Licenciatura em Pedagogia - DEDC12
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Pedagogia - DEDC12 por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 19 de 19
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemFormação dos/as professores/as da escola do campo: quais desafios e dificuldades as pesquisas apontam?(Universidade do Estado da Bahia, 0025-03-28) Cunha, Marli Caldeira; Souza, Rute de Jesus; Trindade, Domingos Rodrigues da; Carvalho, Maria de Fatima Pereira; Baleeiro, Leidjane FernandesRESUMO Esse trabalho versa sobre a formação de professores e professoras das escolas do campo. O objetivo foi investigar os desafios, as dificuldades e contradições presentes na formação dos/das professores/as das escolas do campo apontados pelas pesquisas realizadas e refletir sobre as políticas públicas de formação inicial e continuada de professores/as das escolas do campo. A metodologia adotada é qualitativa do tipo bibliográfica a partir de um levantamento nos bancos de dados: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e a Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPed), partindo da análise de artigos científicos, teses e dissertações. A fundamentação teórica foi feita a partir de autores/as que abordam sobre a concepção de formação de professores e professoras do campo: Arroyo (2007), Caldart (2004), Molina e Antunes-Rocha (2014), e Saviani (2009). Os resultados encontrados revelaram os principais desafios e tensionamentos presentes na formação de professores/as das escolas do campo. Apesar dos avanços, encontram-se muitas dificuldades para que as políticas públicas sejam consolidadas. Conclui-se que, mesmo diante desses enfrentamentos, é notável as conquistas alcançadas pela população campesina e os movimentos sociais, possibilitando a promoção de uma Educação do/no Campo.
- ItemO fechamento da Escola Miguel Gomes no Morro do Mosquito em Candiba – Bahia: Vozes do povo da comunidade(Universidade do Estado da Bahia, 0025-07-21) Rocha, Evanilza da Silva; Marques, Tatyanne Gomes; Oliveira, Sandra Alves; Reis, Sônia Maria de OliveiraA pesquisa que deu origem a este trabalho teve o propósito de analisar o fechamento da Escola Miguel Gomes na comunidade Morro do Mosquito em Candiba – Bahia. Para isso, a metodologia foi pautada na escuta do povo da comunidade e de professores/as que atuaram na referida escola. Os dados mostram que a escola era próxima do povo da comunidade e que o povo do local tinha uma relação de proximidade com as professoras e os professores. O fechamento da escola foi visto como uma grande perda.
- ItemCultura escrita na educação infantil: uma análise contrastiva entre programas e práticas(2023-07-07) Brito, Milena de Sousa; Silva, Elenice de Brito Teixeira; Carneiro, Giane Araújo Pimentel; Prado, Jany RodriguesO trabalho com a escrita na Educação Infantil tem sido comumente ligado a práticas escolarizantes, antecipatórias do ensino fundamental. Por outro lado, o discurso construído pelos documentos que orientam a Educação Infantil atualmente, como as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (DCNEI) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), apontam caminhos para um trabalho que assegure práticas que garantam a continuidade do processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, sem antecipação de conteúdos que serão trabalhados no Ensino Fundamental (BRASIL, 2010). No ano de 2020, foi publicado o Edital nº 2/2020 do Plano Nacional do Livro Didático, que inclui pela primeira vez, a etapa da Educação Infantil para o recebimento de livros didáticos. Desta maneira, é passível de investigação se esses materiais respeitam as individualidades, os modos de ser, os locais em que vivem, a cultura, e principalmente os documentos orientadores da etapa. Partindo destes pressupostos, o presente trabalho teve como objetivo geral compreender de que modo a cultura escrita é abordada no Edital nº 02/2020 do PNLD (2022) a partir de uma análise contrastiva com as práticas educativas observadas em uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) do Proinfância, no município de Guanambi-BA, que não aderiu a esse Edital. A observação nesta EMEI foi feita a partir da experiência como residente no Programa de Residência Pedagógica em Pedagogias e culturas da infância na Educação Infantil, desenvolvido pela UNEB – Campus XII. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa – CEP da Universidade do Estado da Bahia em março de 2022 e é de abordagem qualitativa. Os instrumentos de geração dos dados incluem uma análise dos documentos nacionais e regionais da Educação Infantil; levantamento bibliográfico de pesquisas que abordaram a temática do Edital nº2/2020 do PNLD (2022), sobre o uso de livros didáticos na Educação Infantil e a cultura escrita. Foi realizada também duas entrevistas com uma professora da EMEI na qual foi realizada a pesquisa e a observação participante durante dez dias, entre os meses de maio a junho, em uma turma de crianças com faixa-etárias entre 36 a 48 meses de vida. Os dados da observação foram registrados em diário de campo, fotografias e vídeos. Por fim, foi feita a análise das respostas dadas por coordenadores e secretários da Educação Infantil de 36 municípios da Bahia ao questionário aplicado na pesquisa do Observatório da Infância e Educação Infantil no primeiro semestre de 2023. A pesquisa evidenciou como as práticas com a cultura escrita são imprescindíveis com as crianças da Educação Infantil, em um trabalho que deve ser desenvolvido cotidianamente como um direito das crianças. Sendo assim, a cultura escrita deve integrar a brincadeira e as atividades cotidianas de forma que faça sentido para as crianças e que parta dos seus interesses. Para além disso, o trabalho ratifica como a literatura infantil, oral e escrita, integram as condições fundamentais para aproximar as crianças das culturas do escrito, em um ambiente que possibilite estas relações pelas crianças, a partir de uma intencionalidade pedagógica.
- Item“Eu já tive essa percepção, poucos estudantes negros são convidados para ic”: percepções de estudantes do dedc XII/UNEB sobre a presença/ausência de negros/as na iniciação científica(Universidade do Estado da Bahia, 2024) Martins, Micaele Lima; Marques, Tatyanne Gomes; Avelar, Laís da Silva; Santos, Jamile Pereira PimentelEsta pesquisa resulta da minha inserção no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), no qual estive pesquisando a temática “A Iniciação Científica no DEDC XII/UNEB é lugar de negros/as? Percepções de estudantes negros/as e não negros/as do DEDC XII”. E tem como objetivo geral realizar uma análise das percepções dos/as estudantes sobre a presença/ausência de negros/as na Iniciação Científica. A base teórica utilizada neste trabalho foi fundamentada por autores e autoras, a exemplo de Canaan (2012); Marques (2019); Portes e Silva (2011) Gomes (2012), (2005), (2021); Jesus (2021), Munanga (1999), dentre outros/as. O universo escolhido para a realização da pesquisa foi o Departamento de Educação do Campus XII da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, localizado no município de Guanambi, na região denominada de Território de Identidade Sertão Produtivo. No que tange aos caminhos metodológicos, optamos por utilizar como abordagem a pesquisa de natureza qualitativa. O delineamento adotado na pesquisa foi a de campo e, por ser um estudo inicial sobre as percepções dos sujeitos, configura-se como exploratória. Para a coleta dos dados, utilizamos como recurso o uso de entrevistas semiestruturadas. Quanto aos resultados, no contexto apresentado, as análises acerca das percepções dos/as estudantes do DEDC XII, em um ciclo de três anos, indicam que ainda há uma sub-representação dos/as pretos/as nos projetos de IC que, por sua vez, estão aquém da proporção dos estudantes que acessam a Iniciação Científica. A partir da avaliação dos três editais, verifica-se, por um lado, que a adoção de Ações Afirmativas tem se mostrado exitosa, possibilitando que haja uma maior presença de negros/as na IC. Por outro, referente à presença de pretos/as, ainda há uma sub-representação nos projetos de pesquisa. Em face disso, tais desigualdades, tanto sociais quanto raciais, causam enormes impactos na vida dos/as negros/as, sobretudo, dos/as pretos/as, pois demarcam e limitam a ascensão destes a outros âmbitos, níveis, lugares e papeis de poder da sociedade. É indispensável problematizarmos qual/ais são os lugares, de fato, que os/as negros/as estão e podem ocupar em nossa sociedade, sem precisarem estar lutando, reivindicando por direitos que já são garantidos por lei.
- ItemPara além da escola: a formação de pedagogos para atuação em espaços não formais de educação(Universidade do Estado da Bahia, 2024-06-20) Dourado, Fabiane Gonçalves; Souza, Rosania dos S. Magalhães de; Alves, Vinícius Souza; Araújo, Ginaldo Cardoso de; Fernandes, Marinalva Nunes; Pereira, José Aparecido AlvesEsta monografia apresenta os resultados de uma pesquisa que investigou a formação do pedagogo para a atuação em espaços não formais de educação, tendo como foco de análise o curso de Pedagogia da Uneb - Campus XII. O objetivo principal da investigação foi compreender como o curso de Pedagogia da Uneb - Campus XII prepara os pedagogos para atuarem em espaços não formais de educação. A metodologia adotada pautou numa abordagem qualitativa, de cunho documental. Foram utilizados os seguintes procedimentos para a coleta de dados: levantamento bibliográfico e estudo das Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia e o Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia da Uneb Campus XII (2010; 2023). Os resultados da pesquisa demonstram a necessidade de um maior comprometimento com a discussão e integração da Educação Não Formal nos currículos de Pedagogia, principalmente ao analisar o PPC (2010). Apesar dos avanços observados no curso de Pedagogia da Uneb - Campus XII, por meio do PPC (2023), foi destacada a importância de uma formação que prepare os pedagogos de forma mais flexível, criativa e apta para os desafios presentes em ambientes educativos alternativos. A pesquisa evidenciou a tentativa de alinhar os conteúdos programáticos dos componentes curriculares do curso com a prática educativa em espaços não formais, ressaltando a importância de uma formação que transcenda as barreiras da educação formal e contribua significativamente para a aprendizagem em diferentes contextos da sociedade brasileira. Diante disso, fica evidente a importância de uma maior integração e ênfase na Educação Não Formal nos currículos de Pedagogia, de modo a contribuir para a formação do pedagogo comprometida com a sua atuação em diversos contextos socioeducativos.
- ItemPalavras que encantam: a arte literária na educação infantil(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-13) Caires, Laura Aluyse de Araújo; Santos, Miqueias Ramos dos; Carneiro, Profª Dra. Giane Araújo Pimentel; Carneiro, Profª Dra. Giane Araújo Pimentel; Freitas, Profª. Ma. Ana Cláudia de Oliveira; Reis, Dra. Sônia Maria Alves de OliveiraOs primeiros encontros dos bebês, das crianças bem pequenas e crianças pequenas com a literatura infantil e sua estética se dão através do diálogo, de uma canção de ninar, da mudança de entonação da voz do pai, da mãe ou de outro adulto responsável. As vivências com essas manifestações da cultura são essenciais na vida da criança e repercute na construção da linguagem, do pensamento, por todo o período da primeira infância e quiçá, pela vida afora. Neste viés, este trabalho de conclusão de curso visa compreender o que as produções acadêmicas revelam acerca da concepção da literatura como arte e sua função estética, na educação infantil. A metodologia adotada pautou-se na abordagem qualitativa, por meio de pesquisa bibliográfica, com o uso da revisão de literatura sobre o tema. A base teórica deste estudo pauta-se em conceitos como a cultura infantil, que envolve a alteridade e a linguagem, o brincar, a imaginação e a beleza, através da perspectiva de Gouvêa (2007); além de discutir aspectos introdutórios acerca da literatura infantil, por meio dos estudos de Colomer (2017) e tecer debates acerca da leitura literária na escola, embasados na obra de Reyes (2012). Os resultados da pesquisa demonstram que há pouca produtividade, especificamente sobre essa temática no país, além do fato de que as pesquisas existentes acerca do tema são historicamente recentes. As produções sobre o tema revelam que a relação dialógica é essencial, desde o início da vida, nas experiências com os bebês e as crianças. Os estudos afirmam ainda que a literatura infantil precisa fazer parte da vida das crianças nas escolas da infância, de forma intencional, respeitando a estética presente na arte literária, pois essas mesmas pesquisas também apontam que a escolarização negativa da literatura ainda se faz presente e, dessa forma, é muito relevante estudar possibilidades de experiências estéticas com o texto literário. A arte não é só pintura com tinta guache e uso do pincel, é também literatura, manifestações populares, contação e leitura de história, composição com materiais não estruturados, entre outras linguagens que nutrem a infância. A estética e a arte presentes na literatura proporcionam o tratamento de assuntos relevantes com as crianças de forma leve, pois a estética se faz presente no encontro com tudo que nos rodeia, como por exemplo, na natureza, na cultura, nas relações sociais, na escuta ativa.
- ItemInterações entre bebês e crianças bem pequenas com os livros literários e mediadores de leitura nos espaços das bebetecas(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-03) Guimarães, Ariana Maria da Silva; Pereira, Rosângela de Jesus; Carneiro, Giane Araújo Pimentel; Ladeia, Rayana Thyara de Lima Rêgo; Teixeira, Sirlene Prates CostaEste trabalho tem como objetivo analisar como as interações dos bebês e crianças bem pequenas com os mediadores de leitura e os livros literários, nos espaços das Bebetecas, contribuem para a formação do leitor mirim. A pesquisa é fundamentada na abordagem qualitativa, com base em levantamento bibliográfico, acerca da importância das práticas de leitura na primeira infância, com um recorte temporal de dez anos, que elenca o período de 2015 a 2025. Para isso, utilizamos como referencial teórico Lev Vygotsky (2001) que trata sobre a perspectiva sociointeracionista da aprendizagem, Freire ( 1989; 2013) que discute os saberes fundamentais que todo educador precisa ter e discute a leitura em um sentido amplamente mais crítico, (Reyes 2010; 2017) trabalha a importância da interação entre o bebê, livro e mediadores com a metáfora do triângulo amoroso, Escardó (1999) e Senhorini e Bertolini (2008) que conceituam o espaço da Bebeteca, Colomer (2017 ) e Parra (2011, 2015) ressaltam sobre como a leitura literária é fundamental para a formação cultural dos bebês e crianças bem pequenas, Paulino (2004), discorre sobre como a leitura é vista como literária quando a participação do leitor é predominantemente cultural, Munita (2024) reforça o papel fundamental do mediador de leitura como um agente intencional no processo de leitura, Bittens (2024; 2025) aborda o papel da mediação e da escuta ativa, Grossi (2014), traz como a contação de histórias é uma arte que pode ser desenvolvida por qualquer pessoa que aprecia narrativas, Saluto (2020), que evidencia a leitura literária primeira infância, Galvão (2016) que discorre sobre como a linguagem verbal habita na criança desde o seu nascimento e Batista (2017), que enfatiza como a leitura pode construir sentidos importantes na primeira infância. Os resultados apontam que as interações dos bebês com os livros nas Bebetecas, ocorrem inicialmente de forma sensorial, uma vez que neste momento o livro é visto pelos pequenos como um outro brinquedo qualquer. Mas, a partir da parceria estabelecida com o adulto durante a mediação literária, os/as bebês/crianças bem pequenas irão descobrir o livro como um artefato cultural e estético. Este estudo destaca a importância das ações do mediador ao propiciar o contato do bebê/criança pequena com o livro, e como esse convívio promove experiências importantes para a construção dos sentidos que envolvem a escuta e o afeto. Partindo desses pressupostos, percebe-se que as interações dos bebês/crianças bem pequenas com os livros, seus pares e o adulto mediador, nos espaços das Bebetecas, são fundamentais para despertar o interesse e a imaginação desses pequenos, tornando-se essenciais para a formação do leitor desde a primeira infância.
- ItemO lugar da escolarização na vida de mulheres camponesas matriculadas na EJA no município de Matina/BA(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-07) Souza, Renata Batista de; Souza, Talita da Silva; Carvalho , Maria de Fátima Pereira; Trindade, Domingos Rodrigues da; Reis, Sônia Maria Alves de OliveiraEste estudo trata-se de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de pedagogia, pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), que objetiva analisar o lugar da escolarização na vida das mulheres camponesas matriculadas na EJA no município de Matina-BA. Neste contexto, utilizou-se como percurso metodológico a abordagem de pesquisa qualitativa e a entrevista semiestruturada com seis participantes residentes no campo e inseridas na EJA, com o intuito de compreender as vivências compartilhadas por elas em relação às suas trajetórias na escolarização e se esta faz parte dos seus projetos de vida. A pesquisa fundamenta-se nos referenciais de Beauvoir (2019), Louro (1997), Carvalho (2021), Freire (1989), Eiterer (2014), Haddad (2013), dentre outros. Espera-se, com o estudo, erguer um extrato sobre as discussões relacionadas à temática em pauta nos últimos anos, além de entender como se dá a presença das mulheres camponesas na EJA, através de uma análise bibliográfica com estudos já publicados sobre o tema. O referencial teórico desenvolvido também aborda os principais pontos acerca das modalidades de ensino que fazem parte da realidade das participantes da entrevista, a Educação de Jovens e Adultos e a Educação do Campo, como meio de contextualizar suas realidades enquanto mulheres, estudantes e camponesas. Os resultados da pesquisa revelam a realidade vivenciada por elas até à época da pesquisa, os desafios enfrentados dentro das relações de gênero em uma sociedade patriarcal, os motivos que as levam a buscar a EJA e as razões pelas quais abandonaram a escola anteriormente. Por fim, a pesquisa apresenta que a realização de sonhos e a busca por independência são os principais fatores que impulsionam a retomada das mulheres camponesas à escolarização, a qual se mostra uma ferramenta eficaz utilizada por essas mulheres na superação das desigualdades sociais existentes
- ItemA mediação do livro-imagem em uma Instituição de Educaçõa Infantil no município de Guanambi-BA(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-14) Nogueira, Adaelia Lainny Santos; Alves, Renata de Melo; Carneiro, Giane Araújo Pimentel; Prado, Jany Rodrigues; Santos, Jamille Pereira Pimentel dosEste trabalho tem como objetivo compreender como ocorre a mediação do livro imagem em uma instituição infantil no município de Guanambi-Bahia, ou seja, compreender de que maneira o objeto cultural é utilizado e, quando utilizado, quais estratégias são usadas para sua mediação. Essa é uma pesquisa de abordagem qualitativa em educação. Como metodologia, foi utilizada, para a coleta de dados, a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo em uma instituição de Educação Infantil, através da entrevista semiestruturada com as professoras. A partir desse levantamento, compreendeu-se a mediação do mesmo nessa instituição e a maneira pela qual as educadoras realizam a mediação em seu trabalho. Para construção teórica do trabalho, recorreu-se a autores renomados na área, como Belmiro (2014), Cademartori (1991), Espíndola (2021), Luizari (2019) e Nunes (2013 – 2020), entre outros autores que também contribuíram com suas ideias. A partir dos dados coletados por meio da entrevista, foi possível compreender que, embora o mesmo ainda seja pouco utilizado na instituição, as professoras têm consciência dos seus benefícios e sabem da importância dessa categoria no processo de desenvolvimento das crianças. Dessa forma, faz-se necessário implementar os acervos destes nas instituições de ensino e os educadores incluí-los em suas ações pedagógicas, contribuindo para a formação leitora das crianças.
- ItemVamos dançar?: as proposições curriculares para a dança nos anos iniciais do ensino fundamental do município de Iuiu - BA(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-16) Nogueira, Lidia Kelle Rodrigues; Freitas, Ana Cláudia de Oliveira; Carvalho, Maria de Fátima Pereira; Fernandes, Marinalva NunesA dança desde os primórdios esteve presente no cotidiano dos seres humanos, seja em rituais ou festividades. Este trabalho teve como objetivo discutir a dança como conteúdo curricular dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e analisar o conteúdo didático dança no Referencial Curricular Municipal de Iuiu- BA (RCMI) e no Projeto Político Pedagógico (PPP) de uma escola do mesmo município. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa e a análise documental. Por meio da análise desses documentos nota-se que a Dança está presente no RCMI, tanto na disciplina de Arte quanto em Educação Física, porém, no PPP da escola pesquisada, o documento ainda está em desenvolvimento e a dança é discutida brevemente, deixando reflexões de como está sendo sua prática. Como resultados, percebe-se que, apesar de a Dança estar presente nos documentos e legislações, visto que os documentos da escola devem estar em diálogo com os documentos municipais, estaduais e federais, não é possível observar sua prática em sala de aula.
- ItemA representatividade negra no acervo literário das instituições de educação infantil do município de Guanambi-Ba(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-16) Pereira, Jamile Guimarães; Santos, Jeane Alves; Carneiro, Giane Araújo Pimentel; Santos, Jamille Pereira Pimentel; Ladeia, Rayana Thyara de Lima RêgoEste estudo teve como objetivo analisar nos acervos literários das instituições de Educação Infantil do município de Guanambi-Bahia, as obras literárias que têm como foco a educação étnico-racial. A abordagem da pesquisa foi qualitativa com trabalho de campo e utilizou-se, como instrumento de coleta de dados, a análise documental dos livros de literatura infantil, que foram contabilizados, fotografados para posterior análise. Foi realizado em todas as etapas da pesquisa, o diário de pesquisa. Os dados foram analisados seguindo a análise de conteúdo. Com esta pesquisa, pôde-se verificar que há uma insuficiência de livros com a temática étnico-racial nos acervos das creches do município e, diante disso, é considerável que as instituições ampliem os acervos de modo que promovam uma educação com foco nas relações étnico-raciais. A proposta apresentada mostrou a importância da literatura infantil negra para a construção da identidade e autoestima das crianças. Dessa forma, conclui-se que é necessário ampliar o acesso a livros que valorizem o protagonismo negro, a ancestralidade e cultura afro-brasileira, com uma proposição viável de combate ao racismo.
- ItemEntre artigos e acordes: a música nos anos iniciais do ensino fundamental e as políticas públicas municipais de Iuiu - BA(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-16) Nogueira, Lidiane Rodrigues; Freitas, Ana Cláudia de Oliveira; Conceição, Isaías Ribeiro da; Fernandes, Marinalva NunesEsta pesquisa possui como objetivo identificar o que consta nos documentos legisladores quanto à presença da educação musical nas escolas de Iuiu-Ba, bem como nos documentos de uma escola pública dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do município. Visando compreender como este componente é abordado nas políticas públicas municipais, realizou-se uma análise documental do Referencial Curricular Municipal de Iuiu (RCMI) e do Projeto Político Pedagógico (PPP) de uma escola objeto deste estudo. Esta pesquisa foi pautada nas abordagens dos teóricos que tratam sobre a educação musical em suas obras, relacionando estas reflexões ao proposto nos dispositivos legais que orientam as atividades docentes nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Perpassando brevemente pela história da música no Brasil, procuramos identificar os caminhos traçados na legislação educacional para a educação musical nas instituições de ensino em busca da compreensão do lugar que esta ocupa nos dias atuais em nossas escolas. A educação musical é um direito garantido a todos os educandos pela Lei n° 13.278 de 02 de maio de 2016, que requer o reconhecimento como conteúdo no currículo escolar. Ademais, a partir das diretrizes municipais que orientam o trabalho pedagógico realizado em sala de aula, foi possível o aprofundamento da compreensão do processo de construção e implementação da referida Lei e obter o acesso às propostas de um lócus específico, ampliando a assimilação da potencialidade de se adotar a educação musical como um dos requisitos fundamentais na formação humana. Concluímos que, dentre os documentos analisados, o RCMI garante a Educação Musical na disciplina Arte, em contrapartida, o PPP apenas menciona este ensino dentro das atividades realizadas em oficinas no contraturno. Deste modo, esta pesquisa contribui para que haja o conhecimento da existência de normas referentes à educação musical que podem ser aprimoradas na prática para que todos os sujeitos possam ter a oportunidade de experenciar a música e ter o acesso à cultura nas escolas.
- ItemPresenças e ausências: um olhar sobre as práticas educativas em uma escola no campo do município de Ibiassucê-BA(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-16) Vieira, Brenda Couto; Pereira, Luana de Souza; Trindade, Domingos Rodrigues da; Baleeiro, Leidjane Fernandes; Alves, Tharcizo Augustho Amado PereiraEste estudo tem como objetivo identificar e descrever as práticas educativas desenvolvidas em uma escola no campo, buscando compreender de que maneira essas práticas influenciam na construção da identidade da escola do campo. Além disso, pretende-se evidenciar os pressupostos dessas práticas presentes no Plano Municipal de Educação (PME) e no Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola, a fim de verificar se elas dialogam, ou não, com os princípios da Educação do Campo. Diante disso, definiu-se como problema de pesquisa: de que modo as práticas educativas desenvolvidas em uma escola no campo se aproximam ou distanciam dos princípios e fundamentos da Educação do Campo? Para responder a essa questão, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, estruturada a partir do levantamento bibliográfico, análise documental e a pesquisa de campo por meio de observações e roda de conversa. Os dados obtidos evidenciaram tanto a presença quanto a ausência de práticas educativas voltadas para a Educação do Campo na instituição investigada. Diante disso, os resultados apontam para a necessidade de maiores investimentos em infraestrutura nas escolas do campo do município de Ibiassucê, bem como para a importância da formação continuada dos profissionais que atuam nesse contexto e na importância da construção de um documento curricular próprio para atender as demandas e especificidades da Educação do Campo.
- ItemA organização dos espaços na educação infantil: um estudo bibliográfico(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-17) Lima, Flávia Agnália Pereira; Prado, Jany Rodrigues; Silva, Elenice de Brito Teixeira; Santos, Jamille Pereira Pimentel dosO modo como os bebês e as crianças pequenas utilizam o espaço na Educação Infantil, mediante as interações entre criança/criança, criança/adulto e das brincadeiras, constitui uma discussão fundamental para o estabelecimento de parâmetros e critérios que orientem a formação profissional e a organização de espaços educativos de qualidade, com vistas à promoção de uma educação integral. Assim, o presente estudo tem como objetivo compreender quais os princípios que orientam a organização dos espaços nessa etapa, especificamente: Discutir os princípios orientadores da dimensão espaço na Educação Infantil; Analisar como a organização dos espaços aparece nos documentos orientadores da Educação Infantil e analisar o que as pesquisas científicas evidenciam sobre a organização dos espaços na Educação Infantil. A investigação é de natureza qualitativa, na forma de um estudo bibliográfico. A análise foi realizada à luz da revisão de literatura sobre o tema da pesquisa e dos documentos orientadores. A geração de dados ocorreu por meio da análise de conteúdo, através da seleção, leitura e análise sistemática de livros, pesquisas científicas do campo da Educação Infantil e documentos orientadores sobre a organização dos espaços. Desse modo, os dados evidenciam que a organização dos espaços não é neutra e esse espaço físico e relacional deve atender às necessidades e interesses das crianças, a fim de que promovam possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento, exigindo do educador um olhar atento, sensível e ético, visto que os documentos que regem a Educação Infantil, asseguram aos bebês e crianças o direito a espaços de qualidade, que garantam a segurança, igualdade de acesso e respeito à diversidade.
- ItemA emergência da Pedagogia da Infância na formação de professoras da educação infantil no município de Caetité-Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-17) Teixeira, Sônia Silva; Silva, Elenice de Brito Teixeira; Prado, Jany Rodrigues; Pimentel, Adriana MoreiraA formação inicial e continuada dos professores/as que atuam nos espaços coletivos de cuidado e educação é fundamental para assegurar a formação integral das crianças de 0 a 5 anos que já está garantida em Lei. Entretanto, essa formação, muitas vezes, ainda compactua com uma concepção de Educação Infantil com foco no assistencialismo e/ou antecipação da escolarização, em uma perspectiva neoliberal de educação voltada para a aquisição de conteúdos, competências e técnicas focadas no saber-fazer. Tal perspectiva responde às expectativas de uma lógica privatista e empresarial. A partir da Constituição Federal do Brasil de 1988 e da Lei nº 9.394/96 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, as quais reconhecem o direito da criança de 0 a 6 anos de idade à educação e estabelecem a exigência de formação em nível de graduação, ainda que se admita a formação em nível médio para a docência na Educação Básica, deu-se mais visibilidade à Educação Infantil e, consequentemente, à formação de seus/as professores/as. Com os documentos orientadores da Educação Infantil, como as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil, por exemplo, nota-se um viés das políticas de currículo voltada aos princípios das Pedagogias da Infância. Desta maneira, compreendendo a importância da formação de professores/as da Educação Infantil a partir de fundamentos das Pedagogias da Infância para a ação pedagógica, é relevante estudar como esses processos vêm acontecendo nos sistemas de ensino. Deste modo, este trabalho tem como objetivo geral analisar políticas e práticas de formação continuada de professores/as da Educação Infantil no município de Caetité, Bahia, na perspectiva das Pedagogias da Infância. Essa pesquisa configura-se como uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa. Os instrumentos de geração dos dados incluíram o levantamento bibliográfico de pesquisas que abordaram a temática de formação de professores e Pedagogias da Infância na Educação Infantil na Bahia; a análise dos documentos nacionais e regionais que tratam da formação de professores/as da Educação Infantil; observação participante e análise da documentação pedagógica produzida pelos/as professores/as de Educação Infantil acerca da formação continuada ofertada pelo município, bem como da Revista de Educação Caetité – NEAF. A pesquisa evidenciou a emergência de Pedagogias da Infância como fundamento de formação de professores/as da Educação Infantil no contexto de práticas do município. Os pressupostos dessas pedagogias presentes no contexto de práticas formativas são: vida cotidiana, escuta, protagonismo infantil, planejamento com intencionalidade, documentação pedagógica, múltiplas linguagens, estética do ambiente, pesquisa do cotidiano, formação estética, cultura local, saberes e culturas da infância, narrativas do cotidiano, contextos de experiência e aprendizagem coletiva. Por outro lado, a pesquisa evidencia ausências, mostrando que, embora o município tenha se preocupado com a formação específica dos professores/as dessa etapa da Educação Básica, ainda precisa realizar concurso público para a garantia da atuação de profissionais com formação inicial mínima em Pedagogia para atuarem nessa etapa da educação básica e integrar o quadro funcional docente na formação continuada. Palavras-chave: Educação Infantil. Formação de professores. Pedagogias da Infância.
- Item“Pessoas ouvintes aprender libras precisa”: o que a trajetória de uma aluna surda em escolas do campo tem a nos dizer?(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-17) Paes, Tamara Raiane Rocha; Farias, Sandra Aparecida Lima Silveira; Baleeiro, Leidjane Fernandes; Reis, Sônia Maria Alves de OliveiraEste trabalho buscou analisar o processo de ensino e aprendizagem de uma aluna surda no contexto educacional do campo. Para isso, teve como objetivo compreender, de forma geral, o processo educacional do/a educando/a surdo/a, verificar os possíveis desafios e averiguar os avanços educacionais ocorridos durante a trajetória dessa aluna surda em escolas do campo. Para alcançar esses objetivos, recorreu-se a uma pesquisa de abordagem qualitativa, a partir do estudo de caso, bem como à análise documental. Como instrumentos de coleta de dados, utilizaram-se questionários semiestruturados, direcionados aos/às diretores/as, professores/as e intérpretes, além de entrevistas realizadas com a aluna surda e sua mãe. Constatou-se que o/a estudante surdo/a residente no campo enfrenta obstáculos mais intensos, o que é respaldado tanto pelos estudos analisados quanto pela investigação realizada. Dentre os principais desafios, enfrentados pela estudante surda, pode-se destacar a comunicação restrita aos intérpretes, o desconhecimento da Libras por parte da comunidade escolar, a ausência de intérprete em determinados períodos, a inexistência do AEE na própria escola, a escassez de recursos pedagógicos adaptados e a carência de formação continuada dos/as professores/as no que diz respeito à temática da educação de surdos/as. Os resultados revelam não apenas a ausência de condições adequadas para uma educação inclusiva, mas também a distância entre os direitos assegurados por lei e a realidade vivenciada, apontando a necessidade de melhorias nas escolas do campo do município de Guanambi-BA.
- ItemPercurso formativo e atuação profisssional de Nice Amaral no Alto Sertão Baiano(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-21) Trindade, Betânia Pereira; Reis, Joseni Pereira Meira; Marques, Zélia Malheiro; Silva, Josias Benevides daA monografia investigou os modos de participação e atuação de Nice Amaral nas instâncias escolares e culturais, a partir das instâncias formativas (família, igreja e escola) e profissionais que contribuíram com a sua trajetória, na delimitação temporal 1928 a 2020, que compreendia a idade de nascimento e falecimento da educadora. Partiu de uma abordagem qualitativa, tendo como método a pesquisa histórica, cujo dados foram gerados por meio de documentos de cunho pessoal e profissional de Nice Amaral que se encontram presentes no acervo de algumas das instituições de ensino em que atuou, a exemplo da Escola Municipal Getúlio Vargas e do Colégio Estadual Governador Luiz Viana Filho. Além de fitas cassetes provenientes do Centro de Estudos e Pesquisa em Memória da Universidade do Estado da Bahia – Campus XII, livros de memorialistas locais, entre outros documentos. As fontes orais utilizadas foram provenientes das entrevistas semiestruturadas com pessoas que conviveram com a professora, como o relato da filha e seis ex-alunos/as. Do ponto de vista teórico e metodológico, a investigação baseou-se nos preceitos da História da Educação, História Cultural e História Oral, as quais possibilitaram discutir sobre o itinerário individual de uma agente social da história e a utilização das fontes orais. Tais fontes apontaram como Nice Amaral era conhecida por aqueles/as que vivenciaram sua prática educativa e como era estimada tanto como profissional quanto como pessoa, pois ela era uma defensora da preservação da história local, o que culminou com a criação da Fundação Joaquim Dias Guimarães. Os resultados da pesquisa possibilitaram a compreensão de uma educadora condicionada pelos habitus familiar, religioso e professoral inerentes ao contexto social e político da época. A professora construiu, sobretudo, um percurso profissional de destaque na história da educação do município de Guanambi-BA. O estudo tem relevância para a profissão docente por problematizar e compartilhar as experiências sociais, culturais e educacionais experienciadas por Nice Amaral durante a sua trajetória, principalmente, enquanto normalista, bem como promover uma reflexão sobre a importância de um projeto de educação pública, gratuita e democrática, destacando a formação de professoras no século XX no Alto Sertão Baiano.
- ItemA Educação do Campo e o uso do material didático: uma análise a partir do livro do programa Prosseguir no município de Guanambi-BA(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-21) Teixeira, Larissa de Almeida Oliveira; Dias, Valdinéia Xavier; Marques, Tatyanne Gomes; Baleeiro, Leidjane Fernandes; Silva, Priscila Teixeira daEste trabalho teve como objetivo analisar como a Educação do Campo é tratada no material didático do Programa ProsSeguir, adotado em uma escola do campo no município de Guanambi-BA. Buscou-se compreender de que forma o conteúdo apresentado favorece ou restringe o fortalecimento da identidade camponesa, considerando o caráter histórico, social e cultural de cada indivíduo do campo. O estudo adotou uma abordagem metodológica de natureza qualitativa, utilizando como método principal a análise documental, com foco exclusivo no material didático do Programa ProsSeguir. Os resultados indicaram que o material, em alguns aspectos, contempla elementos relevantes da realidade local, como em determinados textos que retratam a vida no meio rural; contudo, ainda carece de uma abordagem mais abrangente, representativa e crítica sobre as lutas, saberes e práticas dos camponeses. Portanto, é crucial refletir sobre a Educação do Campo e o papel do material didático no fomento a uma educação que valorize as particularidades, especificidades e resistências dos povos do campo.
- ItemPensamento pós-moderno e racionalidade neoliberal: implicações nas Diretrizes Curriculares para a formação de professores no século XXI(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-22) Trindade, Lucas Tarcísio Rodrigues da; Silva, Adelson Ferreira da; Silva, Elenice de Brito Teixeira; Silva, Josias Benevides daO presente trabalho de conclusão de curso (TCC) resultou de uma pesquisa iniciada no Programa de Iniciação Científica (IC), no ano de 2023, por meio da linha de pesquisa: Sistemas filosóficos, Ciência da Educação e processos formativos. Os resultados da pesquisa foram apresentados na jornada de iniciação científica da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em 2024. Após esta data, diante do extenso volume de dados, iniciamos a conversibilidade do IC ao formato de Trabalho de conclusão de curso (TCC). O trabalho tem como objetivo identificar possíveis implicações do pensamento pós-moderno na definição dos referenciais normativos da formação inicial de professores no século XXI, no Brasil, tomando como objeto as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial de professores, instituídas por meio das seguintes resoluções: CNE/CP nº 1/2002, CNE/CP nº 1/2006, CNE/CP nº 2/2015, CNE/CP nº 2/2019 e CNE/CP Nº 4, de 29 de maio de 2024, considerando a hipótese de uma possível aliança com os ditames da racionalidade neoliberal. Trata-se de pesquisa qualitativa cuja metodologia foi desenvolvida em três etapas: a primeira organizou por ordem cronológica, todas as diretrizes promulgadas para a formação inicial de professores no século XXI. Determinada a fonte documental, seguiu-se a análise dos documentos, buscando encontrar as principais categorias analítico-temáticas. A segunda etapa, pesquisa bibliográfica, ocorreu por meio da investigação teórico-conceitual e epistemológica, tendo como fonte alguns dos referenciais do pensamento pós-moderno, procurando identificar os discursos hegemônicos, padrões ideológicos e possíveis contrassensos e/ou divergências com as tendências crítico-progressistas da educação, no Brasil. Dentre os autores da crítica pós-moderna, que foram usados destaca-se: Bauman (1998), Harvey (2016), Latour (2013), Lyotard (2018) e Vattimo (1996). A terceira etapa, pesquisa bibliográfica, foi por meio da investigação teórico-conceitual e epistemológica, tendo como fonte alguns dos referenciais do pensamento neoliberal. Cabe destacar os seguintes autores que discutem a temática: Ball (2010), Dardot e Laval (2016), Harvey (2014), Libâneo (2014) e Silva (2022). O trabalho aponta para a necessidade de uma posição crítica diante do alcance dos discursos hegemônicos implicados nos documentos prescritivos que regem a formação de professores no Brasil. Constata-se também, que os marcos normativos têm sofrido fortes determinações da condição pós-moderna e da racionalidade neoliberal.