Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DCH6
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- ItemDificuldades de alunos do ensino médio na produção textual(Universidade do Estado da Bahia, 2012) Oliveira, Tamyres Costa Vieira; Montalvão, Valdívia Martins; Ramos, Ricardo Tupiniquim; Moraes, Edmilson de Senna; Brito, Rogério SoaresO objetivo do ensino de língua Portuguesa é preparar o aluno para a convivência com as múltiplas linguagens que circulam na sociedade e que se materializam em gêneros. No entanto, a prática pedagógica tradicional - balizada na gramática normativa - esquece-se que o domínio desta habilidade não é fruto da abordagem mecânica e ineficaz de estruturas gramaticais, mas da consolidação de um trabalho contextualizado que acontecerá por meio da viabilização de situações concretas em sala de aula, que envolvam os mais variados gêneros discursivos, a partir do estudo de suas condições de produção, recepção e veiculação na sociedade. Neste sentido, esta pesquisa procurou verificar quais motivações demandam as dificuldades de alunos do Ensino Médio durante o processo de produção textual, e o que pode ser feito, de acordo com os documentos oficiais que fundamentam esta etapa da educação básica e com as disposições teóricas de pesquisadores da Linguística Aplicada e Textual, para dirimi-las. Para tanto, procurou-se verificar se a prática pedagógica está condizente com as orientações presentes nestes documentos e na teoria disponível, com vistas a elencar possíveis estímulos que provocam tais dificuldades, pois se comunga, aqui, da premissa de que a prática docente influencia de maneira significativa o processo de ensino-aprendizagem e de que os gêneros discursivos são ferramentas privilegiadas para o alcance dos objetivos do Ensino de Língua Portuguesa.
- ItemA reconstrução do eu: escrita e leitura reinventando um ser(Universidade do Estado da Bahia, 2013) Palma , Ana Paula SIlva; Souza, Danielle Santos; Pina, Patrícia Kátia da Costa; Martins, Paulo Cezar Borges; Ramos, Ricardo TupiniquimFrente à sociedade excludente, o poder elitizado e as condições subumanas em que vivem as classes marginalizadas, a leitura e a escrita surgem como instrumentos indispensáveis na formação do sujeito crítico/reflexivo na medida em que ampliam os horizontes, contribuem para a formação de uma sociedade consciente de seus direitos e deveres e possibilita que seus cidadãos tenham uma melhor visão de mundo e de si mesmos, auxiliando assim na libertação do sujeito. Buscamos com a presente monografia refletir como a leitura e a escrita são atividades importantes na formação do sujeito crítico/reflexivo e consequentemente funcionam como práticas de libertação a partir da análise do perfil leitor e escritor da autora e personagem Carolina Maria de Jesus em seu livro Quarto de despejo: diário de uma favelada. Para tanto, os encaminhamentos metodológicos baseiam-se em pesquisa bibliográfica, por meio do método de revisão de literatura de autores que tratam dessa temática, tais como: Foucambert; Freire; Gadotti; Lajolo; Levine; Meihy; Lobo; Moreira; Romanelli; Santos; Silva; Souza; Yunes; Zilberman.
- Item“Aversão” e “amor” às aulas de língua portuguesa: uma reflexão a respeito da relação ensino aprendizagem desta disciplina em uma escola pública na cidade de Caetité-BA(Universidade do Estado da Bahia, 2012) Souza, Anselmo Silva de Jesus; Teixeira , Aparecida de Fátima Brasileiro; Magalhães, Lucélia Alves; Magalhães , Rozânia AlvesCom essa pesquisa, buscamos refletir sobre as aulas de língua portuguesa. Para isso, fez-se necessário investigar uma breve história sucinta do ensino de língua no Brasil, e os principais objetivos na visão das Leis de Diretrizes e Bases nº 5.692/71 e nº 9.394/96, bem como o instrumento que norteia a operacionalização desta última LDB, atualmente em vigor os Parâmetros Curriculares Nacionais. Feitas as considerações teóricas e metodológicas, procedemos à análise de entrevistas realizadas a alunos e professores de língua portuguesa que atuam há pelo menos vinte anos. O objetivo foi verificar o motivo da ―aversão‖ às aulas de língua portuguesa por parte do aluno, mesmo o professor declarando ―amor‖ pelo exercício docente. Com isso, o ensino prioriza-se a gramática normativa e afasta-se das Leis e teorias atuais que enxergam no ensino de língua uma ponte para que o indivíduo insira-se na sociedade.
- ItemA personagem feminina no conto machadiano: “A cartomante”(Universidade do Estado da Bahia, 2011) Souza, Mariângela Santana de; Neves, Sônia Maria das; Silva, Edilson Miranda; Magalhães, Rozânia Alves; Brito, Rogério SoaresO presente trabalho pretende analisar as características da personagem Rita e como se deu sua construção no conto ―A Cartomante‖ do autor Machado de Assis, enfocando os aspectos sociais e psicológicos da mesma, mediante as influências sofridas com relação ao contexto histórico social, vigente do século XIX. Para isso, foi necessário discutir os conceitos de Literatura e o movimento literário a qual esta obra pertence, bem como perceber de que maneira Machado de Assis constrói a sua narrativa, sendo ele um homem sempre a frente do seu tempo. Teoricamente a pesquisa está fundamentada em autores do campo literário como, Antônio Candido, Afrânio Coutinho, Alfredo Bosi, Antoine Compagnon, Massaud Moisés, Julio Cortázar, Beth Brait, entre outros, em quem nós nos baseamos para a realização desta análise de natureza qualitativa, sendo esta desenvolvida a partir da análise da obra machadiana, e busca evidenciar tais fatores sociais presentes na obra.
- ItemAnálise discursiva de cartas no Alto Sertão da Bahia no século XIX: com a caneta, um vaqueiro escrevente(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-17) Rodrigues, Carina Santos; Marques, Zélia Malheiro; Silva, Sidnay Fernandes dos Santos; Araújo, Ginaldo Cardoso deO presente estudo, que analisa cartas referentes a acervos familiares e salvaguardadas no Arquivo Público de Caetité (APMC), objetiva compreender as relações entre patrão e empregado, em detrimento de cartas escritas, no âmbito de relações da família do Barão de Caetité (José Antônio Gomes Neto; 1822-1889) e, em indicação de um cotidiano diverso, entre o final do século XIX e início do XX. Trata-se de uma pesquisa documental, em uso preferencial de fontes, como as cartas trocadas entre patrão e empregado. Apresenta-se como as cartas são usadas para a comunicação, assim como fonte de informações para além da época em que foram escritas. As cartas são analisadas tendo em vista questões de linguagem; semelhanças e diferenças; temáticas em comum e condições sócio-históricas de produção. Além disso, é considerada também, na análise documental das cartas, enviadas pelo vaqueiro Aleixo Ladeia para seu patrão Lima Júnior, a presença de memória nas perspectivas discursivas, históricas e psicológicas (afetivas). Discutem-se, por fim, os resultados histórico-discursivos das análises dessas correspondências escritas por um escrevente pouco alfabetizado. Deste modo, evidencia-se o uso da cultura escrita em temporalidade que, no Brasil, e, sobretudo, na região do Alto Sertão da Bahia, grandes eram as marcas do analfabetismo. Em Caetité, pelos interesses econômicos, empregado e patrão se comunicam através de escrita epistolar.