Bacharelado em História - DCH4
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Bacharelado em História - DCH4 por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 115
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemMudanças na vida cultural de Salvador - 1950-1970(UNEB, 1982-01) Ludwig, Selma Costa; Tavares, Luiz Henrique DiasParece-nos procedente localizar, entre 1950 e 197 o desenvolvimento de várias mudanças de ordem econômica e sócio cultural em Salvador, numa tentativa de integrá-la ao novo quadro de expansão capitalista no Brasil. Essas mudanças (desenvolvimento da estrutura sócio econômica da sociedade) se expressaram em diversos setores, vamos destacar o cultural, no qual, desde 1928, identificamos manifestações renovadoras, através de grupos isolados. Após a Revolução de 1930, é inegável a existência de inovações nos setores econômico e administrativo, incentivadas ou financiadas pelo Estado.
- ItemCrescimento do Ensino Superior Estadual na Bahia, na década de 80, e seu significado sócio-político(UNEB, 1982-12) Flavo, Lícia QueirozO presente estudo tem como objeto de análise o crescimento/interiorização do ensino superior estadual na Bahia, na década de 80. Toma como universo o subsistema estadual de ensino superior, particularizando o crescimento que, nesse período, se realiza através da Universidade do Estado da Bahia UNEB, destacando, nesse processo, a cena política nacional e baiana, bem como, a ação dos atores sociais nela envolvidos. Seu objetivo é o de buscar uma compreensão mais nítida e particularizada do significado sócio-político da ênfase conferida pelo Governo da Bahia ao crescimento/interiorização do ensino superior estadual, tentando apreender esse fenômeno, na dinâmica das relações sociais do Estado capitalista, no momento histórico considerado. Perseguindo esse objetivo, toma como ponto de partida algumas características do fenômeno, em sua dimensão quantitativa, aprofundando os estudos através de mais duas vias de análise, expressas no exame das políticas — governamentais previstas para o período 1980/87 e na apreensão dos ignificado atribuído a esse fenômeno, por segmentos profissionais ligados ao sistema educacional baiano e à sociedade em geral. Os elementos resultantes dessas análises possibilitam a composição de um quadro de referência que, problematizado em sua dimensão social, permitiu arrolar algumas hipóteses sobre o significado sócio-político desse crescimento na Bahia.
- ItemOnde estão os catingueiros e ribeirinhos de Sobradinho? Reservatório de Sobradinho: a terra, o homem e a desapropriação(UNEB, 1984-12) Ataide , Yara Dulce Bandeira de; Carcez, Angelina Nobre RolimA estrutura fundiária da área ocupada polo reservatório de Sobradinho constituiu-se como resultado de atividades econômicas que, através dos tempos, condicionaram o povoamento, o acesso à propriedade da terra e todas as peculiaridades da estrutura de poder e estratificação social regional Como consequência desse processo histórico, a desapropriação no reassentamento da população atingiram de maneira diferente seguimentos sociais, urbanos e rurais, agravando as contradições sócio-econômicas e acelerando a desintegração do seguimento rural. Na primeira parte da dissertação analisaram-se a fatores históricos que condicionaram o acento à propriedade da terra, os mecanismos que favoreceram o segmento urbano no condições de vida e trabalho do segmento camponês. Na segunda parte, foi reconstituída a estrutura diária com base na documentação de cada unidade agrária, isto permitiu a criação de uma tipologia baseada nas características socio-econômicas da população e na natureza Jurídica da relação honem-terra. Finalmente, na terceira parte, descreveu-se desapropriação e suas consequências, nesta realidade onde a elite social composta pela classe de proprietários que residiam na zona urbana não foi decisivamente prejudicada pelas mudanças históricas e socio-econômicas, enquanto os habitantes da zona rural, que foram compulsivamente envolvidos no processo de modernização, perderam as suas características e se proletarizaram.
- ItemLucas Evangelista: o Lucas da Feira estudo sobre a rebeldia escrava em feira de Santana 1807-1849(UNEB, 1990) Lima, Zélia Jesus de; Senna, Ronaldo Salles deA questão central de nosso trabalho prende-se as razões que levaram o escravo Lucas Evangelista dos Santos a separar-se do domínio dos seus três senhores e a formar um bando de salteadores, bem como ao motivo de ter-se mitificado tanto esse personagem, quando outros escravos, na mesma época e região, praticaram atos semelhantes.
- ItemRepublicanismo e classe média em Salvador (1870-1889)(UNEB, 1992-10-21) Araújo, Dilton Oliveira de; Santos, Mário Augusto da SilvaEste trabalho é constituído de três subdivididos em itens. No primeiro, tratamos da trajetória histórica dos republicanos baianos, desde 1870 até 1889. Não é um capítulo histórico-cronológico puro, pois procura também indicar algumas possibilidades interpretativas serão, às vezes, retomadas em capítulos posteriores. Traçamos, no primeiro item, um quadro histórico desde. 1870 e focalizamos, nos itens restantes, os episódios posteriores à fundação do Clube Republicano Federal, ocorrida em maio de 1888. Assim, comentamos a fundação do Partido Republicano da Bahia, a sua participação eleitoral, o surgimento e a ação da Guarda Negra e os episódios violentos ocorridos no dia 15 de junho de 1889, quando da visita do líder republicano Silva Jardim à Bahia, momentos de grande importância na caracterização do republicanismo na Bahia. O Capítulo II aborda duas questões decisivas na caracterização do núcleo político que ora estudamos: 23 natureza democrática da política dos republicanos da Bahia relação entre republicanismo e abolicionismo nesta Província. No caminho da interpretação do republicanismo movimento relacionado à formação de uma classe média na Bahia, a questão do abolicionismo passou સ ser considerada como central, como definidora No terceiro e último Capitulo, após uma breve abordagem sobre a sociedade de Salvador na segunda metade do século de XIX, evidenciamos outros tipos de dados estabelecer o relacionamento entre que nos levam a republicanos e а for- mação de classe média na Bahia. Apresentamos dados sobre ocupações dos republicanos, além de alguns outros importantes componentes de uma ideologia típica de classe média, relacionados a questões como a ascensão social baseada по mérito provado e à critica à proteção e ao favoritismo na ocupação dos lugares públicos e privados. Apresentamos também como um outro componente dessa conformação ideológica, a visão dos republicanos da Bahia sobre o povo, com quem desejavam estabelecer uma relação de igualdade do ponto de vista jurídico formal, e, por outro lado, manter a desigualdade no que diz respeito às condições econômico-sociais, uma postura que identificamos também como sendo da classe média em formação.
- ItemTrabalho, alienação e estranhamento em marx: uma contribuição à educação.(UNEB, 1996) Bomfim, Luciano Sérgio Ventin; Moraes, Maria Célia Marcondes de; Duayer, Mário; Auras, Marli; Vieira, Pedro AntônioEste estudo tem por objetivo acompanhar alguns aspectos do pensamento do filósofo alemão Karl Marx, com a contribuição de intérpretes de sua obra, como Lukács, Mészáros, Rubin, Bedeschi e Duayer. Os aspectos aqui privilegiados são as categorias "trabalho", "alienação" e "estranhamento". Com este estudo temos o propósito de compreender o papel da educação formal na superação (Aufhebung) do estranhamento. Na primeira parte da pesquisa analisamos o conteúdo ontológico do trabalho, buscando apreender sua função para realizaçāo da especificidade do ser humano. Aqui descobrimos o estatuto de categoria fundante do ser social que Marx atribui ao trabalho, uma vez que seu caráter é de natureza teleológica. Na segunda parte analisamos o conteúdo do trabalho no modo de produção capitalista, tanto sob a ótica da divisão social do trabalho, como no processo de produção de mercadorias. Aqui, por ser alienado, o trabalho não promove a realização do humano, mas sim, o estranhamento do ser social. Na terceira parte analisamos o processo da alienação capitalista, buscando não só explicitar a sua gênese, mas também os pressupostos básicos para sua superação (Aufhebung), tais como a abolição do trabalho alienado e, assim, da propriedade privada e do salário; como também da construção de uma práxis social humanizante.
- ItemReconstituindo a história do camponês em Caatinga do Moura.(UNEB, 1996) Carvalho, Marize Souza; Maia, Sylvia Maria dos Reis; Câmara, Antonio; Reesink, Ewinedwin B.O objetivo desse estudo é reconstituir a história do pequeno produtor no distrito de Caatinga do Moura, Jacobina, afim de entender a organização sócio econômica, cultural e política de um grupo de meeiros e pequenos proprietários que tradicionalmente, vem se mantendo nessas categorias. Entretanto, o objetivo maior é detectar os mecanismos utilizados ´por esses pequenos produtores para permanecerem como meeiros e pequenos proprietários dos mesmos pedaços de terra através de gerações.
- ItemA arte de ter um ofício: Liceu de Artes e ofícios da Bahia (1872 - 1996)(UNEB, 1996) Leal, Maria das Graças de AndradeA importância histórica e cultural da Bahia, destacando a relevância do Liceu de Artes e Ofícios da Bahia na formação do país. A historiadora Maria das Graças de Andrade Leal, em sua pesquisa, registra as mudanças nas relações de trabalho na Bahia desde o final do século XIX, com destaque para eventos históricos que ocorreram no Paço do Saldanha, uma edificação colonial do século XVIII. O Liceu de Artes e Ofícios da Bahia passou por um processo de recuperação física e institucional entre 1988 e 1995, com o apoio da Fundação Odebrecht. Esse processo incluiu o resgate da memória da instituição, que tem 124 anos de história, e o retorno de sua excelência. A dissertação de mestrado da autora, que contribuiu para esse resgate, foi bem recebida pela comunidade acadêmica, com destaque para sua qualidade técnica. O texto também presta homenagens a figuras importantes no processo de revitalização do Liceu, como Lydio Sant'Anna, David Leite, Dr. Norberto Odebrecht e Dra. Neylar Lins, que contribuíram significativamente para o renascimento da instituição e para a preservação de sua memória e legado.
- ItemEntre a pobreza e a propiedade: o pequeno proprietário de escravos em Salvador. 1850/1888(UNEB, 1997) Sena Júnior, Carlos Zacarias F. de; Oliveira, Maria Inês Côrtes deNas últimas décadas, a historiografia brasileira tem se concentrado em estudar os sujeitos intermediários e de condição incerta na sociedade do Brasil colonial e imperial, abordando temas como a escravidão. Embora haja avanços, a interpretação das condições de vida nos centros urbanos da época ainda é um campo em aberto. A maior parte da produção acadêmica tem focado nos homens livres pobres, libertos, mendigos e vadios, mas poucos estudos se aprofundaram na relação entre pobreza, propriedade e escravidão. A pesquisa que originou o texto visava discutir o padrão de posse de escravos entre pequenos proprietários, especialmente aqueles que pertenciam a setores mais pobres da população. Ao longo da pesquisa, surgiram várias perguntas, como a definição do "pequeno proprietário de escravos" em um contexto social e econômico instável, marcado pela iminência do fim da escravidão. A resposta foi a identificação desse sujeito com o perfil de muitos moradores da capital da Bahia. Outra questão envolveu a delimitação das fronteiras entre riqueza e pobreza, já que a posse de escravos por pequenos proprietários poderia levar a conclusões equivocadas sobre a verdadeira situação social e econômica dessas pessoas.
- ItemA moradia da população pobre e a Reforma Urbana em Santos no final do século XIX(UNEB, 1998) Blume, Luiz Henrique dos Santos; Khoury, Yara Maria AunO processo de urbanização da cidade de Santos, que se consolida no final do século XIX, segue duas direções que são interdependentes: a reforma urbana e a reforma sanitária. Nos projetos de construção de uma cidade moderna, no final do século XIX, a questão da moradia dos trabalhadores pobres ganha visibilidade. Na medida em que estes projetos excluem as práticas e os modos de vida da população pobre, as tensões em torno de territórios, e modos de viver numa cidade que se modernizava, constituem relações sociais e alteram a cartografia de Santos. Assim, a cidade vai se modificando para servir às funções portuária e comercial. Ao mesmo tempo em que assistimos à construção de novas avenidas e ao alargamento das antigas vielas, para o tráfego crescente das carroças que serviam às embarcações de produtos como o café, a população pobre busca acomodar-se como pode nas inúmeras pensões e hospedarias que surgem na região central. Enquanto Santos vai assumindo características de uma cidade moderna, a necessidade de maior mão-de-obra nos serviços ligados ao porto e às obras urbanas trazem uma desorganização, consubstanciada na presença constante do trânsito permanente de carroças nas ruas. As reformas urbanas e portuária atraem para a cidade levas de imigrantes e de trabalhadores nacionais que, sem recursos, ocupam as áreas centrais, morando em habitações coletivas. As epidemias do final do século atingiram principalmente essa população pobre que se amontoava em várias modalidades de habitações coletivas. Quando a comissão de desinfecções, nomeada pelo governo republicano, interveio em Santos, estas moradias se tornaram o centro de disputa por territórios e práticas na cidade. Esta dissertação busca, dessa forma, dar visibilidade às tensões e conflitos que se seguiram em Santos, envolvendo a moradia da população pobre.
- ItemAs influências da Viação Férrea Federal Leste Brasileira na comunidade calmonense(UNEB, 1998-07) Santos, Madyr Louise Miranda; Lima, Josias Ageu de; Farias, Sara OliveiraA pesquisa que originou esta monografia iniciou-se em meados de 1977, com uma investigação para o projeto de Pesquisa sobre influências das estradas de Ferro no Município de Miguel Calmon, no período de 1923-1973. A preocupação inicial do projeto era justificar a valiza cronológica, correspondente ao ano (1923) em que foi construída a Via Férrea e esta passou a beneficiar a cidade, escoando as mercadorias que eram exportadas, e sua inúmeras contribuições para a sociedade calmonense, se prolongando até 1973, quando o ramal da via férrea é interrompido em virtude do discurso de desnecessidade, já que as rodovias e também por influências políticas que impossibilitou a passagem dos trens para que privilegiasse outras cidades.
- ItemA festa do Divino Espírito Santo em Jacobina no século XX: “Religiosidade como garantia de prestígio”(UNEB, 1998-07) Moura, Dayane Cordeiro de; Silva, Marfísia Pereira da; Farias, Sara OliveiraA análise apresentada neste trabalho sobre a Festa do Divino Espírito Santo em Jacobina vai além do contexto bíblico e se insere na comunidade nos fazendo perceber elementos políticos, relações sociais, o controle da Igreja e o aparecimento de novas figuras no cenário da festa, dando maior ênfase ao seu verdadeiro significado. Trabalhando com fontes orais, e sabendo que a mesma vem permeada de sentimentos e característica própria de cada indivíduo percebemos a necessidade de consultarmos bibliografias que trabalham com festas religiosas, que foram fundamentais para o desfecho do nosso trabalho. Apesar da bibliografia consultada, entrevistas e todo material utilizado para a nossa pesquisa, nos reservamos a uma discussão especial: É a fé cristã o único objetivo dessa festa? A riqueza encontrada na festa e aliado a isso a presença constante de nomes da sociedade jacobinense para os cargos de maior prestígio da festa como o de Imperador e Alferes nos faz refletir o porquê da presença "necessária" dessas pessoas de maior poder aquisitivo no cenário da festa. Diante disso, será a Festa do Divino Espírito Santo em Jacobina uma festa elitizada?
- ItemA tragédia do tamanduá: um estudo de caso de poder local e de mandonismo no sertão da Bahia (1840-1895)(UNEB, 1998-12-17) Ivo, Isnara Pereira; Anastasia, Carla Maria Junho; Dutra, Eliane Regina de Freitas; Freitas, Antonio Fernando Guerreiro deEste é um “estudo de caso” de lutas de familias que se destina à análise do poder local e da violência na politica no sertão da Bahia durante o século XIX. É uma estudo das consequências do processo de centralização político-administrativa do Estado Imperial para a consolidação dos potentados locais Utilizando o mandonismo, como categoria de análise estuda a dinâmica confiituosa do mandonismo local e a constante presença da violência no exercicio das atividades públicas Inicialmente, problematiza os conceitos de especialistas no tema distanciando o objeto de abordagens genéricas definindo-o em suas especificidades e diferenças locais Acompanha a formação e evolução do processo politico-administrativo do Municipio para compreensão da origem e consolidação das familias locais, nas instâncias do poder local, e das politicas públicas por elas implementadas Inserida no cotidiano violento do Municipio. a Tragédia do Tamanduá. manifestação máxima do mandonismo local, é compreendida como resultante do controle privado das instancias públicas. A presença da violência na atividade politica dos chefes locais è verificada através da análise dos instrumentos de mando por eles utilizados O estudo objetiva mostrar como a centralização administrativa permitiu que no interior do pals, as instituições políticas e administrativas fossem instrumentalizadas pelo poder arbitráno dos chefes locais.
- ItemEvas e Marias em Serrolândia: representações da mulher numa cidade do interior 1960-1990(Uneb, 1999) Vasconcelos, Vânia Nara Pereira; Bellini, LígiaEste estudo se propõe a discutir concepções da mulher numa pequena cidade do interior da Bahia. Analisa o ser mulher em Serrolândia dos anos sessenta aos oitenta, enfocando a sexualidade, o casamento e a familia, além das formas de repressão e resistência. Trata dos estereótipos femininos "moça de familia", "moça falada" e "puta", apontando os resquicios da misoginia da Idade Média, que fundamentou as dicotomias Eva /Maria e prostituta/santa. As fontes utilizadas são processos judiciais, livros de registro de casamentos, entrevistas e alguns materiais dos entrevistados, como cadernos de confidências, cartas de amor e outros. A importância da virgindade aparece como questão fundamental nas relações de gênero, nessa sociedade. A investigação dos padrões de comportamento impostos à mulher, para que esta fosse bem aceita socialmente, e das alternativas por ela encontradas para burlar esse controle, demonstra a existência de "poderes" femininos numa sociedade em que os valores machistas são predominantes. Os resultados do estudo revelam a importância do casamento na sociedade serrolandense, para a determinação dos papéis sociais do homem e da mulher. Indicam ainda que, dos anos sessenta aos oitenta, ocorreram mudanças na definição desses papéis, principalmente relativas à questão sexual, como fruto da influência dos movimentos de juventude ocorridos nos anos setenta no Brasil.
- ItemNegros contra a ordem: resistências e práticas negras de territorialização no espaço da exclusão social-Salvador/Ba (1850-1888)(UNEB, 2000) Mattos, Wilson Roberto de; Fraga, Estefania C. KnotzEste trabalho é o resultado de uma pesquisa acerca das formas de resistência negra que marcaram a cidade de Salvador na segunda metade do século XIX. O nosso objetivo foi interpretar as variadas formas, através das quais, as populações negras lutaram contra a escravidão, de um modo geral, e contra as formas cotidianas de dominação e subordinação, Procuramos mostrar que as formações culturais negras, engendradas na confluência das tradições culturais de origem africana com as determinações históricas de uma conjuntura adversa, orientaram os sentidos das lutas pela liberdade. Lutas essas que deixaram marcas profundas no espaço físico e social da cidade. Tentando apreender a especificidade baiana acerca do processo de transição do mundo do trabalho escravo para o mundo do trabalho livre, nos baseamos em documentos oficiais produzidos pelos representantes institucionais do poder público. Entretanto, o contato com documentos policiais ordinários que davam conta da movimentação cotidiana da cidade, nos indicou que o caminho privilegiado para o dimensionamento e compreensão das formas urbanas de resistência negra passava por uma leitura dos embates diários envolvendo as populações negras e a polícia. Nesse sentido, esses documentos se constituíram como nossa principal fonte de referência. Através deles, pudemos perceber que mesmo tendo desaparecido da cidade as formas tradicionais de resistência coletiva a exemplo das revoltas negras que marcaram a primeira metade do século XIX em Salvador e no Recôncavo Baiano, os negros continuaram a resistir individualmente até o momento da abolição.
- ItemVida material e cotidiano: a imperial vila da Victória na segunda metade do século XIX(UNEB, 2000) Miguel, Antonieta; Silva, Cândido da Costa; Neves, Erivaldo Fagundes; Paraguaçu, Marcos de Arruda CâmaraNeste trabalho, os objetos materiais serviram de ponto de partida para se discutir a produção e o consumo de bens no sertão baiano, mais especificamente na Imperial Vila da Vitória na segunda metade do século XIX. A escolha deste tema nasce da necessidade de conhecer o viver dos habitantes que formaram o pequeno arraial da Conquista. A descrição dos objetos nos inventários remetia à minha mente imagens relacionadas ao uso destes. Assim, um bacio de pé de cama surgia em minha mente em determinado ambiente e percorria a casa em mãos de um escravo para ser depositado em lugar nem sempre apropriado, provavelmente no rio Verruga, ao fundo. E como aqueles bens chegaram até ali? Os caminhos que percorreram enfrentando adversidades que, com certeza, tornavam-se menores diante da necessidade de consumi-los.
- ItemO tribunal da junta de missões: ecos da relação jesuítas-índios no Pará colonial (1719-1740)(UNEB, 2000) Ribeiro, Tereza Cristina; Londono, Fernando Torres; Brito, Ênio de; Mattos, Maria IzildaO trabalho pretende discutir como foi sendo construída a idéia de uma política missionária em relação à presença indígena no Estado do Grão-Pará e Maranhão nos meados do século XVIII, que sempre se mostrou fértil de diversidades e complexidades culturais. Tomando como ponto de análise O trabalho dos padres jesuítas, examinamos documentação oriunda da antiga Junta de Missões, órgão governamental que dirigia e disciplinava a mão-de-obra indígena, bem como a atividade missionária e civil na região, e encontramos uma linha interessante para examinar os conflitos entre clérigos e índios e, em larga medida, alguns dos significados do processo de conquista, colonização institucionalização da legislação lusitana na Amazônia do século XVIII.
- ItemMenschliche und vermenschlichende Praxis: zur anthropologie von Marx im Hinblick auf ihre padagogischgen Konsequenzen(UNEB, 2000) Bomfim, Luciano Sérgio Ventin; Kowarzik, Wolfdietrich SchmiedDie Erforschung der Marxschen Theorie scheint für eine unmittelbare Annahme der letzten politisch-gesellschaftlichen Ereignisse ein Unsinn zu sein. Der von der bür- gerlichen Presse und den liberalen Ideologen annoncierte Tod der Marxschen Theorie will Marx aus der Philosophie bzw. der Akademie verbannen. Weit davon entfernt sein Ziel zu treffen, deckt jedoch dieses Verbot den Sieg des bestehenden kapitalistischen Systems als eine unüberwindbare Niederlage seiner theore- tischen bzw. ideologischen Basis auf. Sein dauerndes Versprechen der Lösungen des Elendes des Menschen ist heute sowohl ein ungerechtfertigter als auch entbehrlicher Diskurs für den Kapitalismus, denn das Elend besteht und wächst unaufhörlich. Es gibt keinen Feind mehr, der zur Verantwortung werden könnte. Das weitere Erforschen der Marxschen Theorie rechtfertigt sich nicht nur aus die- sem Grund, sondern auch aus dem akademischen Prinzip, das sagt, daß die vielfältigen gesellschaftlichen Konjunkturen nicht berechtigt sind, Verbot oder Ungültigkeit über eine Theorie bzw. einen Autor zu geben. Somit denke ich, daß die hier dargestellte Arbeit das akademische Prinzip re- spektiert und den philosophischen Beitrag der Marxschen Theorie in der heutigen Wirk- lichkeit bezüglich der Bildung des Menschen herausarbeitet.
- ItemHistória da lira dos artistas de Rio de Contas(UNEB, 2000-06) Luz, Marcos Luís Trindade; Farias, Sara OliveiraEste trabalho de conclusão de curso pauta-se na história da lira, instrumento musical, dos artistas do Rio de Contas. O trabalho divide-se em: A história das bandas de música; Organização Administrativa; Vida e econômica e a presença da Lira dos artistas na sociedade Riocontense.
- ItemLinguagens urbanas, memórias da cidade: vivências e imagens da Salvador de migrantes(UNEB, 2001) Santana, Charles D’ Almeida; Antonacci, Maria Antonieta MartinezMuito tem-se escrito acerca de ambiguidades da cidade do Salvador. Grande parte do material publicado com esta abordagem sublinha dimensões preferencialmente plenas de mistérios a instigar a curiosidade de todos. Nele significados atribuídos a peculiares instantes do cotidiano são construídos em referência a quase totalidade da história da cidade. Com frases e expressões bem elaboradas, temos matrizes interpretativas de larga abrangência, por vezes maiores do que as pretensões ao serem inventadas. Recorrendo a algumas figuras de estilo que contém imagens visuais poderosas, fortalecem as ideias veiculadas em todos os cantos e becos, ruas e ladeiras. E possível observarmos. então, visualizações da cidade cujo poder de comunicação e de um pretendido dominio da realidade inibem reflexões que tratam de múltiplas e diferenciadas linguagens e memórias no universo soteropolitano.