Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DEDC14
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- ItemMultimodalidade e a prática imagética como estratégia de ensino de língua inglesa em uma escola pública de Conceição do Coité(Universidade do Estado da Bahia, 2018) Silva, Eliene dos Santos; Maia, Marilene de Souza; Eluf, Cristina Arcuri; Gertrudes, LíbiaEsse trabalho é uma pesquisa de cunho etnográfico sobre o uso das multimodalidades e imagens no ensino/aprendizagem de Língua Inglesa, em Conceição do Coité, Bahia. Estabeleceu-se através do uso de imagens, nas práxis da pesquisadora, com bases teóricas em Kress e Van Leween (2006) pautado em sua obra Reading Images The Grammar of Visual Design. A partir dela construímos práticas para aulas de língua inglesa a partir da Pedagogia dos Multiletramentos fundamentados no Manifesto do New London Group (NLG). Relatam-se brevemente as perspectivas teóricas que nortearam essa pesquisa, primeiramente o conceito da Pedagogia desenvolvido pelos estudiosos do NLG, e utilizando a imagem como objeto central de nossa pesquisa e nossas práxis desde 2016, em diferentes escolas de nossa comunidade. Aprofundou-se sobre reflexões de modo que as representações/significados das imagens fossem apresentadas no espaço escolar. Nesse sentido, compilamos um corpus de estudo sobre as multimodalidades construídas durante as vivências na disciplina Estagio Supervisionado, em aulas e minicursos, na tentativa de disponibilizar práticas alternativas para o ensino/aprendizagem. No termino do minicurso foi notório o desenvolvimento crítico/reflexivo através da leitura imagética, com atividades multimodais em língua inglesa, visto que os resultados foram positivos diante da nossa proposta.
- ItemLetramento científico e o livro didático de língua portuguesa: ampliando possibilidades de ensino da língua materna(Universidade do Estado da Bahia, 2017) Miranda , Josimara Divino Oliveira; Anecleto, Úrsula Cunha; Souza, Janine Fontes de; Silva, Obdália Santana FerrazConhecimentos científicos fazem parte do cotidiano das pessoas, de forma tão natural, e interferem direta e indiretamente em suas vidas. Ao realizar diversas atividades, a exemplo de leituras feitas em panfletos sobre doenças sexualmente transmissíveis ou sobre a febre amarela, informações sobre o tempo, como também apresentar argumentos ou escrever um texto dissertativo sobre a transmissão da dengue ou produção de alimentos, é possível notar que o sujeito transita entre o conhecimento cotidiano e as experimentações científicas. Nessa perspectiva, nota se que os discentes chegam à escola com diversas informações sobre assuntos atrelados a esse tipo de conhecimento. Sendo assim, a escola torna-se uma agência necessária para a ampliação do grau de letramento científico dos sujeitos e, assim, desenvolver conhecimentos atrelados ao texto de divulgação científica. Nessa perspectiva, esta pesquisa investiga contribuições que práticas de leitura e de escrita, propostas pelo Livro de Didático de Língua Portuguesa, do 3ª ano do Ensino Médio, trazem para a ampliação do Letramento Científico discente. Teoricamente, esta pesquisa tem como embasamento os estudos dos novos letramentos (ROJO, 2009; KLEIMAN, 2005); letramento científico (GOMES, 2015); gênero de divulgação (DELANI, 2009); livro didático de língua portuguesa (ABAURRE; ABAURRE; PONTARA, 2013). Metodologicamente, constituiu-se em uma pesquisa de base qualitativa e método documental. Como resultado da análise de dados, a investigação apontou que o Livro Didático de Língua Portuguesa analisado constitui se em um dos meios que contribuem para que o aluno tenha contato com o gênero de divulgação científica, ampliando, assim, as possibilidades de leitura, análise e compreensão de aspectos relativos às ciências. Sendo o Livro Didático um meio um elemento para desenvolver tais competências para o individuo e em sala de aula pouco é explorado o tema estudado me despertou o interesse e pesquisei sobre o os letramentos dando ênfase ao Letramento Científico.Diante desses estudos surgiu a seguinte questão de pesquisa: Como atividades do Livro Didático de Língua Portuguesa, através do gênero de divulgação científica, contribuem para o desenvolvimento do Letramento Cientifico de alunos do terceiro ano do Ensino Médio?
- ItemA inclusão da criança autista na escola regular: um estudo de caso(Universidade do Estado da Bahia, 2015) Santos , Paloma Araujo dos; Carvalho, Maria Cezarela; Silva, Maria Juréia Ferreira da; Borges, Paulo de Tarso VelanesA inclusão escolar preconiza a permanência do aluno com Necessidades Especiais Educacionais na rede de ensino regular. Essas mudanças de paradigmas no contexto educacional exigem novas maneiras de transmitir conhecimento. Partindo do ensejo de pesquisar e analisar o atendimento pedagógico oferecido ao aluno autista na escola regular, esta pesquisa tem o intuito de contribuir para as discussões sobre inclusão escolar para alunos autistas com vigência a observação do encaminhamento pedagógico realizado. Meu objetivo geral é analisar o processo de ensino e aprendizagem, oferecida aos alunos autistas, em classes regulares considerando as propostas de democratização e inclusão social. Este trabalho é o resultado de um estudo de caso, além disso, foram realizadas algumas pesquisas bibliográficas que permitiram o aprofundamento teórico para delinear resultados que sirvam de embasamento para futuras pesquisas. Com isso surge a importância de refletir sobre o papel da escola e do professor no processo mediador da aprendizagem destinados a favorecer o desenvolvimento das competências educativas, sociais e afetivas, tendo como problemática abordada: quais são as práticas pedagógicas utilizadas no ensino de autistas?, e objetivo geral: Analisar o processo de ensino e aprendizagem, oferecida aos alunos autistas, em classes regulares considerando as propostas de democratização e inclusão social. Que o estudo desenvolvido possa contribuir para os profissionais da educação um conhecimento mais profundo das veredas do autismo, servindo de alicerce para o incentivo e criação de um ambiente de aprendizagem que garanta ao aprendiz a aplicabilidade do ensino de qualidade que garante a legislação.
- ItemA Bela adormecida e a descoberta da infância: ressonâncias na literatura infantojuvenil(Universidade do Estado da Bahia, 0022-07-20) Silva, Ricardo Bispo da; Almeida, LilianEste trabalho monográfico foi desenvolvido a partir de revisão bibliográfica e visa apresentar discussões acerca da “descoberta da infância” em obras da literatura infanto-juvenil, através da análise de diferentes versões do clássico A Bela Adormecida; deseja ainda, discutir de que modo essas versões reverberam as percepções sobre a infância enquanto personagem e público-alvo. A pesquisa perpassa pelo surgimento desse gênero, ocorrido entre os séculos XVII e XVIII, a partir da queda do sistema feudal. Até esse período, as obras eram destinadas aos membros da corte e narravam casos de incesto, adultério, entre outros temas de interesse adulto. Em determinado momento, os escritores passaram a pensar um gênero distinto, em que personagens e histórias tinham relação com o cotidiano infantil. Optou-se por este objeto de pesquisa, devido à aproximação do autor com as versões do conto, tanto nas vivências pessoais quanto pedagógicas, bem como devido à relevância de pesquisas nesta temática para a bibliografia do campo literário-pedagógico. Para a compreensão do processo da descoberta da infância e surgimento da literatura infanto-juvenil, foi realizada pesquisa bibliográfica a partir de Ariès (1981), Zilberman (1982), Cunha (1991), Nonnenmacher e Marangon (2008), além de Cavalcanti (2002). Observou-se que, através de algumas obras, é possível perceber o momento de adequação desses escritos, especialmente em contos de fadas e contos maravilhosos. Para corroborar com esta constatação, buscou-se analisar três diferentes formulações da história da Bela Adormecida. A primeira análise é a partir da obra Sol, Lua e Tália de Basile (1634), na qual ainda não se destinava ao público infantil. Em seguida, são analisadas as versões do conto a partir de Charles Perrault (1697) e dos Irmãos Grimm(1812), nos quais denotavam a construção de narrativas para o público infanto-juvenil. Este estudo conta também com discussões acerca das ressonâncias da literatura infanto-juvenil em outras linguagens, especialmente, do audiovisual, exemplificando a animação de A Bela Adormecida, por Walt Disney (1959), além do filme Malévola (2014). Por fim, observou-se o quão a literatura infanto-juvenil colabora com a percepção que os leitores têm acerca do mundo e das pessoas e, por isso, importa destacar a atenção sobre os temas e características abordados e evidenciados nas obras.
- ItemO uso do pronome ele como objeto direto no semiárido baiano: um estudo numa perspectiva variacionista.(Universidade do Estado da Bahia, 2018) Santos, Carolina Mota dos; Silva, Dejair Ferreira da; Bulcão, José Luís Costa; Côrtes Junior, Moacir da SilvaEste trabalho investigou o uso do pronome lexical ele(a) na função de objeto direto no dialeto do português popular brasileiro do semiárido baiano. Seu objetivo foi analisar tal fenômeno nas construções encontradas no corpus da Coleção amostras da língua falada no semiárido baiano (ALMEIDA; CARNEIRO, 2008). Para isso, analisaram-se 16 inquéritos dentre quatro comunidades de fala presentes na coleção. Os suportes teóricos apresentados evidenciam os princípios da gramática tradicional, a qual denomina e constitui normas linguísticas para o uso da língua, de acordo com o pensamento de Neves (2002). Além disso, apresentam-se concepções da Linguística, segundo os estudos de Saussure (1997) e, assim, as influências para o nascimento da Sociolinguística. Esta pesquisa dialoga ainda com as ideias apontadas no estudo de Silva (2004) sobre os aspectos condicionadores do surgimento do pronome ele(a) como objeto direto, a partir dos procedimentos de análise da Sociolinguística em caráter tanto quantitativo como qualitativo, levando em consideração variáveis linguísticas e variáveis extralinguísticas, notando-se, a partir da análise dos dados, que o pronome lexical é escolhido para ocupar a função de objeto direto em estruturas sintáticas da frase que apresentem, a seguinte forma: verbo transitivo direto + OD (sintagma nominal) ou em outro período a depender do antecedente, e, preferencialmente, por verbos no pretérito perfeito do modo indicativo. O uso do pronome ele (a) é também encontrado em maior probabilidade em construções de falantes com faixas etárias entre 17 e 41 anos com certo nível de escolaridade (fundamental I) e, mesmo com uma diferença mínima em relação ao sexo feminino, o resultado dessa pesquisa apontou o uso do pronome lexical para falantes do sexo masculino.