Bacharelado em Administração - DCHT18

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    Administração e sustentabilidade o setor farmacêutico Eunapolitano e o descarte de resíduos sólidos no meio ambiente
    (2022-12-07) Guimarães, Thyago Willian de Oliveira; Torres, Henderson Carvalho; Braga, Robson; Araújo, Wilson Alves de
    O campo acadêmico da Administração tem enfrentado o desafio contemporâneo de ter de associar a otimização dos processos e modelos de gestão empresarial com a exploração sustentável do Meio Ambiente. Deste cenário, a Sustentabilidade emerge como eixo estruturante de diversas pesquisas no cenário atual da área. Com base nisto, este estudo promove uma investigação sobre o gerenciamento e descarte de resíduos sólidos no varejo farmacêutico da cidade de Eunápolis, Bahia e os possíveis impactos disto no Meio ambiente. Para tanto, interessou conhecer modos de gestão e controle da mercadoria – medicamentos – vencida e danificada e demais resíduos sólidos produzidos por atividade – embalagens, bulas, etc. Por sua vez, no âmbito dos procedimentos científicos de pesquisa, este estudo utilizou as seguintes técnicas: Entrevista, Análise Documental, Visitas in loco, etc. Os achados autorizam dizer que existe preocupação deste segmento comercial em seguir as orientações legais quanto a manejo e descarte de resíduos sólidos. Paradoxalmente, a pesquisa empírica demonstrou, por sua vez, que esta preocupação bem como os conhecimentos técnicos se restringem, no mais das vezes, à equipe gestora dos estabelecimentos farmacêuticos, ficando os demais trabalhadores quase à deriva destes saberes. Assim, aqui defendemos a necessidade de capacitar os trabalhadores do setor, o que pode redundar em uma prática profissional mais consciente, bem como que funcionem com agentes educativos do consumidor final.
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    Estratégias de marketing para alavancar as vendas: um estudo sobre o uso das mídias sociais – WhatsApp.
    (Universidade do Estado da Bahia , 2024-12-11) Pereira, Fernanda Santos; Abreu, Kamila Assis de; Fontes, Ana Taís; Canella, Victor Borges
    Impulsionado pela necessidade de entender como o marketing pode alavancar as vendas pelo do uso das mídias digitais, o presente artigo foi construído por meio da pesquisa bibliográfica e coleta de dados, para a construção deste estudo. Ao longo do tempo a sociedade passou por diversas transformações tecnológicas, várias dessas mudanças afetou o marketing onde as relações de consumo entre clientes e empresas se consolidavam. De tal forma foi preciso ajustar-se a essas transformações sem perder de vista a atividade principal do supracitado: satisfazer as necessidades dos clientes. Com o tempo não bastava apenas entregar o pedido de um cliente, mas agregar valor, entender o comportamento desse novo público no qual está cada vez mais inserido no mundo digital. Por conseguinte, buscasse por meio do marketing entender as estratégias possíveis na iminência de alavancar as vendas, modificar a forma como atender o seu público, entregando além de simples produtos, mas um serviço completo, que compreenda o pré e o pós venda com qualidade. Esperasse que ao longo desta pesquisa, identifique-se como o marketing digital pode alavancar as vendas por meio do uso de mídias sociais, como por exemplo, o whatsapp.
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    Impactos da pandemia da COVID-19 na cadeia logística da prestação de serviços em academias da cidade de Eunápolis - BA
    (Universidade do Estado da Bahia, 2023-11-22) Silveira, Henrique Negreiros; Oliveira, Ricardo Daher; Reis, Marília Martins de Araújo; Araújo, Timóteo
    A pandemia de COVID-19 transformou drasticamente a dinâmica das academias de musculação, afetando a demanda e cadeia logística. Esta pesquisa explora como as variações na demanda e no comportamento do consumidor diante das restrições causadas pela pandemia, afetaram a administração e a logística do setor fitness. A metodologia utilizada abrange uma extensa revisão bibliográfica para contextualizar as transformações no setor e um estudo de caso realizado na cidade de Eunápolis-BA, para ilustrar os efeitos práticos dessa mudança. O estudo busca compreender como as estratégias foram ajustadas para lidar com o novo cenário e superar obstáculos operacionais, contribuindo para a compreensão mais ampla das adaptações necessárias na cadeia logística das academias durante a pandemia.
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    Marketing digital: contribuições da inteligência artificial na criação de conteúdo estratégico personalizado
    (Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-18) Kanezaki, Patrícia Dantas; Oliveira, Ricardo Daher; Canella, Victor Borges; Fontes, Ana Tais Muniz
    Este trabalho investiga a contribuição da inteligência artificial (IA) na criação de conteúdos personalizados no marketing digital, com foco no setor varejista. O problema de pesquisa consiste em compreender como a IA pode otimizar estratégias de marketing, ajudando na criação de conteúdos estratégicos e personalizados para o público-alvo. objetivo principal é verificar como a IA contribui para personalizar estratégias de marketing digital, avaliando sua aplicação prática em campanhas. Por meio de uma abordagem exploratória e descritiva, foi realizada uma revisão bibliográfica e um estudo prático utilizando o ChatGPT, que gerou conteúdos para empresas fictícias de diferentes nichos. Esse estudo demonstrou a capacidade da IA de personalizar mensagens e adaptar-se a diferentes públicos e nichos. Os resultados evidenciam que a IA promove agilidade e precisão na personalização de conteúdos, além de facilitar o acesso a estratégias digitais avançadas, mesmo para pequenas empresas. Conclui-se que a IA é uma ferramenta transformadora para o marketing digital, possibilitando inovação e competitividade no mercado, especialmente ao oferecer soluções personalizadas alinhadas às demandas do público.
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    Inteligência artificial no gerenciamento de projetos: uma revisão bibliométrica entre os anos de 2020 e 2024
    (Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-18) Marques, Pedro Lucas Pereira; Oliveira, Ricardo Daher; Fontes, Ana Taís Muniz; Canella, Victor Borges
    Este trabalho abordou o impacto da Inteligência Artificial (IA) no Gerenciamento de Projetos, enfatizando suas principais vantagens, desafios e implicações. No contexto atual de avanços tecnológicos acelerados, as organizações precisam se adaptar para sustentar sua competitividade. Com base em uma análise bibliométrica das plataformas Web of Science e Scopus, o estudo investiga o uso de métodos de IA, como previsão de prazos e custos, automação de tarefas, alocação de recursos e análise de dados complexos. Os resultados destacam que a incorporação da IA favorece decisões mais assertivas, colaborações mais eficazes e maior eficiência operacional. Contudo, obstáculos como custos elevados e resistências culturais ainda limitam sua aplicação. Ao mapear tendências e oferecer uma perspectiva crítica sobre o uso da IA, este trabalho amplia o entendimento acadêmico sobre suas possibilidades no campo da gestão de projetos.