Licenciatura em Geografia - DCH5
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Geografia - DCH5 por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 28
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemInter-relações do clima e as doenças respiratórias: um estudo de caso no município de Santo Antônio de Jesus-Bahia.(Universidade do Estado da Bahia, 2020-08-29) Estevam, André Luiz Dantas; Santos, Miguel Cerqueira dos; Maia, Diego CorrêaEste trabalho abordou a temática “Inter-relações do clima e as doenças respiratórias: um estudo de caso no município de Santo Antônio de Jesus-Bahia”, relacionando o clima e a saúde, tendo com foco principal as doenças do trato respiratório crônicas e o cruzamento de dados climáticos com os casos de internações relacionados as doenças respiratórias da população do município de Santo Antônio de Jesus, um estudo de caso no espaço temporal de dez anos, considerando válidos indicativos destas interações e seus efeitos tendo como base os dados do Datasus. Objetivou-se analisar a influência dos fatores climáticos na incidência de casos de doenças do aparelho respiratório, relacionando com os dados demográficos e socioeconômicos, numa conjuntura de desigualdade social e diferenciação nas condições de vida da população do município de Santo Antônio de Jesus. Como procedimento metodológico para desenvolvimento dessa pesquisa, foram aplicados os métodos quantitativo e qualitativo, a fim de compreender, como o clima possui características elementares capazes de influenciar a saúde humana de forma direta ou indireta, bem como, de modo positivo ou negativo. O clima em Santo Antônio de Jesus, varia de subúmido, seco e úmido a subúmido com temperatura média de 24,4°C e uma pluviosidade de 1.100 e 2.000mm de chuvas anuais, sendo que, as interações do clima do município resultam de fatores ambientais urbanos refletindo nos aspectos quantitativos e qualitativos do clima. Nesse contexto, as doenças do aparelho respiratório têm maior incidência devido a variações de temperaturas mínimas e médias baixas, além de, tempo seco e amplitudes térmicas elevadas ocasionadas por mudanças bruscas do tempo, afetando diretamente a população. Como resultados, constatou-se durante o estudo que, as faixas etárias mais acometidas e com maiores riscos de morbimortalidade e internação são as crianças de 0 a 12 e idosos a partir de 60 anos, pois, o clima possui forte influência na saúde das pessoas, sendo que a sucessão relativa aos fenômenos climáticos e/ou meteorológicos podem ser fatores facilitadores de doenças do aparelho respiratório (DAR). Observou-se também que em Santo Antônio de Jesus, o percentual de internação por doenças respiratórias atinge a faixa etária de 1 a 9 anos de idade, segundo dados apresentados pelo Datasus. O número de internação dessa população variou em 2009, entre 18,1% crianças menores de 1 ano, 33,6% crianças de 1 a 4 anos e 23,6% crianças de 5 a 9 anos; observou-se que de 2009 a 2014 em Santo Antônio de Jesus, os totais variaram entre 8% a 6,3%, sendo 215 referente ao sexo masculino e 214 do sexo feminino. De modo que, espera-se que o poder público tome medidas que amenizem a gravidade e o aumento das enfermidades causadas pelas mudanças climáticas, a exemplo, a emissão de gases poluentes na atmosfera, a fim de reduzir os índices de morbimortalidade e internação por doenças do aparelho respiratório no município de Santo Antônio de Jesus.
- ItemAnálise dos conteúdos de pedologia nos livros didáticos de geografia(Universidade do Estado da Bahia, 2020-12-26) Jesus, Angela Souza De; Oliveira, Rozilda Vieira; Kustner, Rocío Castro; Santos, Moacyr Velame Branco dosA pedologia é de suma importância para a Geografia, já que o objeto de estudo da Geografia é o espaço, e como estes se interligam, dessa forma é indispensável na educação básica. Nesse sentido, é fundamental que seja feita uma análise de como esses conteúdos vem sendo abordados nos livros didáticos, levando em conta a relação teoria e prática do ensino. Esta pesquisa visa analisar como são abordados os conteúdos de pedologia nos livros didáticos de geografia, tendo em vista a relevância deste tema para o ensino da geografia na educação básica. O estudo classifica-se como exploratório e descritivo, de natureza qualitativa e quantitativa. Os procedimentos metodológicos utilizados na realização deste estudo ocorreram através de pesquisa bibliográfica, observação, entrevista e questionário. Foram aplicados 30 questionários com 15 questões fechadas, em cada turma, do 6º ao 9º ano nas escolas do espaço rural e urbano, totalizando 155 alunos da rede urbana e 164 alunos da zona rural do 6ª ao 9º ano do Colégio Estadual Renato Machado e da Escola Municipal Antônio Mateus dos Santos, respectivamente. Também foram feitas entrevistas com os educadores, num total de 06 professores de Geografia. Para avaliação dos conteúdos de pedologia foram selecionadas duas coleções de livros didáticos: Geografia Homem & Espaço, 6º ao 9º ano LUCCI, Elian Alabi; BRANCO, Anselmo Lazaro. Ed. São Paulo, Saraiva, 2015, e a coleção Geografia Nos Dias de Hoje, 6º ao 9º ano de Giardino... [et all.], 2.ed. São Paulo: Leyla, 2015, 2019. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram: a) observação direta e análise do livro didático; b) questionários fechados para os alunos; c) entrevista semiestruturada com os professores; d) tabulação, análise de dados e elaboração de gráficos. Para avaliar o conhecimento dos alunos em relação ao conteúdo solos foram realizadas oficinas com o tema Pintando com o solo. Os resultados da pesquisa indicam que os livros didáticos refletem em estudos mecânicos, distanciados do cotidiano dos alunos, os conteúdos são abordados de forma incipiente, não atendendo aos dispostos nas bases normativas dos PCNs e da Base Nacional Comum Curricular. Em função dos resultados obtidos ressalta-se a importância da disciplina Pedologia na formação do professor de Geografia para que este na prática pedagógica esteja preparado para suprir as deficiências e/ou limitações desses conteúdos nos livros didáticos, bem como adequar os conteúdos à realidade dos alunos, tornando as aulas de Geografia mais interessantes, contribuindo para o processo ensino aprendizagem.
- ItemAqui passa um rio? memórias dos moradores do bairro Santa Madalena sobre o rio Sururu –Santo Antônio de Jesus/BA.(Universidade do Estado da Bahia, 2021) Santos, Lorena Sena dos; Souza, Hanilton Ribeiro de; Souza, Patrícia Pires Queiroz; Pires, Claudia Moreira de sousaO respectivo trabalho consiste na análise sobre a importância que o Rio Sururu tinha/tem na vida dos moradores do bairro Santa Madalena, em Santo Antônio de Jesus/BA, que, na atualidade, passa por um processo de poluição e assoreamento. O objetivo central deste trabalho é analisar, através das narrativas dos moradores do referido bairro, as memórias, percepções e relações mantidas com o Rio Sururu ao longo dos anos. No mais, ressalta-se que o problema visa discutir como os moradores do bairro Santa Madalena, se inter-relacionam com o Rio Sururu para a construção do sentimento de identidade e a noção de lugar? Metodologicamente, o trabalho tem cunho qualitativo, fundamentado na Geografia Humanística e na abordagem (auto)biográfica. Como procedimentos metodológicos, utilizou-se das narrativas (auto)biográficas, possibilitando a compreensão de como se deu essa importância ao Rio Sururu e como as famílias do Bairro Santa Madalena construíram suas vidas – e sua identidade -, às “margens” dessa riqueza natural. Por fim, ao se analisar a relação dos moradores do bairro Santa Madalena com o Rio Sururu, nota-se certo sentimento de perda por parte dos mesmos, pois, atualmente, o Rio Sururu tem as suas águas muitas vezes confundidas com o córrego de esgoto.
- ItemO ensino da climatologia e das questões ambientais no município de Santo Antonio De Jesus (BA): uma leitura a partir do Ciclo II na Escola Municipal Deputado Luís Eduardo Maron de Magalhães(Universidade do Estado da Bahia, 2021) Júnior, Francisco Ferreira; Estevam, André Luiz Dantas; Souza, Hanilton Ribeiro de; Castro, Jânio Roque Barros deO presente trabalho constitui-se num tema significativo e relevante para a formação educacional dos sujeitos numa perspectiva interligada aos cotidianos vivenciados por esses educandos na sociedade. Sendo assim, esta pesquisa teve como objetivo compreender de que forma os professores têm discutido e ensinado a climatologia escolar e as questões ambientais no Ensino fundamental II na Escola Municipal Deputado Luís Eduardo Maron de Magalhães em Santo Antônio de Jesus- Bahia. Portanto, foi adotada uma abordagem qualitativa no percurso da investigação para melhor compreensão dos fenômenos estudados com aplicação de entrevistas aos docentes das turmas referenciadas. Diante da temática em análise foi perceptível no discurso dos professores entrevistados a preocupação do estudo com o uso das metodologias de ensino de geografia voltadas às questões climáticas e do meio ambiente que contemplem a formação dos estudantes. Apesar das inquietações no que diz respeito a importância dos conteúdos para o aprendizado dos educandos, diversas opiniões são concebidas entre os professores pesquisados de modo a apontar perspectivas filosóficas e metodológicas em seus métodos de ensino. Entretanto, eles têm percepção singular em compreender a necessidade de uma formação voltada as essas temáticas no processo educacional dos alunos nas instituições escolares. Desse modo, a necessidade de uma formação continuada no ensino da Geografia para os docentes num viés que eles possam intender o ensino em consonância a realidade dos educandos é necessário para as escolas do município de Santo Antônio de Jesus.
- ItemProdução cacaueira do município de jiquiriçá no contexto do seu território de identidade(Universidade do Estado da Bahia, 2021-02-26) Santos, Mirosmar Silva; Santos, Elba Medeiros Punski dos; Estevam, André Luiz Dantas; Oliveira, Rozilda VieiraNesta pesquisa foi abordada a produção cacaueira e a produção da banana no Território de Identidade do Vale do Jiquiriçá, bem como a elaboração do programa de Territórios de Identidade da Bahia. Objetivou-se analisar a participação da produção cacaueira do município de Jiquiriçá em relação aos outros municípios produtores do mesmo território. Para a consolidação desta pesquisa, foi preciso estudar e compreender o programa de Territórios de Identidade do estado da Bahia, analisar a produção cacaueira e da banana dentro deste território e identificar a participação da produção, como também o seu escoamento no município de Jiquiriçá-BA. Para isso, foram utilizados levantamentos de dados documentais e bibliográficos, com autores que discutem os temas propostos na pesquisa, nos quais foram obtidos resultados sobre o programa de territorialização da Bahia e a dimensão da produção cacaueira do município de Jiquiriçá no seu território.
- ItemDiversas linguagens e outras geografias: práticas pedagógicas na Escola Municipal Luís Eduardo Magalhães – SAJ/BA.(Universidade do Estado da Bahia, 2021-06-30) Jesus, Luciano dos Santos de; Souza, Hanilton Ribeiro de; Santos, Moacyr Velame Branco dos; Pinheiro, Josemare Pereira dos SantosEsta pesquisa propõe discussões a respeito das diferentes linguagens no ensino de Geografia nos anos finais do Ensino Fundamental, em uma escola pública. Ela tem como objetivo principal analisar o uso das diferentes linguagens nas aulas de Geografia da Escola Municipal Luís Eduardo Maron Magalhães (ELEMM) – SAJ/BA, e suas implicações na produção do saber geográfico e na leitura de mundo pelos alunos. Destaca-se que o uso de “métodos tradicionais”, na maioria das vezes, mostra-se ineficaz na sala de aula, uma vez que pode dificultar a interação entre o aluno e professor, resultando em aulas chatas e cansativas, tanto para os discentes quanto para os docentes. Assim, diante disso surge o nosso questionamento: Quais as linguagens trabalhadas nas aulas de Geografia pelos professores, na ELEMM/SAJ/BA, podem despertar novas leituras de mundo? É perceptível que existem buscas por meios que potencializem o ensino e a aprendizagem, de forma que a Geografia seja concebida e entendia pelos discentes com a reflexão de sua real importância. Por meio desta pesquisa, espera-se contribuir para a compreensão de alguns problemas enfrentados em sala de aula, dando enfoque às possibilidades de tornar as aulas de Geografia mais atrativas. Para atingir aos objetivos propostos, foram adotados como procedimentos: levantamento bibliográfico a respeito do ensino, das diversas linguagens e da trajetória da Geografia, com os autores: KAERCHER (2003), CHIOFI (2014), MELO; VLACH; SAMPAIO (2012), FREITAS (2014), CORREA (1997) e CASTROGIOVANNI (2011), dentre outros. Para conhecer a realidade proposta e aprofundar discussões, foi realizada uma pesquisa de campo, com aplicação de entrevista aos professores e grupo focal com os alunos da referida escola, que demonstraram algumas decepções, angústias, insatisfações com a realidade vivida ao longo da caminhada, bem como, indicações de como gostariam que fosse o ensino de Geografia, a fim de possibilitar seu reencanto e revelar sua relevância socioespacial.
- ItemMulheres quilombolas: território, gênero e identidade (em dez comunidades do brasil)(Universidade do Estado da Bahia, 2021-07-16) Cardim, Grace Kelly Bonfim; Kustner, Rocio Castro; Costa, Gisele das Chagas; Silva, Cleonice Moreira daPor séculos a historiografia tradicional invisibilizou a luta das mulheres negras que desde o período colonial estabelecem diversas táticas de resistência às opressões sofridas. Tratando-se de mulheres quilombolas, estas são atravessadas por eixos de poder como gênero, raça e classe, que as colocam em situação de maior vulnerabilidade, mas que, paradoxalmente, vêm exercendo um lugar de liderança e protagonismo na dinâmica social, econômica e cultural em seus territórios. Ao se discutir sobre resistência do povo quilombola no Brasil é fundamental enfatizar o papel dessas agentes nesses espaços visto que elas são essenciais para a manutenção da vida dentro de suas comunidades, tornando-se alicerces a partir de práticas tradicionais que auxiliam na resistência e manutenção do grupo, além de contribuir para a autoidentificação do ser quilombola. É reconhecendo o protagonismo feminino nesses espaços que se buscou evidenciar a importância histórica, econômica e cultural dessas mulheres para a organização social e política das comunidades quilombolas. Com esse intuito, e dado o contexto pandêmico no qual vivemos desde março de 2020, foi realizado um levantamento de pesquisas em artigos, dissertações e teses que permitiu analisar o papel dessas mulheres, a liderança em dez comunidades quilombolas de oitos estados diferentes, cada uma com sua singularidade, compreendendo de que forma exercem seu protagonismo. A partir desse breve mapeamento, foi possível identificar e apontar a importância que elas exercem nas atividades que funcionam como referência cultural quilombola. Contar essas histórias a partir da ótica feminina faz-se necessário uma vez que são elas que ocupam tradicionalmente seus territórios e cada vez mais vem exercendo papéis de destaque. Seja nas associações, em casa, na agricultura ou até mesmo nos espaços educacionais e religiosos, elas têm se articulado no combate ao racismo, desigualdade de gênero e estão na linha de frente pela garantia de seus direitos garantidos constitucionalmente, quebrando barreiras sociais e construindo um protagonismo ímpar.
- ItemDo sustento aos impactos ambientais: diminuição produtiva da mandiocultura na comunidade do Riachão em São Miguel das Matas- Ba.(Universidade do Estado da Bahia, 2021-07-21) Andrade, Paula Souza Andrade; Santos, Elba Medeiros Punski dos; Souza, Hanilton Ribeiro de; Estevam, André Luiz DantasO município baiano de São Miguel das Matas tem a agricultura como principal atividade econômica e, a partir da produção da mandioca (Manihot esculenta Crantz) especialmente nas propriedades familiares, ganhou destaque no estado da Bahia. Entretanto, nos últimos anos, houve uma redução drástica dessa produção, dando origem a essa pesquisa para verificar as causas dessa diminuição nesse município, por meio de três vertentes: êxodo rural, custo da produção e impacto ambiental do espaço onde se encontra inserido seu cultivo. Para tal, realizou-se uma pesquisa de natureza exploratória e de abordagem quantiqualitativa com levantamento documental e bibliográfico; ida a campo para observar as plantações de mandioca; elaboração e aplicação de entrevista semiestruturada com os agricultores e com o Secretário de Agricultura do município no mês de janeiro de 2020. Como foco de estudo, foi escolhida a comunidade do Riachão, pois com base na informação da Secretaria de Agricultura do Município, essa comunidade é a maior produtora de mandioca do município. Os dados obtidos mostraram que a diminuição está realmente relacionada com os fatores do objetivo desse estudo, permitindo afirmar as seguintes preposições: 1) falta a agricultura familiar assistência técnica e maiores implicações institucional e 2) a relação dos agricultores e da gestão municipal com o meio ambiente necessita de mudança.
- ItemIlhas de calor em cidades médias: um estudo de caso de Santo Antônio de Jesus-BA.(Universidade do Estado da Bahia, 2021-08-05) Santos, Laécio De Jesus; Estevam, André Luiz Dantas; Gois, Djalma Villa; Silva, Luís Cláudio Requião daA presente pesquisa busca apresentar uma correlação entre as coberturas do solo e seu comportamento térmico, através do estudo da dinâmica climática local, analisando os impactos do clima local no meio urbano para avaliar o conforto térmico de sua população. A ação antrópica no meio natural através do modelamento do solo vem causando impactos negativos, gerando alterações nas características climáticas locais, de modo que agrave problemas como o desconforto térmico e provoque problemas relacionado à saúde dos indivíduos do local. Essa pesquisa tem natureza quantitativa, com abordagem descritiva, e como procedimentos técnicos o levantamento bibliográfico de monografias, teses, livros, revistas, Leis, artigos científicos e pesquisa de campo para coleta de dados no município Santo Antônio de Jesus/BA especificamente nos bairros Andaiá e Cajueiro. Essa pesquisa levou a compreensão de que as transformações antrópicas desprovidas de um planejamento urbano unido a um planejamento ecológico afetam o conforto térmico nos perímetros urbanos.
- ItemA representação da sexualidade feminina negra em poemas de Miriam Alves(Universidade do Esta da Bahia, 2021-08-06) Fonseca, Arlete Borba De Souza; Santana, Suely Santos; Souza, Ana Carolina Cruz; Santos, Lorena Michelle Silva dosOs textos literários da escritora negra Miriam Alves assumem um lugar na produção literária brasileira marcado pela raça e pelo gênero. Esta escrita engajada é denominada de literatura afro-feminina. Em seus escritos, a autora se dedica a discutir problemáticas ligadas à subjetividade feminina negra, como por exemplo a expressão do corpo e da sexualidade a fim de construir novas formas de representar a mulher negra literatura, bem diferentes das representações estereotipadas presentes em produções literárias de autoria masculina branca. A partir do exposto, este trabalho de conclusão de curso propõe uma análise sobre o erótico e a sexualidade feminina negra nos poemas de Miriam Alves. O objetivo desta pesquisa é analisar a representação não hegemônica da sexualidade feminina negra nos poemas Objetando (1990), Pedaços de mulher (1985) e Despudor (1978) da referida autora. Neste trabalho foi utilizado os teóricos Domício Proença Filho (2004); Conceição Evaristo (2009); Eduardo de Assis Duarte (2010); Dawn Duke (2016); Aníbal Quijano (2005) e Grada Kilomba (2019), entre outros.
- ItemRAP: gênero de aprendizado e resistência no cotidiano da juventude do Colégio Estadual Luciano Passos(Universidade do Estado da bahia, 2021-12-06) Santos, Caio Macel de Jesus; Santana, Suely Santos; Andrade, Ana Claudia Pacheco de; Mattos, Wilson Roberto deO presente trabalho de conclusão de curso tem como tema o Rap como gênero textual em sala de aula, posteriormente tem como objetivo geral: Averiguar a influência do rap nacional no cotidiano da juventude do Colégio Estadual Luciano Passos. A metodologia utilizada pelo pesquisador foi o método hipotético dedutivo, o mesmo ajudou durante a coleta de dados através da opinião dos alunos que foi realizada através de um questionário na plataforma google formulário. Por fim os resultados obtidos foram que o rap nacional se encontra presente no cotidiano dos alunos do Colégio Estadual Luciano Passos. Esta pesquisa baseia-se nos estudos de (Souza 2011), (Camargos 2015), (Chimamanda 2009).
- ItemA cultura cacaueira no Vale do Jiquiriçá e seus impactos socioespaciais no município de Mutuípe(Universidade do Estado da Bahia, 2021-12-16) Cardoso, Mainara Pereira; Silva, Luís Cláudio Requião da; Santos, Miguel Cerqueira dosO presente trabalho monográfico intitulado a cultura cacaueira no Vale do Jiquiriçá e seus impactos socioespaciais no Município de Mutuípe que tem como objetivo identificar como a produção cacaueira tem impactado na economia, paisagem e na dinâmica de vida da população do município de Mutuípe-Ba. Considerando que essa lavoura atinge inúmeros produtores familiares e dinamiza a economia local e da região, buscou-se entender quais aspectos da cultura do cacau impactam na organização espacial do município de Mutuípe. Para fundamentar essa discussão utilizou-se obras de autores como Delabie (1990), Milton Santos (1997-1988- 2008- 2006), Almeida (2008), Castello e Frederico (2010) Dias e Nascimento (2014), entre outros que contribuíram sobremaneira para aprofundar nossas discussões as quais se desenvolveram a partir dos conceitos de paisagem, produção e circuitoespacial. A metodologia utilizada foi à pesquisa de abordagem qualitativa, apoiada na pesquisa de campo, por meio da realização de entrevista para produção dos dados junto aos sujeitos da pesquisa. Ao final da mesma constatou-se que a história da cultura cacaueira no município de Mutuípe é marcada por períodos áureos e de crises e que essa cultura tem grande influência para o desempenho socioespacial e para a transformação da paisagem do Município.
- ItemDinâmicas locais e impactos socioespaciais: o processo de requalificação no centro urbano de Dom Macedo Costa - Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2022-02-21) Bahia, Lizandra Ribeiro de Jesus; Coreia, Sandro dos Santos; Santos, Miguel Cerqueira dos; Silva, Luis Claudio Requião daEste trabalho teve como objetivo investigar as intervenções urbanas, as dinâmicas locais e os impactos socioespaciais com o processo de requalificação do centro da cidade de Dom Macedo Costa – BA. Os procedimentos metodológicos utilizados foram a pesquisa bibliográfica, análise documental, pesquisa em sites, observação direta do local, fotografias da área pesquisada, além de questionários aplicados para a comunidade, prefeito e secretário de infraestrutura e por último a transcrição do teor na pesquisa, no sentido de analisar as transformações e permanências na localidade. Observou-se que ocorreram várias modificações no centro da cidade, sendo que apenas um equipamento urbano está preservado. Os demais foram destruídos devido ao desgaste natural com o passar dos anos. É evidente que os processos de requalificação do Centro da cidade foram necessários para atender as necessidades dos moradores, que ocasionaram impactos significativos na vida dos munícipes e fortaleceu o sentimento de pertencimento com o local. Esta pesquisa foi muito importante no ponto de vista para conhecer a história e a dinâmica da cidade e fomentar o conhecimento adquirido durante o trabalho
- ItemProjeto de sistema de resíduos sólidos do centro estadual de educação profissional do oceano na localidade de Tairu Vera Cruz- BA.(Universidade do Estado da Bahia, 2022-06) Santos, Pricilla Viana; Correia, Sandro dos Santos; Grigrório, Fátima Araújo Di; Kustner, Rocio J. CastroA educação ambiental e a consciência cidadã estão diretamente ligados a necessidade de se preservar os recursos naturais. Nessa conjuntura, o papel do professor é essencial para a concretização desse ensino em sala de aula. Este estudo tem como objetivo expor a opinião e o ponto de vista dos professores de escolas públicas quanto ao ensino da educação ambiental narrando suas experiências no campo da docência. Trata-se de um estudo qualitativo baseado em leituras de artigos e livros referentes a educação ambiental, bem como práticas de ensino no campo da educação e da preservação do meio ambiente. Em especial o trabalho aborda a temática de um Projeto de Resíduos Sólidos desenvolvido em uma escola da rede estadual de ensino na localidade de Tairu, município de Vera Cruz – Ba. Compuseram a amostra deste estudo oito entrevistas com professores de diversas matérias. Estes professores compõem o quadro docente do Centro Estadual de Educação Profissional do Oceano – CEEPO e tem em comum o fato de participarem do Projeto de Resíduos Sólidos. As entrevistas foram realizadas em agosto de 2021, seguindo um roteiro de sete perguntas que levaram os professores a refletir sobre suas metodologias em sala de aula. O contato com os entrevistados foi de modo virtual sendo usados os recursos de celular por meio de ligações, mensagens via WhatsApp e e-mails. O contato presencial com os entrevistados aconteceu em setembro de 2019, quando foi realizado pelos graduandos de Geografia da Universidade Estadual da Bahia – UNEB, Campus V, oficinas de Reciclagem de Materiais Sólidos e de Compostagem no Centro Estadual de Educação Profissional do Oceano. Os participantes da pesquisa demonstraram grande satisfação em responder as perguntas e em compartilhar suas experiências em sala de aula relatando seus conhecimentos sobre educação ambiental e como trabalham o tema com seus alunos.
- ItemGeografia e literatura: uma análise geográfica do livro essa terra, de Antônio Torres(Universidade do Estado da Bahia, 2022-07) Conceição, Leinane Santos da; Souza, Hanilton Ribeiro; Souza, Luciana Cristina Teixeira; Souza, Patrícia Pires QueirozO presente trabalho monográfico tem como tema Geografia e Literatura: Uma análise geográfica do livro Essa Terra, de Antônio Torres, e possui como principal meta a análise da obra literária Essa Terra, de Antônio Torres, buscando refletir sobre as possibilidades e articulações entre a Geografia e a Literatura para o ensino e aprendizagem dos conceitos e conteúdos geográficos na educação básica. Para tanto, é necessário identificar as possibilidades do ensino de Geografia no referido livro e discutir como a linguagem literária, especialmente o livro Essa Terra, pode contribuir para o ensino e aprendizagem da Geografia. Para tanto, realizou-se, então, uma pesquisa de análise bibliográfica da referida obra. Diante disso, verifica-se que as contribuições deste livro são as reflexões e a análise da realidade descritas por Torres, e que podem ser utilizadas nas aulas de Geografia para uma maior compreensão e estudo do espaço, das paisagens e das relações do homem com a sociedade e, sobretudo, com sua terra/lugar. Salienta-se que as principais características deste são os aspectos regionais, com temas, como: sertão, seca, identidade, migração, política, progresso e êxodo rural, que podem ser utilizados em sala de aula como um recurso didático para articulações entre a Geografia e a Literatura, contribuindo para a renovação do ensinar e aprender os conteúdos geográficos ministrados em sala de aula, bem como vivenciados pelos alunos no seu cotidiano.
- ItemDinamismo urbano e organização espacial no entorno dos principais templos católicos de Santo Antônio de Jesus- BA.(Universidade do Estado da Bahia, 2022-08-10) Santos, Ronês de Jesus; Castro, Janio Roque Barros de; Silva, Luís Claudio Requião da; Correia, Sandro SantosO catolicismo está presente no território brasileiro desde o início do colonialismo/expansionismo europeu, nesse sentido os primeiros templos Católicos foram edificados a partir do processo exploratório que ocorreu na época. O catolicismo é uma religião que se tonou hegemônica no Brasil em diferentes ciclos históricos. Ao se observar a morfologia e as organizações espaciais das cidades brasileiras, nota-se que a maioria dos templos Católicos estão situados em áreas proeminentes na qual se desenha uma centralidade. No presente trabalho, analisa-se o dinamismo urbano e a organização espacial no entorno dos principais templos Católicos da cidade de Santo Antônio de Jesus, localizado no território de identidade do Recôncavo Baiano. Para atingir os objetivos da pesquisa foi necessário compreender como os Templos Católicos influenciam na dinâmica urbana das cidades e seu papel como agente modelador do espaço urbano. Inicialmente se fez um referencial teórico-conceitual, observações da área de estudo através das fotografias e análise dos dados obtidos, optou-se por uma metodologia qualitativa. Os resultados das pesquisas realizadas ao longo do trabalho, indicam um forte dinamismo urbano, além de diferentes formas e uso do solo nas adjacências dos templos Católicos da cidade de Santo Antônio de Jesus.
- ItemMobilidade no recôncavo baiano: uma análise das potencialidades e riscos encontrados no trecho da BA 026, entre Santo Antônio De Jesus à Amargosa/BA.(Universidade do Estado da Bahia, 2022-09-15) França, Graziele Morais De; Santos, Miguel Cerqueira; Castro, Jânio Roque Barros de; Silva, Joilson Cruz daO crescimento da malha rodoviária brasileira passa por diferentes contextos. Por umlado tem prestado importante contribuição no processo de mobilização do fluxodepessoas e de mercadorias. Por outro lado, a maneira como essas estradas têmsidoconstruídas se constituí num elevado riscos para a vida das pessoas. Amaioria foi construída no meado do século XX, sem os devidos cuidados e não recebemmanutenção adequada, o que proporciona uma série de problemas. Daí a necessidadede desenvolvimento deste estudo que visa investigar as potencialidades e os riscos encontrados no trecho da rodovia BA 026, que liga a cidade de Santo AntôniodeJesus à cidade de Amargosa. Isso porque esta exerce significativa importância paraadinâmica socioeconômica e cultural dessa região. Do ponto de vista metodológico, realizamos leituras de autores como também trabalho de campo, procedendo análises, realizando fotografias e elaborando mapas, para alcançar o objetivo proposto. Comoprincipal resultado, o trabalho identificou que a implantação da rodovia trouxepotencial, mas em contrapartida apresenta sérios riscos para as pessoas que trafegampelo trecho estudado.
- ItemCartografias pessoais que revelam e ensinam as (geo)grafias do Lugar- (Re)leitura de São Miguel das Matas/Ba pelos seus moradores(Universidade do Estado da Bahia, 2023) Silva, Gabriel Rosa da Conceição; Souza, Hanilton Ribeiro; Souza, Patrícia Pires Queiroz; Pires, Claudia Moreira sousaA presente pesquisa, intitulada “Cartografias pessoais que revelam e ensinam as (geo)grafias do Iugar — (re)Ieituras de São Miguel das Matas/BA pelos seus moradores”, tem como objetivo principal: analisar as cartografias pessoais dos moradores de São Miguel das Matas/BA, refletindo sobre como as inter-relações mantidas entre sujeitos e espaço vivido revelam as geografias do Iugar e como isto pode ser utilizado no ensino básico, para o ensino/aprendizagem desta disciplina. Para tal, realizou-se um levantamento bibliográfico e estatístico, ida a campo para aplicação de entrevistas narrativas, fundamentadas na abordagem (auto)biográfica, com moradores do espaço rural, que se mostrou um método investigativo promissor para revelarmos a Geografia dos sujeitos e dos lugares. Os resultados obtidos mostraram que as relações entre sujeito e espaço vivido estão intrinsecamente correlacionadas com as formações de ambos, onde a história e Geografia do Iugar estão presentes no cotidiano do sujeito. Apesar da vida no campo possuir algumas dificuldades, os moradores demonstraram sentimento topofílico com o Iugar habitado. Conclui-se que as narrativas revelam as geografias do Iugar, apresentam potencialidades para serem trabalhadas em sala de aula, relacionando com conteúdos programáticos ou um estudo especifico sobre o município em questão, aproximando o estudo geográfico com o cotidiano dos(as) aluno(as).
- ItemTemplos pentecostais e neopentecostais na paisagem urbana da cidade de Santo Antonio De Jesus(Universidade do Estrado da Bahia, 2023) Santos, Antonia Calista; Kustner, Rocío Castro; Requião, Luís Claudio; Castro, Janio RoqueEsta pesquisa objetiva analisar as mudanças causadas pelos templos pentecostais e neopentecostais na paisagem urbana da cidade de Santo Antonio de Jesus. Esses templos chamam atenção da sociedade por se encontrarem próximas uns dos outros, ocupando um grande espaço no território e modificando a paisagem urbana. Como procedimentos metodológicos, foram realizados levantamento bibliográfico, analise de mapas do município e, no trabalho de campo, nos servimos do google maps para catalogar os números de templos presentes na cidade e, seguidamente do registro fotográfico de seus principais templos. Verificamos que estão espalhados por todo o território, tanto no centro quanto na periferia, onde proliferam os templos em imóveis alugados, de porte menor, com outdoors e slogans que combinam coma imagem comercial da cidade. Ao analisar a presença dos templos desses movimentos ficou nítido o impacto que eles causam dentro da paisagem urbana de Santo Antonio de Jesus, modificada pelos processos do capitalismo global.
- ItemNarrando a geografia do meu lugar – cartografias pessoais para desvelar e apreender as (geo)grafias de Dom Macedo Costa/Ba.(Universidade do Estado da Bahia, 2023) Reis, Marcos Paulo de Almeida; Souza, Hanilton Ribeiro de; Souza, Luciana Cristina Teixeira de; Souza, Patrícia Pires QueirozO presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), do curso de Licenciatura Plena em Geografia, do Departamento de Ciências Humanas – DCH Campus V, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), objetivou apreender as cartografias particulares dos moradores/as de Dom Macedo Costa/BA, a fim de revelar as geografias do lugar, refletindo as inter-relações, vivências e experiências construídas neste espaço. A pesquisa se justifica ao passo que pesquisar lugar é, também, investigar como esse conceito geográfico constitui os sujeitos e como estes apreendem e constroem os mesmos. Logo, as cartografias podem, consequentemente, servir para construir um novo caminho para uma Geografia mais humana e tangível. Os procedimentos metodológicos utilizados para produção do trabalho foram: pesquisa bibliográfica com teóricos que discutem a temática abordada, juntamente com a realização de entrevistas narrativas, apoiadas na abordagem (auto)biográficas. Este método é muito expressivo para pesquisa geográfica, pois foram obtidos resultados que desvelam que as cartografias pessoais trazem consigo símbolos, sentimentos, ações, personagens que são construídos e constroem o espaço vivido, tais como, união dos indivíduos, saúde, educação, mercado de trabalho, segurança, poluição e degradação da natureza. A relevância das informações contidas nas narrativas que desvelam as geografias do lugar, está justamente em propiciar uma escuta e olhar sensíveis para àqueles que (re)constroem cotidianamente o espaço vivido. Dessa forma, a pesquisa apontou que as cartografias pessoais são permeadas pelas geografias que não constam na Geografia oficial, mas constituem o lugar e seus habitantes, e devem ser valorizadas, tanto no cotidiano da cidade, quanto nas escolas do município.