Licenciatura em Letras - Lingua Inglesa e Literaturas - DEDC14
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- ItemDo As We Say And Say As We Do: Refletindo Sobre Metodologias ativas no Ensino de Língua Inglesa na Cidade de Retirolândia, Bahia.(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-11) Santos , Edna Almeida; Figueiredo Neto, Raulino Batista; Ramos, Neila Roberta Carvalho; Côrtes, Anna Karyna TorresEste trabalho aborda a implementação de Metodologias Ativas (MAs) no ensino de Língua Inglesa (LI). A pesquisa busca compreender como a adoção das MAs por parte dos professores pode contribuir para o engajamento, a motivação e o desenvolvimento das habilidades linguísticas dos alunos, alinhando-se às demandas contemporâneas de aprendizagem. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória de cunho bibliográfico, pautada em uma abordagem qualitativa. A análise dos dados, coletados por meio de um questionário aplicado a professores de LI do município de Retirolândia-BA, revelou as percepções dos participantes sobre a implementação e a eficácia das MAs, assim como seu impacto no processo de ensino aprendizagem de LI. Os resultados obtidos destacam a potencialidade das MAs em proporcionar um ensino mais significativo, alinhando-se diretamente às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que defende a promoção da autonomia e da participação ativa dos estudantes. Assim, a pesquisa contribui para evidenciar o papel das MAs no aprimoramento do ensino de LI, destacando que, apesar dos desafios, sua aplicação é uma forte aliada para um aprendizado mais engajador.
- ItemO lúdico na aprendizagem escolar(Universidade do Estado da Bahia, 0022-07-25) Silva, Iandra Moura da; Vellanes, Paulo de Tarso; Fontes, Janine; Ferreira, JuréiaEste trabalho tem como tema o lúdico na aprendizagem escolar, tendo como objetivo geral analisar sua importância no processo educativo, com foco na área de Língua Portuguesa. Os objetivos específicos incluem refletir sobre a relação entre a ludicidade e o ensino, conhecendo estratégias de jogos e brincadeiras que contribuam na aprendizagem, e verificar se as escolas possuem materiais lúdicos adequados. A pesquisa destaca que o brincar não deve ser visto como algo apenas para diversão, mas como um recurso pedagógico é essencial que contribui para o desenvolvimento cognitivo, social e cultural das crianças. A fundamentação teórica se apoia em autores que reforçam a importância do lúdico na formação integral de cada aluno. O estudo mostra que o lúdico contribui para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, amplia a interdisciplinaridade e pode ser utilizado como uma estratégia pedagógica de inclusão, tornando a aprendizagem mais significativa, prazerosa e humanizada, ressaltando o papel do professor como mediador.
- ItemO desenvolvimento da oralidade e da escrita no ensino médio e a importância das metodologias ativas no processo(Universidade do Estado da Bahia, 2025-01-07) Cardoso , Michele Lima; Silva, Juréia Maria Ferreira da; Fontes, Janine; Feirense, AnaíresO presente trabalho trata sobre o desenvolvimento da oralidade e da escrita no ensino médio e a importância das metodologias ativas no processo, tendo em vista a contribuição dessas metodologias para a formação dos indivíduos para o viver em sociedade. O artigo tem como objetivo geral analisar se as metodologias ativas funcionam para uma aprendizagem significativa da oralidade e da escrita nas aulas de língua portuguesa no ensino médio e como objetivos específicos: identificar as principais características das metodologias ativas e a contribuição para o ensino de língua portuguesa; compreender o desenvolvimento da ampliação das competências da oralidade e da escrita através das metodologias ativas; analisar a contribuição das metodologias ativas para o aperfeiçoamento das práticas discursivas por meio dos gêneros textuais orais e escritos. Dessa forma, foi realizada uma pesquisa de cunho bibliográfico com abordagem qualitativa. Os principais teóricos do aporte teórico são Moran (2018); Cock e Elias (2011); Carvalho e JR (2018); Marcuschi (2003); Camargo e Daros (2018); Travaglia (2013); Cavalcante e Melo (2006). Além disso, o trabalho traz também as concepções estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2017), que aborda como devem ser trabalhados determinados assuntos em sala de aula para se chegar ao aperfeiçoamento das competências e habilidades dos eixos de oralidade e escrita, aqui tendo como foco o ensino médio. Ao final, a partir de todo estudo realizado, fica evidenciado que o uso das metodologias ativas tem, sim, uma eficácia no que diz respeito ao desenvolvimento das habilidades de oralidade e escrita.
- ItemO aprendizado de língua inglesa mediado por tecnologias digitais: um estudo com professores de li em formação(Universidade do Estado da Bahia, ) Silva, Gisane De Araujo Mota; Cruz, Letícia Telles da; Ferraz, Débora Araújo da Silva; Barbosa, Evanilson OliveiraEsse trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa explicativa, de base etnográfica e de abordagem qualitativa, a qual teve por objetivo avaliar o desenvolvimento da competência comunicativa oral de discentes do curso de Letras/Língua Inglesa e Literatura, do Campus XIV da UNEB, por meio de tecnologias digitais. A pesquisa seguiu visando responder a seguinte questão-problema: como o uso de plataformas digitais de comunicação pode contribuir para o desenvolvimento da competência comunicativa oral de discentes do curso de Letras/Língua Inglesa e Literatura, do Campus XIV da UNEB? Para tanto, a pesquisa teve como referencial teórico estudos sobre Letramento Digital, sobre autonomia e sobre desenvolvimento das habilidades orais em Língua Inglesa por meio das Tecnologias Digitais. Os dados resultantes dessa pesquisa, gerados através de instrumentos de coleta como o questionário e a plataforma ChatClass mostraram que o letramento digital é importante no desenvolvimento de habilidades orais, pois amplia o leque de possibilidades de contato com a língua alvo, através de práticas situadas. Outro fator que se destacou como característica do grupo de participantes foi a autonomia na busca de empreendimentos próprios para a aprendizagem do idioma, o que pode explicar o fato de todos mostrarem possuir um nível mínimo intermediário de proficiência na língua, independentemente dos recursos utilizados.
- ItemA plataforma youtube como ferramenta de aprendizagem de língua inglesa na região sisaleira- ba: contribuições possíveis(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-05) Silva, Ludimilia Souza da; Silva, Ludimilia Souza da; Ferraz, Débora Araújo da Silva; Almeida , Rafaela dos SantosEsta pesquisa pretende discutir e explorar as potencialidades da ferramenta YouTube para a aprendizagem de Língua Inglesa, a partir de experiências de aprendizagem com materiais disponíveis na plataforma. A pesquisa envolvida neste estudo é qualitativa e de base etnográfica, e os dados obtidos foram oriundos de dois instrumentos de pesquisa, o questionário e a entrevista, ambos destinados aos alunos do curso de Letras Língua Inglesa e Literaturas do Campus XIV. Ela tem como base teórica, autores como Burgess e Green (2009), Moran (1995), Caiado e Leffa (2017), Monte Mór (2010) e Ferraz (2018), além de outros que discutem a aprendizagem de línguas estrangeiras centrada em recursos tecnológicos, e com ênfase na linguagem multimodal. Os resultados obtidos nos mostram que a plataforma para o aprendizado da língua inglesa é satisfatória, e é capaz de despertar o interesse por parte do aprendiz, incentivando-o para uma aprendizagem autônoma da língua alvo. A utilidade deste estudo centra-se na possibilidade que ele abre para o incentivo ao desenvolvimento e aprimoramento de habilidades linguísticas da Língua Inglesa, expansão de vocabulário, e prática gramatical, de forma interativa e independente.