Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DCH6

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    Literatura na rede: os processos de escrita literária no wattpad
    (2019-07) Gonçalves, Jaíne Almeida; Menezes, Adriano; Sousa, Denise Dias de Carvalho; Oliveira, Davi Alves
    O século XXI trouxe consigo uma explosão tecnológica que revolucionou todas as interfaces sociais, e a Arte não ficou de fora desse processo de renovação. A internet mostra-se como um veículo que possibilita um acesso mais democrático às diversas expressões artísticas, tanto no que se refere à recepção, quanto à produção. A literatura, agora, deixa de ser exclusiva aos papéis, podendo ser encontrada em e-books ou sites gratuitos específicos. Da mesma forma que essa literatura consegue chegar com mais facilidade aos leitores, os escritores também encontram menor dificuldade para publicar suas obras. Dentre as novas possibilidades da criação literária oportunizada pelo ambiente digital, encontram-se as plataformas digitais de compartilhamento e leitura de histórias, destacando-se aqui o Wattpad. A partir disso, a presente pesquisa visa escrutinar a literatura produzida no ciberespaço, a fim de compreender quais são os novos processos inerentes à criação literária, e em que se diferem da Literatura produzida antes da Web 2.0, bem como sua legitimidade como Literatura. Para tanto, buscou-se abordar uma metodologia qualitativa através de uma Revisão de Literatura a partir da Sociologia da Leitura, com Chartier (1994;1998;2001; 2002; 2007) e Fisher (2006); da Ficção Brasileira Contemporânea, com Schollhammer (2009); da Cultura Digital, com Jenkins (2015) e Neves (2014); e da Ciberliteratura, com Hayles (1999; 2009). Compreendeu-se, a partir do estudo aqui apresentado, que a ficção do século vigente passa por grandes revoluções que transformam todas as estruturas do processo criativo, desde a concepção de texto até a concepção de autor. Embora tamanha restruturação possa causar amedrontamento por parte da teoria literária, muitos autores apontam, baseados em toda a trajetória do escrito, mais possivelmente uma convivência, ou até mesmo uma convergência entre as formas tradicionais e as novas possibilidades da criação literária.
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    Booktubers: literatura compartilhada nas redes e a formação de (novos) leitores
    (2019-07) Santos, Ione Araújo dos; Santos, Roberta Mota; Sousa, Denise Dias de Carvalho; Oliveira, Davi Alves; Subrinho, Abinálio Ubiratan da Cruz
    Com o surgimento da internet e posteriormente a sua democratização, mudanças foram introduzidas ao cotidiano das pessoas, impactando também nas práticas de leitura literária. Tendo em vista que a internet e as mídias digitais permeiam o contexto social contemporâneo, bem como o lugar que a leitura literária assume nessa conjuntura, esta pesquisa busca responder em que medida os canais de compartilhamento de vídeos sobre livros de literatura no YouTube contribuem na formação de (novos) leitores literários e como se dá a difusão de livros literários através da comunidade virtual dos booktubers. Realizamos discussões acerca das principais revoluções comunicativas da leitura e do leitor literário, bem como as mudanças provocadas pelo advento da web 2.0. A pesquisa tem caráter explorativo, seguida de revisão de literatura, desenvolvida a partir da análise de seis vídeos e dezoito comentários dos canais das booktubers brasileiras Tatiana Feltrin e Isabel Rodrigues. À luz dos conceitos de Bragança (2009); Bordenave (1996); Lemos (2009); Castels (2003); Levy (1996); Rheingold (1994); Jenkins (2009); Burgess e Green (2009); Morelli (2017); Silva (2017); Antunes (2003); Yunes; Petit (2009); Todorov (2009); Solé (1998); Rojo (2004, 2015) dentre outros aportes teóricos, selecionamos como categorias de análise as técnicas e os recursos utilizados pelas booktubers na promoção e formação leitora pela Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). Foi possível constatar que as booktubers exercem uma influência sobre a formação de (novos) leitores literários e que contribuem para o fomento da leitura literária no Brasil.