Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DEDC14

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    Reflexões sobre erros ortográficos e o internetês em comentários da rede social instagram
    (2023-12-15) Meireles, Arielle da Silva
    Neste trabalho, partindo de uma reflexão feita em Meireles et al. (2018), temos o objetivo de analisar, em comentários postados em uma rede social, casos de erros ortográficos e internetês. Buscamos aqui responder a dois questionamentos: (i) Quais formas encontradas em gêneros digitais caracterizamse, de um lado, como erros ortográficos e, do outro, como instâncias da linguagem do internetês? (ii) O que motiva a ocorrência desses erros ortográficos e do internetês nos gêneros digitais? Como fundamentação teórica, baseamo-nos em Bortoni-Ricardo (2005, 2006), Cagliari (2005), Freitag e Fonseca e Silva (2006), Komesu e Tenani (2009), Barbosa (2016) e Simão (2022), entre outros estudos. Do ponto de vista metodológico, a nossa pesquisa é descritiva e tem caráter qualitativo. Como corpus, utilizamos 14 textos pertencentes à esfera digital, retirados da rede social Instagram e produzidos no ano de 2023. Com a análise, mostramos uma distinção entre os erros ortográficos decorrentes da influência da fala na escrita e da arbitrariedade da escrita (Bortoni-Ricardo, 2005, 2006) e as formas linguísticas que remetem ao que tem sido chamado de internetês (Freitag; Fonseca e Silva, 2006; Komesu;Tenani, 2009). Nossos resultados apontam que: (i) nos textos digitais examinados, há uma maior variedade de erros ortográficos motivados pela transposição da oralidade para a escrita; (ii) quanto ao internetês, ocorrem mais casos de abreviação em virtude de algumas propriedades funcionais dos gêneros digitais.
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    Aulas de língua portuguesa: abordagens pedagógicas inovadoras no trabalho com a leitura e a escrita dos alunos do ensino médio
    (2025-01-08) Mota , Thaysa Évellin Pereira
    Este artigo trata sobre abordagens pedagógicas inovadoras nas aulas de Língua Portuguesa no trabalho com a leitura e a escrita de alunos do Ensino Médio e sua eficácia. É notório que na educação ou, mais especificamente, na prática pedagógica há a necessidade de implementar algumas modificações, tanto em relação à forma como algumas atividades são abordadas em sala de aula quanto aos multimeios que são utilizados, visto que estamos imersos em um mundo repleto de inovações tecnológicas e novas necessidades. Assim, esta pesquisa caracteriza se como um estudo bibliográfico, de base qualitativa e tem como objetivo geral saber quais são alguns posicionamentos em relação às abordagens pedagógicas inovadoras com os eixos de leitura e escrita no processo formativo e de maneira específica, identificar estes posicionamentos e quais as suas eficácias, relacionar esses tipos de abordagens e caracterizá-las, conforme o que é exposto tanto pelos teóricos Alves (2023), Batistello (2020), Cantini (2006), Ferreira (2004), Freitas (2022), Geraldi (2011), Jurado (2006), Koch (2011), Leão (1999), Menegassi (2010), Rojo (2011) e Soares (2009) quanto pelos documentos oficiais PCNs (2000) e BNCC (2017). O trabalho discute também a importância dos eixos de leitura e escrita no desenvolvimento da competência comunicativa dos falantes, no contexto escolar e social e a influência das TDICs nos trabalhos com esses eixos, elucidando vantagens e desvantagens e ainda a importância e contribuição da Pedagogia dos Multiletramentos. Nesse sentido, as considerações conclusivas apontam que as abordagens pedagógicas inovadoras desempenham um papel crucial no desenvolvimento das competências de leitura e escrita, a utilização de metodologias criativas e interativas como as tecnologias, os multiletramentos etc, podem estimular significativamente o interesse e a motivação dos alunos, ajudando-os a desenvolver habilidades cognitivas, sociais e críticas.
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    A literatura de cordel contemporânea: estudo e criação a partir do território sisaleiro baiano
    (Universidade do Estado da Bahia, 2025-01-06) Lima, Daisy De Queiroz Damião; Silva, Andréa do Nascimento Mascarenhas; Lima, Lílian Almeida de Oliveira; Freire Júnior, Orlando
    Este Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo realizar pesquisa e estudo crítico acerca da Literatura de Cordel contemporânea, com vistas a compreender como esse tipo de texto tem sido produzido e difundido. Além disso, a referida pesquisa contempla a produção de uma obra artística de cordel a partir de um exercício de escrita literária, levando em conta os passos de um processo criativo. A metodologia adotada, aqui, foi a da pesquisa bibliográfica (método qualitativo), feita com fontes documentais impressas e eletrônicas. Para pensar sobre a parte que envolveu a criação literária, o método vem da crítica genética e de processos, adotada por Salles (1998). Para a busca dessas referências foram utilizados alguns termos-chave como: cordel, peleja de cordel, a estrutura do cordel, entre outros; a base de dados do Google Acadêmico, livros físicos encontrados na biblioteca do Campus XIV e outros sites acessados via Google serviram como espaços e fontes de pesquisa. As informações foram analisadas por meio da leitura exploratória. Alguns estudos teóricos foram lidos para compor o trabalho, tais como: Viana (2010), Silva (2008) e Brandão (2011) contribuíram para formar um breve panorama histórico da literatura de cordel. Neves (2018) e Teixeira (2008) foram essenciais para a discussão sobre algumas questões estruturais, físicas e estéticas que perpassam a Literatura de Cordel. Carvalho (1995), Fonseca (2016), Puhl e Lopes (2011) ajudaram a entender a perspectiva do cordel na contemporaneidade. Camargo (2012), Silva; Gomes (2014), Carvalho [s.d.], Ostrower (1995) e Salles (1998) foram a base para se falar da pesquisa sobre o processo criativo. Pereira Junior (2011) ajudou a tratar dos desafios e dificuldades da escrita literária do cordel. O resultado que se alcança, ao final dessa etapa de pesquisa e estudo, é o entendimento acerca do cordel contemporâneo, que se dá por meio da produção da obra autoral, baseada nas teorias estudadas e levando-se em conta os necessários processos de reflexão crítica que fazem parte da criação de qualquer tipo de texto.
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    Metodologias Ativas Mediadas pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação – TDIC e o Ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio – Concepções, Limites e Possibilidades.
    (Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-12) Santos , Amanda de Lima; Silva, Juréia Maria Ferreira da; Vellanes, Paulo de Tarso; Fontes, Janine
    Esta pesquisa apresenta um estudo cujo propósito é contribuir com a prática docente, a partir da análise sobre o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação – TDIC articulado às Metodologias Ativas, com foco no ensino do componente Língua Portuguesa, no contexto de Ensino médio, 1º ano. Para tal proposição, o presente estudo está ancorado na abordagem qualitativa, no método de estudo de caso e nas técnicas de coleta de dados: observação participante - observação de aulas - questionário de entrevista aberta, distribuído a professores e a alunos e análise de documentos. Tal estudo de caso se dá numa escola pública do município de Conceição do Coité com o intuito de compreender a importância das Metodologias Ativas mediadas pelas TDIC no processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa no ensino médio. Os dados apontam que é possível utilizar as TDIC e as Metodologias Ativas como alternativas importantes e transformadoras para a prática de ensino em sala de aula e para a diminuição da ênfase no modelo tradicional de ensino, no sentido de possibilitar que o aluno seja protagonista do processo de construção do conhecimento significativo e lúdico.
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    Mulheres de Fibra na Eja: Motivação e Empenho para Garantir seu Direito à Educação.
    (Universidade do Estado da Bahia, ) Almeida , Suzane Gomes de; Fontes, Janine; Silva, Juréia Maria Ferreira da; Moller, Anaíris Feirense de C. R.
    Os alunos da EJA são geralmente trabalhadores e desempregados que não tiveram acesso à escola na infância ou adolescência, que retornaram aos estudos na fase adulta, ou que iniciaram a trajetória escolar nessa fase da vida. São pessoas que carregam um histórico de sofrimento de vida. O presente trabalho teve por objetivos conhecer as dificuldades que levaram as mulheres da EJA a deixar a escola, e a importância de se ter acesso à educação mesmo já na fase adulta, e buscou-se alcançar através dos seguintes objetivos específicos: analisar os fatores que se constituem como dificuldade para ter acesso à educação; discutir o perfil das mulheres que estão na sala de aula da EJA; e descrever como a pobreza e a necessidade de trabalhar para comer impacta na frequência da escola. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica acerca da temática. Na sequência, foi feito um estudo de caso, realizado nas turmas do 1º e 2º ano de EJA do Colégio Estadual do Açudinho, localizado no Município de Conceição do Coité, BA, utilizando como instrumento de coleta de dados um questionário, elaborado de acordo com o que se pretende no trabalho, que são as experiências de vida das mulheres que estão na EJA. Para uma melhor abordagem do tema buscou-se amparo nas contribuições de autores como Gomes (2011), Gonçalves (2014), Rieger e Jesus (2011), Barbosa (2012), Akotirene (2019), Freire (2011), entre outros que subsidiaram na compreensão da temática. Como resultado identificou-se que as mulheres da EJA são pessoas com trajetórias escolares interrompidas e marcadas por várias formas de exclusão; em sua maioria, são trabalhadoras oriundas das classes populares com projeto e sonhos para conquistar. Portanto, pode-se concluir, então, que as mulheres na EJA são exemplos de motivação e empenho na busca pelo seu direito à educação. Elas merecem todo apoio e reconhecimento por sua determinação em superar desafios e transformar suas vidas através do conhecimento.