Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DCH6
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- ItemA universidade e a formação de professores de matemática: uma breve reflexão acerca da teoria e da prática no campus VI da UNEB(Universidade do Estado da Bahia, 2003-01-01) Rocha, Gerfson Silva; Nascimento Junior, Messias José do; Campos, Marilyn da Rocha; David, MagdaO objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta de análise e reflexão da formação dos alunos licenciados em matemática, especialmente no Campus VI / UNEB. Na visão de alguns autores, a formação específica nos cursos de Licenciatura em Matemática é realizada, de modo geral, com seu referencial centrado na prática do matemático profissional e não na prática do professor de ensino fundamental e médio. Neste trabalho, procura-se analisar as causas dessa distorção sobre a qualidade da formação oferecida aos licenciandos e também sobre a estrutura do curso de Licenciatura em Matemática Campus VI Caetité / UNEB. Propõe-se uma mudança de referencial de modo que a formação matemática do futuro professor se dê de forma intrinsecamente integrada à prática docente na escola básica. Tal mudança de referencial projeta uma alteração na própria natureza do conhecimento matemático a ser priorizado nas disciplinas específicas do curso. Desta forma, coloca-se à pesquisa em educação matemática, na área de formação de professores, a seguinte questão: que matemática é relevante para a formação do licenciando? Esse e outros questionamentos que afligem a comunidade acadêmica do curso de Licenciatura em Matemática foram investigados através de questionários respondidos pelos alunos do VII semestre do Campus VI da UNEB.
- ItemA personagem feminina no conto machadiano: “A cartomante”(Universidade do Estado da Bahia, 2011) Souza, Mariângela Santana de; Neves, Sônia Maria das; Silva, Edilson Miranda; Magalhães, Rozânia Alves; Brito, Rogério SoaresO presente trabalho pretende analisar as características da personagem Rita e como se deu sua construção no conto ―A Cartomante‖ do autor Machado de Assis, enfocando os aspectos sociais e psicológicos da mesma, mediante as influências sofridas com relação ao contexto histórico social, vigente do século XIX. Para isso, foi necessário discutir os conceitos de Literatura e o movimento literário a qual esta obra pertence, bem como perceber de que maneira Machado de Assis constrói a sua narrativa, sendo ele um homem sempre a frente do seu tempo. Teoricamente a pesquisa está fundamentada em autores do campo literário como, Antônio Candido, Afrânio Coutinho, Alfredo Bosi, Antoine Compagnon, Massaud Moisés, Julio Cortázar, Beth Brait, entre outros, em quem nós nos baseamos para a realização desta análise de natureza qualitativa, sendo esta desenvolvida a partir da análise da obra machadiana, e busca evidenciar tais fatores sociais presentes na obra.
- ItemIntergeneracidade: um estudo da função do gênero textual entrevista no conto "O Monstro", de Sérgio Sant’Anna(Universidade do Estado da Bahia, 2012) Ferreira , Cleonária de Jesus Brito; Vieira, Maria Eliene Silva Correia; Ramos, Ricardo Tupiniquim; Brito, Rogério Soares; Magalhães, Rozânia AlvesEste trabalho debruça-se sobre estudo do conto “O Monstro” da obra homônima de Sérgio Sant’Anna (1994) e analisou, sob a luz das teorias dos gêneros textuais e literários e da narratologia, o processo de construção do gênero literário conto, que possui em sua estrutura o gênero textual entrevista. A presença de dois gêneros textuais em uma produção, neste caso, a do conto, configura um hibridismo de esferas discursivas marcadas por características específicas. Esse embricamento fez surgir dentro do texto múltiplas vozes narrativas marcadas pelos relatos do Editor da revista “Flagrante” e de Antenor Lott Marçal, o entrevistado. A utilização de dois narradores faz parte do conjunto de mecanismos utilizados pelo autor para produzir a obra, e fica também a cargo dos relatos deles a condução da trama, de forma que a história aparenta construir-se à medida que é narrada. As narrações apresentam se em níveis narrativos diferentes com tempo e espaço diferente. Identificar esses níveis foi essencial para a análise do conto, pois através deles detectamos características específicas a cada narrador. Entendemos que a estrutura utilizada por Sant’Anna na elaboração do referido conto pode ser classificada como des construtora das normas narrativas tradicionais já que agrega dois discursos que parecem competir entre si. Neste sentido, é também a utilização do gênero jornalístico entrevista pingue- e- pongue marcada por perguntas e respostas que permite o surgimento do segundo relato. Diante disso, afirmamos que foi exatamente a associação de dois gêneros a responsável pelo surgimento de um segundo narrador.
- Item“Aversão” e “amor” às aulas de língua portuguesa: uma reflexão a respeito da relação ensino aprendizagem desta disciplina em uma escola pública na cidade de Caetité-BA(Universidade do Estado da Bahia, 2012) Souza, Anselmo Silva de Jesus; Teixeira , Aparecida de Fátima Brasileiro; Magalhães, Lucélia Alves; Magalhães , Rozânia AlvesCom essa pesquisa, buscamos refletir sobre as aulas de língua portuguesa. Para isso, fez-se necessário investigar uma breve história sucinta do ensino de língua no Brasil, e os principais objetivos na visão das Leis de Diretrizes e Bases nº 5.692/71 e nº 9.394/96, bem como o instrumento que norteia a operacionalização desta última LDB, atualmente em vigor os Parâmetros Curriculares Nacionais. Feitas as considerações teóricas e metodológicas, procedemos à análise de entrevistas realizadas a alunos e professores de língua portuguesa que atuam há pelo menos vinte anos. O objetivo foi verificar o motivo da ―aversão‖ às aulas de língua portuguesa por parte do aluno, mesmo o professor declarando ―amor‖ pelo exercício docente. Com isso, o ensino prioriza-se a gramática normativa e afasta-se das Leis e teorias atuais que enxergam no ensino de língua uma ponte para que o indivíduo insira-se na sociedade.
- ItemDificuldades de alunos do ensino médio na produção textual(Universidade do Estado da Bahia, 2012) Oliveira, Tamyres Costa Vieira; Montalvão, Valdívia Martins; Ramos, Ricardo Tupiniquim; Moraes, Edmilson de Senna; Brito, Rogério SoaresO objetivo do ensino de língua Portuguesa é preparar o aluno para a convivência com as múltiplas linguagens que circulam na sociedade e que se materializam em gêneros. No entanto, a prática pedagógica tradicional - balizada na gramática normativa - esquece-se que o domínio desta habilidade não é fruto da abordagem mecânica e ineficaz de estruturas gramaticais, mas da consolidação de um trabalho contextualizado que acontecerá por meio da viabilização de situações concretas em sala de aula, que envolvam os mais variados gêneros discursivos, a partir do estudo de suas condições de produção, recepção e veiculação na sociedade. Neste sentido, esta pesquisa procurou verificar quais motivações demandam as dificuldades de alunos do Ensino Médio durante o processo de produção textual, e o que pode ser feito, de acordo com os documentos oficiais que fundamentam esta etapa da educação básica e com as disposições teóricas de pesquisadores da Linguística Aplicada e Textual, para dirimi-las. Para tanto, procurou-se verificar se a prática pedagógica está condizente com as orientações presentes nestes documentos e na teoria disponível, com vistas a elencar possíveis estímulos que provocam tais dificuldades, pois se comunga, aqui, da premissa de que a prática docente influencia de maneira significativa o processo de ensino-aprendizagem e de que os gêneros discursivos são ferramentas privilegiadas para o alcance dos objetivos do Ensino de Língua Portuguesa.
- ItemO cordel como estratégia de formação leitora na EJA: vozes esquecidas em processo de inclusão(Universidade do Estado da Bahia, 2013) Fernandes, Rosana Lima Carvalho; Pina, Patrícia Kátia da Costa; Teixeira, Aparecida de Fátima Brasileiro; Marques, Zélia MalheiroO presente trabalho discute a eficácia do cordel, enquanto ferramenta capaz de auxiliar na formação do leitor literário na Educação de Jovens e Adultos – EJA, no primeiro e segundo anos do Ensino Médio. Como base para análise, enfoquei a produção de estudantes durante o Estágio IV: os alunos realizaram experiências de leitura através da literatura de cordel, tanto em sala de aula, quanto fora dela, entre os meses de outubro e novembro de 2013, e a partir dessas leituras produziram textos relatando essas experiências. Para a concretização deste trabalho foram discutidas questões voltadas para a constituição, expansão e aceitação dessa literatura nas camadas populares, principalmente da região Nordeste do país, destacando ainda o processo de ultrapassagem dos muros das escolas que passaram a utilizá-la como suporte no processo de aprendizagem e formação do leitor e universidades, de forma que, na atualidade são muitos os estudos com ênfase na importância histórica, social, cultural e didática do cordel. Foram abordados também conceitos relacionados à linguagem, leitura, leitor e a modalidade de ensino denominada EJA; ressaltando a contribuição da poesia popular nordestina na formação leitora desses sujeitos, considerando que estes também constituem o povo nordestino. Este trabalho está fundamentado na proposta pedagógica de Freire (1987, 1990) e nos estudos de Aguiar e Bordini (1988), Galvão (2006), Yunes (2003), Pinheiro (2007), Araújo (2007), Haurélio (2010), entre outros.
- ItemA reconstrução do eu: escrita e leitura reinventando um ser(Universidade do Estado da Bahia, 2013) Palma , Ana Paula SIlva; Souza, Danielle Santos; Pina, Patrícia Kátia da Costa; Martins, Paulo Cezar Borges; Ramos, Ricardo TupiniquimFrente à sociedade excludente, o poder elitizado e as condições subumanas em que vivem as classes marginalizadas, a leitura e a escrita surgem como instrumentos indispensáveis na formação do sujeito crítico/reflexivo na medida em que ampliam os horizontes, contribuem para a formação de uma sociedade consciente de seus direitos e deveres e possibilita que seus cidadãos tenham uma melhor visão de mundo e de si mesmos, auxiliando assim na libertação do sujeito. Buscamos com a presente monografia refletir como a leitura e a escrita são atividades importantes na formação do sujeito crítico/reflexivo e consequentemente funcionam como práticas de libertação a partir da análise do perfil leitor e escritor da autora e personagem Carolina Maria de Jesus em seu livro Quarto de despejo: diário de uma favelada. Para tanto, os encaminhamentos metodológicos baseiam-se em pesquisa bibliográfica, por meio do método de revisão de literatura de autores que tratam dessa temática, tais como: Foucambert; Freire; Gadotti; Lajolo; Levine; Meihy; Lobo; Moreira; Romanelli; Santos; Silva; Souza; Yunes; Zilberman.
- ItemConservadorismo e inovação na norma literária modernista na obra Amadiana: o uso variável da concordância nominal e a concordância verbal.(Universidade do Estado da Bahia, 2014) Oliveira, Maria Helena Gonçalves; Ramos, Ricardo Tupiniquim; Pina, Patrícia Kátia Da Costa; Magalhães, Lucélia AlvesA tradição gramatical apresenta uma visão muito simplificada e rígida sobre as regras de concordância. A concordância de número no interior do sintagma nominal se faz de uma única forma: os constituintes determinantes (artigos, demonstrativos, possessivos e quantificadores) seguem o número (singular ou plural) do constituinte determinado (o nome), caso contrário, a concordância nominal não se efetiva conforme a gramática normativa. A concordância verbal se faz pela conjugação do verbo em número e pessoa conforme o sujeito, assim prescrito pela gramática tradicional. Por outro lado, a pesquisa sociolinguística aponta que a marcação do plural no interior do sintagma nominal está condicionada a diversos fatores estruturais, como, por exemplo, à posição do elemento no interior do SN, à sua classe gramatical, ao grau de saliência do próprio plural marcado, mostra, ainda, que a concordância verbal não é só definida por pronome reto, mas também pelas novas formas pronominais, como “a gente” e “você”. Além disso, existem outros fatores que levam o falante a se distanciarem da gramática concordância, a questão socioeconômica e o grau de escolaridade. O estudo aqui proposto é investigar o emprego conservador e o inovador da concordância nominal e da concordância verbal. Como fonte de pesquisa para coleta de dados desses fenômenos de variação, foi utilizada pelo prosador baiano Jorge Amado, situado na segunda geração do Movimento Modernista, foi um marco para uma nova literatura brasileira, carregou caráter nacionalista, principalmente por adotar o falar popular das ruas, é nesse sentido que coletamos dados de fenômenos de variação linguística nas obras amadianas: Gabriela Cravo e Canela e Suor, com o fenômeno de variação da concordância nominal e Tieta do Agreste pastora de cabras, com a concordância verbal, para comprovamos em que medida este escritor usa em suas obras a inovação e o conservadorismo linguístico.
- ItemPráticas de leitura em sala de aula: Leitura e leitores da comunidade quilombola de simbaíba.(Universidade do Estado da Bahia, 2014) Gomes, Lucinalva Fernandes; Borges , Marina Fernandes; Marques, Zélia Malheiro; Pina, Patrícia Kátia Da Costa; Morais , Edmilson de SenaO presente trabalho, pautado na discussão sobre as práticas de leitura trabalhadas na sala de aula da comunidade quilombola de Simbaiba, comunidade rural de Caetité – situada no Alto Sertão da Bahia – objetivou investigar, como as leituras são exploradas na sala de aula Quilombola? Se essas práticas dialogam ou não com as leituras que a comunidade faz de si e do social? Desta forma, a pesquisa faz uso, tanto por meio de entrevistas e observações nas turmas de 4 º e 5 º ano de ensino fundamental I, quanto na análise de narrativas orais e escritas. As histórias da comunidade, desenvolvidas durante os encontros de leituras do projeto de iniciação científica, formou base para este estudo, não só para apresentar a comunidade através de suas falas, como também, para estabelecer um confronto entre suas narrativas sociais e culturais com as abordagens desenvolvidas pelo ensino escolar. Nesse sentido, é que esta pesquisa, desenvolvida pela natureza qualitativa, via de abordagem autobiográfica, possibilitou explorar as leituras da comunidade e as da sala de aula. No percurso dos estudos, as práticas de leitura mostraram-se mais que um importante instrumento para o desenvolvimento formador de habilidades escolares, mas como principal meio para se explorar a capacidade crítica e criativa ao ressignificar o lido. Tanto as leituras legitimadas quanto as leituras culturais têm demonstrado, durante observações, o valor da construção de um projeto de leitura que privilegie o aluno/leitor nas suas interpretações conflituosas ou não. Um quadro de ensino, conforme análise conclusiva, que ainda não se tem mostrado de forma efetiva. Não quando o que se tem é uma cultura escolar engessada, pela modelo pedagógico conteudístico, ou ainda pelo modo reprodutor, em que as leituras, quando poderiam ser dialogadas com a realidade do aluno, são silenciadas, de modo que as significações interior e exterior do aluno/leitor são ignoradas e assim perdendo o efeito da verdadeira função da leitura. Entretanto, Sambaiba tem muita a contribuir com o ensino, a partir do momento que as vozes da comunidade sejam também trabalhadas de modo que essas leitura contribua na significação e interpretação de si e do social. Teoricamente a pesquisa foi ancorada em autores do campo da leitura, de caráter político-educacional e étnico-racial e da identidade negra, estudos desenvolvidos por Abreu (2006); Arruti (2006); Silva (1997); Gomes (2001); Hall (2009); Munanga (2004); Perrotti (1990); Santomé (2011) Yunes (2011) e tantos outros que compõem este quadro de pesquisa.
- ItemO poético formando o gosto pela leitura: Ricardo da Cunha Lima(Universidade do Estado da Bahia, 2014) Silva, Ana Paula de Araújo; Pina, Patrícia Kátia da Costa; Teixeira, Aparecida de Fátima Brasileiro; Silva, Rozânia Alves MagalhãesFormar leitores tem se constituído um desafio à educação contemporânea, que é o de formar leitores capazes de uma efetiva participação social, e de construírem a si mesmos como sujeitos. Assim urge a necessidade de que haja nos espaços formais de aprendizagem, uma mediação voltada na perspectiva da formação leitora, sendo imprescindível esta formação desde a infância, para que o indivíduo obtenha desde cedo os benefícios dessa prática, e para isto a literatura infantil é uma aliada nesse processo. Dessa forma, esta pesquisa é um instrumento de reflexão acerca da formação de leitores, visualizando o gênero poesia infantil como instrumento para esta formação, sendo feita uma análise das características rítmicas e vocabulares presentes em alguns poemas de LIMA (2000) e (2010), observando estes como recursos prazerosos e incentivadores na formação do leitor, para que este enquanto sujeito reflita sobre si e sobre o outro, agindo e interagindo com o seu mundo interior e exterior. Para tanto, ao desenvolver os conceitos de literatura infantil, poesia infantil, linguagem poética e público infantil, balizo a pesquisa à luz de teóricos como ARÌES (1981), COELHO (2000), CUNHA (1998), HUIZINHA (2000), LAJOLO e ZILBERMAN (2007), MESCHONIK (2006) e SOUZA (1994), estes contribuem para estas abordagens, e para discorrer sobre os aspectos peculiares da poesia contribuem TAVARES (2005), ABRAMOVICH (1991), BOSI (2000), CARVALHO (2010), ESPEIORIN (2010), GOLDSTEIN (1991), COMPAGNON (2001), entre outros. Assim constata-se que é possível educar pelo poético, ao aproximar-se do imaginário dos pequenos, propondo reflexão e diálogo para com elas, pois a leitura nos transforma e nos humaniza.
- ItemEmília e Tia Nastácia: vozes e silêncios e o leitor ontem e hoje(Universidade do Estado da Bahia, 2015) Teixeira, Michelle Santos; Pina, Patrícia Kátia da Costa; Silva, Zoraide Portela; Silva, Jorge Augusto de JesusAs questões étnico-raciais tomaram grandes proporçõesnas discussões em todos os âmbitos na sociedade, dentre eles, o escolar, diferentementeda mentalidade e relações sociais em outros contextos, como exemplo do tempo lobatiano no início do século XX, em que as relações de desigualdade sociais e estereótipos sobre o negro eram aceitas comonaturais. Dessa forma, este trabalhodiscute sobre a literatura, a criança, a importância da leitura e do imaginário e tem como objetivo ―investigar‖ como é construído o preconceito nas vozes de Emília e nos silêncios de Tia Nastácia nas obras lobatianas Memórias da Emília (2009),Histórias de Tia Nastácia (2002) e O Minotauro (2003),observando as formas como essas construções podem influenciar o leitor, discutindo o papel do professor mediador, para tanto, foram analisadas as falas e posicionamentos das personagens na obra, assim como foram analisadas expressões que conotam o preconceito e, diante desse olhar sobre a história e literatura, discutimos as relações dos sujeitos com suas épocas e consequentemente a mudança no olhar do leitor contemporâneo, considerando que não conseguimos nos despir das pertinências ideológicas do nosso tempo. Para tanto, naconcepção de literatura, literatura infanto-juvenil e sua importância para o imaginário balizamos a pesquisa emCULLER(1999), COMPAGNON (2001), HELD (1980)ZILBERMAN (2003); na recepção do leitor, contribuem para o estudo ISER (1983) e JAUSS (1994);para demonstrar as questões identitárias e de sujeito HALL (2009) e MUNANGA (2006); BAKHTIN (1998) contribui com a concepção dialógica; o sujeito imbuído das questões sociais e DELEUZE (s/d).
- ItemAtravessamentos discursivos entre as manifestações literárias e midiáticas – O caso Once upon a time(Universidade do Estado da Bahia, 2015) Silva, Eliane Teodoro da; Oliveira, Mirian Ribeiro de; Magalhães, Lucélia Alves; Marques, Zélia MalheiroEsta pesquisa parte do pressuposto de que a mídia, através de pistas deixadas pelo campo literário, cria o seu discurso e estabelece estratégias para veicular dizeres que são de seu próprio interesse, causando efeitos de sentido numa tentativa de levar aos sujeitos leitores novos modelos e novos comportamentos que sejam vigentes na sociedade atual. Para tal, teve como objeto de estudo os contos “Branca de Neve”, “Chapeuzinho Vermelho”, “A Bela e a Fera”, “João e Maria” e o seriado norte-americano “Once Upon a Time”, o qual faz uma releitura desses e de outros contos numa versão adulta, visando ao confronto interdiscursivo entre os contos e o seriado. Partiu-se de tais contos por notar neles maiores traços de atravessamentos discursivos, bem como, por perceber nos discursos que há atravessamentos, intencionalidades em formação de identidades dos leitores/expectadores. De tais contos e seriado serão recortados fragmentos discursivos, buscando entender como se processa o atravessamento discursivo de um campo de saber para outro, neste caso, da literatura para a mídia. Desta forma, esta pesquisa surge diante de algumas inquietações no que diz respeito ao apagamento do discurso literário ao ser adaptado e modificado pelo discurso midiático. Este último visa impor valores que correspondem ao seu próprio interesse nos leitores expectadores. Teve como conceitos basilares o interdiscurso na AD, fundamentado especialmente por Pêcheux (1997, 2006 e 2009) e Orlandi (2010); literatura infanto-juvenil, com base em Zilberman (1999), Lajolo (1999) e Coelho (2010); cultura da mídia, estabelecendo um diálogo com Kellner (2001); e as construções identitárias dos sujeitos, de acordo com as teorias de Baumam (2005), Stuart Hall (2006) e Silva (2009); além de alguns estudos a respeito dos contos de fadas
- ItemPráticas de formação leitora no ensino fundamental II caetiteense: da tradição às inovações contemporâneas(Universidade do Estado da Bahia, 2015) Silva, Edvânia Oliveira; Pina, Patrícia Kátia da Costa; Ramos, Ricardo Tupiniquim; Araújo, Ginaldo CardosoEste trabalho busca compreender como as práticas docentes inovadoras aplicadas pelo PIBID Letras Vernáculas/DCH/Campus VI, contribuiu para a formação de leitores no Grupo Escolar Manoel Lopes Teixeira, do Ensino Fundamental II no ano de 2013. Para isso, analisamos as produções elaboradas pelos alunos a partir de três oficinas de Contos, Quadrinhos e Contação de Histórias, ministradas pela coordenadora do PIBID com o objetivo instigar o ato e o prazer pela leitura nos estudantes. Para darmos embasamento a esta pesquisa, buscamos nos sustentar em autores como Freire (1980), Yunes (2002), Lois (2010), Foucambert (2008), Lajolo (2001), Pina (2012) que discutem a leitura como transformadora de sujeitos, tendo como conceito a formação do leitor e letramento; para sustentar a concepção de letramento literário apoiamos em Cosson (2011); Colomer (2003) e Rojo (2009) para o multiletramento. Após análises das produções, compreendemos que as ações realizadas pelo PIBID teve um papel importante para a formação leitora dos alunos, apresentando resultados positivos, entretanto constatamos também que foram resultados parciais, pois o objetivo de formar leitores não atingiu todo o público alunado que fora analisado.
- ItemA poesia satírica de cuíca de Santo Amaro(Universidade do Estado da Bahia, 2017) Santos, Fabíola Manoela Batista Barbosa dos; Brito, Rogério Soares; Marques, Zélia Malheiro; Silva, Zoraide PortelaO presente trabalho monográfico traz um estudo crítico da vida e obra do cordelista Cuíca de Santo Amaro, um poeta que rompeu com as normas da literatura de cordel produzindo uma escrita livre e despretensiosa dos outros cordelistas de seu tempo. E tem como objetivo principal identificar nos versos satíricos deste poeta as características semelhantes e distintas das regras que norteiam a literatura de cordel. Este trabalho mostra ainda o conceito, origem e características da literatura cordelista, uma vez que, a partir da conceituação desse gênero é que a análise do corpus será realizada. Esta pesquisa é de cunho qualitativo, e a metodologia é a bibliográfica e documental. Para tanto, foi necessário a contribuição de alguns autores, dentre eles destacam-se: Edilene Mattos (1998), Mark J. Curran (1990), Jorge Amado (1971), Luís da Câmara Cascudo (2005), Marco Haurélio (2010), Márcia Abreu (1999), Franklin Maxado (1980), Viviane Resende (2005), Tavares (2005).
- ItemA casa Anísio Teixeira, patrimônio histórico-cultural, em Caetité – Bahia: constituição de leitores(Universidade do Estado da Bahia, 2017) Santos , Cinara de Jesus; Marques, Zélia MalheiroO presente Trabalho de Conclusão de Curso -TCC, na perspectiva de pesquisa monográfica, intitula-se: A casa Anísio Teixeira, patrimônio histórico-culural, em Caetité – Bahia: constituição de leitores. Tem como objetivo compreender possibilidades de leituras propiciadas pela Casa Anísio Teixeira em Caetité BA, enquanto patrimônio histórico e cultural. Para isso, o objeto da pesquisa, Considerando ser o lugar como símbolo da memória coletiva e individual, além de ser considerado um ícone, tornando-se um mecanismo que vem contribuindo de maneira positiva na formação da identidade cultural, na região, além de contribuir na constituição de leitores, a exemplo de muitos caeteenses. Leituras realizadas vêm nos revelando que há relativo esquecimento de pesquisas sobre o patrimônio histórico e cultural, o que se torna preocupante, uma vez que cultura e história são áreas de relevância para o processo de formação humana, patrimônio da humanidade, se considerarmos o elo de diálogo que se dá entre presente, passado e futuro. Pesquisas e descobertas passam a ganhar espaço no decorrer dos anos pela junção de áreas que dialogam com a educação. Dessa forma, para o referencial da pesquisa, utilizamos teóricos como Charteir (2007),..dentre outros, para o suporte na discussão sobre constituição de leitores e de patrimônio histórico-cultural. A pesquisa é de abordagem cultural, Chartier (), o que nos ajudou a pensar práticas e representações do cenário eleito, neste trabalho, ou seja, a Casa Anísio Teixeira, lugar visitado para conhecimento e para realizar entrevista, a qual se deu com alunos graduandos do curso de Letras, leitores presentes, nesse lugar histórico e cultural para realização de práticas culturais leitoras. Sobre considerações, além da afirmação do lugar como relevante centro de preservação enquanto patrimônio arquitetônico, símbolo de memória do grande educador, filho da terra, Anísio Teixeira, podemos falar em interação para a constituição leitora, como se deu com graduandos do curso de Letras.
- ItemTem dendê no hip-hop: identidade no cancioneiro do grupo de rap baiano Opanijé(Universidade do Estado da Bahia, 2017-08-02) Pereira, Fernanda dos Santos; Ramos, Ricardo Tupiniquim; Figueiredo, Joabson Lima; Borges , Flaviane GonçalvesEm 1974, criada a Universal Zulu Nation, o hip-hop passou a divulgar seus fundamentos – break (dança); grafite (pintura parietal); e rap (estilo musical com duas faces: o DJ, disc-jóquei, fonte do rítmo, e o MC, mestre de cerimônias, o cantor/letrista) –, linguagens artísticas unidas em recusa ao discurso hegemônico e para produzir pontes entre centro e periféria. Contudo, como estilo musical, o rap data da década anterior, quando sound systems animavam bailes nos guetos jamaicanos e seus frequentadores faziam intervenções com vários temas. Devido à crise econômica jamaicana, os pioneiros do gênero migraram para Nova-Iorque, EUA, passando a promover, na periferia negra do Bronx, festas de rua, onde emprestavam o microfone ao público, que improvisava discursos ritmados. Nas décadas seguintes, com a globalização, ícones da cultura negra norte-americana alcançaram internacionalização e o hip-hop, aliados em todo o mundo, assumindo novos significados em cada nova sociedade, sincretizando-se com outras matrizes culturais marginalizadas. Do aporte teórico da Literatura Comparada e dos Estudos Culturais, é possível entender que, na Bahia, o rap, se diferencia, contaminado pela capoeira, pelo Candomblé, pela axé music e, assim, não só se baianiza, como valoriza elementos culturais afrobrasileiros, convertendo-se em mosaico móvel de misturas oriundas de acordos locais, analisadas nas canções “Encruzilhada”, “Eu sou”, “Hoje eu acordei Mulher” e “valeu, Zumbi”, do grupo de rap baiano OPANIJÉ. Por isso, alguns rappers baianos veem a necessidade de reconhecimento de um afro-hip-hop devido às bases rítmicas e religiosas de matriz africana incorporadas às amplas possibilidades musicais do rap e ao aproveitamento poético de narrativas e simbologias do Candomblé como complemento aos motivos e linguagens militantes, algo só existente na Bahia.
- ItemO processo de formação do leitor crítico e as TICS: dificuldades e desafios.(Universidade do Estado da Bahia, 2018) Santos, Eliene Batista dos; Magalhães, Rozânia Alves; Meira, Esmeralda Guimarães; Silva, Lucélia Alves MagalhãesEste estudo promove reflexões a respeito das atuais condições da formação leitora, elencando os desafios enfrentados pelos professores no ensino de Língua Portuguesa. Como discente do curso de Letras com habilitação em Língua portuguesa da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus VI, surgiu a curiosidade de compreender como o professor atua no sentido de despertar o gosto pela leitura, no Ensino Médio, diante do contexto tecnológico em que se vive e especificamente na sala de aula. Muitas leituras foram feitas buscando reconhecer e identificar os principais desafios ou empecilhos para a formação do hábito de leitura nos jovens. O hábito de ler deve ser exercitado de várias formas, bem como ser associado ao uso dos meios digitais, tais como: internet, e-mail, tablets etc. Quanto à fundamentação teórica, a pesquisa ancorou-se em teóricos que salientam, em seu campo de estudo, a leitura, como, por exemplo, Freire (2011), Cândido (1995), Freire (1999), Martins (1994) e Campello (2012). Com relação ao método, a pesquisa é de caráter qualitativo de cunho bibliográfico para obtenção de maiores informações para o desenvolvimento desse estudo.
- ItemA função social da literatura: análise da representação da escravidão em contos machadianos(Universidade do Estado da Bahia, 2018) Dias, Daiane Nunes; Cunha , Zoraide Portela da Silva; Ramos, Ricardo Tupiniquim; Silva, Rozânia Alves MagalhãesA literatura é de suma importância para a formação do sujeito, ela possui uma ampla carga de significados que proporcionam uma infinidade de interpretações, que distraem, divertem e aguçam o imaginário do leitor. Mas, mais do que fonte de distração, a literatura é fonte de conhecimento, pois agregam elementos que traduzem valores e ideologias de determinados grupos sociais de diferentes epócas, sendo assim, a literatura pode ser utilizada como ferramenta de denúncia social, pois algumas obras apresentam enredos elaborados, muito importantes para a compreensão do mundo, neste trabalho, são abordados contos machadianos que tratam da escravidão e da violência que ela gerava, representando o negro tal como era tratado pela sociedade carioca do século XIX. Contamos com um apanhado histórico que descreve a escravidão, o racismo e a situação dos negros e negras hoje, uma análise da literatura afrodescendente, como arte emergente que dá voz ao povo silenciado e análise de contos que tratam do período da escravidão de forma crítica e irônica, este estilo, a ironia, também é trabalhado, através de levantamento de material bibliográfico e documentos literários.
- ItemA trajetória formativa do professor Alfredo José da Silva: um olhar sobre suas práticas culturais de leitura (Caetité - Ba, 1926 - 1957)(Universidade do Estado da Bahia, 2018) Dias, Carla Ginara Ferreira; Marques, Zélia Malheiro; Araújo, Ginaldo Cardoso de; Reis, Joseni Pereira MeiraA presente pesquisa é intitulada: A trajetória formativa do professor Alfredo José da Silva: um olhar sobre suas práticas culturais de leitura (Caetité - BA, 1926 - 1957), buscou investigar a trajetória formativa do professor Alfredo José da Silva, a constituição da biblioteca e sua experiência com práticas culturais de leituras em meados do século XX, em Caetité-BA. Fezse uso da pesquisa histórica, e documental, ao utilizar como fontes os diários manuscritos e a lista do acervo que compõe sua biblioteca. Está inscrita no campo da História da Educação, uma pesquisa histórica que consiste em investigar os acontecimentos do passado. O lócus de realização deste trabalho foi o Arquivo Público Municipal de Caetité que proporcionou condições para a realização do trabalho, indicando outras fontes que permitiu o cruzamento entre elas. Os resultados obtidos, nos estudos feitos nos diários, me fizeram conhecer a trajetória deste homem, o professor, o político, o leitor e bibliotecário, categorias que revelaram perfil de si e do social. Além disso, identifiquei seu fascínio pela profissão docente, suas práticas culturais de leitura e os seus livros interdisciplinares, ou melhor, sua biblioteca de cunho formativo. Conheci ainda, o cuidado extremo de um profissional dedicado às letras, prática primordial em sua vida, sendo, portanto, um educador/leitor que provou ser possível desenvolver o gosto pela leitura.
- Item“Felicidade não tem cor” – Reflexões sobre protagonismo e coadjuvância do negro na escola racista do século XIX(Universidade do Estado da Bahia, 2018) Souza, Cidalva da Silva; Fernandes, Maria Angélica Rocha; Ivo, Ivana Pereira; Silva, Zoraide PortelaEsta pesquisa tem como objetivo primordial a identificação, no livro “Felicidade não tem cor”, de Júlio Emilio Braz - um autor negro, autodidata, que escreveu desde roteiros de histórias em quadrinhos a livros de bolso - do protagonista negro como uma forma de resistência contra o silenciamento em busca de demonstrar a existência do negro na Literatura Infantil como personagem principal e refletir sobre a existência deste personagem negro na Literatura e as conquistas alcançadas pelos afrodescendentes. Atualmente, dentro do espaço acadêmico, desmistificam-se esses tabus e afirma-se que o negro tem espaço na literatura como protagonista de sua própria história, não mais como mero coadjuvante e que já existe uma variedade de literaturas negras que valorizam a cultura, história e raízes dos afrodescendentes. A metodologia utilizada neste trabalho parte de uma abordagem qualitativa baseada numa análise de cunho bibliográfico-analítico, que teve como aporte teórico textos que fomentaram reflexões sobre o negro como protagonista das histórias infantis, a saber, Arroyo (1990); Bernd (1992); Cavalleiro (2000), Coelho (2000); Munanga (1988/2001); Proença Filho (1997); Hall (2003/2005), entre outros que contribuíram de maneira significativa para a construção desta pesquisa a partir de um olhar voltado para o negro, de forma a contribuir com as pesquisas existentes sobre esse assunto. Assim conclui-se que a obra “Felicidade não tem cor” pode contribuir para o silenciamento escolar e no resgate da autoestima de crianças, pois o personagem principal, Fael, no decorrer da trama, demonstra aceitação de sua descendência, possibilitando o trabalho docente, com esta literatura paradidática, como algo positivo e identitário.