Licenciatura em Letras - Lingua Inglesa e Literaturas - DEDC14
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- ItemO ensino de língua inglesa nas escolas públicas e a construção da autonomia.(Universidade do Estado da Bahia, 0012-12-19) Bispo, André Nunes; Sodré, Fernando da Conceição; Santana, Neila Maria Oliveira; Borges, Mônica VelosoEste trabalho aborda o ensino de inglês e a construção da autonomia proporcionada em duas escolas do município de Queimadas, no estado da Bahia. Tendo como objetivo geral analisar como tem acontecido o ensino de língua inglesa e a construção da autonomia nas escolas públicas, no ensino fundamental, enfatizando métodos e estratégias de ensino utilizadas pelos professores nas salas de aulas. E, como objetivos específicos 1) fazer um levantamento das práticas de ensino adotadas por professores da escola pública; 2) discutir o processo de formação do professor de Língua Inglesa (LI) a partir de suas experiências; 3) indicar fatores que interferem no processo de construção da autonomia; e 4) propor estratégias de ensino que sejam significativas para o desenvolvimento do aprendiz de LE autônomo. Esta análise se baseia na linguística aplicada ao ensino de língua, fundamentando-se principalmente em (PAULO FREIRE, 1996), (DIÓGENES LIMA, 2009), (MICCOLI, 2010) e (PAIVA, 2009). Os dados coletados nesta pesquisa de campo, através de questionários e observações foram descritos e analisados a partir de abordagens qualitativas e quantitativas, que viabilizaram compreender que os professores participantes da pesquisa possuem um grau de escolaridade considerável, entretanto ainda se utilizam de métodos e estratégias que não contemplam as quatro habilidades do inglês e não desenvolvem a autonomia satisfatoriamente. Isto acontece, por não conhecer técnicas adequadas como: o uso do portfólio, do diário de bordo, o uso de self study Project a partir de músicas, revistas e filmes. Além disso, as instituições de ensino estão desprovidas de recursos didáticos e tecnológicos, seus projetos políticos pedagógicos estão desatualizados, não abordando o ensino de LI com foco na autonomia, dificultando assim a prática de seus profissionais. Tudo isso mostra-nos a necessidade de qualificação profissional e inovação pedagógica nessas escolas no que se refere ao uso de métodos e estratégias de ensino com foco na autonomia dos sujeitos envolvidos no processo de construção do conhecimento.
- ItemO Pibid e o ensino de leitura em Língua Inglesa: Parceria e desenvolvimento na escola básica de Conceição do Coité(Universidade do Estado da Bahia, 0017-12-13) Carneiro, Derlon dos Santos; Borges, Mônica Veloso; Maia, Marilene de souza; Côrtes, Anna Karyne TorresO ponto de partida dessa pesquisa foi o pressuposto de que a leitura em língua inglesa (LI) é uma importante habilidade para a aquisição de novos conhecimentos e assim uma pesquisa sobre o seu desenvolvimento nas escolas públicas de Conceição do Coité-BA foi necessária para identificar as dificuldades enfrentadas pelos alunos durante o processo de aprendizagem. Como suporte indispensável para a realização deste trabalho, os professores em formação pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), que assumiram o papel de revelarem suas percepções acerca da escola e práticas pedagógicas pelos professores regentes. Para a coleta dos dados necessários a pesquisa foi dividida em duas partes, a primeira com a observação de aulas, com objetivo de buscar entender a realidade dos alunos e fazer um levantamento inicial de como a escola funciona e por fim, através de um questionário os professores em formação puderam fornecer informações, levando em conta suas experiências em sala de aula, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento da leitura em LI e as dificuldades que os alunos encontram na hora da leitura. Verificou-se que o corpo docente das escolas precisa dar mais importância a língua inglesa, com uma prática pedagógica que motive seus alunos no aprendizado e que a leitura seja assim contemplada, os professores precisam conhecer mais seus alunos e suas dificuldades e a partir daí trabalhar na elaboração de aulas que melhore o ensino/aprendizagem do inglês. Assim sendo, pode-se concluir que como ponto inicial para a mudança, para o aprimoramento do ensino de inglês, da leitura, a formação de professores é a chave, ou seja, quanto mais preparados os professores estiverem, melhor serão suas aulas, neste ponto o PIBID exerce uma grande contribuição, auxiliando e inserindo futuros professores na rede de ensino para que ganhem experiência e possam assim contribuir cada vez mais com a educação.
- ItemA Ludicidade nas aulas de língua inglesa: Reflexões e práticas(Universidade do Estado da Bahia, 0018) Ramos, Sara Oliveira; Borges, Mônica Veloso; Sodré, Fernando; Alves, JoselitaEste trabalho versa sobre a relevância que o lúdico tem no processo de ensino/aprendizagem de Língua Inglesa nas escolas públicas. O objetivo principal desta pesquisa foi analisar como o lúdico foi utilizado pelos bolsistas do PIBID e pela professora supervisora numa escola pública localizada em Conceição do Coité.A metodologia utilizada partiu de um estudo de caso, assim como também é uma análise auto-etnográfica, pois participei deste período como bolsista PIBID. Ao final da pesquisa foi verificado que é essencial compreender que a utilização da atividade lúdica como recurso pedagógico pode contribuir para o desenvolvimento intelectual e pensamento crítico dos alunos, além de atrair a atenção e desenvolver neles o gosto pelas aulas de Língua Inglesa.
- ItemMendes 1984 - Literatura e modernidade(Universidade do Estado da Bahia, 0019-12-12) Reis, Airan Monalize; Valverde, Luiz Antonio de Carvalho; Santana, Neila Maria Oliveira; Rita, SacramentoO presente trabalho propôs-se a um estudo sociocrítico sobre 1984, de George Orwell.Narrativa que apresenta uma sociedade controlada pelos regimes totalitários, sem expectativa de vida e uma população a mercê do domínio de uma única pessoa. Vemos que é possível, ainda no dias atuais, uma manipulação de massa por intermédio dos meios de comunicação. Este trabalho apresenta uma analise sobre a modernidade a partir do Romance 1984e suas conseqüências na vida das pessoas, não só que viveram naquela época, mas também atualmente. Para tanto, procurou-se na investigação feita a partir de vários estudos, observar a falta de individualidade do homem moderno, como a literatura está ligada a vida social e como a leitura de um Romance ficcional pode-nos abrir os olhos. Podemos assim, investigar que a literatura e a Modernidade podem ser um espelho social para todos os seres humanos e que através delas podemos ter uma visão mais sociocrítica da política que nos cerca.
- ItemA importância da motivação no desenvolvimento das inteligências múltiplas no ensino de língua inglesa.(Universidade do Estado da Bahia, 2008) Lopes, Marlon Nunes; Santiago, Orleide de Souza; Santos, Priscila Novaes dos; Resende, Luis RobertoEste trabalho monográfico traz como temática uma discussão sobre as possibilidades pedagógicas do uso da Teoria das Inteligências Múltiplas no desenvolvimento da motivação em sala de aula. Tivemos como objeto geral avaliar como as inteligências múltiplas são estimuladas na disciplina de Língua Inglesa. Ensinar uma língua é sempre uma experiência muito rica, mas, a maneira como se aprende torna-se algo ainda mais enriquecedor. Aprender Inglês significa falar com naturalidade, sentir-se à vontade na presença de estrangeiros, acompanhar notícias do mundo na internet, ler grandes obras conhecidas mundialmente e o mais importante: poder conhecer outra cultura. Esta pesquisa tem o objetivo de analisar como os professores da rede pública do ensino fundamental estão desenvolvendo, em suas práticas pedagógicas, algum tipo de metodologia que estimule o uso das inteligências múltiplas dentro da sala de aula, e que leve em consideração as diferenças individuais de cada aluno. Além disso, como essas inteligências são motivadas e ou estimuladas no processo ensino-aprendizagem de Língua Inglesa. O trabalho se caracteriza por ser uma pesquisa de cunho teórico-empírico, de abordagem quantitativa, focalizando a realidade da Escola Durval da Silva Pinto, localizada na cidade de Conceição do Coité – BA. Temos como referência a teoria de Inteligências Múltiplas sustentada por Gardner e os trabalhos de alguns autores: Sternberg, Krashen, Antunes, Fonseca, Buarque e outros. Como os trabalhos de campo a as discussões teóricas constatam os sujeitos ouvidos pela pesquisa na unidade escolar que, de certa forma, utilizam a teoria para motivar o desenvolvimento das Inteligências Múltiplas na sala de aula da Língua Inglesa.
- ItemO coloquialismo como forma de resistência e marca da cultura afro-americana.(Universidade do Estado da Bahia, 2011) Araújo, Josemar da Silva; Oliveira, José PlínioEste trabalho pretende reconhecer a linguagem coloquial e os dialetos presentes na literatura negra, marginalizados pelo preconceito linguístico, como ferramentas de afirmação da identidade e da cultura afro-americana, analisando comparativamente textos produzidos por poetas negros, respectivamente, brasileiro e norte-americano, Solano Trindade e Langston Hughes. Porém, como a literatura negra tem a oralidade como uma das suas características mais marcantes, esta pesquisa destaca trechos de canções dos rappers Racionais MCs e Tupac Shakur, também de ambas as nacionalidades. A simplicidade do vocabulário utilizado pelos poetas e rappers citados corrobora com a idéia do saber e do vocabulário popular afro descendente, também como componentes importantes da produção literária acadêmica
- ItemO estrangeirismo(Universidade do Estado da Bahia, 2011) Oliveira, Antonio Mascarenhas; Sodré, Fernando; Santana, Neila Maria Oliveira; Figueiredo Neto, Raulino BatistaNo decorrer da história o uso dos estrangeirismos é algo comum na língua portuguesa trazendo novos vocábulos, ideologias e multiculturalismo para novas discussões. O português recebe vocábulos como resultados das relações políticas, culturais e comerciais com outros países. No atual contexto histórico o inglês fornece vasta nomenclatura, demonstrando que o processo linguístico está relacionado com a história sócio-político-cultural de um povo. A entrada de elementos estrangeiros é um fenômeno sociolinguístico ligado ao prestígio de que uma língua ou povo que a fala goza. O inglês como atual língua universal permite um mínimo de comunicação entre todos. Constata-se que essa liderança idiomática é reflexo de vários fatores, entre os mais relevantes pode-se destacar a globalização e o domínio das tecnologias da informação e comunicação (TIC’s), assim como, é perceptível e inegável a predileção de termos estrangeiros por usuários de nosso idioma, resultando em influência na língua e na cultura brasileira, sem provocar alterações na estrutura gramatical da língua portuguesa
- ItemEstratégias de leitura em sala de aula de Língua Inglesa no ensino médio(Universidade do Estado da Bahia, 2012) Almeida, Eliane Lima de; Sodré, Fernando da Conceição; Santana, Neila Maria Oliveira; Bastos, JulianaNesta monografia discorremos sobre estratégias de leitura em sala de aula de língua inglesa utilizadas por alunos do ensino médio da escola pública. Objetivando verificar de que forma as estratégias de leitura contribuem na leitura de textos em sala de aula do ensino médio. E como objetivos específicos (1) analisar como as estratégias de leitura influenciam na leitura e no aprendizado de Língua Inglesa (LI); (2) listar as principais estratégias de leitura utilizadas pelos aprendizes de LI no ensino médio; e (3) apontar conceitos de leitura, leitura em língua inglesa, gêneros textuais e tipo textual. Para tanto, obtivemos como base teórica (TOTIS, 1991), (GRELLET, 1981), (ALMEIDA FILHO, 1993), (COSTA, 1991), (FREIRE, 2011), (KOCH, 2011), (LEFFA, 1996) entre outros autores. Com relação à metodologia, utilizamo-nos da abordagem qualitativa dos dados, que foram coletados por meio de um questionário contendo sete questões, para que pudéssemos avaliar as práticas de leitura de alunos no ensino médio e para colher informações de como os discentes consideram a leitura em língua inglesa. Assim, notamos que os alunos consideram bastante a leitura, mas têm algumas dificuldades com a língua inglesa, principalmente com o vocabulário. Alguns, mesmo inconsciente, já se utilizam das estratégias de leitura para compreender os textos. Desse modo, percebemos a necessidade de os professores trabalharem as estratégias de leitura na sala de aula para que os alunos possam utilizá-las de forma consciente nos textos em inglês, e desenvolvam seus conhecimentos no que se refere à língua estrangeira (LE).
- ItemO ensino de literatura e sua aprendizagem na sala de aula de língua inglesa.(Universidade do Estado da Bahia, 2012) Oliveira, Dhorge Cássio Santos de; Sacramento, Rita de Cássia Silva; Santana, Neila Maria Oliveira; Valverde, LuizEsse trabalho teve como premissa fomentar a importância do ensino/aprendizado de literatura nas salas de aulas de Língua Inglesa, para tanto, foram analisados o ensino fundamental e médio das escolas públicas nos municípios de Conceição do Coité e Valente, que são localizados no estado da Bahia. Assim, essa monografia tem como objetivo: 1) Analisar o quadro geral do uso de textos em salas de aula de língua inglesa através de pesquisa de campo; 2) demonstrar as possibilidades do uso dos gêneros literários nas aulas de LI; 3) avaliar o ensino/aprendizado dos mesmos na sala de aula; 4) por fim propor abordagens de ensino que sanem algum problema encontrado nas aulas de LI. Doravante, de acordo aos objetivos traçados esse trabalho percorreu os seguintes caminhos: 1) Fundamentar, o que é literatura ou o que é um texto literário e o uso de textos literários como os seus gêneros observando qual a sua finalidade e importância; 2) Analisar, observar através de questionários o que tem sido ensinado por parte dos professores e o que tem sido aprendido por parte dos alunos de literatura nas escolas públicas, nesse viés, foram utilizadas as pesquisas qualitativa e quantitativa; 3) Propor uma abordagem de ensino que insira a literatura na sala de aula, como por exemplo, o uso do lúdico. Portanto, foram estudados aqui teóricos que tratassem sobre a temática literatura e o seu ensino na sala de aula de Língua Inglesa. Desse modo, o trabalho aqui apresentado constitui-se um importante conhecimento da realidade do ensino de literatura nas aulas de LI nas cidades de Conceição do Coité e Valente, podendo assim servir de base ou referencia para as práticas de ensino e aprendizado tendo como abordagem central a literatura, servindo de auxilio ao ensino de literatura não somente para as cidades pesquisadas, mas para todos que anseiam um ensino mais amplo de LI.
- ItemAs estratégias de aprendizagem utilizadas por alunos do sexto ano de língua inglesa no contexto da escola pública(Universidade do Estado da Bahia, 2012) Lima, Luma Jarlan Ferreira; Bastos, Juliana; Santana, Neila Maria Oliveira; Borges, Mônica VelosoO presente trabalho tem como intenção primeira investigar como as estratégias de aprendizagem podem facilitar o aprendizado de língua inglesa (doravante LI). O objetivo da pesquisa não está apenas em mostrar as estratégias de aprendizagem (doravante EA) utilizadas por alunos do 6º ano, mas em observar também o desempenho desses alunos em sala de aula, ao usar EAs, e identificar quais são as mais eficazes no processo de assimilação da LI. Os registros feitos neste trabalho reúnem informações coletadas através da análise das observações da prática docente e de questionários aplicados com alunos e professores de uma escola pública. Apesar de utilizarem um número razoável de EAs, os alunos nem sempre estão atentos à adequação e à produtividade delas. Nesse sentido, parece interessante que o foco do professor não esteja apenas no conteúdo ensinado, mas também na forma com que os alunos respondem à sua proposta pedagógica e encaram a aprendizagem. Neste sentido, o professor deve ajudar os alunos a desenvolverem sua metaconsciência e a se tornar responsáveis pela sua aprendizagem. Assim, eles poderão desenvolver a habilidade de selecionar, implementar e avaliar as EAs mais apropriadas para suas necessidades.
- ItemAs contribuições do lúdico na aprendizagem de língua inglesa no ensino fundamental II em escolas públicas(Universidade do Estado da Bahia, 2012) Carneiro Neto, João da Silva; Bastos, Juliana; Santana, Neila Maria Oliveira; Sodré, FernandoEsta monografia trata da utilização do lúdico como contribuinte para a aprendizagem de Língua Inglesa no Ensino Fundamental II em escolas públicas com o objetivo de mostrar que atividades dinâmicas de cunho lúdico ligadas à realidade do aprendiz contribuem para o desenvolvimento intelectual e do pensamento crítico dos alunos, além de atrair a atenção dos alunos bem como desenvolver neles o gosto pelas aulas de Inglês, uma vez que, as atividades lúdicas integram as várias dimensões da personalidade: afetiva, motora e cognitiva. Como atividade física e mental que mobiliza as funções e operações, a ludicidade aciona as esferas motora e cognitiva, e à medida que gera envolvimento emocional, apela para a esfera afetiva. Assim sendo, vê-se que a atividade lúdica se assemelha à atividade artística, como um elemento integrador dos vários aspectos da personalidade. Dando ao professor pesquisador preocupado com a aprendizagem dos seus educando encontra no lúdico uma arma forte no combate ao desinteresse, mesmice, e tradicionalismo das aulas de Língua Inglesa.
- ItemA autonomia na aprendizagem de lingua inglesa: relações com a motivação e as práticas pedagógicas(Universidade do Estado da Bahia, 2012) Maia, Leidiane Souza; Figueiredo Neto, Raulino BatistaEste trabalho tem por objetivo investigar como o desenvolvimento da autonomia do aprendiz pode possibilitar um processo de aprendizagem de LI mais motivador e eficaz. Investiga, também, sua relação com as práticas pedagógicas e discute como as mesmas podem ser capazes de levar os aprendizes a se tornarem sujeitos de sua própria aprendizagem. A pesquisa é qualitativa de base etnográfica, pois se configura como uma metodologia eficiente de abordagem ao problema. Os dados foram obtidos através de observações indiretas e de questionários distribuídos entre os alunos do segundo ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Professora Olgarina Pitangueira Pinheiro, situado na cidade de Conceição do Coité – Ba. Os resultados revelam que muitos dos aprendizes sentem-se desmotivados para aprender a língua inglesa e que algumas práticas e/ou atividades utilizada pelos professores não os incentiva a ter atitudes mais autônomas em relação a aprendizagem de Inglês.
- ItemA construção da autonomia no processo de aprendizagem de língua inglesa nas escolas públicas(Universidade do Estado da Bahia, 2012) Lima, Jadna de Oliveira; Borges, Mônica Veloso; Santana, Neila Maria Oliveira; Bastos, JulianaO presente trabalho foi desenvolvido a partir da pesquisa bibliográfica, na qual tinha como objetivo, dialogar sobre o desenvolvimento da autonomia dos alunos de língua inglesa do ensino médio nas escolas públicas. A segunda parte do trabalho investigou-se, através da pesquisa de campo, a atuação dos estudantes dentro da sala de aula com relação ao desenvolvimento da autonomia. Buscou-se também analisar, se os professores têm cumprido com o seu papel de instigadores no processo de aprendizagem dos seus alunos, de forma que eles viessem a se tornar autônomos, ou seja, investidores do seu próprio conhecimento. Portanto, a pesquisa bibliográfica trouxe uma variedade de explicações de diversos teóricos sobre as possíveis causas da ausência de estímulo entre os alunos de LI, ( Língua Inglesa ) que pôde ser comprovado através da pesquisa de campo (etnográfica) de base qualitativa. Como instrumento de coleta de dados, foram utilizados questionários, nos quais os sujeitos participantes foram alunos da escola pública do ensino médio e professores com no mínimo dois anos de experiência. Os questionários aplicados foram instrumentos eficazes para confirmar a falta de autonomia dos alunos das escolas públicas, sendo essa uma consequência da ausência de professores que instiguem, em seus alunos, a necessidade de se tornarem indivíduos independentes, capazes de buscar seu próprio conhecimento. Concluindo-se que, na maioria das vezes, os professores trabalham com uma metodologia tradicional que não atende os interesses dos alunos, e portanto não colabora com o desenvolvimento da autonomia do aprendiz .
- ItemLíngua inglesa no ensino fundamental: a relação aprendizagem e fatores desmotivacionais(Universidade do Estado da Bahia, 2012) Maia, Maria Licia de Souza; Sodré, Fernando da Conceição; Santana, Neila Maria Oliveira; Figueiredo Neto, Raulino BatistaO presente trabalho tem como objetivo verificar o processo de ensino aprendizagem da Língua Inglesa nas escolas de rede pública do ensino fundamental: a relação entre aprendizagem e fatores desmotivacionais e analisar o comportamento e as atitudes dos estudantes diante do aprendizado da língua estrangeira, em escolas públicas de Conceição do Coité, Bahia. Com este também, pretende-se relatar algumas teorias que comprovam a relevância do aprendizado de outro idioma, nesse caso o inglês, com suas motivações e crenças. Na metodologia deste trabalho foi feita uma pesquisa de campo com aplicação de questionários para professores de três escolas da rede pública da cidade de Conceição de Coité. Esperamos, com este trabalho, a partir dos dados colhidos e identificados nos gráficos, dar uma contribuição de forma positiva para pesquisas futuras na área ensino de língua estrangeira nas escolas públicas, principalmente, no que se refere a aprendizagem de língua Inglesa.
- ItemO professor de línguas reflexivo(Universidade do Estado da Bahia, 2012) Benevides, Júlia Almeida Matos; Veloso, Mônica; Santana , Neila Maria Oliveira; Nonato , EmanoelAs competências para formação de professores têm sido amplamente discutidas nos últimos anos e o presente trabalho foi motivado a partir do estudo destas discussões e de pesquisas referentes ao tema. Nesta monografia considerou-se relevante investigar as práticas de um grupo de estudantes do oitavo semestre do curso de Licenciatura em Língua Estrangeira e Literaturas do Campus XIV da Universidade do Estado da Bahia – UNEB/Conceição do coité onde realizou uma pesquisa de cunho etnográfico no contexto do estágio de regência de classe. Considerou-se a prática reflexiva como um instrumento fundamental para a construção do conhecimento e aprimoramento das competências necessárias aos professores de línguas e diante da ausência de estudos no referido contexto específico, a pesquisa tentou responder aos seguintes questionamentos: como os professores de língua estrangeira - LE planejam as aulas ao exercer o estágio e quais as contribuições do processo reflexivo para uma prática de ensino significativa? Para tanto, foram coletadas informações através de entrevistas, de observação de aulas ministradas pelos participantes e de análise do plano de aulas. Avaliou-se como se desenvolve o processo reflexivo das próprias práticas de ensino pela perspectiva oferecida por estes três instrumentos. A presente pesquisa será útil a futuras investigações de aspectos da identidade profissional que está sendo construída no curso em questão. Ela concluiu que no processo de planejamento das ações a serem desenvolvidas durante a regência de classe, o qual envolve muita busca de respostas, seria necessária maior autonomia dos estudantes para interagirem de maneira crítica com as teorias e para construir as melhorias desejáveis. Avaliou-se que o perfil profissional docente em construção caminha numa direção bastante promissora porque os participantes reconhecem a importância de ser um professor pesquisador, embora no período estudado informaram-se deficiências no processo reflexivo.
- ItemO professor de línguas reflexivo(Universidade do Estado da Bahia, 2012) Benevides , Júlia Almeida Matos; Veloso, Mônica; Santana , Neila Maria Oliveira; Nonato, EmanoelAs competências para formação de professores têm sido amplamente discutidas nos últimos anos e o presente trabalho foi motivado a partir do estudo destas discussões e de pesquisas referentes ao tema. Nesta monografia considerou-se relevante investigar as práticas de um grupo de estudantes do oitavo semestre do curso de Licenciatura em Língua Estrangeira e Literaturas do Campus XIV da Universidade do Estado da Bahia – UNEB/Conceição do coité onde realizou uma pesquisa de cunho etnográfico no contexto do estágio de regência de classe. Considerou-se a prática reflexiva como um instrumento fundamental para a construção do conhecimento e aprimoramento das competências necessárias aos professores de línguas e diante da ausência de estudos no referido contexto específico, a pesquisa tentou responder aos seguintes questionamentos: como os professores de língua estrangeira - LE planejam as aulas ao exercer o estágio e quais as contribuições do processo reflexivo para uma prática de ensino significativa? Para tanto, foram coletadas informações através de entrevistas, de observação de aulas ministradas pelos participantes e de análise do plano de aulas. Avaliou-se como se desenvolve o processo reflexivo das próprias práticas de ensino pela perspectiva oferecida por estes três instrumentos. A presente pesquisa será útil a futuras investigações de aspectos da identidade profissional que está sendo construída no curso em questão. Ela concluiu que no processo de planejamento das ações a serem desenvolvidas durante a regência de classe, o qual envolve muita busca de respostas, seria necessária maior autonomia dos estudantes para interagirem de maneira crítica com as teorias e para construir as melhorias desejáveis. Avaliou-se que o perfil profissional docente em construção caminha numa direção bastante promissora porque os participantes reconhecem a importância de ser um professor pesquisador, embora no período estudado informaram-se deficiências no processo reflexivo.
- Item1984- Literarura e modernidade(Universidade do Estado da Bahia, 2012-12-19) Mendes, Airan Monalize Reis; Valverde, Luiz Antonio de Carvalho; Santana, Neila Maria Oliveira; Sacramento, RitaO presente trabalho propôs-se a um estudo sociocrítico sobre 1984, de George Orwell.Narrativa que apresenta uma sociedade controlada pelos regimes totalitários, sem expectativa de vida e uma população a mercê do domínio de uma única pessoa. Vemos que é possível, ainda no dias atuais, uma manipulação de massa por intermédio dos meios de comunicação. Este trabalho apresenta uma analise sobre a modernidade a partir do Romance 1984e suas conseqüências na vida das pessoas, não só que viveram naquela época, mas também atualmente. Para tanto, procurou-se na investigação feita a partir de vários estudos, observar a falta de individualidade do homem moderno, como a literatura está ligada a vida social e como a leitura de um Romance ficcional pode-nos abrir os olhos. Podemos assim, investigar que a literatura e a Modernidade podem ser um espelho social para todos os seres humanos e que através delas podemos ter uma visão mais sociocrítica da política que nos cerca.
- ItemAtuações e influências: qualificando o processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa nas escolas públicas do município de Serrinha(Universidade do Estado da Bahia, 2013) Miranda, Glécia de Santana; Sodré, Fernando da Conceição; Santana, Neila Maria Oliveira; Silva, Ludmilia Souza daO presente trabalho apresenta uma pesquisa realizada dentro das escolas públicas estaduais do ensino médio do Município de Serrinha visando a percepção dos fatores que interferem na qualidade do ensino e aprendizagem de Língua Inglesa no ensino médio. O mesmo está intitulado como Atuações e influências: qualificando o processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa nas escolas públicas do município de Serrinha. Este estudo foi realizado objetivando demonstrar as interferências que afetam a qualidade do ensino de Língua Estrangeira nas escolas públicas estaduais. As investigações demonstradas neste estudo são fruto da observação participativa realizada nas referidas salas de aula e da aplicação de questionário para os professores da rede estadual de ensino do referido município citado acima. Após a conclusão das investigações foi realizada uma análise de informações cujos resultados comprovaram os principais fatores que interferem na qualidade de ensino e aprendizagem de Língua Inglesa. Como resultados concluiu-se que o docente sofre inúmeras interferências no ensino de Língua Estrangeira.
- ItemO uso da abordagem comunicativa no ensino de língua inglesa nas escolas públicas(Universidade do Estado da Bahia, 2013) Oliveira, Kelly Tainan Santos; Silva, Ludimilia; Santana, Neila; Sacramento, RitaEste trabalho busca descrever e analisar o uso da abordagem comunicativa nas escolas públicas, bem como conhecer o processo de ensino/aprendizagem da língua inglesa nestas instituições de ensino, tendo como ponto de partida a necessidade de um ensino significativo que atenda às novas demandas surgidas e desenvolva as habilidades comunicativas no aluno. Esta pesquisa tem como objetivos: 1) verificar a viabilidade do uso da abordagem comunicativa nas escolas públicas; 2) discutir sobre a importância do inglês comunicativo; 3) analisar o processo de ensino/aprendizagem da língua inglesa nas escolas públicas e 4) identificar os benefícios do uso da abordagem comunicativa no contexto da língua inglesa como língua franca. A metodologia deste trabalho é centrada em uma pesquisa de campo, que tem como objeto de estudo, os alunos e a professora de uma escola pública da cidade de Conceição do Coité. Os resultados desta pesquisa mostram que há a possibilidade do uso da abordagem comunicativa no ensino de língua inglesa nas escolas públicas. Por meio desta pesquisa foi possível conhecer vários fatores que regem o processo de ensino/aprendizagem da língua inglesa na escola pública e que devem ser levados em conta para a inserção de um ensino significativo.
- ItemA importância do uso da abordagem comunicativa no ensino/aprendizagem de língua inglesa em escolas públicas(Universidade do Estado da Bahia, 2013) Pereira, Josiélia Oliveira; Silva, Ludimilia; Santana, Neila Maria Oliveira; Sodré, FernandoEste trabalho é uma pesquisa de campo de base qualitativa e etnográfica, que objetiva refletir sobre os benefícios proporcionados pela abordagem comunicativa no ensino/aprendizagem de língua inglesa em escolas públicas e discutir sobre a importância desta língua no mundo globalizado atual. A pesquisa foi realizada na Cidade de Conceição do Coité-Bahia, no Colégio Estadual Antônio Bahia. As informações aqui presentes, coletadas por meio de questionários, favoreceram o estudo do tema desse trabalho que é identificar a importância da abordagem comunicativa no ensino-aprendizagem da língua inglesa em escolas públicas e investigar os aspectos envolvidos na escolha do uso de ensino comunicativo de L.I. Os resultados revelaram que tanto os professores quanto os alunos consideram o ensino comunicativo necessário devido à importância desta língua no cenário global atual.