Licenciatura em Matematica - DCH6
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Submissões Recentes
Agora exibindo 1 - 5 de 79
- ItemHistória da Matemática: possibilidades e desafios para o Ensino e Aprendizagem de Matemática na Escola Dom Manoel Raimundo de Melo - Povoado de Santa Luzia - Caetité-BA.(Universidade do Estado da Bahia, 2015) Pinheiro, Carmelita Prates; Brito, Tiago Morais; Mattos , Robson Aldrin Lima de; Jesus , Gildelson Felício de; Souza Neto , José Brilhante deO objetivo central desta pesquisa foi analisar e investigar como a História da Matemática é vista pelos alunos e professores, e se estes trabalham essa História da Matemática em sala de aula. A pergunta que motivou este trabalho foi: Quais os limites e possibilidades ao trabalhar a história da matemática como conteúdo pedagógico em um curso do 7° ano do Ensino Fundamental? Para tanto, optamos por uma abordagem qualitativa como instrumentos para levantamento. O estudo foi realizado em uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental na Escola Dom Manoel Raimundo de Melo, localizada no município de Caetité-Ba, especificamente nas aulas com oficinas envolvendo a história da matemática e através de questionários com perguntas relacionadas ao uso da história da Matemática na sala de aula como também nos livros didáticos. A base teórica para este trabalho foi GOMES (2012), GROENWALD (2004), D’AMBRÓSIO (2003), LIBÂNEO (1994), BIANCHI (2006), SEBASTIANI (1990), CURY (2003), GUZMÁN, (1993), MIORIM (2011), entre outros. Os resultados mostram que levar a história da matemática para sala de aula contribui muito para uma melhor compreensão dos alunos em relação aos conteúdos, tanto no aspecto ensino aprendizagem como também tornando as aulas mais atraentes e dinâmicas.
- ItemResolução de problemas em aulas de matemática do ensino fundamental: concepções e estratégias utilizadas por estudantes do 6º ano da rede municipal de ensino de CAETITÉ-BA(Universidade do Estado da Bahia, 2017-04-20) Pereira, Jamilly Luiza dos Santos.; Santos, Marília Gomes dos; Oliveira, Sandra Alves de; Felipe, Francisco Flávio Alves; Carvalho, Maria de Fátima PereiraEste estudo de natureza descritiva e interpretativa, desenvolvido com a participação de estudantes do 6º ano do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de ensino de Caetité, estado da Bahia, buscou identificar e analisar as concepções de estudantes do 6º ano sobre a resolução de problemas, e as estratégias utilizadas no processo da resolução de problemas. Os referenciais teóricos que embasaram a pesquisa estão ancorados nos estudos a respeito da resolução de problemas nos anos finais do ensino fundamental. Os dados empíricos foram construídos através de questionário, realização de observação participante durante as aulas de matemática, e diário reflexivo das pesquisadoras, levando em conta a natureza do problema e os objetivos propostos. A análise dos dados obtidos indica que a resolução de problemas deve ser considerada mais que uma metodologia de ensino porque está interligada ao aprender e ensinar além dos conteúdos elaborados e propostos nas aulas de matemática, criando nos alunos a capacidade de raciocinar, de pensar e de refletir. A realização desta pesquisa poderá trazer benefícios, como contribuir nas aulas de matemática, no desenvolvimento da metodologia da resolução de problemas na perspectiva do trabalho individual, em dupla ou grupo, por meio da dinamização dessa metodologia utilizando momentos diversificados.
- ItemXadrez pedagógico: contribuições para o ensino e aprendizagem de funções do primeiro grau para alunos surdos.(Universidade do Estado da Bahia, 2018) Silva, Beatriz Ramos; Santana, Ediélia Lavras dos Santos; Sousa Neto, José Brilhante de ; Jesus, Gildelson Felício de Jesus; Neri, Danila Ramos PereiraOs alunos surdos enfrentam muitas barreiras no processo de ensino aprendizagem devido à falta de metodologias que contemplem suas especificidades linguísticas, pautadas no visual. Sendo assim, essa pesquisa se propôs aplicar uma oficina com alunos surdos do Centro Estadual de Educação Especial de Caetité afim de descobrir se o uso do xadrez pedagógico no ensino de funções do primeiro grau facilitaria a aprendizagem dos surdos. Este estudo tem cunho qualitativo, baseando em: Fernandes (2014), Quadros (2005), Honora (2014) Lacerda (2014), Sá (2011), Skliar (1998), Nogueira et.al. (2013), Iezzi (2004) e Giovane (1998). Inicialmente foi feita uma contextualização histórica a respeito da surdez, posteriormente uma abordagem geral sobre a educação inclusiva, em seguida foi abordado sobre o uso do xadrez no ensino de funções do primeiro grau para discentes surdos. Dando continuidade com as descrições metodológicas e diagnósticos por meio da aplicação de questionários semiestruturais dos sujeitos envolvidos, finalizando com as impressões feitas a respeito do ensino da matemática por esses informantes. Este estudo se revelou pioneiro na elaboração e estímulo de novas metodologias de ensino de matemática para surdos, assim sendo, o xadrez se mostrou eficaz por possibilitar a assimilação de funções do primeiro grau, necessitando novos estudos sobre o tema.
- ItemO caráter lúdico e educativo do jogo de xadrez(Universidade do Estado da Bahia, ) Pereira, Edson Ernani Silva Pinto; Silva Filho, Fernando Souza eEste estudo teve por objetivo analisar e refletir sobre o caráter lúdico e educativo do jogo de xadrez praticado há dois anos na Escola Municipal Maria Regina, Cidade de Guanambi, Bahia. Nota-se que essa ferramenta possibilita estudos de diversas variáveis, porém o foco será direcionado para: a contribuição do xadrez para o ensino-aprendizagem da matemática e o processo de socialização dos alunos, observado sob a luz da teoria das inteligências múltiplas, propostas por Gardner, com considerações relevantes proferidas por Jean Piaget, Friedrich Froebel, Rousseau, Celso Antunes e outros. Verifica-se ainda que a tentativa dessa escola ao implantar o jogo de xadrez, como atividade extracurricular, acoplada às aulas de Educação Física, foi de proporcionar um ambiente escolar mais agradável, alegre e que despertasse nos alunos o prazer de aprender e participar das atividades desenvolvidas pelo educandário, além de proporcionar uma melhoria na qualidade do ensino-aprendizagem. A utilização do jogo de xadrez como instrumento pedagógico coadjuvante ao ensino regular possibilita aos alunos criar conveniências para o desenvolvimento interpessoal, moral e intelectual, garantindo assim uma consciência cidadã. Propõe-se também, momentos de reflexão sobre a prática pedagógica em sala de aula com a utilização do lúdico, ofertando as suas possíveis contribuição ao processo de ensino-aprendizagem e à socialização dos alunos.
- ItemO processo de ensino-aprendizagem dos professores alunos do curso de licenciatura em matemática da plataforma Freire: desafios e superações(Universidade do Estado da Bahia, 2013-01-07) Rodrigues, Dinalva Gomes; Silva, Idamara Ferreira; Doll Júnior, Wilson Toews ; Felipe , Francisco Flávio Alves; Silva, Maria Telma de OliveiraO presente estudo visa compreender a importância da formação adequada para professores da educação básica brasileira a partir das exigências da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e da própria profissão docente, dando destaque à procura pela formação de professores através do ensino à distância e a nova proposta oferecida pela Plataforma Freire. Propõe uma análise dos desafios enfrentados e das superações ocorridas durante o processo de ensino-aprendizagem dos professores-alunos do curso de Licenciatura em Matemática da Plataforma Freire na Universidade do Estado da Bahia- Campus VI- Caetité/BA, que buscam atender essas exigências, identificando o perfil desses professores e destacando a opinião dos mesmos em relação ao programa e as perspectivas de mudanças na sua profissão. Para a obtenção de dados foi aplicado um questionário com perguntas abertas, fechadas e mistas. O resultado da pesquisa demonstra como o profissional docente deve ser um eterno aprendiz para proporcionar o aperfeiçoamento das suas práticas de ensino.