Bacharelado em História - DCH4
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Bacharelado em História - DCH4 por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 88
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA festa do Divino Espírito Santo em Jacobina no século XX: “Religiosidade como garantia de prestígio”(UNEB, 1998-07) Moura, Dayane Cordeiro de; Silva, Marfísia Pereira da; Farias, Sara OliveiraA análise apresentada neste trabalho sobre a Festa do Divino Espírito Santo em Jacobina vai além do contexto bíblico e se insere na comunidade nos fazendo perceber elementos políticos, relações sociais, o controle da Igreja e o aparecimento de novas figuras no cenário da festa, dando maior ênfase ao seu verdadeiro significado. Trabalhando com fontes orais, e sabendo que a mesma vem permeada de sentimentos e característica própria de cada indivíduo percebemos a necessidade de consultarmos bibliografias que trabalham com festas religiosas, que foram fundamentais para o desfecho do nosso trabalho. Apesar da bibliografia consultada, entrevistas e todo material utilizado para a nossa pesquisa, nos reservamos a uma discussão especial: É a fé cristã o único objetivo dessa festa? A riqueza encontrada na festa e aliado a isso a presença constante de nomes da sociedade jacobinense para os cargos de maior prestígio da festa como o de Imperador e Alferes nos faz refletir o porquê da presença "necessária" dessas pessoas de maior poder aquisitivo no cenário da festa. Diante disso, será a Festa do Divino Espírito Santo em Jacobina uma festa elitizada?
- ItemA questão racial na obra “O presidente negro” de Montenegro Lobato (1926)Santana , Silvio Pereira deA proposta deste artigo é de perceber as discussões raciais presentes na Obra literária de Monteiro Lobato, O Presidente Negro ou O Choque das Raças, produzida em 1926 em meio ao contexto brasileiro preocupado na construção, político e social, da representação de identidade nacional nos anos de 1920.
- ItemA sedução da modernidade modernização de Piritiba(Universidade do Estado da Bahia, 2004-10) Barreto, Maria das Graças Coutinho; Vieira Filho, Raphael RodriguesO estudo analisa o processo de modernização da cidade de Piritiba, localizada no sertão baiano, durante as décadas de 1960 e 1970. A cidade nasceu com um projeto urbanístico e teve na ferrovia, implantada na década de 1930, um agente modernizador decisivo. A pesquisa investiga como a modernidade foi incorporada em um contexto conservador, revelando um processo de modernização conservadora, marcado por transformações urbanas como ruas pavimentadas, água encanada, iluminação pública e serviços urbanos, ao mesmo tempo em que se mantinham estruturas políticas tradicionais e relações de poder oligárquicas. Utilizando documentos, fotografias e relatos orais, o trabalho examina como a modernidade foi "sedutora", mas excludente, beneficiando elites locais e marginalizando a população pobre, que participou apenas como força de trabalho. A pesquisa também destaca a dificuldade de acesso a fontes e a escassez de estudos sobre a história regional baiana, buscando contribuir para a preservação da memória e para o entendimento das contradições do processo de modernização em uma cidade do interior da Bahia.
- ItemAcidentes de trânsito em Jacobina (2011-2016): uma investigação histórica.(2018-12) SANTOS, Manoel Ribeiro dosUma das principais preocupações hoje no mundo, é em relação aos acidentes de transito, esse tema vem sendo discutido por diversos setores da sociedade, e tem sido assunto nos meios acadêmicos de várias disciplinas, onde muitos estudantes vem desenvolvendo suas monografias, teses, dissertações baseadas nesta discussão, e este estudo não é diferente, uma vez que Jacobina é uma cidade onde o número de acidentes automobilístico cresce assustadoramente. Para confeccionar este trabalho utilizou-se várias obras desde de monografias, dissertações, sites, livros, jornais, relatórios de serviços da Guarda Municipal de Jacobina, SMTT Serviço Municipal de Trafego e Transportes), além de entrevistas.
- ItemAcidentes de trânsito em Jacobina (2011-2016): uma investigação histórica(UNEB, 2018-12) SANTOS, Manoel Ribeiro dos; OLIVEIRA, Valter Santos Gomes de.Uma das principais preocupações hoje no mundo, é em relação aos acidentes de transito, esse tema vem sendo discutido por diversos setores da sociedade, e tem sido assunto nos meios acadêmicos de várias disciplinas, onde muitos estudantes vem desenvolvendo suas monografias, teses, dissertações baseadas nesta discussão, e este estudo não é diferente, uma vez que Jacobina é uma cidade onde o número de acidentes automobilístico cresce assustadoramente. Para confeccionar este trabalho utilizou-se várias obras desde de monografias, dissertações, sites, livros, jornais, relatórios de serviços da Guarda Municipal de Jacobina, SMTT Serviço Municipal de Trafego e Transportes), além de entrevistas.
- ItemAcidentes de trânsito em jacobina (2011-2016): uma investigação histórica(2018-12) SANTOS, Manoel Ribeiro dosUma das principais preocupações hoje no mundo, é em relação aos acidentes de transito, esse tema vem sendo discutido por diversos setores da sociedade, e tem sido assunto nos meios acadêmicos de várias disciplinas, onde muitos estudantes vem desenvolvendo suas monografias, teses, dissertações baseadas nesta discussão, e este estudo não é diferente, uma vez que Jacobina é uma cidade onde o número de acidentes automobilístico cresce assustadoramente. Para confeccionar este trabalho utilizou-se várias obras desde de monografias, dissertações, sites, livros, jornais, relatórios de serviços da Guarda Municipal de Jacobina, SMTT Serviço Municipal de Trafego e Transportes), além de entrevistas.
- ItemAmores e desamores: as múltiplas relações entre vítimas e acusados nos processos-crime de estupro e sedução em Jacobina - (1940 - 1960).(UNEB, 2014) SILVA, Iris Vanessa de Sousa; VIEIRA, Claudia AndradeEste trabalho tem por objetivo analisar as múltiplas relações entre vítimas e acusados através dos processos-crime de estupro e sedução em Jacobina – Bahia em um período que vai de 1940 a 1960, buscando visualizar os vários tipos de relações estabelecidasentremoças das camadas subalternas da cidade com seus namorados, noivos e conhecidos. Além disso, a pesquisa apresenta o perfil das mulheres pobres jacobinenses, expondo aspectos das suas vidas, já que algumas delas tinham uma estrutura familiar fora dos padrões esperados para a época. Cabe a este trabalho analisar as estratégias adotadas pelas mães que foram as representantes de suas filhas nos processos judiciais, lutando em favor da honra moral e física de suas filhas nos tribunais. Desse modo, a pesquisa vislumbra as práticas e redes de sociabilidade formadas pelas mulheres que, de algum modo, ressignificaram as formas de viver e cuidar das suas famílias sem a presença constante de um homem, de modo que as mesmas passavam a ser vistas como “mulheres de rua” e não se enquadravam no perfil social e culturalmente construído pelas elites de que a mulher deveria estar no ambiente privado, ser “santa”. As fontes utilizadas foram os processos-crimes de estupro e sedução, que foram imprescindíveis na captação do comportamento feminino e familiar em Jacobina, além de possibilitar conhecer onde as mulheres circulavam nos espaços urbano e rural, se articulavam em sociedade e rompiam com os padrões morais que as cercavam. O Código de Posturas Municipal foi fonte pesquisada no intuito de verificar quais normas eram impostas pelo Poder Público Municipal, afim de garantir que os cidadãos e cidadãs vivessem sob a égide dos padrões higienizados. Os jornais O Lidador e Vanguarda contam como suas notícias sobre o cotidiano.
- ItemAs influências da Viação Férrea Federal Leste Brasileira na comunidade calmonense(UNEB, 1998-07) Santos, Madyr Louise Miranda; Lima, Josias Ageu de; Farias, Sara OliveiraA pesquisa que originou esta monografia iniciou-se em meados de 1977, com uma investigação para o projeto de Pesquisa sobre influências das estradas de Ferro no Município de Miguel Calmon, no período de 1923-1973. A preocupação inicial do projeto era justificar a valiza cronológica, correspondente ao ano (1923) em que foi construída a Via Férrea e esta passou a beneficiar a cidade, escoando as mercadorias que eram exportadas, e sua inúmeras contribuições para a sociedade calmonense, se prolongando até 1973, quando o ramal da via férrea é interrompido em virtude do discurso de desnecessidade, já que as rodovias e também por influências políticas que impossibilitou a passagem dos trens para que privilegiasse outras cidades.
- ItemAspectos da identidade visual de Jacobina no olhar fotográfico de Lidenício Ribeiro (1960-1980)(UNEB, 2022-12-01) COSTA, Moreira Joedi Makson; OLIVEIRA, Valter Gomes Santos deO objetivo desta pesquisa foi investigar os modos pelos quais a cidade de Jacobina, no sertão da Bahia, foi vista através da fotografia. Nesse sentido, considero o poder das narrativas de modernização na memória da cidade como caminhos que, atrelados à cultura fotográfica em Jacobina, levantam indícios para pensar o desenvolvimento de uma identidade visual. Para isso, tomo como perspectiva de análise o olhar fotográfico de Lidenício Ribeiro entre as décadas de 1960 e 1980, período em que esteve na cidade e registrou diversas cenas do cotidiano público e privado em Jacobina. Na primeira parte introduzo o tema das cidades e da fotografia a partir de tradições historiográficas, de projetos modernizantes e de um caso particular no Rio de Janeiro que também partilha de discursos de poder na Fotografia. Na segunda parte, apresento como Jacobina aparece na obra fotográfica de Lidenício Ribeiro. Os procedimentos metodológicos desta pesquisa resultaram em dados quantitativos e qualitativos através da metodologia quantitativa serial, e sua aplicação nesta pesquisa parte desde o processo de triagem dos documentos fotográficos até a contextualização histórico-cultural que neles foi feita.
- ItemO averso da modernidade nos reclames do jornal O Lidador sobre o funcionamento da ferrovia em Jacobina (1933-1942).(UNEB, 2015) SANTOS, Sírio Roberto Souza dos; DRUMMOND, Washington Luís LimaComo objeto de estudo a ferrovia se revela como singular e principal propulsora do moderno, sozinha a mesma conseguiu mostrar o grau de importância e desempenho que teve e poderia ter em diversos tempos da história. Problemas foram deixados de lado por outros sistemas de transportes que se mostravam superiores, nosso propósito é discutir e analisar a importância e as deficiências que se teve ao longo do período da sua existência, nos mais variados lugares e em especial em Jacobina, através do que foi publicado a respeito da ferrovia na referida cidade pelo Jornal, O Lidador (1933 á 1942); que foi a nossa principal fonte documental de pesquisa. A além das noticias usamos também os códigos de postura, que nos mostra as diversas leis e regras que eram publicadas, para que os moradores seguissem tentando assim modificar, sanitarizar e urbanizar Jacobina; nos anúncios focamos nos reclames que a todo o momento criticavam sobre a ferrovia, dando ensejos para que melhores sistemas fossem implantados. Na concepção bibliográfica, foram selecionados autores como, Walter Benjamin (1982); Michel de Certeau (1994); David Harvey (1989); Jacques Le Goff (2000); Nicolau Sevcenko (2001); entre outros autores que tiveram total importância para entendermos o modernismo no sentido de progresso do tempo ao qual fizemos a pesquisa. Nos resultados que foram obtidos, analisamos que o trem apesar de ter funcionando por um bom período, não serviu tão bem, sendo alvo de diversas críticas pelo mau funcionamento, falta de atenção dos diretores da ferrovia e a tentativa de influenciar o governo federal para fazer uma reforma urbano-territorial em todas as esferas do país relacionado ao transporte.
- ItemBela, desenvolvida e culta: Jacobina nos periódicos O Jornal (1959-1960), O Nordeste Baiano (1967) e nas fotografias de Osmar Micucci.(UNEB, 2013) AMORIM, Luciette Gomes; DRUMMOND, Washington Luis LimaO presente trabalho tem como objetivo analisar o discurso sobre a cidade de Jacobina pautada na ideia de desenvolvimento, beleza e cultura veiculado em textos nos periódicos que circularam na cidade: O Jornal (1959-1960) e o Nordeste Baiano (1967) e também em fontes imagéticas (fotografias de Osmar Micucci) no mesmo período estudado. Propomos ainda, avaliar os critérios para que tais metas fossem naquele dado momento alcançadas, assim como, entender que o discurso ali anunciado servia como suporte para a ordenação da cidade. Dialogamos com diversos autores, entre eles Vilém Flusser, Michel Foucault e ainda com textos produzidos e publicados pelo professor Dr. Washington Drummond sobre imagem e cidade. Inferimos desta forma que, a construção da cidade desenvolvida, bela e de cultura é o lugar de ação não só dos sujeitos que estão no campo do extraordinário, visível, mas também dos infames, isto é, sujeitos anônimos.
- ItemBruxaria e feitiçaria: As práticas de pacto com demônios na Inquisição de Coimbra (1720-1740)(2019) Silva Júnior, Elson Cerqueira da; Silva, Caroline Santos; Souza, Cândido Eugênio Domingues de; Pereira, Juliana Torres RodriguesEsta pesquisa tem o objetivo de analisar processos de acusação de práticas de pacto com o demônio em Portugal, mais especificamente na Inquisição de Coimbra entre os anos de 1720-1740. Para tanto, apresentamos os diversos conceitos que norteiam a temática perpassando desde as noções de heresia no início do cristianismo até a transformação do seu significa que ocorreu no final da Idade Média e início da Moderna. Tal transmutação tinha como interesse fazer com que práticas como a feitiçaria e bruxaria se tornassem alvo da Inquisição. Após uma análise conceitual buscamos também traçar um perfil social dos acusados, criando assim um banco de dados com as informações encontradas no site do Arquivo Nacional da Torre do Tombo. Por fim, dedicamos especial atenção ao processo inquisitorial de Catharina Fernandes acusada tanto de pacto com o demônio como também de estabelecer relações intimas com ele.
- ItemA caminho dos sertões: o tráfico interno movimentando o interior baiano, 1778-1798(UNEB, 2018-03-01) CEZAR, Iasmim de Oliveira; SOUZA, Cândido Eugênio DominguesA Cidade da Bahia (Salvador), durante o Setecentos, exerceu função significativa como entreposto comercial transatlântico, principalmente por ser um ponto estratégico de abastecimento de africanos escravizados, destinados aos mercados consumidores dos sertões da América portuguesa. Assim, encaminhando remessas de escravos ou percorrendo as principais rotas, os agentes do tráfico abasteciam as comunidades ávidas por mão de obra escrava para trabalhar em atividades como mineração, pecuária e agricultura. A análise qualitativa dos passaportes de envio de escravos de 1778 a 1798, o cruzamento de suas informações com o banco de dados Transatlantic Slave Trade e, consequentemente, a busca por informações em séries documentais existentes para o período, permitiu-me pensar o tráfico interno considerando suas conexões comerciais que ligavam as praças mercantis atlânticas aos sertões da Bahia setecentista. Com isso, é de interesse desta pesquisa compreender o abastecimento do mercado negreiro presente no interior baiano, buscando entender o processo de redistribuição de escravos a partir dos principais caminhos sertanejos, analisando-a com o olhar especialmente voltado àqueles inseridos nesta fase que foi chamada de “terceira perna do tráfico”.
- ItemA Caminho dos Sertões: o tráfico interno movimentando o interior baiano, 1778-1798(UNEB, 2016-12-15) CEZAR, Iasmim de Oliveira; SOUZA, Cândido Eugênio Domingues deA Cidade da Bahia (Salvador), durante o Setecentos, exerceu função significativa como entreposto comercial transatlântico, principalmente por ser um ponto estratégico de abastecimento de africanos escravizados, destinados aos mercados consumidores dos sertões da América portuguesa. Assim, encaminhando remessas de escravos ou percorrendo as principais rotas, os agentes do tráfico abasteciam as comunidades ávidas por mão de obra escrava para trabalhar em atividades como mineração, pecuária e agricultura. A análise qualitativa dos passaportes de envio de escravos de 1778 a 1798, o cruzamento de suas informações com o banco de dados Transatlantic Slave Trade e, consequentemente, a busca por informações em séries documentais existentes para o período, permitiu-me pensar o tráfico interno considerando suas conexões comerciais que ligavam as praças mercantis atlânticas aos sertões da Bahia setecentista. Com isso, é de interesse desta pesquisa compreender o abastecimento do mercado negreiro presente no interior baiano, buscando entender o processo de redistribuição de escravos a partir dos principais caminhos sertanejos, analisando-a com o olhar especialmente voltado àqueles inseridos nesta fase que foi chamada de “terceira perna do tráfico”.
- ItemCenários de Alegria: memória Fotográfica das Festividades em Jacobina (1930-1970)(UNEB, 2018-06-15) BARBOSA, Fernanda Oliveira; OLIVEIRA, Valter deO artigo tem como objetivo apresentar as festividades na cidade de Jacobina-Bahia, a partir das fotografias mostrando como as mesmas podem utilizadas enquanto instrumento de fonte. Para este estudo, foram utilizados arquivos fotográficos e acervo dos jornais que circulavam entre os anos de 1930-1970. Tendo a fotografia como fonte principal na perspectiva de investigar a partir da metodologia serial em seus conjuntos. A partir destes, foi possível notar um silenciamento quanto as festividades celebradas pela população menos abastada na cidade, embora isso não significava dizer que tais grupos não celebravam as festas a seu modo. Dessa forma, não conhecer a trajetória das fotografias enquanto objeto materializado implicou na realização de uma análise mais apurada a respeito da produção, recepção e todo o contexto. Embora o estudo tenha abarcado o que foi proposto, há sempre lacunas, a fotografia enquanto fonte possibilita ao pesquisador estabelecer olhares a respeito do que ela tem a dizer, perguntas que podem ser feitas e o caminho a percorrer em busca das repostas aos questionamentos. Por fim, a proposta foi contribuir para os estudos sobre festividades nas cidades do interior baiano
- ItemCom dois te botaram com três eu te curo: as representações de cura na prática das benzedeiras de Paiaiás no município de Saúde/Bahia (1950 – 2018)(UNEB, 2019) Moura, Joselito; Silva, Caroline SantosEste trabalho analisa as representações de cura através do benzimento na prática das benzedeiras do povoado de Paiaiás no município de Saúde /Bahia, em um período que vai de 1950 a 2018. A questão norteadora desta pesquisa foi: por que as pessoas ainda procuram tanto as benzedeiras e benzedores para a cura de seus males se existem hoje os médicos e os hospitais? Para tanto, contei com os depoimentos de seis benzedeiras e um benzedor que, através de suas histórias de vida e experiências com a benzeção, revelaram aspectos que integram suas vivências no ritual da cura religiosa. Ao colocar em evidência as histórias de sujeitos sociais carregados de representações diversas, este trabalho espera contribuir com outros que se debruçam sobre este tema.
- Item"Completos e consumados": sodomia e escravidão em Pernambuco na primeira metade do século XVIII.(UNEB, 2016) LIMA, Milena Ferreira S.; SOUZA, Cândido Eugênio Domingues deAtravés de processos gerados pela Santa Inquisição de Lisboa, esta pesquisa analisa duas denúncias de sodomia escrava na primeira metade do século XVIII na Capitania de Pernambuco. Identifico alguns casos de sodomias, relatando as penas sofridas por esses réus. Em um estudo de caso, identificamos dois grupos de sodomitas, os que eram adeptos a “prática italiana” e os que eram forçados a compactuar com essa prática, o que possibilita mostrar os dois lados da sodomia para a pesquisa. Outro ponto que evidenciou é a parcialidade que os inquisidores tinham para lidar com esses crimes de sodomia.
- ItemA contribuição do livro de literatura Cascalho para compreender a cidade de Andaraí no século XX(UNEB, 2018-07) SANTANA, Mara Costa; SILVA, Caroline SantosEsta pesquisa tem como objetivo fazer uma breve análise do livro de literatura “Cascalho” mostrando sua relevância para a história, e pensar na sua utilização como um instrumento didático que pode contribuir para o ensino de História. Uma vez que, a mesma pode proporcionar ao alunado o entendimento do período narrado, possibilitando a compreensão de uma sociedade a partir da narrativa, de maneira prazerosa e eficaz, levando os mesmos a perceber a importância que a história tem para a sociedade. Num sentido amplo, a literatura contribui para o entendimento da História, permitindo a todos os indivíduos a compreenderem a sociedade nas quais estão inseridos. A partir da análise das mesmas podemos chegar à compreensão de um passado e uma época inserida na narrativa. Por isso, está pesquisa consistiu em analisar “Cascalho” para compreender um período histórico, principalmente no que concerne à compreensão da sociedade de Andaraí no século XX, a partir dos personagens fictícios. Este estudo contribuirá com informações relevantes para professores de história, que simpatizam em trabalhar de modo interdisciplinar, assim os docentes irão fazer com que os alunos fiquem motivados a entender a história a partir de suas realidades. Do ponto de vista prático, espera-se que este estudo direcionado a atualidade contribua no sentido de ampliar o conhecimento na área de história, assim, como também sirva como referência para professores e escolas o utilizarem a seu favor.
- ItemCoronel e comerciante: Alianças e conflitos na vila de Jacobina, séc. XIX(UNEB, 2018-12) PINHO, Marília de Oliveira; FERREIRA, Jackson André da SilvaO trabalho seguiu a trajetória do coronel Guilhermino Soares da Rocha, um dos homens mais ricos da vila de Jacobina no século XIX. O objetivo principal é compreender as relações interpessoais estabelecidas pelo coronel com pessoas iguais, subalternos e gente graúda para o alcance de benesses para si e suas famílias. O aporte teórico é o Paternalismo e as ligações clientelísticas que possibilitam entender as estratégias e artifícios utilizados por dependentes e senhores para ambos alcançarem vantagens na sociedade jacobinense. As fontes utilizadas para alcançar os objetivos são: inventários, testamentos, processos crimes e civis, correspondências da Câmara da Vila de Jacobina e livros eclesiásticos.
- ItemCorpos em transe na cidade do Salvador: fotografias de Pierre Verger (1940-1950).(UNEB, 2015) SANTOS, Daiane Santana; DRUMMOND, Washington Luís LimaEste trabalho procura analisar as práticas emergentes contidas no espaço urbano da cidade do Salvador 1940/1950, observada por meio das experiências corporais fotografadas por Pierre Verger nas imagens fotográficas do livro Retratos da Bahia (1980) (nas séries dos sambistas, capoeiristas e os orixás no candomblé), que nos permite teorizar o cotidiano das ruas e seus personagens que persistiram na contramão dos fluxos modernos associados a padrões de homogeneização. A cidade e seus personagens são entendidos como corpo, palco de inscrição de acontecimentos, ebulição de sensações, perante o qual identificamos no período a projeção de diversas possibilidades de vida urbana, perspectivas ora semelhantes ou contrárias, as quais foram analisadas no intuito de compreender as intervenções, os dispositivos discursivos que tentavam silenciar os personagens a margem da sociedade. Nessa perspectiva percebemos através do olhar estetizado, místico, revestido de sensualidade e erotização dos corpos fotografados por Pierre Verger pontos de inflexões, rupturas, pois é notória uma mobilidade desses personagens ordinários dentro do lugar de poder, que contrapunham ,rompiam com os discursos e práticas institucionais estabelecidos.