Licenciatura em Pedagogia - DEDC12
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- ItemPensamento pós-moderno e racionalidade neoliberal: implicações nas Diretrizes Curriculares para a formação de professores no século XXI(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-22) Trindade, Lucas Tarcísio Rodrigues da; Silva, Adelson Ferreira da; Silva, Elenice de Brito Teixeira; Silva, Josias Benevides daO presente trabalho de conclusão de curso (TCC) resultou de uma pesquisa iniciada no Programa de Iniciação Científica (IC), no ano de 2023, por meio da linha de pesquisa: Sistemas filosóficos, Ciência da Educação e processos formativos. Os resultados da pesquisa foram apresentados na jornada de iniciação científica da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em 2024. Após esta data, diante do extenso volume de dados, iniciamos a conversibilidade do IC ao formato de Trabalho de conclusão de curso (TCC). O trabalho tem como objetivo identificar possíveis implicações do pensamento pós-moderno na definição dos referenciais normativos da formação inicial de professores no século XXI, no Brasil, tomando como objeto as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial de professores, instituídas por meio das seguintes resoluções: CNE/CP nº 1/2002, CNE/CP nº 1/2006, CNE/CP nº 2/2015, CNE/CP nº 2/2019 e CNE/CP Nº 4, de 29 de maio de 2024, considerando a hipótese de uma possível aliança com os ditames da racionalidade neoliberal. Trata-se de pesquisa qualitativa cuja metodologia foi desenvolvida em três etapas: a primeira organizou por ordem cronológica, todas as diretrizes promulgadas para a formação inicial de professores no século XXI. Determinada a fonte documental, seguiu-se a análise dos documentos, buscando encontrar as principais categorias analítico-temáticas. A segunda etapa, pesquisa bibliográfica, ocorreu por meio da investigação teórico-conceitual e epistemológica, tendo como fonte alguns dos referenciais do pensamento pós-moderno, procurando identificar os discursos hegemônicos, padrões ideológicos e possíveis contrassensos e/ou divergências com as tendências crítico-progressistas da educação, no Brasil. Dentre os autores da crítica pós-moderna, que foram usados destaca-se: Bauman (1998), Harvey (2016), Latour (2013), Lyotard (2018) e Vattimo (1996). A terceira etapa, pesquisa bibliográfica, foi por meio da investigação teórico-conceitual e epistemológica, tendo como fonte alguns dos referenciais do pensamento neoliberal. Cabe destacar os seguintes autores que discutem a temática: Ball (2010), Dardot e Laval (2016), Harvey (2014), Libâneo (2014) e Silva (2022). O trabalho aponta para a necessidade de uma posição crítica diante do alcance dos discursos hegemônicos implicados nos documentos prescritivos que regem a formação de professores no Brasil. Constata-se também, que os marcos normativos têm sofrido fortes determinações da condição pós-moderna e da racionalidade neoliberal.
- ItemA emergência da Pedagogia da Infância na formação de professoras da educação infantil no município de Caetité-Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-17) Teixeira, Sônia Silva; Silva, Elenice de Brito Teixeira; Prado, Jany Rodrigues; Pimentel, Adriana MoreiraA formação inicial e continuada dos professores/as que atuam nos espaços coletivos de cuidado e educação é fundamental para assegurar a formação integral das crianças de 0 a 5 anos que já está garantida em Lei. Entretanto, essa formação, muitas vezes, ainda compactua com uma concepção de Educação Infantil com foco no assistencialismo e/ou antecipação da escolarização, em uma perspectiva neoliberal de educação voltada para a aquisição de conteúdos, competências e técnicas focadas no saber-fazer. Tal perspectiva responde às expectativas de uma lógica privatista e empresarial. A partir da Constituição Federal do Brasil de 1988 e da Lei nº 9.394/96 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, as quais reconhecem o direito da criança de 0 a 6 anos de idade à educação e estabelecem a exigência de formação em nível de graduação, ainda que se admita a formação em nível médio para a docência na Educação Básica, deu-se mais visibilidade à Educação Infantil e, consequentemente, à formação de seus/as professores/as. Com os documentos orientadores da Educação Infantil, como as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil, por exemplo, nota-se um viés das políticas de currículo voltada aos princípios das Pedagogias da Infância. Desta maneira, compreendendo a importância da formação de professores/as da Educação Infantil a partir de fundamentos das Pedagogias da Infância para a ação pedagógica, é relevante estudar como esses processos vêm acontecendo nos sistemas de ensino. Deste modo, este trabalho tem como objetivo geral analisar políticas e práticas de formação continuada de professores/as da Educação Infantil no município de Caetité, Bahia, na perspectiva das Pedagogias da Infância. Essa pesquisa configura-se como uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa. Os instrumentos de geração dos dados incluíram o levantamento bibliográfico de pesquisas que abordaram a temática de formação de professores e Pedagogias da Infância na Educação Infantil na Bahia; a análise dos documentos nacionais e regionais que tratam da formação de professores/as da Educação Infantil; observação participante e análise da documentação pedagógica produzida pelos/as professores/as de Educação Infantil acerca da formação continuada ofertada pelo município, bem como da Revista de Educação Caetité – NEAF. A pesquisa evidenciou a emergência de Pedagogias da Infância como fundamento de formação de professores/as da Educação Infantil no contexto de práticas do município. Os pressupostos dessas pedagogias presentes no contexto de práticas formativas são: vida cotidiana, escuta, protagonismo infantil, planejamento com intencionalidade, documentação pedagógica, múltiplas linguagens, estética do ambiente, pesquisa do cotidiano, formação estética, cultura local, saberes e culturas da infância, narrativas do cotidiano, contextos de experiência e aprendizagem coletiva. Por outro lado, a pesquisa evidencia ausências, mostrando que, embora o município tenha se preocupado com a formação específica dos professores/as dessa etapa da Educação Básica, ainda precisa realizar concurso público para a garantia da atuação de profissionais com formação inicial mínima em Pedagogia para atuarem nessa etapa da educação básica e integrar o quadro funcional docente na formação continuada. Palavras-chave: Educação Infantil. Formação de professores. Pedagogias da Infância.
- ItemA Educação do Campo e o uso do material didático: uma análise a partir do livro do programa Prosseguir no município de Guanambi-BA(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-21) Teixeira, Larissa de Almeida Oliveira; Dias, Valdinéia Xavier; Marques, Tatyanne Gomes; Baleeiro, Leidjane Fernandes; Silva, Priscila Teixeira daEste trabalho teve como objetivo analisar como a Educação do Campo é tratada no material didático do Programa ProsSeguir, adotado em uma escola do campo no município de Guanambi-BA. Buscou-se compreender de que forma o conteúdo apresentado favorece ou restringe o fortalecimento da identidade camponesa, considerando o caráter histórico, social e cultural de cada indivíduo do campo. O estudo adotou uma abordagem metodológica de natureza qualitativa, utilizando como método principal a análise documental, com foco exclusivo no material didático do Programa ProsSeguir. Os resultados indicaram que o material, em alguns aspectos, contempla elementos relevantes da realidade local, como em determinados textos que retratam a vida no meio rural; contudo, ainda carece de uma abordagem mais abrangente, representativa e crítica sobre as lutas, saberes e práticas dos camponeses. Portanto, é crucial refletir sobre a Educação do Campo e o papel do material didático no fomento a uma educação que valorize as particularidades, especificidades e resistências dos povos do campo.
- ItemA mediação do livro-imagem em uma Instituição de Educaçõa Infantil no município de Guanambi-BA(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-14) Nogueira, Adaelia Lainny Santos; Alves, Renata de Melo; Carneiro, Giane Araújo Pimentel; Prado, Jany Rodrigues; Santos, Jamille Pereira Pimentel dosEste trabalho tem como objetivo compreender como ocorre a mediação do livro imagem em uma instituição infantil no município de Guanambi-Bahia, ou seja, compreender de que maneira o objeto cultural é utilizado e, quando utilizado, quais estratégias são usadas para sua mediação. Essa é uma pesquisa de abordagem qualitativa em educação. Como metodologia, foi utilizada, para a coleta de dados, a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo em uma instituição de Educação Infantil, através da entrevista semiestruturada com as professoras. A partir desse levantamento, compreendeu-se a mediação do mesmo nessa instituição e a maneira pela qual as educadoras realizam a mediação em seu trabalho. Para construção teórica do trabalho, recorreu-se a autores renomados na área, como Belmiro (2014), Cademartori (1991), Espíndola (2021), Luizari (2019) e Nunes (2013 – 2020), entre outros autores que também contribuíram com suas ideias. A partir dos dados coletados por meio da entrevista, foi possível compreender que, embora o mesmo ainda seja pouco utilizado na instituição, as professoras têm consciência dos seus benefícios e sabem da importância dessa categoria no processo de desenvolvimento das crianças. Dessa forma, faz-se necessário implementar os acervos destes nas instituições de ensino e os educadores incluí-los em suas ações pedagógicas, contribuindo para a formação leitora das crianças.
- ItemPresenças e ausências: um olhar sobre as práticas educativas em uma escola no campo do município de Ibiassucê-BA(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-16) Vieira, Brenda Couto; Pereira, Luana de Souza; Trindade, Domingos Rodrigues da; Baleeiro, Leidjane Fernandes; Alves, Tharcizo Augustho Amado PereiraEste estudo tem como objetivo identificar e descrever as práticas educativas desenvolvidas em uma escola no campo, buscando compreender de que maneira essas práticas influenciam na construção da identidade da escola do campo. Além disso, pretende-se evidenciar os pressupostos dessas práticas presentes no Plano Municipal de Educação (PME) e no Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola, a fim de verificar se elas dialogam, ou não, com os princípios da Educação do Campo. Diante disso, definiu-se como problema de pesquisa: de que modo as práticas educativas desenvolvidas em uma escola no campo se aproximam ou distanciam dos princípios e fundamentos da Educação do Campo? Para responder a essa questão, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, estruturada a partir do levantamento bibliográfico, análise documental e a pesquisa de campo por meio de observações e roda de conversa. Os dados obtidos evidenciaram tanto a presença quanto a ausência de práticas educativas voltadas para a Educação do Campo na instituição investigada. Diante disso, os resultados apontam para a necessidade de maiores investimentos em infraestrutura nas escolas do campo do município de Ibiassucê, bem como para a importância da formação continuada dos profissionais que atuam nesse contexto e na importância da construção de um documento curricular próprio para atender as demandas e especificidades da Educação do Campo.