Bacharelado em História - DCH4
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Bacharelado em História - DCH4 por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 115
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA arte de ter um ofício: Liceu de Artes e ofícios da Bahia (1872 - 1996)(UNEB, 1996) Leal, Maria das Graças de AndradeA importância histórica e cultural da Bahia, destacando a relevância do Liceu de Artes e Ofícios da Bahia na formação do país. A historiadora Maria das Graças de Andrade Leal, em sua pesquisa, registra as mudanças nas relações de trabalho na Bahia desde o final do século XIX, com destaque para eventos históricos que ocorreram no Paço do Saldanha, uma edificação colonial do século XVIII. O Liceu de Artes e Ofícios da Bahia passou por um processo de recuperação física e institucional entre 1988 e 1995, com o apoio da Fundação Odebrecht. Esse processo incluiu o resgate da memória da instituição, que tem 124 anos de história, e o retorno de sua excelência. A dissertação de mestrado da autora, que contribuiu para esse resgate, foi bem recebida pela comunidade acadêmica, com destaque para sua qualidade técnica. O texto também presta homenagens a figuras importantes no processo de revitalização do Liceu, como Lydio Sant'Anna, David Leite, Dr. Norberto Odebrecht e Dra. Neylar Lins, que contribuíram significativamente para o renascimento da instituição e para a preservação de sua memória e legado.
- ItemA Bahia na Guerra: o medo e a sobrevivência em Morro de São Paulo durante a Segunda Guerra Mundial(UNEB, 2002) Moutinho, Augusto César Machado; Freitas, Antônio F. Guerreiro deEsta dissertação é um estudo dos efeitos da Segunda Guerra Mundial na Bahia, e em particular no povoado de Morro de São Paulo. A conjuntura de guerra consubstanciou a imediata iniciativa do Estado Novo no sentido de preparar uma retaguarda civil perfilada e alinhada ao ideário varguista. Os elementos dessa estratégia, veiculados maciçamente pela imprensa da época, faziam interseção com um contexto de infortunios e grandes dificuldades. O povo baiano, durante o período de 1942 a 1945, viveu intensamente a forte mobilização para o conflito e todos os seus agravantes. Os afundamentos de navios brasileiros em águas nacionais motivaram a população baiana, que, incentivada pela imprensa e por estudantes, exigia o estado imediato de beligerância. A forte mobilização, acompanhada de um panorama geral de escassez, especulação e carestia, tornou-se marca desse período na Bahia. Mas, a reação da população no povoado de Morro de São Paulo ganhou outros contornos. Os morristas vivenciaram de forma eminentemente particular os efeitos do conflito. Durante o período, o intenso tráfego de navios e oficiais da Marinha no lugar, bem como os dramáticos afundamentos dos navios "Itagiba" e "Arara" nas proximidades, contribuíram para a criação de uma atmosfera de medo e insegurança, comprometendo, por exemplo, atividades de subsistência como a pescaria em alto mar. Além do mais, as campanhas de racionamento, seguidas de manobras especulativas e um estado generalizado de carestia de vida castigaram de forma peculiar os nativos do Morro de São Paulo. Outrossim, a resistência do morrista às inúmeras dificuldades do período foi intimamente motivada pelo desejo coletivo de sobrevivência. A solidariedade, o apego à força das tradições, as alternativas de trabalho, os festejos fizeram o contraponto às dificuldades da época. A Segunda Guerra Mundial ficou marcada na memória dos moradores do Morro de São Paulo como referência de medo, insegurança, frugalidade e sobrevivência.
- ItemA festa do Divino Espírito Santo em Jacobina no século XX: “Religiosidade como garantia de prestígio”(UNEB, 1998-07) Moura, Dayane Cordeiro de; Silva, Marfísia Pereira da; Farias, Sara OliveiraA análise apresentada neste trabalho sobre a Festa do Divino Espírito Santo em Jacobina vai além do contexto bíblico e se insere na comunidade nos fazendo perceber elementos políticos, relações sociais, o controle da Igreja e o aparecimento de novas figuras no cenário da festa, dando maior ênfase ao seu verdadeiro significado. Trabalhando com fontes orais, e sabendo que a mesma vem permeada de sentimentos e característica própria de cada indivíduo percebemos a necessidade de consultarmos bibliografias que trabalham com festas religiosas, que foram fundamentais para o desfecho do nosso trabalho. Apesar da bibliografia consultada, entrevistas e todo material utilizado para a nossa pesquisa, nos reservamos a uma discussão especial: É a fé cristã o único objetivo dessa festa? A riqueza encontrada na festa e aliado a isso a presença constante de nomes da sociedade jacobinense para os cargos de maior prestígio da festa como o de Imperador e Alferes nos faz refletir o porquê da presença "necessária" dessas pessoas de maior poder aquisitivo no cenário da festa. Diante disso, será a Festa do Divino Espírito Santo em Jacobina uma festa elitizada?
- ItemA moradia da população pobre e a Reforma Urbana em Santos no final do século XIX(UNEB, 1998) Blume, Luiz Henrique dos Santos; Khoury, Yara Maria AunO processo de urbanização da cidade de Santos, que se consolida no final do século XIX, segue duas direções que são interdependentes: a reforma urbana e a reforma sanitária. Nos projetos de construção de uma cidade moderna, no final do século XIX, a questão da moradia dos trabalhadores pobres ganha visibilidade. Na medida em que estes projetos excluem as práticas e os modos de vida da população pobre, as tensões em torno de territórios, e modos de viver numa cidade que se modernizava, constituem relações sociais e alteram a cartografia de Santos. Assim, a cidade vai se modificando para servir às funções portuária e comercial. Ao mesmo tempo em que assistimos à construção de novas avenidas e ao alargamento das antigas vielas, para o tráfego crescente das carroças que serviam às embarcações de produtos como o café, a população pobre busca acomodar-se como pode nas inúmeras pensões e hospedarias que surgem na região central. Enquanto Santos vai assumindo características de uma cidade moderna, a necessidade de maior mão-de-obra nos serviços ligados ao porto e às obras urbanas trazem uma desorganização, consubstanciada na presença constante do trânsito permanente de carroças nas ruas. As reformas urbanas e portuária atraem para a cidade levas de imigrantes e de trabalhadores nacionais que, sem recursos, ocupam as áreas centrais, morando em habitações coletivas. As epidemias do final do século atingiram principalmente essa população pobre que se amontoava em várias modalidades de habitações coletivas. Quando a comissão de desinfecções, nomeada pelo governo republicano, interveio em Santos, estas moradias se tornaram o centro de disputa por territórios e práticas na cidade. Esta dissertação busca, dessa forma, dar visibilidade às tensões e conflitos que se seguiram em Santos, envolvendo a moradia da população pobre.
- ItemA tragédia do tamanduá: um estudo de caso de poder local e de mandonismo no sertão da Bahia (1840-1895)(UNEB, 1998-12-17) Ivo, Isnara Pereira; Anastasia, Carla Maria Junho; Dutra, Eliane Regina de Freitas; Freitas, Antonio Fernando Guerreiro deEste é um “estudo de caso” de lutas de familias que se destina à análise do poder local e da violência na politica no sertão da Bahia durante o século XIX. É uma estudo das consequências do processo de centralização político-administrativa do Estado Imperial para a consolidação dos potentados locais Utilizando o mandonismo, como categoria de análise estuda a dinâmica confiituosa do mandonismo local e a constante presença da violência no exercicio das atividades públicas Inicialmente, problematiza os conceitos de especialistas no tema distanciando o objeto de abordagens genéricas definindo-o em suas especificidades e diferenças locais Acompanha a formação e evolução do processo politico-administrativo do Municipio para compreensão da origem e consolidação das familias locais, nas instâncias do poder local, e das politicas públicas por elas implementadas Inserida no cotidiano violento do Municipio. a Tragédia do Tamanduá. manifestação máxima do mandonismo local, é compreendida como resultante do controle privado das instancias públicas. A presença da violência na atividade politica dos chefes locais è verificada através da análise dos instrumentos de mando por eles utilizados O estudo objetiva mostrar como a centralização administrativa permitiu que no interior do pals, as instituições políticas e administrativas fossem instrumentalizadas pelo poder arbitráno dos chefes locais.
- ItemAcidentes de trânsito em Jacobina (2011-2016): uma investigação histórica.(2018-12) SANTOS, Manoel Ribeiro dosUma das principais preocupações hoje no mundo, é em relação aos acidentes de transito, esse tema vem sendo discutido por diversos setores da sociedade, e tem sido assunto nos meios acadêmicos de várias disciplinas, onde muitos estudantes vem desenvolvendo suas monografias, teses, dissertações baseadas nesta discussão, e este estudo não é diferente, uma vez que Jacobina é uma cidade onde o número de acidentes automobilístico cresce assustadoramente. Para confeccionar este trabalho utilizou-se várias obras desde de monografias, dissertações, sites, livros, jornais, relatórios de serviços da Guarda Municipal de Jacobina, SMTT Serviço Municipal de Trafego e Transportes), além de entrevistas.
- ItemAcidentes de trânsito em Jacobina (2011-2016): uma investigação histórica(UNEB, 2018-12) SANTOS, Manoel Ribeiro dos; OLIVEIRA, Valter Santos Gomes de.Uma das principais preocupações hoje no mundo, é em relação aos acidentes de transito, esse tema vem sendo discutido por diversos setores da sociedade, e tem sido assunto nos meios acadêmicos de várias disciplinas, onde muitos estudantes vem desenvolvendo suas monografias, teses, dissertações baseadas nesta discussão, e este estudo não é diferente, uma vez que Jacobina é uma cidade onde o número de acidentes automobilístico cresce assustadoramente. Para confeccionar este trabalho utilizou-se várias obras desde de monografias, dissertações, sites, livros, jornais, relatórios de serviços da Guarda Municipal de Jacobina, SMTT Serviço Municipal de Trafego e Transportes), além de entrevistas.
- ItemAcidentes de trânsito em jacobina (2011-2016): uma investigação histórica(2018-12) SANTOS, Manoel Ribeiro dosUma das principais preocupações hoje no mundo, é em relação aos acidentes de transito, esse tema vem sendo discutido por diversos setores da sociedade, e tem sido assunto nos meios acadêmicos de várias disciplinas, onde muitos estudantes vem desenvolvendo suas monografias, teses, dissertações baseadas nesta discussão, e este estudo não é diferente, uma vez que Jacobina é uma cidade onde o número de acidentes automobilístico cresce assustadoramente. Para confeccionar este trabalho utilizou-se várias obras desde de monografias, dissertações, sites, livros, jornais, relatórios de serviços da Guarda Municipal de Jacobina, SMTT Serviço Municipal de Trafego e Transportes), além de entrevistas.
- ItemAmores e desamores: as múltiplas relações entre vítimas e acusados nos processos-crime de estupro e sedução em Jacobina - (1940 - 1960).(UNEB, 2014) SILVA, Iris Vanessa de Sousa; VIEIRA, Claudia AndradeEste trabalho tem por objetivo analisar as múltiplas relações entre vítimas e acusados através dos processos-crime de estupro e sedução em Jacobina – Bahia em um período que vai de 1940 a 1960, buscando visualizar os vários tipos de relações estabelecidasentremoças das camadas subalternas da cidade com seus namorados, noivos e conhecidos. Além disso, a pesquisa apresenta o perfil das mulheres pobres jacobinenses, expondo aspectos das suas vidas, já que algumas delas tinham uma estrutura familiar fora dos padrões esperados para a época. Cabe a este trabalho analisar as estratégias adotadas pelas mães que foram as representantes de suas filhas nos processos judiciais, lutando em favor da honra moral e física de suas filhas nos tribunais. Desse modo, a pesquisa vislumbra as práticas e redes de sociabilidade formadas pelas mulheres que, de algum modo, ressignificaram as formas de viver e cuidar das suas famílias sem a presença constante de um homem, de modo que as mesmas passavam a ser vistas como “mulheres de rua” e não se enquadravam no perfil social e culturalmente construído pelas elites de que a mulher deveria estar no ambiente privado, ser “santa”. As fontes utilizadas foram os processos-crimes de estupro e sedução, que foram imprescindíveis na captação do comportamento feminino e familiar em Jacobina, além de possibilitar conhecer onde as mulheres circulavam nos espaços urbano e rural, se articulavam em sociedade e rompiam com os padrões morais que as cercavam. O Código de Posturas Municipal foi fonte pesquisada no intuito de verificar quais normas eram impostas pelo Poder Público Municipal, afim de garantir que os cidadãos e cidadãs vivessem sob a égide dos padrões higienizados. Os jornais O Lidador e Vanguarda contam como suas notícias sobre o cotidiano.
- ItemAs influências da Viação Férrea Federal Leste Brasileira na comunidade calmonense(UNEB, 1998-07) Santos, Madyr Louise Miranda; Lima, Josias Ageu de; Farias, Sara OliveiraA pesquisa que originou esta monografia iniciou-se em meados de 1977, com uma investigação para o projeto de Pesquisa sobre influências das estradas de Ferro no Município de Miguel Calmon, no período de 1923-1973. A preocupação inicial do projeto era justificar a valiza cronológica, correspondente ao ano (1923) em que foi construída a Via Férrea e esta passou a beneficiar a cidade, escoando as mercadorias que eram exportadas, e sua inúmeras contribuições para a sociedade calmonense, se prolongando até 1973, quando o ramal da via férrea é interrompido em virtude do discurso de desnecessidade, já que as rodovias e também por influências políticas que impossibilitou a passagem dos trens para que privilegiasse outras cidades.
- ItemAspectos da identidade visual de Jacobina no olhar fotográfico de Lidenício Ribeiro (1960-1980)(UNEB, 2022-12-01) COSTA, Moreira Joedi Makson; OLIVEIRA, Valter Gomes Santos deO objetivo desta pesquisa foi investigar os modos pelos quais a cidade de Jacobina, no sertão da Bahia, foi vista através da fotografia. Nesse sentido, considero o poder das narrativas de modernização na memória da cidade como caminhos que, atrelados à cultura fotográfica em Jacobina, levantam indícios para pensar o desenvolvimento de uma identidade visual. Para isso, tomo como perspectiva de análise o olhar fotográfico de Lidenício Ribeiro entre as décadas de 1960 e 1980, período em que esteve na cidade e registrou diversas cenas do cotidiano público e privado em Jacobina. Na primeira parte introduzo o tema das cidades e da fotografia a partir de tradições historiográficas, de projetos modernizantes e de um caso particular no Rio de Janeiro que também partilha de discursos de poder na Fotografia. Na segunda parte, apresento como Jacobina aparece na obra fotográfica de Lidenício Ribeiro. Os procedimentos metodológicos desta pesquisa resultaram em dados quantitativos e qualitativos através da metodologia quantitativa serial, e sua aplicação nesta pesquisa parte desde o processo de triagem dos documentos fotográficos até a contextualização histórico-cultural que neles foi feita.
- ItemO averso da modernidade nos reclames do jornal O Lidador sobre o funcionamento da ferrovia em Jacobina (1933-1942).(UNEB, 2015) SANTOS, Sírio Roberto Souza dos; DRUMMOND, Washington Luís LimaComo objeto de estudo a ferrovia se revela como singular e principal propulsora do moderno, sozinha a mesma conseguiu mostrar o grau de importância e desempenho que teve e poderia ter em diversos tempos da história. Problemas foram deixados de lado por outros sistemas de transportes que se mostravam superiores, nosso propósito é discutir e analisar a importância e as deficiências que se teve ao longo do período da sua existência, nos mais variados lugares e em especial em Jacobina, através do que foi publicado a respeito da ferrovia na referida cidade pelo Jornal, O Lidador (1933 á 1942); que foi a nossa principal fonte documental de pesquisa. A além das noticias usamos também os códigos de postura, que nos mostra as diversas leis e regras que eram publicadas, para que os moradores seguissem tentando assim modificar, sanitarizar e urbanizar Jacobina; nos anúncios focamos nos reclames que a todo o momento criticavam sobre a ferrovia, dando ensejos para que melhores sistemas fossem implantados. Na concepção bibliográfica, foram selecionados autores como, Walter Benjamin (1982); Michel de Certeau (1994); David Harvey (1989); Jacques Le Goff (2000); Nicolau Sevcenko (2001); entre outros autores que tiveram total importância para entendermos o modernismo no sentido de progresso do tempo ao qual fizemos a pesquisa. Nos resultados que foram obtidos, analisamos que o trem apesar de ter funcionando por um bom período, não serviu tão bem, sendo alvo de diversas críticas pelo mau funcionamento, falta de atenção dos diretores da ferrovia e a tentativa de influenciar o governo federal para fazer uma reforma urbano-territorial em todas as esferas do país relacionado ao transporte.
- ItemBela, desenvolvida e culta: Jacobina nos periódicos O Jornal (1959-1960), O Nordeste Baiano (1967) e nas fotografias de Osmar Micucci.(UNEB, 2013) AMORIM, Luciette Gomes; DRUMMOND, Washington Luis LimaO presente trabalho tem como objetivo analisar o discurso sobre a cidade de Jacobina pautada na ideia de desenvolvimento, beleza e cultura veiculado em textos nos periódicos que circularam na cidade: O Jornal (1959-1960) e o Nordeste Baiano (1967) e também em fontes imagéticas (fotografias de Osmar Micucci) no mesmo período estudado. Propomos ainda, avaliar os critérios para que tais metas fossem naquele dado momento alcançadas, assim como, entender que o discurso ali anunciado servia como suporte para a ordenação da cidade. Dialogamos com diversos autores, entre eles Vilém Flusser, Michel Foucault e ainda com textos produzidos e publicados pelo professor Dr. Washington Drummond sobre imagem e cidade. Inferimos desta forma que, a construção da cidade desenvolvida, bela e de cultura é o lugar de ação não só dos sujeitos que estão no campo do extraordinário, visível, mas também dos infames, isto é, sujeitos anônimos.
- ItemBruxaria e feitiçaria: As práticas de pacto com demônios na Inquisição de Coimbra (1720-1740)(2019) Silva Júnior, Elson Cerqueira da; Silva, Caroline Santos; Souza, Cândido Eugênio Domingues de; Pereira, Juliana Torres RodriguesEsta pesquisa tem o objetivo de analisar processos de acusação de práticas de pacto com o demônio em Portugal, mais especificamente na Inquisição de Coimbra entre os anos de 1720-1740. Para tanto, apresentamos os diversos conceitos que norteiam a temática perpassando desde as noções de heresia no início do cristianismo até a transformação do seu significa que ocorreu no final da Idade Média e início da Moderna. Tal transmutação tinha como interesse fazer com que práticas como a feitiçaria e bruxaria se tornassem alvo da Inquisição. Após uma análise conceitual buscamos também traçar um perfil social dos acusados, criando assim um banco de dados com as informações encontradas no site do Arquivo Nacional da Torre do Tombo. Por fim, dedicamos especial atenção ao processo inquisitorial de Catharina Fernandes acusada tanto de pacto com o demônio como também de estabelecer relações intimas com ele.
- ItemA caminho dos sertões: o tráfico interno movimentando o interior baiano, 1778-1798(UNEB, 2018-03-01) CEZAR, Iasmim de Oliveira; SOUZA, Cândido Eugênio DominguesA Cidade da Bahia (Salvador), durante o Setecentos, exerceu função significativa como entreposto comercial transatlântico, principalmente por ser um ponto estratégico de abastecimento de africanos escravizados, destinados aos mercados consumidores dos sertões da América portuguesa. Assim, encaminhando remessas de escravos ou percorrendo as principais rotas, os agentes do tráfico abasteciam as comunidades ávidas por mão de obra escrava para trabalhar em atividades como mineração, pecuária e agricultura. A análise qualitativa dos passaportes de envio de escravos de 1778 a 1798, o cruzamento de suas informações com o banco de dados Transatlantic Slave Trade e, consequentemente, a busca por informações em séries documentais existentes para o período, permitiu-me pensar o tráfico interno considerando suas conexões comerciais que ligavam as praças mercantis atlânticas aos sertões da Bahia setecentista. Com isso, é de interesse desta pesquisa compreender o abastecimento do mercado negreiro presente no interior baiano, buscando entender o processo de redistribuição de escravos a partir dos principais caminhos sertanejos, analisando-a com o olhar especialmente voltado àqueles inseridos nesta fase que foi chamada de “terceira perna do tráfico”.
- ItemA Caminho dos Sertões: o tráfico interno movimentando o interior baiano, 1778-1798(UNEB, 2016-12-15) CEZAR, Iasmim de Oliveira; SOUZA, Cândido Eugênio Domingues deA Cidade da Bahia (Salvador), durante o Setecentos, exerceu função significativa como entreposto comercial transatlântico, principalmente por ser um ponto estratégico de abastecimento de africanos escravizados, destinados aos mercados consumidores dos sertões da América portuguesa. Assim, encaminhando remessas de escravos ou percorrendo as principais rotas, os agentes do tráfico abasteciam as comunidades ávidas por mão de obra escrava para trabalhar em atividades como mineração, pecuária e agricultura. A análise qualitativa dos passaportes de envio de escravos de 1778 a 1798, o cruzamento de suas informações com o banco de dados Transatlantic Slave Trade e, consequentemente, a busca por informações em séries documentais existentes para o período, permitiu-me pensar o tráfico interno considerando suas conexões comerciais que ligavam as praças mercantis atlânticas aos sertões da Bahia setecentista. Com isso, é de interesse desta pesquisa compreender o abastecimento do mercado negreiro presente no interior baiano, buscando entender o processo de redistribuição de escravos a partir dos principais caminhos sertanejos, analisando-a com o olhar especialmente voltado àqueles inseridos nesta fase que foi chamada de “terceira perna do tráfico”.
- ItemCaminhos e descaminhos da abolição: escravos, senhores e direitos nas últimas décadas da escravidão (Bahia, 1850-1888)(UNEB, 2007) Silva, Ricardo Tadeu Caires; Silva , Luiz Geraldo; Reis, João José; Wissenbach, Maria Cristina Cortez; Fonseca, Ricardo Marcelo; Pena, Eduardo Spiller; Burmester, Ana Maria de OliveiraEste trabalho tem por objetivo analisar o declínio da escravidão na província da Bahia na segunda metade do século XIX. Tomando como ponto de partida o impacto que o fechamento do tráfico de escravos africanos para o Brasil (1850) provocou no fornecimento de mão-de-obra bem como na política de alforrias, busca-se discutir como as autoridades provinciais, os senhores e os escravos baianos vivenciaram as transformações em curso. Analisam-se os efeitos que o incremento do tráfico interno e a aprovação da legislação emancipacionista (1871 e 1885) provocaram no cotidiano de senhores e escravos, especialmente no tocante às negociações pela liberdade. A hipótese central é a de que a luta pela preservação da antiga política de alforrias e não somente o tráfico interprovincial de escravos, como reitera a historiografia teve um papel fundamental no desgaste da escravidão na Bahia. Ao reivindicarem a continuação da política de manumissões tal como esta era praticada durante a vigência do tráfico atlântico, os cativos deram uma importante contribuição para o processo da abolição. Com o enfraquecimento progressivo da autoridade senhorial, e contando com o auxílio de advogados dispostos a defender-lhes na justiça, os escravos passaram a fazer uso da legislação para se libertarem mesmo que contra a vontade de seus senhores. Entre as décadas de 1850 e 1870, as ações de liberdade perpetradas por eles e seus procuradores eram formuladas em moldes conservadores, isto é, previam indenizações custosas a serem pagas aos senhores. A partir da segunda metade da década de 1880, contudo, com o apoio do movimento abolicionista, os escravos puderam fazer uso das redes de libertação organizadas em vários pontos da província para reivindicar sua liberdade a partir princípios legais radicais, que não previam o pagamento de qualquer tipo de indenização aos senhores. Somadas às fugas e a insubordinação escrava no mundo do trabalho, estas iniciativas contribuíram enormemente para que a abolição estivesse consumada nas ruas antes da assinatura do decreto da princesa Isabel, em 13 de maio de 1888.
- ItemCaos controlado: a tensão entre controle técnico e liberdade criativa em Mistérios e paixões e Cidade de Deus(UNEB, 2013) Félix, José Carlos; Durão, Fabio AkcelrudExpressão mais sintomática do sistema capitalista, a indústria cultural opera em uma lógica que incorpora e harmoniza expressões estéticas antagónicas, emulando uma tensão dialética análoga as obras de arte. O cinema, dada vua natureza industrial, desponta como uma das esferas da indústria cultural a atingir o mais alto grau de sofisticação e controle técnico, firmando padrões estético-narrativos rígidos seguidos não apenas por filmes convencionalmente chamados de comerciais, mas também por aqueles circunscritos ao circuito alternativo e independente. Assim, considerando o argumento de que filmes produzidos fora de esfera comercial estariam mais propensos a romper e subverter a hegemonia do idioma tecnicamente controlado do cinema padrão, a proposta deste trabalho é examinar os filmes Mistérias e paixões [Naked lunch, David Cronenberg, Canadi, 1991) e Cidade de Deus (Fernando Meirelles, Brasil, 2002), a fim de venficar como se estabelece a tensão entre as convenções do idioma tecnicamente controlado do cinema padrão e os gestos que visam a sua desestabilização. A primeira parte está dividida em duis capítulos corelatos, cujo objetivo é discutir como as convenções estético-narrativas do cinema moinstream de Hollywood sintetizam de maneira sui generis o idioma tecnicamente controlado da indústria cultural. O primeira capitulo investiga os procedimentos a partir dos quais e conjunto de protocolos visuais de cinema norte-americano (composição de quadro, montagem, sonorização, etc.) estabeleceu um modelo diegético prescritivo de bases rigidas, convertendo-se na noma-padrão para a cultura cinematográfica ao redor do planeta. O segundo capitalo discute a maneira pela qual esse mesmo modelo de cinema, movido por tendências de mercado e objetivando alcançar um stures de obra de arte, absorve inovações estéticas advindas justamente de movimentos cinematográficos contrários à sua norma estética sem, contado, alterar suas bases. A segunda parte está dividida em deis capítulos volados ás interpretações dos filmes. O serceiro capitulo abonda o carier autoral e trasgressor na filmografia de Cronenberg em relação ao cinema padrão a partir da problemática de embate entre controls técnico e expontaneidade na criação artistics. A hipótese interpretativa centra-se no argumento de que Matérias putzides apropria-se da defesa de Burroughs acerca de intoxicação como um mecanisme de subversão de convenções artisticas para forjar uma estrutura de narrativa filmica que inverte a oposição entre as categorias de alucinação e sehriedade. Como resultado, a inversão dessas valências converte a alacinação em procedimento narrativo modulado justamente por formulas e convenções do cinema padrão de Hollywood. O quarto capitulo investiga come a senado entre controle técnico e liberdade crianva engendra em Cidade de Deus uma nova forma de realiums filmios contemporánco en que estéticas e procedimentos cinematográficos historicamente revolucionários são absorvidos pela maquinaria do cinema dominante. Essa tese d discutida a partir de sama leitura corrala de algumas cenas do filme que evidenciam a fabricação de uma espontaneidade programada, na qual a cinematografia clavvica é utilizada para recompor sem imaginário da favela com ecos do sertão do Cinema Novo. A discundo assinala ainda como, erração narrativa e estilistica, Cidade de Deus acomoda uma representação vanguardista de criminalidade e violencia juntamente com una estética padrão de cinema e televisão, apagando qualquer traço de tenda historica entre ambas O resultado das pestações aponta para o fato de que nos dos filmes, a força do impete criativo, expresa por meso de acaso, aleatoriedade e improviso, é incorporada pela idiorsa tecnicameme controlada de cinema, não apenas perdendo seu poder desestabilizador, mas também reduzindo esse impeto a meni dispoutiso com função cailidica
- ItemCenários de Alegria: memória Fotográfica das Festividades em Jacobina (1930-1970)(UNEB, 2018-06-15) BARBOSA, Fernanda Oliveira; OLIVEIRA, Valter deO artigo tem como objetivo apresentar as festividades na cidade de Jacobina-Bahia, a partir das fotografias mostrando como as mesmas podem utilizadas enquanto instrumento de fonte. Para este estudo, foram utilizados arquivos fotográficos e acervo dos jornais que circulavam entre os anos de 1930-1970. Tendo a fotografia como fonte principal na perspectiva de investigar a partir da metodologia serial em seus conjuntos. A partir destes, foi possível notar um silenciamento quanto as festividades celebradas pela população menos abastada na cidade, embora isso não significava dizer que tais grupos não celebravam as festas a seu modo. Dessa forma, não conhecer a trajetória das fotografias enquanto objeto materializado implicou na realização de uma análise mais apurada a respeito da produção, recepção e todo o contexto. Embora o estudo tenha abarcado o que foi proposto, há sempre lacunas, a fotografia enquanto fonte possibilita ao pesquisador estabelecer olhares a respeito do que ela tem a dizer, perguntas que podem ser feitas e o caminho a percorrer em busca das repostas aos questionamentos. Por fim, a proposta foi contribuir para os estudos sobre festividades nas cidades do interior baiano
- ItemCom dois te botaram com três eu te curo: as representações de cura na prática das benzedeiras de Paiaiás no município de Saúde/Bahia (1950 – 2018)(UNEB, 2019) Moura, Joselito; Silva, Caroline SantosEste trabalho analisa as representações de cura através do benzimento na prática das benzedeiras do povoado de Paiaiás no município de Saúde /Bahia, em um período que vai de 1950 a 2018. A questão norteadora desta pesquisa foi: por que as pessoas ainda procuram tanto as benzedeiras e benzedores para a cura de seus males se existem hoje os médicos e os hospitais? Para tanto, contei com os depoimentos de seis benzedeiras e um benzedor que, através de suas histórias de vida e experiências com a benzeção, revelaram aspectos que integram suas vivências no ritual da cura religiosa. Ao colocar em evidência as histórias de sujeitos sociais carregados de representações diversas, este trabalho espera contribuir com outros que se debruçam sobre este tema.