Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DEDC14
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- ItemLispector, subjetividade e representação: amor e felicidade clandestina sob a interface psíquico-literária(Universidade do Estado da Bahia, 0015) Cruz , Maiara Santos da; Chagas , Maria de Fátima Santos Barros das; Valverde , Luiz Antônio de Carvalho; Oliveira , Saionara Amaral deDiante da percepção acerca da relação mantida pela Literatura com outras áreas do conhecimento humano, surgiu o questionamento, após conhecimento da escrita de Clarice Lispector, de como essa relação se efetivava em seus textos e de como sua escrita comprovava essa relação. Dessa forma, o presente estudo tem o propósito de discutir a relação percebida entre a teoria literária e a teoria psicanalítica, a partir da escrita de Clarice Lispector, tendo como corpus de análise dois de seus contos: Amor e Felicidade Clandestina. A autora, que possui como característica própria uma estética narrativa intimista, situa-se como limiar entre a subjetividade e a representação do real. Frente a essas questões, o estudo voltou-se, primeiramente, para a conceituação geral de Literatura e Psicanálise e a relação mantida entre elas, buscando, em seguida, essa relação no âmago da escrita de Lispector, para só então analisar internamente os contos escolhidos, sob a interface psíquico-literária. Os contos são representações de cotidianos comuns e neles pode-se observar marcas da literatura intimista e da subjetividade, características do amor e da felicidade no viés psicanalítico, assim como ações do inconsciente sobre as personagens. Para tais conclusões, utilizou-se como ferramenta de análise uma pesquisa bibliográfica, tanto sobre a obra de psicanalistas renomados e teóricos literários, como sobre estudiosos da obra clariceana, visando uma contribuição pertinente do trabalho, ao mundo acadêmico, aos estudiosos da literatura e aos amantes leitores de Clarice.
- ItemO gênero propaganda redimensionando as aulas de Língua Portuguesa(Universidade do Estado da Bahia, 0015) Oliveira, Emanoel Arcanjo de; Silva, Jureia Maria Ferreira da; Silva, Obdália Santana Ferraz; Souza , Janine Fontes deEsta pesquisa partiu da inquietação que me levou a discutir, o trabalho referente à gramática do texto a partir dos gêneros textuais, tendo como opção o gênero propaganda como propiciador do desenvolvimento das competências gramatical e textual. Traço como principal objetivo de pesquisa, uma demonstração de como funciona as práticas pedagógicas utilizando como recurso metodológico o gênero textual propaganda. Dentro dessa perspectiva, estabeleço um paralelo entre pressupostos teóricos referentes às competências comunicativas e ao gênero propaganda e sua pertinência nas práticas pedagógicas a partir de uma nova dimensão metodológica; identifico a posição que o gênero propaganda tem assumido nas aulas de Língua Portuguesa, visando o desenvolvimento das competências comunicativas e analiso alguns anúncios publicitários de propagandas e as possibilidades de estimular a competência textual e gramatical nas aulas de leitura, análise e produção textual. Esse trabalho surgiu da ênfase dada ao texto publicitário, que é bem pertinente ao uso comum entre os falantes da Língua Portuguesa no cotidiano e intensificou o projeto de pesquisa científica construído no decorrer dos estudos bibliográficos. As discussões contidas nessa monografia fazem alusões a autores bem conceituados em alguns pressupostos teóricos que definem o gênero textual, as competências comunicativas, o gênero propaganda e suas características mais adequadas às práticas pedagógicas. No decorrer do trabalho sustento a possibilidade de redimensionar as aulas de Língua Portuguesa, apresentando exemplos de propaganda e a possibilidade de desenvolver atividades motivadoras das competências linguística e textual. Outro aspecto considerado como fundamental para essa proposta com o gênero propaganda e as competências comunicativas, abordado nessa pesquisa, é a valorização dos aspectos histórico e social dos gêneros textuais, inclusive a propaganda.
- ItemRelações subjetivas sujeito-paisagem na obra As Pupilas Do Senhor Reitor, de Júlio Dinis(Universidade do Estado da Bahia, 0017) Jesus, Jackeline Ferreira de; Silva, Andréa do Nascimento Mascarenhas; Souza, Eugênia Mateus de; Rego, Adriano EysenPor meio de investigação bibliográfica realizada em fontes impressas e eletrônicas, com abordagem metodológica qualitativa, a pesquisa aqui organizada apresenta aproximação possível entre sujeito-paisagem que se constrói através do olhar e da percepção leitora. A partir de conceitos sobre paisagem/espaço estabelecidos principalmente por Collot (2005) e Bachelard (1978), que afirmam a relação indissociável entre paisagem e subjetivismo, buscou-se (re)conhecer construções literárias que mostram paisagens externas além de suas mais comuns ligações com a geografia, elementos simbólicos percebidos por pessoas que a elas acrescem seus significados subjetivos. Para tanto, dois recortes investigativos se fizeram necessários: 1) estudo de algumas paisagens (re)criadas pelo escritor português Júlio Dinis, no romance As pupilas do senhor reitor (1972) - a fim de compreender o processo literário por meio do qual o escritor se liga ao espaço de forma subjetiva; 2) análise da construção de duas personagens da obra (Daniel e Margarida), no sentido de perceber a ligação que estabelecem com o espaço. Com o estudo, compreendeu-se como a literatura de Dinis faz dialogar pessoas e paisagens externas e como o elemento natural pode ser constantemente impregnado de significados e se tornar, portanto, simbólico através da percepção ou de paisagens experimentadas.
- ItemA Bela adormecida e a descoberta da infância: ressonâncias na literatura infantojuvenil(Universidade do Estado da Bahia, 0022-07-20) Silva, Ricardo Bispo da; Almeida, LilianEste trabalho monográfico foi desenvolvido a partir de revisão bibliográfica e visa apresentar discussões acerca da “descoberta da infância” em obras da literatura infanto-juvenil, através da análise de diferentes versões do clássico A Bela Adormecida; deseja ainda, discutir de que modo essas versões reverberam as percepções sobre a infância enquanto personagem e público-alvo. A pesquisa perpassa pelo surgimento desse gênero, ocorrido entre os séculos XVII e XVIII, a partir da queda do sistema feudal. Até esse período, as obras eram destinadas aos membros da corte e narravam casos de incesto, adultério, entre outros temas de interesse adulto. Em determinado momento, os escritores passaram a pensar um gênero distinto, em que personagens e histórias tinham relação com o cotidiano infantil. Optou-se por este objeto de pesquisa, devido à aproximação do autor com as versões do conto, tanto nas vivências pessoais quanto pedagógicas, bem como devido à relevância de pesquisas nesta temática para a bibliografia do campo literário-pedagógico. Para a compreensão do processo da descoberta da infância e surgimento da literatura infanto-juvenil, foi realizada pesquisa bibliográfica a partir de Ariès (1981), Zilberman (1982), Cunha (1991), Nonnenmacher e Marangon (2008), além de Cavalcanti (2002). Observou-se que, através de algumas obras, é possível perceber o momento de adequação desses escritos, especialmente em contos de fadas e contos maravilhosos. Para corroborar com esta constatação, buscou-se analisar três diferentes formulações da história da Bela Adormecida. A primeira análise é a partir da obra Sol, Lua e Tália de Basile (1634), na qual ainda não se destinava ao público infantil. Em seguida, são analisadas as versões do conto a partir de Charles Perrault (1697) e dos Irmãos Grimm(1812), nos quais denotavam a construção de narrativas para o público infanto-juvenil. Este estudo conta também com discussões acerca das ressonâncias da literatura infanto-juvenil em outras linguagens, especialmente, do audiovisual, exemplificando a animação de A Bela Adormecida, por Walt Disney (1959), além do filme Malévola (2014). Por fim, observou-se o quão a literatura infanto-juvenil colabora com a percepção que os leitores têm acerca do mundo e das pessoas e, por isso, importa destacar a atenção sobre os temas e características abordados e evidenciados nas obras.
- ItemCartas de esperança: A escrita de mulheres na Eja(Universidade do Estado da Bahia, 0023-12) Santos , Vanubia Batista dos; Souza, Janine Fontes de; Vellanes, Paulo de Tarso; Oliveira, Pedro Marcio Pinto deEste trabalho tem como objetivo principal analisar sobre o que considerei relevante no processo de formação no Ensino Educação de Jovens e Adultos, e a problemática estão relacionadas com às histórias de vida das mulheres mais especificamente no município de Conceição do Coité, Bahia, buscando entender como se dá itinerário, das mulheres, no processo da Educação EJA, investigando o papel social alcançados pelas mulheres, para o ingressa nesta modalidade educacional. Ou seja, para atingir esse objetivo pretendemos discutir a questão da mulher no processo da escrita que é importante para a Educação de Jovens e Adultos, procura traçar o perfil dessas mulheres entender, seus saberes e conhecimento. Para alcançar tal objetivo, foram realizadas observações e, posteriormente, um estudo bibliográfico no qual tivemos como base teórica os seguintes estudiosos: Del Priore (2011) Faria (2008-2009), Freire (1987-1997-1998), Ferreiro (1987), Hall (2011), Romão e Godotti (2011), essas contribuições resultaram em uma pesquisa de campo e na aplicação da mesma por meio de observação e na construção e realização de uma questionários designado aos alunos da EJA, “A Educação de Jovens e Adultos no processo de escrita e aprendizagem”. A coleta dos dados foi feita por meio da aplicação da referida questionário e observação. Após a conclusão do percurso metodológico, por meio da observação foi possível notar a importância do ensino por meio dos aspectos cognitivos e afetivos com atitude marcantes para o ensino da EJA. Enfim, é necessário compreender experiências dos alunos dentro do ensino da EJA e todo o percurso formativo em especial a língua portuguesa.
- ItemLiteratura de cordel contemporânea: Estudo e criação a partir do território sisaleiro baiano(Universidade do Estado da Bahia, 0025-01-06) Lima, Daisy de Queiroz Damião; Silva, Andréa do Nascimento Mascarenhas; Lima, Lílian Almeida de Oliveira; Freire Júnior, OrlandoEste Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo realizar pesquisa e estudo crítico acerca da Literatura de Cordel contemporânea, com vistas a compreender como esse tipo de texto tem sido produzido e difundido. Além disso, a referida pesquisa contempla a produção de uma obra artística de cordel a partir de um exercício de escrita literária, levando em conta os passos de um processo criativo. A metodologia adotada, aqui, foi a da pesquisa bibliográfica (método qualitativo), feita com fontes documentais impressas e eletrônicas. Para pensar sobre a parte que envolveu a criação literária, o método vem da crítica genética e de processos, adotada por Salles (1998). Para a busca dessas referências foram utilizados alguns termos-chave como: cordel, peleja de cordel, a estrutura do cordel, entre outros; a base de dados do Google Acadêmico, livros físicos encontrados na biblioteca do Campus XIV e outros sites acessados via Google serviram como espaços e fontes de pesquisa. As informações foram analisadas por meio da leitura exploratória. Alguns estudos teóricos foram lidos para compor o trabalho, tais como: Viana (2010), Silva (2008) e Brandão (2011) contribuíram para formar um breve panorama histórico da literatura de cordel. Neves (2018) e Teixeira (2008) foram essenciais para a discussão sobre algumas questões estruturais, físicas e estéticas que perpassam a Literatura de Cordel. Carvalho (1995), Fonseca (2016), Puhl e Lopes (2011) ajudaram a entender a perspectiva do cordel na contemporaneidade. Camargo (2012), Silva; Gomes (2014), Carvalho [s.d.], Ostrower (1995) e Salles (1998) foram a base para se falar da pesquisa sobre o processo criativo. Pereira Junior (2011) ajudou a tratar dos desafios e dificuldades da escrita literária do cordel. O resultado que se alcança, ao final dessa etapa de pesquisa e estudo, é o entendimento acerca do cordel contemporâneo, que se dá por meio da produção da obra autoral, baseada nas teorias estudadas e levando-se em conta os necessários processos de reflexão crítica que fazem parte da criação de qualquer tipo de texto.
- ItemImplicações do uso das variedades linguísticas não padrão: A perspectiva estudantil(Universidade do Estado da Bahia, 0025-01-06) Rosário, Cleidiane Queiroz do; Santana, Neila Maria Oliveira; Fontes , Janine de Souza; Dórea , Rosana SantosO presente artigo busca observar se os alunos que utilizam as variedades não padrão da língua portuguesa sofrem preconceito linguístico no ambiente escolar e como o preconceito influencia na vida dos estudantes do Colégio Municipal de Barrocas. Para a realização dessa pesquisa, foram adotados pressupostos teóricos da Sociolinguística, em especial, da Sociolinguística Educacional, de modo que foram produzidos diálogos com autores como: Cyranka (2021), Scherre (2008), Alkmim (2008), Camacho (2008), Bortoni-Ricardo (2004), Marcos Bagno (2002). No que concerne ao desenho metodológico, foi utilizada a pesquisa de campo e uma abordagem qualitativa de análise, sendo utilizada como técnica para obtenção dos dados a aplicação de questionários, contendo apenas questões abertas. Foram aplicados dois questionários, um direcionado para os alunos do 7º ano e outro direcionado para a professora de Língua Portuguesa da referida turma. Após análise dos dados, pôde-se constatar que o preconceito linguístico ainda é uma realidade nas escolas e, por meio dos sentimentos expressados pelos alunos nas respostas dos questionários, essa situação causa muito constrangimento e humilhação, o que interfere diretamente na aprendizagem deles, pois esses estudantes, por receio de serem corrigidos ou ironizados, privam-se da participação interativa nas aulas. Também ficou evidente que a professora da turma tem conhecimento no que diz respeito à variação linguística e afirma ser relevante a discussão dessa temática em sala de aula; porém, as atividades desenvolvidas na escola ainda priorizam a norma padrão da Língua Portuguesa.
- ItemO desenvolvimento da oralidade e da escrita no ensino médio e a importância das metodologias ativas no processo(Universidade do Estado da Bahia, 0025-01-07) Cardoso , Michele Lima; Silva, Juréia Maria Ferreira da; Fontes, Janine; Feirense, AnaíresO presente trabalho trata sobre o desenvolvimento da oralidade e da escrita no ensino médio e a importância das metodologias ativas no processo, tendo em vista a contribuição dessas metodologias para a formação dos indivíduos para o viver em sociedade. O artigo tem como objetivo geral analisar se as metodologias ativas funcionam para uma aprendizagem significativa da oralidade e da escrita nas aulas de língua portuguesa no ensino médio e como objetivos específicos: identificar as principais características das metodologias ativas e a contribuição para o ensino de língua portuguesa; compreender o desenvolvimento da ampliação das competências da oralidade e da escrita através das metodologias ativas; analisar a contribuição das metodologias ativas para o aperfeiçoamento das práticas discursivas por meio dos gêneros textuais orais e escritos. Dessa forma, foi realizada uma pesquisa de cunho bibliográfico com abordagem qualitativa. Os principais teóricos do aporte teórico são Moran (2018); Cock e Elias (2011); Carvalho e JR (2018); Marcuschi (2003); Camargo e Daros (2018); Travaglia (2013); Cavalcante e Melo (2006). Além disso, o trabalho traz também as concepções estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2017), que aborda como devem ser trabalhados determinados assuntos em sala de aula para se chegar ao aperfeiçoamento das competências e habilidades dos eixos de oralidade e escrita, aqui tendo como foco o ensino médio. Ao final, a partir de todo estudo realizado, fica evidenciado que o uso das metodologias ativas tem, sim, uma eficácia no que diz respeito ao desenvolvimento das habilidades de oralidade e escrita.
- ItemEnsino de gramática normativa nas aulas de língua portuguesa: Uma proposta de inovação e aprendizagem(Universidade do Estado da Bahia, 0025-01-07) Gomes , Andressa Oliveira; Möller, Anaíris Feirense de Castro Ramos; Fontes, Janine de Souza; Silva, Juréia Maria Ferreira daEsta monografia apresenta o resultado de uma pesquisa de campo sobre a gramática normativa nas aulas de língua portuguesa, atentando para verificar como a gramática é ensinada pelos professores, e, se as variedades linguísticas são trabalhadas em sala enfatizando a sua importância e o combate ao preconceito linguístico. Aborda também, qual perspectiva é aplicada ao ensino de língua padrão: tradicionalista (T) ou contextualizada (C) de uma instituição de educação básica. O trabalho defende o ensino de gramática contextualizada, visto que os alunos conseguem aprender com inovação e significado. O tipo de pesquisa adotado é a pesquisa de campo com abordagem qualitativa; tem como método o estudo de caso e o instrumento de coleta de dados utilizado é a entrevista narrativa. Além disso, tem como suporte teórico os autores Antunes (2003, 2007, 2014), que aponta sobre o ensino o ensino de gramática normativa, as cinco acepções existentes da gramática, as diferenças entre as regras de gramática e as não regras de gramática e explica a concepção da gramática contextualizada (GC), sua importância e formas de como o professor de português pode trabalhar com esta perspectiva com os alunos; Araújo (2023), que descreve acerca do ensino da gramática contextualizada; Bagno (2001, 2007, 2009), que aborda os dois conceitos de norma: culta e padrão, enfatiza o combate ao preconceito linguístico, a importância das variedades linguísticas e a abordagem destas na sala de aula; Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2017) que os PCNs orientam a BNCC, estabelece competências, habilidades e aprendizagens essenciais; Bortoni-Ricardo (2004, 2005, 2014), que caracteriza que as variedades linguísticas não são consideradas um erro, as principais condutas que o docente deve tomar em sala de aula em questão as variedades não padrão da língua e os diferentes contextos que as variedades podem estar inseridas no âmbito social tanto na escrita quanto na oralidade; Mendonça (2005, 2007) define o que é a análise linguística, os objetivos, a integração com os eixos de língua e a necessidade de reformulação da forma de ensinar a gramática e Travaglia (1998) aborda o conceito de gramática e as três concepções deste termo. O suporte metodológico tem Gerhardt e Silveira (2020), que explica o que é pesquisa qualitativa e estudo de caso; Marconi (2003, 2010) conceitua a pesquisa de campo e a entrevista e Pachá e Moreira (2022) esclarecem sobre a entrevista narrativa. Os resultados desta pesquisa apontam que os professores da escola escolhida para estudo ensinam a gramática normativa de forma contextualizada (C), os alunos conseguem aprender os conteúdos gramaticais de acordo com as suas realidades e inovação, as variedades linguísticas são trabalhadas, é ensinado o combate ao preconceito linguístico e o respeito à diversidade linguística.
- ItemAulas de Língua Portuguesa: Abordagens pedagógicas inovadoras no trabalho com a leitura e a escrita dos alunos do ensino médio(Universidade do Estado da Bahia, 0025-01-08) Mota, Thaysa Évellin Pereira; Silva, Juréia Maria Ferreira da; Velanes, Paulo de Tarso; Feirense, AnaíesEste artigo trata sobre abordagens pedagógicas inovadoras nas aulas de Língua Portuguesa no trabalho com a leitura e a escrita de alunos do Ensino Médio e sua eficácia. É notório que na educação ou, mais especificamente, na prática pedagógica há a necessidade de implementar algumas modificações, tanto em relação à forma como algumas atividades são abordadas em sala de aula quanto aos multimeios que são utilizados, visto que estamos imersos em um mundo repleto de inovações tecnológicas e novas necessidades. Assim, esta pesquisa caracteriza-se como um estudo bibliográfico, de base qualitativa e tem como objetivo geral saber quais são alguns posicionamentos em relação às abordagens pedagógicas inovadoras com os eixos de leitura e escrita no processo formativo e de maneira específica, identificar estes posicionamentos e quais as suas eficácias, relacionar esses tipos de abordagens e caracterizá-las, conforme o que é exposto tanto pelos teóricos Alves (2023), Batistello (2020), Cantini (2006), Ferreira (2004), Freitas (2022), Geraldi (2011), Jurado (2006), Koch (2011), Leão (1999), Menegassi (2010), Rojo (2011) e Soares (2009) quanto pelos documentos oficiais PCNs (2000) e BNCC (2017). O trabalho discute também a importância dos eixos de leitura e escrita no desenvolvimento da competência comunicativa dos falantes, no contexto escolar e social e a influência das TDICs nos trabalhos com esses eixos, elucidando vantagens e desvantagens e ainda a importância e contribuição da Pedagogia dos Multiletramentos. Nesse sentido, as considerações conclusivas apontam que as abordagens pedagógicas inovadoras desempenham um papel crucial no desenvolvimento das competências de leitura e escrita, a utilização de metodologias criativas e interativas como as tecnologias, os multiletramentos etc, podem estimular significativamente o interesse e a motivação dos alunos, ajudando-os a desenvolver habilidades cognitivas, sociais e críticas.
- ItemO gênero canção para o ensino de leitura e escrita em língua portuguesa.(Universidade do Estado da Bahia, 0025-07-24) Oliveira, Alana Melo de; Júnior, Moacir da Silva Côrtes; Borges, Paulo de Tarso Velanes; Côrtes, Anna Karyna TorresA canção é um gênero híbrido que combina a linguagem verbal e musical, com ritmo e melodia. O objetivo deste estudo é enfatizar a relevância da canção para o aperfeiçoamento das competências de leitura e escrita dos alunos do ensino médio durante as aulas de Língua portuguesa, a partir da experiência realizada no Núcleo de Residência pedagógica da UNEB, de Conceição do Coité. Tal experiência comprovou que a utilização da canção como estratégia educacional facilita o ensino de língua portuguesa despertando a expressividade e criatividade a partir da interpretação textual e musical. O percurso metodológico foi baseado em estudos bibliográficos (COSTA, 2005, BERBEL, 2011; LISBOA e JÚNIOR, 2023, MORÁN, 2015, entre outros), planejamento de oficinas pedagógicas, relatos de observações das aulas e análise das produções dos alunos, utilizando a canção como recurso didático-pedagógico para práticas de leitura e escrita. O emprego da canção como estratégia pedagógica demostrou que os alunos melhoraram significativamente as habilidades de leitura, estimulando maior interesse em ler textos diversos, além de aprimorar a escrita, resultando em produções textuais mais organizadas, criativas e com melhor análise crítica.
- ItemA metamorfose de corpos (des)construídos em A Fúria do Corpo, de João Gilberto Noll(Universidade do Estado da Bahia, 2012) Oliveira, Marisa Souza Araújo; Oliveira., Sayonara Amaral deO presente trabalho possui como objetivo refletir a prática da escrita porno-erótica como meio de interferir e explanar os problemas sócio-humanos presentes na contemporaneidade. Inserido na Literatura Brasileira Contemporânea, o romance analisado, A fúria do corpo, escrito por João Gilberto Noll, retrata, por meio da ficção, questões identitárias e sociais que estão presentes no cotidiano de sujeitos excluídos e que se mantêm à margem do meio social. A utilização de palavras, expressões e ações consideradas ‘pornográficas’ – ressaltando que há diferenças entre os termos pornografia e erotismo, os quais são identificados e esclarecidos ao longo do trabalho – são perceptíveis para que o autor faça críticas à sociedade, além de tais métodos e características servirem como base para o estudo que se segue. É notável, portanto, que a análise e exploração nesta monografia, através do romance, buscam refletir as atividades diárias exercidas pelos sujeitos marginalizados, representados pelos protagonistas, assim como os processos da exclusão e miséria sociais.
- ItemA formação continuada do professor de língua portuguesa: refletindo sobre a prática docente(Universidade do Estado da Bahia, 2012) Lima, Laiane de Almeida; Silva, Obdália Santana FerrazEste estudo tem como objetivo elencar, discutir e refletir a importância da formação continuada do professor de Língua Portuguesa e sobre suas possíveis contribuições na vida profissional e pessoal do educador. A pesquisa que se apresenta é a pesquisa de cunho qualitativo, sendo realizada na cidade de Conceição do Coité-BA, usando como instrumento a entrevista semiestruturada com professores de Ensino Médio da Rede pública e estadual de ensino. Na análise foram utilizados como embasamento teórico Francisco Filho (2010), Guedes (2006), Libâneo (2006), Mendes (2008), Reis (2003), Shigunov (2002), entre outros. É perceptível que os professores buscam no processo de formação continuada um suporte sólido para desenvolver atividades que contribuam significantemente na relação ensinoaprendizagem com a participação dos alunos, assim como procurar um meio de desenvolver a capacidade pessoal e profissional na carreira docente do educador. Nota-se que as universidades possuem, como principal característica da formação continuada, oferecer cursos que ampliem a qualificação dos professores em serviço, bem como transformar suas práxis pedagógicas de acordo ao modelo educacional inovador e vigente na sociedade contemporânea.
- ItemFicção, memória e história em leite derramado(Universidade do Estado da Bahia, 2012) Anjos, Tiago Jesus dos; Valverde, Luiz Antonio de CarvalhoA memória fascina o homem desde tempos incontáveis, vista como um ser divino ou matéria física, tornou-se objeto de estudo em várias áreas do conhecimento. Este trabalho, bebendo da fonte de memórias e utilizando da literatura, mas especificamente, através da análise do romance Leite Derramado, relaciona os ecos históricos na perspectiva ficcional com as narrativas autobiográficas, que têm assumido no mundo contemporâneo um papel relevante. Valendo-se das teorias de Santo Agostinho, Henri Bergson, Maurice Halbwachs, entre outros, esta pesquisa teve por finalidade, despertar os olhares para a importância da memória enquanto discurso narrativo literário e historicamente marcada por experiências múltiplas. As lembranças do passado representam a força movedora de muitas histórias relatadas no presente, fruto das experiências individuais e coletivas cravadas em cada fato vivido. Nesse ínterim, a feitura das memórias segue a ordem que o autor atribui, cronologicamente, é a alma o fio condutor de tudo, até dos esquecimentos.
- ItemA violência no Romance Cidade de Deus de Paulo Lins: vozes marginais que ressoam na contemporaneidade.(Universidade do Estado da Bahia, 2012) Silva, Maria Jussara Gordiano da; Barros, Maria de Fátima dos SantosO presente trabalho analisa a violência no romance marginal Cidade de Deus, de Paulo Lins, do ponto de vista das teorias da literatura marginal contemporânea e investiga, também, a introdução de temáticas periféricas no contexto literário como forma de denunciar os problemas da realidade, as pessoas menos favorecidas da sociedade como novos escritores, bem como, a violência como um recuso de expressividade linguística que caracteriza o romance em questão. Por meio de uma linguagem clara e objetiva, busca-se, ainda, dialogar a violência estruturadora em todo o romance com os dados coletados durante uma pesquisa documental. A partir dessa abordagem, foi possível constatar que a problemática da violência é bastante recorrente na sociedade contemporânea e, por isso, é uma temática de destaque da literatura marginal originada na década de 90. Por sua vez, essa tendência literária passou a incluir acontecimentos verossímeis, os quais partem da realidade e são representados na ficção, em que as pessoas pertencentes às áreas marginais da sociedade ganham destaque com a realização de produções literárias de acordo ao que acontece na atualidade.
- ItemInterferência da oralidade na escrita: representação gráfica do /R/ pós-vocálico.(Universidade do Estado da Bahia, 2012) Sá, Mariane Góes de; Santana, Neila; Santana; SantanaEste trabalho tem como objetivo investigar a variação na representação gráfica do /R/ em posição de coda silábica na escrita de alunos da 5ª série (6º ano) e 8ª série (9º ano). Para isso, o modelo teórico-metodológico utilizado foi o da Sociolinguística Variacionista. A pesquisa constitui uma amostra de exercícios com 320 palavras que foram aplicados em duas escolas, uma da zona rural e outra da zona urbana, localizadas na cidade de Serrinha. Para a análise do fenômeno variável em questão, fatores de ordem linguística e social foram controlados, para averiguar quais motivam a variação gráfica do segmento lateral /R/. Considerou-se como fatores linguísticos para esse trabalho a classe morfológica, o contexto fonológico, a extensão do vocábulo e a tonicidade do segmento; e como fatores sociais, a série escolar, o tipo de escola e o sexo. Os resultados alcançados com a análise mostram que, para representação gráfica do /R/, os fatores externos à língua exercem influência direta no desempenho escolar dos alunos, podendo interferir na escrita, assim como os fatores internos considerados.
- ItemInterferência da oralidade na escrita: a representação gráfica de ditongos orais decrescentes(Universidade do Estado da Bahia, 2012) Mota, José Reinan Moreira; Carvalho, Cristina dos Santos; Parcero, Lúcia Maria de Jesus; Santana, Neila Maria OliveiraEsse trabalho analisa a realização variável dos ditongos orais decrescentes e na escrita de alunos de séries iniciais. A partir do pressuposto de que a língua oral mantém relações com a língua escrita, objetiva-se identificar as variantes utilizadas pelos alunos na representação gráfica dos ditongos [ey] e [ow], verificar qual desses ditongos sofre, com mais frequência, a redução da semivogal e investigar a influência de fatores linguísticos e sociais sobre o fenômeno em estudo. Baseando-se no aparato teórico-metodológico da Sociolinguística Variacionista ou Quantitativa, nos termos em que foi postulado por William Labov, esta pesquisa é composta de uma amostra de 48 exercícios, que foram aplicados em duas escolas da cidade de Conceição do Coité, uma da rede pública e outra da rede privada de ensino. Na análise do fenômeno em questão, consideraram-se fatores de ordem estrutural e social, a fim de verificar quais deles motivam ou não o uso de uma ou outra variante para representar graficamente os ditongos [ey] e [ow]. Os parâmetros linguísticos foram contexto fonológico anterior, contexto fonológico seguinte e posição do ditongo no vocábulo; e os sociais, gênero/sexo, série escolar e tipo de escola. Os resultados alcançados mostraram que: (a) as variantes padrão e são as mais utilizadas na escrita do que as não-padrão (monotongos e hipercorreção); (b) o ditongo apresentou maior tendência à monotongação do que ; (c) fatores linguísticos e extralinguísticos exercem influência para a não redução dos ditongos objeto deste estudo.
- ItemO vocabulário religioso que demarca o patrimônio africano na obra de Jorge Amado, Tocaia Grande: A face obscura.(Universidade do Estado da Bahia, 2012) Trabuco, Kelly Rosiane Gomes; Abbade, Celina Márcia de Souza; Melo, Líbia Gertrudes deO presente trabalho tem como tema Lexicologia e cultura: o estudo do vocabulário africano na obra Tocaia Grande: a face obscura de Jorge Amado. Consiste numa pesquisa qualitativa de cunho bibliográfica, que tem como objetivo conhecer um pouco sobre a língua e a história desses sujeitos que foram “marginalizados” da historiografia brasileira. Esse estudo analisa as lexias religiosas que demarcam os vestígios do patrimônio africano e investiga as influências dos vocábulos de origem africana na cultura brasileira, especialmente da Bahia. A fundamentação teórica é elaborada através de conceitos da lexicologia, área que tem como objeto de estudo o léxico em todas as suas relações linguísticas, pragmática, discursiva, históricas e culturais. Para isso, tornou-se fundamental adotar como base de sustentação do trabalho as teorias de: ABBADE (2006 e 2009); BRITTO (2002); CASTRO (2001 e 2005); COSERIU (1987); SILVA (2007); dentre outros. O corpus foi selecionado mediante a leitura do romance Tocaia Grande: a face obscura (1984) do escritor baiano Jorge Amado, procurando através deste, realizar um levantamento das lexias religiosas representadas na referida obra, no intuito de mergulhar na herança cultural e na construção do "eu" individual e coletivo desse povo africano que tanto contribuiu para o desenvolvimento do Brasil em particular da Bahia. Desse modo, intenta-se um estudo diacrônico estrutural da significação das palavras, fundamentado na teoria dos campos lexicais proposta por Eugenio Coseriu. As lexias elencadas fazem referência à época em que o romance Tocaia Grande: a face obscura foi escrito, elas demarcam os traços linguístico-africanos, especialmente dos povos Ioruba (África Ocidental) e Banto (África Sub-Equatorial). Por fim, busca-se por meio da Lexicografia, a ciência dos dicionários, a descrição dos vocábulos africanos elencados na obra. Adota-se como base de sustentação o livro Falares Africanos na Bahia: um vocabulário afro-brasileiro de Yeda Pessoa de Castro (2001) para se atestar a origem das lexias identificadas na obra e assim concluir que o vocabulário relaciona-se à língua e a cultura de um povo.
- ItemO Uso dos Pronomes te e lhe em função de complemento verbal em comunidades rurais Afrodescendentes na região sisaleira(Universidade do Estado da Bahia, 2012) Santos, Haiamá Ely Oliveira dos; Parcero, Lúcia MariaTendo em vista a reorganização do sistema pronominal do português brasileiro, este trabalho tem como objetivo principal analisar a variação entre as formas pronominais te e lhe nas funções de complemento verbal, bem como verificar o uso de lhe em variação como dativo e acusativo nas comunidades afrodescendentes Fazenda Maracujá, na cidade de Conceição do Coité, Beira de Cerca e Macaco, em Candeal, situadas no semiárido baiano, em comparação com as estruturas apresentadas pelas gramáticas tradicionais. Além disso, buscou-se, com base nos estudos sociolinguísticos, refletir sobre a avaliação dos falantes a respeito das alternativas pronominais em foco. O estudo é desenvolvido à luz dos pressupostos da Sociolinguística aliados a recursos da Etnografia, a partir de um corpus da oralidade do português rural. Para análise dos dados, levamos em consideração discussões traçadas por Almeida (2009) e (2011), Freire (2005), Lucchesi (2009), Matos (2003) e Menon (1995).
- ItemFora de mim: a voz feminina de Martha Medeiros(Universidade do Estado da Bahia, 2012) Almeida, Juliete Gomes de; Amaral , SayonaraO presente trabalho analisa a voz feminina contemporânea representada no romance Fora de mim de Martha Medeiros, investigando como a literatura contemporânea reflete o poder e a identidade do discurso feminino. O romance apresenta uma protagonista que detêm o discurso em toda narrativa e traz à tona uma figura feminina que expõe intensamente seus sentimentos e reflexões, criando assim uma imagem de representação e afirmação feminina. Para desenvolver o trabalho, utilizou-se a pesquisa bibliográfica, embasando-se em teóricos que trazem contribuições relevantes para a discussão da temática, dentre eles: GIDDENS (1993), CONNOR (2004), HALL (2006), WERNECK (1962), LAURETIS (1994), WOOLF (1928), BENJAMIN (1994), FOUCAULT (2002), PELLEGRINO (1987), além de outros que também trazem questões relevantes para esse trabalho. Diante deste estudo, foi possível constatar que o romance, escrito por uma mulher, demonstra a ascensão e o poder conquistado pela figura feminina que começa a perpassar efetivamente outros espaços, inclusive o campo literário. Além disso, a partir da protagonista, apresenta-se em Fora de mim uma voz feminina que reflete novas marcas identitárias da mulher na contemporaneidade.