Licenciatura em Matematica - DCH6
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Submissões Recentes
Agora exibindo 1 - 5 de 84
- ItemExtensão do teorema de Pitágoras em três dimensões: uma abordagem didática com produto educacional.(Universidade do Estado da Bahia, 2025-12-15) Silva, Ana Cristina dos Santos; Silva, Daniel de Jesus; Felipe, Francisco Flávio Alves; Jesus, Gildelson Felício deEste trabalho intitulado Extensão do teorema de Pitágoras em três dimensões: uma abordagem didática com produto educacional, evidencia possibilidades de ensino que possam romper os paradigmas do ensino da matemática. O trabalho apresenta uma abordagem por meio de um experimento para o ensino do teorema de Pitágoras e suas extensões. Inicialmente, foi necessária uma revisão bibliográfica sobre Pitágoras, o teorema e suas extensões, bem como sobre materiais concretos e manipuláveis para auxiliar no ensino. Logo após foi produzido o produto educacional. Posteriormente, analisamos as impressões de professores e graduandos de matemática da educação básica sobre o produto educacional para o ensino do teorema de Pitágoras e suas extensões e por fim, evidenciamos nas conclusões a criatividade docente e potencialidade do produto apresentado.
- ItemEscritos femininos na Revista de Educação da Escola Normal de Caetité (1927-1928): aspectos relacionados à Matemática(Universidade do Estado da Bahia, 2025-12-23) Messias, Suelia Pereira; Leite, Angelita de Souza; Teixeira, Cláudia Alves; Mendes, Luciana CanárioA pesquisa analisa a escrita de mulheres na “Revista de Educação Órgam da Escola Normal de Caetité”, nos anos de 1927 e 1928, como foco na presença e na abordagem do conhecimento matemático. Tendo como objetivo principal compreender como o conhecimento matemático é abordado na escrita de mulheres que publicaram na Revista de Educação durante o período estudado. O estudo considera tanto conteúdos formais da disciplina, quanto textos que tratam da matemática de maneira implícita, como aqueles relacionados ao ensino de desenho, na matéria de Artes e às prendas domésticas. De natureza qualitativa e abordagem documental, a investigação utiliza da análise de conteúdo para analisar os textos produzidos por mulheres para à Revista. O aporte teórico se baseia nos autores Leite (2021), Farah (2004), Cabral e Diaz (1998), Nunes (2021), Rohden e Bloemer (2023), Silva e Pinheiro (2022), Zago e Flores (2010), Silva e Moreira (2020). Os resultados revelam que, embora a participação feminina tenha sido menor que a masculina, sua presença foi significativa, especialmente em produções que envolvem conhecimentos matemáticos. O trabalho evidencia a relevância histórica e social dessas contribuições, destacando o papel das mulheres na construção do conhecimento educacional e matemático em um período marcado por desigualdade de gênero.
- ItemO desenvolvimento do pensamento algébrico na escola básica: análises das questões da prova SAEB(Universidade do Estado da Bahia, 2025-12-18) Santos, Vinicius Florencio dos; D'Esquivel, Márcio Olivieira; Souza, Monique Bonfim de; Rocha , Júlio Max Xavier daEste trabalho busca analisar o desenvolvimento do pensamento algébrico na escola básica usando para isso as habilidades previstas na BNCC e a forma como a Álgebra é abordada nas questões da prova SAEB. Sendo assim, a pesquisa discute as quatro concepções algébricas que eram previstas no antigo PCN, sendo elas: Álgebra generalizadora, Álgebra funcional, Álgebra estrutural e Álgebra das equações, analisando como essas abordagens são cobradas na prova Saeb. A partir disso é analisado as dificuldades dos alunos em aplicar e manipular os conceitos algébricos para resolução de problemas, como a abordagem metodológicas adotadas pelos professores estão sendo ineficazes, visto que, ainda está centralizada na metodologia tradicional onde o aluno apenas aprende a decorar e manipular símbolos, sem entender o real sentido daquilo que é ensinado. Portanto, conclui-se que é necessária uma readaptação na abordagem que vem sendo utilizada, adotando assim, uma abordagem que seja mais contextualizada e inserida na realidade dos alunos desde os anos iniciais, levando o aluno aprender algo mais significativo, sólido e duradouro.
- ItemO uso do software Matrix Calculator como ferramenta para resolução de sistemas lineares através de Métodos Diretos(Universidade do Estado da Bahia, 2025-12-22) Santos, Neisivaldo Guedes; Souza, Monique Bonfim de; D’ Esquivel, Márcio Oliveira; Simões, Flávia MoraesEste trabalho tem como objetivo explorar a utilização software Matrix Calculator na resolução de sistemas lineares por métodos diretos, destacando suas aplicações. Inicialmente, foi realizada uma breve contextualização histórica seguida de uma revisão dos conceitos fundamentais de matrizes e sistemas lineares. Em seguida, detalham-se os métodos diretos de resolução, com ênfase na Eliminação de Gauss e na Fatoração LU, incluindo estratégias de pivoteamento. Por fim, são apresentadas e resolvidas aplicações com o auxílio do Matrix Calculator. Dessa forma, o trabalho busca evidenciar que o software pode ser usado como uma ferramenta para a resolução de problemas envolvendo sistemas lineares em diversas áreas do conhecimento.
- ItemO uso de tecnologias digitais para o ensino de matemática: uma análise da coleção Teláris Essencial.(Universidade do Estado da Bahia, 2025-12-15) Borges, Alexandro Soares; Santos, Leandro Cardoso; D'Esquivel , Márcio Oliveira; Mattos, Robson Aldrin Lima; Teixeira, Cláudia AlvesO presente trabalho tem como tema O uso de tecnologias digitais para o ensino de Matemática: uma análise da coleção Teláris Essencial Matemática, e teve como objetivo compreender de que forma as propostas tecnológicas são apresentadas nos livros didáticos. A pesquisa utilizou a metodologia de estudo bibliográfico, análise detalhada do Manual do Professor da coleção Teláris Essencial e aplicação de um questionário online, elaborado no Google Forms, destinados a docente e discentes da Escola Centro Educacional Professora Alzira Alves Carneiro (CEPAAC), no município de Tanque Novo - BA. Os resultados evidenciaram que a coleção apresenta orientações consistentes para o uso de ferramentas digitais e propõe integrações pedagógicas alinhadas às competências contemporâneas. Contudo, observou-se que o uso efetivo dessas tecnologias ainda depende das condições estruturais das escolas, da formação dos professores e da disponibilidade de equipamentos. Mesmo diante desses desafios, a percepção geral dos participantes foi positiva, indicando reconhecimento do potencial pedagógico das tecnologias digitais no ensino de Matemática e demonstrando que, quando apoiadas por um material didático bem estruturado, podem favorecer significativamente a aprendizagem. Conclui-se, portanto, que a pesquisa foi satisfatória e reforça a importância da integração tecnológica como elemento essencial para a prática docente atual.