Bacharelado em História - DCH4
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- ItemA sedução da modernidade modernização de Piritiba(Universidade do Estado da Bahia, 2004-10) Barreto, Maria das Graças Coutinho; Vieira Filho, Raphael RodriguesO estudo analisa o processo de modernização da cidade de Piritiba, localizada no sertão baiano, durante as décadas de 1960 e 1970. A cidade nasceu com um projeto urbanístico e teve na ferrovia, implantada na década de 1930, um agente modernizador decisivo. A pesquisa investiga como a modernidade foi incorporada em um contexto conservador, revelando um processo de modernização conservadora, marcado por transformações urbanas como ruas pavimentadas, água encanada, iluminação pública e serviços urbanos, ao mesmo tempo em que se mantinham estruturas políticas tradicionais e relações de poder oligárquicas. Utilizando documentos, fotografias e relatos orais, o trabalho examina como a modernidade foi "sedutora", mas excludente, beneficiando elites locais e marginalizando a população pobre, que participou apenas como força de trabalho. A pesquisa também destaca a dificuldade de acesso a fontes e a escassez de estudos sobre a história regional baiana, buscando contribuir para a preservação da memória e para o entendimento das contradições do processo de modernização em uma cidade do interior da Bahia.
- ItemEducação escolar quilombola: reflexões sobre as práticas educativas na Escola Municipal Clementina Rosa dos Santos em Mirangaba-BA(Universidade do Estado da Bahia, 2018) Leal, Ideilton Alves Freire; Silva, Caroline Santos; Ferreira, Jackson André da Silva; Araújo, José Alfredo deO presente trabalho apresenta pesquisa desenvolvida na Escola Quilombola Clementina Rosa dos Santos, localizada na comunidade de Coqueiros em Mirangaba-BA. Este trabalho tem como objetivo central analisar como a realidade sociocultural da comunidade remanescente de quilombo de Coqueiros de Mirangaba-BA interfere na prática educativa dos professores dentro da escola municipal Clementina Rosa dos Santos, verificando também as ações desenvolvidas pela secretaria municipal de educação para a valorização da cultura local. A metodologia empregada nesse trabalho se firmou numa abordagem mista (quantitativa e qualitativa), através de questionários aplicados a professores e realização de atividade com alunos. Os participantes dessa pesquisa foram docentes e alunos do ensino infantil e do ensino fundamental I (1º ao 5º ano) da referida escola. Os resultados deste trabalho comprovam a necessidade de realização de projetos voltados a compreensão das relações raciais e educacionais em Mirangaba-BA, bem como efetivação de uma política de formação de professores que contemple questões especificas das comunidades quilombolas existentes no município, sobretudo da formulação e aplicação de um currículo escolar que esteja entrelaçado ao contexto cultural e simbólico no qual a escola está inserido. Palavras Chave: Educação quilombola. Cultura. Currículo. Identidades.
- ItemOs discursos legitimadores da violência contra as mulheres em Jacobina (1980-1990)(UNEB, 2009) Morais, Vanessa Leslie Sales de; Santana, JacimaraApresenta uma pesquisa histórica sobre a violência contra as mulheres em Jacobina, na década de 1980, e como essa violência foi tratada pela sociedade e pelas instituições jurídicas da época. A autora narra como o interesse pelo tema surgiu de experiências pessoais, incluindo um episódio de violência doméstica que presenciou em sua juventude e o contato com casos de violência no ambiente de trabalho, em um escritório de advocacia. Esses acontecimentos despertaram sua curiosidade sobre as formas de legitimação da violência contra as mulheres e as relações de poder entre homens e mulheres, especialmente nas esferas policial e judicial. A pesquisa foca na análise de documentos oficiais como boletins de ocorrência, inquéritos policiais e processos judiciais, com o objetivo de compreender como a violência contra as mulheres era tratada pela justiça e pela sociedade. Ela destaca que, durante a década de 1980, a sociedade ainda se mantinha omissa em relação ao problema, especialmente no que diz respeito à violência doméstica. Naquela época, a legislação brasileira não tratava adequadamente os crimes de violência contra as mulheres, considerando-os apenas como crimes contra os costumes, como o estupro. Foi somente no final da década de 1980 que começaram a surgir políticas públicas para enfrentar essa violência. A análise dos documentos revelou que casos graves de violência contra as mulheres frequentemente eram ignorados ou relegados ao esquecimento, com a justiça frequentemente culpabilizando as vítimas ou tratando os agressores de forma brandamente. A autora destaca, por exemplo, o caso de um julgamento de estupro de uma menina, no qual a defesa e a promotoria se concentraram na conduta da vítima, questionando sua virgindade, em vez de focar no crime em si. A metodologia utilizada para a pesquisa foi a análise do discurso, seguindo a perspectiva de Eni Puccnelli Orlandi. Para a autora, o discurso é uma prática social que reflete as ideologias e relações de poder em um dado contexto histórico. Ela argumenta que as relações de violência contra as mulheres foram legitimadas por um discurso masculino dominante, que estabeleceu verdades sobre a subordinação das mulheres, mas que essas relações de poder podem ser transformadas ao longo do tempo por meio da luta das mulheres e da mudança dos discursos. A autora também faz uma reflexão sobre a história social, que se distanciou da historiografia tradicional centrada nos grandes feitos e personagens, para se preocupar com as histórias dos grupos marginalizados, como as mulheres. Ao adotar essa abordagem, a pesquisa busca dar voz tanto às vítimas quanto aos agressores, analisando as fontes e os discursos de poder que moldaram as relações de gênero e de violência ao longo do tempo.
- ItemA questão racial na obra “O presidente negro” de Montenegro Lobato (1926)Santana , Silvio Pereira deA proposta deste artigo é de perceber as discussões raciais presentes na Obra literária de Monteiro Lobato, O Presidente Negro ou O Choque das Raças, produzida em 1926 em meio ao contexto brasileiro preocupado na construção, político e social, da representação de identidade nacional nos anos de 1920.
- ItemEntre a prática e o discurso: representações sobre as parteiras na Imprensa Médica do séc. XIX(UNEB, 2010) Lopes, Renata Freitas; Santana, JacimaraO presente trabalho visa apresentar e discutir as diversas nuances do trabalho realizado pelas parteiras no séc. XIX e a forma como estas mulheres foram retratadas e perseguidas através das matérias contidas em alguns periódicos do período que divulgavam os ideais médicos e que tinham por intuito forjar uma mentalidade baseada na normatização do conhecimento obstétrico como um conhecimento essencialmente acadêmico, desqualificando um ofício desempenhado por mulheres através dos séculos. A arte de parturir como oficio popular foi também perseguido como forma de impor a prática médica sobre a tradição e o universo feminino, num ritual resguardado até então por questões culturais que faziam parte de um nicho de atividade restrito às mulheres. Ao longo do séc. XIX as parteiras se destacavam socialmente por sua habilidade em utilizar os conhecimentos populares para aplacar ou mesmo minimizar os problemas orgânicos que afligiam sua comunidade e a população em geral, principalmente a parcela mais pobre, que não dispunha de recursos para eventuais despesas médicas. Esta habilidade que não contava com nenhuma formação especializada tendo apenas a própria experiência como referência, foi alvo de uma verdadeira campanha de desqualificação veiculada nos periódicos da segunda metade dos oitocentos. São estas produções discursivas sobre o oficio das parteiras que serão estudadas no presente trabalho