Licenciatura em Matematica - DCH6

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    O origami como ferramenta pedagógica: o ensino da geometria com materiais manipuláveis
    (Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-30) Reis, Ana Júlia dos; Oliveira, Kailane Alves; Jesus, Gildelson Felício de; D’Esquivel, Márcio Oliveira; Rocha, Júlio Max Xavier da
    O presente trabalho, intitulado “O origami como ferramenta pedagógica: o ensino da geometria com materiais manipuláveis”, tem como objetivo analisar o uso do origami como recurso didático no ensino da Geometria, investigando de que modo a utilização das dobraduras pode favorecer a aprendizagem de conceitos geométricos e contribuir para o desenvolvimento do pensamento espacial dos estudantes. A pesquisa foi desenvolvida por meio de revisão bibliográfica e da aplicação de uma oficina prática com os alunos do 2º ano B do curso de Análises Clínicas do Complexo Integrado de Educação Básica, Profissional e Tecnológica de Caetité – CIEBTEC. Durante a oficina, os participantes construíram figuras como cubo e tsuru, utilizando o origami como recurso manipulativo para explorar formas geométricas, simetrias e propriedades espaciais. Os registros e observações da atividade revelaram maior engajamento por parte dos alunos, além de indícios de melhora na compreensão dos conteúdos abordados. Conclui-se que o uso do origami representa uma estratégia didática eficaz, promovendo uma aprendizagem mais significativa, concreta e interativa no ensino da Geometria. Além disso, o origami se mostra uma ferramenta didática potente e versátil, com potencial de aplicação em diferentes etapas da Educação Básica.
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    Apropriação de Práticas matemáticas por empreendedores de Tanque Novo (BA) para gerir o seu comércio.
    (Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-30) Queiroz Malheiro, Carlos Rodrigo; Leão Souza , Edivan; Felicio de Jesus , Gildelson; Alves Felipe, Francisco Flávio; Xavier da Rocha, Júlio Max
    O presente trabalho tem por objetivo analisar as relações entre o conhecimento matemático e as atividades empreendedoras exercidas pelos comerciantes da cidade de Tanque Novo, na Bahia, relacionando a boa gestão empreendedora com os conhecimentos matemáticos adquiridos por eles durante o período escolar e em suas relações cotidianas. Para tanto, foi realizado um estudo com base na etnomatemática e as relações comerciais estabelecidas pelos empreendedores no dia a dia, por meio da apropriação de práticas matemáticas advindas de experiências e vivências cotidianas e escolares. A pesquisa foi realizada por meio de um questionário composto por 23 perguntas objetivas e discursivas, aplicado a dez empreendedores residentes na cidade de Tanque Novo. O estudo mostrou que os empreendedores entrevistados se subdividem em dois grupos: os que concluíram o ensino médio e os que não terminaram este período de estudos. Todavia, ambos os grupos se apropriaram de práticas matemáticas essenciais para a vitalidade e o gerenciamento de seus empreendimentos. Portanto, conclui-se que o nível de formação escolar não influencia o sucesso comercial, mas o conhecimento matemático, advindo de experiências escolares ou cotidianas, apresenta-se como peça fundamental para o sucesso de um negócio.
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    O ensino da matemática para pessoas com deficiência auditiva
    (Universidade do Estado da Bahia, 2011-03-05) Souza, Daniela de Jesus; Silva, Luana Lucília Santos; Mattos , Robson Aldrin Lima; Júnior , Wilson Toews Doll; Damascena, Tânia Marques
    Propõe-se nesta monografia abordar os desafios encontrados no ensino da matemática para deficientes auditivos, visto que constatam-se, atualmente, inúmeras dificuldades em inseri-los em escolas regulares. Para tanto, foram discutidos questões como o histórico da educação de Surdos, a educação inclusiva, os recursos disponíveis e a capacitação de professores para atender aos alunos com essa deficiência. Faz-se presente ainda, alguns fatores relevantes no ensino-aprendizagem da matemática, como a preparação do professor, a metodologia utilizada, a contextualização dos conteúdos, a relação da matemática cotidiana com a matemática escolar, sendo detectado vários déficit, tanto na falta de preparação das escolas, como no aprendizado de matemática. Baseado nesses fatores foi realizado no Instituto de Educação Anísio Teixeira, uma entrevista com professor, aluno com deficiência auditiva e intérprete envolvido no ensino-aprendizagem da matemática para verificar a qualidade da educação que as escolas regulares estão oferecendo aos alunos com deficiência auditiva. Assim, a presente pesquisa objetiva compreender acerca dos elementos que dificultam a aprendizagem matemática e se tornam um desafio para os professores que atuam nesta área. Para a realização da pesquisa optou-se por uma abordagem teórica, bibliográfica, com enfoque qualitativo dos dados e informações relevantes quanto ao processo de ensino e aprendizagem matemática para um melhor conhecimento da real situação existente nas escolas e da opinião e visão dos envolvidos neste processo.
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    Geometria dinâmica no ensino de geometria: Uma abordagem sobre sua importância
    (Universidade do Estado da Bahia, 2012) Silva, Célia Fernandes da; Azevedo , Marco Túlio Santos de; Felipe, Francisco Flávio Alves; Sousa
    Este trabalho incentiva o uso de Geometria Dinâmica aos professores por meio de recursos tecnológicos oferecidos pelos softwares educativos que auxiliam nas aulas de Geometria e possibilitam maior interesse, participação, senso investigativo e o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático no aluno ao se deparar com os conceitos e definições dos conteúdos de Geometria. Neste caso foi investigado o comportamento dos alunos de 7ª e 8ª séries no Laboratório de Informática da UNEB, um ambiente de aprendizagem mediado pelo computador, e o campo a ser pesquisado é esse ambiente. Com auxilio de pesquisa bibliográfica,com base principalmente em pesquisas realizadas por Gravina e Penteado sobre a importância do uso da geometria dinâmica, foi realizada a pesquisa naturalista ou de campo. São apresentadas considerações sobre o processo de evolução da geometria, a situação do ensino de geometria, benefícios das novas tecnologias e sugestões de softwares de construção e visualização de figuras geométricas tais como o GeoGebra e o Polyque promovem dinamismo as aulas.
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    Dificuldades na aprendizagem matemática na 5ª série do ensino fundamental: Mitos e desafios
    (Universidade do Estado da Bahia, 2012) Pereira , José Maria Rocha; Santana, Tatianne Alves; Mattos, Robson Aldrin Lima; Felipe, Francisco Flávio Alves
    O presente trabalho tem como tema: Dificuldades na aprendizagem Matemática na 5ª série do Ensino Fundamental: Mitos e Desafios e busca evidenciar problemáticas relacionadas às dificuldades que fazem parte do processo ensino/aprendizagem da disciplina em questão. O desenvolvimento deste surgiu diante da realidade vivenciada pelos pesquisadores, ao perceberem a existência de um elevado número de alunos queixosos quanto às dificuldades sentidas em aprender matemática. Tem se, portanto como perspectiva conhecer a realidade vivenciada por esses alunos, bem como a realidade dos professores que também se vêem dentro desse contexto. Conhecer e evidenciar as possíveis causas que levam o aluno a distanciar do objeto advindo da compreensão matemática, foi o desafio proposto neste estudo. Para isso realizou-se uma pesquisa de caráter exploratório com uso de questionários previamente elaborados e com foco em questões ligadas à problemática investigada. Pretende-se ainda, como objetivos específicos, conhecer as metodologias utilizadas pelos professores para ensinar matemática; conhecer e analisar o currículo da referida disciplina na série investigada; estudar aspectos particulares da matemática, bem como analisar as teorias relacionadas a aprendizagem em Piaget (1996) e Vygotsky (1998). Para desenvolvimento desse trabalho contou-se com o auxilio de referencial bibliográfico de autores com: Piaget (1996); Vygotsky (1998); Sanches (2004); Silva (2006); Vitti (1999); Riviere (2002); Pozzo (2002), além da leitura de alguns artigos. Sendo assim, este se encontra dividido em três capítulos onde são abordados a importância do processo de ensino/aprendizagem; a peculiaridade do ensino matemático enfatizando sua linguagem própria, e por fim, o Colégio onde aplicou-se os questionários com seus respectivos resultados obtidos.