Licenciatura em Letras - Lingua Inglesa e Literaturas - DEDC14
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Letras - Lingua Inglesa e Literaturas - DEDC14 por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 77
Resultados por página
Opções de Ordenação
- Item1984- Literarura e modernidade(Universidade do Estado da Bahia, 2012-12-19) Mendes, Airan Monalize Reis; Valverde, Luiz Antonio de Carvalho; Santana, Neila Maria Oliveira; Sacramento, RitaO presente trabalho propôs-se a um estudo sociocrítico sobre 1984, de George Orwell.Narrativa que apresenta uma sociedade controlada pelos regimes totalitários, sem expectativa de vida e uma população a mercê do domínio de uma única pessoa. Vemos que é possível, ainda no dias atuais, uma manipulação de massa por intermédio dos meios de comunicação. Este trabalho apresenta uma analise sobre a modernidade a partir do Romance 1984e suas conseqüências na vida das pessoas, não só que viveram naquela época, mas também atualmente. Para tanto, procurou-se na investigação feita a partir de vários estudos, observar a falta de individualidade do homem moderno, como a literatura está ligada a vida social e como a leitura de um Romance ficcional pode-nos abrir os olhos. Podemos assim, investigar que a literatura e a Modernidade podem ser um espelho social para todos os seres humanos e que através delas podemos ter uma visão mais sociocrítica da política que nos cerca.
- ItemA autonomia na aprendizagem de lingua inglesa: relações com a motivação e as práticas pedagógicas(Universidade do Estado da Bahia, 2012) Maia, Leidiane Souza; Figueiredo Neto, Raulino BatistaEste trabalho tem por objetivo investigar como o desenvolvimento da autonomia do aprendiz pode possibilitar um processo de aprendizagem de LI mais motivador e eficaz. Investiga, também, sua relação com as práticas pedagógicas e discute como as mesmas podem ser capazes de levar os aprendizes a se tornarem sujeitos de sua própria aprendizagem. A pesquisa é qualitativa de base etnográfica, pois se configura como uma metodologia eficiente de abordagem ao problema. Os dados foram obtidos através de observações indiretas e de questionários distribuídos entre os alunos do segundo ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Professora Olgarina Pitangueira Pinheiro, situado na cidade de Conceição do Coité – Ba. Os resultados revelam que muitos dos aprendizes sentem-se desmotivados para aprender a língua inglesa e que algumas práticas e/ou atividades utilizada pelos professores não os incentiva a ter atitudes mais autônomas em relação a aprendizagem de Inglês.
- ItemA construção da autonomia no processo de aprendizagem de língua inglesa nas escolas públicas(Universidade do Estado da Bahia, 2012) Lima, Jadna de Oliveira; Borges, Mônica Veloso; Santana, Neila Maria Oliveira; Bastos, JulianaO presente trabalho foi desenvolvido a partir da pesquisa bibliográfica, na qual tinha como objetivo, dialogar sobre o desenvolvimento da autonomia dos alunos de língua inglesa do ensino médio nas escolas públicas. A segunda parte do trabalho investigou-se, através da pesquisa de campo, a atuação dos estudantes dentro da sala de aula com relação ao desenvolvimento da autonomia. Buscou-se também analisar, se os professores têm cumprido com o seu papel de instigadores no processo de aprendizagem dos seus alunos, de forma que eles viessem a se tornar autônomos, ou seja, investidores do seu próprio conhecimento. Portanto, a pesquisa bibliográfica trouxe uma variedade de explicações de diversos teóricos sobre as possíveis causas da ausência de estímulo entre os alunos de LI, ( Língua Inglesa ) que pôde ser comprovado através da pesquisa de campo (etnográfica) de base qualitativa. Como instrumento de coleta de dados, foram utilizados questionários, nos quais os sujeitos participantes foram alunos da escola pública do ensino médio e professores com no mínimo dois anos de experiência. Os questionários aplicados foram instrumentos eficazes para confirmar a falta de autonomia dos alunos das escolas públicas, sendo essa uma consequência da ausência de professores que instiguem, em seus alunos, a necessidade de se tornarem indivíduos independentes, capazes de buscar seu próprio conhecimento. Concluindo-se que, na maioria das vezes, os professores trabalham com uma metodologia tradicional que não atende os interesses dos alunos, e portanto não colabora com o desenvolvimento da autonomia do aprendiz .
- ItemA formação do professor em língua inglesa: reflexões sobre professores em comunidades educacionais de prática na Bahia.(Universidade do Estado da Bahia, 2017) Bastos, Milena de Santana; Eluf, Cristina AcuriEste trabalho tem como objetivo refletir sobre o panorama do professor em formação em língua Inglesa. Como aporte teórico, dispomos a área de estudos da Linguística Aplicada (LA) que abarca a linguagem em situações reais do dia a dia. Sobre as dificuldades encontradas aspiramos por alternativas para questões e aos obstáculos encontrados por professores em formação, sobretudo na comunidade de Conceição do Coité, com pertinência a importância da fluência do professor depois de graduado. Objetivamos, também, investigar o papel da LA na formação docente do professor de LI em sua especialização docente além de refletir sobre dificuldades encontradas para ingresso no mercado de trabalho.
- ItemA importância da motivação no desenvolvimento das inteligências múltiplas no ensino de língua inglesa.(Universidade do Estado da Bahia, 2008) Lopes, Marlon Nunes; Santiago, Orleide de Souza; Santos, Priscila Novaes dos; Resende, Luis RobertoEste trabalho monográfico traz como temática uma discussão sobre as possibilidades pedagógicas do uso da Teoria das Inteligências Múltiplas no desenvolvimento da motivação em sala de aula. Tivemos como objeto geral avaliar como as inteligências múltiplas são estimuladas na disciplina de Língua Inglesa. Ensinar uma língua é sempre uma experiência muito rica, mas, a maneira como se aprende torna-se algo ainda mais enriquecedor. Aprender Inglês significa falar com naturalidade, sentir-se à vontade na presença de estrangeiros, acompanhar notícias do mundo na internet, ler grandes obras conhecidas mundialmente e o mais importante: poder conhecer outra cultura. Esta pesquisa tem o objetivo de analisar como os professores da rede pública do ensino fundamental estão desenvolvendo, em suas práticas pedagógicas, algum tipo de metodologia que estimule o uso das inteligências múltiplas dentro da sala de aula, e que leve em consideração as diferenças individuais de cada aluno. Além disso, como essas inteligências são motivadas e ou estimuladas no processo ensino-aprendizagem de Língua Inglesa. O trabalho se caracteriza por ser uma pesquisa de cunho teórico-empírico, de abordagem quantitativa, focalizando a realidade da Escola Durval da Silva Pinto, localizada na cidade de Conceição do Coité – BA. Temos como referência a teoria de Inteligências Múltiplas sustentada por Gardner e os trabalhos de alguns autores: Sternberg, Krashen, Antunes, Fonseca, Buarque e outros. Como os trabalhos de campo a as discussões teóricas constatam os sujeitos ouvidos pela pesquisa na unidade escolar que, de certa forma, utilizam a teoria para motivar o desenvolvimento das Inteligências Múltiplas na sala de aula da Língua Inglesa.
- ItemA importância do PIBID na formação de futuros professores de inglês(Universidade do Estado da Bahia, ) Albino, Josemberg; Maia, Marilene de Souza; Silva, Brisa Enéas da; Sacramento, Rita de Cássia SilvaEste trabalho tem como objetivo relatar a influência do PIBID na formação inicial dos acadêmicos de Licenciatura em Letras com Inglês, na Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Campus XIV, Conceição do Coité – BA, a interação com professores e alunos da educação básica e a articulação entre a universidade e as escolas. Assim, ao se voltar para a formação qualitativa do licenciando, o programa proporciona aprendizagens que extrapolam a intenção central, envolvendo além da atuação profissional, áreas de atuação pessoal dos participantes, visto a abrangência do trabalho proporcionado. O contato dos estudantes com realidades distintas e desconhecidas (antes da graduação), nos leva ao enfrentamento dos dilemas decorrentes do dia a dia da futura profissão, envolvendo-os na produção de saberes que aprimoram a nossa formação, se constituindo em elemento estimulador que influencia na decisão do licenciando no que se refere à futura carreira profissional.
- ItemA importância do uso da abordagem comunicativa no ensino/aprendizagem de língua inglesa em escolas públicas(Universidade do Estado da Bahia, 2013) Pereira, Josiélia Oliveira; Silva, Ludimilia; Santana, Neila Maria Oliveira; Sodré, FernandoEste trabalho é uma pesquisa de campo de base qualitativa e etnográfica, que objetiva refletir sobre os benefícios proporcionados pela abordagem comunicativa no ensino/aprendizagem de língua inglesa em escolas públicas e discutir sobre a importância desta língua no mundo globalizado atual. A pesquisa foi realizada na Cidade de Conceição do Coité-Bahia, no Colégio Estadual Antônio Bahia. As informações aqui presentes, coletadas por meio de questionários, favoreceram o estudo do tema desse trabalho que é identificar a importância da abordagem comunicativa no ensino-aprendizagem da língua inglesa em escolas públicas e investigar os aspectos envolvidos na escolha do uso de ensino comunicativo de L.I. Os resultados revelaram que tanto os professores quanto os alunos consideram o ensino comunicativo necessário devido à importância desta língua no cenário global atual.
- ItemA linguística de corpus como “alternativa” para o ensino e aprendizagem de inglês em escolas estaduais de Conceição do Coité (BA)(Universidade do Estado da Bahia, 2017) Carneiro, Olívia Pereira; Eluf, Cristina ArcuriEsse trabalho descreve uma pesquisa de cunho etnográfico e qualitativo sobre o uso de novas tecnologias como alternativas para o ensino e aprendizagem de Língua Inglesa (doravante LI). Objetivamos apresentar a Linguística de Corpus doravante (LC) como alternativa para ensino/aprendizagem de Língua Inglesa e, por meio desta pesquisa, investigar até que ponto a LC. Pode representar, uma alternativa para praticas pedagógicas em nossa comunidade de pratica de modo coerente com as mudanças da contemporaneidade. Discorreu-se, brevemente quais perspectivas teóricas nortearam a pesquisa; constatou-se, primeiramente, uma breve história sobre a Linguística de Corpus, e a relevância de suas ferramentas para a aprendizagem de LI para beneficiar no aprendizado de línguas, localmente. Em nossas comunidades de pratica, em nossa sociedade com a pesquisa em dados de escolas públicas do interior da Bahia na cidade de Conceição do Coité. Instigou-se reflexões ás possibilidades de inserção de recursos tecnológicos para o contexto educacional e também para o ensino de línguas. Partimos de um pressuposto sobre como ensinar e aprender na atualidade, pelo espaço cibernético. E as novas tecnologias do mundo globalizado. Desenvolveu-se uma pesquisa pautada nas necessidades de uma pedagogia pluralista que sustentasse as diversas formas de aprender LI. Consequentemente também optamos por realizar a coleta de corpus por meio de diferentes formas adotados pelo pesquisador com um suporte da Linguística de Corpus e também de acordo com minhas experiências vividas no estágio supervisionado. Os instrumentos utilizados na coleta de dados, possibilitaram a comprovação da importância dos recursos tecnológicos na aprendizagem de LI, foi também possível investigar e refletir sobre a amostragem dos alunos da escola pública na qual a pesquisa foi realizada.
- ItemA Ludicidade nas aulas de língua inglesa: Reflexões e práticas(Universidade do Estado da Bahia, 0018) Ramos, Sara Oliveira; Borges, Mônica Veloso; Sodré, Fernando; Alves, JoselitaEste trabalho versa sobre a relevância que o lúdico tem no processo de ensino/aprendizagem de Língua Inglesa nas escolas públicas. O objetivo principal desta pesquisa foi analisar como o lúdico foi utilizado pelos bolsistas do PIBID e pela professora supervisora numa escola pública localizada em Conceição do Coité.A metodologia utilizada partiu de um estudo de caso, assim como também é uma análise auto-etnográfica, pois participei deste período como bolsista PIBID. Ao final da pesquisa foi verificado que é essencial compreender que a utilização da atividade lúdica como recurso pedagógico pode contribuir para o desenvolvimento intelectual e pensamento crítico dos alunos, além de atrair a atenção e desenvolver neles o gosto pelas aulas de Língua Inglesa.
- ItemA ludicidade nas aulas de língua inglesa: reflexões e práticas(Universidade do Estado da Bahia, 2018) Ramos, Sara Oliveira; Borges, Mônica Veloso; Sodré, Fernando; Alves, JoselitaEste trabalho versa sobre a relevância que o lúdico tem no processo de ensino/aprendizagem de Língua Inglesa nas escolas públicas. O objetivo principal desta pesquisa foi analisar como o lúdico foi utilizado pelos bolsistas do PIBID e pela professora supervisora numa escola pública localizada em Conceição do Coité. A metodologia utilizada partiu de um estudo de caso, assim como também é uma análise auto-etnográfica, pois participei deste período como bolsista PIBID. Ao final da pesquisa foi verificado que é essencial compreender que a utilização da atividade lúdica como recurso pedagógico pode contribuir para o desenvolvimento intelectual e pensamento crítico dos alunos, além de atrair a atenção e desenvolver neles o gosto pelas aulas de Língua Inglesa
- ItemA plataforma youtube como ferramenta de aprendizagem de língua inglesa na região sisaleira- ba: contribuições possíveis(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-05) Silva, Ludimilia Souza da; Silva, Ludimilia Souza da; Ferraz, Débora Araújo da Silva; Almeida , Rafaela dos SantosEsta pesquisa pretende discutir e explorar as potencialidades da ferramenta YouTube para a aprendizagem de Língua Inglesa, a partir de experiências de aprendizagem com materiais disponíveis na plataforma. A pesquisa envolvida neste estudo é qualitativa e de base etnográfica, e os dados obtidos foram oriundos de dois instrumentos de pesquisa, o questionário e a entrevista, ambos destinados aos alunos do curso de Letras Língua Inglesa e Literaturas do Campus XIV. Ela tem como base teórica, autores como Burgess e Green (2009), Moran (1995), Caiado e Leffa (2017), Monte Mór (2010) e Ferraz (2018), além de outros que discutem a aprendizagem de línguas estrangeiras centrada em recursos tecnológicos, e com ênfase na linguagem multimodal. Os resultados obtidos nos mostram que a plataforma para o aprendizado da língua inglesa é satisfatória, e é capaz de despertar o interesse por parte do aprendiz, incentivando-o para uma aprendizagem autônoma da língua alvo. A utilidade deste estudo centra-se na possibilidade que ele abre para o incentivo ao desenvolvimento e aprimoramento de habilidades linguísticas da Língua Inglesa, expansão de vocabulário, e prática gramatical, de forma interativa e independente.
- ItemA Sociedade Republicana E A Identidade Nacional Sob O Olhar De Machado De Assis: Uma Análise Do Romance Esaú E Jacó(Universidade do Estado da Bahia, ) Lima, Luciene Braz; Boudoux, Adriana Silva TellesO uso de novas fontes por historiadores é algo bastante comum entre os historiadores das novas correntes historiográficas. A Literatura faz parte dessas novas fontes. Assim sendo, neste trabalho buscamos compreender as mudanças sociais e políticas, e a construção da identidade nacional, a partir das representações presentes no romance Esaú e Jacó (1904) de Machado de Assis, através das personagens que compõem a trama, tendo em vista que a obra literária está carregada de influências dos acontecimentos ocorridos durante o período em que esta foi escrita. Ao utiliza-la como fonte levamos em consideração que esta é uma representação do que pode ter acontecido.
- ItemA tecnologia móvel na aprendizagem de LI: O uso do celular nas escolas públicas do município de Coité(Universidade do Estado da Bahia, 2017) Silva, Yngrid dos Santos; Maia, Marilene; Melo, Líbia Gertrudes; Ferreira, Verner RafaelEste trabalho objetiva investigar a inserção de uma tecnologia móvel em aulas de Língua Inglesa (LI), no caso o aparelho celular com o auxílio do fone de ouvido como ferramenta pedagógica na aprendizagem de LI, com o intuito de desenvolver habilidades de listening comprehension -tão importantes para a compreensão da língua-. Acredita-se que com advento da internet e da mobilidade dos telefones celulares a questão do ensino de LI estar atrelado a laboratórios de línguas ou laboratórios multimídias, já não faz mais tanto sentido quando se é considerado a expansão das redes de internet sem fio (wi-fi) e do grande alcance da telefonia no Brasil. E neste cenário de aproximação e facilidade que a tecnologia móvel permite, foi procurado investigar as maneiras pelas quais o aparelho celular pode ser integrado as práticas de aprendizagem e de reforço para o desenvolvimento da LI. Quanto ao contexto educacional de ensino/aprendizagem de LI nas escolas públicas de Coité partiu dos princípios pedagógicos da Pedagogia dos Multiletramentos que é um conjunto de estudo referente aos estudos sobre Multiplos letramentos, principalmente, advindos dos espaços digitais e tecnologias de comunicação.
- ItemA Tradução Audiovisual: O Texto E O Contexto Cinematográfico(Universidade do Estado da Bahia, 2013-12-10) Santos, Bonifácio Carvalho; Bastos, Juliana Figuerêdo; Santana, Neila Maria Oliveira; Nonato, Emanuel do Rosário SantosEste trabalho faz um estudo sobre a Tradução Audiovisual no Brasil, tendo como foco principal a tradução de filmes estrangeiros para a exibição no cinema nacional. Tem como objetivo trazer ao público, em geral, o conhecimento sobre as formas empregadas pelas empresas que realizam tal procedimento, bem como algumas das técnicas e estratégias utilizadas para a realização da dublagem e da legendagem de filmes, com o intuito de obter um texto fiel e ao mesmo tempo condizente com a língua e a cultura-alvo. Utiliza como base para o estudo o filme “The Pursuit of Happyness”, do diretor italiano Gabriele Muccino, conhecido no Brasil pelo nome “À procura da felicidade”, que teve sua versão brasileira realizada pela Herbert Richers S.A. do Brasil. No desenvolvimento do trabalho são mostrados alguns aspectos relacionados à linguagem cinematográfica, a legendagem, a dublagem, as estratégias da tradução, e as expectativas sobre o futuro da tradução, considerando as mudanças que ocorreram ao longo desses anos. Apresenta também uma análise da tradução feita no filme mencionado, onde se pode acompanhar as expressões e trechos da fala original, dublada e legendada, além de avaliar os critérios utilizados pelo tradutor. A análise será feita através de fragmentos retirados do próprio filme no idioma de origem, com o intuito de compará-los com a língua do país de chegada, no nosso caso, o português brasileiro.
- ItemAprendendo a ensinar: contribuição da perspectiva intercultural na aprendizagem- ensino de língua inglesa de professores em formação.(Universidade do Estado da Bahia, 2022) Costa, Naiane Oliveira Araujo; Figueiredo Neto, Raulino Batista; Sodré, Fernando da Conceição; Cruz, Letícia Telles daO presente trabalho busca apresentar uma forma de aprender uma outra língua, nesse caso a língua inglesa a partir da perspectiva intercultural. Essa pesquisa demonstra a possibilidade de aprender essa língua outra tendo como base a contribuição da interculturalidade em sala de aula. Trabalhar através dessa perspectiva no contexto do aprendiz, amplia o seu processo de aprendizagem e desenvolvimento de sua criticidade e compreensão da língua outra. Desse modo, busco relatar a importância de trabalhar segundo esse viés, pois os sujeitos terão a possibilidade de conhecer a si mesmos e ao outro. A partir do momento que vivências e costumes são trazidos para a sala de língua estrangeira, os aprendizes começam a se sentir mais à vontade. Portanto, o objetivo deste trabalho é demonstrar a importância de aprender a língua estrangeira fazendo o uso dos aspectos culturais. Esse trabalho tem como base a pesquisa auto/etnográfica e busca refletir sobre a perspectiva intercultural como colaboradora no processo de aprendizagem/ensino de língua inglesa de professores em formação da Universidade do Estado da Bahia- Campus XIV (UNEB).
- ItemAprendizagem da língua inglesa através de tecnologia(Universidade do Estado da Bahia, 2014-12-05) Pereira Júnior, Aguinaldo Batista; Silva, Ludimilia Souza da; Borges, Paulo de Tarso Velanes; Figueiredo Neto, RaulinoEste trabalho propõe uma nova forma de aprendizagem independente, através da utilização de recursos tecnológicos, para pessoas que não dispõem de tempo para aprender uma língua por meio de um método formal. Trilhando pela linha revolucionária da inserção das tecnologias da comunicação e informação (TICs) no âmbito educativo, o smartphone, uma das tecnologias mais versáteis da atualidade, vem ganhando espaço e tem se tornado indispensável para muitos e será apresentado aqui como uma riquíssima fonte de possibilidades que pode permitir ao aprendiz de língua inglesa desenvolver as habilidades linguísticas desta língua, além de ampliar o seu vocabulário. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo verificar a potencialidade do smartphone para uma aprendizagem autônoma, analisando os impactos positivos causados por sua contribuição a um grupo de estudantes de língua inglesa de um curso de idiomas no município de Conceição do Coité, Bahia. Para tanto, se faz necessário primeiramente, abordar a evolução da tecnologia no campo educacional ao longo da história, desde o seu surgimento aos dias atuais, bem como trazer conceitos sobre educação a distância, considerando principalmente as características que dizem respeito à aprendizagem de línguas estrangeiras, especificamente da língua inglesa.
- ItemAs contribuições do lúdico na aprendizagem de língua inglesa no ensino fundamental II em escolas públicas(Universidade do Estado da Bahia, 2012) Carneiro Neto, João da Silva; Bastos, Juliana; Santana, Neila Maria Oliveira; Sodré, FernandoEsta monografia trata da utilização do lúdico como contribuinte para a aprendizagem de Língua Inglesa no Ensino Fundamental II em escolas públicas com o objetivo de mostrar que atividades dinâmicas de cunho lúdico ligadas à realidade do aprendiz contribuem para o desenvolvimento intelectual e do pensamento crítico dos alunos, além de atrair a atenção dos alunos bem como desenvolver neles o gosto pelas aulas de Inglês, uma vez que, as atividades lúdicas integram as várias dimensões da personalidade: afetiva, motora e cognitiva. Como atividade física e mental que mobiliza as funções e operações, a ludicidade aciona as esferas motora e cognitiva, e à medida que gera envolvimento emocional, apela para a esfera afetiva. Assim sendo, vê-se que a atividade lúdica se assemelha à atividade artística, como um elemento integrador dos vários aspectos da personalidade. Dando ao professor pesquisador preocupado com a aprendizagem dos seus educando encontra no lúdico uma arma forte no combate ao desinteresse, mesmice, e tradicionalismo das aulas de Língua Inglesa.
- ItemAs estratégias de aprendizagem utilizadas por alunos do sexto ano de língua inglesa no contexto da escola pública(Universidade do Estado da Bahia, 2012) Lima, Luma Jarlan Ferreira; Bastos, Juliana; Santana, Neila Maria Oliveira; Borges, Mônica VelosoO presente trabalho tem como intenção primeira investigar como as estratégias de aprendizagem podem facilitar o aprendizado de língua inglesa (doravante LI). O objetivo da pesquisa não está apenas em mostrar as estratégias de aprendizagem (doravante EA) utilizadas por alunos do 6º ano, mas em observar também o desempenho desses alunos em sala de aula, ao usar EAs, e identificar quais são as mais eficazes no processo de assimilação da LI. Os registros feitos neste trabalho reúnem informações coletadas através da análise das observações da prática docente e de questionários aplicados com alunos e professores de uma escola pública. Apesar de utilizarem um número razoável de EAs, os alunos nem sempre estão atentos à adequação e à produtividade delas. Nesse sentido, parece interessante que o foco do professor não esteja apenas no conteúdo ensinado, mas também na forma com que os alunos respondem à sua proposta pedagógica e encaram a aprendizagem. Neste sentido, o professor deve ajudar os alunos a desenvolverem sua metaconsciência e a se tornar responsáveis pela sua aprendizagem. Assim, eles poderão desenvolver a habilidade de selecionar, implementar e avaliar as EAs mais apropriadas para suas necessidades.
- ItemAtuações e influências: qualificando o processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa nas escolas públicas do município de Serrinha(Universidade do Estado da Bahia, 2013) Miranda, Glécia de Santana; Sodré, Fernando da Conceição; Santana, Neila Maria Oliveira; Silva, Ludmilia Souza daO presente trabalho apresenta uma pesquisa realizada dentro das escolas públicas estaduais do ensino médio do Município de Serrinha visando a percepção dos fatores que interferem na qualidade do ensino e aprendizagem de Língua Inglesa no ensino médio. O mesmo está intitulado como Atuações e influências: qualificando o processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa nas escolas públicas do município de Serrinha. Este estudo foi realizado objetivando demonstrar as interferências que afetam a qualidade do ensino de Língua Estrangeira nas escolas públicas estaduais. As investigações demonstradas neste estudo são fruto da observação participativa realizada nas referidas salas de aula e da aplicação de questionário para os professores da rede estadual de ensino do referido município citado acima. Após a conclusão das investigações foi realizada uma análise de informações cujos resultados comprovaram os principais fatores que interferem na qualidade de ensino e aprendizagem de Língua Inglesa. Como resultados concluiu-se que o docente sofre inúmeras interferências no ensino de Língua Estrangeira.
- ItemAutoetnografia: autora e sujeito da pesquisa(Universidade do Estado da Bahia, 2023) Brito, Joelma Oliveira; Cortes Junior, Moacir da SilvaEste texto apresenta uma Autoetnografia em que minha escrita se revela como o eu sujeito e objeto da pesquisa, acreditando que a suposta neutralidade científica parece desconsiderar a ciência como um fenômeno social e sua natural tendência à personalização.Saliento ainda que a preocupação na autoetnografia é focada diretamente no lugar do pesquisador objeto e produtor da pesquisa, ao mesmo tempo, realizando para isso debates originados nos diferentes pensamentos sobre os variados elementos metodológicos da produção etnográfica, considerando que o mais importante é fazer com que existam critérios e procedimentos inovadores que facilitem a pesquisa etnográfica. O texto está estruturado da seguinte forma: na seção 2, apresento o arcabouço teórico da autoetnografia como eixo fundamental para nortear todo o direcionamento deste texto; na seção 3, discorro sobre minha família e minha primeira experiência na educação no Ensino Fundamental I; na seção 4, minha narrativa é sobre o período em que fiquei ausente da escola se configurando como um “vácuo” na minha vida; na seção 5, falo sobre o período da EJA e do Ensino Médio; na seção 6, narro minha formação acadêmica na UNEB; e na última seção, a 7, faço a finalização da pesquisa em que retomo minha autoafirmação identitária, assumindo minha territorialidade e meu lugar de pertencimento.