Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DEDC14
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- ItemUm olhar participante na EJA: um relato de experiências de estágio na modalidade educação para jovens e adultos e uma breve discussão sobre a sua importância social(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-24) Vieira, André Lourenço dos Santos; Côrtes Junior, Moacir da Silva; Côrtes, Anna Karyna TorresAtravés de uma observação participante e de relatos de experiência pessoal, este artigo busca explorar de forma breve, a minha experiência de vida com a educação e o meu contato com a Educação para Jovens e Adultos (EJA), uma iniciativa implementada no âmbito da rede pública brasileira com o propósito de elevar a qualidade do ensino fundamental e médio, direcionada particularmente a indivíduos que se encontram além da idade escolar convencional. O artigo organiza as minhas experiências pessoais, os meus contatos com o contexto educacional, as interações entre os sujeitos que vivem nesse meio e o processo educacional da educação tardia. A pesquisa é fruto da experiência vivenciada por mim durante os componentes curriculares de Estágio III e IV na cidade de Conceição do Coité, enriquecida por contribuições teóricas de autores como Michael Angsorino, Florence Weber e Stéphane Beaud, contribuindo na metodologia do artigo, com escritos sobre pesquisa de campo e observação participativa, Paulo Freire e Edite Faria, com contribuições acerca da educação e a sua função social, e por vivências coletadas por meio de relatos pessoais de estudantes da EJA da cidade de São Domingos. No presente artigo, trarei as minhas compreensões acerca do contexto social da educação tardia, com reflexões acadêmicas e as vivências dos estudantes da EJA, fazendo análises sobre a importância social da EJA frente às trajetórias educacionais dessa modalidade, os contextos socioculturais e os desafios pessoais enfrentados pelos alunos, usando como metodologia a observação participante, em que estarei inserido nos contextos que estou pesquisando.
- ItemCheguei chegando, bagunçando a zorra toda! marginalidade, preconceito e resistência, o funk em foco(Universidade do Estado da Bahia, 2024) Santos, Monike Regina da Silva; Côrtes Junior, Moacir da Silva; Bulcão, José Luís C; Vellanes, Paulo de TarsoEste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem por objetivo geral mostrar a representatividade e a luta de mulheres negras afro-brasileiras na indústria musical, destacando como representatividade a cantora Ludmilla e com foco no gênero funk. Os objetivos específicos são abordar o preconceito linguístico e o preconceito musical, utilizando como referência os autores Trotta (2013), Adriana Facina (2009), Almeida (2019) e Silva (2019), entre outros. O estudo foi desenvolvido a partir de uma pesquisa bibliográfica, utilizando como procedimento de pesquisa revisão de literatura especializada. Após a busca por teses, dissertações, artigos e livros que tratassem do tema, foram selecionados materiais relevantes para o embasamento teórico. Foram selecionadas algumas canções de Ludmilla e analisadas as suas letras, além de um breve panorama da história de sua carreira e seu posicionamento sociopolítico para fortalecimento e empoderamento feminino. Ludmilla, como uma das principais artistas do funk, contribui para uma maior conscientização e combate ao preconceito linguístico, racial e musical. Além disso, a pesquisa abordada a utilização da música para combater a segregação e os preconceitos sofridos pela população negra. Através desta análise, espera-se demonstrar como a música, especialmente o funk, pode servir como um poderoso meio de resistência e empoderamento para as mulheres negras afro-brasileiras, promovendo uma maior inclusão e equidade na sociedade.
- ItemO gênero multimodal rap como promoção de práticas de leitura e escrita no ensino médio(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-24) Silva, Juliana Soares; Côrtes Junior, Moacir; Côrtes, Ana Karyna Torres; Vellanes, Paulo de TarsoEssa pesquisa tem como objetivo analisar o uso do gênero musical rap como estratégia didático-pedagógico em novas práticas de leitura e escrita dos alunos do ensino básico por ser um gênero multimodal capaz de promover discussões acerca das realidades sociais expressas nas letras das canções de rap que remetem às vivências sociais emergentes dos próprios alunos. A pesquisa foi desenvolvida a partir de experiências realizadas durante oficinas no Núcleo de Residência Pedagógica da UNEB/Coité, com turmas do 1º e 3º anos do Ensino Médio profissional. Através do uso de gênero musical rap, enfatizando suas letras, aliado a textos multimodais, os alunos foram estimulados a ampliar o senso crítico, a consciência social e habilidades linguísticas. O estudo fundamenta-se na perspectiva dos multiletramentos e nas discussões teóricas sobre a canção como ferramenta didático-pedagógica, valorizando a diversidade de linguagens, culturas e mídias no processo educativo. Utilizou-se como metodologia a abordagem qualitativa nas análises dos fenômenos em estudo. Os resultados demonstram que o rap, enquanto manifestação cultural da juventude periférica, favorece a expressão individual, a reflexão sobre realidades sociais e a inclusão de vozes historicamente marginalizadas no ambiente escolar. Apesar dos avanços, o trabalho também aponta desafios como a necessidade de formação docente e a superação de preconceitos em relação à cultura popular. A pesquisa contribui, assim, para o fortalecimento de práticas pedagógicas inclusivas, críticas e contextualizadas.
- ItemA literatura negra como prática antirracista no ensino de língua portuguesa(Universidade Estadual da Bahia, 2025-07-25) Jesus, Luana Santos de; Lima, Lílian Almeida de OliveiraEste artigo tem como foco a Literatura Negra como Prática Antirracista no Ensino de Língua Portuguesa, pois essa literatura quase não é ensinada nas instituições escolares mesmo após a aprovação da Lei 10.639/2003, ampliada pela Lei 11.645/2008, e da criação da Base Nacional Comum Curricular. Para a construção deste trabalho foi utilizada como metodologia a pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa, realizada por meio de base documental impressa e eletrônica. Os referenciais teóricos utilizados foram: Cuti (2010), Duarte (2014), Almeida (2019), Melo (2021), Pinheiro (2023), Santos (2024). Além desses autores, a Lei 10.639/2003 e a Base Nacional Comum Curricular (2017). Visa-se, refletir sobre a realidade do ensino, propor o estudo da Literatura Negra e práticas literárias antirracistas.
- ItemO tempo escolar e o processo de aprendizagem(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-22) Santos, Máila Santana; Vellanes, Paulo de Tarso; Fontes, Janine; Ferreira, JuréiaO presente trabalho busca investigar a relação entre o tempo escolar e o processo de aprendizagem, destacando como o tempo disponível na escola pode impactar o desenvolvimento dos alunos e como fatores socioculturais influenciam esse processo. Embora o tempo escolar seja muitas vezes visto apenas como a carga horária prevista no planejamento pedagógico, este estudo argumenta que ele vai além desse limite, abrangendo as experiências externas dos alunos e suas realidades socioeconômicas. Autores como Fernando Becker, José Carlos Libâneo e Celso dos Santos Vasconcellos são fundamentais na discussão, destacando que o ambiente social e cultural dos alunos pode tanto dificultar quanto potencializar seu aprendizado. A pesquisa também destaca o papel do professor na adaptação das metodologias de ensino às necessidades individuais dos alunos, reconhecendo a diversidade de ritmos e realidades nas salas de aula. Além disso, o trabalho enfatiza a importância da interação entre escola e família no processo de aprendizagem, com a família desempenhando um papel crucial no apoio emocional e acadêmico do aluno. A análise sugere que, ao respeitar e integrar as vivências socioculturais dos alunos no processo de ensino-aprendizagem, o tempo escolar pode ser mais aproveitado, tornando-se mais significativo e eficaz. A flexibilização do tempo e das abordagens pedagógicas é essencial para garantir que todos os alunos, independentemente de sua origem social, tenham as mesmas oportunidades de aprender. O trabalho conclui que, para uma educação de qualidade, é fundamental considerar as condições externas dos alunos e adotar uma didática que respeite as individualidades, promovendo, assim, um ambiente de aprendizagem mais inclusivo e dinâmico.