Licenciatura em Matematica - DCH6
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- ItemNovo instrumento tecnológico integrado á prática docente nos 1º e 2º ciclos do ensino fundamental(Universidade do Estado da Bahia, 0006-02-10) Pimentel, Alana Carla Silva; Barbosa, Cecília Maria Da Silva; Leite , Angelita de Souza; Leite, Angelita de Souza; Lima, Ivanilton Neves de; David, Magda Souza BragaEste trabalho tem como objetivo analisar as concepções dos professores sobre o uso da calculadora no processo ensino-aprendizagem de Matemática, pois este elemento tecnológico é uma das ferramentas que o ser humano desenvolveu para atender suas necessidades de fazer cálculos e tem sua utilidade reconhecida, há muito tempo fora da escola; entretanto, ainda hoje, seu uso escolar está cercado de dúvidas e preconceitos. Para tanto, realizou-se uma pesquisa com professores graduandos em Pedagogia pela Rede UNEB 2000, no município de Brumado, com a finalidade de investigar a opinião destes educadores sobre a utilização dessa tecnologia da informação nas classes dos 1º e 2º ciclos do Ensino Fundamental. Mesmo sendo pouco utilizada no campo educacional, estudos e experiências comprovam que a calculadora é um novo recurso didático que pode contribuir para o desenvolvimento das estruturas cognitivas dos alunos, uma vez que os motiva na realização de tarefas exploratórias e de investigação para resolverem situações-problema do cotidiano. No entanto, a pesquisa desenvolvida constatou que o profissional docente considera que o uso da calculadora inibe o pensar matemático, pois não reconhecem e nem sabem aplicar esse instrumento tecnológico como um novo recurso didático no âmbito de sua prática diária.
- ItemA Universidade e a formação de professores de matemática: uma breve reflexão acerca da teoria e da prática no Campus VI da UNEB(Universidade do Estado da Bahia, 2003) Rocha, Gerfson Silva; Nascimento Junior, Messias José do; Campos, Marilyn da Rocha; David, MagdaO objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta de análise e reflexão da formação dos alunos licenciandos em matemática, especialmente no Campus VI / UNEB. Na visão de alguns autores, a formação específica nos cursos de Licenciatura em Matemática é realizada, de modo geral, com seu referencial centrado na prática do matemático profissional e não na prática do professor de ensino fundamental e médio. Neste trabalho, procura-se analisar as causas dessa distorção sobre a qualidade da formação oferecida aos licenciandos e também sobre a estrutura do curso de Licenciatura em Matemática Campus VI Caetité / UNEB. Propõe-se uma mudança de referencial de modo que a formação matemática do futuro professor se dê de forma intrinsecamente integrada à prática docente na escola básica. Tal mudança de referencial projeta uma alteração na própria natureza do conhecimento matemático a ser priorizado nas disciplinas específicas do curso. Desta forma, coloca-se à pesquisa em educação matemática, na área de formação de professores, a seguinte questão: que matemática é relevante para a formação do licenciando? Esse e outros questionamentos que afligem a comunidade acadêmica do curso de Licenciatura em Matemática foram investigados através de questionários respondidos pelos alunos do VII semestre do Campus VI da UNEB.
- ItemA interferência da afetividade na aprendizagem matemática das alunas da 5ª série do colégio municipal Nice Públio da Silva Leite.(Universidade do Estado da Bahia, 2004) Pinheiro , Andréa Souza; Oliveira , José Amadeu Silva; Auxiliadora, Maria; Auxiliadora, MariaAlgumas crianças sentem dificuldade na aprendizagem matemática. Essas crianças geralmente consideram o professor de matemática como o mais “bravo”, vêem a aula de matemática como “chata”e na maioria das vezes, não conseguem entender a disciplina e resolver determinados problemas. Talvez exista uma barreira, que é transmitida por influência do meio e da própria família onde se cria um rótulo negativo em relação à matemática. O fato é que na maior parte dos casos a relação afetiva se dá de forma negativa e não positiva. Sendo assim, pode ser justamente esses sentimentos que as crianças guardam dentro de si, que possibilitem um sucesso ou não nessa relação. Essa questão afetiva inspirou a realização de uma pesquisa sobre a interferência da afetividade nesse processo de cognição. A investigação teve como finalidade, identificar alguns aspectos importantes relativos ao comportamento e proporcionar a análise de variáveis que pudessem interferir na vida afetiva e cognitiva do estudante.
- ItemO erro na resolução de problemas matemáticos: uma análise cognitiva(Universidade do Estado da Bahia, 2006) Nunes , Luciana Dias; Costa, Wilson Marques; Lima, IvaniltonO presente trabalho faz parte de uma pesquisa realizada nas aulas de matemática em duas turmas de alunos da oitava série do Ensino Fundamental da Escola Estadual Seminário São José em Caetité-Bahia. O objetivo é analisar as causas que levaram os alunos desta série a cometerem erros no processo de resolução de problemas matemáticos, aplicados numa oficina, e propor reflexões sobre a questão do erro no processo de ensino e aprendizagem e sobre a concepção que se tem de “erro”, dos procedimentos adotados frente aos mesmos. Observa-se que a interpretação de enunciados aparece como a maior dificuldade sentida por eles. O erro dos alunos é um elemento fundamental no processo de construção do conhecimento, pois ele é inerente e faz parte desse processo. Concluindo que o diagnóstico e a análise cognitiva dos erros na resolução de problemas matemáticos podem proporcionar ganhos extremamente importantes: para o professor, como reorientador educativo levando-o a adoção de novas ações didático-pedagógicas, e para o aluno como elemento de reflexão, para entender onde e porque errou, e vir a enriquecer e consolidar a sua aprendizagem.
- ItemA geometria no Ensino Fundamental e a utilização do geoplano como ferramenta facilitadora(Universidade do Estado da Bahia, 2006) Moreira, Suédi Aparecida de Castro; Coelho, Edinaldo Gomes; Campos, Marilyn da Rocha; David, Magda Souza Braga; Silva , Zezito Rodrigues da; Campos, Marilyn da RochaO geoplano é uma ferramenta que é usada no ensino da Matemática em diversos níveis e conteúdo. Em nosso trabalho, como abordaremos a Geometria Espacial Plana, ele funciona como um instrumento que diminui o grau de abstração dos conceitos e figuras geométricas uma vez que o aluno tem a possibilidade de intervir no processo educativo quando manipula essas figuras e constrói, junto com o professor, suas próprias definições dos objetos estudados. Nossa pesquisa foi pautada na busca pelo ensino de Matemática de qualidade, utilizando o geoplano quadrado como recurso pedagógico para garantir a tão almejada excelência no nosso sistema educacional. Não esquecendo do aspecto lúdico, aliado indiscutível para facilitar o processo de ensino e aprendizagem, principalmente nas séries do Ensino Fundamental.
- ItemA importância e aplicabilidade da matemática comercial e financeira no exercício da cidadania por parte dos consumidores(Universidade do Estado da Bahia, 2006) Pinheiro Sobrinho, Alberto Magna ; Oliveira, André Luiz Rocha; Leite, Angelita de SouzaObjetivando a importância que tem o aprendizado da matemática comercial e financeira para a conscientização do cidadão consumidor, mediante observações realizadas em bancos, financeiras e comércio em geral e de como a população consumidora faz suas transações financeiras e comerciais, percebemos que na maioria das vezes de forma inconsciente, sem conhecimento necessário ou formal, as pessoas não percebem se estavam ou não sendo lesadas. Desta forma foi possível perceber que a população não “enxerga” os artifícios que essas empresas utilizam para seduzir os clientes nessas transações, pagando altas taxas de juros que são cobradas e se preocupando apenas com as facilidades propostas. Considerando todas essas razões a evolução da matemática financeira pode estar diretamente ligada à conscientização do cidadão, sendo assim, ele precisa de uma formação adequada para exercer a sua cidadania. Durante o trabalho de campo, observamos que os consumidores estão mais conscientes dos seus direitos e buscando cada vez mais inserir a matemática no seu dia-a-dia como forma de também exercer a sua cidadania. Para tanto, a matemática comercial e financeira deveria ser trabalhada nas escolas de uma maneira que mostrasse ao indivíduo sua aplicabilidade, importância e o seu envolvimento crítico na sociedade.
- ItemAversão à matemática: ciência complexa ou metodologia inadequada?(Universidade do Estado da Bahia, 2006-12) Santos, Ivete Sousa dos; Flores, Rita de Cássia Viana; Lima, Ivanilton Neves de; David, Magda; Leite, Angelita de SouzaO presente trabalho investiga e analisa o processo ensino-aprendizagem, a concepção do aluno em relação à matemática, o porquê da aversão e dificuldade encontrada no entendimento da disciplina, assim como a identificação do problema que gera a reprovação sugerindo soluções que possibilitem a superação dessas dificuldades. O estudo foi realizado com base em leituras e pesquisa de campo com alunos da 8ª série de uma escola pública estadual e de um colégio particular, além de oito professores das referidas escolas que também fizeram parte desse grupo de amostragem. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram o questionário e entrevista, dando enfoque maior ao questionário. Neste, abordamos questões relativas ao objeto de investigação, ao método e estrutura do ensino, conceitos específicos e considerações sobre as dificuldades encontradas em matemática que, de certa forma, interferem no processo ensino-aprendizagem. A partir dai, foram feitas análises qualitativas dos conteúdos das respostas dando ênfase a temas percebidos e manifestados, principalmente, pelos alunos. Os resultados da investigação permitiram concluir que, independentemente da afinidade que alguns possuam em relação à matemática, eles identificam, indiretamente, que as dificuldades encontradas no ensino aprendizagem dessa disciplina, se deve à metodologia utilizada pelo professor.
- ItemO aprendizado da matemática sobre uma visão afetiva: o uso dos jogos como facilitador do aprendizado.(Universidade do Estado da Bahia, 2007) Alves, Kleydy Bomfim Andrade; Trindade, Rita Natalina; Junqueira, Thaís Fernandes; Vieira de Souza, Givaldo; Lédo, Maria Auxiliadora; Freire, Alexsandra RibeiroO presente artigo monográfico traz a questão da afetividade e do lúdico, especialmente os jogos no processo de construção do saber, mostrando que o casamento entre a educação e ludicidade pode trazer relevantes contribuições no que se refere à formação do educando. Compreende-se que a partir de pressupostos que envolvam prazerosamente alunos e educadores, todo o processo de ensino aprendizagem tornar-se-á mais eficaz e duradouro, podendo a vir influenciar positivamente na vida humana e promover mudanças sociais significativas. Na perspectiva do ensino da matemática acredita-se ser de grande valia o uso de ações lúdicas como apoio na construção do conhecimento e como desmistificador de ideias acerca da disciplina.
- ItemMatemática dos conhecimentos escolares às práticas cotidianas: o caso dos estudantes/feirantes da cidade de Pindaí – BA(Universidade do Estado da Bahia, 2009) Xavier, Fábio Júnior Rodrigues; Gomes, Lucas dos Santos Souza; Fernandes, Jussara; Benevides da Silva , JosiasEm sua essência, aborda a aprendizagem da matemática fora do ambiente escolar, como é construído o conhecimento e quais são as reais causas da não aprendizagem dos alunos no sistema formal de ensino, dando principal enfoque às atividades dos feirantes da cidade de Pindaí, às práticas de compra, venda e tarefas que envolvam o uso do raciocínio para solucionar situações-problema próprios da vida dos estudantes/vendedores das feiras livres inseridos na realidade do município. Contudo, existem dois tipos de matemática: A formal, que é aquela em que se ensina na escola e é mais rigorosa, simbólica e metódica; já a outra, a informal, que é bem mais simples e prática, além de estar presente em quase tudo que fazemos durante a vida. Foi constatado neste trabalho que os educandos sentem dificuldades em relacionar situações abstratas em concretas e vice-versa, mas também que eles se saem muito melhor e sentem-se mais empolgadas em situações teoricamente concretas do que abstratas, então porque não fazer disto uma arma para tentar-se pelo menos acabar com esta falta de interesse e quase que geralmente o fracasso escolar em quase todas as disciplinas da área de Exatas e no caso em especial a Matemática.
- ItemUm estudo sobre seu aproveitamento na UNEB Campus VI(Universidade do Estado da Bahia, 2009) Alves, Alba Valéria De Castro Araújo; Alves, Jandyneia Fernandes Pereira; Cardoso , Alterlei; Silva, Josias Benevides daEste trabalho foi desenvolvido junto aos alunos e professores do curso de Licenciatura Plena em Matemática da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus VI, com o objetivo de identificar os índices de aprovação/reprovação na disciplina Cálculo. Através de uma abordagem qualitativa foram aplicados questionários aos alunos do sétimo, oitavo e décimo semestres, um dos quais já cursou e os demais cursam a disciplina. O questionário teve como objetivo tomar conhecimento das dificuldades na aprendizagem do Cálculo, conhecer as formas utilizadas como meio de estudo pelos alunos e também as suas expectativas quanto à disciplina. Além disso, foram realizadas entrevistas com dois professores da matéria, com o intuito de identificar elementos importantes em suas práticas pedagógicas e concepções para o desenvolvimento escolar do aluno. Foram analisados também alguns documentos fornecidos pela Secretaria Acadêmica para conhecer o índice de rendimento dos estudantes de Cálculo do universo pesquisado. A observação e discussão dos dados indicam que a prática de estudo e ensino pautada na utilização de regras e fórmulas prevalece na aprendizagem do Cálculo. As informações revelam que a dificuldade dos graduandos em aplicar o que é apresentado em sala de aula a situações diversas do cotidiano e a forma de serem avaliados são fatores determinantes para a falta de assimilação dos conteúdos de Cálculo, não da maioria, mas de boa parte dos alunos, e que precisam ser ponderados para melhoria do ensino-aprendizagem de tal disciplina.
- Item10 Anos de PCN’s para o ensino de matemática no município de Aracatu: avanços, retrocessos e desafios(Universidade do Estado da Bahia, 2009-11-16) Souza, Jussara Ribeiro; Alves, Reginaldo da Silva; D’Esquivel, Márcio de Oliveira; Lima, Ivanilton Neves de; Doll Júnior, Wilson ToewsEsta pesquisa monográfica apresenta o processo de melhoramento do ensino de matemática no Brasil, considerando influências externas como o Movimento Matemática moderna que repercutiu mundialmente nos currículos de matemática, as correntes filosóficas de ensino que, através da Filosofia, da Filosofia da Educação e da Filosofia da Educação Matemática, trouxeram para o método de transmissão do conteúdo matemático um caráter questionador e investigador. Além de apresentar as inovadoras propostas metodológicas brasileiras, que, através dos Parâmetros Curriculares Nacionais, deram um novo rumo ao currículo de matemática no Brasil. E a influência do que citamos anteriormente é que fez despertar nos educadores brasileiros a necessidade da elaboração de propostas pedagógicas capazes de transformar o ensino de matemática em algo contextualizado com a realidade do aluno. Nosso principal foco são os dez anos da elaboração e implementação dos PCN’s nas escolas do município de Aracatu e o resultado que este material propiciou a educação no país.
- ItemAnálise das respostas de uma situação-problema apresentada por discentes do I e VI semestre do curso de licenciatura em matemática da UNEB - Campus VI com base nas matrizes de referência de matemática do SAEB/Prova Brasil(Universidade do Estado da Bahia, 2010-06-10) Teixeira, Daniela Alves; Neves, Sílvia Lopes; Leite, Angelita de Souza; Júnior, Wilson Toews Doll; Souza, Jussara Fernandes; Leite, Angelita de SouzaNeste trabalho de pesquisa, é apresentada a análise da questão quatro do teste investigativo do projeto Análise dos erros cometidos por discentes de cursos de Licenciatura em Matemática das Universidades Estaduais Baianas (UNEB, UESB, UEFS, UESC). A questão apresenta uma situação problema que requer um modelo de solução que exige dos discentes habilidades e competências com os temas: espaço e forma, grandezas e medidas, números e operações presentes nas matrizes de referência da 4ª e 8ª série da Prova Brasil e 3ª série do Ensino Médio do SAEB. O teste foi aplicado em duas turmas: uma do 1º e outra do 6º semestre do curso de Licenciatura em Matemática do Campus VI da UNEB – Caetité – BA. As descrições sobre os conceitos de erros foram embasados nos estudos da professora Helena Cury. Para a análise das respostas será usado a matriz de temas e descritores da Prova Brasil 4a e 8a série do Ensino Fundamental e descritores da 3a série do Ensino Médio do SAEB, trazendo elementos de discussão sobre os erros que os alunos deveriam ter superado na educação básica ou na graduação, durante a integralização dos componentes curriculares oferecidos pelos cursos de Matemática até o 6º semestre.
- ItemModelagem matemática: contextualização e novas tecnologias na disciplina matemática financeira do curso técnico de administração do CETEP(Universidade do Estado da Bahia, 2011) Jesus , Leidimaura de; Fausto, Marcos André Cardoso; Jesus , Gildelson Felício deDiante da necessidade de melhorarmos o ensino de Matemática, a modelagem Matemática, utilizando da contextualização e Novas Tecnologias, com a calculadora e computador, apresenta-se como uma metodologia de ensino nas aulas de Matemática Financeira do Curso Técnico de Administração do CETEP, no intuito de torná-las mais produtivas em termos de conhecimento. Nos estudos feitos da história da Matemática, podemos perceber a Matemática como uma ferramenta capaz de melhorar a vida social das pessoas, fazendo o seu papel de resolver problemas. Nas leitura sobre Educação, muitos estudiosos colocam que a matemática deve ser vista, como forma de possibilitar os estudantes a solucionar os problemas da sociedade. Assim, nas leitura e aplicações que realizamos sobre Modelagem Matemática, verificamos que a Contextualização com Produtos do Mercado Financeiro e o uso de tecnologias, podem ser formas de conseguirmos um ensino aprendizagem integrado às necessidades sociais. Verificamos a necessidade de vencermos algumas dificuldades enfrentadas pelos professores e escolas, como por exemplo, a falta de costume de trabalhar com atividades dessa natureza e pouca capacitação dos profissionais. Contudo, vemos a importância de termos na Matemática uma Metodologia atualizada ao seu tempo, onde novas tecnologias e a contextualização com o Mercado Financeiro podem ser formas para satisfazermos o objetivo profissional e pessoal dos estudantes, a fim de construirmos uma aprendizagem significativa na disciplina Matemática Financeira.
- ItemO ensino da matemática para pessoas com deficiência auditiva(Universidade do Estado da Bahia, 2011-03-05) Souza, Daniela de Jesus; Silva, Luana Lucília Santos; Mattos , Robson Aldrin Lima; Júnior , Wilson Toews Doll; Damascena, Tânia MarquesPropõe-se nesta monografia abordar os desafios encontrados no ensino da matemática para deficientes auditivos, visto que constatam-se, atualmente, inúmeras dificuldades em inseri-los em escolas regulares. Para tanto, foram discutidos questões como o histórico da educação de Surdos, a educação inclusiva, os recursos disponíveis e a capacitação de professores para atender aos alunos com essa deficiência. Faz-se presente ainda, alguns fatores relevantes no ensino-aprendizagem da matemática, como a preparação do professor, a metodologia utilizada, a contextualização dos conteúdos, a relação da matemática cotidiana com a matemática escolar, sendo detectado vários déficit, tanto na falta de preparação das escolas, como no aprendizado de matemática. Baseado nesses fatores foi realizado no Instituto de Educação Anísio Teixeira, uma entrevista com professor, aluno com deficiência auditiva e intérprete envolvido no ensino-aprendizagem da matemática para verificar a qualidade da educação que as escolas regulares estão oferecendo aos alunos com deficiência auditiva. Assim, a presente pesquisa objetiva compreender acerca dos elementos que dificultam a aprendizagem matemática e se tornam um desafio para os professores que atuam nesta área. Para a realização da pesquisa optou-se por uma abordagem teórica, bibliográfica, com enfoque qualitativo dos dados e informações relevantes quanto ao processo de ensino e aprendizagem matemática para um melhor conhecimento da real situação existente nas escolas e da opinião e visão dos envolvidos neste processo.
- ItemAnálise combinatória: análise dos acertos e erros apresentados por discentes do I e VI semestre do curso de matemática da UNEB – CAMPUS VI(Universidade do Estado da Bahia, 2011-03-15) Santos , Cleisiane Mendes dos; Batista, Inês Maria; Leite, Angelita de Souza; Doll Júnior, Wilson Toews; Leite, Angelita de Souza; Oliveira, Eliana Gomes deEste trabalho apresenta a analise da questão seis do teste investigativo do projeto Análise dos erros cometidos por discentes de cursos de Licenciatura em Matemática das Universidades Estaduais Baianas (UNEB, UESB, UEFS, UESC). O objeto de estudo refere-se a uma questão de análise combinatória que exige dos discentes as habilidades e competências constantes nas matrizes de referencia da 3ª série do Ensino Médio. Embasado nos estudos de vários autores, foi possível definir o conceito de erro, evidenciado o tratamento dado ao erro matemático. Para análise das respostas utilizou-se o descritor D32 da 3a série do Ensino Médio das Matrizes de referência do sistema nacional da avaliação da educação básica – SAEB .O teste foi aplicado em duas turmas uma do 10 e outra do 60 semestre do curso de Licenciatura em Matemática do Campus VI da UNEB – Caetité – BA. Através dos temas selecionados foi possível identificar as habilidades e competências que os alunos não adquiriram no decorrer da Educação Básica ou mesmo ao ingressar na faculdade, fator que contribuiu para a incidência de erros na resolução da questão.
- ItemTécnicas de modelagem aplicada ao estudo do crescimento do número de eleitores de Lagoa Real - Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2011-03-15) Silveira, Adamilton Novais; Cota, Anderson Nogueira; Batista , Alterlei Cardoso; Júnior , Wilson Toews Doll; Castro, Cleudimar de Oliveira; Batista, Alterlei CardosoEste trabalho apresenta técnicas de modelagem matemática no estudo do crescimento do número de eleitores de Lagoa Real – Bahia, entre as quais, ele desenvolve, compara e analisa a Lei do Crescimento Natural, o Modelo Logístico de Verhult, a Função de Gompertz, a Regressão Linear e a função polinomial do sexto grau gerada no Microsoft Excel 2007 no crescimento do eleitorado de Lagoa Real – Bahia, mostra a precisão de cada um destes modelos matemáticos no caso específico do município de Lagoa Real – Bahia e, também, faz uma previsão da quantidade aproximada de eleitores que irão votar nas eleições municipais de 2012 com base no modelo matemático que mais se aproxima realidade.
- ItemDificuldades de aprendizagem em geometria dos alunos da 5ª série do ensino fundamental, centro educacional professora Alzira Alves Carneiro em Tanque Novo-BA(Universidade do Estado da Bahia, 2011-03-16) Magalhães, Gilvan Alves; Oliveira, Silvana Malheiro; Souza , Jussara Fernandes; Junior , Wilson Toews Doll; Stefanelli , Marialva Fagundes CotrimA Geometria desempenha um papel fundamental na formação do individuo, no entanto, o que se pode constatar é que dentro da sala de aula não lhe é dado a mesma importância das demais áreas da Matemática. O presente trabalho propõe um estudo dos principais fatores didático-pedagógicos que influenciam na aprendizagem dos conteúdos de Geometria. A metodologia utilizada se divide em duas etapas. Na primeira, foi realizada uma pesquisa bibliográfica do tema em estudo e na segunda, uma pesquisa de campo que buscava identificar as causas das dificuldades apresentadas pelos alunos na área de geometria. O principal instrumento de coleta de dados será um questionário aplicado aos alunos da escola em estudo e professores da Rede Municipal e um teste para avaliar os conhecimentos dos alunos neste campo. Os resultados da investigação permitiram concluir que a formação dos professores, a metodologia empregada em suas aulas e o tipo de turma que os estudantes cursaram até a 4ª série/Ensino Fundamental constitui causa principal para as dificuldades de aprendizagem. Dessa forma, o investimento em cursos de capacitação, a adoção de uma metodologia voltada para a realidade com a utilização de matérias concretos e a disponibilidade de mais tempo para o trabalho da Geometria, revelam-se soluções possíveis para o problemas apresentado pelos alunos da 5ª série do Centro Educacional Professora Alzira Alves Carneiro (CEPAAC) em Tanque Novo-BA.
- ItemO uso da história da matemática no ensino de matemática na educação básica(Universidade do Estado da Bahia, 2011-03-17) Lopes , Evanêde Cambrainha; Matos, Jeisianne Araújo; Jesus , Gildelson Felício de; Júnior , Wilson Toews Doll; Jesus, Gildelson Felício de; Araujo, Maria Cristiana Souza deO objetivo desse trabalho é investigar sobre o uso da História da Matemática no ensino da Matemática. A História da Matemática é uma proposta metodológica que permite ao aluno descobrir a origem dos conceitos e métodos matemáticos. Ajuda a entender a herança cultural e aumenta o interesse dos alunos pela disciplina. Nessa abordagem, foi feita uma revisão bibliográfica sobre o uso da História da Matemática como recurso auxiliar à prática docente. Também foi realizado um questionário com uma amostra de 19 professores que lecionam matemática para o 1º e 2º grau das escolas da rede pública de ensino da cidade de Caetité-Ba. O questionário visava colher informações sobre a visão do professor do a cerca do uso da História da Matemática na educação básica. Após a analise de dados, concluiu-se que a maioria dos professores busca subsídios na Historia da Matemática para utilizar no Processo ensino aprendizagem principalmente como um elemento motivador.
- ItemReprovação na 5ª série: um obstáculo na vida do educando(Universidade do Estado da Bahia, 2011-03-18) Souza, João Batista; Nobre, Marcelo Bomfim; Araujo, Maria Cristina Sousa de; Júnior , Wilson Toewrs Doll; Jesus , Gildelson Felício deEstudo realizado numa escola municipal situada no município de Tanque Novo – interior da Bahia. Tendo como objetivo compreender o fenômeno da deficiência responsável pelo alto índice de reprovação de alguns alunos de 5ª série. Pretende-se também, verificar se o contexto social, a existência de classes multisseriadas, a prática pedagógica de determinados professores, contribuem com o fracasso escolar. Optou-se pela abordagem qualitativa e como instrumentos para coleta de dados, usou-se entrevista e diagnóstico para alunos, e aplicação de questionário para professores. O lócus da aplicação da pesquisa foram seis escolas municipais do município citado anteriormente, localizadas na sede e na zona rural e obtivemos como sujeitos participantes 85 pessoas, sendo 73 alunos e 12 professores. Os resultados da investigação revelaram que existe uma série de fatores responsáveis por tal fracasso, entre os quais, estão a metodologia de certos professores, a falta de participação dos pais na vida escolar dos filhos, e desinteresse desses alunos pelos conhecimentos matemáticos. Esta pesquisa pretende contribuir para as discussões e possíveis soluções sobre as dificuldades dos alunos em Matemática, revelando propostas pedagógicas numa nova perspectiva.
- ItemEtnomatemática e o trabalho dos pedreiros(Universidade do Estado da Bahia, 2011-03-21) Batista, Adelson Ramos Cardoso; Dias, Ivaildo Matias; Mattos, Robson Aldrin Lima; Mattos, Robson Aldrin Lima; Junior, Wilson Toews Doll; Araújo, Maria Cristina S. deO uso da matemática por pessoas leigas é inevitável, pois é algo necessário para a sobrevivência. Determinadas profissões exigem cada vez mais, conhecimentos matemáticos para exercê-las. Mesmo aquelas pessoas não escolarizadas são obrigadas a aprender muitos conteúdos da disciplina para continuar no emprego. O exemplo disso destaca-se os pedreiros sem formação técnica da construção civil que utiliza inúmeros conceitos matemáticos sem dominar a formalidade desses. Nesse contexto encontra-se a grande maioria dos pedreiros da cidade de Tanque Novo, que foi o alvo de nossa pesquisa. A presente monografia tem como tema A Etnomatemática e o Trabalho dos Pedreiros, trás como objetivo principal resolver a seguinte problemática: como os pedreiros sem formação técnica usam conhecimentos matemáticos em seus trabalhos diários sem nenhum tipo de modelagem matemática acadêmica e, contudo fazem construções bem feitas. Foi utilizado como referenciais principalmente obras de Ubiratan D’ Ambrósio e a prática dos pedreiros na construção civil. O trabalho foi desenvolvido através de pesquisas direcionadas a matemática das culturas, recolha de dados em construções de casas e realizada através da vivência direta com pedreiros no meio em que eles trabalham. Foram executadas também observações e entrevistas semi estruturadas. A coleta e a análise de dados seguiram um roteiro interpretativo, baseado em algumas situações de trabalho do pedreiro como: “A planta baixa”; “Como você faz para colocar a casa no esquadro?”; “Como você sabe a quantidade de tijolos que vão em uma parede?”; “Massa de reboque”; “Construção do telhado”; “Inclinação do telhado”; “Revestimento do piso”;. Em cada situação descrita a matemática encontra-se entrelaçada na pratica de cada profissional de uma construção civil.