultura nos cotidianos deles. Além disso, apresentamos uma proposta pedagógica para o uso de aplicativos móveis em inglês, elaborada a partir dos rastros que o convívio e as interações com os praticantes nos forneceram.
- ItemApp Família Conectada(2022-12-22) Santos, Indaiane Rosário Abade dos; Carvalho, Fernando Luís de QueirozTrata-se de um aplicativo baseado em ações de educação em saúde com vistas à melhoria da interação entre as famílias e as equipes de saúde, visando a melhoria do acesso à informação dos pacientes hospitalizados em Unidades de Terapia Intensiva.
- ItemAprendizagem do Eletromagnetismo em Cursos de Engenharia: uma proposta de construção de laboratório virtual com abordagem de campos conceituais(2016) Santos, José Vicente CardosoEsta pesquisa foi idealizada considerando o cenário da aprendizagem da física nos cursos de engenharia no Brasil, a teoria dos campos conceituais e o uso de laboratórios virtuais. Considera-se que o domínio das (dez) leis do eletromagnetismo é essencial na formação do engenheiro e com isto tem-se como objetivo geral da pesquisa a construção de um Laboratório Virtual para a aprendizagem das leis do eletromagnetismo utilizando-se a teoria dos campos conceituais; e, como objetivos específicos a identificação de fenomenologias necessárias para a construção de campos conceituais no eletromagnetismo; a proposta de estratégias para o desenvolvimento cognitivo destas leis; o registro de propostas de ações de contribuições das tecnologias da informação e comunicação com uso de laboratórios virtuais para a construção de campos conceituais e a sua importância nos processos de aprendizagem da física (eletromagnetismo) em cursos de engenharia. Para consolidar estes objetivos adota-se uma metodologia lastreada na revisão de literatura da teoria dos campos conceituais, das leis da eletricidade e do magnetismo e nas diversas estratégias de construção de laboratório virtual com o viés desta teoria pedagógica e que utilize-se destas leis. Procede-se a montagem de estratégias para a prendizagem de cada uma destas leis e aplica-se as mesmas em laboratório virtual com acesso a grupos de estudantes que registrem a eficácia relativa do seu uso. Com isto construiu-se um laboratório virtual, com acesso restrito a usuários cadastrados e autorizados para o estudo das leis da eletricidade e do magnetismo com o uso da teoria dos campos conceituais.
- ItemArtefatos Tecnológicos como Suporte Pedagógico para o Estímulo das Habilidades de Consciência Fonológica(2018-07-16) Sousa, Josué AlvesInfelizmente o analfabetismo no Brasil ainda é uma das páginas mais triste da nossa história enquanto nação, e com poucas e ineficazes propostas de superação deste problema. Desde a década de 1970, vem despontando em nosso país, estudos referentes ao desenvolvimento das Habilidades de Consciência Fonológica (HCF) que tem se mostrado fator preponderante para facilitar o processo de aprendizagem da leitura e da escrita. Esta afirmativa pode ser comprovada através de estudos nacionais e internacionais que verificaram a importância de se trabalhar durante o processo de alfabetização de crianças, jovens e adultos com o estímulo de tais habilidades. Partindo de tal premissa, este trabalho tem o intuito, de aprofundar as discussões acerca dos minigames como alternativas pedagógicas para o ensino e a aprendizagem dos alunos nativos digitais, e traz como questão investigativa, investigar como o desenvolvimento das Habilidades de Consciência Fonológica - Aliteração, Rima, Consciência Fonêmica e silábica - pode ser potencializada com o uso de artefatos tecnológicos como suporte para tal aprendizagem, nas classes do ciclo de alfabetização do Ensino Fundamental? Para tanto, este estudo tem como objetivo o desenvolvimento de três minigames produzidos na plataforma SCRATCH e que pretendem estimular as HCF, através da dinâmica empregada nos jogos. As categorias teóricas que abordaremos neste trabalho perpassam pelas discussões a respeito dos games como motivadores do processo de aprender, segundo Alves (2008, 2016), Petry (2016) e Moita (2007), e as intrínsecas relações entre a aquisição da leitura e da escrita a partir do desenvolvimento das HCF, conforme Cardoso-Martins (1995), Moraes (2012) e Adams (2006, 2012). Trata-se de uma Pesquisa Aplicada de Abordagem Qualitativa, na qual o método de Estudo de Caso subsidiou o delineamento da pesquisa. Os minigames, construídos no âmbito da pesquisa, foram submetidos à avaliação de quatro especialistas, através da Avaliação Baseada em Perspectiva, e os resultados destas análises ajudaram a melhorar os artefatos tecnológicos elaborados nesta pesquisa, a partir das considerações contextuais de cada especialista. Palavras-chave: Artefato tecnológico,Alfabetização, Consciência Fonológica