Licenciatura em Geografia - DCH5
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- ItemA análise do serviço de transporte público e acessibilidade dos (as) cadeirantes na cidade de Santo Antônio de Jesus-Ba(Universidade do Estado da Bahia, 2021-12-09) Jesus , Islana dos Santos de; Santos , Miguel Cerqueira dos; Araújo , James Amorim; Silva , Joilson Cruz daO sistema de transporte público urbano (STPU) é de fundamental importância para as pessoas, principalmente as que moram distante do centro da cidade e não tem condições financeiras para utilizar outros meios, sobretudo os cadeirantes que necessitam de um serviço de qualidade do STPU afim de garantir o direito de ir e vir. Dessa forma, esta pesquisa estuda o sistema de transporte público urbano para acessibilidade dos (as) cadeirantes da cidade de Santo Antônio de Jesus-Ba, relativamente do Conjunto Habitacional do Bairro Nova Tereza, Cidade Nova II. Com objetivo de analisar o serviço do transporte público para os cadeirantes no tocante aos serviços tais como hospitais, escolas, lazer e mercado dentre outros. Referente aos procedimentos metodológicos, o trabalho está ancorando em reflexões literárias que respaldam a temática, como também foi desenvolvido uma pesquisa de campo para o levantamento de dados e informações que ajudaram na reflexão acerca de um problema existente na cidade, porém tem passado despercebido. O desenvolvimento da pesquisa revela que o uso do Sistema de Transporte Público Urbano pelos cadeirantes torna-se indispensável, principalmente em decorrência da distância do bairro estudado ao centro da cidade onde encontra a maioria dos serviços. Sendo assim, torna-se evidente a necessidade de melhorias, neste sistema, o quanto antes possível.
- ItemLugares do medo, violência urbana e mobilidade espacial da comunidade universitária da UNEB Campus V(Universidade do Estado da Bahia, 2025-06-05) Santos, Letícia Bispo dos; Souza, Luciana Cristina Teixeira de; Queiroz, Patrícia Pires; Kustner, Rocio CastroO lugar é uma das categorias de análise da Geografia, seu conceito está associado ao afeto e a percepção que as pessoas desenvolvem com os lugares que frequentam. Diante do aumento da violência urbana, os lugares podem passar a simbolizar insegurança. A presente pesquisa tem como objetivo investigar as percepções desenvolvidas pelos sujeitos diversos pertences a comunidade acadêmica da Universidade do Estado da Bahia Campus V, analisando em que medida as diferentes percepções variam por gênero, raça, idade, sexualidade e a função que cada entrevistado/a desempenha na Universidade seja como estudante, professor ou técnico/a servidor/a da instituição. Refletindo sobre os conceitos de Topofobia e Topofilia desenvolvidos por Tuan (1983), para quem o lugar pode ser motivo de afetividade ou rejeição, busca-se para compreender se existem diferentes percepções e estratégias utilizadas pelos sujeitos para exercer a sua mobilidade espacial. Desse modo, foi necessário trilhar caminhos metodológicos baseados em revisão bibliográfica e aplicação de entrevista semiestruturada, possibilitando a análise de dados qualitativos e quantitativos sobre as vivências dos participantes da pesquisa em seu deslocamento diário. Os resultados demonstraram que que o medo da violência atinge principalmente discentes e as mulheres de modo geral.
- ItemAgricultura familiar: um olhar sobre a comunidade do dendezeiro/Laje-Ba(Universidade do Estado da Bahia, 2025-03-21) Santos , Érica Greiciane Nunes dos; Santos , Elba Medeiros Punski dos; Cavalcanti, Paula Arcoverde; Oliveira , Rozilda VieiraNo Brasil atual, a produção agrícola é dividida em dois principais setores: o agronegócio, que abrange a agroindústria e os produtores agroexportadores, e a agricultura familiar, que inclui os pequenos produtores rurais, produtores de pequena escala. Nas últimas décadas, a agricultura familiar vem ganhando espaço significativo no âmbito político e educacional, o que gera uma série de fatores favoráveis para ampliar pesquisas sobre o tema. Este trabalho tem como objetivo, investigar de que maneira um débito tributário na gestão da associação de pequenos agricultores familiares da comunidade do Dendezeiro no município de Laje/BA, influencia na participação ativa (ou não) desses produtores rurais nas políticas públicas direcionadas a esse setor, e como esse fator pode impactar suas ações sociais, econômicas e políticas. Para isso foram realizadas pesquisas exploratórias, baseadas em leituras bibliográficas pertinentes ao tema, além de uma análise de dados e entrevistas dentro da própria comunidade
- ItemA percepção dos moradores sobre o uso de agrotóxicos pelos trabalhadores rurais da comunidade do Dendezeiro, Laje-Ba(Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-18) Silva, Ana Paula de Jesus; Souza, Claudia Pires de; Estevam, André Luiz Dantas; Souza, Hanilton Ribeiro deO uso de agrotóxico na agricultura tem se tornado um tema bastante discutido nas últimas décadas. Dessa maneira, este estudo faz um breve levantamento sobre o uso de agrotóxicos pelos agricultores rurais da comunidade do Dendezeiro no Munícipio de Laje-BA. A pesquisa teve como objetivo analisar a utilização de agrotóxicos na referida comunidade e os perigos decorrentes do uso destes produtos. A metodologia desenvolvida foi uma pesquisa descritiva-exploratória, por meio da aplicação de um questionário junto aos trabalhadores rurais da Comunidade, onde se constatou que os agricultores tem consciência dos problemas a que estão expostos ao aplicarem os agrotóxicos sem orientações e acompanhamento técnico. E que estes fatos acabam por colocarem em riscos a sua saúde, a da comunidade e ao meio ambiente. Entretanto, em alguns casos isso decorre da condição socioeconômica.
- ItemO programa escola sem partido e o ensino da Geografia: uma análise das suas potenciais implicações(Universidade do Estado da Bahia, 2025-05-27) Santos, Abigail Oliveira dos; Cavalcanti, Paula Arcoverde; Pinheiro, Josemare Pereira dos Santos; Souza, Patrícia Pires QueirozO presente trabalho tem como objetivo analisar o Projeto de Lei “Programa Escola sem Partido”- PL 7180/2014 - demonstrado as possíveis implicações no ensino da Geografia crítica escolar nas instituições públicas de ensino. A Geografia, enquanto disciplina, desempenha um papel crucial na formação de cidadãos críticos, capazes de compreender e interpretar as questões socioeconômicas, culturais e ambientais que cercam sua realidade ao promover um entendimento amplo do mundo. A educação geográfica contribui para a cidadania ativa e consciente respeitando a diversidade cultural, étnica e social. Entende-se que o Programa Escola sem Partido, ao limitar a liberdade de ensinar, pode restringir a capacidade dos educadores em fomentar discussões necessárias sobre temas diversos e relevantes, tais como desigualdade social, questões ambientais e resistência cultural. Assim, o Programa pode resultar em um ensino de Geografia mais superficial, que não promove a reflexão crítica e a formação integral dos alunos. Como os procedimentos metodológicos da temos a Análise de Política (Policy Analysis) que aborda o Projeto de lei “Programa Escola sem Partido” como uma política pública e são usadas referências de cunho teórico-conceitual que tratam da temática em discussão e da análise documental do Projeto de Lei em tela, configurando-se como uma pesquisa de tipo descritivaexplicativa. A conclusão aponta para a necessidade de políticas educacionais que visem à formação de cidadãos informados e participativos, essencial para a construção de uma sociedade mais justa e democrática e, portanto, o Projeto em tela, caso aprovado, invalidaria a pluralidade de perspectivas no processo de ensino aprendizagem.