Licenciatura em Geografia - DCH5
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Geografia - DCH5 por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 77
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA abordagem cultural no ensino de geografia em escolas públicas da cidade de Muritiba: uma leitura de caso no Colégio Polivalente(Universidade do Estado da Bahia, 2017-06) Castro, Janio Roque Barros deAo considerar que o Ensino de Geografia perpassa por várias temáticas e abordagens para compreensão do espaço geográfico na sala de aula, cabe destacar que as questões culturais nas aulas de Geografia, ainda se mantém limitadas. No presente trabalho, buscou-se analisar como a questão cultural vem sendo trabalhada junto ao Ensino de Geografia na Escola Polivalente, localizada na cidade de Muritiba. Com isso, pretendeu-se identificar como são e se as questões culturais são abordadas nos livros didáticos de Geografia adotados pela instituição, bem como explorar diversas metodologias que inovem as aulas de Geografia sobre tais questões, sobretudo valorizado o espaço vivido dos estudantes. Para isso foram realizados alguns procedimentos metodológicos, dentre eles, a construção de um referencial teórico para sustentar as ideias que neste trabalho foram apresentadas, análise de documentos, como por exemplo, dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) de Geografia e dos Temas Transversais, bem como do Guia do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) do ano de 2014 e dos livros didáticos de Geografia utilizados pela escola. Por fim, a realização de entrevistas com os Professores de Geografia da Escola sobre suas experiências no Ensino de Geografia e suas metodologias para trabalhar a questão cultural nas suas aulas. Os resultados evidenciaram que os livros didáticos adotados pela Instituição, exploram de maneira superficial as questões culturais em sua abordagem de conteúdos curriculares e que as práticas dos professores entrevistados, diante das inúmeras oportunidades que podem ser oferecidas pela Geografia Cultural nas instituições escolares, ainda são pouco desenvolvidas.
- ItemA cacauicultura e o uso de tecnologias na lavoura cacaueira na comunidade do torre em Laje/Ba(Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-19) Santos , Luana Mendes dos Santos e; Santos , Elba Medeiros Punski dos; Andrade , Ismael Mendes; Mata , Massandro Marques Porto Cunha daNesta pesquisa foi investigada a cacauicultura e o uso de tecnologias na lavoura cacaueira da comunidade do Torre, localizada no município de Laje, Bahia. Objetivou- se analisar como ocorre a produção de cacau nessa comunidade e de que forma as tecnologias influenciam esse processo. Especificamente, buscou-se identificar a dinâmica da produção cacaueira e compreender como ocorre o uso de tecnologias nas plantações local. A metodologia utilizada incluiu um levantamento bibliográfico e documental, com autores que debatem os assuntos objetivado na pesquisa, como também uma pesquisa de campo que se deu através de entrevistas à agricultores da comunidade. Foram analisados também indicadores de produção e econômico publicados pelo IBGE, Pronaf, Ceplac, entre outros. O resultado evidenciou que o uso das tecnologias influencia diretamente na produção de cacau da comunidade.
- ItemA cadeia produtiva da castanha de caju no entorno do município de Santo Antônio de Jesus – Ba(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-11) Lima, Anderson Oliveira; Kustner, Rocio Castro; Araújo, James Amorim; Santos, Júnio de Jesus dosNo município de Santo Antônio de Jesus – BA, localizado no Território de Identidade Recôncavo, a comercialização da castanha de caju se intensifica entre os meses de setembro e março, que correspondem ao período de colheita. Os produtores e intermediários, sobretudo dos municípios circunvizinhos como Conceição do Almeida, Dom Macedo Costa, Varzedo e Muniz Ferreira, deslocam-se até o referido local para vender e/ou revender a castanha in natura aos comerciantes da feira livre (situada na Praça Duque de Caxias, Centro). Nesse sentido, esta pesquisa teve como objetivos caracterizar a cadeia produtiva da castanha de caju no município de Santo Antônio de Jesus – BA; dimensionar como a castanha é produzida e comercializada; e verificar se os intermediários e comerciantes compram, vendem e/ou revendem a castanha por um valor de mercado. Como procedimentos metodológicos, primeiramente foi realizado um levantamento bibliográfico sobre o conceito de cadeia produtiva e a produção da castanha de caju no Brasil; no segundo momento, no Trabalho de Campo foram realizadas entrevistas a dois funcionários de armazéns que comercializam a castanha in natura, dois intermediários, dois produtores de castanha de caju in natura e quatro comerciantes de castanha assada. A partir dos resultados alcançados foi constatado que a cadeia nem sempre se inicia nem finaliza apenas em Santo Antônio de Jesus, mas há casos de castanha que é produzida, processada de maneira artesanal, comercializada e consumida no próprio município. O preço pago pelo quilograma da castanha in natura pelos intermediários e nos armazéns em 2023, não foi o de mercado, com uma diferença que varia entre 0,50 e 1,83 reais, em comparação com os preços no Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte. A castanha in natura comercializada é advinda de outros municípios do Recôncavo e região, enquanto as torradas de modo industrial são compradas nas agroindústrias localizadas em outras partes da Bahia e do Nordeste. Cada um dos agentes dessa cadeia produtiva busca tirar a sua fatia de lucro, contudo, os mais beneficiados são os intermediários, comerciantes de castanha in natura e as agroindústrias. Os produtores são os mais explorados, precisando lidar com um processo trabalhoso durante a coleta do produto e desafios como o risco de ser mordido/picado por animais peçonhentos. Portanto, concluiu-se que essa cadeia produtiva não é nutrida de tecnologias adequadamente, haja visto que parte do processo produtivo é realizado de maneira manual, falta apoio do poder público da região e cooperativas e/ou associações de produtores e comerciantes da castanha.
- ItemA cultura cacaueira no Vale do Jiquiriçá e seus impactos socioespaciais no município de Mutuípe(Universidade do Estado da Bahia, 2021-12-16) Cardoso, Mainara Pereira; Silva, Luís Cláudio Requião da; Santos, Miguel Cerqueira dosO presente trabalho monográfico intitulado a cultura cacaueira no Vale do Jiquiriçá e seus impactos socioespaciais no Município de Mutuípe que tem como objetivo identificar como a produção cacaueira tem impactado na economia, paisagem e na dinâmica de vida da população do município de Mutuípe-Ba. Considerando que essa lavoura atinge inúmeros produtores familiares e dinamiza a economia local e da região, buscou-se entender quais aspectos da cultura do cacau impactam na organização espacial do município de Mutuípe. Para fundamentar essa discussão utilizou-se obras de autores como Delabie (1990), Milton Santos (1997-1988- 2008- 2006), Almeida (2008), Castello e Frederico (2010) Dias e Nascimento (2014), entre outros que contribuíram sobremaneira para aprofundar nossas discussões as quais se desenvolveram a partir dos conceitos de paisagem, produção e circuitoespacial. A metodologia utilizada foi à pesquisa de abordagem qualitativa, apoiada na pesquisa de campo, por meio da realização de entrevista para produção dos dados junto aos sujeitos da pesquisa. Ao final da mesma constatou-se que a história da cultura cacaueira no município de Mutuípe é marcada por períodos áureos e de crises e que essa cultura tem grande influência para o desempenho socioespacial e para a transformação da paisagem do Município.
- ItemA devoção a Nossa Senhora do Amparo no contexto sociocultural da cidade de Valença – Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2015) Santos, Daniela da Silva; Castro, Jânio RoqueDevoção emerge da crença em poderes sobrenaturais que determinado objeto (elemento ou pessoa) supostamente tem, inferidos de testemunho ou narrativa de algum acontecimento extraordinário, miraculoso. Acatam-se as devoções como diretamente relacionadas ao processo de formação social, enquanto práticas cotidianas transmitidas no âmbito familiar; e a perspectiva da Geografia enquanto análise das religiões como produtoras/organizadores dos espaços, partindo da importância atribuída pelos devotos ao espaço (dito) sagrado enquanto signo do sobrenatural. Nestes termos toma-se por objeto de investigação a devoção Mariana: compreender os aspectos socioculturais católicos originários da cidade de Valença (Bahia, Mesorregião Sul) através das práticas em torno (da figura) de Nossa Senhora do Amparo. O caminho investigativo envolveu consultas aos autores locais, entrevistas, além de materiais bibliográficos, tabelas e mapas.
- ItemA efetividade da sala de recursos multifuncionais no atendimento educacional especializado(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-12) Morais, Jilmar Santos De; Pinheiro, Josemare Pereira dos Santos; Santos, Josemare Pereira dos; Silva, Aislan Damacena Souza daA sala de recursos multifuncionais é um espaço dentro das instituições de ensino que visa proporcionar um atendimento educacional especializado aos alunos com necessidades educacionais especiais. O objetivo principal dessa sala é promover a inclusão e a aprendizagem desses estudantes, oferecendo recursos e estratégias pedagógicas adequadas às suas necessidades. Assim, desempenha um papel fundamental no suporte aos alunos com deficiências, transtornos ou dificuldades de aprendizagem, contribuindo para sua inclusão no ambiente escolar regular e para o desenvolvimento de suas habilidades acadêmicas, sociais e emocionais. Sobre este campo, o da Educação Especial, é que trata este trabalho de pesquisa, cujo objetivo é analisar o processo de organização e desenvolvimento do trabalho pedagógico para atendimento educacional especializado na sala de recursos multifuncionais da Escola Maria Bernadete Borges Pinheiro, Dom Macedo Costa/BA. Especificamente buscou- se identificar as concepções de educação e atendimento educacional especializado da equipe gestora da referida sala de recursos multifuncionais e mapear as estratégias utilizadas por esta equipe no atendimento aos estudantes. Do ponto de vista metodológico tem abordagem qualitativa e natureza exploratória. Foram realizadas entrevistas com professoras que atuam na sala de recursos multifuncionais e as gestoras da escola. Foi constatado que, ao oferecer recursos adaptados e estratégias pedagógicas personalizadas, a sala contribui para a aprendizagem e o sucesso desses estudantes, além de fornecer suporte aos professores e promover um ambiente escolar inclusivo e acolhedor.
- ItemA expansão de bairros periféricos: o exemplo do bairro Cajueiro em Santo Antônio de Jesus - Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2015) Costa, Jéssica Alves Guimarães; Araújo, James AmorimA intensificação do processo de urbanização é algo que vem modificando não apenas as grandes cidades, mais também as de médio e pequeno porte. A mudança nas formas de expansão urbana é uma das principais consequências deste processo quando relacionado às pequenas e médias cidades. Ela vem acompanhada de uma série de outras mudanças ligadas as dinâmicas econômica, política e social das cidades em questão. Neste sentido, o presente trabalho parte do seguinte questionamento: De que forma a expansão do bairro Cajueiro, em Santo Antônio de Jesus poderá influenciar na vida dos moradores dessa localidade e na relação centro-periferia já existente? Como objetivo, buscamos compreender de que forma a expansão do bairro Cajueiro em Santo Antônio de Jesus, Bahia, poderá influenciar na vida dos moradores dessa localidade e na relação centro periferia já existente. Para elucidar a problemática descrita acima, primeiramente foi feito um levantamento bibliográfico sobre o tema. Em seguida, fizemos um levantamento de informações mais específicas sobre o bairro em instituições como Prefeitura Municipal, Secretaria de Infraestrutura, Cartórios e Biblioteca Municipal. Em seguida, partimos para a aplicação de entrevistas e questionários, a fim de acompanhar de perto os objetivos específicos definidos nesta pesquisa. Neste momento também foram feitas duas outras etapas importantes deste trabalho: a observação in lócus e o levantamento fotográfico. Por fim, fizemos a tabulação e análise dos dados colhidos em campo. Percebemos através deste trabalho que o crescimento do bairro Cajueiro foi positivo para a maioria dos moradores desta localidade, apesar das melhorias relacionadas a infraestrutura do bairro não alcançarem todas as ruas. Também foi possível perceber que a relação da população com o centro da cidade é ainda muito intensa, apesar da grande quantidade de estabelecimentos comerciais e de serviços existentes no bairro.
- ItemA implantação da obra de micro e macrodrenagem no canal do Mutum em Santo Antonio De Jesus – BA: os impactos, as mudanças, a especulação socioespacial do bairro Irmã Dulce.(Universidade do Estado da Bahia, 2017-12) Silva, Elielton Souza; Amorim, James AraújoA presente monografia tem por objetivo identificar quais serão os impactos gerados pela implantação da obra de micro e macrodrenagem no canal do Mutum. Visto as transformações que vem ocorrendo desde as relações espaciais até a valorização das áreas do entorno. Cabe a esta pesquisa buscar demonstrar, que tipo de transformações e quais formas de apropriação esta estrutura implantaram. Desse modo, o objetivo é dimensionar as transformações ocorridas no espaço, às mudanças ocorridas em nível socioespaciais e que tipo de especulação foi provocado pelo empreendimento. Para isso, três ações serão constituídas: primeiro é caracterização do perfil socioeconômico e identificar as transformações ocorridas no bairro no decorrer da implementação da obra. Segundo, verificar como se deu o processo de apropriação do bairro. E por fim, observar quais foram os impactos de curto e logo prazo ocasionado pela apropriação dessa área pelo poder público. Para isso, faremos uso do método de procedimento de observação a partir de coletas informais, através de questionário, entrevistas e fotografias.
- ItemA influência da crise do cacau na mobilidade populacional do município de Ibirataia/BA entre 2000 à 2010.(Universidade do Estado da Bahia, 2015) Oliveira, Elton Freitas de; Santos, Maria Gonçalves ConceiçãoA pesquisa intitulada A influência da crise do cacau na mobilidade populacional do município de ibirataia/ba entre 2000 à 2010 tem como proposta realizar um estudo sobre o município de Ibirataia, localizado na região econômica do Litoral Sul, no qual, suas atividades econômicas são pautadas, sobretudo, na monocultura do cacau. Tendo como objetivo principal: compreender a correlação entre a crise da lavoura cacaueira e a diminuição da população do município, entre os anos de 2000 à 2010, refletindo sobre as consequências de tal processo para o lugar. Para tanto, fez-se necessário os objetivos secundários: Caracterizar o perfil familiar das unidades produtivas; bem como identificar em que medida a crise do cacau motivou as pessoas a migrarem; Caracterizar o perfil dos emigrantes. Para alcançar os objetivos da pesquisa, foi necessário levantamento bibliográfico referente ao tema, a técnica de pesquisa utilizada foi a observação, tendo como instrumentos de coleta de dados questionários, entrevista e fotografias. Por fim, a pesquisa evidenciou que a produtividade do cacau no município teve uma queda significativa nos últimos anos, e que a maioria das pessoas está emigrando por necessidade econômica.
- ItemA lei 10.639/03 e a valorização da autoestima dos alunos afrodescendentes do colégio Estadual Maria Conceição Costa e Silva de Oliveira em Santo Antônio de Jesus-BA.(Universidade do Estado da Bahia, 2017) Santos, Simone Conceição dos; Silva, Joilson Cruz da; Correia, Sandro dos Santos; Ribeiro, Jucélia Santos BispoO presente estudo denominado “A Lei nº. 10.639/03 e a valorização da autoestima dos alunos afrodescendentes do Colégio Estadual Maria Conceição Costa e Silva de Oliveira em Santo Antônio de Jesus-Ba” tem como objetivo principal analisar a implementação da Lei nº. 10.639/03 que estabelece a obrigatoriedade do Ensino de História e Cultura Afrobrasileira e Africana, buscando promover a discussão de como a referida lei vem contribuindo para o processo de valorização da autoestima dos alunos afrodescendentes no Colégio Estadual Maria Conceição Costa e Silva de Oliveira. O estudo se classifica como uma pesquisa de caráter exploratória e descritiva, partindo do estudo bibliográfico feito em artigos científicos, livros, leis, pareceres e resoluções de âmbito nacional que abordam o tema, os quais serviram de base para a confecção do referencial teórico. A técnica utilizada na coleta de dados foi realizada através da pesquisa de campo no Colégio Estadual Maria Conceição Costa e Silva de Oliveira, pretendeu-se analisar como deve ser e de que maneira está sendo trabalhada a implementação da Lei nº. 10.639/03 que estabelece a obrigatoriedade do Ensino de História e Cultura Afrobrasileira e Africana. A pesquisa foi baseada na pesquisa de observação direta e instrumentos como questionários fechados e uma entrevista semiestruturada, tendo como público alvo os alunos do 7º ano do turno matutino e 7º ano do turno vespertino do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Maria Conceição Costa e Silva de Oliveira e uma entrevista semiestruturada tendo como público alvo a Profª. Marlini Alves Santana que leciona Geografia nas referidas turmas. Os resultados encontrados indicam que a disciplina possibilitou aos alunos ter um melhor conhecimento sobre o Ensino de História e Cultura Afrobrasileira e Africana em sala de aula, permitindo aos mesmos conhecerem um pouco mais acerca da vida de artistas que contribuíram e sobre aqueles que de contribuir com a Cultura Brasileira, sejam personalidades com fama, sejam personalidades no anonimato sobre trabalhos e pesquisas relacionadas à Lei nº. 10.639/03. E, com o uso aplicado do projeto “Beleza Negra” sendo este de relevante influência para o processo da valorização da autoestima dos alunos afrodescendentes do Colégio, demostrando aos alunos a importância dos costumes, sua religiosidade, cultura, enfim todos os afazeres ligados ás raízes de matriz africana.
- ItemA lei 10.639/03 e o enfrentamento do racismo: análise da implementação nas escolas professor padre Walter Jorge P. de Andrade e Mario Augusto Teixeira de Freitas - Laje - BA(Universidade do Estado da Bahia, 2016) Soares, Milena dos Santos; Martins, Marco A. M.Esta pesquisa tem como objeto analisar a implementação da lei 10.639/03 nas escolas Professor Padre Walter Jorge Pinto de Andrade (PEWAL) e Mario Augusto Teixeira de Freitas, nas localidades do Calabar e Centro, na cidade de Laje – BA, pois a partir de conversas com pais e crianças que estudam nas referidas instituições foram relatados atos de discriminação contra alunos afrodescendentes. O problema em análise centra-se em verificar se as escolas em foco reproduzem o preconceito e quais as estratégias que utilizam para modificar essa realidade junto com a comunidade, posto serem o principal “instrumento” educacional da sociedade. No primeiro momento, a análise reflete sobre a importância do movimento negro e das politicas públicas de ações afirmativas na desconstrução do estereótipo negativo contra a população negra, levando em conta a postura dos professores ao abordar a temática nas salas de aula, mas também destaca a relação entre a comunidade e a escola para a aplicação correta dessa lei.
- ItemA migração pendular dos moradores do município de Varzedo para Santo Antônio de Jesus-Ba(Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-10) Costa , Alexia Natália dos Santos; Silva , Joilson Cruz da; Silva, Cleonice Moreira da; Correia , Sandro dos SantosEssa pesquisa tem como intuito analisar o processo da migração pendular entre as cidades de Varzedo e Santo Antônio de Jesus no recôncavo Baiano, nesse sentido pretende-se fazer levantamento das instituições ou empresas na qual esses trabalhadores ou estudantes estão inseridos. E como objetivos específicos: analisar a dinâmica do deslocamento realizado pelos moradores de Varzedo; analisar as condições de vida das pessoas que se deslocam diariamente; identificar os principais motivos que leva a população de Varzedo a realizar esse deslocamento. A justificativa dessa pesquisa se dá através das minhas inquietações para saber de forma mais profunda sobre o processo da migração pendular, pois além de ser moradora do município de Varzedo - BA, também faço parte dessas pessoas que se deslocam diariamente para o município de Santo Antônio de Jesus-BA. Nesse sentido temos também como intuito destacar algumas das dificuldades que os trabalhadores e estudantes vivenciam no seu cotidiano. Concluímos que, embora seja uma prática diária, a migração pendular entre Varzedo e Santo Antônio de Jesus apresenta diversos desafios. Investir na melhoria das condições das estradas e do transporte público é essencial para tornar esses deslocamentos menos cansativos e mais seguros. Além disso, a expressiva dependência econômica e educacional de Santo Antônio de Jesus reforça a importância de desenvolver estratégias que incentivem o crescimento local de Varzedo, promovendo uma distribuição mais equilibrada de serviços e oportunidades entre as duas cidades.
- ItemA paisagem cultural do centro da cidade de Amargosa: uma discussão geográfica sobre seu patrimônio ambiental urbano e a cultura da preservação(Universidade do Estado da Bahia, 2023-11-23) Silva, Karlos Vynicius Teles; Silva, Luís Cláudio Requião da; Castro, Jânio Roque b. de; Andrade, DandaraEste trabalho tem como objetivo principal analisar o patrimônio ambiental urbano edificado do centro de Amargosa evidenciando sua importância histórica para o município. Amargosa possui em seu território uma diversidade de patrimônios materiais e imateriais os quais expressam suas expressões identitárias. Patrimônios materiais estes, edificados principalmente na primeira metade do século XX, exprimem pontos chave que explicam a própria história do município, desde a influência católica ao ramal da linha do trem. A partir do diálogo com os conceitos de paisagem e patrimônio ambiental urbano, buscou-se perceber as transformações e permanências de tais patrimônios na paisagem amargosense, como também estabelecer a relação Patrimônio, Identidade e Cultura da Preservação, tripé fundamental para a estruturação desta pesquisa. Por fim, refletimos que cabe a sociedade estar consciente de sua própria história e identidade para que compreenda o significado de cada patrimônio, pois o que se teme é que o processo de apagamento da história seja mais rápido que o caminho da preservação. Assim sendo, concluímos que um elo entre comunidade e setores públicos, dando novos usos para estes prédios, é um dos caminhos viáveis que poderá levar ao destino final da preservação.
- ItemA ponte Salvador Itaparica e o sistema viário Oeste: a expectativa de desenvolvimento por parte de atores institucionais de Santo Antônio de Jesus(Universidade do Estado da Bahia, 2023-06-20) Ferreira, Valdinei Rozendo; Araújo, James Amorim; Kustner, Rocio Castro; Santos, Miguel Cerqueira dosNa segunda metade do século XIX, iniciou-se uma discussão a respeito da possibilidade de se construir uma ponte que ligaria a Ilha de Itaparica a Salvador. A partir da primeira décadas dos anos 2000, o Governo do Estado da Bahia oficializa o plano de construção da obra onde é afirmado que a mesma será mais que uma estrada sobre o mar, mas também um vetor de desenvolvimento para diversos municípios da Bahia, incluindo Santo Antônio de jesus, localizado em uma das áreas mais afetadas, fisicamente e socialmente, pela ponte. Partindo desse pressuposto, esta pesquisa visa entender qual a expectativa de desenvolvimento dos atores institucionais de Santo Antônio de Jesus a partir da construção da obra. Para fundamentar a pesquisa e obter um maior aprofundamento a respeito dos principais conceitos envolvendo o trabalho, autores como: Sheeffer (2013); Raitano e Ribeiro (2019); Oliveira (2002); Madeira (2014); Ortega, Cerqueira e Silva (2016); Santos (2000); Gehlenn e Mocelin (2009) e Fernandes (2013) foram os mais estudados.No esforço de compreender a visão de desenvolvimento dos referidos atores de Santo Antônio de Jesus, foi-se realizado um estudo do discurso dos mesmos a respeito do tema. Esse estudo se deu primeiramente através da analise de discurso e posteriormente da análise de conteúdo, desse modo constatou-se que a maior parcela das falas apresentaram contradições que evidenciavam ideias que não são coerentes com a de desenvolvimento.
- ItemA priorização da produção de beiju na comunidade da Boa Vista em Santo Antonio de Jesus-BA(Universidade do Estado da Bahia, 2016) Santana, Valdir Rocha; Kustner, Rocio Castro; Silva, Cleonice Moreira da; Santos, Elba Medeiros Punski dosO trabalho intitulado “A priorização da produção de beiju na comunidade da Boa Vista em Santo Antônio de Jesus/Ba” tem como objetivo compreender, através observação direta e entrevistas semiestruturadas a 20 famílias produtoras de beiju; como os agricultores familiares locais se reorganizaram no processo de produção de beiju. Os agricultores perceberam que a produção de farinha de mandioca já deixava de ser uma perspectiva de vida para a população e passaram a investir na fabricação de beiju reorganizando a produção mesmo com certas dificuldades. Boa Vista atualmente se destaca na produção de beiju, mas foi necessário desenvolver algumas medidas para viabilizar a comercialização do produto numa densa dinâmica socioeconômica e cultural.
- ItemA questão do cabelo: raízes de autorrepresentação(Universidade do Estado da Bahia, 2021-08-06) Santos, Amanda Alves; Santana, Suely Santos; Andrade, Ana Claudia Pacheco de; Mattos, Wilson Roberto deA representação do cabelo crespo da personagem feminina negra na literatura hegemônica é marcada por estereótipos e estigmas que desumanizam a mulher negra. Por inconformidade com essa situação, surge a literatura negro-brasileira que, dentre diversos outros propósitos, possui o desejo de criar representações que tragam complexidade humana para as referidas personagens. Nesse sentido, a presente monografia objetiva analisar a representação do cabelo crespo da personagem feminina negra construída por Elizandra Souza (2020) – escritora negro-brasileira – a fim de perceber se essa representação difere totalmente da representação elaborada pela literatura canônica. Isto é, a mulher negra, quando se representa, quebra o ciclo de narrativas que a subalternizam e tratam seu cabelo de forma pejorativa? Para responder tal questão, utilizam-se dois contos da obra Filha do fogo: 12 contos de amor e cura, de Elizandra Souza (2020), bem como a pesquisa bibliográfica como fonte de investigação, consulta e embasamento teórico na efetivação da análise das personagens femininas negras dos contos escolhidos. Essa pesquisa resulta na conclusão de que a representação do cabelo crespo da personagem feminina negra produzida por Elizandra Souza (2020) rompe com as caracterizações da literatura canônica e não mais propaga a estigmatização engendrada por essa hegemonia. Se há a explanação de algumas situações racistas vivenciadas pelas mulheres negras por conta de seus cabelos é apenas como forma de denúncia e/ou de demonstrar como a violência a qual elas são submetidas afetam seus corpos e mentes. Há assim diferenças cruciais entre a autorrepresentação de Elizandra Souza (2020) e a representação hegemônica.
- ItemA representação da sexualidade feminina negra em poemas de Miriam Alves(Universidade do Esta da Bahia, 2021-08-06) Fonseca, Arlete Borba De Souza; Santana, Suely Santos; Souza, Ana Carolina Cruz; Santos, Lorena Michelle Silva dosOs textos literários da escritora negra Miriam Alves assumem um lugar na produção literária brasileira marcado pela raça e pelo gênero. Esta escrita engajada é denominada de literatura afro-feminina. Em seus escritos, a autora se dedica a discutir problemáticas ligadas à subjetividade feminina negra, como por exemplo a expressão do corpo e da sexualidade a fim de construir novas formas de representar a mulher negra literatura, bem diferentes das representações estereotipadas presentes em produções literárias de autoria masculina branca. A partir do exposto, este trabalho de conclusão de curso propõe uma análise sobre o erótico e a sexualidade feminina negra nos poemas de Miriam Alves. O objetivo desta pesquisa é analisar a representação não hegemônica da sexualidade feminina negra nos poemas Objetando (1990), Pedaços de mulher (1985) e Despudor (1978) da referida autora. Neste trabalho foi utilizado os teóricos Domício Proença Filho (2004); Conceição Evaristo (2009); Eduardo de Assis Duarte (2010); Dawn Duke (2016); Aníbal Quijano (2005) e Grada Kilomba (2019), entre outros.
- ItemA residência pedagógica em geografia no contexto pandêmico: vivências e desafios(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-09) Santos , Nivanilde de Almeida; Cavalcanti, Paula Arcoverde; Pires , Claudia Moreira de Sousa; Pinheiro , Josemare Pereira dos SantosEste trabalho tem como objetivo refletir sobre as vivências e desafios enfrentados pelos licenciandos residentes do programa de residência pedagógica em Geografia durante as atividades remotas, no Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes, Santo Antônio de Jesus, no período de isolamento social provocado pela pandemia do Covid-19 (SARS-Cov2). A amostra é composta de 05 alunos residentes bolsistas e uso de questionários com questões abertas. A base teórica é conduzida sob a luz do pensamento de Santos e Zaborosk (2020), Arruda e Siqueira (2021), Tardif (2008), Nóvoa (2009), dente outros. A pesquisa bibliográfica é não sistemática e selecionada com base nas questões levantadas durante a discussão apresentada. Descreve-se as ações desenvolvidas do subprojeto em tela, proporcionando a compreensão do processo vivenciado pelos residentes em decorrência da pandemia que afligiu o mundo. Os resultados apontam que os licenciandos tiveram que se adaptar repentinamente, diante das adversidades, para que pudessem exercer suas atividades a partir da migração do ensino presencial para o ensino remoto, tendo como suporte o uso das Tecnologias de Comunicação e Informação e plataformas digitais como ferramentas indispensáveis, o que gerou grandes desafios que foram sendo superados ao longo das atividades.
- ItemA revitalização do espaço do loteamento vale do hebrom, na fonte das cabeças, no município de Governador Mangabeira – BA: identidade em jogo(Universidade do Estado da Bahia, 2015) Santos, Jirleide Dias da Conceição dos; Santos, Moacyr Velame Branco dosA pesquisa tem o intuito discutir a Fonte das cabeças como forma de identidade localizada no Loteamento Vale do Hebrom, na cidade Governador Mangabeira - BA, analisando como os moradores do loteamento, vêm construindo suas identidades no espaço e no cotidiano de suas ações, buscando compreender a dinâmica. Os objetivos consistem Coletar no arquivo público da cidade, informações históricas da fonte; levantar as possíveis utilidades do espaço no entorno da fonte para a população local; identificar por quem e como esse espaço é frequentado atualmente; buscar informações nos órgãos públicos, sobre a existência do projeto urbanístico para o entorno da fonte. Justifica-se a importância desta pesquisa pela às interrelações entre a história e identidade da Fonte das Cabeças e sua importância para os moradores, além da importância de revitalizar um espaço histórico e identitário. Os procedimentos metodológicos consistem em coletar dados por meio de entrevistas com a técnica da observação, e levantando pesquisa documental através de Imagens e documentos. Através das técnicas de pesquisa empregada nesta pesquisa, constatou-se que a revitalização deste espaço contribui para a identificação dos moradores do Vale com a Fonte das Cabeças.
- ItemA teoria do lugar central e a sua aplicabilidade na cidade de Santo Antônio de Jesus-Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2023-11-14) Magalhães, Millena Andrade De Oliveira; Santos, Elba Medeiros Punski dos; Araújo, James Amorim de; Silva, Cleonice Moreira daTendo em vista a importância que o setor terciário desenvolve economicamente nas cidades, e o quanto a cidade de Santo Antônio de Jesus-BA vem desenvolvendo sua economia, desfrutando de seu vasto comércio e de seus serviços. E que ao longo dos anos, vem se tornando cada vez mais atrativo para sua população e também para a população dos municípios circunvizinhos, faz-se necessário pesquisar sobre A Teoria do Lugar Central e a sua Aplicabilidade na Cidade de Santo Antônio de Jesus-Bahia. Pois, percebe-se uma centralidade regional entre a cidade estudada e os demais municípios próximos, tendo como objetivo analisar os fatores que possibilitaram a centralização e a importância econômica que a cidade de Santo Antônio de Jesus possui para os municípios do seu entorno, considerando-se um raio de até 80 km de distância, e resgatando-se a Teoria do Lugar Central no contexto desse município. Para tanto é necessário verificar se a localização geográfica favoreceu sua centralidade, com base nos conceitos de centralidade, hierarquia urbana e polarização, dialogando com alguns autores que discutem sobre a temática, Christaller (1933, 1966), Bradford e Kent (1987), Corrêa (1997), Benko (1999), Calvacante e Higachi (2000), Santos (2002), Santos (2006), Araújo (2011), Santana e Morengo (2012), Alvin e Amaral (2018), Ribeiro (2022), realizou-se aplicação da teoria na cidade de Santo Antônio de Jesus e obteve a constatação que a cidade possui a relevância regional e concentra uma centralidade no setor terciário em relação aos demais municípios.