Bacharelado em Administração - DCHT18
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Bacharelado em Administração - DCHT18 por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemFinanças pessoais: um estudo sobre o comportamento financeiro dos residentes em Eunápolis - BA.(Universidade Estado da Bahia, 2023-12-12) Oliveira, Monique Kele Santos; Oliveira, Ricardo Daher; Reis, Marília Martins de Araújo; Santos, Neilton Soares dosO presente trabalho de conclusão de curso teve como finalidade abordar o tema finanças pessoais, e como lidar com o dinheiro, de forma eficiente e equilibrada, afim de criar poupança, aumentar renda e gerar riqueza. Durante a pesquisa foi possível identificar as influências por trás do comportamento financeiro dos indivíduos, e como a educação e conscientização financeira se faz necessária para uma gestão financeira individual segura e de qualidade. Para o desenvolvimento da pesquisa foi realizada a revisão bibliográfica que possibilitou a fundamentação teórica da pesquisa, juntamente com a pesquisa de opinião com aplicação de um questionário realizada na cidade de Eunápolis, com a intenção de identificar a compreensão dos moradores sobre finanças pessoais. Ao final da pesquisa, observou-se que a maior parte dos participantes possuem pouco conhecimento sobre finanças pessoais. Neste sentido, a presente pesquisa teve importância para o desenvolvimento de novos estudos e também em possibilitar que a mesma sirva de informações para que as pessoas busquem capacitação financeira pessoal, afim de melhorar sua qualidade de vida e bem-estar.
- ItemOs desafios do home office na qualidade de vida do trabalhador: uma análise sobre gênero e deficiência visual(Universidade do Estado da Bahia, 2024-06-17) Jesus, Érica Livramento de; Reis, Marília Martins de Araújo; Almeida, Ceila Sales de; Araújo, Danielle Ferreira Medeiro da SilvaO presente trabalho abordou os desafios do home office na qualidade de vida do trabalhador, incluindo uma análise sobre gênero e de pessoas com deficiência visualno contexto organizacional. O home office é uma forma de trabalho relevante na contemporaneidade, o qual se acentuou na Pandemia do COVID-19, apresentando desafios tanto para a gestão, como para o trabalhador. Para contextualizar a temática, ilustrou-se a situação de minorias vulnerabilizadas e invisibilizadas, como mulheres e pessoas com deficiência visual, enquanto trabalhadores. Como método, para desenvolver a pesquisa, recorreu-se à pesquisa bibliográfica e à análise videográfica, utilizando-se a abordagem qualitativa para análise dos dados. Os resultados apontaram que os trabalhadores no contexto do home office enfrentam dificuldades em administrar o tempo da jornada de trabalho devido a autodisciplina exigida através do trabalho à distância, reduzindo a produtividade, o que impacta negativamente na qualidade de vida do trabalhador, e vice-versa. Constatou-se também, que as barreiras atitudinais e a desigualdade de gênero são reflexos de preconceitos estruturais e, mesmo com os avanços no âmbito dos direitos, há negligências pelas organizações, enfraquecendo as discussões sobre igualdade, equidade e inclusão, a exemplo dos grupos estudados. Espera-se que esta pesquisa contribua para novos estudos, e inspire reflexões acerca da temática em questão, fomentando a inclusão, a equidade e a igualdade de direitos.
- ItemTransformação no comércio de livros no Brasil: uma análise dos impactos da tecnologia digital sobre o consumo(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-08) Dias, Mayane Santos; Reis, Marília Martins de Araújo; Oliveira, Luziléa Brito de; Pereira, Diego Ramon SouzaO presente trabalho buscou analisar as transformações no mercado de livros do Brasil diante dos impactos das tecnologias digitais. Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória que utilizou pesquisas bibliográfica e documental para investigar o panorama atual do comércio de livros no Brasil, identificar os impactos das tecnologias digitais no mercado editorial e apontar os desafios enfrentados pelas livrarias físicas no cenário atual. A pesquisa bibliográfica consistiu na busca de produções científicas recentes que tratassem acerca do comércio de livros e das tecnologias digitais nesse contexto. Já a pesquisa documental baseou-se em relatórios de instituições relevantes no setor editorial. Como resultados a partir do estudo, foi possível verificar que o comércio de livros no Brasil enfrenta dificuldades e tem sido fortemente impactado pelas tecnologias digitais. Os autores apontaram que os avanços tecnológicos possibilitaram uma maior diversificação nos canais de venda e nos formatos dos produtos, tratados neste estudo como desmaterialização. Além disso, devido às mudanças nos hábitos dos consumidores, intensificadas durante a pandemia de COVID-19, essas novas formas de consumo têm sido cada vez mais adotadas. Essa nova e recente dinâmica representa novos desafios e ameaça a sobrevivência das livrarias físicas, especialmente as de médio e pequeno porte, indicando a necessidade de novas pesquisas no tema.
- ItemInfluenciadores digitais em Eunápolis: agentes de publicidade informal(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-26) Amorim, Aline Abas; Reis, Marília Martins de Araújo; Oliveira, Luziléa Brito de; Pereira, Diego Ramon SouzaO presente trabalho tem como premissa um estudo que versa sobre os Influencers digitais na cidade de Eunápolis, enquanto agentes de publicidade informal. O principal objetivo é investigar como os influenciadores digitais atuam e como influenciam na divulgação de produtos e serviços, visando assim, as decisões de compra dos consumidores no mercado local. Para o desenvolvimento deste trabalho, além da pesquisa bibliográfica e documental, realizou-se uma pesquisa observacional, videográfica de perfis de Digital Influencers (DIs) no Instagram. Além de catalogar DIs do município de Eunápolis, no período de março a maio de 2024, realizou-se a análise dos dados observados para compreender a atuação destes agentes de publicidade informal. Foram selecionados DIs que se autodenominavam criadores de conteúdo, bem como consideradas suas diferenças e semelhanças, formas de divulgação de produtos, de interação com seguidores, dentre outros critérios de análise. Os resultados apontaram que a atuação dos DIs como agentes de publicidade informal no município estudado, atuam com diversos produtos e serviços, produzindo engajamento através da interação com seus seguidores. Espera-se que esta pesquisa seja uma fonte de conhecimento sobre o Marketing de influência local, destacando a importância e o impacto do trabalho realizado pelos DIs neste novo e desafiante espaço, para a promoção e divulgação de marcas e serviços.