Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DEDC14
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Submissões Recentes
Agora exibindo 1 - 5 de 14
- ItemA Representação Feminina Nos Poemas De Adélia Prado(Universidade do Estado da Bahia, 2017-12-15) Mercês, Maria Da Conceição Freitas Das; Lima, Lilian Almeida de Oliveira; Souza, Eugênia Mateus de; Oliveira, Évila Ferreira deA literatura brasileira ao longo do tempo vem sendo marcada pela presença de grandes escritores, sobretudo, pela presença masculina. A literatura de autoria feminina só ganha visibilidade tardiamente, já no final do século XIX, depois de muitas lutas na esfera política, social e cultural. Dentre as escritoras, surge Adélia Prado, com uma escrita marcada pela simplicidade e estilo próprio, apresentando em suas escritas a representação da mulher que a cada dia se autodescobre e a afirmação de uma identidade própria. Diante disso, este trabalho se propõe discutir como o universo feminino é representado e construído sob a ótica do eu lírico feminino nos poemas do livro Bagagem (1976), de Adélia Prado, a fim de mostrar a mulher e a literatura de autoria feminina. Nesse sentido, através da metodologia de base qualitativa pautada na pesquisa bibliográfica e análise literária, buscou-se aqui valorizar a análise sobre mulher e as relações de gêneros, além da escrita de autoria feminina, tendo em vista a questão de as mulheres não serem tão valorizadas no campo literário como os homens. Assim, apresentam-se discussões com base nos textos de Beauvior (2002), Bourdieu (2014), Coelho (1990), Cunha (1979), Hall (2011), Moisés (2001), Del Priore (2012), Soares (2003), Schmidt (1995) e Xavier (1993), os quais discutem sobre mulher e literatura de autoria feminina contemporânea.
- ItemRefugo Social E Utopia Em Quarto De Despejo: Diário De Uma Favelada.(Universidade do Estado da Bahia, 2017-12-15) Jesus, Márcia Ellen Ferreira; Lima, Lilian Almeida Oliveira; Oliveira, Évila Ferreira; Souza, Eugênia Mateus deO presente trabalho tem por objetivo apresentar o livro Quarto de despejo: diário de uma favelada (2007), da autora Carolina Maria de Jesus, reafirmando o seu caráter de obra literária, uma vez que a sua materialização através do gênero diário não a transforma em um simples relato do cotidiano. O ato de contar algo exige que o autor escolha o que é relevante e atrativo para mostrar ao leitor, assim, torna-se necessário selecionar os acontecimentos, as personagens, o local, dentre outros elementos. Desse modo, a obra será analisada a partir de dois conceitos que podem ser destacados facilmente: o refugo social em oposição à utopia, dado que a narrativa aborda a relação intrínseca desses termos a partir do olhar da personagem Carolina e suas aspirações (utopias) que continuam sendo cultivadas em meio a sua realidade difícil. Outro fator, importante, que deve ser ressaltado é a relevância desta obra nos dias atuais, uma vez que foi publicada na década de 60, mas continua sendo totalmente contemporânea e viabiliza várias discussões a partir das diversas temáticas abordadas. Para a realização deste trabalho foi adotada a metodologia de base qualitativa pautada na pesquisa bibliográfica e análise literária e para o embasamento foram usados os seguintes teóricos: Bauman (2005), Dalcastagnè (2012), Figueiredo (2013), Nascimento (2009), Reyes (2013), Spyvak (2010), dentre outros.
- ItemBilíngue, Eu? O Professor De Língua Portuguesa Para Surdos Em Escola Regular(Universidade do Estado da Bahia, 2019-09-24) Santos, Adriana Nascimento Dos; Côrtes., Anna Karyna Torres; Côrtes Junior, Moacir da Silva; Castro, AntonilmaEsta monografia tem como tema central o professor de língua portuguesa e sua formação docente, intitulada Bilíngue, eu? O Professor de língua portuguesa para surdos em escola regular. Tem como objetivo principal analisar o ensino língua portuguesa para surdos no Colégio Estadual César Borges no município de Valente e o contexto pedagógico do professor de língua portuguesa em formação sobre o componente curricular de Libras, a partir das informações coletadas através de entrevistas com questionários aplicados para os professores de escola regular. Pode-se perceber que um dos maiores obstáculos no que diz respeito às metodologias para atender aos alunos surdos é a falta de capacitação durante a formação, assim como também a falta do conhecimento aprofundado da língua de sinais. Analisada à luz de autores que tratam sobre inclusão de alunos surdos em escola regular, formação docente, surdez, Libras, bilinguismo.
- ItemA educação de jovens e adultos e o ensino da Língua Portuguesa.(Universidade do Estado da Bahia, 2017-11-29) Trabuco, Kleber Gomes; Silva, Juréia Maria Ferreira da; Tarso, Paulo de; Alves, JoselitaO presente trabalho tem como tema: O Ensino de Lingua Portuguesa na Educação de Jovens e Adultos. Consiste numa pesquisa de cunho bibliográfico, que tem como objetivo refletir a importância do ensino de língua portuguesa nas turmas de EJA. Desse modo, busca-se fazer uma breve retrospectiva histórica da EJA, e do perfil do educando e do educador dessa modalidade de ensino. A fundamentação teórica é elaborada através de estudos envolvidos nos procedimentos pedagógicos da Língua portugesa na sala de aulas das turmas de EJA, para isso, tornou-se fundamental a teorias de: ARANHA (1996); ARROYO (2005); CHARLOT (2000); CURY (2002); DEMO (2002); FREIRE (2002); GADOTTI (2008); GHIRALDELLI JR. (2008); HADDAD E DI PIERRO (2000); MASAGÃO (1999); MOACIR (200O) SENNA (2003); SOARES (2002); WERNECK (1999) entre outros. Por fim, busca-se ponderar de como o ensino de Língua Poruguesa está sendo trabalhado na sala de aula e compreender que nas turmas de EJA a avaliação precisa ser contínua, levando em consideração o conhecimento cognitivo dos educandos.
- ItemO Blog Como Espaço Multimodal Para O Desenvolvimento Da Escrita Em Língua Portuguesa, No Ensino Fundamental II(Universidade do Estado da Bahia, 2017-07-03) Oliveira, Milena De Andrade; Anecleto, Úrsula Cunha; Silva, Obdália Santana Ferraz; Fontes, JanineNa sociedade contemporânea, as Tecnologias da Informação e Comunicação têm modificado a vida das pessoas em relação ao modo de agir, pensar, comunicar-se, possibilitando mudanças em várias instâncias sociais. Assim, tornou-se importante que as unidades escolares, consideradas agências sistematizadoras de ensino, percebam o papel dessas tecnologias na vida de seus alunos e as integrem através de práticas significativas no seu fazer pedagógico. Levando-se tudo isso em consideração, esta pesquisa tem como objetivo investigar como as TIC contribuem para práticas significativas de escrita, no Ensino Fundamental II, a partir da utilização de sequências didáticas como ação pedagógica. Para tanto, essa investigação centrou-se no estudo do Blog como meio para o desenvolvimento de práticas de ensino que levem em conta a ampliação de competências de escrita desses alunos, também em ambientes virtuais. Para embasar teoricamente esta monografia, dialogou-se com estudos sobre TIC (MORAN, 2003; KOMESU, 2005; CUNHA, 2012); escrita em meios digitais (MARCUSCHI, 2004; CAMPOS, 2013; XAVIER, 2002); sequências didáticas (OLIVEIRA, 2013; LEAL, 2016; LEAL; BRANDÃO, 2012); gênero emergente blog (PINHEIRO, 2013). Metodologicamente, constituiu-se em uma pesquisa de base qualitativa e de campo. Como resultado da análise de dados, a investigação apontou para a necessidade de as escolas ampliarem o trabalho com os gêneros emergentes e proporcionarem aos alunos práticas de escrita contextualizadas, vivas e enriquecedoras, a fim de formar sujeitos capazes de atuar em seu meio social e refletir sobre ele.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »