Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DCH6
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- ItemEnsino de língua portuguesa no Alto Sertão da Bahia: práticas pedagógicas avessas?(Universidade do Estado da Bahia, 2017) Farias Neto, Lucilene; Morais, Edmilson de Sena; Marques, Zélia Malheiros; Araújo, Ginaldo Cardoso deOs PCNs de língua portuguesa estabelecem que o ensino de língua deve fazer com que o aluno se posicione criticamente perante a sociedade, isso por meio da linguagem, então, é necessário que o professor conheça as concepções de linguagem assim como os tipos de gramática. Este trabalho, tem como problema de pesquisa, investigar as razões que levam os alunos a terem aversão ao ensino de língua portuguesa. Partimos do pressuposto que uma das razões que provoca a aversão ao Ensino de Língua Portuguesa é a predominância do ensino prescritivo e gramatiqueiro. Diante disso, o objetivo da presente pesquisa é compreender o ensino de Língua Portuguesa nas escolas públicas do Alto Sertão da Bahia e sua prática pedagógica. Para isso, fez-se necessário os conceitos abordados por muitos autores que versa sobre o tema, como, Antunes (2003), Mendonça (2006), Geraldi (1996, 2012, 1997), Travaglia (2009), Murrie (1998), Souza e Cruz (2009), Gnerre (2009) entre outros. Com técnica de coleta de dados utilizamos do questionário contendo questões sobre o ensino de língua portuguesa em uma escola do município de Rio do Antônio-Ba. Os resultados da pesquisa apontam que apesar dos professores trabalharem com textos, os conteúdos gramaticais não são trabalhados de forma contextualizada, os textos são usados apenas para interpretação. Observa-se ainda que os professores de português acumula muito conteúdos gramaticais, causando dessa forma repugnância aos alunos pelas aulas do componente curricular citado. No entanto, a forma como a gramática é trabalhada distancia-se das perspectivas teórico-metodológicas defendidas pelos autores citados.
- ItemLEITURA, ESCOLA E FORMAÇÃO CIDADÃ: o trabalho desenvolvido com a leitura na escola estimula os alunos a assumir uma postura mais ativa (e menos passiva) diante dos fatos sociais?(Universidade do Estado da Bahia, 2012-12) Cerqueira, Flávio Santos; Silva, Isana Gomes da; Pereira, Andréia Vilaça Guimarães; Silva, Lucélia Alves Magalhães; Marques, Zélia MalheirosEsta pesquisa monográfica foi construída no âmbito do curso de Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas da Língua Brasileira – Universidade do Estado da Bahia – UNEB, tendo como objetivo mostrar a importância da leitura para a formação do cidadão a partir de um estudo dos depoimentos de alguns dos graduandos do Curso de Letras Vernáculas, Uneb – Campus VI, bem como da professora orientadora. A pesquisa foi efetuada inicialmente dentro de uma metodologia bibliográfica em uma linha de abordagem qualitativa – etnográfica, através de depoimentos colhidos de uma professora e três estagiários do programa Universidade para Todos, para assim confrontarmos as ideias que eles têm sobre a leitura e a prática desta em sala de aula. Na análise dos depoimentos verificamos, claramente, que a grande maioria dos estudantes do referido projeto, não fazem da leitura uma prática, não compreendendo as múltiplas faces da leitura. O referencial teórico está centrado principalmente em autores como; Freire (1986), Kleiman (2002), Zilberman e Lajolo (1996), Solé (1998), Molina (1992), Silva (1986 e 2003), Martins (1994), Yunes (2003), André e Ludke (1985), Gil (1999). Suas obras nos deram respaldo teórico para falarmos sobre a importância da leitura, considerada uma indispensável atividade para a aprendizagem humana.
- ItemAs mulheres de Mar Morto e de Cantigas da Tarde Nevoenta: memória literária e intertextualidade na poesia de Camillo de Jesus Lima(Universidade do Estado da Bahia, 2015) Soares, Luciane Aparecida Silva; Meira, Esmeralda Guimarães; Pina , Patrícia Kátia da Costa; Silva, Jorge Augusto de JesusO presente trabalho tem por objetivo estudar a forma como os autores Camillo de Jesus Lima e Jorge Amado trazem nas obras Cantigas da tarde Nevoenta (1955) e Mar Morto (1936) a representação da figura feminina, questão que deságua em um diálogo intertextual, impulsionado pela memória leitora do poeta Camillo de Jesus Lima. A pesquisa se torna relevante do ponto de vista em que aborda dois autores baianos importantes no tocante à poesia e romance baianos. Quanto à natureza, foi feita uma análise a partir da abordagem críticodialética tendo o fundamento histórico-dialético para o estudo da figura feminina a partir das representações dos dois autores. Concluímos assim, que a capacidade de dar voz a diferentes figuras marginalizadas, como no caso da mulher, demonstrando sua força ou sua imobilidade diante da máquina social, tornam as composições de Camillo de Jesus Lima e Jorge amado de extrema importância diante do corpo da literatura regional e nacional.
- ItemPráticas discursivas no Facebook: a constituição de si e do outro(Universidade do Estado da Bahia, 2014) Costa , Indira Emanuelle de Jesus; Ribeiro, Mírian Oliveira; Santos , Janaina de Jesus; Leal , Baktalaia de Lis AndradeEsta pesquisa pretende analisar a construção do sujeito, do si e do outro, mediante as práticas discursivas do Facebook, enquanto um instrumento de subjetivação e objetivação, tomando por base a linha francesa da ánalise do discurso (AD), principalmente sobre o enfoque foucaultiano e suas considerações acerca de técnicas de si, sujeito, relações de poder e política. Outras contribuições teóricas também integram esse dispositivo de pesquisa, por meio dos conceitos de mídia e rede social encontrados em Kellner (2001) e Lévy (1993/1994/1996). Assim, utilizamos o método pela linha teórica já mencionada, que requisita dois dispositivos: um teórico e outro analítico. Parafraseando Orlandi (2005), o primeiro refere-se ao arcabouço teórico que lhe é pertinente; enquanto o segundo pertence ao olhar do analista. Desse modo, há uma dialogicidade entre as partes, visando as análises supracitadas.
- ItemAs histórias em quadrinhos e suas contribuições para a formação do leitor(Universidade do Estado da Bahia, 2022) Meira, Lândia Vilasboas; Ramos , Ricardo Tupiniquim; Carvalho, Maria Carolina Santos; Magalhães, LucéliaOs quadrinhos têm grande uso para fins de entretenimento e, por participarem do cotidiano de crianças desde muito pequenas, podem ser o principal incentivo para a entrada no universo da literatura, despertando o interesse de novos leitores. Ainda sobre incentivo à leitura, é interessante destacar que a presença das HQs nas escolas é imprescindível, pois é inegável o benefício de seu uso como um recurso pedagógico. A junção de imagem e texto produz a interação com a narrativa nos diversos contextos comunicativos. Assim, usadas em atividades didáticas práticas, as HQ promovem a solução de problemas e permitem a familiarização com as estruturas linguísticas, ou seja, com a modalidade oral e escrita, com o texto formal e informal e toda sua estrutura gráfica.