Licenciatura em Geografia - DCH5
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Geografia - DCH5 por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 28
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA cadeia produtiva da castanha de caju no entorno do município de Santo Antônio de Jesus – Ba(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-11) Lima, Anderson Oliveira; Kustner, Rocio Castro; Araújo, James Amorim; Santos, Júnio de Jesus dosNo município de Santo Antônio de Jesus – BA, localizado no Território de Identidade Recôncavo, a comercialização da castanha de caju se intensifica entre os meses de setembro e março, que correspondem ao período de colheita. Os produtores e intermediários, sobretudo dos municípios circunvizinhos como Conceição do Almeida, Dom Macedo Costa, Varzedo e Muniz Ferreira, deslocam-se até o referido local para vender e/ou revender a castanha in natura aos comerciantes da feira livre (situada na Praça Duque de Caxias, Centro). Nesse sentido, esta pesquisa teve como objetivos caracterizar a cadeia produtiva da castanha de caju no município de Santo Antônio de Jesus – BA; dimensionar como a castanha é produzida e comercializada; e verificar se os intermediários e comerciantes compram, vendem e/ou revendem a castanha por um valor de mercado. Como procedimentos metodológicos, primeiramente foi realizado um levantamento bibliográfico sobre o conceito de cadeia produtiva e a produção da castanha de caju no Brasil; no segundo momento, no Trabalho de Campo foram realizadas entrevistas a dois funcionários de armazéns que comercializam a castanha in natura, dois intermediários, dois produtores de castanha de caju in natura e quatro comerciantes de castanha assada. A partir dos resultados alcançados foi constatado que a cadeia nem sempre se inicia nem finaliza apenas em Santo Antônio de Jesus, mas há casos de castanha que é produzida, processada de maneira artesanal, comercializada e consumida no próprio município. O preço pago pelo quilograma da castanha in natura pelos intermediários e nos armazéns em 2023, não foi o de mercado, com uma diferença que varia entre 0,50 e 1,83 reais, em comparação com os preços no Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte. A castanha in natura comercializada é advinda de outros municípios do Recôncavo e região, enquanto as torradas de modo industrial são compradas nas agroindústrias localizadas em outras partes da Bahia e do Nordeste. Cada um dos agentes dessa cadeia produtiva busca tirar a sua fatia de lucro, contudo, os mais beneficiados são os intermediários, comerciantes de castanha in natura e as agroindústrias. Os produtores são os mais explorados, precisando lidar com um processo trabalhoso durante a coleta do produto e desafios como o risco de ser mordido/picado por animais peçonhentos. Portanto, concluiu-se que essa cadeia produtiva não é nutrida de tecnologias adequadamente, haja visto que parte do processo produtivo é realizado de maneira manual, falta apoio do poder público da região e cooperativas e/ou associações de produtores e comerciantes da castanha.
- ItemA cultura cacaueira no Vale do Jiquiriçá e seus impactos socioespaciais no município de Mutuípe(Universidade do Estado da Bahia, 2021-12-16) Cardoso, Mainara Pereira; Silva, Luís Cláudio Requião da; Santos, Miguel Cerqueira dosO presente trabalho monográfico intitulado a cultura cacaueira no Vale do Jiquiriçá e seus impactos socioespaciais no Município de Mutuípe que tem como objetivo identificar como a produção cacaueira tem impactado na economia, paisagem e na dinâmica de vida da população do município de Mutuípe-Ba. Considerando que essa lavoura atinge inúmeros produtores familiares e dinamiza a economia local e da região, buscou-se entender quais aspectos da cultura do cacau impactam na organização espacial do município de Mutuípe. Para fundamentar essa discussão utilizou-se obras de autores como Delabie (1990), Milton Santos (1997-1988- 2008- 2006), Almeida (2008), Castello e Frederico (2010) Dias e Nascimento (2014), entre outros que contribuíram sobremaneira para aprofundar nossas discussões as quais se desenvolveram a partir dos conceitos de paisagem, produção e circuitoespacial. A metodologia utilizada foi à pesquisa de abordagem qualitativa, apoiada na pesquisa de campo, por meio da realização de entrevista para produção dos dados junto aos sujeitos da pesquisa. Ao final da mesma constatou-se que a história da cultura cacaueira no município de Mutuípe é marcada por períodos áureos e de crises e que essa cultura tem grande influência para o desempenho socioespacial e para a transformação da paisagem do Município.
- ItemA efetividade da sala de recursos multifuncionais no atendimento educacional especializado(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-12) Morais, Jilmar Santos De; Pinheiro, Josemare Pereira dos Santos; Santos, Josemare Pereira dos; Silva, Aislan Damacena Souza daA sala de recursos multifuncionais é um espaço dentro das instituições de ensino que visa proporcionar um atendimento educacional especializado aos alunos com necessidades educacionais especiais. O objetivo principal dessa sala é promover a inclusão e a aprendizagem desses estudantes, oferecendo recursos e estratégias pedagógicas adequadas às suas necessidades. Assim, desempenha um papel fundamental no suporte aos alunos com deficiências, transtornos ou dificuldades de aprendizagem, contribuindo para sua inclusão no ambiente escolar regular e para o desenvolvimento de suas habilidades acadêmicas, sociais e emocionais. Sobre este campo, o da Educação Especial, é que trata este trabalho de pesquisa, cujo objetivo é analisar o processo de organização e desenvolvimento do trabalho pedagógico para atendimento educacional especializado na sala de recursos multifuncionais da Escola Maria Bernadete Borges Pinheiro, Dom Macedo Costa/BA. Especificamente buscou- se identificar as concepções de educação e atendimento educacional especializado da equipe gestora da referida sala de recursos multifuncionais e mapear as estratégias utilizadas por esta equipe no atendimento aos estudantes. Do ponto de vista metodológico tem abordagem qualitativa e natureza exploratória. Foram realizadas entrevistas com professoras que atuam na sala de recursos multifuncionais e as gestoras da escola. Foi constatado que, ao oferecer recursos adaptados e estratégias pedagógicas personalizadas, a sala contribui para a aprendizagem e o sucesso desses estudantes, além de fornecer suporte aos professores e promover um ambiente escolar inclusivo e acolhedor.
- ItemA paisagem cultural do centro da cidade de Amargosa: uma discussão geográfica sobre seu patrimônio ambiental urbano e a cultura da preservação(Universidade do Estado da Bahia, 2023-11-23) Silva, Karlos Vynicius Teles; Silva, Luís Cláudio Requião da; Castro, Jânio Roque b. de; Andrade, DandaraEste trabalho tem como objetivo principal analisar o patrimônio ambiental urbano edificado do centro de Amargosa evidenciando sua importância histórica para o município. Amargosa possui em seu território uma diversidade de patrimônios materiais e imateriais os quais expressam suas expressões identitárias. Patrimônios materiais estes, edificados principalmente na primeira metade do século XX, exprimem pontos chave que explicam a própria história do município, desde a influência católica ao ramal da linha do trem. A partir do diálogo com os conceitos de paisagem e patrimônio ambiental urbano, buscou-se perceber as transformações e permanências de tais patrimônios na paisagem amargosense, como também estabelecer a relação Patrimônio, Identidade e Cultura da Preservação, tripé fundamental para a estruturação desta pesquisa. Por fim, refletimos que cabe a sociedade estar consciente de sua própria história e identidade para que compreenda o significado de cada patrimônio, pois o que se teme é que o processo de apagamento da história seja mais rápido que o caminho da preservação. Assim sendo, concluímos que um elo entre comunidade e setores públicos, dando novos usos para estes prédios, é um dos caminhos viáveis que poderá levar ao destino final da preservação.
- ItemA ponte Salvador Itaparica e o sistema viário Oeste: a expectativa de desenvolvimento por parte de atores institucionais de Santo Antônio de Jesus(Universidade do Estado da Bahia, 2023-06-20) Ferreira, Valdinei Rozendo; Araújo, James Amorim; Kustner, Rocio Castro; Santos, Miguel Cerqueira dosNa segunda metade do século XIX, iniciou-se uma discussão a respeito da possibilidade de se construir uma ponte que ligaria a Ilha de Itaparica a Salvador. A partir da primeira décadas dos anos 2000, o Governo do Estado da Bahia oficializa o plano de construção da obra onde é afirmado que a mesma será mais que uma estrada sobre o mar, mas também um vetor de desenvolvimento para diversos municípios da Bahia, incluindo Santo Antônio de jesus, localizado em uma das áreas mais afetadas, fisicamente e socialmente, pela ponte. Partindo desse pressuposto, esta pesquisa visa entender qual a expectativa de desenvolvimento dos atores institucionais de Santo Antônio de Jesus a partir da construção da obra. Para fundamentar a pesquisa e obter um maior aprofundamento a respeito dos principais conceitos envolvendo o trabalho, autores como: Sheeffer (2013); Raitano e Ribeiro (2019); Oliveira (2002); Madeira (2014); Ortega, Cerqueira e Silva (2016); Santos (2000); Gehlenn e Mocelin (2009) e Fernandes (2013) foram os mais estudados.No esforço de compreender a visão de desenvolvimento dos referidos atores de Santo Antônio de Jesus, foi-se realizado um estudo do discurso dos mesmos a respeito do tema. Esse estudo se deu primeiramente através da analise de discurso e posteriormente da análise de conteúdo, desse modo constatou-se que a maior parcela das falas apresentaram contradições que evidenciavam ideias que não são coerentes com a de desenvolvimento.
- ItemA representação da sexualidade feminina negra em poemas de Miriam Alves(Universidade do Esta da Bahia, 2021-08-06) Fonseca, Arlete Borba De Souza; Santana, Suely Santos; Souza, Ana Carolina Cruz; Santos, Lorena Michelle Silva dosOs textos literários da escritora negra Miriam Alves assumem um lugar na produção literária brasileira marcado pela raça e pelo gênero. Esta escrita engajada é denominada de literatura afro-feminina. Em seus escritos, a autora se dedica a discutir problemáticas ligadas à subjetividade feminina negra, como por exemplo a expressão do corpo e da sexualidade a fim de construir novas formas de representar a mulher negra literatura, bem diferentes das representações estereotipadas presentes em produções literárias de autoria masculina branca. A partir do exposto, este trabalho de conclusão de curso propõe uma análise sobre o erótico e a sexualidade feminina negra nos poemas de Miriam Alves. O objetivo desta pesquisa é analisar a representação não hegemônica da sexualidade feminina negra nos poemas Objetando (1990), Pedaços de mulher (1985) e Despudor (1978) da referida autora. Neste trabalho foi utilizado os teóricos Domício Proença Filho (2004); Conceição Evaristo (2009); Eduardo de Assis Duarte (2010); Dawn Duke (2016); Aníbal Quijano (2005) e Grada Kilomba (2019), entre outros.
- ItemA teoria do lugar central e a sua aplicabilidade na cidade de Santo Antônio de Jesus-Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2023-11-14) Magalhães, Millena Andrade De Oliveira; Santos, Elba Medeiros Punski dos; Araújo, James Amorim de; Silva, Cleonice Moreira daTendo em vista a importância que o setor terciário desenvolve economicamente nas cidades, e o quanto a cidade de Santo Antônio de Jesus-BA vem desenvolvendo sua economia, desfrutando de seu vasto comércio e de seus serviços. E que ao longo dos anos, vem se tornando cada vez mais atrativo para sua população e também para a população dos municípios circunvizinhos, faz-se necessário pesquisar sobre A Teoria do Lugar Central e a sua Aplicabilidade na Cidade de Santo Antônio de Jesus-Bahia. Pois, percebe-se uma centralidade regional entre a cidade estudada e os demais municípios próximos, tendo como objetivo analisar os fatores que possibilitaram a centralização e a importância econômica que a cidade de Santo Antônio de Jesus possui para os municípios do seu entorno, considerando-se um raio de até 80 km de distância, e resgatando-se a Teoria do Lugar Central no contexto desse município. Para tanto é necessário verificar se a localização geográfica favoreceu sua centralidade, com base nos conceitos de centralidade, hierarquia urbana e polarização, dialogando com alguns autores que discutem sobre a temática, Christaller (1933, 1966), Bradford e Kent (1987), Corrêa (1997), Benko (1999), Calvacante e Higachi (2000), Santos (2002), Santos (2006), Araújo (2011), Santana e Morengo (2012), Alvin e Amaral (2018), Ribeiro (2022), realizou-se aplicação da teoria na cidade de Santo Antônio de Jesus e obteve a constatação que a cidade possui a relevância regional e concentra uma centralidade no setor terciário em relação aos demais municípios.
- ItemAnálise dos conteúdos de pedologia nos livros didáticos de geografia(Universidade do Estado da Bahia, 2020-12-26) Jesus, Angela Souza De; Oliveira, Rozilda Vieira; Kustner, Rocío Castro; Santos, Moacyr Velame Branco dosA pedologia é de suma importância para a Geografia, já que o objeto de estudo da Geografia é o espaço, e como estes se interligam, dessa forma é indispensável na educação básica. Nesse sentido, é fundamental que seja feita uma análise de como esses conteúdos vem sendo abordados nos livros didáticos, levando em conta a relação teoria e prática do ensino. Esta pesquisa visa analisar como são abordados os conteúdos de pedologia nos livros didáticos de geografia, tendo em vista a relevância deste tema para o ensino da geografia na educação básica. O estudo classifica-se como exploratório e descritivo, de natureza qualitativa e quantitativa. Os procedimentos metodológicos utilizados na realização deste estudo ocorreram através de pesquisa bibliográfica, observação, entrevista e questionário. Foram aplicados 30 questionários com 15 questões fechadas, em cada turma, do 6º ao 9º ano nas escolas do espaço rural e urbano, totalizando 155 alunos da rede urbana e 164 alunos da zona rural do 6ª ao 9º ano do Colégio Estadual Renato Machado e da Escola Municipal Antônio Mateus dos Santos, respectivamente. Também foram feitas entrevistas com os educadores, num total de 06 professores de Geografia. Para avaliação dos conteúdos de pedologia foram selecionadas duas coleções de livros didáticos: Geografia Homem & Espaço, 6º ao 9º ano LUCCI, Elian Alabi; BRANCO, Anselmo Lazaro. Ed. São Paulo, Saraiva, 2015, e a coleção Geografia Nos Dias de Hoje, 6º ao 9º ano de Giardino... [et all.], 2.ed. São Paulo: Leyla, 2015, 2019. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram: a) observação direta e análise do livro didático; b) questionários fechados para os alunos; c) entrevista semiestruturada com os professores; d) tabulação, análise de dados e elaboração de gráficos. Para avaliar o conhecimento dos alunos em relação ao conteúdo solos foram realizadas oficinas com o tema Pintando com o solo. Os resultados da pesquisa indicam que os livros didáticos refletem em estudos mecânicos, distanciados do cotidiano dos alunos, os conteúdos são abordados de forma incipiente, não atendendo aos dispostos nas bases normativas dos PCNs e da Base Nacional Comum Curricular. Em função dos resultados obtidos ressalta-se a importância da disciplina Pedologia na formação do professor de Geografia para que este na prática pedagógica esteja preparado para suprir as deficiências e/ou limitações desses conteúdos nos livros didáticos, bem como adequar os conteúdos à realidade dos alunos, tornando as aulas de Geografia mais interessantes, contribuindo para o processo ensino aprendizagem.
- ItemAqui passa um rio? memórias dos moradores do bairro Santa Madalena sobre o rio Sururu –Santo Antônio de Jesus/BA.(Universidade do Estado da Bahia, 2021) Santos, Lorena Sena dos; Souza, Hanilton Ribeiro de; Souza, Patrícia Pires Queiroz; Pires, Claudia Moreira de sousaO respectivo trabalho consiste na análise sobre a importância que o Rio Sururu tinha/tem na vida dos moradores do bairro Santa Madalena, em Santo Antônio de Jesus/BA, que, na atualidade, passa por um processo de poluição e assoreamento. O objetivo central deste trabalho é analisar, através das narrativas dos moradores do referido bairro, as memórias, percepções e relações mantidas com o Rio Sururu ao longo dos anos. No mais, ressalta-se que o problema visa discutir como os moradores do bairro Santa Madalena, se inter-relacionam com o Rio Sururu para a construção do sentimento de identidade e a noção de lugar? Metodologicamente, o trabalho tem cunho qualitativo, fundamentado na Geografia Humanística e na abordagem (auto)biográfica. Como procedimentos metodológicos, utilizou-se das narrativas (auto)biográficas, possibilitando a compreensão de como se deu essa importância ao Rio Sururu e como as famílias do Bairro Santa Madalena construíram suas vidas – e sua identidade -, às “margens” dessa riqueza natural. Por fim, ao se analisar a relação dos moradores do bairro Santa Madalena com o Rio Sururu, nota-se certo sentimento de perda por parte dos mesmos, pois, atualmente, o Rio Sururu tem as suas águas muitas vezes confundidas com o córrego de esgoto.
- ItemAs histórias em quadrinhos da Mafalda: ferramenta de ensino e aprendizagem na disciplina geografia(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-12) Santos, Taíze Ferreira; Gregorio, Maria de Fátima A. Di; Souza, Hanilton Ribeiro de; Barbosa, Claudia de FariaNo processo de ensino da Geografia, a forma tradicional, de lidar com as atividades, está imbricada em estudos fundamentados na didática tradicional de memorização, e em atos descritivos que comprometem as práticas de ensino e aprendizagem. Assim, a presente monografia tem seu lócus de pesquisa em São Miguel das Matas-Ba, na Escola Municipal José Marcelino tendo como os sujeitos os alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental - séries finais. Procurou-se analisar de que maneira o uso de histórias em quadrinhos de Mafalda podem contribuir para que o ensino de Geografia seja mais atrativo, despertando nos alunos o senso crítico-reflexivo e a aquisição de uma aprendizagem significativa. Nesse contexto, está pesquisa é relevante, já que visa contribuir com novas reflexões acerca do uso das historinhas em quadrinhos na sala de aula do 8º e 9° anos, tendo como motivação para a sua realização as experiências vividas durante o período da Educação Básica, onde, em sua maioria, os professores, licenciados em Geografia, só faziam o uso do livro didático e, raras as vezes, utilizavam diferentes ferramentas para auxiliar no ensino e aprendizagem, e também as experiências vividas através das aulas de Estágio Supervisionado Diversificado. A metodologia empregada para a realização desta pesquisa foi revisão de literatura, contendo autores como Libâneo (1994), Calvancanti (2014), Ausubel (1942), Vergueiro et al. (2014) e Lima (2021). Realizou-se uma seleção de historinhas em quadrinhos de Mafalda com o intuito de discorrer de que forma se relacionam com os conteúdos da Geografia, entrevista semiestruturada, com os alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental e, por fim, uma análise documental dos livros didáticos das referidas séries que estão inseridas nesse estudo. O resultado desta pesquisa aponta, por meio das análises, a existência de historinhas em quadrinhos de Mafalda que se relacionam com conteúdos trabalhados no 8º e 9º anos do ensino fundamental, além da inexistência de tirinhas de Mafalda nos livros didáticos e, por meio das entrevistas, considera-se a existência da vontade dos alunos em trabalhar com uma linguagem diferente, neste caso específico, com as historinhas de Mafalda.
- ItemCartografias pessoais que revelam e ensinam as (geo)grafias do Lugar- (Re)leitura de São Miguel das Matas/Ba pelos seus moradores(Universidade do Estado da Bahia, 2023) Silva, Gabriel Rosa da Conceição; Souza, Hanilton Ribeiro; Souza, Patrícia Pires Queiroz; Pires, Claudia Moreira sousaA presente pesquisa, intitulada “Cartografias pessoais que revelam e ensinam as (geo)grafias do Iugar — (re)Ieituras de São Miguel das Matas/BA pelos seus moradores”, tem como objetivo principal: analisar as cartografias pessoais dos moradores de São Miguel das Matas/BA, refletindo sobre como as inter-relações mantidas entre sujeitos e espaço vivido revelam as geografias do Iugar e como isto pode ser utilizado no ensino básico, para o ensino/aprendizagem desta disciplina. Para tal, realizou-se um levantamento bibliográfico e estatístico, ida a campo para aplicação de entrevistas narrativas, fundamentadas na abordagem (auto)biográfica, com moradores do espaço rural, que se mostrou um método investigativo promissor para revelarmos a Geografia dos sujeitos e dos lugares. Os resultados obtidos mostraram que as relações entre sujeito e espaço vivido estão intrinsecamente correlacionadas com as formações de ambos, onde a história e Geografia do Iugar estão presentes no cotidiano do sujeito. Apesar da vida no campo possuir algumas dificuldades, os moradores demonstraram sentimento topofílico com o Iugar habitado. Conclui-se que as narrativas revelam as geografias do Iugar, apresentam potencialidades para serem trabalhadas em sala de aula, relacionando com conteúdos programáticos ou um estudo especifico sobre o município em questão, aproximando o estudo geográfico com o cotidiano dos(as) aluno(as).
- ItemDesenvolvimento local e educação: efeitos da migração dos jovens estudantes no município de Sapeaçu no ano de 2020(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-05) Conceição, Sara Nascimento; santos, Elba Medeiros Punski dos; Pires, Cláudia Moreira de Sousa; Souza, Hanilton Ribeiro deEsta monografia tem como objetivo caracterizar como a migração pendular, realizada por estudantes do município de Sapeaçu-BA, contribui no desenvolvimento do município. Por meio do levantamento dos fatores qualitativos, que impulsionam a migração dos jovens, nesse município, e utilizando de observação direta, foram analisados os efeitos que a migração pode trazer para o município, sobretudo, para o desenvolvimento local. Os relatos dos estudantes graduandos e graduados, nativos da cidade de Sapeaçu-BA, serviram de alavanca para a observação. A necessidade de ser discutida a migração permanente desses jovens partiu da hipótese de que a sua saída pode causar efeitos negativos ao município e esta pesquisa buscou dimensionar o problema da migração de jovens do município de Sapeaçu.
- ItemDinâmicas locais e impactos socioespaciais: o processo de requalificação no centro urbano de Dom Macedo Costa - Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2022-02-21) Bahia, Lizandra Ribeiro de Jesus; Coreia, Sandro dos Santos; Santos, Miguel Cerqueira dos; Silva, Luis Claudio Requião daEste trabalho teve como objetivo investigar as intervenções urbanas, as dinâmicas locais e os impactos socioespaciais com o processo de requalificação do centro da cidade de Dom Macedo Costa – BA. Os procedimentos metodológicos utilizados foram a pesquisa bibliográfica, análise documental, pesquisa em sites, observação direta do local, fotografias da área pesquisada, além de questionários aplicados para a comunidade, prefeito e secretário de infraestrutura e por último a transcrição do teor na pesquisa, no sentido de analisar as transformações e permanências na localidade. Observou-se que ocorreram várias modificações no centro da cidade, sendo que apenas um equipamento urbano está preservado. Os demais foram destruídos devido ao desgaste natural com o passar dos anos. É evidente que os processos de requalificação do Centro da cidade foram necessários para atender as necessidades dos moradores, que ocasionaram impactos significativos na vida dos munícipes e fortaleceu o sentimento de pertencimento com o local. Esta pesquisa foi muito importante no ponto de vista para conhecer a história e a dinâmica da cidade e fomentar o conhecimento adquirido durante o trabalho
- ItemDinamismo urbano e organização espacial no entorno dos principais templos católicos de Santo Antônio de Jesus- BA.(Universidade do Estado da Bahia, 2022-08-10) Santos, Ronês de Jesus; Castro, Janio Roque Barros de; Silva, Luís Claudio Requião da; Correia, Sandro SantosO catolicismo está presente no território brasileiro desde o início do colonialismo/expansionismo europeu, nesse sentido os primeiros templos Católicos foram edificados a partir do processo exploratório que ocorreu na época. O catolicismo é uma religião que se tonou hegemônica no Brasil em diferentes ciclos históricos. Ao se observar a morfologia e as organizações espaciais das cidades brasileiras, nota-se que a maioria dos templos Católicos estão situados em áreas proeminentes na qual se desenha uma centralidade. No presente trabalho, analisa-se o dinamismo urbano e a organização espacial no entorno dos principais templos Católicos da cidade de Santo Antônio de Jesus, localizado no território de identidade do Recôncavo Baiano. Para atingir os objetivos da pesquisa foi necessário compreender como os Templos Católicos influenciam na dinâmica urbana das cidades e seu papel como agente modelador do espaço urbano. Inicialmente se fez um referencial teórico-conceitual, observações da área de estudo através das fotografias e análise dos dados obtidos, optou-se por uma metodologia qualitativa. Os resultados das pesquisas realizadas ao longo do trabalho, indicam um forte dinamismo urbano, além de diferentes formas e uso do solo nas adjacências dos templos Católicos da cidade de Santo Antônio de Jesus.
- ItemDiversas linguagens e outras geografias: práticas pedagógicas na Escola Municipal Luís Eduardo Magalhães – SAJ/BA.(Universidade do Estado da Bahia, 2021-06-30) Jesus, Luciano dos Santos de; Souza, Hanilton Ribeiro de; Santos, Moacyr Velame Branco dos; Pinheiro, Josemare Pereira dos SantosEsta pesquisa propõe discussões a respeito das diferentes linguagens no ensino de Geografia nos anos finais do Ensino Fundamental, em uma escola pública. Ela tem como objetivo principal analisar o uso das diferentes linguagens nas aulas de Geografia da Escola Municipal Luís Eduardo Maron Magalhães (ELEMM) – SAJ/BA, e suas implicações na produção do saber geográfico e na leitura de mundo pelos alunos. Destaca-se que o uso de “métodos tradicionais”, na maioria das vezes, mostra-se ineficaz na sala de aula, uma vez que pode dificultar a interação entre o aluno e professor, resultando em aulas chatas e cansativas, tanto para os discentes quanto para os docentes. Assim, diante disso surge o nosso questionamento: Quais as linguagens trabalhadas nas aulas de Geografia pelos professores, na ELEMM/SAJ/BA, podem despertar novas leituras de mundo? É perceptível que existem buscas por meios que potencializem o ensino e a aprendizagem, de forma que a Geografia seja concebida e entendia pelos discentes com a reflexão de sua real importância. Por meio desta pesquisa, espera-se contribuir para a compreensão de alguns problemas enfrentados em sala de aula, dando enfoque às possibilidades de tornar as aulas de Geografia mais atrativas. Para atingir aos objetivos propostos, foram adotados como procedimentos: levantamento bibliográfico a respeito do ensino, das diversas linguagens e da trajetória da Geografia, com os autores: KAERCHER (2003), CHIOFI (2014), MELO; VLACH; SAMPAIO (2012), FREITAS (2014), CORREA (1997) e CASTROGIOVANNI (2011), dentre outros. Para conhecer a realidade proposta e aprofundar discussões, foi realizada uma pesquisa de campo, com aplicação de entrevista aos professores e grupo focal com os alunos da referida escola, que demonstraram algumas decepções, angústias, insatisfações com a realidade vivida ao longo da caminhada, bem como, indicações de como gostariam que fosse o ensino de Geografia, a fim de possibilitar seu reencanto e revelar sua relevância socioespacial.
- ItemDo sustento aos impactos ambientais: diminuição produtiva da mandiocultura na comunidade do Riachão em São Miguel das Matas- Ba.(Universidade do Estado da Bahia, 2021-07-21) Andrade, Paula Souza Andrade; Santos, Elba Medeiros Punski dos; Souza, Hanilton Ribeiro de; Estevam, André Luiz DantasO município baiano de São Miguel das Matas tem a agricultura como principal atividade econômica e, a partir da produção da mandioca (Manihot esculenta Crantz) especialmente nas propriedades familiares, ganhou destaque no estado da Bahia. Entretanto, nos últimos anos, houve uma redução drástica dessa produção, dando origem a essa pesquisa para verificar as causas dessa diminuição nesse município, por meio de três vertentes: êxodo rural, custo da produção e impacto ambiental do espaço onde se encontra inserido seu cultivo. Para tal, realizou-se uma pesquisa de natureza exploratória e de abordagem quantiqualitativa com levantamento documental e bibliográfico; ida a campo para observar as plantações de mandioca; elaboração e aplicação de entrevista semiestruturada com os agricultores e com o Secretário de Agricultura do município no mês de janeiro de 2020. Como foco de estudo, foi escolhida a comunidade do Riachão, pois com base na informação da Secretaria de Agricultura do Município, essa comunidade é a maior produtora de mandioca do município. Os dados obtidos mostraram que a diminuição está realmente relacionada com os fatores do objetivo desse estudo, permitindo afirmar as seguintes preposições: 1) falta a agricultura familiar assistência técnica e maiores implicações institucional e 2) a relação dos agricultores e da gestão municipal com o meio ambiente necessita de mudança.
- ItemGeografia e educação de gênero: um diálogo possível na geografia escolar.(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-14) Oliveira, Laila dos Santos; Souza, Luciana Cristina Teixeira de; Costa, Gisele das Chagas; Kustner, Rocio CastroA presente pesquisa tem como objetivo discutir a importância da educação de gênero integrada ao ensino da Geografia escolar e como os desafios para o alcance da mesma são elucidados na ótica de autoras/es que debatem a importância do ensino de gênero nas escolas. Este artigo está estruturado de forma a enfatizar a importância da educação de gênero e sexualidade e como essa constituição funciona, ou deveria funcionar, estando associada no ensino de Geografia. Considera-se a relevância desse entendimento para a formação de profissionais da educação e, em especial, de professoras/es de geografia comprometidas/os com um projeto de uma sociedade igualitária em termos políticos e sociais. Para tanto, foi realizada uma revisão integrativa da literatura disponível sobre a temática.
- ItemGeografia e literatura: uma análise geográfica do livro essa terra, de Antônio Torres(Universidade do Estado da Bahia, 2022-07) Conceição, Leinane Santos da; Souza, Hanilton Ribeiro; Souza, Luciana Cristina Teixeira; Souza, Patrícia Pires QueirozO presente trabalho monográfico tem como tema Geografia e Literatura: Uma análise geográfica do livro Essa Terra, de Antônio Torres, e possui como principal meta a análise da obra literária Essa Terra, de Antônio Torres, buscando refletir sobre as possibilidades e articulações entre a Geografia e a Literatura para o ensino e aprendizagem dos conceitos e conteúdos geográficos na educação básica. Para tanto, é necessário identificar as possibilidades do ensino de Geografia no referido livro e discutir como a linguagem literária, especialmente o livro Essa Terra, pode contribuir para o ensino e aprendizagem da Geografia. Para tanto, realizou-se, então, uma pesquisa de análise bibliográfica da referida obra. Diante disso, verifica-se que as contribuições deste livro são as reflexões e a análise da realidade descritas por Torres, e que podem ser utilizadas nas aulas de Geografia para uma maior compreensão e estudo do espaço, das paisagens e das relações do homem com a sociedade e, sobretudo, com sua terra/lugar. Salienta-se que as principais características deste são os aspectos regionais, com temas, como: sertão, seca, identidade, migração, política, progresso e êxodo rural, que podem ser utilizados em sala de aula como um recurso didático para articulações entre a Geografia e a Literatura, contribuindo para a renovação do ensinar e aprender os conteúdos geográficos ministrados em sala de aula, bem como vivenciados pelos alunos no seu cotidiano.
- ItemIlhas de calor em cidades médias: um estudo de caso de Santo Antônio de Jesus-BA.(Universidade do Estado da Bahia, 2021-08-05) Santos, Laécio De Jesus; Estevam, André Luiz Dantas; Gois, Djalma Villa; Silva, Luís Cláudio Requião daA presente pesquisa busca apresentar uma correlação entre as coberturas do solo e seu comportamento térmico, através do estudo da dinâmica climática local, analisando os impactos do clima local no meio urbano para avaliar o conforto térmico de sua população. A ação antrópica no meio natural através do modelamento do solo vem causando impactos negativos, gerando alterações nas características climáticas locais, de modo que agrave problemas como o desconforto térmico e provoque problemas relacionado à saúde dos indivíduos do local. Essa pesquisa tem natureza quantitativa, com abordagem descritiva, e como procedimentos técnicos o levantamento bibliográfico de monografias, teses, livros, revistas, Leis, artigos científicos e pesquisa de campo para coleta de dados no município Santo Antônio de Jesus/BA especificamente nos bairros Andaiá e Cajueiro. Essa pesquisa levou a compreensão de que as transformações antrópicas desprovidas de um planejamento urbano unido a um planejamento ecológico afetam o conforto térmico nos perímetros urbanos.
- ItemInter-relações do clima e as doenças respiratórias: um estudo de caso no município de Santo Antônio de Jesus-Bahia.(Universidade do Estado da Bahia, 2020-08-29) Estevam, André Luiz Dantas; Santos, Miguel Cerqueira dos; Maia, Diego CorrêaEste trabalho abordou a temática “Inter-relações do clima e as doenças respiratórias: um estudo de caso no município de Santo Antônio de Jesus-Bahia”, relacionando o clima e a saúde, tendo com foco principal as doenças do trato respiratório crônicas e o cruzamento de dados climáticos com os casos de internações relacionados as doenças respiratórias da população do município de Santo Antônio de Jesus, um estudo de caso no espaço temporal de dez anos, considerando válidos indicativos destas interações e seus efeitos tendo como base os dados do Datasus. Objetivou-se analisar a influência dos fatores climáticos na incidência de casos de doenças do aparelho respiratório, relacionando com os dados demográficos e socioeconômicos, numa conjuntura de desigualdade social e diferenciação nas condições de vida da população do município de Santo Antônio de Jesus. Como procedimento metodológico para desenvolvimento dessa pesquisa, foram aplicados os métodos quantitativo e qualitativo, a fim de compreender, como o clima possui características elementares capazes de influenciar a saúde humana de forma direta ou indireta, bem como, de modo positivo ou negativo. O clima em Santo Antônio de Jesus, varia de subúmido, seco e úmido a subúmido com temperatura média de 24,4°C e uma pluviosidade de 1.100 e 2.000mm de chuvas anuais, sendo que, as interações do clima do município resultam de fatores ambientais urbanos refletindo nos aspectos quantitativos e qualitativos do clima. Nesse contexto, as doenças do aparelho respiratório têm maior incidência devido a variações de temperaturas mínimas e médias baixas, além de, tempo seco e amplitudes térmicas elevadas ocasionadas por mudanças bruscas do tempo, afetando diretamente a população. Como resultados, constatou-se durante o estudo que, as faixas etárias mais acometidas e com maiores riscos de morbimortalidade e internação são as crianças de 0 a 12 e idosos a partir de 60 anos, pois, o clima possui forte influência na saúde das pessoas, sendo que a sucessão relativa aos fenômenos climáticos e/ou meteorológicos podem ser fatores facilitadores de doenças do aparelho respiratório (DAR). Observou-se também que em Santo Antônio de Jesus, o percentual de internação por doenças respiratórias atinge a faixa etária de 1 a 9 anos de idade, segundo dados apresentados pelo Datasus. O número de internação dessa população variou em 2009, entre 18,1% crianças menores de 1 ano, 33,6% crianças de 1 a 4 anos e 23,6% crianças de 5 a 9 anos; observou-se que de 2009 a 2014 em Santo Antônio de Jesus, os totais variaram entre 8% a 6,3%, sendo 215 referente ao sexo masculino e 214 do sexo feminino. De modo que, espera-se que o poder público tome medidas que amenizem a gravidade e o aumento das enfermidades causadas pelas mudanças climáticas, a exemplo, a emissão de gases poluentes na atmosfera, a fim de reduzir os índices de morbimortalidade e internação por doenças do aparelho respiratório no município de Santo Antônio de Jesus.