Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DEDC14
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DEDC14 por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 123
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA (Des)Construção da mulher negra: os desafios de ser mulher nas obras meio sol amarelo, de chimamanda ngozi adichie, e ventos do apocalipse, de Paulina Chiziane(Universidade do Estado da Bahia, 2019) Lima, Cátia de Jesus; Souza, Eugênia Mateus de; Rego, Adriano Eysen; Lima, Lílian Almeida de OliveiraO objetivo central deste trabalho é (des)construir a mulher negra enquanto desafio de ser mulher, conceituando-a sob a ótica histórico-cultural e social, como também do estudo comparativo literário. A partir do tema: A (des)construção da mulher negra: os desafios de ser mulher nas obras Meio Sol Amarelo, de Chimamanda Ngozi Adichie e Ventos do Apocalipse, de Paulina Chiziane, discute-se a trajetória de mulheres africanas dentro de dois contextos históricos ocorridos em solo africano: as guerras na Nigéria (1969-1970) e em Moçambique(1977-1992), respectivamente. Foi necessário, para tão grande desafio, compreender tanto a atuação das mulheres durante a colonização como também suas lutas em prol da liberdade de seus países. Dentro da análise do que foi o processo colonial para as mulheres, destacaram-se a violência sofrida e o silenciamento de suas vozes. Nas cenas bélicas apresentadas pelas escritoras nas suas narrativas, a contextualização histórica das referidas guerras ganha contornos diferentes, posicionando a mulher na centralização dos acontecimentos; prefigurando-as como heroínas do seu povo e desmistificando a história única, a história europeizada que camufla a verdadeira identidade da mulher negra africana. Com isso, a relevância do presente trabalho parte do pressuposto de que as narrativas das escritoras africanas precisam ser inseridas ou firmadas nos programas de pós-graduação e demais áreas de pesquisas nas universidades, começando por sua inserção nas aulas sobre as Literaturas Africanas, pelo fato de essas narrativas contemplarem a atuação das mulheres nos cenários mais dramáticos da história da África. A partir de uma pesquisa metodológica voltada para a análise bibliográfica, pode-se destacar os posicionamentos dos seguintes teóricos: José Luís Cabaço (2007), Kwame Appiah (1997), Izabel Casimiro (2004), Frantz Fanon (2005), Gayatri Spivak (2010), Virginia Woolf (1928; 1984; 2015;), Inocência Mata (2007), Lúcia Helena Vianna (2003), Jacimara Santana (2009), Laura Cavalcante Padilha (2013), Thomas Bonnici (2007), Frederick Forsyth (1969) entre outros.
- ItemA Bela adormecida e a descoberta da infância: ressonâncias na literatura infantojuvenil(Universidade do Estado da Bahia, 0022-07-20) Silva, Ricardo Bispo da; Almeida, LilianEste trabalho monográfico foi desenvolvido a partir de revisão bibliográfica e visa apresentar discussões acerca da “descoberta da infância” em obras da literatura infanto-juvenil, através da análise de diferentes versões do clássico A Bela Adormecida; deseja ainda, discutir de que modo essas versões reverberam as percepções sobre a infância enquanto personagem e público-alvo. A pesquisa perpassa pelo surgimento desse gênero, ocorrido entre os séculos XVII e XVIII, a partir da queda do sistema feudal. Até esse período, as obras eram destinadas aos membros da corte e narravam casos de incesto, adultério, entre outros temas de interesse adulto. Em determinado momento, os escritores passaram a pensar um gênero distinto, em que personagens e histórias tinham relação com o cotidiano infantil. Optou-se por este objeto de pesquisa, devido à aproximação do autor com as versões do conto, tanto nas vivências pessoais quanto pedagógicas, bem como devido à relevância de pesquisas nesta temática para a bibliografia do campo literário-pedagógico. Para a compreensão do processo da descoberta da infância e surgimento da literatura infanto-juvenil, foi realizada pesquisa bibliográfica a partir de Ariès (1981), Zilberman (1982), Cunha (1991), Nonnenmacher e Marangon (2008), além de Cavalcanti (2002). Observou-se que, através de algumas obras, é possível perceber o momento de adequação desses escritos, especialmente em contos de fadas e contos maravilhosos. Para corroborar com esta constatação, buscou-se analisar três diferentes formulações da história da Bela Adormecida. A primeira análise é a partir da obra Sol, Lua e Tália de Basile (1634), na qual ainda não se destinava ao público infantil. Em seguida, são analisadas as versões do conto a partir de Charles Perrault (1697) e dos Irmãos Grimm(1812), nos quais denotavam a construção de narrativas para o público infanto-juvenil. Este estudo conta também com discussões acerca das ressonâncias da literatura infanto-juvenil em outras linguagens, especialmente, do audiovisual, exemplificando a animação de A Bela Adormecida, por Walt Disney (1959), além do filme Malévola (2014). Por fim, observou-se o quão a literatura infanto-juvenil colabora com a percepção que os leitores têm acerca do mundo e das pessoas e, por isso, importa destacar a atenção sobre os temas e características abordados e evidenciados nas obras.
- ItemA Educação como prática de liberdade de jovens e adultos: Os desafios das práticas de leituras críticas na escola Antônio Militão Rodrigues de Retirolândia(Universidade do Estado da Bahia, 2014) Oliveira , Maria Tamires Carneiro; Oliveira, Maria Cezarela; Faria, Edite Maria da Silva; Borges, Paulo de Tarso VellanesEsta pesquisa tem como objetivo analisar de que forma a leitura crítica está sendo ensinado na sala de aula de uma turma de EJA na Escola Antônio Militão Rodrigues localizada no município de Retirolândia Bahia e de que forma esta leitura leva a libertação destes alunos da posição de oprimido para uma conscientização e busca pelos seus direitos. A investigação procura identificar o perfil dos alunos ingressos na Educação de Jovens e Adultos, como também o perfil da escola Antonio Militão Rodrigues a qual foi pesquisada, o professor de Língua Portuguesa da EJA afim de descobrir de que forma a leitura crítica ajuda estes envolvidos na EJA a se tornarem cidadãos mais atuantes e consciente de seus direitos e deveres. A teoria que fundamenta este trabalho é basicamente a de Paulo Freire, que acredita que o cidadão não aprende apenas na escola e que ele tem muito o que ensinar também através da sua experiência de vida e é através desse conhecimento de vida que se deve partir desse conhecimento prévio para conseguir um êxito maior com este ensino tão fundamental .
- ItemA educação de jovens e adultos e o ensino da Língua Portuguesa.(Universidade do Estado da Bahia, 2017-11-29) Trabuco, Kleber Gomes; Silva, Juréia Maria Ferreira da; Tarso, Paulo de; Alves, JoselitaO presente trabalho tem como tema: O Ensino de Lingua Portuguesa na Educação de Jovens e Adultos. Consiste numa pesquisa de cunho bibliográfico, que tem como objetivo refletir a importância do ensino de língua portuguesa nas turmas de EJA. Desse modo, busca-se fazer uma breve retrospectiva histórica da EJA, e do perfil do educando e do educador dessa modalidade de ensino. A fundamentação teórica é elaborada através de estudos envolvidos nos procedimentos pedagógicos da Língua portugesa na sala de aulas das turmas de EJA, para isso, tornou-se fundamental a teorias de: ARANHA (1996); ARROYO (2005); CHARLOT (2000); CURY (2002); DEMO (2002); FREIRE (2002); GADOTTI (2008); GHIRALDELLI JR. (2008); HADDAD E DI PIERRO (2000); MASAGÃO (1999); MOACIR (200O) SENNA (2003); SOARES (2002); WERNECK (1999) entre outros. Por fim, busca-se ponderar de como o ensino de Língua Poruguesa está sendo trabalhado na sala de aula e compreender que nas turmas de EJA a avaliação precisa ser contínua, levando em consideração o conhecimento cognitivo dos educandos.
- ItemA evolução do ensino de língua portuguesa: desafios e possibilidades para um ensino de gramática proficiente na escola pública(Universidade do Estado da Bahia, 2016) Silva , Idia Carolline Rocha da; Silva, Juréia Maria Ferreira da; Tarso, Paulo de; Fontes, JanineNesta monografia está contido um retrospecto acerca do ensino de Língua Portuguesa no Brasil, bem como, suas fundamentações, evoluções e objetivos observados em alguns períodos históricos do país. Portanto, traça um perfil histórico e atual do ensino de língua, centralizando o de gramática que é visto nas escolas: as dificuldades, as qualidades do ensino, os desafios e, consequentemente as mazelas encontradas, sem deixar de apresentar orientações para o aperfeiçoamento do ensino/aprendizagem. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e qualitativa de coleta e dados por entrevista aberta escrita, que resultou no diagnóstico que aponta para alguns equívocos no ensino de língua, os quais impedem a formação plenamente qualificada e proficiente dos usuários da Língua Portuguesa.
- ItemA formação continuada do professor de língua portuguesa: refletindo sobre a prática docente(Universidade do Estado da Bahia, 2012) Lima, Laiane de Almeida; Silva, Obdália Santana FerrazEste estudo tem como objetivo elencar, discutir e refletir a importância da formação continuada do professor de Língua Portuguesa e sobre suas possíveis contribuições na vida profissional e pessoal do educador. A pesquisa que se apresenta é a pesquisa de cunho qualitativo, sendo realizada na cidade de Conceição do Coité-BA, usando como instrumento a entrevista semiestruturada com professores de Ensino Médio da Rede pública e estadual de ensino. Na análise foram utilizados como embasamento teórico Francisco Filho (2010), Guedes (2006), Libâneo (2006), Mendes (2008), Reis (2003), Shigunov (2002), entre outros. É perceptível que os professores buscam no processo de formação continuada um suporte sólido para desenvolver atividades que contribuam significantemente na relação ensinoaprendizagem com a participação dos alunos, assim como procurar um meio de desenvolver a capacidade pessoal e profissional na carreira docente do educador. Nota-se que as universidades possuem, como principal característica da formação continuada, oferecer cursos que ampliem a qualificação dos professores em serviço, bem como transformar suas práxis pedagógicas de acordo ao modelo educacional inovador e vigente na sociedade contemporânea.
- ItemA importância da biblioteca na formação de estudantes do ensino médio.(Universidade do Estado da Bahia, 2022-07-20) Silva , Aslaine Capistrano da; Borges, Paulo de Tarso Velanes; Souza, Janine Fontes de; Silva, Juréia Maria Ferreira daO presente trabalho apresentará uma breve análise sobre o conceito de biblioteca e seu surgimento do Brasil. Segundo MORAES (2006) a bibliotecas chegaram no Brasil por volta de 1549 no Estado da Bahia, logo foi se expandido e ganhando mais espaço e novos exemplares, porém nosso foco maior será é uma pesquisa qualitativa, na qual serão análisadas as escolas e Estaduais de Conceição do coité, observando sua estrutura física se a concepção que a área pedagógica da escola (professores, direção) tem sobre o espaço da biblioteca e se esse espaço está sendo usado para proporcionar novas aprendizagens. A pesquisa tem como base o trabalho Biblioteca escolar: dilemas da Lei 12.244/2010 no Território do Sisal escrito por Zuleide SILVA, Lucília VIEIRA e Ana Lucia SILVA, na qual as mesmas conceberão a biblioteca como um espaço que que trará significativas aprendizagens aos alunos. A lei citada servirá como um auxílio para a conclusão das análises, assim como também o estudos das autoras citadas acima.
- ItemA inclusão da criança autista na escola regular: um estudo de caso(Universidade do Estado da Bahia, 2015) Santos , Paloma Araujo dos; Carvalho, Maria Cezarela; Silva, Maria Juréia Ferreira da; Borges, Paulo de Tarso VelanesA inclusão escolar preconiza a permanência do aluno com Necessidades Especiais Educacionais na rede de ensino regular. Essas mudanças de paradigmas no contexto educacional exigem novas maneiras de transmitir conhecimento. Partindo do ensejo de pesquisar e analisar o atendimento pedagógico oferecido ao aluno autista na escola regular, esta pesquisa tem o intuito de contribuir para as discussões sobre inclusão escolar para alunos autistas com vigência a observação do encaminhamento pedagógico realizado. Meu objetivo geral é analisar o processo de ensino e aprendizagem, oferecida aos alunos autistas, em classes regulares considerando as propostas de democratização e inclusão social. Este trabalho é o resultado de um estudo de caso, além disso, foram realizadas algumas pesquisas bibliográficas que permitiram o aprofundamento teórico para delinear resultados que sirvam de embasamento para futuras pesquisas. Com isso surge a importância de refletir sobre o papel da escola e do professor no processo mediador da aprendizagem destinados a favorecer o desenvolvimento das competências educativas, sociais e afetivas, tendo como problemática abordada: quais são as práticas pedagógicas utilizadas no ensino de autistas?, e objetivo geral: Analisar o processo de ensino e aprendizagem, oferecida aos alunos autistas, em classes regulares considerando as propostas de democratização e inclusão social. Que o estudo desenvolvido possa contribuir para os profissionais da educação um conhecimento mais profundo das veredas do autismo, servindo de alicerce para o incentivo e criação de um ambiente de aprendizagem que garanta ao aprendiz a aplicabilidade do ensino de qualidade que garante a legislação.
- ItemA influência das tecnologias de informação e comunicação – TDICS nos processos de multiletramentos nas séries finais do ensino fundamental II.(Universidade do Estado da Bahia, 2023) Jesus , Maria Lucelma Rodrigues de Oliveira de; Silva, Juréia Maria Ferreira da; Vellanes, Paulo de Tarso; Fontes, JanineAs Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação - TDICs nos processos de multiletramentos contribuem de maneira significativa na construção do conhecimento. Em vista disso, a presente monografia tem como objetivo geral compreender a importância das TDICs nos processos de ensino-aprendizagem nas aulas de língua portuguesa. Dessa maneira, através de uma pesquisa de campo de caráter qualitativo por meio do método de estudo de caso e das técnicas de coleta de dados: observação participante e questionário de entrevista aberta, contando com um questionário aberto, com 16 perguntas direcionadas aos professores e alunos dos anos finais do ensino fundamental, sendo, 09 questões para os docentes e 07 para os discentes, em uma escola pública estadual no município de Conceição do Coité, Bahia. A partir dos dados coletados e analisados é possível observar a influência e importância que o uso das TDICs traz para o setor educacional e o papel da escola no processo de ensino-aprendizagem.
- ItemA inserção do lúdico como recurso metodológico no ensino de língua portuguesa(Universidade do Estado da Bahia, 2014) Anununciação, Bárbara Laiane Rodrigues; Silva, Obdália Santana Ferraz; Borges, Paulo de Tarso Vellanes; Silva, Jureia Maria Ferreira daEste trabalho tem como objetivo principal discutir sobre a importância do uso de recursos lúdicos no ensino de Língua Portuguesa, como possibilidade de se trabalhar a linguagem como ato significativo de interação. Como objetivos específicos, propõe-se: investigar como ocorre a inserção de atividades lúdicas na aprendizagem de linguagem, como ação interativa; analisar qual a compreensão do professor de Ensino Fundamental II a respeito do uso do lúdico no ensino de Lingua portuguesa, como auxílio ao ensino mais interativo e significativo. O desenvolvimento desse trabalho será conduzido a partir de pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo e observações em sala de aula do Ensino Fundamental II. Portanto questiona se:Qual a concepção de lúdico para os professores de Língua Portuguesa, e de que maneira ele tem sido usado como recurso metodológico? A pesquisa, está embasada em (LUKESI, 1998), (REVERBEL,1993), (D‟ ÁVILA, 2006) para discussão de lúdico; em (PIAGET,1978)para discutir o desenvolvimento das habilidades; em (GRÍGOLO, 2002) ao que se refere ao lúdico em sala de aula, (PFUTZENREUTER apud. Rivello, 2007) para o uso da música (PFUTZENREUTER apud. Rivello, 2007), para a discussão do uso da poesia (PAZ, 1982) e (GALVÃO, 2001) para o cordel.
- ItemA leitura e a escrita nas redes sociais: o uso do Facebook como recurso metodológico de ensino.(Universidade do Estado da Bahia, 2014) Freitas , Erica Militão; Ferraz, Obdália Santana; Fontes, Janine; Velanes, Paulo de TarsoAs tecnologias digitais vêm ganhando espaço na sociedade. Por isso, surge a necessidade de os educadores inovarem suas metodologias, focando as práticas na formação do indivíduo, considerando o fluxo de leituras e de escritas que ocorre nas redes sociais digitais. As redes sociais, especificamente o Facebook, podem inovar as práticas de ensino de Língua Portuguesa, a partir da aprendizagem digital, de modo a associar as práticas tradicionais de ensino às possibilidades pedagógicas que se abrem com as mídias digitais. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo geral compreender como o Facebook poderá auxiliar o professor de língua materna de Ensino Médio, em suas metodologias, visando ao desenvolvimento das competências linguísticas e textuais, através de leitura e escrita dinâmicas e significativas. Como objetivos específicos, pretende-se: discutir a formação do professor do Ensino Médio para desenvolver em seus alunos as competências e habilidades exigidas pela sociedade digital atual; analisar o uso do Facebook como possível espaço para a construção de conhecimento, através da leitura e da escrita; investigar como os professores veem a possibilidade do uso do Facebook para desenvolver práticas de leitura e de produção de texto. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, que lançará mão, para a coleta de dados, de entrevistas semiestruturadas com dois professores e cinco alunos do referido nível de ensino. As questões que nos movem são as seguintes: Que formação/aprendizagens têm os professores do Ensino Médio para trabalhar com as mídias digitais? Como os professores veem a possibilidade de integrar o Facebook em seus planos de ensino para enriquecer as práticas de leitura e de escrita de seus alunos? Como o Facebook poderá se tornar um possível espaço para a construção de conhecimento, através da leitura e da escrita que nessa rede se desenvolvem? O diálogo sobre o uso das tecnologias e das redes sociais na educação foi embasado nas concepções de Magnabosco (2009), Xavier (2013),Nóvoa (2014), Aranha (2014), Soares (2002), SILVA (2009), Cruz (2010),Souza, Corti e Medonça, (2012), Leandro,(2010), Aguiar (2007), Snyder, (2009), Levy (1998), dentre outros.
- ItemA leitura na escola pública: condições e perspectivas(Universidade do Estado da Bahia, 2016) Almeida , Núbia de Jesus; Tarso, Paulo de; Cezarela, Maria; Ferreira, JuréiaEste trabalho traz como tema a leitura na escola pública: condições e perspectivas, ressaltando a importância da leitura para a formação do sujeito. Mostra as dificuldades que professor, família e instituição escolar enfrentam para garantir que a leitura faça parte do processo de ensino e aprendizagem. Apresenta a realidade das bibliotecas brasileiras e aborda a contribuição que o poder público tem dado para que esse espaço se torne prioridade nas escolas. Mostra os resultados do estudo e analisa as respostas com a exposição de considerações sobre cada questão abordada na pesquisa, verificando, dessa forma, como se realiza o processo de leitura nas escolas públicas.
- ItemA literatura de cordel contemporânea: estudo e criação a partir do território sisaleiro baiano(Universidade do Estado da Bahia, 2025-01-06) Lima, Daisy De Queiroz Damião; Silva, Andréa do Nascimento Mascarenhas; Lima, Lílian Almeida de Oliveira; Freire Júnior, OrlandoEste Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo realizar pesquisa e estudo crítico acerca da Literatura de Cordel contemporânea, com vistas a compreender como esse tipo de texto tem sido produzido e difundido. Além disso, a referida pesquisa contempla a produção de uma obra artística de cordel a partir de um exercício de escrita literária, levando em conta os passos de um processo criativo. A metodologia adotada, aqui, foi a da pesquisa bibliográfica (método qualitativo), feita com fontes documentais impressas e eletrônicas. Para pensar sobre a parte que envolveu a criação literária, o método vem da crítica genética e de processos, adotada por Salles (1998). Para a busca dessas referências foram utilizados alguns termos-chave como: cordel, peleja de cordel, a estrutura do cordel, entre outros; a base de dados do Google Acadêmico, livros físicos encontrados na biblioteca do Campus XIV e outros sites acessados via Google serviram como espaços e fontes de pesquisa. As informações foram analisadas por meio da leitura exploratória. Alguns estudos teóricos foram lidos para compor o trabalho, tais como: Viana (2010), Silva (2008) e Brandão (2011) contribuíram para formar um breve panorama histórico da literatura de cordel. Neves (2018) e Teixeira (2008) foram essenciais para a discussão sobre algumas questões estruturais, físicas e estéticas que perpassam a Literatura de Cordel. Carvalho (1995), Fonseca (2016), Puhl e Lopes (2011) ajudaram a entender a perspectiva do cordel na contemporaneidade. Camargo (2012), Silva; Gomes (2014), Carvalho [s.d.], Ostrower (1995) e Salles (1998) foram a base para se falar da pesquisa sobre o processo criativo. Pereira Junior (2011) ajudou a tratar dos desafios e dificuldades da escrita literária do cordel. O resultado que se alcança, ao final dessa etapa de pesquisa e estudo, é o entendimento acerca do cordel contemporâneo, que se dá por meio da produção da obra autoral, baseada nas teorias estudadas e levando-se em conta os necessários processos de reflexão crítica que fazem parte da criação de qualquer tipo de texto.
- ItemA metamorfose de corpos (des)construídos em A Fúria do Corpo, de João Gilberto Noll(Universidade do Estado da Bahia, 2012) Oliveira, Marisa Souza Araújo; Oliveira., Sayonara Amaral deO presente trabalho possui como objetivo refletir a prática da escrita porno-erótica como meio de interferir e explanar os problemas sócio-humanos presentes na contemporaneidade. Inserido na Literatura Brasileira Contemporânea, o romance analisado, A fúria do corpo, escrito por João Gilberto Noll, retrata, por meio da ficção, questões identitárias e sociais que estão presentes no cotidiano de sujeitos excluídos e que se mantêm à margem do meio social. A utilização de palavras, expressões e ações consideradas ‘pornográficas’ – ressaltando que há diferenças entre os termos pornografia e erotismo, os quais são identificados e esclarecidos ao longo do trabalho – são perceptíveis para que o autor faça críticas à sociedade, além de tais métodos e características servirem como base para o estudo que se segue. É notável, portanto, que a análise e exploração nesta monografia, através do romance, buscam refletir as atividades diárias exercidas pelos sujeitos marginalizados, representados pelos protagonistas, assim como os processos da exclusão e miséria sociais.
- ItemA polissemia do verbo brocar: um estudo semântico-cognitivo na comunidade linguística de Valente-BA(Universidade do Estado da Bahia, 2022) Oliveira, Caroline da Cruz; Santos, Elisângela Santana dosA presente pesquisa apresenta resultados de o estudo realizado sobre a polissemia do verbo brocar no município de Valente, no interior da Bahia. O objetivo geral desta monografia foi investigar os sentidos do verbo brocar dentro da comunidade linguística de Valente-BA, o modo como os jovens valentenses utilizam o verbo, em seus sentidos mais distintos. E os objetivos específicos: a) estudar a polissemia do verbo brocar, a partir do que pensam os estudantes inqueridos, tomando por base princípios da Linguística Cognitiva, considerando os pressupostos da Teoria da Metáfora e Metonímia Conceptuais e da Teoria do Protótipo; b) verificar que tipos de conceptualização estão na base da polissemia do verbo brocar; por fim, c) verificar as variações e mudanças que ocorrem. Os pressupostos teórico-metodológicos que nortearam esta pesquisa foram os da Linguística Cognitiva, mais especificamente, da Teoria da Metáfora e Metonímia Conceptual e Esquemas de Imagem. Os estudos que se desenvolvem na esfera da cognição são naturalmente heterogêneos, enfocando a interdisciplinaridade; em vista disso, para a análise interpretativa do corpus resultante da aplicação de questionários semânticos-lexicais, estabeleceu-se um diálogo entre a Linguística Cognitiva, e outras áreas do conhecimento, como a das Ciências Biológicas, além da base teórica da Teoria dos Fractais. Desta maneira, por meio da observação da polissemia do verbo brocar, no corpus selecionado, discutiu-se sobre os mapeamentos metafóricos e metonímicos, assim como os esquemas de imagens que estruturam esses mapeamentos. Como estratégia metodológica, lançou-se mão de uma abordagem qualitativa de caráter descritivo-interpretativo e exploratório, pautada no paradigma da introspecção. No corpus selecionado, encontramos diferentes sentidos do verbo brocar; por esta razão, os resultados foram organizados a partir dos domínios da experiência instanciados destes sentidos, tais como: FÍSICO-ESPACIAL, ATO SEXUAL, SUCESSO, LUTA CORPORAL e da ALIMENTAÇÃO, que mostraram que existem diferentes formas para conceptualizar o verbo brocar na fala de jovens da comunidade linguística de Valente-Ba. As expressões linguísticas instanciaram as metáforas BROCAR É FAZER FURO EM OBJETOS OU COISA, BROCAR É DESVIRGINIZAR, BROCAR É PARA CIMA/PARA DENTRO e BROCAR É GOLPEAR estruturadas pelos esquemas-I FORÇA, TRAJETÓRIA, BLOQUEIO, EXCESSO e outros.
- ItemA prática pedagógica inclusiva nas escolas estaduais em Riachão do Jacuípe.(Universidade do Estado da Bahia, 2016) Jesus , Carla Tamillis Santos de; Carvalho., Maria Cezarela Oliveira deO presente trabalho apresenta a prática pedagógica inclusiva, no município de Riachão do Jacuípe- Ba. Tem como objetivo principal compreender quais os desafios da prática inclusiva em Riachão do Jacuipe. Desse modo, busco investigar Quais os principais desafios que os professores da educação regular encontram na prática pedagógica inclusiva? Os docentes recebem capacitação para esse trabalho inclusivo? Os professores de Riachão do Jacuípe estão preparados para o trabalho pedagógico com alunos com necessidades específicas? Dessa forma, o estudo baseia-se nos fundamentos teóricos de Carvalho (2008) Ferreira e Guimarães (2003), Filho (2003), Mantoan (1997), Mazzotta (2001), Motta (1997), Souza (2013), dentre outros, para discussão sobre qual o conceito de inclusão, como foi a evolução histórica das leis educacionais brasileiras, na área da educação inclusiva, como vem sendo realizada essa proposta no município em estudo.Apoiou-se na abordagem qualitativa, através da realização de pesquisa de campo com professores e alunos do Ensino Médio e professores de Atendimento Educacional Especializado. Tomou-se como instrumentos de pesquisa, para a coleta de dados, e posterior análise, entrevistas semiestruturadas. Os resultados de tal estudo mostram que a escola pesquisada vem tentando realizar a inclusão, mas ainda tem algumas coisas a serem feitas para que a educação aconteça efetivamente. Os professores ainda encontrammuitas dificuldades, pois o número significativo de alunos por turma dificulta o trabalho do professor e ainda falta capacitação profissional para atender a demanda dos alunos.
- ItemA relação família-escola no processo de aprendizagem do aluno(Universidade do Estado da Bahia, ) Oliveira, Énacleidiane da Cunha; Vellanes, Paulo de Tarso; Carvalho, Maria Cezarela de Oliveira; Faria, EditeEste trabalho traz uma discussão sobre a relação família-escola, destacando a importância da presença familiar na vida escolar dos filhos, enfatizando sua colaboração no melhor desempenho escolar dos alunos. Inicialmente, traremos o conceito de família e algumas mudanças sociais, que colaboraram para transformações vividas pela instituição familiar, bem como a inserção da escola na vida profissional e social do indivíduo. Para saber qual a importância da participação da família no desenvolvimento escolar dos estudantes, foi realizada uma pesquisa de campo com direção, professores e pais de alunos da Escola Municipal Abraão Ferreira Santiago, situada na zona rural de Riachão do Jacuípe-BA. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários. A pesquisa teve como foco conhecer a visão das famílias sobre o papel da escola, bem como a visão da escola sobre o papel da família, tendo como base o que os participantes acham da participação familiar na escola. Os resultados da pesquisaindicam que tanto professores como pais, entendem que a parceria entre família e escola traz bons frutos para a educação e formação do aluno.
- ItemA representação da personagem Inferninho na obra Cidade de Deus(Universidade do Estado da Bahia, 2023) Almeida, Ludmila Araújo de; Möller, Anaíris Feirense de Castro RamosNo presente trabalho monográfico buscamos demonstrar a importância da representação do negro na literatura de Paulo Lins, através da pesquisa e estudo de como se desenvolve essa problemática. Analisamos a construção da representação negra na obra. A análise se dá a partir da seleção de materiais teóricos de cunho bibliográfico, por meio de fontes impressa e eletrônicas. A base teórica se pauta em autores, Como Soares (2013), Schøllhammer (2012), Hemerly (2018), Oliveira (2013), Pellegrini (2009), Fiorin (2008), Evaristo (2009) e Djamila Ribeiro (2017), entre outros. Um dos resultados desse trabalho diz respeito sobre a representação do negro para a construção social e étnica da sociedade. Nessa perspectiva, a representação é a construção subjetiva dos negros que prezam pela valorização social e as reivindicações por direitos iguais para as pessoas negras.
- ItemA Representação Feminina Nos Poemas De Adélia Prado(Universidade do Estado da Bahia, 2017-12-15) Mercês, Maria Da Conceição Freitas Das; Lima, Lilian Almeida de Oliveira; Souza, Eugênia Mateus de; Oliveira, Évila Ferreira deA literatura brasileira ao longo do tempo vem sendo marcada pela presença de grandes escritores, sobretudo, pela presença masculina. A literatura de autoria feminina só ganha visibilidade tardiamente, já no final do século XIX, depois de muitas lutas na esfera política, social e cultural. Dentre as escritoras, surge Adélia Prado, com uma escrita marcada pela simplicidade e estilo próprio, apresentando em suas escritas a representação da mulher que a cada dia se autodescobre e a afirmação de uma identidade própria. Diante disso, este trabalho se propõe discutir como o universo feminino é representado e construído sob a ótica do eu lírico feminino nos poemas do livro Bagagem (1976), de Adélia Prado, a fim de mostrar a mulher e a literatura de autoria feminina. Nesse sentido, através da metodologia de base qualitativa pautada na pesquisa bibliográfica e análise literária, buscou-se aqui valorizar a análise sobre mulher e as relações de gêneros, além da escrita de autoria feminina, tendo em vista a questão de as mulheres não serem tão valorizadas no campo literário como os homens. Assim, apresentam-se discussões com base nos textos de Beauvior (2002), Bourdieu (2014), Coelho (1990), Cunha (1979), Hall (2011), Moisés (2001), Del Priore (2012), Soares (2003), Schmidt (1995) e Xavier (1993), os quais discutem sobre mulher e literatura de autoria feminina contemporânea.
- ItemA Rosa do Povo: O Canto Social do Poeta Gauch(Universidade do Estado da Bahia, 2016-06-10) Carvalho, Epitacio Dos Santos; Oliveira, Sayonara Amaral de; Souza , Eugênia Mateus de; Lima, Lílian Almeida de OliveiraA presente pesquisa, de abordagem qualitativa, verificou o modo como se deu o engajamento social no livro A rosa do povo, de Carlos Drummond de Andrade, considerando os fatores do mundo externo que influenciaram o poeta durante o período de escrita de poemas dessa coletânea. Para a investigação do perfil de engajamento social na obra estudada, procedeu-se uma prévia escolha de poemas desse livro, que notadamente veiculavam uma “mensagem” de teor social, direcionada ao coletivo. Feita a seleção, realizou-se em seguida a análise interpretativa de cada poema, respaldada em formulações teóricas dos pensadores e críticos literários abarcados nesse estudo, tais como Sartre (2004), Adorno (2003), Candido (1995), Simon (1978) e Secchin (2014). As reflexões desenvolvidas nessa pesquisa convergem para o entendimento de que a poesia de Drummond, no contexto da obra analisada, foi capaz de produzir efeitos comunicativos, sem trazer prejuízo estético à sua obra. Concluiu-se que os poemas analisados nesse estudo apresentam marcas de uma lírica engajada que corrobora a ideia de elaboração e emissão de um canto social para um mundo que necessitava de voz combativa, acalentadora e esperançosa, apontando para uma reedificação de um mundo que seguia em desmantelo, haja vista o episódio da Segunda Guerra Mundial e, no contexto brasileiro, a ditadura do Estado Novo, eventos históricos contemporâneos à produção do livro A rosa do povo