Licenciatura em Geografia - DCH5

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    A teoria do lugar central e a sua aplicabilidade na cidade de Santo Antônio de Jesus-Bahia
    (Universidade do Estado da Bahia, 2023-11-14) Magalhães, Millena Andrade De Oliveira; Santos, Elba Medeiros Punski dos; Araújo, James Amorim de; Silva, Cleonice Moreira da
    Tendo em vista a importância que o setor terciário desenvolve economicamente nas cidades, e o quanto a cidade de Santo Antônio de Jesus-BA vem desenvolvendo sua economia, desfrutando de seu vasto comércio e de seus serviços. E que ao longo dos anos, vem se tornando cada vez mais atrativo para sua população e também para a população dos municípios circunvizinhos, faz-se necessário pesquisar sobre A Teoria do Lugar Central e a sua Aplicabilidade na Cidade de Santo Antônio de Jesus-Bahia. Pois, percebe-se uma centralidade regional entre a cidade estudada e os demais municípios próximos, tendo como objetivo analisar os fatores que possibilitaram a centralização e a importância econômica que a cidade de Santo Antônio de Jesus possui para os municípios do seu entorno, considerando-se um raio de até 80 km de distância, e resgatando-se a Teoria do Lugar Central no contexto desse município. Para tanto é necessário verificar se a localização geográfica favoreceu sua centralidade, com base nos conceitos de centralidade, hierarquia urbana e polarização, dialogando com alguns autores que discutem sobre a temática, Christaller (1933, 1966), Bradford e Kent (1987), Corrêa (1997), Benko (1999), Calvacante e Higachi (2000), Santos (2002), Santos (2006), Araújo (2011), Santana e Morengo (2012), Alvin e Amaral (2018), Ribeiro (2022), realizou-se aplicação da teoria na cidade de Santo Antônio de Jesus e obteve a constatação que a cidade possui a relevância regional e concentra uma centralidade no setor terciário em relação aos demais municípios.
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    RAP: gênero de aprendizado e resistência no cotidiano da juventude do Colégio Estadual Luciano Passos
    (Universidade do Estado da bahia, 2021-12-06) Santos, Caio Macel de Jesus; Santana, Suely Santos; Andrade, Ana Claudia Pacheco de; Mattos, Wilson Roberto de
    O presente trabalho de conclusão de curso tem como tema o Rap como gênero textual em sala de aula, posteriormente tem como objetivo geral: Averiguar a influência do rap nacional no cotidiano da juventude do Colégio Estadual Luciano Passos. A metodologia utilizada pelo pesquisador foi o método hipotético dedutivo, o mesmo ajudou durante a coleta de dados através da opinião dos alunos que foi realizada através de um questionário na plataforma google formulário. Por fim os resultados obtidos foram que o rap nacional se encontra presente no cotidiano dos alunos do Colégio Estadual Luciano Passos. Esta pesquisa baseia-se nos estudos de (Souza 2011), (Camargos 2015), (Chimamanda 2009).
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    A representação da sexualidade feminina negra em poemas de Miriam Alves
    (Universidade do Esta da Bahia, 2021-08-06) Fonseca, Arlete Borba De Souza; Santana, Suely Santos; Souza, Ana Carolina Cruz; Santos, Lorena Michelle Silva dos
    Os textos literários da escritora negra Miriam Alves assumem um lugar na produção literária brasileira marcado pela raça e pelo gênero. Esta escrita engajada é denominada de literatura afro-feminina. Em seus escritos, a autora se dedica a discutir problemáticas ligadas à subjetividade feminina negra, como por exemplo a expressão do corpo e da sexualidade a fim de construir novas formas de representar a mulher negra literatura, bem diferentes das representações estereotipadas presentes em produções literárias de autoria masculina branca. A partir do exposto, este trabalho de conclusão de curso propõe uma análise sobre o erótico e a sexualidade feminina negra nos poemas de Miriam Alves. O objetivo desta pesquisa é analisar a representação não hegemônica da sexualidade feminina negra nos poemas Objetando (1990), Pedaços de mulher (1985) e Despudor (1978) da referida autora. Neste trabalho foi utilizado os teóricos Domício Proença Filho (2004); Conceição Evaristo (2009); Eduardo de Assis Duarte (2010); Dawn Duke (2016); Aníbal Quijano (2005) e Grada Kilomba (2019), entre outros.
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    A cadeia produtiva da castanha de caju no entorno do município de Santo Antônio de Jesus – Ba
    (Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-11) Lima, Anderson Oliveira; Kustner, Rocio Castro; Araújo, James Amorim; Santos, Júnio de Jesus dos
    No município de Santo Antônio de Jesus – BA, localizado no Território de Identidade Recôncavo, a comercialização da castanha de caju se intensifica entre os meses de setembro e março, que correspondem ao período de colheita. Os produtores e intermediários, sobretudo dos municípios circunvizinhos como Conceição do Almeida, Dom Macedo Costa, Varzedo e Muniz Ferreira, deslocam-se até o referido local para vender e/ou revender a castanha in natura aos comerciantes da feira livre (situada na Praça Duque de Caxias, Centro). Nesse sentido, esta pesquisa teve como objetivos caracterizar a cadeia produtiva da castanha de caju no município de Santo Antônio de Jesus – BA; dimensionar como a castanha é produzida e comercializada; e verificar se os intermediários e comerciantes compram, vendem e/ou revendem a castanha por um valor de mercado. Como procedimentos metodológicos, primeiramente foi realizado um levantamento bibliográfico sobre o conceito de cadeia produtiva e a produção da castanha de caju no Brasil; no segundo momento, no Trabalho de Campo foram realizadas entrevistas a dois funcionários de armazéns que comercializam a castanha in natura, dois intermediários, dois produtores de castanha de caju in natura e quatro comerciantes de castanha assada. A partir dos resultados alcançados foi constatado que a cadeia nem sempre se inicia nem finaliza apenas em Santo Antônio de Jesus, mas há casos de castanha que é produzida, processada de maneira artesanal, comercializada e consumida no próprio município. O preço pago pelo quilograma da castanha in natura pelos intermediários e nos armazéns em 2023, não foi o de mercado, com uma diferença que varia entre 0,50 e 1,83 reais, em comparação com os preços no Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte. A castanha in natura comercializada é advinda de outros municípios do Recôncavo e região, enquanto as torradas de modo industrial são compradas nas agroindústrias localizadas em outras partes da Bahia e do Nordeste. Cada um dos agentes dessa cadeia produtiva busca tirar a sua fatia de lucro, contudo, os mais beneficiados são os intermediários, comerciantes de castanha in natura e as agroindústrias. Os produtores são os mais explorados, precisando lidar com um processo trabalhoso durante a coleta do produto e desafios como o risco de ser mordido/picado por animais peçonhentos. Portanto, concluiu-se que essa cadeia produtiva não é nutrida de tecnologias adequadamente, haja visto que parte do processo produtivo é realizado de maneira manual, falta apoio do poder público da região e cooperativas e/ou associações de produtores e comerciantes da castanha.
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    Análise dos conteúdos de pedologia nos livros didáticos de geografia
    (Universidade do Estado da Bahia, 2020-12-26) Jesus, Angela Souza De; Oliveira, Rozilda Vieira; Kustner, Rocío Castro; Santos, Moacyr Velame Branco dos
    A pedologia é de suma importância para a Geografia, já que o objeto de estudo da Geografia é o espaço, e como estes se interligam, dessa forma é indispensável na educação básica. Nesse sentido, é fundamental que seja feita uma análise de como esses conteúdos vem sendo abordados nos livros didáticos, levando em conta a relação teoria e prática do ensino. Esta pesquisa visa analisar como são abordados os conteúdos de pedologia nos livros didáticos de geografia, tendo em vista a relevância deste tema para o ensino da geografia na educação básica. O estudo classifica-se como exploratório e descritivo, de natureza qualitativa e quantitativa. Os procedimentos metodológicos utilizados na realização deste estudo ocorreram através de pesquisa bibliográfica, observação, entrevista e questionário. Foram aplicados 30 questionários com 15 questões fechadas, em cada turma, do 6º ao 9º ano nas escolas do espaço rural e urbano, totalizando 155 alunos da rede urbana e 164 alunos da zona rural do 6ª ao 9º ano do Colégio Estadual Renato Machado e da Escola Municipal Antônio Mateus dos Santos, respectivamente. Também foram feitas entrevistas com os educadores, num total de 06 professores de Geografia. Para avaliação dos conteúdos de pedologia foram selecionadas duas coleções de livros didáticos: Geografia Homem & Espaço, 6º ao 9º ano LUCCI, Elian Alabi; BRANCO, Anselmo Lazaro. Ed. São Paulo, Saraiva, 2015, e a coleção Geografia Nos Dias de Hoje, 6º ao 9º ano de Giardino... [et all.], 2.ed. São Paulo: Leyla, 2015, 2019. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram: a) observação direta e análise do livro didático; b) questionários fechados para os alunos; c) entrevista semiestruturada com os professores; d) tabulação, análise de dados e elaboração de gráficos. Para avaliar o conhecimento dos alunos em relação ao conteúdo solos foram realizadas oficinas com o tema Pintando com o solo. Os resultados da pesquisa indicam que os livros didáticos refletem em estudos mecânicos, distanciados do cotidiano dos alunos, os conteúdos são abordados de forma incipiente, não atendendo aos dispostos nas bases normativas dos PCNs e da Base Nacional Comum Curricular. Em função dos resultados obtidos ressalta-se a importância da disciplina Pedologia na formação do professor de Geografia para que este na prática pedagógica esteja preparado para suprir as deficiências e/ou limitações desses conteúdos nos livros didáticos, bem como adequar os conteúdos à realidade dos alunos, tornando as aulas de Geografia mais interessantes, contribuindo para o processo ensino aprendizagem.