Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DCH6

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 5 de 128
  • Item
    Gênero, poligamia e autonomia feminina em Niketche: uma história de poligamia de Paulina Chiziane
    (Universidade do Estado da Bahia, 2025-12-15) Rodrigues, Lara Keyla Santos Silva; Silva, Zoraide Portela; Azevedo, Nara Dantas de; Sousa, Victor Pereira
    Este estudo tem por objetivo analisar como a narrativa Niketche: Uma História de Poligamia, de Paulina Chiziane representa a subjetividade feminina e a (re)existência das mulheres, considerando a ordem patriarcal e poligâmica. Adota-se como metodologia a pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa. O referencial teórico apoia-se em estudos de gênero e patriarcado (Beauvoir, 2016; Lerner, 2019; Muraro, 2016; Angela Davis, 2016), epistemologias afro-diaspóricas e africanas femininas (Oyěwùmí, 2021; Evaristo, 2020; Samb, 2021; Botoso, 2018), crítica literária africana, moçambicana e demarcações outras (Chaves, 2004; Secco, 2011; Leal & Alves, 2023; Gonçalves, 2019; Ferraz, Martins & Vieira, 2019), o que sustenta e situa as personagens e o personagem Tony dentro de um campo histórico-político-cultural. Destacamos também sobre a Literatura Moçambicana que se constitui em um espaço de disputas simbólicas e políticas, forjado histórica e esteticamente pelas experiências do colonialismo português, da luta pela independência nacional e dos desafios do período pós-colonial. Portanto, concluímos que esse trabalho aborda a coletividade da autonomia feminina, bem como destaca a insurgência na atitude da personagem principal Rami que se descontrói para entender o mundo das mulheres em contexto polígamo para assim dar autonomia a cada uma delas na narrativa.
  • Item
    A educação do campo na Escola CECPAG, Distrito de Maniaçu, Caetité - BA: desafios e estratégias do trabalho docente na educação básica
    (Universidade do Estado da Bahia, 2025-12-18) Pereira, Maurisa Dias; Silva, Rozânia Alves Magalhães; Almeira, Valquíria Dias de; Xavier, Fernanda Araújo Dias Mendes
    Este trabalho aborda os aspectos da Educação do Campo no Brasil, explorando desde seu conceito conhecido atualmente e o histórico dessa modalidade de ensino no país até a pesquisa realizada em uma instituição de ensino do campo intitulada Colégio Estadual do Campo Pedro Atanásio Garcia (CECPAG), situada no distrito de Maniaçu, Caetité-BA. A investigação foi realizada por meio de uma revisão de literatura de estudos já desenvolvidos na área, aliada à pesquisa de campo, na qual foram coletados relatos de educadores que atuam em uma realidade de escola localizada na zona rural, caracterizando essa pesquisa como exploratória com abordagem qualitativa. O principal objetivo deste estudo é investigar o ensino nesta escola, com foco no desempenho da Educação do Campo, de modo a verificar os desafios enfrentados pelos professores no contexto pedagógico e institucional. Para chegarmos a esse objetivo geral, foram considerados os passos específicos: apresentar o conceito de Educação do Campo; contextualizar o histórico e conquistas da Educação do Campo no Brasil, destacando avanços e desafios ainda existentes; analisar, por meio de pesquisa de campo, o ensino desenvolvido no CECPAG; revisar estudos acerca da Educação do Campo no Brasil; identificar os desafios enfrentados por professores ao atuar em instituições de ensino do campo. O estudo realizado obteve resultados satisfatórios, visto que a instituição de ensino desenvolve a Educação do Campo com foco na realidade do aluno, como estabelecem as diretrizes operacionais dessa modalidade. Além disso, apesar das dificuldades em adaptação ao ensino realizado na escola e a falta de materiais e recursos pedagógicos, os professores estão empenhados em executar um ensino libertador e contextualizado, incentivando os alunos a atuarem como sujeitos autônomos e críticos em sua comunidade.
  • Item
    Cultura digital e ensino de língua portuguesa no ensino médio: alguns apontamentos
    (Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-11) Pereira, Darlene Alves; Araújo, Ginaldo Cardoso de; Silva , Dineuza Neves da; Ladeia , Rayana Thyara de L. R.
    Embora não seja um assunto novo, a tecnologia é um tema que vem ganhando espaço e relevância na educação, ultimamente. Então, este trabalho busca analisar as contribuições da cultura digital no ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio, a partir de um estudo em um Colégio Estadual da cidade de Igaporã, Bahia. A questão norteadora deste estudo é a seguinte: de que modo a cultura digital contribui para a produção do conhecimento em Língua Portuguesa no Ensino Médio? A metodologia utilizada caracteriza-se pela abordagem qualitativa, com o uso da pesquisa bibliográfica e de campo. A pesquisa foi realizada no Colégio Estadual de Igaporã, para isso foi elaborado um questionário para os professores de Língua Portuguesa do ensino médio. O aporte teórico se baseia em estudiosos da área como Kenski (2007), Silva; Correa (2014), (2002), Prado (2005), Moura (2016), Moran (2013), entre outros. Os resultados desta pesquisa evidenciam que a cultura digital pode contribuir de forma significativa para o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes em Língua Portuguesa, principalmente, com a exploração dos textos digitais em sala de aula.
  • Item
    A poética de Walnária de Oliveira: formações identitárias na comunidade de Lapinha
    (Universidade do Estado da Bahia, 2023) Oliveira, Katiane Silva de; Silva, Zoraide Portela; Meira, Esmeralda G.; Morais, Edmílson de Sena
    O presente trabalho tem por objetivo analisar a poética de Walnária de Oliveira com base nas formações identitárias da comunidade remanescente quilombola em Lapinha, situada no sudoeste da Bahia. Nos finais do século XVI, iniciam a formação dos quilombos – constituídos como locais de refúgio dos africanos escravizados por um regime colonial opressor. Ao longo da historia, os quilombos ficaram conhecidos como um agrupamento de negros refugiados. Todavia, o termo quilombo tem assumido novas conceituações ao longo do tempo, não limitando ao conceito originário de onde surgiram. Contemporaneamente, o termo constitui grupos étnicos conceitualmente definidos pela antropologia como um tipo organizacional ao qual lutam constantemente no tocante ao pertencimento, autoafirmação e resistência. Deste modo, este trabalho surge da necessidade de dar maior visibilidade à comunidade quilombola de Lapinha, trazendo à discussão a formação identitária deste quilombo com base na poética de Walnária de Oliveira, bem como, realçar saberes nativos e académicos que transformaram a produção literária cultural dessa comunidade. A pesquisa foi empreendida a partir da metodologia qualitativa, por meio da análise documental e literária, fundamentada teoricamente no pensamento de intelectuais advindas/os de aréas, tais como literatura, ciências sociais, educação, a exemplo de Ilka Boaventura Leite, Kabenguele Munanga, Clóvis Moura, Beatriz Nascimento e Zoraide Portela.
  • Item
    “A menina que roubava livros” e a leitura terapêutica: uma possibilidade de afirmação da vida em tempos difíceis
    (Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-11) Fagundes, Geovânia Campos; Araújo, Ginaldo Cardoso de; Silva, Dineuza Neves da; Ladeia, Rayana Thyara de L. R.
    Esta pesquisa possui como temática a leitura como função terapêutica e tem como objetivo analisar as suas contribuições para o desenvolvimento humano, a partir de uma revisão de estudos já publicados, relacionando com à personagem Liesel, do livro A menina que roubava livros. Para o desenvolvimento deste estudo foi realizada uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, abordando uma revisão de literatura, bem como suas metodologias, aplicações e benefícios, dialogando com o livro de Markus Zusak. Deste modo, será feito uma relação entre a história contada no livro com os estudos já existentes sobre a temática, buscando contribuir para o avanço dos estudos existentes e ressaltando a importância da leitura em todos os aspectos. Além disso, realizou-se uma busca sobre notícias que abordavam os projetos existentes que desenvolvem a leitura terapêutica em hospitais e presídios, com o intuito de levar alegria e alívio, revertendo as dores dos leitores. Esta pesquisa evidencia como a leitura terapêutica pode ser uma prática de afirmação de vida, considerando que a leitura representa diversas possibilidades de construir visões e reflexões sobre o mundo. A partir deste estudo, foi possível perceber a importância da leitura como método terapêutico, sendo um instrumento de pacificação das emoções na vida dos leitores, proporcionando conhecimento e sustento para os problemas diários, bem como a relevância de estudar sobre a temática pouco conhecida, sendo ela capaz de contribuir de forma efetiva no desenvolvimento da leitura como integradora no processo de cura que envolve mente e corpo.