Licenciatura em Letras - Lingua Inglesa e Literaturas - DEDC14
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Submissões Recentes
- ItemO desenvolvimento da oralidade e da escrita no ensino médio e a importância das metodologias ativas no processo(Universidade do Estado da Bahia, 2025-01-07) Cardoso , Michele Lima; Silva, Juréia Maria Ferreira da; Fontes, Janine; Feirense, AnaíresO presente trabalho trata sobre o desenvolvimento da oralidade e da escrita no ensino médio e a importância das metodologias ativas no processo, tendo em vista a contribuição dessas metodologias para a formação dos indivíduos para o viver em sociedade. O artigo tem como objetivo geral analisar se as metodologias ativas funcionam para uma aprendizagem significativa da oralidade e da escrita nas aulas de língua portuguesa no ensino médio e como objetivos específicos: identificar as principais características das metodologias ativas e a contribuição para o ensino de língua portuguesa; compreender o desenvolvimento da ampliação das competências da oralidade e da escrita através das metodologias ativas; analisar a contribuição das metodologias ativas para o aperfeiçoamento das práticas discursivas por meio dos gêneros textuais orais e escritos. Dessa forma, foi realizada uma pesquisa de cunho bibliográfico com abordagem qualitativa. Os principais teóricos do aporte teórico são Moran (2018); Cock e Elias (2011); Carvalho e JR (2018); Marcuschi (2003); Camargo e Daros (2018); Travaglia (2013); Cavalcante e Melo (2006). Além disso, o trabalho traz também as concepções estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2017), que aborda como devem ser trabalhados determinados assuntos em sala de aula para se chegar ao aperfeiçoamento das competências e habilidades dos eixos de oralidade e escrita, aqui tendo como foco o ensino médio. Ao final, a partir de todo estudo realizado, fica evidenciado que o uso das metodologias ativas tem, sim, uma eficácia no que diz respeito ao desenvolvimento das habilidades de oralidade e escrita.
- ItemO aprendizado de língua inglesa mediado por tecnologias digitais: um estudo com professores de li em formação(Universidade do Estado da Bahia, ) Silva, Gisane De Araujo Mota; Cruz, Letícia Telles da; Ferraz, Débora Araújo da Silva; Barbosa, Evanilson OliveiraEsse trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa explicativa, de base etnográfica e de abordagem qualitativa, a qual teve por objetivo avaliar o desenvolvimento da competência comunicativa oral de discentes do curso de Letras/Língua Inglesa e Literatura, do Campus XIV da UNEB, por meio de tecnologias digitais. A pesquisa seguiu visando responder a seguinte questão-problema: como o uso de plataformas digitais de comunicação pode contribuir para o desenvolvimento da competência comunicativa oral de discentes do curso de Letras/Língua Inglesa e Literatura, do Campus XIV da UNEB? Para tanto, a pesquisa teve como referencial teórico estudos sobre Letramento Digital, sobre autonomia e sobre desenvolvimento das habilidades orais em Língua Inglesa por meio das Tecnologias Digitais. Os dados resultantes dessa pesquisa, gerados através de instrumentos de coleta como o questionário e a plataforma ChatClass mostraram que o letramento digital é importante no desenvolvimento de habilidades orais, pois amplia o leque de possibilidades de contato com a língua alvo, através de práticas situadas. Outro fator que se destacou como característica do grupo de participantes foi a autonomia na busca de empreendimentos próprios para a aprendizagem do idioma, o que pode explicar o fato de todos mostrarem possuir um nível mínimo intermediário de proficiência na língua, independentemente dos recursos utilizados.
- ItemA plataforma youtube como ferramenta de aprendizagem de língua inglesa na região sisaleira- ba: contribuições possíveis(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-05) Silva, Ludimilia Souza da; Silva, Ludimilia Souza da; Ferraz, Débora Araújo da Silva; Almeida , Rafaela dos SantosEsta pesquisa pretende discutir e explorar as potencialidades da ferramenta YouTube para a aprendizagem de Língua Inglesa, a partir de experiências de aprendizagem com materiais disponíveis na plataforma. A pesquisa envolvida neste estudo é qualitativa e de base etnográfica, e os dados obtidos foram oriundos de dois instrumentos de pesquisa, o questionário e a entrevista, ambos destinados aos alunos do curso de Letras Língua Inglesa e Literaturas do Campus XIV. Ela tem como base teórica, autores como Burgess e Green (2009), Moran (1995), Caiado e Leffa (2017), Monte Mór (2010) e Ferraz (2018), além de outros que discutem a aprendizagem de línguas estrangeiras centrada em recursos tecnológicos, e com ênfase na linguagem multimodal. Os resultados obtidos nos mostram que a plataforma para o aprendizado da língua inglesa é satisfatória, e é capaz de despertar o interesse por parte do aprendiz, incentivando-o para uma aprendizagem autônoma da língua alvo. A utilidade deste estudo centra-se na possibilidade que ele abre para o incentivo ao desenvolvimento e aprimoramento de habilidades linguísticas da Língua Inglesa, expansão de vocabulário, e prática gramatical, de forma interativa e independente.
- ItemWhatchamacallit? snakes in flowers? woods in tents? that tiny donut, how good does it taste? representações de sexuálias em memes de língua inglesa(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-23) Oliveira Júnior, Adeilson De Jesus; Santana, Neila Maria Oliveira; Figueiredo Neto, Raulino Batista; Cruz, Letícia Telles da; Rodrigues, Evani PereiraA presente pesquisa tem como objeto de análise memes produzidos em língua inglesa, disponíveis na internet. O objetivo geral deste trabalho de conclusão de curso é estudar as conceptualizações das sexuálias penis, vulva / vagina e anus em textos multimodais com vistas ao papel de affordances neste processo. Os pressupostos teórico-metodológicos que nortearam esta pesquisa foram os da Linguística Cognitiva, a saber: a Teoria dos Modelos Cognitivos Idealizados (MCIs), Teoria da Metáfora e Metonímia Conceptuais, Teoria da Metáfora e Metonímia Multimodais, Esquemas de Imagens, Semântica de Frames e Mesclagem Conceptual com integração de affordances, conceito que parte da Cognição Ecológica, sendo o estudo embasado nas discussões realizadas por autores como Lakoff e Johnson (1980), Lakoff (1987, 2017), Almeida (2016, 2018), Duque (2010, 2015), Forceville (2006), dentre outros. Como a interdisciplinaridade é um compromisso teórico da Linguística Cognitiva, o estudo do corpus estabeleceu diálogo com conhecimentos de outras áreas, a saber a Biologia, Antropologia e Psicologia. Esta é uma pesquisa qualitativa, descritivo-interpretativa, bibliográfica e documental, pautada no paradigma da introspecção em que se discutiu os mapeamentos metafóricos e metonímicos, assim como os esquemas de imagens que estruturam esses mapeamentos, ancorados em frames e mesclagens conceptuais. Os resultados revelam que há diferentes formas para conceptualizar as sexuálias penis, vulva / vagina e anus; que os domínios alvo e fonte das metáforas conceptuais instanciadas são ativados pelas diferentes semioses; que os frames acionados pelas semioses no processo de significação revelam a estrutura bio-psico-sócio-histórico-cultural em que os conhecimentos do/a conceptualizador/a estão ancorados; e que processos cognitivos, como a Mesclagem Conceptual, atuam na formação de eufemismos / disfemismos que ampliam a rede onomasiológica das sexuálias penis, vulva / vagina e anus.
- ItemPress start: uma análise sobre os benefícios do uso de jogos digitais e da gamificação em salas de aula de língua inglesa na região sisaleira(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-06) Nascimento; Eluf, Cristina Arcuri; Sodré, Fernando da Conceição; Almeida, Rafaela dos SantosA tecnologia digital tem transformado a sociedade atual em uma velocidade cada vez maior. Este fato faz com que a educação tenha que se adequar a esta nova realidade afim de conseguir atingir as novas gerações de alunos nas escolas. A Língua Inglesa está cada vez mais atrelada às mudanças na sociedade, em contrapartida, o ensino de LI em escolas públicas não acompanha essas mudanças, o que torna cada vez mais difícil o desenvolvimento de uma identificação por parte dos jovens alunos com a língua. Pensando nisso, o presente trabalho buscou investigar a possibilidade de estimular o engajamento de alunos do ensino fundamental 2 em salas de aula de Língua Inglesa através do uso de jogos digitais e da gamificação, considerando o poder de identificação provocado pelos jogos, e a sua proximidade com o mundo digital. O que faz da gamificação uma forte aliada na construção de uma relação de proximidade com os chamados “nativos digitais” por ser uma metodologia baseada nos aspectos engajadores dos jogos