Licenciatura em Matematica - DCH6
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- Item10 Anos de PCN’s para o ensino de matemática no município de Aracatu: avanços, retrocessos e desafios(Universidade do Estado da Bahia, 2009-11-16) Souza, Jussara Ribeiro; Alves, Reginaldo da Silva; D’Esquivel, Márcio de Oliveira; Lima, Ivanilton Neves de; Doll Júnior, Wilson ToewsEsta pesquisa monográfica apresenta o processo de melhoramento do ensino de matemática no Brasil, considerando influências externas como o Movimento Matemática moderna que repercutiu mundialmente nos currículos de matemática, as correntes filosóficas de ensino que, através da Filosofia, da Filosofia da Educação e da Filosofia da Educação Matemática, trouxeram para o método de transmissão do conteúdo matemático um caráter questionador e investigador. Além de apresentar as inovadoras propostas metodológicas brasileiras, que, através dos Parâmetros Curriculares Nacionais, deram um novo rumo ao currículo de matemática no Brasil. E a influência do que citamos anteriormente é que fez despertar nos educadores brasileiros a necessidade da elaboração de propostas pedagógicas capazes de transformar o ensino de matemática em algo contextualizado com a realidade do aluno. Nosso principal foco são os dez anos da elaboração e implementação dos PCN’s nas escolas do município de Aracatu e o resultado que este material propiciou a educação no país.
- ItemA construção de prismas e pirâmides com canudinho como recurso metodológico para o ensino de geometria no ensino fundamental(Universidade do Estado da Bahia, 2021) Brito, Leandro Guimarães de; Rocha, Júlio Max Xavier da; Teixeira, Claudia Alves; Matos, Robson Aldrin Lima; Rocha, Júlio Max Xavier daAtualmente o ensino de geometria das escolas públicas se encontra defasado, por vários fatores como a má formação dos profissionais da educação, falhas na abordagem da geometria no livro didático e a escassez de materiais que possam auxiliar o professor na sala de aula. Para tornar as aulas de geometria mais dinâmicas e atrativas surgiu a ideia da utilização de construções de prismas e pirâmides com canudos como recurso para se ensinar geometria. Como a construção de prismas e pirâmides com canudinhos pode auxiliar na aprendizagem da geometria espacial? A pesquisa apresenta como objetivo geral: Analisar como o recurso com os canudos auxilia na aprendizagem da geometria espacial. Objetivos específicos: Reconhecer a contribuição das construções com os canudos na metodologia de ensino; compreender como a utilização do material com os canudos auxilia no desenvolvimento do raciocínio geométrico e identificar o aprendizado adquirido através das experiências da construção das figuras. A pesquisa apresenta uma metodologia de caráter qualitativo no tratamento dos dados. O público alvo da pesquisa foram os alunos do 1º ano do ensino Médio do Colégio Estadual Pedro Atanásio Garcia do distrito de Maniaçu no município de Caetité. Para a coleta dos dados foi realizada uma oficina de forma remota através da plataforma Google Meet com os estudantes, em razão do período pandêmico provocado pela Covid-19. Em seguida, foi aplicado um questionário semiaberto para os 23 participantes da oficina. Os principais autores que fundamentam o trabalho são Lorenzato(1995), Pavanello (1993) e Lindguist(1994). Como foi dito na questão norteadora da pesquisa: utilizar as construções com os canudos em uma turma da escola pública pode contribuir para o aprendizado dos alunos? A resposta é sim, mas deve- se investir na formação de professores para que esses profissionais possam realizar a utilização deste recurso. É preciso que a disciplina de geometria disponibilize de um tempo maior na grade curricular.
- ItemA construção do saber profissional docente: análise das percepções dos participantes do Programa de Residência Pedagógica(Universidade do Estado da Bahia, 2023) Martins, Gustavo de Oliveira; Kátia Fernanda Cardoso , Kátia Fernanda Cardoso; Felipe, Francisco Flávio Alves; Mattos, Robson Aldrin Lima; D'Esquivel, Márcio OliveiraEsta monografia pretende investigar a visão dos discentes do curso de licenciatura em matemática da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Campus VI – Caetité, que participam do Programa de Residência Pedagógica em relação ao saber profissional docente. O saber docente é compreendido como o conjunto de conhecimentos necessários para exercer a profissão de professor, englobando tanto o saber a ensinar quanto o saber para ensinar. No contexto específico do ensino de matemática, o saber profissional docente vai além do conhecimento matemático em si, incluindo também o conhecimento didático e metodológico. Esta pesquisa busca explorar como os discentes percebem e compreendem esse saber profissional docente. A metodologia adotada consiste em uma pesquisa de campo e em um estudo de caso, de cunho qualitativo, com base na aplicação de um questionário com os discentes participantes da Residência Pedagógica. Através da análise das informações, foram identificados os principais aspectos levantados pelos discentes em relação ao saber profissional docente. A partir dos resultados desta pesquisa obtiveram-se contribuições para aprimorar a formação inicial de professores de matemática, fornecendo uma melhor visão sobre as percepções dos licenciandos acerca do saber docente, além de ações e estratégias para fortalecer e desenvolver o saber profissional docente no âmbito da licenciatura em matemática da UNEB, visando formar profissionais mais preparados e qualificados para o ensino da disciplina.
- ItemA geometria e a prática docente no ensino fundamental(Universidade do Estado da Bahia, ) Ramos, Rose Mary dos Santos Farias; Canguscu, Sergiana Alves; Matos , Robson Aldrin Lima; David, Magda Souza Braga; Ladeia , Jussara Telma TeixeiraPretende-se neste artigo delinear um estudo reflexivo sobre a Geometria e a prática docente no Ensino Fundamental, com o objetivo de mostrar a importância dessa disciplina no cotidiano, bem como a necessidade de uma mudança na prática docente em relação a esse conteúdo. Para esse exame, apresenta-se uma análise sobre o ensino e a história da Geometria, além de enfatizá-la no contexto dos livros didáticos. Comenta-se também sobre a prática docente e sua atuação, visto que o professor é o intermediário entre o estudo teórico deste conteúdo com a realidade do estudante, contextualizando-a com situações que envolvam os estudos geométricos
- ItemA geometria no Ensino Fundamental e a utilização do geoplano como ferramenta facilitadora(Universidade do Estado da Bahia, 2006) Moreira, Suédi Aparecida de Castro; Coelho, Edinaldo Gomes; Campos, Marilyn da Rocha; David, Magda Souza Braga; Silva , Zezito Rodrigues da; Campos, Marilyn da RochaO geoplano é uma ferramenta que é usada no ensino da Matemática em diversos níveis e conteúdo. Em nosso trabalho, como abordaremos a Geometria Espacial Plana, ele funciona como um instrumento que diminui o grau de abstração dos conceitos e figuras geométricas uma vez que o aluno tem a possibilidade de intervir no processo educativo quando manipula essas figuras e constrói, junto com o professor, suas próprias definições dos objetos estudados. Nossa pesquisa foi pautada na busca pelo ensino de Matemática de qualidade, utilizando o geoplano quadrado como recurso pedagógico para garantir a tão almejada excelência no nosso sistema educacional. Não esquecendo do aspecto lúdico, aliado indiscutível para facilitar o processo de ensino e aprendizagem, principalmente nas séries do Ensino Fundamental.
- ItemA história da matemática como ferramenta para uma prática pedagógica crítica e significativa: um estudo bibliográfico(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-15) Carvalho, Rian Lima Silva; Moitinho, Gisele Leão; Jesus, Gildelson Felício de; D’Esquivel, Márcio Oliveira; Mattos, Robson Aldrin LimaEste trabalho tem como objetivo central tratar sobre a História da Matemática como uma ferramenta essencial na promoção de uma prática pedagógica crítica e significativa para o ensino da disciplina Matemática, tendo em vista que ensino e aprendizagem da mesma, por vezes, é entendido como um conjunto de axiomas e teoremas que foram estabelecidos anteriormente e que são apenas repassados e trabalhados de maneira repetitiva. Nesse contexto, torna-se cada vez mais indispensável a busca por metodologias que despertem o interesse e a motivação dos educandos, proporcionando uma aprendizagem ativa e significativa. Uma abordagem histórica que desperta a curiosidade, estimula o questionamento e permite que os alunos enxerguem a matemática como uma ferramenta com poder e relevância em diversos campos do conhecimento humano. A pesquisa é de cunho qualitativo, cuja estratégia metodológica consistiu em realizar uma revisão bibliográfica criteriosa, por meio das plataformas digitais: Biblioteca Eletrônica Científica Online (SciElo), Banco de dissertações e teses da CAPES e Google Acadêmico. O presente trabalho enfatiza a importância do estudo da História da Matemática como um recurso pedagógico enriquecedor e um possível meio para despertar o interesse dos alunos pela disciplina matemática. Além disso, incentiva-se uma reflexão acerca de práticas pedagógicas inovadoras que estimulem e promovam uma aprendizagem significativa da matemática, proporcionando aos alunos uma visão mais abrangente e contextualizada.
- ItemA implementação do currículo de matemática do novo ensino médio no Colégio Estadual de Tanque Novo(Universidade do Estado da Bahia., 2024-12-20) Moreira, Leilson Silva; Souza, Maisa Silva; Jesus, Gildelson Felicio de; Mattos, Robson Aldrin Lima; Rocha, Júlio Max Xavier daEsta pesquisa analisa a implementação do novo currículo de matemática no Ensino Médio, com referência nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), tomando como estudo de caso o Colégio Estadual de Tanque Novo, na Bahia. O objetivo principal é compreender os impactos dessas mudanças para professores e alunos, explorando os desafios, possíveis avanços e retrocessos. A pesquisa é de cunho qualitativo e foi utilizado como instrumentos de coleta de dados um questionário objetivo aplicado aos alunos e uma entrevista estruturada aplicado aos professores. A investigação revelou que, apesar das propostas de flexibilização e itinerários formativos previstas pela Lei nº 13.415/2017, a reforma enfrenta limitações significativas, como a falta de investimento em infraestrutura escolar, ausência de formação adequada para docentes e carência de diálogo com a comunidade escolar. Essas deficiências têm gerado sobrecarga para professores e desinteresse dos estudantes, principalmente entre os de classes sociais mais vulneráveis, aprofundando desigualdades educacionais. Os resultados sugerem a necessidade urgente de investimentos em infraestrutura, formação continuada para os docentes e maior participação da comunidade escolar na formulação e implantação de políticas educacionais. Conclui-se que, embora a reforma do Ensino Médio traga propostas inovadoras, a ausência de suporte adequado limita seu potencial, destacando a importância de estratégias voltadas para a equidade educacional e melhoria do ensino público no Brasil.
- ItemA importância da estatística para sociedade: aplicação em engenharia civil(Universidade do Estado da Bahia, 2025-03-31) Silva, Emile Sande Batista; Santos, Marcelo dos; Rocha , Júlio Max Xavier da; Carvalho, Daniel Matos deEste trabalho aborda a importância da Estatística na Engenharia Civil, enfatizando sua aplicação na avaliação de riscos associados a projetos de estabilidade de taludes. A pesquisa destaca como a Estatística é uma ferramenta essencial para a análise da variabilidade dos parâmetros geotécnicos, fundamental para garantir a segurança e prevenir danos. A análise de dados sobre a estabilidade de taludes, utilizando métodos estatísticos, probabilísticos, permite um planejamento mais eficaz e robusto, contribuindo para decisões mais assertivas que impactam diretamente o bem-estar da sociedade. Por meio de modelos estatísticos, é possível quantificar a probabilidade de falha e estimar com maior precisão o fator de segurança das estruturas, proporcionando uma compreensão aprofundada das incertezas e variabilidades que influenciam os projetos de Engenharia Civil. Isso se torna particularmente relevante em um cenário em que desastres relacionados à instabilidade de taludes têm consequências devastadoras, resultando em perdas humanas. Assim sendo, os resultados aqui apresentados evidenciam que a aplicação de técnicas estatísticas não apenas aprimora a compreensão dos riscos, mas também promove um futuro mais seguro e sustentável ao assegurar que as obras atendam às necessidades sociais e protejam vidas e recursos naturais. Dessarte, a estatística se revela como uma ferramenta indispensável não só apenas para o desenvolvimento de infraestruturas resilientes, mas também para a promoção do bem-estar da sociedade como um todo.
- ItemA importância e aplicabilidade da matemática comercial e financeira no exercício da cidadania por parte dos consumidores(Universidade do Estado da Bahia, 2006) Pinheiro Sobrinho, Alberto Magna ; Oliveira, André Luiz Rocha; Leite, Angelita de SouzaObjetivando a importância que tem o aprendizado da matemática comercial e financeira para a conscientização do cidadão consumidor, mediante observações realizadas em bancos, financeiras e comércio em geral e de como a população consumidora faz suas transações financeiras e comerciais, percebemos que na maioria das vezes de forma inconsciente, sem conhecimento necessário ou formal, as pessoas não percebem se estavam ou não sendo lesadas. Desta forma foi possível perceber que a população não “enxerga” os artifícios que essas empresas utilizam para seduzir os clientes nessas transações, pagando altas taxas de juros que são cobradas e se preocupando apenas com as facilidades propostas. Considerando todas essas razões a evolução da matemática financeira pode estar diretamente ligada à conscientização do cidadão, sendo assim, ele precisa de uma formação adequada para exercer a sua cidadania. Durante o trabalho de campo, observamos que os consumidores estão mais conscientes dos seus direitos e buscando cada vez mais inserir a matemática no seu dia-a-dia como forma de também exercer a sua cidadania. Para tanto, a matemática comercial e financeira deveria ser trabalhada nas escolas de uma maneira que mostrasse ao indivíduo sua aplicabilidade, importância e o seu envolvimento crítico na sociedade.
- ItemA interferência da afetividade na aprendizagem matemática das alunas da 5ª série do colégio municipal Nice Públio da Silva Leite.(Universidade do Estado da Bahia, 2004) Pinheiro , Andréa Souza; Oliveira , José Amadeu Silva; Auxiliadora, Maria; Auxiliadora, MariaAlgumas crianças sentem dificuldade na aprendizagem matemática. Essas crianças geralmente consideram o professor de matemática como o mais “bravo”, vêem a aula de matemática como “chata”e na maioria das vezes, não conseguem entender a disciplina e resolver determinados problemas. Talvez exista uma barreira, que é transmitida por influência do meio e da própria família onde se cria um rótulo negativo em relação à matemática. O fato é que na maior parte dos casos a relação afetiva se dá de forma negativa e não positiva. Sendo assim, pode ser justamente esses sentimentos que as crianças guardam dentro de si, que possibilitem um sucesso ou não nessa relação. Essa questão afetiva inspirou a realização de uma pesquisa sobre a interferência da afetividade nesse processo de cognição. A investigação teve como finalidade, identificar alguns aspectos importantes relativos ao comportamento e proporcionar a análise de variáveis que pudessem interferir na vida afetiva e cognitiva do estudante.
- ItemA matemática no contexto da educação inclusiva: desafios e perspectivas(Universidade do Estado da Bahia, 2023) Leão, Fernanda Afonso; Dias, Valdirene Xavier; Mattos, Robson Aldrin Lima; Felipe, Francisco Flávio Alves; Feistauer, Cláudia MadalenaO presente trabalho acadêmico tem como objetivo analisar as concepções dos professores de matemática da escola Estadual CETEP no município de Caetité sobre educação inclusiva. Diante desse objetivo surge os seguintes objetivos específicos: 1) Identificar a formação dos professores de matemática da escola Estadual CETEP no município de Caetité;2) Compreender a educação inclusiva no contexto escolar; 3) Investigar a preparação dos professores de matemática acerca da educação inclusiva. A atual pesquisa tem uma abordagem qualitativa do tipo estudo de caso e foi realizada no Colégio CETEP, localizado no Centro da Cidade de Caetité - Bahia, com isso foi aplicado um questionário de tal forma para coletar dados, com a participação de alguns professores de matemática que lecionam no ensino médio da mesma escola, mas o foco da pesquisa é saber como é trabalhada a educação inclusiva mediante as respostas obtidas através do questionário.
- ItemA relação pedagógica aluno-aluno no ensino e aprendizagem de matemática no ensino médio(Universidade do Estado da Bahia, 2022-08-03) Nascimento, Luís Carlos Esdras Duarte; Rodrigues, Marcos Vinicius Teixeira; Jesus, Gildelson Felicio de; Jesus, Gildelson Felício de; Grossi, Flávia Cristina Duarte Pôssas; Oliveira, Sandra Alves deO presente trabalho discorre a respeito de ações que envolvem a participação dos alunos nos processos de ensino e aprendizagem de Matemática, a qual nomeamos de relação pedagógica aluno-aluno, através de uma pesquisa de campo efetuada com estudantes concluintes do Ensino Médio de escolas públicas das cidades de Caetité e Guanambi. O principal objetivo desta pesquisa foi estudar as razões pelas quais discentes procuram amparo de seus colegas e também o que motiva alguns alunos a proverem esse auxílio, na tentativa de descobrir se essa interação entre eles favorece o aprendizado da disciplina de Matemática. A metodologia empregada, utilizou da aplicação de questionários nas escolas e de entrevistas individuais com alunos de perfis de monitor e aprendiz como ferramentas de produção de dados, visando analisar os pontos mais relevantes proporcionados por essa interação de indivíduos do mesmo grupo. Dessa forma, obteve-se as justificativas para que essa relação se manifeste, descrição das técnicas apropriadas pelos estudantes no exercício informal do ensino-aprendizagem e também os benefícios alcançados para ambos os lados dos que usufruem desse vínculo, admitindo que a troca de experiências viabiliza a melhor construção do conhecimento
- ItemA Universidade e a formação de professores de matemática: uma breve reflexão acerca da teoria e da prática no Campus VI da UNEB(Universidade do Estado da Bahia, 2003) Rocha, Gerfson Silva; Nascimento Junior, Messias José do; Campos, Marilyn da Rocha; David, MagdaO objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta de análise e reflexão da formação dos alunos licenciandos em matemática, especialmente no Campus VI / UNEB. Na visão de alguns autores, a formação específica nos cursos de Licenciatura em Matemática é realizada, de modo geral, com seu referencial centrado na prática do matemático profissional e não na prática do professor de ensino fundamental e médio. Neste trabalho, procura-se analisar as causas dessa distorção sobre a qualidade da formação oferecida aos licenciandos e também sobre a estrutura do curso de Licenciatura em Matemática Campus VI Caetité / UNEB. Propõe-se uma mudança de referencial de modo que a formação matemática do futuro professor se dê de forma intrinsecamente integrada à prática docente na escola básica. Tal mudança de referencial projeta uma alteração na própria natureza do conhecimento matemático a ser priorizado nas disciplinas específicas do curso. Desta forma, coloca-se à pesquisa em educação matemática, na área de formação de professores, a seguinte questão: que matemática é relevante para a formação do licenciando? Esse e outros questionamentos que afligem a comunidade acadêmica do curso de Licenciatura em Matemática foram investigados através de questionários respondidos pelos alunos do VII semestre do Campus VI da UNEB.
- ItemA utilização da ludicidade no ensino aprendizagem de matemática nas séries iniciais(Universidade do Estado da Bahia, 2018) Ribeiro, Rubiana Pereira da Silva; Silva, Marinalva dos Santos; Mattos, Robson Aldrin Lima de; Mattos, Robson Aldrin Lima deEste trabalho tem como objetivo investigar como a disciplina de matemática vem sendo trabalhada em sala de aula para os alunos das series iniciais, isto é se os professores fazem uso de jogos educativos durante suas aulas como metodologia para alcançar seus objetivos perante a educação. Levando em conta a proposta de trabalhar conteúdos de forma contextualizada aproveitando a bagagem do conhecimento matemático do aluno, ampliando seus conhecimentos de forma descontraída mostrando que com uso da ludicidade pode desenvolver diversas habilidades, tais como: raciocínio lógico, cálculo mental, habilidades em solucionar problemas, autoconfiança, entre outros. Foram envolvidos nesta pesquisa estudantes das series iniciais, e professores que lecionam nas series iniciais do ensino fundamental I da rede pública de ensino, como metodologia utilizou-se questionários para coleta de dados. Esta pesquisa tem uma abordagem mista do tipo estudo de caso.
- ItemA utilização das mandalas para se trabalhar o círculo e a circunferência com alunos de 9º ano(Universidade do Estado da Bahia, 2022) Souza, Débora Chaves De; Fernandes , Natan Cunha; Stefanelli, Marialva Fagundes Cotrim; Stefanelli, Marialva Fagundes Cotrim; Jesus, Gildelson Felício de; D’Esquivel, Márcio OliveiraDentre os conteúdos matemáticos, a geometria se destaca deste a antiguidade como essencial para a resolução de questões práticas da vida diária. Na atualidade, muitos professores evidenciam a necessidade de ensiná-la de maneira lúdica, significativa e com materiais concretos de modo relacionar a geometria com o cotidiano dos alunos. O presente estudo surgiu com o objetivo de compreender como os conceitos geométricos presentes na circunferência podem ser trabalhados no segundo ciclo do ensino fundamental através da confecção de Mandalas. Foi desenvolvido a partir de uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa realizada em uma turma de 9º ano do Centro Educacional Professora Loide Ledo Pondé Fagundes, localizado na cidade de Igaporã-Ba. Os dados foram coletados a partir de três questionários aplicados em uma oficina desenvolvida com os alunos. Os dados permitiram analisar o gosto dos estudantes pelo componente curricular matemática, a identificação de elementos geométricos nas construções das Mandalas e a contribuição do uso das mandalas para o ensino do círculo e da circunferência. A análise dos dados permitiu perceber que com a construção das Mandalas a maior parte dos alunos conseguiu identificar conceitos geométricos sobre o círculo a circunferência e os seus elementos. Ficou perceptível que a execução de aulas de geometria mais interativas, dinâmicas e contextualizadas desperta maior interesse e contribui para o desenvolvimento de inúmeras habilidades dos alunos.
- ItemA utilização do software geogebra no ensino de funções quadráticas para surdos(Universidade do Estado da Bahia, 2022) Pereira , Cláudia Nogueira; Gomes, Érica Karen Araújo; Rocha, Júlio Max Xavier daO presente trabalho apresenta um estudo de caso realizado com estudantes surdos do Ensino Médio acompanhados pelo Centro Estadual de Educação Especial de Caetité (CEEEC), no ano de 2022. Tal pesquisa parte da vivência com a comunidade surda, visto as dificuldades e carências existentes e o desejo de colaborar com a educação dessas pessoas. Possui o objetivo de identificar as possíveis contribuições do Software GeoGebra na interpretação de gráficos de funções do 2º grau, bem como a visualização gráfica no processo de compreensão do conteúdo e resolução de questões. Para isso foi aplicada uma oficina intitulada “Compreendendo as Funções Quadráticas”. E após a aplicação foi possível observar que a utilização desta ferramenta matemática contribuiu significativamente para uma melhor compreensão e assimilação do conteúdo Funções Quadráticas.
- ItemAnálise combinatória: análise dos acertos e erros apresentados por discentes do I e VI semestre do curso de matemática da UNEB – CAMPUS VI(Universidade do Estado da Bahia, 2011-03-15) Santos , Cleisiane Mendes dos; Batista, Inês Maria; Leite, Angelita de Souza; Doll Júnior, Wilson Toews; Leite, Angelita de Souza; Oliveira, Eliana Gomes deEste trabalho apresenta a analise da questão seis do teste investigativo do projeto Análise dos erros cometidos por discentes de cursos de Licenciatura em Matemática das Universidades Estaduais Baianas (UNEB, UESB, UEFS, UESC). O objeto de estudo refere-se a uma questão de análise combinatória que exige dos discentes as habilidades e competências constantes nas matrizes de referencia da 3ª série do Ensino Médio. Embasado nos estudos de vários autores, foi possível definir o conceito de erro, evidenciado o tratamento dado ao erro matemático. Para análise das respostas utilizou-se o descritor D32 da 3a série do Ensino Médio das Matrizes de referência do sistema nacional da avaliação da educação básica – SAEB .O teste foi aplicado em duas turmas uma do 10 e outra do 60 semestre do curso de Licenciatura em Matemática do Campus VI da UNEB – Caetité – BA. Através dos temas selecionados foi possível identificar as habilidades e competências que os alunos não adquiriram no decorrer da Educação Básica ou mesmo ao ingressar na faculdade, fator que contribuiu para a incidência de erros na resolução da questão.
- ItemAnálise das respostas de uma situação-problema apresentada por discentes do I e VI semestre do curso de licenciatura em matemática da UNEB - Campus VI com base nas matrizes de referência de matemática do SAEB/Prova Brasil(Universidade do Estado da Bahia, 2010-06-10) Teixeira, Daniela Alves; Neves, Sílvia Lopes; Leite, Angelita de Souza; Júnior, Wilson Toews Doll; Souza, Jussara Fernandes; Leite, Angelita de SouzaNeste trabalho de pesquisa, é apresentada a análise da questão quatro do teste investigativo do projeto Análise dos erros cometidos por discentes de cursos de Licenciatura em Matemática das Universidades Estaduais Baianas (UNEB, UESB, UEFS, UESC). A questão apresenta uma situação problema que requer um modelo de solução que exige dos discentes habilidades e competências com os temas: espaço e forma, grandezas e medidas, números e operações presentes nas matrizes de referência da 4ª e 8ª série da Prova Brasil e 3ª série do Ensino Médio do SAEB. O teste foi aplicado em duas turmas: uma do 1º e outra do 6º semestre do curso de Licenciatura em Matemática do Campus VI da UNEB – Caetité – BA. As descrições sobre os conceitos de erros foram embasados nos estudos da professora Helena Cury. Para a análise das respostas será usado a matriz de temas e descritores da Prova Brasil 4a e 8a série do Ensino Fundamental e descritores da 3a série do Ensino Médio do SAEB, trazendo elementos de discussão sobre os erros que os alunos deveriam ter superado na educação básica ou na graduação, durante a integralização dos componentes curriculares oferecidos pelos cursos de Matemática até o 6º semestre.
- ItemAplicação do geogebra no estudo da trigonometria na formação inicial de professores de matemática em Caetité - BA(Universidade do Estado da Bahia, 2023-10-14) Santana, Carlos Vitor Brito; Rocha, Júlio Max Xavier da; Rocha, Júlio Max Xavier da; Mattos, Robson Aldrin Lima; D'Esquivel, Márcio OliveiraTendo em vista que muitos estudantes enfrentam dificuldades na compreensão da trigonometria no ensino médio e considerando que as tecnologias digitais (TD) surgem como uma possível alternativa para simplificar o aprendizado, este trabalho aborda o impacto do software GeoGebra no processo de ensino e aprendizagem da trigonometria na formação inicial de professores de Matemática. O objetivo é analisar como os futuros professores percebem as contribuições e desafios do GeoGebra no estudo de alguns conteúdos básicos da trigonometria. Para isso, é necessário apresentar o GeoGebra e algumas de suas principais funções, investigar alguns conceitos fundamentais de trigonometria representados nessa ferramenta e analisar a percepção dos futuros professores sobre o uso do GeoGebra no aprendizado da trigonometria. Realiza-se, então, uma pesquisa descritiva com 15 estudantes de uma turma de licenciandos em Matemática na cidade de Caetité-BA, por meio de uma abordagem qualitativa. Diante disso, verifica-se que os participantes desta pesquisa acenam positivamente para o uso do GeoGebra no estudo de alguns conceitos básicos da trigonometria. Além disso, eles reconhecem os desafios para a implementação das tecnologias digitais em sala de aula, como a possível falta de equipamentos nas escolas e as dificuldades enfrentadas por alguns estudantes e professores com o uso das TD. Por fim, destacam a importância de abordar as TD durante a formação inicial de professores, constatando assim que os futuros professores reconhecem o impacto positivo dessas tecnologias durante as aulas de Matemática.
- ItemApropriação de Práticas matemáticas por empreendedores de Tanque Novo (BA) para gerir o seu comércio.(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-30) Malheiro, Carlos Rodrigo Queiroz; Souza, Edivan Leão; Jesus, Gildelson Felicio de; Felipe, Francisco Flávio Alves; Rocha, Júlio Max Xavier daO presente trabalho tem por objetivo analisar as relações entre o conhecimento matemático e as atividades empreendedoras exercidas pelos comerciantes da cidade de Tanque Novo, na Bahia, relacionando a boa gestão empreendedora com os conhecimentos matemáticos adquiridos por eles durante o período escolar e em suas relações cotidianas. Para tanto, foi realizado um estudo com base na etnomatemática e as relações comerciais estabelecidas pelos empreendedores no dia a dia, por meio da apropriação de práticas matemáticas advindas de experiências e vivências cotidianas e escolares. A pesquisa foi realizada por meio de um questionário composto por 23 perguntas objetivas e discursivas, aplicado a dez empreendedores residentes na cidade de Tanque Novo. O estudo mostrou que os empreendedores entrevistados se subdividem em dois grupos: os que concluíram o ensino médio e os que não terminaram este período de estudos. Todavia, ambos os grupos se apropriaram de práticas matemáticas essenciais para a vitalidade e o gerenciamento de seus empreendimentos. Portanto, conclui-se que o nível de formação escolar não influencia o sucesso comercial, mas o conhecimento matemático, advindo de experiências escolares ou cotidianas, apresenta-se como peça fundamental para o sucesso de um negócio.