Licenciatura em Geografia - DCH5
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Geografia - DCH5 por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 77
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA devoção a Nossa Senhora do Amparo no contexto sociocultural da cidade de Valença – Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2015) Santos, Daniela da Silva; Castro, Jânio RoqueDevoção emerge da crença em poderes sobrenaturais que determinado objeto (elemento ou pessoa) supostamente tem, inferidos de testemunho ou narrativa de algum acontecimento extraordinário, miraculoso. Acatam-se as devoções como diretamente relacionadas ao processo de formação social, enquanto práticas cotidianas transmitidas no âmbito familiar; e a perspectiva da Geografia enquanto análise das religiões como produtoras/organizadores dos espaços, partindo da importância atribuída pelos devotos ao espaço (dito) sagrado enquanto signo do sobrenatural. Nestes termos toma-se por objeto de investigação a devoção Mariana: compreender os aspectos socioculturais católicos originários da cidade de Valença (Bahia, Mesorregião Sul) através das práticas em torno (da figura) de Nossa Senhora do Amparo. O caminho investigativo envolveu consultas aos autores locais, entrevistas, além de materiais bibliográficos, tabelas e mapas.
- ItemA influência da crise do cacau na mobilidade populacional do município de Ibirataia/BA entre 2000 à 2010.(Universidade do Estado da Bahia, 2015) Oliveira, Elton Freitas de; Santos, Maria Gonçalves ConceiçãoA pesquisa intitulada A influência da crise do cacau na mobilidade populacional do município de ibirataia/ba entre 2000 à 2010 tem como proposta realizar um estudo sobre o município de Ibirataia, localizado na região econômica do Litoral Sul, no qual, suas atividades econômicas são pautadas, sobretudo, na monocultura do cacau. Tendo como objetivo principal: compreender a correlação entre a crise da lavoura cacaueira e a diminuição da população do município, entre os anos de 2000 à 2010, refletindo sobre as consequências de tal processo para o lugar. Para tanto, fez-se necessário os objetivos secundários: Caracterizar o perfil familiar das unidades produtivas; bem como identificar em que medida a crise do cacau motivou as pessoas a migrarem; Caracterizar o perfil dos emigrantes. Para alcançar os objetivos da pesquisa, foi necessário levantamento bibliográfico referente ao tema, a técnica de pesquisa utilizada foi a observação, tendo como instrumentos de coleta de dados questionários, entrevista e fotografias. Por fim, a pesquisa evidenciou que a produtividade do cacau no município teve uma queda significativa nos últimos anos, e que a maioria das pessoas está emigrando por necessidade econômica.
- ItemImpactos ambientais e uso do solo urbano no bairro Maria Preta - Santo Antonio De Jesus / BA(Universidade do Estado da Bahia, 2015) Silva, Liliane Lima; Estevam, André Luiz Dantas; Souza, Cláudia Pereira de; Santos, Moacyr Velame Branco dosO uso do solo e a urbanização incriteriosa no centro urbano de Santo Antônio de Jesus tem causado uma série de modificações na dinâmica natural dos solos e do relevo contribuindo para o desenvolvimento de sérios impactos ambientais muito comuns nas cidades médias brasileiras. A fundamentação teórica desta monografia utilizou conceitos relacionados aos impactos ambientais desencadeados pelo processo de urbanização. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo principal analisar os impactos ambientais advindos dos usos dos solos no bairro Maria Preta, situado no município de Santo Antônio de Jesus – Bahia. Para o desenvolvimento desse trabalho, a metodologia adotada foi o Estudo de caso, pesquisas bibliográficas e observação direta através de visitas de campo, bem como análise e registros fotográficos. Os resultados obtidos na pesquisa evidenciam que a área estudada apresenta diversos impactos decorrentes do processo de urbanização indisciplinada. Foi possível identificar unidades de uso do solo em áreas de fragilidade ambiental, bem como empreendimentos imobiliários instalados em zonas de elevada susceptibilidade pluvioerosiva.
- ItemA expansão de bairros periféricos: o exemplo do bairro Cajueiro em Santo Antônio de Jesus - Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2015) Costa, Jéssica Alves Guimarães; Araújo, James AmorimA intensificação do processo de urbanização é algo que vem modificando não apenas as grandes cidades, mais também as de médio e pequeno porte. A mudança nas formas de expansão urbana é uma das principais consequências deste processo quando relacionado às pequenas e médias cidades. Ela vem acompanhada de uma série de outras mudanças ligadas as dinâmicas econômica, política e social das cidades em questão. Neste sentido, o presente trabalho parte do seguinte questionamento: De que forma a expansão do bairro Cajueiro, em Santo Antônio de Jesus poderá influenciar na vida dos moradores dessa localidade e na relação centro-periferia já existente? Como objetivo, buscamos compreender de que forma a expansão do bairro Cajueiro em Santo Antônio de Jesus, Bahia, poderá influenciar na vida dos moradores dessa localidade e na relação centro periferia já existente. Para elucidar a problemática descrita acima, primeiramente foi feito um levantamento bibliográfico sobre o tema. Em seguida, fizemos um levantamento de informações mais específicas sobre o bairro em instituições como Prefeitura Municipal, Secretaria de Infraestrutura, Cartórios e Biblioteca Municipal. Em seguida, partimos para a aplicação de entrevistas e questionários, a fim de acompanhar de perto os objetivos específicos definidos nesta pesquisa. Neste momento também foram feitas duas outras etapas importantes deste trabalho: a observação in lócus e o levantamento fotográfico. Por fim, fizemos a tabulação e análise dos dados colhidos em campo. Percebemos através deste trabalho que o crescimento do bairro Cajueiro foi positivo para a maioria dos moradores desta localidade, apesar das melhorias relacionadas a infraestrutura do bairro não alcançarem todas as ruas. Também foi possível perceber que a relação da população com o centro da cidade é ainda muito intensa, apesar da grande quantidade de estabelecimentos comerciais e de serviços existentes no bairro.
- ItemAs contribuições do PIBID para a formação inicial de seus bolsistas: um estudo de caso sobre o Subprojeto Itinerâncias da Docência em Geografia, da escola cidadã à cidade escola(Universidade do Estado da Bahia, 2015) Santos de Novais, Gean; Pires Queiroz, PatríciaA pesquisa trata das contribuições do Subprojeto/PIBID Itinerâncias da docência em Geografia: da escola cidadã à cidade escola para a formação inicial dos seus bolsistas. Como problema de pesquisa, busquei responder a seguinte questão: Quais as contribuições do Subprojeto/PIBID/Geografia para a formação inicial de seus bolsistas? Para isso, elegi como objetivo geral investigar as contribuições do PIBID Geografia para a formação inicial de seus bolsistas. Para atingir o objetivo proposto optei por desenvolver uma pesquisa qualitativa, por acreditar no seu potencial de investigação sobre questões educacionais. Para suporte de levantamento de dados e informações selecionei a Entrevista Narrativa e a Análise Documental. A partir do cruzamento das entrevistas, relatórios e outras informações foi possível constatar que o Subprojeto/Geografia propiciou aos bolsistas/colaboradores vivenciarem diversas condicionantes que recaem sobre o trabalho docente, possibilitando assim confrontar visões sobre diversos aspectos da docência, compreendendo melhor os desafios e exigências da profissão. Além disso, o Subprojeto contribuiu para a constituição da identidade docente dos bolsistas/colaboradores, propiciando a estes estabelecerem relações com diversos agentes (alunos, professores, funcionários e comunidade) da escola parceira. Foi possível constatar ainda que os bolsistas redimensionaram seus olhares sobre diversos aspectos que cercam a prática docente, o papel do professor e o contexto do colégio, além de vivenciarem uma gama de situações que os puseram à prova, possibilitando-os compreenderem que a formação inicial não dá o suporte total para o exercício da docência. As principais dificuldades enfrentadas foram reunir os relatórios dos bolsistas/colaboradores de um mesmo período, além de realizar as entrevistas. Foi necessário reajustar os procedimentos metodológicos em várias partes da pesquisa, contemplando os objetivos propostos pelo estudo. Desta forma, este trabalho monográfico reforça a importância de investimentos em prol da formação docente, ressaltando as contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência.
- ItemA revitalização do espaço do loteamento vale do hebrom, na fonte das cabeças, no município de Governador Mangabeira – BA: identidade em jogo(Universidade do Estado da Bahia, 2015) Santos, Jirleide Dias da Conceição dos; Santos, Moacyr Velame Branco dosA pesquisa tem o intuito discutir a Fonte das cabeças como forma de identidade localizada no Loteamento Vale do Hebrom, na cidade Governador Mangabeira - BA, analisando como os moradores do loteamento, vêm construindo suas identidades no espaço e no cotidiano de suas ações, buscando compreender a dinâmica. Os objetivos consistem Coletar no arquivo público da cidade, informações históricas da fonte; levantar as possíveis utilidades do espaço no entorno da fonte para a população local; identificar por quem e como esse espaço é frequentado atualmente; buscar informações nos órgãos públicos, sobre a existência do projeto urbanístico para o entorno da fonte. Justifica-se a importância desta pesquisa pela às interrelações entre a história e identidade da Fonte das Cabeças e sua importância para os moradores, além da importância de revitalizar um espaço histórico e identitário. Os procedimentos metodológicos consistem em coletar dados por meio de entrevistas com a técnica da observação, e levantando pesquisa documental através de Imagens e documentos. Através das técnicas de pesquisa empregada nesta pesquisa, constatou-se que a revitalização deste espaço contribui para a identificação dos moradores do Vale com a Fonte das Cabeças.
- ItemAcessibilidade arquitetônica e pedagógica nas escolas públicas do município de Santo Antônio de Jesus – BA(Universidade do Estado da Bahia, 2015-10-29) Santos, Nilda Moreira dos; Torres, Cláudia Regina de Oliveira Vaz; Mendes, Augusto Cesar Rodrigues; Queiroz, Patrícia PiresEste trabalho pretende analisar a acessibilidade arquitetônica e pedagógica nas escolas públicas do município de Santo Antônio de Jesus – BA. A problemática que restringe o objeto deste estudo está relacionada com os problemas enfrentados pelas pessoas com deficiências e seus desafios pela consolidação dos seus direitos dentro da sociedade brasileira, decorrente de um processo histórico segregador sócio educacional. O reconhecimento desta questão social vem sendo acompanhado da tentativa de identificar as causas estruturais do problema, para tornar os sujeitos socialmente inseridos dentro do processo educacional. O objeto de estudo desta pesquisa são as escolas estaduais: Florentino Firmino de Almeida e Félix Gaspar e a escola municipal Hercília Tinoco de Andrade, todas situadas na zona urbana do município. Essas escolas recebem alunos da educação básica, fundamental II, (do 6º ao 9º ano). A pergunta principal da pesquisa incide na existência da acessibilidade arquitetônica e capacitação do corpo docente para ensinar crianças e/ou adolescentes com deficiências. Outros questionamentos surgem a partir dessa indagação, os direitos dos alunos estão sendo respeitados conforme regem as leis do país? Essas crianças estão sendo contemplados pelo atendimento especializado do qual tem direito? A metodologia utilizada nesse estudo foi pesquisa qualitativa, de natureza exploratória, através da observação, entrevistas e questionários com professores das escolas em análise. Os resultados evidenciam que as escolas públicas pesquisadas apresentam fragilidade no que se refere a inclusão educacional de pessoas com deficiência, tanto no item pedagógico quanto arquitetônico.
- ItemAcesso e qualidade da água no riachão do chorão, município de Presidente Tancredo Neves, Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2016) Mota, Alana Souza; Oliveira, Rozilda Vieira; Santos, Moacyr Velame Branco dos; Duete, Washington Luiz CotrimO presente trabalho tem como objeto de estudo as condições de acesso e qualidade da água no Riachão do Chorão, comunidade rural do município de Presidente Tancredo Neves, BA. Na comunidade não há sistema de abastecimento e tratamento da água, desta forma, os moradores acessam a água por meio de ações paliativas e individuais, que variam de acordo com a disponibilidade de recursos. A ausência de ações de saneamento básico é um fator preocupante do ponto de vista da saúde pública e ambiental, também não há informações sobre a qualidade da água consumida. Diante dessa situação, interessa saber como os moradores avaliam as condições de acesso e qualidade da água, bem como averiguar se os indicadores básicos de qualidade estão dentro do permitido para consumo. Sendo assim, a pesquisa objetiva investigar as condições de acesso e qualidade da água no Riachão do Chorão. Para responder às questões levantadas foram aplicados questionários com perguntas abertas e fechadas, por domicilio, com todas as famílias residentes na localidade. Para avaliação da qualidade da água foram determinados os seguintes parâmetros: pH, turbidez, coliformes totais e escherichia coli. As análises foram solicitadas previamente e realizadas através do setor da Vigilância Sanitária do município. As amostras de água foram coletadas em cisternas, no rio do Piau e em um riacho, totalizando 9 amostras. Os resultados indicam que o acesso à água é precário, instalações improvisadas e sem apoio técnico, porém os moradores, no geral, avaliam positivamente, sobretudo as cisternas, considerando-as de boa qualidade. Em relação à qualidade, apenas uma amostra apresentou dados satisfatórios de potabilidade, revelando que a água não é adequada para consumo, situação que somada a falta de tratamento pode acarretar riscos à saúde. Desta forma, evidencia-se a discrepância entre a percepção positiva dos moradores em relação à qualidade da água e o resultado obtido com as análises.
- ItemPráticas e manejos agrícolas e suas influências na degradação do Rio Jaguaripe, no município de Dom Macedo Costa-BA(Universidade do Estado da Bahia, 2016) Brito, Daiane da Silva; Gois, Djalma VillaO presente estudo analisa as ações humanas e os diversos usos que a população local faz no curso médio da bacia hidrográfica do Rio Jaguaripe, especialmente no trecho do município de Dom Macedo Costa, Bahia. Procura enfatizar as interferências diretas e indiretas ao meio ambiente pelas indevidas práticas agrícolas e pecuárias que aceleram o processo de degradação e a deposição de lixo doméstico gerados em áreas urbanas no entorno do Rio Jaguaripe, como uma forma de se desfazer de materiais indesejáveis. A deterioração do rio pela falta da percepção de práticas agropecuárias dos pequenos produtores está destruindo a Mata Atlântica. A manutenção de práticas e manejos agrícolas dos produtores vem influenciando na degradação do Rio Jaguaripe no Município de Dom Macedo Costa – BA. Assim sendo, esse trabalho tem como objetivo entender de que forma a manutenção de práticas e manejos agrícolas dos produtores rurais têm contribuído com a degradação do Rio Jaguaripe em Dom Macedo Costa. A metodologia aplicada, visando atingir os objetivos da pesquisa, se deu no escritório com levantamentos bibliográficos, nos trabalhos de campo e no laboratório de geoprocessamento. No trabalho de campo, além dos registros fotográficos, aplicouse à população-alvo questionários semiestruturados, com perguntas quantitativas e qualitativas sobre as questões socioambientais e econômicas, visando construir um banco de dados na área de estudo. Percebeu-se que a maioria dos entrevistados é de pequenos produtores rurais, com uma relativa parcela de suas terras destinada à criação de gado, e que na sua maioria não possui áreas de vegetação preservadas. A maioria dos entrevistados demonstrou preocupações com os problemas ambientais. Os impactos ambientais mais relevantes percebidos pela pesquisa foram o assoreamento nas margens dos rios, degradação da vegetação, erosão do solo e uso de agrotóxicos na maioria das plantações. Por fim, esse estudo procurou, diante da compreensão dos impactos socioambientais e da ausência de educação ambiental, lançar propostas à comunidade local, assim como ao poder público municipal ou estadual, concernentes às políticas públicas voltadas para preservação e conservação dos recursos naturais, ao reflorestamento de áreas degradadas e recuperação dos recursos hídricos, de forma a contribuir com a minimização dos problemas ambientais.
- ItemResíduos sólidos e cotidiano: um estudo sobre a convivência da comunidade e o descarte inadequado de lixo, no bairro Engenho Velho da Federação, na cidade de Salvador – BA(Universidade do Estado da Bahia, 2016) Santos, Mariana Bonfim Coelho dos; Santos, Moacyr Velame Branco dosOs resíduos sólidos tem se tornado um problema ambiental nos grandes centros urbanos devido ao seu aumento e a falta de locais corretos para descarte, que não agridam ao ser humano e ao meio ambiente. São muitos os fatores que acentuam esse crescimento e um deles é o consumismo exagerado por parte da população. Este trabalho tem o intuito de entender como a comunidade do Engenho Velho da Federação-BA convive, cotidianamente, com o “lixão” que está localizado próximo as suas residências e de que forma essa aproximação afetaou não as suas vidas. Através de entrevistas e diálogos com os moradores que residem ao entorno do local, foram levantadas informações sobre doenças, como os moradores convivem com o local, a percepção deles em relação a esta situação e se há ações para mudanças para que de fato possase compreender as especificidades que compõe essa realidade a qual estão submetidos. Foi discutido no decorrer deste trabalho, conteúdos que vão desde a base do problema até algumas propostas de como amenizar a situação advinda da disposição inadequada dos resíduos gerados. Aumento gradativo do consumo, descarte dos produtos obsoletos, locais adequados e inadequados, sustentabilidade e Educação Ambiental, são algumas das variáveis que transcorrem pela pesquisa. Foi detectado que osmoradores do bairro se encontram descontentes com a proximidade do local de descarte, alocado perto de suas casas, porém, ao mesmo tempo se deparam com a preocupação de onde devem colocar os resíduos, caso o “lixão” seja retirado, mostrando uma dualidade em suas opiniões.
- ItemAcessibilidade da água e qualidade de vida no município de Varzedo (BA).(Universidade do Estado da Bahia, 2016) Reis, Gessica Rodrigues; Estevam, André Luiz DantasA pesquisa consiste como a atual forma de abastecimento de água tem interferido na qualidade de vida dos moradores da comunidade do Congonhas no Município de Varzedo-BA? O trabalho tem por objetivo analisar os fatores condicionantes na disponibilidade hídrica na comunidade do Congonhas no município de Varzedo- BA. Compreender o estado atual do abastecimento de água na comunidade do Congonhas, após intervenção do poder público nos sistema de distribuição de água. Identificar as transformações sofridas no acesso à água na comunidade depois da intervenção do poder público. Levantar dados sobre a participação dos moradores para melhorar o acesso à água das comunidades. A problemática escolhida visa compreender os problemas de acessibilidade de água na comunidade do Congonhas, após a intervenção do poder público, tendo em vista que a rede de abastecimento de água feita pela população local era eficiente para as demandas deste recurso. Os dados da pesquisa foram gerados através da aplicação de questionários e pela observação direta. A partir da aplicação dos procedimentos citados concluiu-se que o acesso a água é um problema que afeta a comunidade, pois os moradores têm que se deslocar a procura da mesma, várias vezes ao dia interferindo assim na sua rotina diária. O trabalho desenvolvido contribuirá para a reflexão acerca dos problemas enfrentados no meio rural quanto às estratégias para o abastecimento humano na Comunidade de Congonhas no Município de Varzedo – BA.
- Item“Eu quero ir pra rua, tomar a rua!”: a (re)apropriação dos espaços públicos de Santo Antonio de Jesus/BA pelos coletivos artísticos.(Universidade do Estado da Bahia, 2016) Vieira, Rafael Luiz de Albuquerque; Souza, Hanilton Ribeiro de; Souza, Patrícia Pires Queiroz; Kustner, Rocio CastroO trabalho retrata a dinâmica de apropriação dos espaços públicos por determinados coletivos artísticos da cidade de Santo Antônio de Jesus/BA, destacando a importância destes espaços, (re)apropriados através da arte, para o fortalecimento da cultura local e cidadania. Assim, o objetivo deste trabalho, é a discussão sobre como os coletivos artísticoculturais se organizam e atuam para a (re)apropriação dos espaços públicos, especialmente da Praça Renato Machado, na referida cidade. Além disso, busca-se também descrever as atividades artísticas e culturais desenvolvidas nos espaços públicos da cidade, identificando as origens, influências e abordagens dos principais grupos para suas intervenções urbanas/artísticas para (re)apropriação dos espaços públicos. Diante disso, busca-se também conhecer melhor tais coletivos, identificando as relações que mantém entre as práticas de intervenção e a participação social e política no espaço público, além de perceber a concepção de participação social e política dos seus membros. Em relação à metodologia, destaca-se que utilizamos a abordagem (auto)biográfica, com destaque para as narrativas dos membros dos coletivos. Assim, fizemos uso dos seguintes instrumentos de recolha de dados: observação in loco e entrevistas narrativas. Por fim, tal trabalho considera que a permanência das práticas artísticas coletivas nas praças da cidade é essencial para assegurar o direito da expressão da cultura e da cidadania local, contribuindo, dessa forma, para que as pessoas, principalmente a juventude local, possa pensar o modelo de cidade que desejam construir e viver.
- ItemPrograma mais educação: um estudo das práticas pedagógicas de geografia em uma instituição municipal de ensino do espaço rural de Governador Mangabeira - Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2016) Santana, Fabiana Ribeiro; Pinheiro, Josemare Pereira dos SantosO Programa Mais Educação é uma política educacional criada pelo Governo Federal que ainda está em fase de desenvolvimento nas escolas públicas brasileiras, tem o intuito de ampliar a jornada escolar, na perspectiva da educação integral, oportunizando a organização curricular com atividades pedagógicas desenvolvidas para aprendizagem das crianças e jovens. Com o propósito de melhor conhecer processos e práticas pedagógicas de tal Programa, este estudo tem o objetivo geral de analisar como tem se dado o trato com o conhecimento da Geografia no âmbito do Programa Mais Educação na escola municipal do espaço rural de Governador Mangabeira – Bahia. Do ponto de vista metodológico esta é uma pesquisa qualitativa, onde fez-se análise dos projetos de ensino e entrevistas com as monitoras do Programa. Os principais resultados apontaram que, embora previsto na organização curricular, o conhecimento geográfico quase não é tratado na dinâmica pedagógica do Programa, demonstrando uma negligência com os conteúdos da Geografia.
- ItemA priorização da produção de beiju na comunidade da Boa Vista em Santo Antonio de Jesus-BA(Universidade do Estado da Bahia, 2016) Santana, Valdir Rocha; Kustner, Rocio Castro; Silva, Cleonice Moreira da; Santos, Elba Medeiros Punski dosO trabalho intitulado “A priorização da produção de beiju na comunidade da Boa Vista em Santo Antônio de Jesus/Ba” tem como objetivo compreender, através observação direta e entrevistas semiestruturadas a 20 famílias produtoras de beiju; como os agricultores familiares locais se reorganizaram no processo de produção de beiju. Os agricultores perceberam que a produção de farinha de mandioca já deixava de ser uma perspectiva de vida para a população e passaram a investir na fabricação de beiju reorganizando a produção mesmo com certas dificuldades. Boa Vista atualmente se destaca na produção de beiju, mas foi necessário desenvolver algumas medidas para viabilizar a comercialização do produto numa densa dinâmica socioeconômica e cultural.
- ItemControle social um caminho para o direito à cidade: estudo de caso na rua da vitória no bairro Barro Vermelho em Santo Antônio de Jesus/BA(Universidade do Estado da Bahia, 2016) Silva, Manuela da Costa; Araújo, James AmorimEste trabalho objetivou compreender como os moradores da Rua da Vitória, localizada no bairro Barro Vermelho em Santo Antônio de Jesus/BA, percebem e agem em relação à deficiência da infraestrutura na localidade. Os objetivos específicos traçados foram: coletar informações sobre a formação do bairro/rua, através de relatos de alguns moradores mais antigos, identificar a cobertura de infraestrutura presente na rua, levantar o perfil socioeconômico dos moradores, saber como a precariedade na infraestrutura da localidade afeta o cotidiano dos moradores, e, coletar dados que identifiquem possíveis articulações ou mobilizações feitas pelos moradores visando melhorias nos serviços. Para o desenvolvimento dessa pesquisa, foram utilizados como procedimentos metodológicos: o levantamento de fontes, especialmente as que retratam sobre a temática do controle social, e para se alcançar os objetivos específicos: levantamento da infraestrutura da rua, através de um formulário Pedalitta e registros fotográficos. Entrevistas semiestruturadas com cinco moradores locais, os quais foram escolhidos mediante ao conhecimento de que estes residem na localidade desde que eram crianças. Aplicação de questionários em noventa e quatro domicílios. Com os dados levantados em campo, foram elaborados gráficos de setores e tabelas para melhor representá-los, bem como um quadro para representar os serviços de infraestrutura existentes na localidade e um mosaico fotográfico com algumas imagens registradas em lócus. Posteriormente, fez-se a análise e discussão dos resultados obtidos. Concluiu-se que a forma encontrada pelos moradores de agirem e cobrarem por melhorias nos serviços públicos da localidade é fragilizada, e por vezes desorganizada. Com a descontinuidade da associação de moradores da Rua da Vitória, desestruturou-se o mínimo de organização que se tinha para cobrar, alcançar e fiscalizar os serviços públicos para localidade.
- ItemDegradação ambiental da sub-bacia do Rio Copioba: implicações para a população Ribeirinha – São Felipe/BA.(Universidade do Estado da Bahia, 2016) Jesus, Elisia Almeida de; Gois, Djalma VillaA Serra da Copioba é uma área privada de ocupação antiga, que vem sofrendo perdas gradativas de Mata Atlântica, sendo a Mata Ciliar do Rio Copioba a mais degradada por estas ações. A retirada da vegetação está afetando os mananciais de superfície, o qual abastecia a Barragem do Copioba. Observou-se por meio de pesquisas preliminares que o Rio Copioba está bastante poluído, as margens desmatadas, os leitos assoreados e a ação antrópica é o carro chefe dessa problemática. A pesquisa tem como objetivo entender a percepção ambiental dos moradores sobre o processo de degradação ambiental da Serra da Copioba com ênfase na retirada da vegetação ciliar, no município de São Felipe-Ba. Utilizando os seguintes instrumentos de coleta: observação, entrevista e questionário. Os resultados brutos permitiram observar um bom nível de percepção ambiental entre os moradores, os quais em sua maioria fizeram referência ao degradante estado do rio, revelando valores e sentimentos. Conclui-se que os maiores problemas ambientais da área de estudo são os desmatamentos, assoreamentos do Rio Copioba e o uso indiscriminado dos agroquímicos nas lavouras existentes. Como consequência tem-se a diminuição da qualidade e da vazão das águas do referido rio.
- ItemApropriação irregular do espaço público: o caso das calçadas da Rua Sóter Barros / Santo Antônio De Jesus - BA(Universidade do Estado da Bahia, 2016) Ferreira, Claudemira Bahia; Araújo, James AmorimO presente trabalho é o resultado de uma pesquisa realizada na Rua Sóter Barros, em Santo Antônio de Jesus-Ba, sobre apropriação irregular do espaço público (calçadas). Tem-se como meta principal investigar os problemas cotidianos ocasionados aos moradores e transeuntes da Rua, através da apropriação privada das calçadas. Além disso, identifica os tipos de apropriação irregular do espaço público (calçadas) e investiga como as práticas cotidianas dos moradores e transeuntes do logradouro vêm sendo afetadas pela apropriação privada das calçadas. Como base teórica, foram utilizadas obras bibliográficas de autores como Gomes (2002), Guimarães (2002), Lefebvre (1991 e 1999), Brasil (2008) e outros. Para elaboração do trabalho, além da pesquisa bibliográfica, fez-se a observação de campo, registros fotográficos e a aplicação de 40 entrevistas a moradores e transeuntes com diferentes faixas etárias. Através da análise das informações obtidas, pôde-se constatar que, quando as calçadas são indevidamente apropriadas, gera-se uma série de dificuldades e transtornos aos pedestres, comprometendo suas práticas cotidianas e, inclusive, sua integridade física. Diariamente, as pessoas que transitam a pé têm dificuldades em utilizar o espaço que lhes foi reservado, levando-as a dividir o espaço da rua com os veículos, comprometendo assim, o direito de ir e vir do cidadão no solo urbano.
- ItemAcesso e gestão da água na sub-bacia hidrográfica do Riachão da Várzea, no município de Valença, Bahia.(Universidade do Estado da Bahia, 2016) Sousa, Gerusa Santos de; Gois, Djalma Villa; Estevam, André Luiz DantasA água é um recurso natural de valor inestimável que é fundamental para a existência humana e animal. O objetivo principal do trabalho foi compreender como os moradores das comunidades de Várzea no Município de Valença, Bahia, percebem o acesso e gestão coletiva da água que consomem e identificar como ocorre o abastecimento de água nas comunidades estudadas e como se dar a participação dos moradores e associação para melhorar o acesso e gestão da água. O seguinte trabalho apresenta o seguinte problema: Como a falta ao acesso e gestão coletiva da água interfere na vida dos moradores da comunidade rural da Várzea no Município de Valença-BA? A metodologia desse trabalho abrangeu um levantamento de dados geográfico in loco para identificar o abastecimento de água nas comunidades estudadas. Esses dados foram coletados a partir de entrevistas e observação direta. A entrevista foi realizada com os próprios moradores, com a liderança da associação e com representante da prefeitura municipal de Valença. O resultado permitiu observar a existência de uma distorção sobre o entendimento do que é acesso e gestão, além de perceber que o poder público municipal não demonstrou interesse na gestão e no acesso da água na área rural, sendo que o sistema de água implantado na comunidade da Várzea foi oriundo de esforços da população local.
- ItemRelações interorganizacionais: uma análise sobre o caminho percorrido pela associação comunitária de desenvolvimento rural da fazenda velha, em São Felipe–BA(Universidade do Estado da Bahia, 2016) Silva, Lucas Conceição da; Kustner, Rocio CastroO associativismo surge dentro do cenário rural para os agricultores, em especial aos pequenos produtores, como alternativa de suprir as lacunas deixadas, tanto por um processo colonialista/capitalista que deixa rastros em uma população marcada pela marginalidade social, quanto pelos governos que não cumprem de fato seus objetivos em diminuir as desigualdades sociais. Nesta pesquisa, evidenciamos através da releitura de autores que abordam a temática o caminho do associativismo rural no Brasil e na Bahia, sua relação com o Estado e outras organizações até chegarmos na apresentação da situação, tendo como objeto de estudo a Associação Comunitária de Desenvolvimento Rural da Fazenda Velha localizada no município de São Felipe. O objetivo da pesquisa é analisar sua relação com o poder público e outras organizações na atual conjuntura de políticas públicas para o campo, pondo em dialética a cooptação estatal versus fomento do espírito associativista na promoção de suas ações. Para tal, foram realizados dois grupos focais com os sócios (homens e mulheres), aplicados questionários em 31 domicílios e três entrevistas (secretário de agricultura, vereador e presidente do sindicato), além da análise documental (atas). Evidenciamos a necessidade de estreitar as relações para o trabalho em rede: associações – cooperativas – sindicato – igrejas – poder público.
- ItemPrecariedade no acesso à água e suas implicações nas práticas cotidianas dos moradores da fazenda Pilões, no município de Conceição do Almeida-BA.(Universidade do Estado da Bahia, 2016) Lima, Jamile Barbosa; Estevam, André Luiz DantasA precariedade no acesso à água é um problema social e que vem aumentando sua proporção em várias regiões do mundo, principalmente em comunidades rurais. Nesse sentido, a presente pesquisa foi realizada na comunidade da Fazenda Pilões, espaço rural do município de Conceição do AlmeidaBA, a qual convive há muitos anos com este problema, obrigando assim a população local a recorrer a fontes alternativas para o suprimento de suas necessidades básicas diárias. Desse modo, o presente trabalho consiste em compreender de que forma a precariedade no acesso à água interfere nas práticas cotidianas dos moradores da comunidade da Fazenda Pilões, no município de Conceição do Almeida-BA? Para tanto, utilizou-se do método qualitativo, aplicando-se alguns procedimentos metodológicos que embasaram as principais questões do referencial teórico. Sendo assim, os procedimentos metodológicos utilizados permitiram analisar literatura específica, a exemplo do estudo de teses, dissertações, livros, revistas especializadas e artigos específicos da área de conhecimento, bem como a tabulação e análise dos resultados obtidos com a pesquisa de campo, sendo que esta fase contempla a etapa de gabinete. Enquanto na etapa de campo, foram consideradas as informações obtidas a partir da visita in lócus através da observação direta e registros fotográficos do local, tendo como suporte metodológico a temática da Percepção Ambiental. Aplicou-se também, entrevistas semiestruturadas com os moradores locais, para saber qual a percepção deles em relação aos problemas advindos das condições de acesso precário à água. O resultado deste trabalho culminou em análises e discussões sobre os impactos da precariedade no acesso à água e como os mesmos interferiram no cotidiano de vida dos moradores locais. Desse modo, é possível concluir que a população local tem a percepção de que a ida até a nascente várias vezes ao dia e todos os dias em busca de água é um trabalho árduo e que demanda muitas horas, o que interfere no tempo que seria dedicado ao trabalho, as atividades domésticas, aos estudos, dentre outras práticas cotidianas.