Licenciatura em Geografia - DCH5

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 5 de 83
  • Item
    Implantação de equipamentos e transformaçães urbanas: bairro cajueiro na cidade de Santo Antônio de Jesus BA.
    (Universidade do Estado da Bahia, 0109) Fonseca , Eliane Clemente; Santos, Miguel Cerqueira; Diniz, Aline Franco; Estevam, André Luiz Dantas
    Esta pesquisa, intitulada "Implantação de equipamentos e transformações urbanas: Bairro do Cajueiro, na cidade de Santo Antônio de Jesus, BA", discute as mudanças físicas e culturais ocorridas no bairro devido à implantação de novos equipamentos urbanos. O estudo foi motivado pela observação do constante crescimento do bairro, impulsionado por instituições como o Instituto Federal da Bahia (IFBA), Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Serviço Social do Comércio (SESC) e a Policlínica Regional, que têm contribuído para a urbanização e melhorada as condições de vida dos moradores. O objetivo principal busca analisar as transformações no Bairro Cajueiro nos últimos 20 anos, destacando os impactos positivos e negativos dessas mudanças. A pesquisa avalia os efeitos desses novos equipamentos públicos e privados sobre a qualidade de vida local e a reconfiguração da paisagem urbana. Para isso, foi realizada uma análise bibliográfica de autores relevantes e um trabalho de campo com questionários aplicados aos moradores. Os resultados revelam benefícios como novas fontes de renda para os moradores devido ao aumento da demanda por moradias e serviços. No entanto, também são discutidos desafios como o aumento da violência e a falta de infraestrutura adequada. A pesquisa conclui com uma análise dos impactos das transformações urbanas e sugestões para melhorias futuras, considerando os empreendimentos importantes como a UFRB, IFBA, Policlínica e o SESC.
  • Item
    Os jogos didáticos-pedagógicos: suportes para a Geografia no/do cotidiano
    (Universidade do Estado da Bahia, 2025-03-10) Santana, Lorenna Fábia Ferreira de; Pires, Claudia Moreira Sousa; Pinheiro , Josemare Pereira dos Santos; Tosta, Rita de Cassia Sales Ché
    Os professores de Geografia têm encontrado desafios para ministrar aulas que despertem a atenção dos estudantes, uma vez que, o mundo digital tem ganhando lugar no cotidiano da maioria dos jovens e adolescentes da atualidade. Portanto diante da percepção da totalidade é verídico que os alunos frequentemente usam aparatos tecnológicos na sala de aula gerando distração e dificuldade de aprendizagem. A partir desse pressuposto, surgiu o objetivo deste trabalho de conclusão de curso apresentar os jogos didáticos-pedagógicos como uma estratégia de ensino que pode colaborar para gerar a afeição dos estudantes com a Geografia. Diante disso, serão demostrados experiências de jogos-didáticos pedagógicos criados e aplicados na Escola Municipal Luís Eduardo Maron de Magalhães e no Centro territorial de educação profissional (CETEP) na cidade de Santo Antônio de Jesus-BA, Baseado em autores que afirmam a importância dos jogos didáticos pedagógicos como uma metodologia eficaz para o efetivo aprendizado dos conteúdos da ciência geográfica na sala de aula.
  • Item
    Ensino de Geografia: possibilidades de construção do conhecimento com o uso de memes
    (Universidade do Estado da Bahia, 2025-03-12) Oliveira , Laine Santos Andrade de; Pinheiro , Josemare Pereira dos Santos; Souza, Hanilton Ribeiro de; Pires, Claudia Moreira Sousa
    O presente trabalho investiga as possibilidades didático-pedagógicas do uso de memes como ferramenta de ensino na disciplina de Geografia. O objetivo principal foi compreender como os memes podem facilitar a construção do conhecimento geográfico, aproximando os conteúdos escolares do cotidiano dos estudantes. A pesquisa foi realizada em duas escolas, envolvendo estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, além de entrevistas estruturadas com duas professoras de Geografia. Utilizou-se uma abordagem mista, com aplicação de questionários e análise qualitativa e quantitativa dos dados coletados. Os resultados indicam que, embora os memes ainda sejam pouco utilizados nas aulas de Geografia, tanto alunos quanto professores reconhecem seu potencial para tornar o ensino mais dinâmico e envolvente. No entanto, desafios como, a falta de formação docente e as limitações tecnológicas foram identificados. Assim, a inclusão de memes ao ensino de Geografia pode contribuir para um aprendizado mais significativo, desde que acompanhada de estratégias formativas e infraestrutura adequada.
  • Item
    Play now: o uso de jogos digitais no ensino de Geografia
    (Universidade do Estado da Bahia, 2025-03-12) Mota, Ariel Antonio Souza; Souza , Hanilton Ribeiro de; Pinheiro , Josemare Pereira dos Santos; Souza, Luciana Cristina Teixeira de
    O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre o uso dos jogos digitais como uma metodologia de ensino para aulas de Geografia na educação básica. Há um grande interesse de crianças e adolescentes por jogos digitais. Assim, utilizar essa tecnologia em sala de aula pode trazer o conteúdo escolar para a realidade do(a) aluno(a), promovendo um maior interesse por aprender Geografia. Os jogos digitais estimulam o desenvolvimento cognitivo, aprimoram habilidades como o pensamento crítico, a criatividade e a resolução de problemas. Sendo assim, a pesquisa objetiva discutir como os jogos digitais podem ser utilizados como ferramenta de ensino e aprendizagem da Geografia em sala de aula, possibilitando outras leituras de mundo, mais reflexivas e autônomas. A metodologia adotada possui uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório, descritivo e propositivo, fundamentada na pesquisa-ação, para uma análise das potencialidades desses jogos por meio de revisão de literatura e testes práticos realizados durante o período de estágio no Ensino Médio, no Colégio Democrático Estadual Dr. Rômulo Almeida, na cidade de Santo Antônio de Jesus/BA – sede do Campus V da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Após o período de testes, foram realizadas entrevistas com os estudantes, todos(as) os(as) alunos(as) avaliaram de forma positiva o uso de jogos digitais nas aulas de Geografia, relatando que a metodologia adotada tornava as aulas mais interessantes, participativas e facilitava o aprendizado, apesar de algumas dificuldades relatadas devido à falta de infraestrutura escolar.
  • Item
    Ilhas de calor e clima urbano: uma análise da cidade de Valença/Ba
    (Universidade do Estado da Bahia, 2025-04-01) Oliveira , Jefferson dos Santos; Estevam , André Luiz Dantas; Souza, Hanilton Ribeiro de; Souza, Claudia Pereira de
    O fenômeno das ilhas de calor urbanas tem se intensificado em cidades pequenas e médias, influenciado pelo crescimento desordenado, pela modificação do uso do solo e pela redução das áreas verdes. Este estudo tem como objetivo analisar os impactos das ilhas de calor em Valença, Bahia, a partir de uma revisão bibliográfica abrangente, que discute conceitos fundamentais, fatores desencadeadores e possíveis estratégias de mitigação. A pesquisa se justifica pela necessidade de aprofundamento teórico sobre como o processo de urbanização influencia a elevação das temperaturas e suas implicações para a saúde pública, a qualidade ambiental e a organização do espaço urbano. A metodologia adotada baseia-se na análise crítica de literatura científica recente e estudos sobre planejamento urbano sustentável, permitindo a construção de um referencial teórico que embasa o debate sobre soluções viáveis para reduzir os efeitos do aquecimento urbano. Os resultados apontam que a interação entre planejamento urbano, infraestrutura verde e políticas públicas, é essencial para minimizar os impactos das ilhas de calor, destacando a importância da arborização e da requalificação dos espaços urbanos. A pesquisa pretende contribuir para a formulação de diretrizes que auxiliem na adaptação climática e na promoção de cidades mais resilientes e sustentáveis.