Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DEDC14
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DEDC14 por Título
Agora exibindo 1 - 14 de 14
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA educação de jovens e adultos e o ensino da Língua Portuguesa.(Universidade do Estado da Bahia, 2017-11-29) Trabuco, Kleber Gomes; Silva, Juréia Maria Ferreira da; Tarso, Paulo de; Alves, JoselitaO presente trabalho tem como tema: O Ensino de Lingua Portuguesa na Educação de Jovens e Adultos. Consiste numa pesquisa de cunho bibliográfico, que tem como objetivo refletir a importância do ensino de língua portuguesa nas turmas de EJA. Desse modo, busca-se fazer uma breve retrospectiva histórica da EJA, e do perfil do educando e do educador dessa modalidade de ensino. A fundamentação teórica é elaborada através de estudos envolvidos nos procedimentos pedagógicos da Língua portugesa na sala de aulas das turmas de EJA, para isso, tornou-se fundamental a teorias de: ARANHA (1996); ARROYO (2005); CHARLOT (2000); CURY (2002); DEMO (2002); FREIRE (2002); GADOTTI (2008); GHIRALDELLI JR. (2008); HADDAD E DI PIERRO (2000); MASAGÃO (1999); MOACIR (200O) SENNA (2003); SOARES (2002); WERNECK (1999) entre outros. Por fim, busca-se ponderar de como o ensino de Língua Poruguesa está sendo trabalhado na sala de aula e compreender que nas turmas de EJA a avaliação precisa ser contínua, levando em consideração o conhecimento cognitivo dos educandos.
- ItemA Representação Feminina Nos Poemas De Adélia Prado(Universidade do Estado da Bahia, 2017-12-15) Mercês, Maria Da Conceição Freitas Das; Lima, Lilian Almeida de Oliveira; Souza, Eugênia Mateus de; Oliveira, Évila Ferreira deA literatura brasileira ao longo do tempo vem sendo marcada pela presença de grandes escritores, sobretudo, pela presença masculina. A literatura de autoria feminina só ganha visibilidade tardiamente, já no final do século XIX, depois de muitas lutas na esfera política, social e cultural. Dentre as escritoras, surge Adélia Prado, com uma escrita marcada pela simplicidade e estilo próprio, apresentando em suas escritas a representação da mulher que a cada dia se autodescobre e a afirmação de uma identidade própria. Diante disso, este trabalho se propõe discutir como o universo feminino é representado e construído sob a ótica do eu lírico feminino nos poemas do livro Bagagem (1976), de Adélia Prado, a fim de mostrar a mulher e a literatura de autoria feminina. Nesse sentido, através da metodologia de base qualitativa pautada na pesquisa bibliográfica e análise literária, buscou-se aqui valorizar a análise sobre mulher e as relações de gêneros, além da escrita de autoria feminina, tendo em vista a questão de as mulheres não serem tão valorizadas no campo literário como os homens. Assim, apresentam-se discussões com base nos textos de Beauvior (2002), Bourdieu (2014), Coelho (1990), Cunha (1979), Hall (2011), Moisés (2001), Del Priore (2012), Soares (2003), Schmidt (1995) e Xavier (1993), os quais discutem sobre mulher e literatura de autoria feminina contemporânea.
- ItemA Rosa Do Povo: O Canto Social Do Poeta Gauch(Universidade do Estado da Bahia, 2016-06-10) Carvalho, Epitacio Dos Santos; Oliveira, Sayonara Amaral de; Souza , Eugênia Mateus de; Lima, Lílian Almeida de OliveiraA presente pesquisa, de abordagem qualitativa, verificou o modo como se deu o engajamento social no livro A rosa do povo, de Carlos Drummond de Andrade, considerando os fatores do mundo externo que influenciaram o poeta durante o período de escrita de poemas dessa coletânea. Para a investigação do perfil de engajamento social na obra estudada, procedeu-se uma prévia escolha de poemas desse livro, que notadamente veiculavam uma “mensagem” de teor social, direcionada ao coletivo. Feita a seleção, realizou-se em seguida a análise interpretativa de cada poema, respaldada em formulações teóricas dos pensadores e críticos literários abarcados nesse estudo, tais como Sartre (2004), Adorno (2003), Candido (1995), Simon (1978) e Secchin (2014). As reflexões desenvolvidas nessa pesquisa convergem para o entendimento de que a poesia de Drummond, no contexto da obra analisada, foi capaz de produzir efeitos comunicativos, sem trazer prejuízo estético à sua obra. Concluiu-se que os poemas analisados nesse estudo apresentam marcas de uma lírica engajada que corrobora a ideia de elaboração e emissão de um canto social para um mundo que necessitava de voz combativa, acalentadora e esperançosa, apontando para uma reedificação de um mundo que seguia em desmantelo, haja vista o episódio da Segunda Guerra Mundial e, no contexto brasileiro, a ditadura do Estado Novo, eventos históricos contemporâneos à produção do livro A rosa do povo
- ItemAtividade lúdica: caminho para ressignificar a práxis pedagógica do ensino de Língua Portuguesa(2022-07-21) Cunha, Rebeca AlvesEsta pesquisa objetiva investigar o Lúdico no enisno de Língua Portuguesa. Inicialmente conceitua o lúdico como um recurso didático, que está além de propor apenas divertimento, ressalta sobre o jogo na educação com função educativa e também frisa sobre brincadeiras, as quais possibilitam aprendizagens. Em seguida, salienta como as atividades lúdicas são descritas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). E para melhor discussão, foi feita uma pesquisa de campo: análise de dados por meio de questões sobre o tema, a qual foi realizada com porfessores da rede pública no município de Valente- Ba. Para fundamentar esta pesquisa, baseou-se nas teorias dos seguintes autores: Luckesi (2002), Rau (2013), Kishimoto (2000), Gatti (2006) e o documento Base Nacional Comum Curricular (2018), dentre outros. Por meio dos estudos e pesquisas realizadas, observou-se que os jogos e as brincadeiras têm uma importância fundamental e significativa no desenvolvimento discentes, uma vez que as atividades lúdicas desenvolvem a concentração, a criatividade, as interações sociais de forma prazerosa e significativa, como também insdispensável auxílio pedagógico, sendo contextualizada significativamente, modifica a práxis do ser docente.
- ItemBilíngue, Eu? O Professor De Língua Portuguesa Para Surdos Em Escola Regular(Universidade do Estado da Bahia, 2019-09-24) Santos, Adriana Nascimento Dos; Côrtes., Anna Karyna Torres; Côrtes Junior, Moacir da Silva; Castro, AntonilmaEsta monografia tem como tema central o professor de língua portuguesa e sua formação docente, intitulada Bilíngue, eu? O Professor de língua portuguesa para surdos em escola regular. Tem como objetivo principal analisar o ensino língua portuguesa para surdos no Colégio Estadual César Borges no município de Valente e o contexto pedagógico do professor de língua portuguesa em formação sobre o componente curricular de Libras, a partir das informações coletadas através de entrevistas com questionários aplicados para os professores de escola regular. Pode-se perceber que um dos maiores obstáculos no que diz respeito às metodologias para atender aos alunos surdos é a falta de capacitação durante a formação, assim como também a falta do conhecimento aprofundado da língua de sinais. Analisada à luz de autores que tratam sobre inclusão de alunos surdos em escola regular, formação docente, surdez, Libras, bilinguismo.
- ItemCognitivismo e sociocognitivismo: contribuições para o ensino aprendizagem de leitura e escrita(2018-07-03) Lima, Edna NascimentoEntendendo as línguas humanas como aspectos da cognição humana, bem como um construto cultural e coletivo, descreve-se aqui, brevemente, a estreita relação entre linguagem, cognição e interação social, as quais compõem a vida particular e social dos seres humanos. A interação entre as pessoas não ocorre apenas por meio dos relacionamentos realizados face a face, como num diálogo, mas também por intermédio dos diversos gêneros textuais que circulam em uma sociedade. O texto além ser uma materialização da linguagem é, também, uma das mais importantes formas de cognição social. Nesta pesquisa se pretende ter uma melhor compreensão dos fenômenos cognitivos, bem como os sociocognitivos, presentes nos processos de leitura e escrita de textos. De início é feito um estudo bibliográfico sobre o surgimento da ciência cognitiva apontando seus objetos de estudo, além de apresentar a relevância dos estudos sobre a linguagem dentro desse campo científico, dialogando com Chomsky (2009), Pinker (2002), entre outros. Percorre-se também pela a ciência sociocognitiva para compreender a linguagem enquanto um aspecto cognitivo que se constitui no contexto social, tendo como subsídio Koch (2005), Cunha-Lima (2005), dentre outros. Finalmente, é realizado um breve estudo sobre os processos cognitivos e sociocognitivos presentes nas práticas de leitura e escrita de textos na escola, assim como as contribuições dos estudos cognitivos e sociocognitivos para a formação do professor de línguas.
- ItemConceptualizações de um amigo em letras de músicas: uma análise semântica-cognitiva(2022-07-19) Carneiro, Samara de SouzaA presente monografia tem o propósito de analisar a conceptualização de AMIGO, em letras de músicas brasileiras. Mais especificamente, a análise busca: a) identificar as conceptualizações metafóricas e metonímicas de AMIGO, assim como os esquemas de imagem que estruturam esses processos, em letras de música; b) descrever e explicitar como atuam os processos cognitivos metafóricos e metonímicos da conceptualização de AMIGO nas ocorrências levantadas no corpus; c) indicar em quais domínios conceptuais os sentidos de AMIGO encontrados foram projetados. Tem como aporte teórico a Linguística Cognitiva, especificamente, as Teorias da Metáfora e da Metonímia Conceptual e a dos Esquemas de Imagem, sendo fundamentada por autores como: Silva (1997; 2003; 2012), Lakoff e Johnson (2002); Ferrão (2008), Chiavegatto (2009); Cavalcante e Souza (2010), Ferrari (2011); Moschem (2011), Lenz (2013), Santos (2015); Santana (2019), entre outros. O estudo deu-se por meio da abordagem qualitativa pautada no paradigma da introspecção, de natureza descritiva, interpretativa, bibliográfica e documental. Os resultados obtidos mostram que há modos diferentes de conceptualizar o AMIGO, através de metáforas, AMIGO É OBJETO POSSUÍDO, AMIGO É AMANTE, AMIGO É CONSTRUÇÃO, metonímia do tipo PARTE PELO TODO e esquemas de imagem, a exemplo de RECIPIENTE, CONTATO, LIGAÇÃO, FORÇA, entre outros. Desse modo, verificamos que amigo vai além da relação amigável entre duas partes ou grupos.
- ItemO ensino de língua portuguesa (LP) como língua estrangeira (LE) para surdos no contexto da escola regular inclusiva(2022-07-20) Neves, Maise dos SantosA presente pesquisa buscou analisar como as metodologias de ensino de Língua Portuguesa (escrita) é trabalhada dentro das escolas regulares inclusivas durante o processo de aprendizagem dos surdos. A fundamentação teórica desta pesquisa pauta-se em teóricos como: Benassi (2016), Formagio (2016), Lodi (2009), Quadros e Schimiedt (2006) entre outros que são importantes para compreender o assunto. Desse modo, realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, contendo como sujeito as professoras regentes da disciplina de Língua Portuguesa (LP) das escolas regulares inclusivas, da cidade de Conceição do Coité-BA, que têm ou já tiveram alunos surdos em classe. Para obtenção dos dados, foram utilizados os seguintes instrumentos, aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas com ambas professoras com intuito de descrever como acontecia esse processo de ensino aprendizagem dos surdos diante da metodologia utilizada em sala de aula. Com a obtenção dos dados, foi realizada uma análise comparativa com as respostas das professoras participantes, pode-se indicar os respectivos resultados: A metodologia utilizada em sala de aula é destinada para os alunos ouvintes, assim não favorece aos surdos no processo de aprendizagem na LP, as professoras entrevistadas, não foram preparadas para receber esses alunos, desse modo não sabe lidar com a situação da falta de compreensão dos surdos acerca dos conteúdos apresentados em sala, a Língua Portuguesa para os surdos não alfabetizados é como uma Língua estrangeira (LE), pois eles não conseguem utiliza-la nem dentro do ambiente escolar de maneira significativa, nem fora. Deste modo, esta pesquisa mostrou que a falta de aprendizagem do surdo na LP, acontece devido a metodologia que ele encontra dentro das escolas regulares inclusivas, a qual eles são matriculados, dificultando seu desempenho perante a língua majoritária da sociedade e se tornando um estrangeiro linguístico no seu país e não podendo utilizar uma língua que lhe possibilita a comunicação por meio da escrita e compreender o mundo ao seu redor
- ItemO fantástico em Machado de Assis: entre o sonho e a realidade(2019-07) Correia, Joana Cassia SantanaO fantástico, ainda, não é muito abordado nas análises feitas sobre os contos de Machado de Assis, sendo este autor, algumas vezes, nem relacionado a esse tipo de literatura. Assim, esta pesquisa trata de uma revisão de literatura, no âmbito dos estudos literários, buscando entender como esse escritor construiu a estética fantástica em suas narrativas, com base no sonho como espaço avesso à realidade. Focalizou-se a literatura fantástica de Machado de Assis a partir dos contos Capitão Mendonça, Vida Eterna e Decadência de dois grandes homens, observando tempo, espaço, personagens e fatos, destacando a presença do mistério, da loucura e do macabro. Para tanto, tomamos como aporte teórico os estudos de Candido (1995), Ceserani (2006), Todorov (1975), Calvino (2004), Tavares (2015), Freud (2001), entre outros, e fizemos uma breve retrospectiva da literatura fantástica mundial e brasileira, levando em consideração a época, para depois tratar das narrativas fantásticas machadianas, numa perspectiva de modo(CESERANI). Machado de Assis trabalha com o fantástico, geralmente, relacionando-o ao sonho, à alucinação, mostrando esses elementos como espaços da fantasia, do horror, da descoberta do novo e do misterioso.
- ItemGêneros Textuais Na Eja Livro Didático E Ensino(Universidade do Estado da Bahia, 2016) Araújo, Joseane Alves De Lima; Souza, Janine Fontes de; Farias, Edite maria da Silva de; Silva, Juréia Maria F. daEste trabalho monográfico representa o resultado de uma pesquisa que se propôs a investigar o processo de letramento na Educação de Jovens e Adultos (EJA) a partir da apresentação dos gêneros textuais no livro didático utilizado em uma classe de Educação para Jovens e Adultos. Adotou-se como método a pesquisa bibliográfica, como instrumento de pesquisa a análise dos gêneros propostos no livro didático adotado pela classe investigada. Os dados aqui encontrados apontam para a necessidade de se repensar o ensino de língua materna na Educação de Jovens e Adultos. Para esse diagnóstico considerou-se a perspectiva do ensino de língua com base no trabalho com os gêneros textuais. Desta forma, entende-se, que essa é a maneira mais eficaz de se ampliar o letramento escolar, considerando ser a escola a principal agência responsável por essa finalidade.
- ItemO Blog Como Espaço Multimodal Para O Desenvolvimento Da Escrita Em Língua Portuguesa, No Ensino Fundamental II(Universidade do Estado da Bahia, 2017-07-03) Oliveira, Milena De Andrade; Anecleto, Úrsula Cunha; Silva, Obdália Santana Ferraz; Fontes, JanineNa sociedade contemporânea, as Tecnologias da Informação e Comunicação têm modificado a vida das pessoas em relação ao modo de agir, pensar, comunicar-se, possibilitando mudanças em várias instâncias sociais. Assim, tornou-se importante que as unidades escolares, consideradas agências sistematizadoras de ensino, percebam o papel dessas tecnologias na vida de seus alunos e as integrem através de práticas significativas no seu fazer pedagógico. Levando-se tudo isso em consideração, esta pesquisa tem como objetivo investigar como as TIC contribuem para práticas significativas de escrita, no Ensino Fundamental II, a partir da utilização de sequências didáticas como ação pedagógica. Para tanto, essa investigação centrou-se no estudo do Blog como meio para o desenvolvimento de práticas de ensino que levem em conta a ampliação de competências de escrita desses alunos, também em ambientes virtuais. Para embasar teoricamente esta monografia, dialogou-se com estudos sobre TIC (MORAN, 2003; KOMESU, 2005; CUNHA, 2012); escrita em meios digitais (MARCUSCHI, 2004; CAMPOS, 2013; XAVIER, 2002); sequências didáticas (OLIVEIRA, 2013; LEAL, 2016; LEAL; BRANDÃO, 2012); gênero emergente blog (PINHEIRO, 2013). Metodologicamente, constituiu-se em uma pesquisa de base qualitativa e de campo. Como resultado da análise de dados, a investigação apontou para a necessidade de as escolas ampliarem o trabalho com os gêneros emergentes e proporcionarem aos alunos práticas de escrita contextualizadas, vivas e enriquecedoras, a fim de formar sujeitos capazes de atuar em seu meio social e refletir sobre ele.
- ItemReflexões sobre a relação família/escola(2017-07-03) Araujo, Paulo Lima deO presente trabalho busca refletir sobre as complexas relações entre a Escola pública e as Famílias dos educandos e como vem se constituindo esse processohistórico brasileiro.A partir de bases teóricas e da pesquisa de Campo. Traçou-se um estudo na perspectiva de averiguar como se trabalhar este dilema complexo e os mesmo tempo delicado. Trata-se de examinar como se efetiva as interações da Escola com as Famílias, se estas interações acontecem de fato. Prioriza-se conhecer as procedências da Escola para com os tratamentos das Famílias e das relações das Famílias para com a Escola. Desse modo, propõe-se entender as principais dificuldades que a Escola encontra em dialogar com os pais do estudante na hora de se tomar decisões de educação escolar. Principalmente no que diz respeito à formação dos filhosalunos, pois as declarações dos professores e dos diretores mostram que os pais são os principais culpados pela má conduta dos alunos. Por outro lado, as Famílias queixam-se de não poderem ou saber como procederem com relação as atividades escolares e o ensino de seus tutelares. Assim, o presente trabalho se dispõe a compreender as assimetrias de ambos discursos.Uma vez que tanto a Escola como as famílias se culpabilizam mutuamente. As questões como a indisciplina e a violência na Escola, a falta de compromisso com os exercícios e o desrespeito na sala de aula são fatores enfrentados pelos professores no dia-adia. A partir dos pesquisadores e de um profundo estudo bibliográfico, tem-se procurado com base nas bases das psicologias de educação, constituição histórica da Família, teorias educacionais, e etc. Por pesquisadores como Ana Boock, Içami Tiba e Mariana Chauí, SantAnna, Costa e outros teóricos da área de educação. Procura-se discutiu as relações sociais, culturais e políticas da relação Escola/Família. Primando por compreender as relações complexas dessasinstituições. Na investigação por um denominador comum para assegurar uma relação de parceria da qual garanta um trabalho em conjunto que logrem para uma Escola mais democrática de qualidade e significação.Fazendo com que os educandos tenham um desenvolvimento de valores com qualidade no ensino-aprendizagem. Incluindo uma visão com mais criticidade, compromisso consigo mesmo e com a alteridade.
- ItemRefugo Social E Utopia Em Quarto De Despejo: Diário De Uma Favelada.(Universidade do Estado da Bahia, 2017-12-15) Jesus, Márcia Ellen Ferreira; Lima, Lilian Almeida Oliveira; Oliveira, Évila Ferreira; Souza, Eugênia Mateus deO presente trabalho tem por objetivo apresentar o livro Quarto de despejo: diário de uma favelada (2007), da autora Carolina Maria de Jesus, reafirmando o seu caráter de obra literária, uma vez que a sua materialização através do gênero diário não a transforma em um simples relato do cotidiano. O ato de contar algo exige que o autor escolha o que é relevante e atrativo para mostrar ao leitor, assim, torna-se necessário selecionar os acontecimentos, as personagens, o local, dentre outros elementos. Desse modo, a obra será analisada a partir de dois conceitos que podem ser destacados facilmente: o refugo social em oposição à utopia, dado que a narrativa aborda a relação intrínseca desses termos a partir do olhar da personagem Carolina e suas aspirações (utopias) que continuam sendo cultivadas em meio a sua realidade difícil. Outro fator, importante, que deve ser ressaltado é a relevância desta obra nos dias atuais, uma vez que foi publicada na década de 60, mas continua sendo totalmente contemporânea e viabiliza várias discussões a partir das diversas temáticas abordadas. Para a realização deste trabalho foi adotada a metodologia de base qualitativa pautada na pesquisa bibliográfica e análise literária e para o embasamento foram usados os seguintes teóricos: Bauman (2005), Dalcastagnè (2012), Figueiredo (2013), Nascimento (2009), Reyes (2013), Spyvak (2010), dentre outros.
- ItemTecnologias digitais da informação e comunicação- TDIC- Potencializando a aula de Língua Portuguesa e Literaturas no ensino médio.(2018-07-12) Oliveira, Diego Rodrigues Brito deEsta monografia identifica os dispositivos tecnológicos disponíveis em sala de aula para que se possa ter acesso as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação – TDIC, para conhecer como as TDIC vêm sendo utilizadas dentro da sala de aula de modo que possa evidenciar maneiras potencializadoras na utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação – TDIC na sala, nas aulas de Língua Portuguesa e Literaturas no Ensino Médio. Através de uma abordagem qualitativa por meio da pesquisa bibliográfica em livros, revistas, artigos científicos e diversos sítios da web, bem como da pesquisa levantamento, usou-se como instrumento auxiliar, um questionário para melhor aproximação da realidade local. Variados são os dispositivos tecnológicos disponíveis em sala de aula para que se possa ter acesso as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação – TDIC, tais como: os computadores portáteis, Netbooks, Notebook e similares; os desktops que podem ser acoplados ao Datashow; as Lousas Digitais; as TVs smarts; os tablets e o smartphone, este último podendo ser o mais explorado, ao que o autor denominou-o de “a cereja do bolo”, um dos gadgets que não pode faltar na sala de aula, um meio altamente potencializador das aulas de Língua Portuguesa e Literaturas por diversos motivos, a maioria deles foram aqui expostos. Enquanto a tecnologia avança a passos largos, lenta é a sua implantação e utilização em muitos municípios, sobre tudo na rede pública de ensino.