Licenciatura em Pedagogia - DEDC12
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- ItemA Educação do Campo e o uso do material didático: uma análise a partir do livro do programa Prosseguir no município de Guanambi-BA(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-21) Teixeira, Larissa de Almeida Oliveira; Dias, Valdinéia Xavier; Marques, Tatyanne Gomes; Baleeiro, Leidjane Fernandes; Silva, Priscila Teixeira daEste trabalho teve como objetivo analisar como a Educação do Campo é tratada no material didático do Programa ProsSeguir, adotado em uma escola do campo no município de Guanambi-BA. Buscou-se compreender de que forma o conteúdo apresentado favorece ou restringe o fortalecimento da identidade camponesa, considerando o caráter histórico, social e cultural de cada indivíduo do campo. O estudo adotou uma abordagem metodológica de natureza qualitativa, utilizando como método principal a análise documental, com foco exclusivo no material didático do Programa ProsSeguir. Os resultados indicaram que o material, em alguns aspectos, contempla elementos relevantes da realidade local, como em determinados textos que retratam a vida no meio rural; contudo, ainda carece de uma abordagem mais abrangente, representativa e crítica sobre as lutas, saberes e práticas dos camponeses. Portanto, é crucial refletir sobre a Educação do Campo e o papel do material didático no fomento a uma educação que valorize as particularidades, especificidades e resistências dos povos do campo.
- ItemA educação sob influência dos Organismos Multilaterais: uma análise a partir de fontes documentais(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-23) Oliveira, Danilo Lopes de; Silva, Adelson Ferreira da; Silva, Josias Benevides da; Silva, Elenice de Brito TeixeiraO presente estudo é o resultado da pesquisa de iniciação científica realizada no período 2023 2024, com o subprojeto - PEDAGOGIA E FONTES DOCUMENTAIS: os organismos multilaterais como indutores de tendência da formação de professores (as) no século XXI -. Procura responder a seguinte questão: Que determinações foram impostas à educação no século XXI, tendo em vista a sua inserção em um contexto de transformações planejadas pela globalização, pela influência do pensamento pós-moderno e dos organismos multilaterais? O objetivo geral visa analisar o efeito epistêmico do pensamento pós-moderno no conhecimento pedagógico e no contexto de sua produção, por meio da pesquisa em documentos oficiais de organismos multilaterais como a UNESCO, OCDE, e BANCO MUNDIAL. Parte do pressuposto de que a educação do século XXI tem sido uma alavanca para o crescimento econômico, por conta disso é alvo de interesse destes organismos, os quais, por meio de agendas e documentos, recomendam ações que corroboram para flexibilização e adaptação dos sistemas educacionais às demandas do mercado. Neste contexto, as determinações do neoliberalismo na educação se manifestam por meio da mercantilização do ensino, da valorização da eficiência e da produtividade. A pós-modernidade, por sua vez, tem contribuído para a fragmentação e relativização do conhecimento. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, em que foram utilizadas como técnicas de pesquisa a análise documental e a revisão bibliográfica (Gil, 2002). O referencial teórico contempla autores como: Bauman (2000); Franco (2000); Freire (2000, 2005); Harvey (2012); Jamerson (1985, 1997); Laval (2004); Libâneo (1985); Lyotard (2009); Pimenta (2000); Saviani (2009, 2013); Teixeira (1994). Os resultados revelam que a educação tem passado por diversas reformas que, frequentemente, deixam a democratização e a qualidade do ensino em segundo plano. Muitas dessas mudanças seguem uma lógica neoliberal e são influenciadas por organismos multilaterais. Entre as principais características desse modelo estão a privatização do ensino, a financeirização da educação e a prevalência do capital sobre aspectos sociais e pedagógicos. Essas transformações impactam diretamente a estrutura educacional, favorecendo uma abordagem mais mercadológica, reduzindo o caráter público da educação.
- ItemA emergência da Pedagogia da Infância na formação de professoras da educação infantil no município de Caetité-Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-17) Teixeira, Sônia Silva; Silva, Elenice de Brito Teixeira; Prado, Jany Rodrigues; Pimentel, Adriana MoreiraA formação inicial e continuada dos professores/as que atuam nos espaços coletivos de cuidado e educação é fundamental para assegurar a formação integral das crianças de 0 a 5 anos que já está garantida em Lei. Entretanto, essa formação, muitas vezes, ainda compactua com uma concepção de Educação Infantil com foco no assistencialismo e/ou antecipação da escolarização, em uma perspectiva neoliberal de educação voltada para a aquisição de conteúdos, competências e técnicas focadas no saber-fazer. Tal perspectiva responde às expectativas de uma lógica privatista e empresarial. A partir da Constituição Federal do Brasil de 1988 e da Lei nº 9.394/96 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, as quais reconhecem o direito da criança de 0 a 6 anos de idade à educação e estabelecem a exigência de formação em nível de graduação, ainda que se admita a formação em nível médio para a docência na Educação Básica, deu-se mais visibilidade à Educação Infantil e, consequentemente, à formação de seus/as professores/as. Com os documentos orientadores da Educação Infantil, como as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil, por exemplo, nota-se um viés das políticas de currículo voltada aos princípios das Pedagogias da Infância. Desta maneira, compreendendo a importância da formação de professores/as da Educação Infantil a partir de fundamentos das Pedagogias da Infância para a ação pedagógica, é relevante estudar como esses processos vêm acontecendo nos sistemas de ensino. Deste modo, este trabalho tem como objetivo geral analisar políticas e práticas de formação continuada de professores/as da Educação Infantil no município de Caetité, Bahia, na perspectiva das Pedagogias da Infância. Essa pesquisa configura-se como uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa. Os instrumentos de geração dos dados incluíram o levantamento bibliográfico de pesquisas que abordaram a temática de formação de professores e Pedagogias da Infância na Educação Infantil na Bahia; a análise dos documentos nacionais e regionais que tratam da formação de professores/as da Educação Infantil; observação participante e análise da documentação pedagógica produzida pelos/as professores/as de Educação Infantil acerca da formação continuada ofertada pelo município, bem como da Revista de Educação Caetité – NEAF. A pesquisa evidenciou a emergência de Pedagogias da Infância como fundamento de formação de professores/as da Educação Infantil no contexto de práticas do município. Os pressupostos dessas pedagogias presentes no contexto de práticas formativas são: vida cotidiana, escuta, protagonismo infantil, planejamento com intencionalidade, documentação pedagógica, múltiplas linguagens, estética do ambiente, pesquisa do cotidiano, formação estética, cultura local, saberes e culturas da infância, narrativas do cotidiano, contextos de experiência e aprendizagem coletiva. Por outro lado, a pesquisa evidencia ausências, mostrando que, embora o município tenha se preocupado com a formação específica dos professores/as dessa etapa da Educação Básica, ainda precisa realizar concurso público para a garantia da atuação de profissionais com formação inicial mínima em Pedagogia para atuarem nessa etapa da educação básica e integrar o quadro funcional docente na formação continuada. Palavras-chave: Educação Infantil. Formação de professores. Pedagogias da Infância.
- ItemA experiência de uma escola de tempo integral no município de Iuiú-BA: participação da família no processo de gestão e do ensino-aprendizagem(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-25) Silva, Luciana Lélis da; Silva, Josias Benevides da; Pereira, José Aparecido Alves; Fernandes, Marinalva NunesO presente trabalho tem por objetivo analisar o nível de envolvimento e participação da família em uma escola de tempo integral no município de Iuiú-Bahia. Além disso, busca identificar as experiências de escolas de tempo integral no Brasil a partir de revisão de literatura, bem como entender a gestão democrática e participativa a partir dos espaços e tempos da organização da instituição escolar e dialogar com a comunidade escolar e local sobre a presença e a importância da família no desenvolvimento da educação pública de qualidade para todos. Este estudo trata-se de uma pesquisa de campo realizada em uma escola de tempo integral e pública do município de Iuiú, pautada também na utilização de uma pesquisa do tipo bibliográfica, a partir de uma revisão de literatura. Essa pesquisa reflete, por meio de uma perspectiva dialógica, acerca da gestão democrática e participativa da escola pública de tempo integral, buscando compreender a participação da família na construção de uma escola pública de qualidade. Além disso, busca-se discutir os aportes legais que demarcam e configuram a gestão democrática e participativa como fator determinante na administração e desenvolvimento da escola pública, tendo em vista que a participação da família é apresentada nas legislações como um direito e um dever a ser cumprido pela sociedade. Para análise dos dados, foi realizada a leitura cuidadosas dos documentos obtidos, processo que se deu por meio de entrevistas, análise documental das atas de cada reunião escolar na referida escola, com professores e família, estudo documental do PPP da escola, documento de Política de Educação Integral do município de Iuiú-BA, e dos textos encontrados nos bancos de dados. A partir dos quais foi possível perceber que a secretaria de educação tem buscado meios para promover a melhoria da qualidade da educação e entender a progressão do tempo escolar como um facilitador para o alcance de bons resultados, juntamente com a participação da família durante o processo de ensino/aprendizagem, e de uma gestão democrática e participativa pensada para desenvolver uma educação que dê conta de atender à diversidade de forma igualitária e equitativa.
- ItemA literatura infantil: o papel do professor como mediador de leituras literárias(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-22) Silva, Franciele de Oliveira; Santana, Lucineide Rodrigues; Ladeia, Rayana Thyara de Lima Rêgo; Carneiro, Giane Araújo Pimentel; Reis, Sônia Maria Alves de OliveiraEsta pesquisa tem como objetivo compreender o papel do professor como mediador de leituras literárias. A pesquisa, de natureza bibliográfica, foi desenvolvida a partir da análise de produções acadêmicas entre os anos de 2022 a 2025, coletadas em base como Google Acadêmico, SciELO e BDTD (IBICT). O referencial teórico está embasado em pesquisa divulgadas em livros, artigos, revistas, publicadas em meios virtuais e impressos. Os resultados revelam que a mediação literária vai além da leitura em si, envolvendo a escolha criteriosa das obras, o planejamento de espaços e tempos de leitura, além do uso de estratégias que despertem o interesse das crianças. Dessa forma, atuação intencional e sensível do professor pode favorecer a formação de leitores críticos, imaginativos e emocionalmente engajados. Portanto, percebe-se que a literatura infantil é um instrumento pedagógico e estético essencial e que o professor, ao mediar essas experiências de leitura, contribui significativamente para a constituição do sujeito leitor. Palavras-chave: Literatura Infantil. Leitura. Professor Mediador. Criança.
- ItemA mediação do livro-imagem em uma Instituição de Educaçõa Infantil no município de Guanambi-BA(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-14) Nogueira, Adaelia Lainny Santos; Alves, Renata de Melo; Carneiro, Giane Araújo Pimentel; Prado, Jany Rodrigues; Santos, Jamille Pereira Pimentel dosEste trabalho tem como objetivo compreender como ocorre a mediação do livro imagem em uma instituição infantil no município de Guanambi-Bahia, ou seja, compreender de que maneira o objeto cultural é utilizado e, quando utilizado, quais estratégias são usadas para sua mediação. Essa é uma pesquisa de abordagem qualitativa em educação. Como metodologia, foi utilizada, para a coleta de dados, a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo em uma instituição de Educação Infantil, através da entrevista semiestruturada com as professoras. A partir desse levantamento, compreendeu-se a mediação do mesmo nessa instituição e a maneira pela qual as educadoras realizam a mediação em seu trabalho. Para construção teórica do trabalho, recorreu-se a autores renomados na área, como Belmiro (2014), Cademartori (1991), Espíndola (2021), Luizari (2019) e Nunes (2013 – 2020), entre outros autores que também contribuíram com suas ideias. A partir dos dados coletados por meio da entrevista, foi possível compreender que, embora o mesmo ainda seja pouco utilizado na instituição, as professoras têm consciência dos seus benefícios e sabem da importância dessa categoria no processo de desenvolvimento das crianças. Dessa forma, faz-se necessário implementar os acervos destes nas instituições de ensino e os educadores incluí-los em suas ações pedagógicas, contribuindo para a formação leitora das crianças.
- ItemA organização dos espaços de leitura literária em instituições de educação infantil(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-23) Silva, Odailma Francisca de Araújo; Carneiro, Giane Araújo Pimental; Teixeira, Sirlene Prates CostaEste trabalho buscou analisar como as instituições de educação infantil organizam os espaços destinados às leituras literárias. A formação do pequeno leitor desde a primeira infância é muito importante, e, com isso, buscou-se discutir como os espaços de leitura estão organizados nas instituições de educação infantil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfica, para qual foi realizada um levantamento de trabalhos publicados nos últimos 12 anos, no BDTD, CAPES e ANPED. O trabalho ainda apresenta dados das cidades com as quantidades de espaços disponíveis nas instituições. A base teórica é de estudos que trabalham conceitos relacionados à leitura literária, espaços de leitura que envolvem o imaginário, autonomia e recriação, através da perspectiva de Horn (2004), Formosinho e Formosinho (2013), Perrotti, Pieruccini e Carnelosso (2016), Abramovich (1991), Reys (2010). Os resultados desta pesquisa revelaram a pouca quantidade de pesquisas sobre espaços de leitura nas instituições de educação infantil e o pequeno número de instituições encontradas na região Nordeste que possuem espaços destinados à leitura. Os dados são preocupantes, pois as crianças necessitam desse contato muito antes da apropriação da leitura. O modo de aprender e de explorar a imaginação se dá através da leitura. A mediação literária na educação infantil se torna muito significativa na vida das crianças, pois, dessa forma, começam a sentir emoções através das leituras ouvidas, pois a entonação com as vozes faz os pequenos sentirem a história de forma participativa, como se eles estivessem dentro das histórias narradas pelo adulto. Por isso, a necessidade de espaços de leitura aconchegantes, decorados e adaptados, para que as crianças possam sentir-se autônomas e livres para explorarem o ambiente. Palavras-chave: Leitura literária; Espaços de leitura; Educação infantil; Formação do pequeno leitor.
- ItemA organização dos espaços na educação infantil: um estudo bibliográfico(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-17) Lima, Flávia Agnália Pereira; Prado, Jany Rodrigues; Silva, Elenice de Brito Teixeira; Santos, Jamille Pereira Pimentel dosO modo como os bebês e as crianças pequenas utilizam o espaço na Educação Infantil, mediante as interações entre criança/criança, criança/adulto e das brincadeiras, constitui uma discussão fundamental para o estabelecimento de parâmetros e critérios que orientem a formação profissional e a organização de espaços educativos de qualidade, com vistas à promoção de uma educação integral. Assim, o presente estudo tem como objetivo compreender quais os princípios que orientam a organização dos espaços nessa etapa, especificamente: Discutir os princípios orientadores da dimensão espaço na Educação Infantil; Analisar como a organização dos espaços aparece nos documentos orientadores da Educação Infantil e analisar o que as pesquisas científicas evidenciam sobre a organização dos espaços na Educação Infantil. A investigação é de natureza qualitativa, na forma de um estudo bibliográfico. A análise foi realizada à luz da revisão de literatura sobre o tema da pesquisa e dos documentos orientadores. A geração de dados ocorreu por meio da análise de conteúdo, através da seleção, leitura e análise sistemática de livros, pesquisas científicas do campo da Educação Infantil e documentos orientadores sobre a organização dos espaços. Desse modo, os dados evidenciam que a organização dos espaços não é neutra e esse espaço físico e relacional deve atender às necessidades e interesses das crianças, a fim de que promovam possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento, exigindo do educador um olhar atento, sensível e ético, visto que os documentos que regem a Educação Infantil, asseguram aos bebês e crianças o direito a espaços de qualidade, que garantam a segurança, igualdade de acesso e respeito à diversidade.
- ItemA representatividade negra no acervo literário das instituições de educação infantil do município de Guanambi-Ba(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-16) Pereira, Jamile Guimarães; Santos, Jeane Alves; Carneiro, Giane Araújo Pimentel; Santos, Jamille Pereira Pimentel; Ladeia, Rayana Thyara de Lima RêgoEste estudo teve como objetivo analisar nos acervos literários das instituições de Educação Infantil do município de Guanambi-Bahia, as obras literárias que têm como foco a educação étnico-racial. A abordagem da pesquisa foi qualitativa com trabalho de campo e utilizou-se, como instrumento de coleta de dados, a análise documental dos livros de literatura infantil, que foram contabilizados, fotografados para posterior análise. Foi realizado em todas as etapas da pesquisa, o diário de pesquisa. Os dados foram analisados seguindo a análise de conteúdo. Com esta pesquisa, pôde-se verificar que há uma insuficiência de livros com a temática étnico-racial nos acervos das creches do município e, diante disso, é considerável que as instituições ampliem os acervos de modo que promovam uma educação com foco nas relações étnico-raciais. A proposta apresentada mostrou a importância da literatura infantil negra para a construção da identidade e autoestima das crianças. Dessa forma, conclui-se que é necessário ampliar o acesso a livros que valorizem o protagonismo negro, a ancestralidade e cultura afro-brasileira, com uma proposição viável de combate ao racismo.
- ItemAlfabetização e letramento: uma análise dos gêneros textuais de um livro didático do 1º ano(Universidade do Estado da Bahia, 2025-08-05) Batista, Cleide da Silva; Santos, Daiane Pereira dos; Ladeia, Rayana Thyara de Lima Rêgo; Carneiro, Giane Araújo Pimentel; Teixeira, Sirlene Prates CostaEste trabalho tem como objetivo analisar os gêneros textuais presentes no livro didático. Desse modo, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, a partir da análise da unidade 1 do livro didático Coleção Desafio Língua Portuguesa – 1º ano - Anos Iniciais do Ensino Fundamental, organizado por Roberta Vaiano e publicado pela Editora Moderna, em 2021. Para fundamentar a escrita do trabalho, recorreu-se às pesquisas de Soares (2007, 2009, 2020), Tfouni (1988), Ferreiro e Teberosky (1985), Mortatti (2000), acerca de alfabetização e letramento; Marcuschi (2007, 2002), sobre os gêneros textuais. Foi possível perceber que os gêneros textuais capa de livro e tirinha estão presentes na unidade 1 e as atividades propostas enfatizam os aspectos de organização textual. Conclui-se que os gêneros textuais são de fundamental importância para enriquecer o processo de alfabetização e letramento, pois eles aprimoram a competência comunicativa, proporcionam a interação e o engajamento dos alunos, auxiliando-os na contextualização do conhecimento e desenvolvimento do pensamento crítico. Palavras-chave: Alfabetização; Letramento; Gêneros textuais; Livro didático.
- ItemAprendizagem da leitura e da escrita: análise de uma turma do 2° ano do ensino fundamentalna rede pública do município de Guanambi-BA(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-24) Silva, Mylane Montalvão; Brito, Luana Cotrim Trindade; Teixeira, Sirlene Prates Costa; Carvalho, Maria de Fátima Pereira de; Carneiro, Giane Araújo PimentelEsta pesquisa buscou compreender o desenvolvimento da aprendizagem da leitura e da escrita das crianças de uma turma do 2º ano do Ensino Fundamental na rede pública do município de Guanambi-BA. Trata-se de uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, realizada em uma turma composta por 21 crianças e duas professoras. Para isso, analisou documentos normativos e políticas públicas que orientam o processo de alfabetização, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Plano Nacional de Educação (PNE), o Documento Curricular Referencial da Bahia (DCRB), a Base Municipal Curricular de Guanambi, além de programas como Tempo de Aprender (nacional) e o Educar pra Valer - EpV (municipal). O estudo também considerou produções acadêmicas recentes (2020–2024), organizadas em duas categorias: a criança como sujeito da alfabetização e a leitura e escrita como práticas sociais. O referencial teórico foi fundamentado em autores que abordam a alfabetização sob uma perspectiva construtivista e social, valorizando a participação ativa da criança na construção do conhecimento. A partir da observação em sala de aula, foram analisadas as interações das crianças durante atividades de leitura e escrita, revelando diferentes níveis de apropriação do sistema alfabético. Por meio de registros e testes, foi possível identificar avanços no desempenho dos alunos ao longo da pesquisa. Os resultados evidenciam que a aprendizagem da leitura e da escrita é um processo gradual, que exige um trabalho pedagógico planejado, sensível às necessidades dos estudantes e fundamentado em práticas significativas e contextualizadas.
- ItemAvaliação das possibilidades e desafios da educação para o trânsito na escola(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-21) Barros, Ismaia Santos; Cardoso, Juscilene Brito; Pereira, José Aparecido Alves; Silva, Josias Benevides da; Silva, Edilma Cotrim daEsta monografia realiza uma avaliação das possibilidades e desafios da educação para o trânsito nas escolas municipais de Guanambi-BA, em conformidade com as proposições do Artigo 76 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O estudo foi motivado pelo crescente número de sinistros de trânsito em Guanambi e pela importância da educação para o trânsito na formação cidadã e na redução desses sinistros, conforme estabelecido pelo Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS). A pesquisa buscou responder como a educação para o trânsito é trabalhada nas escolas do município de Guanambi-BA, e como as diretrizes do Artigo 76 do CTB estão presentes nas práticas escolares locais. Os objetivos foram avaliar a aplicação do Artigo 76, conhecer as proposições e práticas sobre o tema nos projetos pedagógicos das escolas, e realizar uma revisão de literatura sobre a educação para o trânsito no Brasil entre 2014 e 2025. A metodologia baseou-se em uma abordagem qualitativa por meio da pesquisa de campo. Para a coleta de dados, foram realizadas levantamento bibliográfico e entrevista semiestruturada. A pesquisa de campo foi realizada com quatro coordenadores pedagógicos de uma escola da sede do município e três dos Distritos de Mutans, Ceraíma e Morrinhos. Os resultados revelam que, apesar do reconhecimento da importância da educação para o trânsito pelas escolas, sua implementação não se faz presente no Projeto Político Pedagógico (PPP), enfatizando a importância de implementação de políticas educacionais e a oferta de formação continuada para os educadores, e o fortalecimento de parcerias com órgãos especializados como DETRAN, CIRETRAN e Superintendência Municipal de Trânsito. O estudo apontou a necessidade de inserção desse tema nos projetos políticos pedagógicos, como também na formação desses profissionais de educação, além de parcerias com entidades e órgãos de trânsito, com objetivo de construção de projetos que visem conhecer o código de trânsito brasileiro e desenvolver práticas de forma estruturada para serem trabalhadas em salas de aula, promovendo, assim, uma educação voltada para o trânsito. Palavras-chave: Educação para o Trânsito. Avaliação. Escola.
- ItemAvanços, retrocessos e contradições na educação infantil do/no campo: apontamentos de pesquisa(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-16) Machado, Cátia Neves; Batista, Hellen Karen Santos; Trindade, Domingos Rodrigues da; Baleeiro, Leidjane FernandesO presente estudo, inserido na linha de pesquisa, Políticas públicas, Práticas Educativas e Sujeitos da Educação do Campo, teve por objetivo geral, analisar os avanços, retrocessos e contradições apontados nas pesquisas desenvolvidas sobre a Educação Infantil do/no Campo no periodo delimitado de 2014 a 2024, e como objetivos específicos: mapear as produções sobre Educação Infantil do/no Campo; identificar e discutir os avanços, retrocessos e contradições na oferta da educação infantil do/no campo. Este trabalho é resultado de uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa, através de um levantamento em três bancos de dados: Biblioteca virtual e fisica da UNEB, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e o Google Acadêmico. A fundamentação teórica perpassa por autores que abordam os princípios e fundamentos da Educação do Campo e sobre os direitos da Educação Infantil nas escolas do/no Campo: Soares, Pasuch e Silva (2012), Brasil (2002), Silveira,(2015),Vieira, Coutinho, Leal e Santos(2023). Os resultados encontrados por meio das análises dos trabalhos, revela que nos tempos atuais, houve conquistas importantes na garantia do direito à educação das crianças pequenas residentes no campo, mas ainda assim, persistem desafios a serem enfrentados, como o acesso à educação, a qualidade do ensino e o reconhecimento das especificidades relativas à infância, às práticas pedagógicas e à cultura das crianças do campo.
- ItemBebês negros e crianças bem pequenas negras: uma análise de pesquisas publicadas(UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA, 2025-07-17) Souza, Monara Oliveira de; Santos, Jamille Pereira Pimentel dos; Teixeira, Adriana Moreira Pimentel; Prado, Jany RodriguesA presente pesquisa tem como objetivo analisar a produção de conhecimento no Brasil sobre bebês e crianças bem pequenas negras no contexto da creche. Para tanto, foi feito um levantamento bibliográfico na base de dados dos GT 07 e GT 21 da ANPEd, da Biblioteca Nacional de Teses e Dissertações da CAPES e da BDTD, a fim de identificar as pesquisas produzidas sobre essa temática entre os anos de 2009 a 2023. Além disso, a pesquisa teve como intuito analisar os principais conceitos discutidos, identificar possíveis lacunas do conhecimento apontadas pelos pesquisadores/as acerca da temática e refletir em que medida tais pesquisas apresentam possibilidades metodológicas para a promoção de práticas pedagógicas antirracistas no contexto da creche. Logo, se trata de uma pesquisa tipo estado do conhecimento, de abordagem qualitativa, que se ancorou nos pressupostos da investigação bibliográfica. Para a análise do material produzido, foi utilizado o método da análise de conteúdo. Os principais resultados apontam que os bebês negros e as crianças bem pequenas negras produzem cultura a partir das relações que estabelecem nos ambientes em que transitam. Logo, como as relações sociais no Brasil são marcadas pelo preconceito e discriminação racial, as crianças, desde bebês, elaboram sentidos e significados a partir de tais relações, aprendendo a reproduzir muitas dessas práticas. Além disso, as pesquisas demonstram que os bebês e as crianças bem pequenas negras resistem frente às lógicas racistas, tensionando constantemente o currículo escolar.
- ItemBrincar heurístico na Educação Infantil: Concepções e orientações para ação docente com bebês(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-22) Pereira, Taline Kesley de Souza; Pereira, Tamara de Jesus; Prado, Jany Rodrigues; Silva, Elenice de Brito TeixeiraEste trabalho de conclusão de curso buscou compreender quais concepções do brincar heurístico orientam ação docente com bebês em uma instituição de Educação Infantil no município de Guanambi-Bahia. Por meio de uma abordagem qualitativa, o estudo foi feito utilizando levantamento bibliográfico, análise documental e entrevista com profissionais da escola de Educação Infantil pesquisada. O brincar heurístico, abordagem pedagógica fundamentada nas contribuições de Elinor Goldschmied e Sônia Jackson, é compreendido como uma prática que valoriza a autonomia, curiosidade e o protagonismo infantil, utilizando materiais não estruturados e objetos do cotidiano para promover descoberta e aprendizagens significativas. Os resultados deste estudo apontaram que, embora o termo brincar heurístico não seja mencionado explicitamente nos documentos curriculares municipais, seus princípios estão presentes nas práticas pedagógicas e no projeto político pedagógico, que reconhecem brincar como eixo estruturante do currículo. A análise revelou que a prática educativa investigada oferece contextos ricos para a exploração sensorial, cognitiva e social dos bebês, favorecendo a sua aprendizagem de forma integral. A entrevista com a docente evidenciou que o brincar heurístico é planejado considerando os interesses e o desenvolvimento dos bebês, sendo o professor responsável por organizar o ambiente e observar, sem conduzir diretamente as ações dos bebês durante o contexto. Constatou-se ainda um número pequeno de produções acadêmicas sobre o tema, indicando a necessidade de ampliação de estudos que discutam essa abordagem. Conclui-se que o brincar heurístico é uma prática potente, que contribui para a formação integral dos bebês, sendo essencial a sua valorização no cotidiano das creches, assegurando ambientes acolhedores, bem estruturados e repletos de estímulos, que favoreçam a exploração, a criatividade e ação criadora dos bebês.
- ItemCultura escrita na educação infantil: uma análise contrastiva entre programas e práticas(2023-07-07) Brito, Milena de Sousa; Silva, Elenice de Brito Teixeira; Carneiro, Giane Araújo Pimentel; Prado, Jany RodriguesO trabalho com a escrita na Educação Infantil tem sido comumente ligado a práticas escolarizantes, antecipatórias do ensino fundamental. Por outro lado, o discurso construído pelos documentos que orientam a Educação Infantil atualmente, como as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (DCNEI) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), apontam caminhos para um trabalho que assegure práticas que garantam a continuidade do processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, sem antecipação de conteúdos que serão trabalhados no Ensino Fundamental (BRASIL, 2010). No ano de 2020, foi publicado o Edital nº 2/2020 do Plano Nacional do Livro Didático, que inclui pela primeira vez, a etapa da Educação Infantil para o recebimento de livros didáticos. Desta maneira, é passível de investigação se esses materiais respeitam as individualidades, os modos de ser, os locais em que vivem, a cultura, e principalmente os documentos orientadores da etapa. Partindo destes pressupostos, o presente trabalho teve como objetivo geral compreender de que modo a cultura escrita é abordada no Edital nº 02/2020 do PNLD (2022) a partir de uma análise contrastiva com as práticas educativas observadas em uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) do Proinfância, no município de Guanambi-BA, que não aderiu a esse Edital. A observação nesta EMEI foi feita a partir da experiência como residente no Programa de Residência Pedagógica em Pedagogias e culturas da infância na Educação Infantil, desenvolvido pela UNEB – Campus XII. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa – CEP da Universidade do Estado da Bahia em março de 2022 e é de abordagem qualitativa. Os instrumentos de geração dos dados incluem uma análise dos documentos nacionais e regionais da Educação Infantil; levantamento bibliográfico de pesquisas que abordaram a temática do Edital nº2/2020 do PNLD (2022), sobre o uso de livros didáticos na Educação Infantil e a cultura escrita. Foi realizada também duas entrevistas com uma professora da EMEI na qual foi realizada a pesquisa e a observação participante durante dez dias, entre os meses de maio a junho, em uma turma de crianças com faixa-etárias entre 36 a 48 meses de vida. Os dados da observação foram registrados em diário de campo, fotografias e vídeos. Por fim, foi feita a análise das respostas dadas por coordenadores e secretários da Educação Infantil de 36 municípios da Bahia ao questionário aplicado na pesquisa do Observatório da Infância e Educação Infantil no primeiro semestre de 2023. A pesquisa evidenciou como as práticas com a cultura escrita são imprescindíveis com as crianças da Educação Infantil, em um trabalho que deve ser desenvolvido cotidianamente como um direito das crianças. Sendo assim, a cultura escrita deve integrar a brincadeira e as atividades cotidianas de forma que faça sentido para as crianças e que parta dos seus interesses. Para além disso, o trabalho ratifica como a literatura infantil, oral e escrita, integram as condições fundamentais para aproximar as crianças das culturas do escrito, em um ambiente que possibilite estas relações pelas crianças, a partir de uma intencionalidade pedagógica.
- ItemDesafios e possibilidades de inclusão escolar de crianças com transtorno do espectro autista em processo de alfabetização: o que revelam as produções acadêmicas?(Universidade do Estado da Bahia, 2025-08-22) Paixão, Elisa Mara Lima Costa; Melo, Leidiane das Neves; Teixeira, Sirlene Prates Costa; Teixeira, Anna Donato Gomes; Malheiros, Miriã LimaA inclusão escolar de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), especialmente no processo de alfabetização, ainda é marcada por desafios no contexto educacional brasileiro. A ausência de condições adequadas nas escolas, como formação docente, estrutura física adaptada e metodologias compatíveis com as necessidades dos alunos com TEA, traz implicações ao processo de aprendizagem inicial da leitura e da escrita destes. Diante da problemática: Como se dá o processo inclusão escolar de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no que se refere às condições de ensino-aprendizagem da leitura e da escrita? Realizou-se este estudo com o objetivo primário de compreender como se dá o processo de inclusão escolar de crianças com Transtorno do Espectro Autista - TEA nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para isso, propôs-se, especificamente, analisar as percepções docentes acerca dos desafios relacionados ao processo de alfabetização das crianças com TEA e as possibilidades de inclusão escolar e de aprendizagem inicial da leitura e da escrita destas, com base nos resultados apontados por 17 produções acadêmicas, publicadas no período de 2015-2024; nos documentos normativos/orientadores e nas contribuições de autores-referência na área da Educação Especial Inclusiva e da alfabetização. Trata-se, portanto, de uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa. Os resultados demonstram que o processo de alfabetização de crianças com TEA é complexo e exige estratégias pedagógicas específicas, formação continuada dos professores, adaptações curriculares e participação ativa da família. Práticas que se apoiam no uso dosjogos e na brincadeira, recursos visuais, plataformas digitais, tecnologias assistivas e o planejamento individualizado favorecem o aprendizado da leitura e da escrita e promovem a inclusão. Evidencia-se que a efetivação da inclusão escolar não se limita ao acesso das crianças com TEA na escola, mas decorre das condições reais de permanência, participação e aprendizagem destas.
- ItemEntre artigos e acordes: a música nos anos iniciais do ensino fundamental e as políticas públicas municipais de Iuiu - BA(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-16) Nogueira, Lidiane Rodrigues; Freitas, Ana Cláudia de Oliveira; Conceição, Isaías Ribeiro da; Fernandes, Marinalva NunesEsta pesquisa possui como objetivo identificar o que consta nos documentos legisladores quanto à presença da educação musical nas escolas de Iuiu-Ba, bem como nos documentos de uma escola pública dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do município. Visando compreender como este componente é abordado nas políticas públicas municipais, realizou-se uma análise documental do Referencial Curricular Municipal de Iuiu (RCMI) e do Projeto Político Pedagógico (PPP) de uma escola objeto deste estudo. Esta pesquisa foi pautada nas abordagens dos teóricos que tratam sobre a educação musical em suas obras, relacionando estas reflexões ao proposto nos dispositivos legais que orientam as atividades docentes nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Perpassando brevemente pela história da música no Brasil, procuramos identificar os caminhos traçados na legislação educacional para a educação musical nas instituições de ensino em busca da compreensão do lugar que esta ocupa nos dias atuais em nossas escolas. A educação musical é um direito garantido a todos os educandos pela Lei n° 13.278 de 02 de maio de 2016, que requer o reconhecimento como conteúdo no currículo escolar. Ademais, a partir das diretrizes municipais que orientam o trabalho pedagógico realizado em sala de aula, foi possível o aprofundamento da compreensão do processo de construção e implementação da referida Lei e obter o acesso às propostas de um lócus específico, ampliando a assimilação da potencialidade de se adotar a educação musical como um dos requisitos fundamentais na formação humana. Concluímos que, dentre os documentos analisados, o RCMI garante a Educação Musical na disciplina Arte, em contrapartida, o PPP apenas menciona este ensino dentro das atividades realizadas em oficinas no contraturno. Deste modo, esta pesquisa contribui para que haja o conhecimento da existência de normas referentes à educação musical que podem ser aprimoradas na prática para que todos os sujeitos possam ter a oportunidade de experenciar a música e ter o acesso à cultura nas escolas.
- Item“Eu já tive essa percepção, poucos estudantes negros são convidados para ic”: percepções de estudantes do dedc XII/UNEB sobre a presença/ausência de negros/as na iniciação científica(Universidade do Estado da Bahia, 2024) Martins, Micaele Lima; Marques, Tatyanne Gomes; Avelar, Laís da Silva; Santos, Jamile Pereira PimentelEsta pesquisa resulta da minha inserção no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), no qual estive pesquisando a temática “A Iniciação Científica no DEDC XII/UNEB é lugar de negros/as? Percepções de estudantes negros/as e não negros/as do DEDC XII”. E tem como objetivo geral realizar uma análise das percepções dos/as estudantes sobre a presença/ausência de negros/as na Iniciação Científica. A base teórica utilizada neste trabalho foi fundamentada por autores e autoras, a exemplo de Canaan (2012); Marques (2019); Portes e Silva (2011) Gomes (2012), (2005), (2021); Jesus (2021), Munanga (1999), dentre outros/as. O universo escolhido para a realização da pesquisa foi o Departamento de Educação do Campus XII da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, localizado no município de Guanambi, na região denominada de Território de Identidade Sertão Produtivo. No que tange aos caminhos metodológicos, optamos por utilizar como abordagem a pesquisa de natureza qualitativa. O delineamento adotado na pesquisa foi a de campo e, por ser um estudo inicial sobre as percepções dos sujeitos, configura-se como exploratória. Para a coleta dos dados, utilizamos como recurso o uso de entrevistas semiestruturadas. Quanto aos resultados, no contexto apresentado, as análises acerca das percepções dos/as estudantes do DEDC XII, em um ciclo de três anos, indicam que ainda há uma sub-representação dos/as pretos/as nos projetos de IC que, por sua vez, estão aquém da proporção dos estudantes que acessam a Iniciação Científica. A partir da avaliação dos três editais, verifica-se, por um lado, que a adoção de Ações Afirmativas tem se mostrado exitosa, possibilitando que haja uma maior presença de negros/as na IC. Por outro, referente à presença de pretos/as, ainda há uma sub-representação nos projetos de pesquisa. Em face disso, tais desigualdades, tanto sociais quanto raciais, causam enormes impactos na vida dos/as negros/as, sobretudo, dos/as pretos/as, pois demarcam e limitam a ascensão destes a outros âmbitos, níveis, lugares e papeis de poder da sociedade. É indispensável problematizarmos qual/ais são os lugares, de fato, que os/as negros/as estão e podem ocupar em nossa sociedade, sem precisarem estar lutando, reivindicando por direitos que já são garantidos por lei.
- ItemFormação dos/as professores/as da escola do campo: quais desafios e dificuldades as pesquisas apontam?(Universidade do Estado da Bahia, 0025-03-28) Cunha, Marli Caldeira; Souza, Rute de Jesus; Trindade, Domingos Rodrigues da; Carvalho, Maria de Fatima Pereira; Baleeiro, Leidjane FernandesRESUMO Esse trabalho versa sobre a formação de professores e professoras das escolas do campo. O objetivo foi investigar os desafios, as dificuldades e contradições presentes na formação dos/das professores/as das escolas do campo apontados pelas pesquisas realizadas e refletir sobre as políticas públicas de formação inicial e continuada de professores/as das escolas do campo. A metodologia adotada é qualitativa do tipo bibliográfica a partir de um levantamento nos bancos de dados: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e a Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPed), partindo da análise de artigos científicos, teses e dissertações. A fundamentação teórica foi feita a partir de autores/as que abordam sobre a concepção de formação de professores e professoras do campo: Arroyo (2007), Caldart (2004), Molina e Antunes-Rocha (2014), e Saviani (2009). Os resultados encontrados revelaram os principais desafios e tensionamentos presentes na formação de professores/as das escolas do campo. Apesar dos avanços, encontram-se muitas dificuldades para que as políticas públicas sejam consolidadas. Conclui-se que, mesmo diante desses enfrentamentos, é notável as conquistas alcançadas pela população campesina e os movimentos sociais, possibilitando a promoção de uma Educação do/no Campo.