Licenciatura em Letras - Lingua Inglesa e Literaturas - DEDC14
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Submissões Recentes
- ItemLinguística computacional e tradução: um estudo sobre Google Tradutor e Bing Translator(Universidade do Estado da Bahia, 2018) Silva, Fabiane Souza; Sodré, FernandoEste trabalho acadêmico descreve uma pesquisa qualitativa de estudo de caso sobre o uso dos tradutores eletrônicos por universitários de Língua Inglesa em textos acadêmicos. Ao objetivar investigar os benefícios da pratica tradutória por meio dos tradutores eletrônicos, investigou-se ate que ponto seria benéfico usar os tradutores eletrônicos e quais as outras técnicas intrínsecas seriam eficazes ser utilizadas para a obtenção de traduções satisfatórias. Discorreram-se brevemente quais perspectivas teóricas nortearam a pesquisa, contrastou-se a Linguística Computacional, suas vertentes, os tradutores eletrônicos utilizados situaram-se os locais e os sujeitos para coleta. Instigou-se reflexões sobre como traduzir textos acadêmicos antes de seminários e leituras em grupos. Através de atividades praticas de tradução usando dois tradutores eletrônicos pode-se observar como universitários do curso de Língua Inglesa se comportam e quais técnicas usam. E através de expressões idiomáticas pode-se observar a importância do conhecimento da cultura estudada para compreensão satisfatória. Comprovou se que os tradutores eletrônicos, mesmo não sendo 100% eficazes são importantes ferramentas para tradução de textos acadêmicos, gerando satisfação e compreensão se utilizados juntamente com o conhecimento e técnicas da Língua Inglesas previamente notáveis.
- ItemAprendizagem da língua inglesa através de tecnologia(Universidade do Estado da Bahia, 2014-12-05) Pereira Júnior, Aguinaldo Batista; Silva, Ludimilia Souza da; Borges, Paulo de Tarso Velanes; Figueiredo Neto, RaulinoEste trabalho propõe uma nova forma de aprendizagem independente, através da utilização de recursos tecnológicos, para pessoas que não dispõem de tempo para aprender uma língua por meio de um método formal. Trilhando pela linha revolucionária da inserção das tecnologias da comunicação e informação (TICs) no âmbito educativo, o smartphone, uma das tecnologias mais versáteis da atualidade, vem ganhando espaço e tem se tornado indispensável para muitos e será apresentado aqui como uma riquíssima fonte de possibilidades que pode permitir ao aprendiz de língua inglesa desenvolver as habilidades linguísticas desta língua, além de ampliar o seu vocabulário. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo verificar a potencialidade do smartphone para uma aprendizagem autônoma, analisando os impactos positivos causados por sua contribuição a um grupo de estudantes de língua inglesa de um curso de idiomas no município de Conceição do Coité, Bahia. Para tanto, se faz necessário primeiramente, abordar a evolução da tecnologia no campo educacional ao longo da história, desde o seu surgimento aos dias atuais, bem como trazer conceitos sobre educação a distância, considerando principalmente as características que dizem respeito à aprendizagem de línguas estrangeiras, especificamente da língua inglesa.
- ItemO estrangeirismo(Universidade do Estado da Bahia, 2011) Oliveira, Antonio Mascarenhas; Sodré, Fernando; Santana, Neila Maria Oliveira; Figueiredo Neto, Raulino BatistaNo decorrer da história o uso dos estrangeirismos é algo comum na língua portuguesa trazendo novos vocábulos, ideologias e multiculturalismo para novas discussões. O português recebe vocábulos como resultados das relações políticas, culturais e comerciais com outros países. No atual contexto histórico o inglês fornece vasta nomenclatura, demonstrando que o processo linguístico está relacionado com a história sócio-político-cultural de um povo. A entrada de elementos estrangeiros é um fenômeno sociolinguístico ligado ao prestígio de que uma língua ou povo que a fala goza. O inglês como atual língua universal permite um mínimo de comunicação entre todos. Constata-se que essa liderança idiomática é reflexo de vários fatores, entre os mais relevantes pode-se destacar a globalização e o domínio das tecnologias da informação e comunicação (TIC’s), assim como, é perceptível e inegável a predileção de termos estrangeiros por usuários de nosso idioma, resultando em influência na língua e na cultura brasileira, sem provocar alterações na estrutura gramatical da língua portuguesa
- ItemO coloquialismo como forma de resistência e marca da cultura afro-americana.(Universidade do Estado da Bahia, 2011) Araújo, Josemar da Silva; Oliveira, José PlínioEste trabalho pretende reconhecer a linguagem coloquial e os dialetos presentes na literatura negra, marginalizados pelo preconceito linguístico, como ferramentas de afirmação da identidade e da cultura afro-americana, analisando comparativamente textos produzidos por poetas negros, respectivamente, brasileiro e norte-americano, Solano Trindade e Langston Hughes. Porém, como a literatura negra tem a oralidade como uma das suas características mais marcantes, esta pesquisa destaca trechos de canções dos rappers Racionais MCs e Tupac Shakur, também de ambas as nacionalidades. A simplicidade do vocabulário utilizado pelos poetas e rappers citados corrobora com a idéia do saber e do vocabulário popular afro descendente, também como componentes importantes da produção literária acadêmica
- ItemO EAD como uma das ferramentas para o desenvolvimento da língua inglesa(Universidade do Estado da Bahia, 2018-06-15) Oliveira, Jéssi Karoline Freitas de; Bastos, Juliana Figueredo; Kindermann, Cristina Arcuri Eluf; Telles, LetíciaEsse trabalho se propõe a analisar a utilização do uso da tecnologia em uma escola pública de Conceição do Coité tendo como objetivo principal investigar e refletir sobre o aprendizado, utilizando o EAD como complemento da prática pedagógica, e propondo assim perguntas reflexivas sobre o uso de aplicativos online, mais especificamente o Duolingo, que ajude no desenvolvimento da LI. Alguns teóricos ressaltam a importância do uso da tecnologia para um melhor aprendizado, além das múltiplas plataformas existentes que facilitam ainda mais no avanço da aprendizagem. Os resultados da pesquisa foram satisfatórios pelo fato de um dos professores entrevistados fazer uso de tecnologias frequentemente em suas aulas. Por outro lado foi observado que ainda há professores que preferem o método “tradicional” de ensino, preferindo (termo repetido anteriormente) focar na gramática exposta no quadro da sala ao invés de promover o desenvolvimento da língua em uma aula prática ou utilizando a tecnologia