Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DEDC14
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DEDC14 por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 88
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemLispector, subjetividade e representação: amor e felicidade clandestina sob a interface psíquico-literária(Universidade do Estado da Bahia, 0015) Cruz , Maiara Santos da; Chagas , Maria de Fátima Santos Barros das; Valverde , Luiz Antônio de Carvalho; Oliveira , Saionara Amaral deDiante da percepção acerca da relação mantida pela Literatura com outras áreas do conhecimento humano, surgiu o questionamento, após conhecimento da escrita de Clarice Lispector, de como essa relação se efetivava em seus textos e de como sua escrita comprovava essa relação. Dessa forma, o presente estudo tem o propósito de discutir a relação percebida entre a teoria literária e a teoria psicanalítica, a partir da escrita de Clarice Lispector, tendo como corpus de análise dois de seus contos: Amor e Felicidade Clandestina. A autora, que possui como característica própria uma estética narrativa intimista, situa-se como limiar entre a subjetividade e a representação do real. Frente a essas questões, o estudo voltou-se, primeiramente, para a conceituação geral de Literatura e Psicanálise e a relação mantida entre elas, buscando, em seguida, essa relação no âmago da escrita de Lispector, para só então analisar internamente os contos escolhidos, sob a interface psíquico-literária. Os contos são representações de cotidianos comuns e neles pode-se observar marcas da literatura intimista e da subjetividade, características do amor e da felicidade no viés psicanalítico, assim como ações do inconsciente sobre as personagens. Para tais conclusões, utilizou-se como ferramenta de análise uma pesquisa bibliográfica, tanto sobre a obra de psicanalistas renomados e teóricos literários, como sobre estudiosos da obra clariceana, visando uma contribuição pertinente do trabalho, ao mundo acadêmico, aos estudiosos da literatura e aos amantes leitores de Clarice.
- ItemO gênero propaganda redimensionando as aulas de Língua Portuguesa(Universidade do Estado da Bahia, 0015) Oliveira, Emanoel Arcanjo de; Silva, Jureia Maria Ferreira da; Silva, Obdália Santana Ferraz; Souza , Janine Fontes deEsta pesquisa partiu da inquietação que me levou a discutir, o trabalho referente à gramática do texto a partir dos gêneros textuais, tendo como opção o gênero propaganda como propiciador do desenvolvimento das competências gramatical e textual. Traço como principal objetivo de pesquisa, uma demonstração de como funciona as práticas pedagógicas utilizando como recurso metodológico o gênero textual propaganda. Dentro dessa perspectiva, estabeleço um paralelo entre pressupostos teóricos referentes às competências comunicativas e ao gênero propaganda e sua pertinência nas práticas pedagógicas a partir de uma nova dimensão metodológica; identifico a posição que o gênero propaganda tem assumido nas aulas de Língua Portuguesa, visando o desenvolvimento das competências comunicativas e analiso alguns anúncios publicitários de propagandas e as possibilidades de estimular a competência textual e gramatical nas aulas de leitura, análise e produção textual. Esse trabalho surgiu da ênfase dada ao texto publicitário, que é bem pertinente ao uso comum entre os falantes da Língua Portuguesa no cotidiano e intensificou o projeto de pesquisa científica construído no decorrer dos estudos bibliográficos. As discussões contidas nessa monografia fazem alusões a autores bem conceituados em alguns pressupostos teóricos que definem o gênero textual, as competências comunicativas, o gênero propaganda e suas características mais adequadas às práticas pedagógicas. No decorrer do trabalho sustento a possibilidade de redimensionar as aulas de Língua Portuguesa, apresentando exemplos de propaganda e a possibilidade de desenvolver atividades motivadoras das competências linguística e textual. Outro aspecto considerado como fundamental para essa proposta com o gênero propaganda e as competências comunicativas, abordado nessa pesquisa, é a valorização dos aspectos histórico e social dos gêneros textuais, inclusive a propaganda.
- ItemRelações subjetivas sujeito-paisagem na obra As Pupilas Do Senhor Reitor, de Júlio Dinis(Universidade do Estado da Bahia, 0017) Jesus, Jackeline Ferreira de; Silva, Andréa do Nascimento Mascarenhas; Souza, Eugênia Mateus de; Rego, Adriano EysenPor meio de investigação bibliográfica realizada em fontes impressas e eletrônicas, com abordagem metodológica qualitativa, a pesquisa aqui organizada apresenta aproximação possível entre sujeito-paisagem que se constrói através do olhar e da percepção leitora. A partir de conceitos sobre paisagem/espaço estabelecidos principalmente por Collot (2005) e Bachelard (1978), que afirmam a relação indissociável entre paisagem e subjetivismo, buscou-se (re)conhecer construções literárias que mostram paisagens externas além de suas mais comuns ligações com a geografia, elementos simbólicos percebidos por pessoas que a elas acrescem seus significados subjetivos. Para tanto, dois recortes investigativos se fizeram necessários: 1) estudo de algumas paisagens (re)criadas pelo escritor português Júlio Dinis, no romance As pupilas do senhor reitor (1972) - a fim de compreender o processo literário por meio do qual o escritor se liga ao espaço de forma subjetiva; 2) análise da construção de duas personagens da obra (Daniel e Margarida), no sentido de perceber a ligação que estabelecem com o espaço. Com o estudo, compreendeu-se como a literatura de Dinis faz dialogar pessoas e paisagens externas e como o elemento natural pode ser constantemente impregnado de significados e se tornar, portanto, simbólico através da percepção ou de paisagens experimentadas.
- ItemA Bela adormecida e a descoberta da infância: ressonâncias na literatura infantojuvenil(Universidade do Estado da Bahia, 0022-07-20) Silva, Ricardo Bispo da; Almeida, LilianEste trabalho monográfico foi desenvolvido a partir de revisão bibliográfica e visa apresentar discussões acerca da “descoberta da infância” em obras da literatura infanto-juvenil, através da análise de diferentes versões do clássico A Bela Adormecida; deseja ainda, discutir de que modo essas versões reverberam as percepções sobre a infância enquanto personagem e público-alvo. A pesquisa perpassa pelo surgimento desse gênero, ocorrido entre os séculos XVII e XVIII, a partir da queda do sistema feudal. Até esse período, as obras eram destinadas aos membros da corte e narravam casos de incesto, adultério, entre outros temas de interesse adulto. Em determinado momento, os escritores passaram a pensar um gênero distinto, em que personagens e histórias tinham relação com o cotidiano infantil. Optou-se por este objeto de pesquisa, devido à aproximação do autor com as versões do conto, tanto nas vivências pessoais quanto pedagógicas, bem como devido à relevância de pesquisas nesta temática para a bibliografia do campo literário-pedagógico. Para a compreensão do processo da descoberta da infância e surgimento da literatura infanto-juvenil, foi realizada pesquisa bibliográfica a partir de Ariès (1981), Zilberman (1982), Cunha (1991), Nonnenmacher e Marangon (2008), além de Cavalcanti (2002). Observou-se que, através de algumas obras, é possível perceber o momento de adequação desses escritos, especialmente em contos de fadas e contos maravilhosos. Para corroborar com esta constatação, buscou-se analisar três diferentes formulações da história da Bela Adormecida. A primeira análise é a partir da obra Sol, Lua e Tália de Basile (1634), na qual ainda não se destinava ao público infantil. Em seguida, são analisadas as versões do conto a partir de Charles Perrault (1697) e dos Irmãos Grimm(1812), nos quais denotavam a construção de narrativas para o público infanto-juvenil. Este estudo conta também com discussões acerca das ressonâncias da literatura infanto-juvenil em outras linguagens, especialmente, do audiovisual, exemplificando a animação de A Bela Adormecida, por Walt Disney (1959), além do filme Malévola (2014). Por fim, observou-se o quão a literatura infanto-juvenil colabora com a percepção que os leitores têm acerca do mundo e das pessoas e, por isso, importa destacar a atenção sobre os temas e características abordados e evidenciados nas obras.
- ItemA sexualidade à luz dos romances luxúria: a casa dos budas ditosos e a obscena senhora d(Universidade do Estado da Bahia, 2012) Santos, Elane Lima dos; Valverde, Luiz Antonio de CarvalhoO presente trabalho propõe discutir a sexualidade, partindo das abordagens literárias para a realidade. Após analisar o comportamento das protagonistas das obras em destaque, e, apoiando-me, principalmente, em estudos históricos, tornou-se possível observar que a sexualidade como uma das principais formadoras da consciência psicossocial do indivíduo, vem sendo reprimida, controlada há séculos por diversos aparelhos ideológicos e de reprodução de poder como a Igreja, a Família e a Escola. Prescrições e crenças naturalizadas por sua permanência ao longo da história ainda influenciam o comportamento destas instancias, pois até os dias atuais percebe se certo distanciamento em relação à temática da sexualidade, como se ela fosse algo antinatural, ou que deva ser evitado. De tal modo, os indivíduos, sobretudo os jovens são condenados a permanecer a parte de tudo que vier a envolver essa temática, tão importante na construção de suas identidades.
- ItemGrande sertanejo: os descaminhos da caatinga e seus reflexos de fidelidade, bravura e resistência(Universidade do Estado da Bahia, 2012) Santos, Sandra de Souza; Oliveira, José Plínio de; Souza, Eugênia Mateus deO homem sempre despertou o olhar do outro sobre o seu ser/agir. Dentro desta perspectiva, monta-se a proposta temática para o desenvolvimento da pesquisa: O Homem em Os Sertões– Retratos da Nação. Para construir o mapeamento das características desse homem e de suas marcas no contexto do sertão baiano foram lidos textos de teoria ou de revisão bibliográfica, a exemplo de Aguiar (1979); Antonil (2007); Aquino (2007); Bosi (2003); Bernucci (1995); Brait (1998); Galvão (1994); Llosa (2008); Macedo (1983); Montaigne (2000); Murari (2007); Sevcenko (2003); Barros (2001); Orlandi (2007). Nesse sentido, proponho analisar o comportamento do sertanejo diante de situações expostas e vividas no sertão baiano, e questionar a sociabilidade desses homens no convívio social, avaliando a importância da terra na vida do sertanejo. As relações estéticas, culturais e sociais existente entre o vaqueiro e o jagunço, formam pontos do estudo a fim de mostrar como o escritor, ao mesmo tempo em que constrói o mito da brasilidade sertaneja, demonstra a relação do homem com a natureza. A pesquisa produz uma análise da força, da psicologia e dos costumes sertanejo. Desse modo, o homem é produto do meio, da raça e do momento histórico e cultural. O sertanejo é a personificação do Sertão, portanto, todos os aspectos presente na narrativa com linguagem literária e apuro estético, confirmam as contribuições da obra Os Sertões para uma região incivilizada, e, principalmente para uma nova origem de interpretações do nordeste do Brasil.
- ItemA violência no Romance Cidade de Deus de Paulo Lins: vozes marginais que ressoam na contemporaneidade.(Universidade do Estado da Bahia, 2012) Silva, Maria Jussara Gordiano da; Barros, Maria de Fátima dos SantosO presente trabalho analisa a violência no romance marginal Cidade de Deus, de Paulo Lins, do ponto de vista das teorias da literatura marginal contemporânea e investiga, também, a introdução de temáticas periféricas no contexto literário como forma de denunciar os problemas da realidade, as pessoas menos favorecidas da sociedade como novos escritores, bem como, a violência como um recuso de expressividade linguística que caracteriza o romance em questão. Por meio de uma linguagem clara e objetiva, busca-se, ainda, dialogar a violência estruturadora em todo o romance com os dados coletados durante uma pesquisa documental. A partir dessa abordagem, foi possível constatar que a problemática da violência é bastante recorrente na sociedade contemporânea e, por isso, é uma temática de destaque da literatura marginal originada na década de 90. Por sua vez, essa tendência literária passou a incluir acontecimentos verossímeis, os quais partem da realidade e são representados na ficção, em que as pessoas pertencentes às áreas marginais da sociedade ganham destaque com a realização de produções literárias de acordo ao que acontece na atualidade.
- ItemAs práticas de leitura e escrita em sala de aula do Ensino Fundamental II(Universidade do Estado da Bahia, 2012) Pastor, Reijane Mota; Silva, Obdália Santana FerrazEste trabalho monográfico teve origem nas reflexões feitas a partir de estudos e experiências no Estágio Supervisionado I e se materializou em projeto, no sexto semestre a partir do desejo de se compreender questões do ensino-aprendizagem de leitura e escrita, no Ensino Fundamental II; fato tão debatido por vários estudiosos, mas nunca resolvido, por sempre trazer uma nova faceta e sempre exigir um novo olhar. Considerando essa realidade, esta pesquisa teve como objetivo refletir sobre as práticas pedagógicas de leitura e de escrita no Ensino Fundamental II. Optou-se pela abordagem qualitativa, a qual possibilitou, por meio dos resultados obtidos nas entrevistas com alunos e professores do referido nível de ensino, traçar um olhar panorâmico a respeito da forma como essas práticas acontecem nas salas de aula da contemporaneidade. Este estudo foi embasado por teóricos como: Antunes (2009), Carvalho (2006), Freire (2003), Geraldi (2001), Kato (1986), Kleiman (2007), Koch (2011), Lajolo (1996), Mattos (2001), Neves (1998), Silva (2008), Solé (1998), Valente (1999), dentre outros, além das orientações dos PCNs (BRASIL, 1998) sobre as práticas de leitura e de escrita. Considerando a relevância das questões em torno das práticas de leitura e de escrita, desejou-se, nesta pesquisa, contribuir com as reflexões e críticas acerca da temática, na intenção de colaborar e ampliar a discussão sobre o processo ensino-aprendizagem da leitura e da escrita, uma vez que essas práticas ainda não se realizam de modo a atender ao propósito básico de formar bons leitores e bons produtores de texto, conforme é proposto pelos PCNs de Língua Portuguesa.
- ItemA metamorfose de corpos (des)construídos em A Fúria do Corpo, de João Gilberto Noll(Universidade do Estado da Bahia, 2012) Oliveira, Marisa Souza Araújo; Oliveira., Sayonara Amaral deO presente trabalho possui como objetivo refletir a prática da escrita porno-erótica como meio de interferir e explanar os problemas sócio-humanos presentes na contemporaneidade. Inserido na Literatura Brasileira Contemporânea, o romance analisado, A fúria do corpo, escrito por João Gilberto Noll, retrata, por meio da ficção, questões identitárias e sociais que estão presentes no cotidiano de sujeitos excluídos e que se mantêm à margem do meio social. A utilização de palavras, expressões e ações consideradas ‘pornográficas’ – ressaltando que há diferenças entre os termos pornografia e erotismo, os quais são identificados e esclarecidos ao longo do trabalho – são perceptíveis para que o autor faça críticas à sociedade, além de tais métodos e características servirem como base para o estudo que se segue. É notável, portanto, que a análise e exploração nesta monografia, através do romance, buscam refletir as atividades diárias exercidas pelos sujeitos marginalizados, representados pelos protagonistas, assim como os processos da exclusão e miséria sociais.
- ItemInterferência da oralidade na escrita: representação gráfica do /R/ pós-vocálico.(Universidade do Estado da Bahia, 2012) Sá, Mariane Góes de; Santana, Neila; Santana; SantanaEste trabalho tem como objetivo investigar a variação na representação gráfica do /R/ em posição de coda silábica na escrita de alunos da 5ª série (6º ano) e 8ª série (9º ano). Para isso, o modelo teórico-metodológico utilizado foi o da Sociolinguística Variacionista. A pesquisa constitui uma amostra de exercícios com 320 palavras que foram aplicados em duas escolas, uma da zona rural e outra da zona urbana, localizadas na cidade de Serrinha. Para a análise do fenômeno variável em questão, fatores de ordem linguística e social foram controlados, para averiguar quais motivam a variação gráfica do segmento lateral /R/. Considerou-se como fatores linguísticos para esse trabalho a classe morfológica, o contexto fonológico, a extensão do vocábulo e a tonicidade do segmento; e como fatores sociais, a série escolar, o tipo de escola e o sexo. Os resultados alcançados com a análise mostram que, para representação gráfica do /R/, os fatores externos à língua exercem influência direta no desempenho escolar dos alunos, podendo interferir na escrita, assim como os fatores internos considerados.
- ItemInterferência da oralidade na escrita: a representação gráfica de ditongos orais decrescentes(Universidade do Estado da Bahia, 2012) Mota, José Reinan Moreira; Carvalho, Cristina dos Santos; Parcero, Lúcia Maria de Jesus; Santana, Neila Maria OliveiraEsse trabalho analisa a realização variável dos ditongos orais decrescentes e na escrita de alunos de séries iniciais. A partir do pressuposto de que a língua oral mantém relações com a língua escrita, objetiva-se identificar as variantes utilizadas pelos alunos na representação gráfica dos ditongos [ey] e [ow], verificar qual desses ditongos sofre, com mais frequência, a redução da semivogal e investigar a influência de fatores linguísticos e sociais sobre o fenômeno em estudo. Baseando-se no aparato teórico-metodológico da Sociolinguística Variacionista ou Quantitativa, nos termos em que foi postulado por William Labov, esta pesquisa é composta de uma amostra de 48 exercícios, que foram aplicados em duas escolas da cidade de Conceição do Coité, uma da rede pública e outra da rede privada de ensino. Na análise do fenômeno em questão, consideraram-se fatores de ordem estrutural e social, a fim de verificar quais deles motivam ou não o uso de uma ou outra variante para representar graficamente os ditongos [ey] e [ow]. Os parâmetros linguísticos foram contexto fonológico anterior, contexto fonológico seguinte e posição do ditongo no vocábulo; e os sociais, gênero/sexo, série escolar e tipo de escola. Os resultados alcançados mostraram que: (a) as variantes padrão e são as mais utilizadas na escrita do que as não-padrão (monotongos e hipercorreção); (b) o ditongo apresentou maior tendência à monotongação do que ; (c) fatores linguísticos e extralinguísticos exercem influência para a não redução dos ditongos objeto deste estudo.
- ItemO vocabulário religioso que demarca o patrimônio africano na obra de Jorge Amado, Tocaia Grande: A face obscura.(Universidade do Estado da Bahia, 2012) Trabuco, Kelly Rosiane Gomes; Abbade, Celina Márcia de Souza; Melo, Líbia Gertrudes deO presente trabalho tem como tema Lexicologia e cultura: o estudo do vocabulário africano na obra Tocaia Grande: a face obscura de Jorge Amado. Consiste numa pesquisa qualitativa de cunho bibliográfica, que tem como objetivo conhecer um pouco sobre a língua e a história desses sujeitos que foram “marginalizados” da historiografia brasileira. Esse estudo analisa as lexias religiosas que demarcam os vestígios do patrimônio africano e investiga as influências dos vocábulos de origem africana na cultura brasileira, especialmente da Bahia. A fundamentação teórica é elaborada através de conceitos da lexicologia, área que tem como objeto de estudo o léxico em todas as suas relações linguísticas, pragmática, discursiva, históricas e culturais. Para isso, tornou-se fundamental adotar como base de sustentação do trabalho as teorias de: ABBADE (2006 e 2009); BRITTO (2002); CASTRO (2001 e 2005); COSERIU (1987); SILVA (2007); dentre outros. O corpus foi selecionado mediante a leitura do romance Tocaia Grande: a face obscura (1984) do escritor baiano Jorge Amado, procurando através deste, realizar um levantamento das lexias religiosas representadas na referida obra, no intuito de mergulhar na herança cultural e na construção do "eu" individual e coletivo desse povo africano que tanto contribuiu para o desenvolvimento do Brasil em particular da Bahia. Desse modo, intenta-se um estudo diacrônico estrutural da significação das palavras, fundamentado na teoria dos campos lexicais proposta por Eugenio Coseriu. As lexias elencadas fazem referência à época em que o romance Tocaia Grande: a face obscura foi escrito, elas demarcam os traços linguístico-africanos, especialmente dos povos Ioruba (África Ocidental) e Banto (África Sub-Equatorial). Por fim, busca-se por meio da Lexicografia, a ciência dos dicionários, a descrição dos vocábulos africanos elencados na obra. Adota-se como base de sustentação o livro Falares Africanos na Bahia: um vocabulário afro-brasileiro de Yeda Pessoa de Castro (2001) para se atestar a origem das lexias identificadas na obra e assim concluir que o vocabulário relaciona-se à língua e a cultura de um povo.
- ItemO Uso dos Pronomes te e lhe em função de complemento verbal em comunidades rurais Afrodescendentes na região sisaleira(Universidade do Estado da Bahia, 2012) Santos, Haiamá Ely Oliveira dos; Parcero, Lúcia MariaTendo em vista a reorganização do sistema pronominal do português brasileiro, este trabalho tem como objetivo principal analisar a variação entre as formas pronominais te e lhe nas funções de complemento verbal, bem como verificar o uso de lhe em variação como dativo e acusativo nas comunidades afrodescendentes Fazenda Maracujá, na cidade de Conceição do Coité, Beira de Cerca e Macaco, em Candeal, situadas no semiárido baiano, em comparação com as estruturas apresentadas pelas gramáticas tradicionais. Além disso, buscou-se, com base nos estudos sociolinguísticos, refletir sobre a avaliação dos falantes a respeito das alternativas pronominais em foco. O estudo é desenvolvido à luz dos pressupostos da Sociolinguística aliados a recursos da Etnografia, a partir de um corpus da oralidade do português rural. Para análise dos dados, levamos em consideração discussões traçadas por Almeida (2009) e (2011), Freire (2005), Lucchesi (2009), Matos (2003) e Menon (1995).
- ItemFora de mim: a voz feminina de Martha Medeiros(Universidade do Estado da Bahia, 2012) Almeida, Juliete Gomes de; Amaral , SayonaraO presente trabalho analisa a voz feminina contemporânea representada no romance Fora de mim de Martha Medeiros, investigando como a literatura contemporânea reflete o poder e a identidade do discurso feminino. O romance apresenta uma protagonista que detêm o discurso em toda narrativa e traz à tona uma figura feminina que expõe intensamente seus sentimentos e reflexões, criando assim uma imagem de representação e afirmação feminina. Para desenvolver o trabalho, utilizou-se a pesquisa bibliográfica, embasando-se em teóricos que trazem contribuições relevantes para a discussão da temática, dentre eles: GIDDENS (1993), CONNOR (2004), HALL (2006), WERNECK (1962), LAURETIS (1994), WOOLF (1928), BENJAMIN (1994), FOUCAULT (2002), PELLEGRINO (1987), além de outros que também trazem questões relevantes para esse trabalho. Diante deste estudo, foi possível constatar que o romance, escrito por uma mulher, demonstra a ascensão e o poder conquistado pela figura feminina que começa a perpassar efetivamente outros espaços, inclusive o campo literário. Além disso, a partir da protagonista, apresenta-se em Fora de mim uma voz feminina que reflete novas marcas identitárias da mulher na contemporaneidade.
- ItemNem barroca nem romântica: a construção citadina de Gregório de Matos e Luiz Gama.(Universidade do Estado da Bahia, 2012) Gomes , Reijane da Silva; Souza, Eugênia Mateus deEste estudo objetiva abordar os caminhos e/ou descaminhos para a construção citadina dos poetas Gregório de Matos e Luiz Gama através do mapeamento das sociedades barroca e romântica, à luz do estilo satírico de suas escritas. A pesquisa utiliza o método bibliográfico e se apropria da investigação científica e do estudo de fontes teóricas como: Hansen (2004), Fonseca (1997), Coutinho (2008), Romero (1980), Moisés (1990), Wisnik (2010), Abdala Júnior e Campedelli (1999), Chalhoub (1998), Mennucci, (1938), Fraga (2005), Reis (2007), Woodward (2000), Paulino (2010), Kock e Elias (2011). Analisa-se o retrato social da época por meio dos poemas e das obras que esclarecem e afirmam ideais éticos, políticos e estéticos da sociedade e da Bahia através do caráter verossímil da Literatura. Memória e história, realidade e ficção, razão e sensibilidade, crítica e compreensão são elementos que se cruzam no decorrer da narrativa e que demonstram o estilo de ambos. Assim, pelo ponto de vista que lhes é atribuído por meio de suas memórias e vivências na cidade, os autores vão criando os elementos para representar o produto de suas experiências sociais.
- ItemO ensino-aprendizagem de língua portuguesa mediado pelas tecnologias digitais: uma perspectiva inovadora.(Unisidadede do Estado da Bahia, 2012) Lopes , Elisana de Jesus; Silva , Obdália Santana FerrazEm vista do crescente e veloz avanço das tecnologias digitais na sociedade contemporânea, assim como sua inserção em diversas instâncias sociais, inclusive na escola, percebe-se a necessidade de se refletir sobre a influência desse avanço no processo educacional atual. Portanto, esta pesquisa tem como objetivo, refletir sobre a importância da utilização das tecnologias digitais como recurso pedagógico motivador e inovador no ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa. Dessa forma, para desenvolver a reflexão teórico-empírica, este estudo será fundamentado em teóricos como Kenski (2007), Barreto (2007), Lévy (1993), Libâneo (2006), Belloni (2006), Perrenoud (1998), Citelli (2004), Sampaio e Leite (2011), Pretto (1996), Roxane Roxo (2000), Silva (2008), Oliveira (2003), Ramal (2002), Costa e Oliveira (2011), dentre outros. Buscou-se apoio na abordagem qualitativa, com a realização de uma pesquisa de campo com professores e alunos do Ensino Fundamental II. Utilizou-se para o diálogo com esses sujeitos a entrevista semiestruturada, como instrumento para obtenção dos dados. O estudo levou à conclusão de que o uso das tecnologias digitais pode contribuir de forma significativa para a construção do conhecimento do aluno, assim como, pode diversificar, dinamizar e atualizar a prática pedagógica. No entanto, observa-se um descompasso entre essa relação, o qual aponta para a necessidade de implementação dos currículos de formação inicial.
- ItemA formação continuada do professor de língua portuguesa: refletindo sobre a prática docente(Universidade do Estado da Bahia, 2012) Lima, Laiane de Almeida; Silva, Obdália Santana FerrazEste estudo tem como objetivo elencar, discutir e refletir a importância da formação continuada do professor de Língua Portuguesa e sobre suas possíveis contribuições na vida profissional e pessoal do educador. A pesquisa que se apresenta é a pesquisa de cunho qualitativo, sendo realizada na cidade de Conceição do Coité-BA, usando como instrumento a entrevista semiestruturada com professores de Ensino Médio da Rede pública e estadual de ensino. Na análise foram utilizados como embasamento teórico Francisco Filho (2010), Guedes (2006), Libâneo (2006), Mendes (2008), Reis (2003), Shigunov (2002), entre outros. É perceptível que os professores buscam no processo de formação continuada um suporte sólido para desenvolver atividades que contribuam significantemente na relação ensinoaprendizagem com a participação dos alunos, assim como procurar um meio de desenvolver a capacidade pessoal e profissional na carreira docente do educador. Nota-se que as universidades possuem, como principal característica da formação continuada, oferecer cursos que ampliem a qualificação dos professores em serviço, bem como transformar suas práxis pedagógicas de acordo ao modelo educacional inovador e vigente na sociedade contemporânea.
- ItemFicção, memória e história em leite derramado(Universidade do Estado da Bahia, 2012) Anjos, Tiago Jesus dos; Valverde, Luiz Antonio de CarvalhoA memória fascina o homem desde tempos incontáveis, vista como um ser divino ou matéria física, tornou-se objeto de estudo em várias áreas do conhecimento. Este trabalho, bebendo da fonte de memórias e utilizando da literatura, mas especificamente, através da análise do romance Leite Derramado, relaciona os ecos históricos na perspectiva ficcional com as narrativas autobiográficas, que têm assumido no mundo contemporâneo um papel relevante. Valendo-se das teorias de Santo Agostinho, Henri Bergson, Maurice Halbwachs, entre outros, esta pesquisa teve por finalidade, despertar os olhares para a importância da memória enquanto discurso narrativo literário e historicamente marcada por experiências múltiplas. As lembranças do passado representam a força movedora de muitas histórias relatadas no presente, fruto das experiências individuais e coletivas cravadas em cada fato vivido. Nesse ínterim, a feitura das memórias segue a ordem que o autor atribui, cronologicamente, é a alma o fio condutor de tudo, até dos esquecimentos.
- ItemGramaticalização do verbo achar na fala popular de Salvador(Universidade do Estado da Bahia, 2012-12-18) Silva , Eliêda de Matos; Carvalho, Cristina dos Santos; Santana, Neila Maria Oliveira; Parcero, Lúcia Maria de JesusEsta monografia trata da gramaticalização do verbo achar na fala popular de Salvador com o objetivo de analisar os empregos gramaticalizados ou não desse verbo. No português brasileiro, algumas formas verbais vêm passando pelo processo de gramaticalização, adquirindo, assim, novos usos como advérbios, modalizadores de opinião etc. Nesse contexto de mudança, o verbo achar tem apresentado, entre outros, empregos como verbo pleno, marcador de opinião, marcador de incerteza, advérbio de dúvida (GALVÃO, 1999; FREITAG, 2003, dentre outros). O trabalho fundamenta-se nos pressupostos teóricos do funcionalismo linguístico, mais especificamente, na visão de linguistas como Neves (1997), Pezatti (2009), Martelotta (2012), dentre outros. Adota os pressupostos metodológicos da Sociolinguística Quantitativa e utiliza, como corpus, quarenta e oito inquéritos do banco de dados do Programa de Estudos sobre o Português Popular Falado de Salvador (PEPP), desenvolvido na Universidade do Estado da Bahia. Os resultados apontam que, dentre os diferentes sentidos de achar, o uso como marcador de dúvida é a forma mais gramaticalizada, instanciada num contexto específico de primeira pessoa do singular, do presente do indicativo.
- ItemVariação linguística X preconceito linguístico(Universidade do Estado da Bahia, 2013) Teixeira , Márcia dos Santos; Melo, Líbia Gertrudes deEste trabalho apresenta resultados de uma pesquisa sobre a variação linguística e como ela é trabalhada na sala de aula por professores do 6° e 9° ano do ensino fundamental. O objetivo principal da pesquisa é investigar como os professores trabalham com essa abordagem e se há alguma evolução dos conteúdos de variação linguística no decorrer das séries inicial e final do ensino fundamental II. O trabalho foi baseado principalmente nos estudos de BAGNO (1999 a 2009), BORTONI-RICARDO (2004, 2005 e 2006), ANTUNES (2007) e CAGLIARI (2005). Como base metodológica fez-se uso da pesquisa de campo com abordagem qualitativa e, como fonte de coleta de dados, foram utilizados os métodos de observação e questionário. Com os resultados deste trabalho, foi possível perceber que os professores já possuem uma noção da importância de se trabalhar a variação linguística na sala de aula, mas isso ainda é muito pouco abordada nas escolas principalmente pelos livros didáticos.