Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Intervenção Educativa e Social (PPGIES)
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Intervenção Educativa e Social (PPGIES) por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 62
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA compreensão dos impactos do estresse no trabalho docente e os modos de enfrentamento no contexto do Ensino Fundamental(Universidade do Estado Da Bahia, 2020-12-03) Silva, Marinalva de Souza Teixeira; Torres, Cláudia Regina de Oliveira Vaz; Amorim, Ivonete Barreto de; Costa, Gustavo Nunes de OliveiraA sociedade vem passando por diversas transformações sócio-políticas, econômicas e culturais que influenciam diretamente na qualidade de vida do ser humano. Atrelados aos avanços tecnológicos, à competitividade, à produtividade, às jornadas elevadas de trabalho, às exigências da atualidade e às necessidades subjetivas dos seres humanos, são produzidos sintomas prejudiciais à saúde mental e que repercutem no âmbito pessoal e profissional. Assim, a pesquisa teve como objetivo analisar os impactos dos fatores associados ao adoecimento psíquico e às estratégias de enfrentamento do estresse utilizadas pelos docentes no contexto escolar do Ensino Fundamental I no município de Guanambi-BA, vistas à construção de uma revista em quadrinhos. Para isso, as questões norteadoras foram: de que forma as pressões do ambiente de trabalho que podem levar às diferentes modalidades de estresses? Como se dá a interferência desses comportamentos na qualidade do trabalho docente? De que forma as condições de trabalho podem levar ao que denominamos de estresse? Quais as variáveis mais frequentes são associadas ao adoecimento do docente? Para o desenvolvimento desta pesquisa, dialogamos com os seguintes autores no que se refere à temática do estresse e da profissão docente, a saber: Arantes (2002), Lipp (1990, 2001, 2004, 2009, Codo (1999), Dejours (1992, 2005), Esteve (1999), Meleiro (2002). Sobre estressores ambientais e impactos na saúde mental do docente, analisamos à luz de Frigotto (1993 1996, 2003), Ramos (2002) Reinhold (1996), Zabalza, (2004). Gasparini, S. M.; Barreto (2005), Saviani (2002), Gentili (1998) Libâneo (2004), Bauman (2001). Com relação à exaustão emocional e às estratégias de enfrentamento do estresse docente, a discussão foi fundamentada em Limongi-França, a. c.; Rodrigues (2014), Benevides-Pereira (2002), Carlotto (2008), Zanelli, J. C. (2010), Tamayo, M. R., & Tróccoli, B. T. (2002), Rossi, (2008), Fontenelle (2001) Goulart júnior; Lipp (2008, 2015). A pesquisa é de natureza qualiquantitativa, com abordagem técnica bibliográfica e de campo. Quanto aos objetivos, caracteriza-se como descritiva e exploratória. Após o estudo teórico, fica evidente que o estresse pode provocar mal-estar nos professores, não apenas à sua prática educativa, mas, igualmente, à sua saúde. O estudo apontou ainda a complexidade que é entender o ser humano e o processo saúde\doença, do prazer e do sofrimento; sobretudo, quando esse trabalho constitui a sua única fonte de sobrevivência. Desse modo, no atual contexto social do trabalho, é imprescindível pensar na qualidade de vida do profissional docente. Ao cuidar do bem-estar desses profissionais, previne-se, portanto, consequências que o estresse excessivo pode acarretar.
- ItemCentro de referência de educação inclusiva no sertão produtivo baiano: interlocução da equipe multiprofissional com as famílias(Universidade do Estado Da Bahia, 2020-12-07) Fernandes, Valéria Antunes Dias; Silva, Sandra Célia Coelho Gomes da; Catarino, Elisângela Maura; Soares, Marcia Torres NeriEsta pesquisa intitulada “Centro de Referência de Educação Inclusiva no Sertão Produtivo Baiano: interlocução da equipe multiprofissional com as famílias” tem como cenário a região Sudoeste do Estado da Bahia, especificamente no município de Guanambi-BA. Nesse lugar, surgiu a necessidade de pensar a educação inclusiva, sendo criado o Centro de Referência de Educação Inclusiva Operacional (CREIO) no Sertão Produtivo Baiano, contando com a participação de uma equipe multiprofissional, que trabalha para o desenvolvimento de crianças e jovens com necessidades educacionais especiais. Educação e Saúde são áreas indissociáveis no atendimento, porque afetam a aprendizagem e o desenvolvimento global desses alunos. Na compreensão de que crianças com necessidades especiais dependem, fundamentalmente, da estimulação precoce, é importante que o poder público garanta um local de atendimento e uma equipe multiprofissional especializada. Diante disso, a pesquisa (AUTORIZAÇÃO CEP Nº 3.768.391) teve como objeto de estudo, as interlocuções da equipe multiprofissional do Centro de Referência da Educação Inclusiva, da Cidade de Guanambi/Bahia, com as famílias dos alunos atendidos, a partir da seguinte questão norteadora: como se dá a interlocução da equipe multiprofissional do Centro de Referência de Educação Inclusiva, com as famílias dos alunos atendidos? O objetivo geral se deu em analisar como acontece a interlocução da equipe multiprofissional do Centro de Referência da Educação Inclusiva, no Sertão Produtivo Baiano. Assim, o estudo foi realizado com famílias participantes que tinham dois ou mais filhos atendidos pelo programa, a partir de 2018. Foi levado em consideração o número de faltas, excluindo aqueles que possuíam mais de cinco faltas. A equipe multiprofissional também foi um grupo participante da pesquisa, com um total de quatro profissionais: psicólogo, fonoaudiólogo, assistente social e pedagogo, e duas mães representantes das famílias. Foi realizada uma pesquisa de intervenção (PEREIRA, 2019), com abordagem qualitativa, bibliográfica, documental e de campo empírico. O trabalho configura-se como de natureza exploratória, considerando as especificidades que circundam o desenvolvimento da pesquisa no mestrado profissional. Foram utilizados instrumentos como entrevistas semiestruturadas. Também, como análise de conteúdo, foi utilizado Bardin (1977). Diante das análises, obtivemos os seguintes resultados: foram perceptíveis as dificuldades de interação entre família e a equipe multiprofissional, algo bem enfatizado pelos profissionais nas entrevistas. Também, a necessidade de ações que possibilitem a interlocução ente as famílias e a equipe. Por essa razão, o produto dessa pesquisa foi a construção de um caderno informativo para as famílias, em formato impresso, digital e audiovisual, publicado anualmente, com o objetivo de informar/integrar o meio familiar nas ações do CREIO, possibilitando uma interação social e melhores resultados, diante do atendimento de alunos com necessidades educacionais especializadas.
- ItemEducação/formação em espaço não formal: o artesanato na vida de artesãos numa comunidade do submédio São Francisco(Universidade do Estado Da Bahia, 2020-12-07) Calabria, Maria Lúcia de Fátima Melo Alves; Amorim, Ivonete Barreto de; Silva, Sandra Célia Coelho Gomes da; Pinheiro, Danielle Ventura de LimaEsta pesquisa intitulada “Educação/formação em espaço não formal: o artesanato na vida de artesãos numa comunidade do submédio São Francisco” teve como cenário o Vale do Submédio São Francisco que está localizado na região sertaneja, no semiárido do Nordeste do Brasil, a oeste do estado de Pernambuco e norte do estado da Bahia, especificamente, o município de Petrolina-PE. A biodiversidade do semiárido, em especial com relação à da caatinga, um bioma genuinamente brasileiro, pela riqueza dos seus recursos naturais, mas também pela “cultura da seca”, entrelaçados com outros fatores geopolíticos, históricos e socioeconômicos são inspirações na mão do artista e do artesão. Diante desse cenário, nasceu a seguinte questão de pesquisa: Como ocorrem os enfrentamentos do grupo de artesãos de Petrolina-PE diante das perspectivas de educação/formação implementadas através do artesanato? Com efeito, o objetivo geral desta pesquisa foi analisar as possibilidades de enfretamento do grupo de artesãos de Petrolina-PE diante das perspectivas de educação/formação através do artesanato. Os objetivos específicos foram: estabelecer uma relação dialógica entre educação/formação através do artesanato; compreender as possibilidades de educação/formação encontradas pelo grupo de artesãos tendo como base o artesanato; analisar os principais enfrentamentos dos artesãos, tendo como âncora o processo de formação/atuação no artesanato local; Implantar um processo de formação através de oficinas, tendo como base a história oral dos artesãos. A fundamentação teórica ancorou-se em Dussel (2016); Freire (2000; 2014), Gadotti (2012), Gohn (2009; 2014), Geertz (2008), Haguette (2010), Libâneo (2005); Quijano (2005), Santos (2009), Cascudo (1983), Bardin (2000), dentre outros autores que subsidiaram as discussões e análises. O caminho metodológico consistiu em uma pesquisa qualitativa, do tipo história oral temática, tendo como coleta das informações as entrevistas semiestruturadas, história oral, questionário diagnóstico e observação/avaliação das oficinas efetivadas com 6 artesãos colaboradores da pesquisa aprovada pelo comitê de ética, sob o número CEP - Autorização nº 3.937.949. Os resultados da pesquisa evidenciaram que o produto da educação/formação implementado através das oficinas dialógicas e possibilitaram que cada artesão do grupo, olhasse para si e para o outro reconhecendo que juntos são mais fortes e capazes de enfrentar as adversidades, como o isolamento social, ao desenvolver outras possibilidades de sobrevivência, a citar: efetivação de feiras virtuais, divulgação das peças através do Instagram, interações uns com ou outros através de plataformas virtuais, sem com isso, perder a perspectiva do estar junto mesmo respeitando as diretrizes de distanciamento. Foi relevante receber da comunidade do submédio São Francisco o reconhecimento de ações efetivadas na oficina “Mãos solidárias que fazem e doam máscaras”, assim como o comprometimento do grupo Feira na Vila pela continuidade dessas ações com periodicidade anual diante da intervenção educativa social efetivada.
- ItemSaúde mental: uma discussão sobre o processo de adoecimento de professoras da rede municipal de Bom Jesus da Lapa(Universidade do Estado Da Bahia, 2020-12-18) Batista, Janara Aparecida Teixeira; Torres, Cláudia Regina de Oliveira Vaz; Amorim, Ivonete Barreto de; França, Elisete Santana da CruzEsta dissertação, apresentada ao Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social (MPIES) da Universidade Estadual do Estado da Bahia – UNEB – Campus XI Serrinha Bahia, teve como objetivo geral avaliar os fatores internos e externos que levam ao processo de adoecimento mental de professores em exercício da docência no ensino público e como objetivos específicos: identificar características comportamentais e sociais que possam estar associadas no processo de adoecimento de docentes; mapear número de professores em fase de adoecimento mental na rede pública de ensino; Analisar os impactos do adoecimento mental nas relações profissionais do docente e as interferências na qualidade do processo de ensino e aprendizagem. O estudo propõe a criação de um calendário fixo voltado para o cuidado da saúde do trabalhador docente, através de oficinas terapêuticas, de articulação com a classe docente quanto ao processo de prevenção e esclarecimento quanto ao adoecimento mental. É um estudo qualitativo de natureza exploratória por meio de grupo focal reflexivo, entrevistas, diagnóstico organizacional e questionário sócio-demográfico, profissional e de saúde com 17 professoras da rede municipal de ensino do município de Bom Jesus da Lapa, na região Oeste da Bahia. A pesquisa ação é de forte relevância social, de maneira a contribuir para políticas relacionadas à saúde mental do trabalhador e, aqui, em especial à saúde mental dos trabalhadores docentes. A pesquisa é fundamentada em uma abordagem empírica do trabalho do professor, na busca do entendimento acerca da dinâmica saúde/sofrimento mental. Foi submetida ao comitê de ética com parecer favorável número 3.935.234. Como contributos teóricos na discussão sobre saúde mental, a pesquisa fundamentou-se em Amarante (2001), Dalgalarrondo(2008), Dejours (1986,1987, 1992,1994), Pinel (2007) e Rosa (2012), sobre a docência e sua relação de trabalho Bauman (2001), Evangelista (2002), Freire (2005, 2009), Mendes (1991,2004, 2007), Nóvoa (1996,1997, 2002), Pimenta (2002), Santos (2012), Tardif(2002,2005, 2014), Wünsch Filho (2014). Os resultados apontam que fatores como clima organizacional, condições de saúde, condições financeiras, condições emocionais, as relações no ambiente de trabalho e as suas interferências, emergem então, os desafios da prática pautada na “gestão” e na organização do trabalho que, pelas narrativas, estão interferindo na saúde emocional dos trabalhadores docentes. Podemos considerar que a produção completa de saúde exige um pensar e um agir, não apenas individual mas, também, coletivo. É importante reconhecer que existe a necessidade de mudança do paradigma da atenção dada ao adoecimento mental na sociedade, como também, nas condições de saúde de forma geral, uma vez que os determinantes sociais da profissão docente influenciam diretamente na ocorrência de problemas de saúde mental.
- ItemUma proposta de intervenção em educação agroecológica na Comunidade Quilombola do Engenho da Ponte do Recôncavo baiano(Universidade do Estado Da Bahia, 2020-12-29) Oliveira, Mário Antonio Santana de; Vitorino, César Costa; Silva, Sandra Célia Coelho Gomes daA presente dissertação pretende apresentar os resultados de uma pesquisa-intervenção na comunidade Quilombola do Engenho da Ponte, uma comunidade situada no Vale do Iguape, no município de Cachoeira, no Recôncavo da Bahia. Essa pesquisa teve como questão norteadora a seguinte pergunta: quais os saberes e práticas da comunidade quilombola do Engenho da Ponte no que diz respeito ao cultivo da terra, particularmente quanto à cultura do dendê, e como acompanhar e assessorar essa comunidade no campo formativo da educação agroecológica? A pergunta emerge de uma continuada aproximação do pesquisador com o assunto da terra e com as lutas históricas do povo negro no Brasil, relacionadas ao uso e ao direito à terra, um campo regado de saberes ancestrais e populares pouco reconhecidos socialmente como conhecimento válido. O objetivo geral do trabalho foi identificar, através de uma relação dialógico-compreensiva entre comunidade e pesquisador, os saberes e as práticas utilizados pela comunidade, relativas ao uso da terra, especialmente aqueles/as que se relacionam com o cultivo do dendê. Antes de dar início ao processo de coleta de dados da presente pesquisa, o projeto foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade do Estado da Bahia, cujo parecer nº 4.141.501, datado de 08 de julho de 2020, consta como aprovado. Tendo escolhido a pesquisa-ação-intervenção como abordagem de pesquisa, utilizamos como dispositivos metodológicos a observação participante, a participação observante, a pesquisa documental, as rodas de saberes e as entrevistas semi-estruturadas. Os resultados apontam para a) um conhecimento construído no interior da própria comunidade e transmitido intergeracionalmente pela via da oralidade, que revelam um saber significativo no campo dos princípios agro-ecológicos; b) a destacada influência dos mais velhos ou dos mais experientes na preservação e transmissão desse saber ancestral, motivo pelo qual nessa pesquisa, assim como em outras, eles “ganham” o título de “Mestres”, c) uma prática de cultura do dendê que se diferencia pelo modo de produção, que se fundamenta em princípios distintos dos da lógica branco-ocidental dominante; d) um protagonismo feminino que é visível desde a gestão da associação e da criação de uma Articulação de Mulheres até as ações das mulheres no campo da produção agrícola, pecuária e pesca, sem falar de suas habilidades na comercialização dos produtos. O produto final desta pesquisa-intervenção foi a elaboração, desde uma postura dialógica, bem ao estilo freiriano, de folhetos informativos fundamentados nos saberes transmitidos oralmente pelos mestres populares da comunidade do Engenho da Ponte em articulação com o conhecimento científico no campo da agro-ecologia. Consideramos que esse registro do conhecimento acumulado, transmitido intergeracionalmente através da oralidade pelos membros da comunidade em torno do cultivo do dendê em bases agroecológicas, poderia resultar em importante contribuição para o campo da educação escolar e não-escolar, sobretudo a educação quilombola, tão bem quanto para o reconhecimento dos saberes quilombolas e de suas implicações para a construção positiva da identidade negra quilombola.
- ItemPráticas e experiências de economia solidária no contexto territorial da região Sisaleira da Bahia: interlocuções sobre as ações do COGEFUR(Universidade do Estado Da Bahia, 2021-02-11) Lopes, Ana Paula Araújo; Castro, Janio Roque Barros de; Santos, Janeide Bispo dos; Silva, Sandra Célia Coelho Gomes da; Rigonato, Valney DiasA presente Dissertação, intitulada “Práticas e Experiências de Economia Solidária no Contexto Territorial da Região Sisaleira da Bahia: interlocuções sobre as ações do COGEFUR”, teve como intento fomentar estratégias para o fortalecimento da atuação do COGEFUR no Território do Sisal e, concomitantemente, potencializar as ações coletivas de economia solidária e Agricultura Familiar nesse recorte local/regional. Os objetivos específicos se constituíram em: reconstruir os processos históricos, para analisar e sistematizar a produção das ações educativas e sociais do COGEFUR ao longo de sua existência; construir estratégias em rede para reaproximar o COGEFUR das entidades de base; mapear os Empreendimentos Econômicos Solidários e as famílias que foram apoiadas pelo crédito rural do fundo rotativo no Território do Sisal e que levaram em conta as especificidades socioculturais, locais e regionais; produzir material didático com a sistematização das experiências dos Empreendimentos Econômicos Solidários apoiadas pelo fundo rotativo. Diante do desafio de compreender e construir ações interventivas, nos debruçamos sobre a seguinte questão norteadora: De qual maneira pode-se contribuir para o fortalecimento e a visibilidade do COGEFUR, a fim de potencializar a dinamização da economia solidária no Território do Sisal, levando em conta as peculiaridades socioculturais locais/regionais? Em termos metodológicos, o estudo trata-se de uma Pesquisa ação, que se divide em quatro etapas: Diagnóstico; Planejamento; Execução e Avaliação. Durante a pesquisa foram utilizadas algumas ferramentas de metodologias participativas, a saber: as rodas de conversa; entrevistas semiestruturadas, pesquisa bibliográfica e análise documental. Como produto final das ações coletivas, foi elaborado um documento norteador, que ilustra o percurso histórico do COGEFUR, bem como, as experiências exitosas apoiadas pelo Fundo Rotativo. Desta forma, buscou-se embasamento teórico e reflexões em autores como: Baldissera (2001); Barreto (2017); Bertucci (2003-2007-2010); Betto (1985); Bordnave (1983); Brandão (1997-2009); Buarque (2002); Claval (2001, 2011); Dione (2007); Demo (1985); França Filho (2017); Gohn (2001-2005); Hall (1997, 2001); Hasbaert (2008); Nascimento (2003); Nascimento (2009); Santos (2001); Singer (2005, 2012); Thiollent (1997). Os resultados da pesquisa apontaram que a história do COGEFUR é marcada pela construção de práticas de solidariedade e pela contribuição histórica das CEB’s e da Educação Popular, no processo educativo de empoderamento das classes mais populares. Essas práticas foram identificadas desde as trocas do dinheiro pela semente e por animais, até a contribuição para a consolidação das cooperativas de crédito no território, cooperativas de produção, poupança comunitária, fundos rotativos de animais, contribuindo para a inclusão financeira e produtiva dos sujeitos, segurança nutricional e soberania alimentar. A partir das narrativas, evidenciou-se que o trabalho do COGEFUR foi decisivo para buscar estratégias de convivência com o semiárido, para amenizar as estatísticas do mapa da fome e da desigualdade social no território e erradicar o trabalho infantil. Além disso, acredita-se que a presente pesquisa-ação pode contribuir para com a continuidade do debate, para a abertura e tensão de novas frentes de reflexão e intervenção nas universidades, nas organizações públicas, nos movimentos sociais, nas ONGs. Essa pesquisa possui aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP/UNEB), sob parecer nº 3.937.960, emitido em 27 de março do ano de 2020.
- ItemEducação profissional e modelagem didática: contribuição pedagógica para a unidade curricular Custos Logísticos(Universidade do Estado Da Bahia, 2021-02-11) Silva, Karine das Neves Paixão; Castro, Selma Barros Daltro de; Santos, Marcos Gilberto dos; Batista, Marize Damiana Moura Batista eO presente trabalho, de característica interventiva, versa sobre a educação profissional e a modelagem didática efetivada na unidade curricular custos logísticos, componente do curso técnico em Logística. Como questão da pesquisa, tem-se: de que forma a modelagem didática pode contribuir para a construção de uma ferramenta pedagógica que possibilite: a) ao discente compreender e resolver problemas de forma contextualizada; b) ao docente uma prática pedagógica de forma estratégica ao processo de ensino. Como objetivo geral, o trabalho propõe uma ferramenta que auxilie e dê suporte ao docente em sua prática pedagógica, na Educação Profissional, por meio da modelagem da unidade curricular Custos Logísticos no curso técnico em Logística em um Centro de Formação Profissional (CFP) no Município de Feira de Santana e tem por objetivos específicos: 1) Apresentar perspectivas históricas e contemporâneas da Educação Profissional no Brasil; 2)Contextualizar a modelagem didática e a educação profissional; 3) Propor uma ferramenta pedagógica que auxilie tanto a prática docente como o processo de aprendizagem discente, por meio do princípio da modelagem, para a disciplina Custos Logísticos no curso técnico em Logística. O referencial teórico tem aporte em autores como Cunha (1978), Manfredi (2017), Frigotto (2003, 2005), Libâneo (2018), Kuenzer (2000), Saviani (2008), Bassanezzi (2002), Biembengut (2009), D’Ambrósio (1996). A pesquisa foi submetida ao Comitê de Etica e Pesquisa e autorizada conforme processo nº 3.955.246. Metodologicamente, a pesquisa qualitativa de natureza interventiva foi a estratégia utilizada no processo de investigação. Como procedimento para coleta de dados foram aplicados questionários com os docentes e discentes, além da realização da modelagem didática na disciplina Custos Logísticos e da análise documental. O produto consiste na proposição de um modelo pedagógico que auxilie e dê suporte ao docente em sua prática pedagógica na Educação Profissional, baseado na técnica de modelagem para a unidade curricular Custos Logísticos no curso técnico em Logística, em um (CFP) no Município de Feira de Santana, contemplando uma situação problema ou situação de aprendizagem elaborada para a UC referida. Os resultados evidenciaram que os docentes da educação profissional, embora sejam profissionais com formação em bacharelado, apresentam iniciativas pedagógicas que tentam conectar a didática com a Educação Profissional. A modelagem didática, se apresenta como uma estratégia pedagógica capaz de motivar o aluno para a aprendizagem, além de potencializar a interação, o engajamento e envolvimento do discente no processo educacional.
- ItemAproximações e tensões entre a educação básica e o ensino superior: uma proposta de intervenção no Complexo Integrado de Educação de Ipiaú-BA(Universidade do Estado Da Bahia, 2021-02-11) Alves, Izabel Cristina Lima Dias; Soares, Marcia Torres Neri; Torres, Mônica Moreira de Oliveira; Castro, Selma Barros Daltro de; Pimentel, Susana CoutoEste trabalho evidencia a articulação entre o ensino superior e a educação básica, visando diminuir possíveis tensões entre esses níveis. Com frequência, atividades desenvolvidas pelo ensino superior utilizam esse espaço para estágios, extensão e pesquisa, sem o sentido da complementaridade. A pergunta norteadora desta pesquisa consisteem: “como pode ser potencializada a aproximação da UNEB, Campus XXI, com o Complexo Integrado de Educação de Ipiaú (CIEI)?”. Para tanto, o objetivo geral é analisar possibilidades de potencializar a aproximação da UNEB, Campus XXI, com o CIEI. E como objetivos específicos: identificar os processos de aproximações e tensionamentos entre a UNEB-Campus XXI e o CIEI; elaborar, de forma colaborativa, um plano de gestão como estratégia pedagógica de aproximação entre a UNEB- Campus XXI e o CIEI; discutir os contributos do plano de gestão para organização administrativa e pedagógica do CIEI, com base nas necessidades oriundas das sessões reflexivas. A pesquisa tem aprovação pelo Comitê de Ética de Pesquisa (CEP) sob o parecer nº 3.937.948, de 27.03.2020. Como referencial teórico apoia-se em Pimenta e Anastasiou (2014), Peroni (2003), Lüdke (2009), Libâneo (2018), Paro (2016) e Luck (2015). A metodologia é a pesquisa-ação colaborativa com base em Pimenta (2005, 2006) e Thiollent (1986), mediante proposta de intervenção produto, o plano de gestão. Para coleta de dados foi aplicado um questionário para caracterizar o lócus de pesquisa, perfil dos colaboradores e dimensões sobre os níveis de ensino e o plano de gestão. A consolidação das ações interventivas realizou-se por meio de sessões reflexivas, remotamente pela plataforma googlemeet e pelo WhatsApp. Para análise, utilizou-se a Análise de Conteúdo de Bardin (1977).Emergiram duas categorias: I) princípios para aproximação entre a universidade e a educação básica e II) Estratégias para/na aproximação entre os níveis de ensino. Os princípios foram: a) a Prevalência do sentido colaborativo. b) Valorização dos saberes produzidos na Educação Básica; c) A escola como lócus de formação. Como estratégias de aproximação, identificou-se: a) Propostas de formação docente sob a configuração de pesquisas, cursos de extensão, debates e palestras; b) Parceria na elaboração das ações administrativas e pedagógicas; c) Interação entre graduandos e sujeitos da Educação Básica. O plano de gestão foi elaborado de forma colaborativa, potencializada pela mediação tecnológica digital, pautado por ações articuladoras dos níveis de ensino, nas dimensões: pedagógica, curricular, administrativa, financeira, infraestrutura, humana e cultural, reconhecendo a amplitude dos aspectos pedagógicos na formação para gestão. Esse processo revelou-se eficaz, pelo envolvimento, respeito e valorização dos colaboradores, entendimento das finalidades e continuidade na instituição. Depreendeu-se a relevância da realização de investigações colaborativas aplicadas e centradas no reconhecimento das práticas de gestão escolar na educação básica, como via para a almejada aproximação, superando tensões com este nível.
- ItemRacismo institucional: o combate em rede no Baixo Sul Baiano(Universidade do Estado Da Bahia, 2021-03-13) Santana, Lousana de Jesus; Purificação, Marcelo Máximo; Carneiro, Everton Nery; Santana, Maria Luzia da SilvaEste trabalho intitulado Racismo institucional: o combate no Baixo Sul Baiano tem como objetivo potencializar espaços de compreensão dos aspectos do racismo institucional a partir das perspectivas do Baixo Sul em Rede no Combate ao Racismo Institucional (BSRCRI). O trabalho tem como justificativas trajetórias pessoais da pesquisadora, fomento da pesquisa científica, acúmulo para o BSRCRI no que se refere ao arcabouço necessário para o alargamento e aprofundamento da discussão e o combate praxiológico a esse tipo de racismo. Diante das demandas da rede (BSRCRI), apresenta-se como problemática: como solucionar o desconhecimento sobre o racismo institucional no baixo sul baiano? Essa problemática foi levantada após um processo de pesquisa junto ao grupo com o método zopp (baseia-se num processo de planejamento participativo sendo desenvolvidos passo a passo em equipes que contam com a participação dos indivíduos ou grupos afetados pelo projeto). A metodologia utilizada para a análise dos dados, obtidos através de observações e questionários, foi utilizada a análise de conteúdo. Diante do processo de pesquisa e desenvolvimento da temática, constata-se que o racismo institucional é uma constante presente no baixo sul baiano e eixo central para a prática das demais formas de racismo naquele território. Ao final, o trabalho apresenta-se um produto proveniente do processo de pesquisa, que é fruto de diálogo com os integrantes do BSRCRI em formato de cartilha de formação/ informação.
- ItemUma proposta de intervenção em educação agroecológica na Comunidade Quilombola do Engenho da Ponte do Recôncavo Baiano(2021-05-26) Oliveira, Mário Antonio Santana de; Vitorino, César Costa; Silva, José Ricardo Carvalho da; Silva, Sandra Célia Coelho Gomes daA presente dissertação pretende apresentar os resultados de uma pesquisa-intervenção na comunidade Quilombola do Engenho da Ponte, uma comunidade situada no Vale do Iguape, no município de Cachoeira, no Recôncavo da Bahia. Essa pesquisa teve como questão norteadora a seguinte pergunta: quais os saberes e práticas da comunidade quilombola do Engenho da Ponte no que diz respeito ao cultivo da terra, particularmente quanto à cultura do dendê, e como acompanhar e assessorar essa comunidade no campo formativo da educação agroecológica? A pergunta emerge de uma continuada aproximação do pesquisador com o assunto da terra e com as lutas históricas do povo negro no Brasil, relacionadas ao uso e ao direito à terra, um campo regado de saberes ancestrais e populares pouco reconhecidos socialmente como conhecimento válido. O objetivo geral do trabalho foi identificar, através de uma relação dialógico-compreensiva entre comunidade e pesquisador, os saberes e as práticas utilizados pela comunidade, relativas ao uso da terra, especialmente aqueles/as que se relacionam com o cultivo do dendê. Antes de dar início ao processo de coleta de dados da presente pesquisa, o projeto foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade do Estado da Bahia, cujo parecer nº 4.141.501, datado de 08 de julho de 2020, consta como aprovado. Tendo escolhido a pesquisa-ação-intervenção como abordagem de pesquisa, utilizamos como dispositivos metodológicos a observação participante, a participação observante, a pesquisa documental, as rodas de saberes e as entrevistas semi-estruturadas. Os resultados apontam para a) um conhecimento construído no interior da própria comunidade e transmitido intergeracionalmente pela via da oralidade, que revelam um saber significativo no campo dos princípios agro-ecológicos; b) a destacada influência dos mais velhos ou dos mais experientes na preservação e transmissão desse saber ancestral, motivo pelo qual nessa pesquisa, assim como em outras, eles “ganham” o título de “Mestres”, c) uma prática de cultura do dendê que se diferencia pelo modo de produção, que se fundamenta em princípios distintos dos da lógica branco-ocidental dominante; d) um protagonismo feminino que é visível desde a gestão da associação e da criação de uma Articulação de Mulheres até as ações das mulheres no campo da produção agrícola, pecuária e pesca, sem falar de suas habilidades na comercialização dos produtos. O produto final desta pesquisa-intervenção foi a elaboração, desde uma postura dialógica, bem ao estilo freiriano, de folhetos informativos fundamentados nos saberes transmitidos oralmente pelos mestres populares da comunidade do Engenho da Ponte em articulação com o conhecimento científico no campo da agro-ecologia. Consideramos que esse registro do conhecimento acumulado, transmitido intergeracionalmente através da oralidade pelos membros da comunidade em torno do cultivo do dendê em bases agroecológicas, poderia resultar em importante contribuição para o campo da educação escolar e não-escolar, sobretudo a educação quilombola, tão bem quanto para o reconhecimento dos saberes quilombolas e de suas implicações para a construção positiva da identidade negra quilombola.
- ItemA construção dialógica de um paradidático na Comunidade Quilombola do Maracujá em Conceição do Coité-BA: olhares insurgentes no processo de ensino e de aprendizagem(Universidade do Estado Da Bahia, 2021-08-27) Araújo, Raiane Cordeiro de; Amorim, Ivonete Barreto de; Vitorino, César Costa; Santos, Francisca Eugenia dosEsta pesquisa, intitulada “A construção dialógica de um paradidático na Comunidade Quilombola do Maracujá em Conceição do Coité-BA: olhares insurgentes no processo de ensino e de aprendizagem”, teve como locus a Escola Municipal Maria Rita Marcelina Silva, situada no Quilombo do Maracujá, localizado em Conceição do Coité, interior da Bahia, no Território do Sisal. Diante desse cenário, nasceu a seguinte questão de pesquisa: Quais potencialidades de ensino e de aprendizagem podem ser desenvolvidas ao longo da construção dialógica de um paradidático na Comunidade Quilombola do Maracujá para alunos do 4° e 5° ano do Ensino Fundamental, Anos Iniciais? Com efeito, o objetivo geral desta pesquisa foi compreender as potencialidades de ensino e de aprendizagem proporcionadas ao longo da construção dialógica de um paradidático como documento de identidade e emancipação na Comunidade Quilombola do Maracujá. Os objetivos específicos foram: contextualizar o percurso histórico e o processo de reconhecimento da Comunidade Quilombola do Maracujá, em Conceição do Coité-BA, tendo como base a transmissão oral dessas histórias através dos anciões/ãs e do referencial teórico pesquisado; discutir a incorporação das culturas referendadas pertencentes ao âmbito do processo de ensino aprendizagem da escola da Comunidade Quilombola do Maracujá; e construir de forma dialogada um paradidático, tendo como base as vivências e representações em comunidade, que ecoam nos desenhos das crianças do 4° e 5° ano (turma multisseriada) do Ensino Fundamental, Anos Iniciais. A fundamentação teórica ancorou-se em Amorim (2014), Candau e Moreira (2008), Escobar (2005), Freire (2013), Gadoti (2012), Gomes (2003; 2005; 2012; 2017), Jovchelovitch e Bauer (2002), Laguna (2001), Lopes e Macedo (2011), Menezes (2001), Munanga (2001; 2014), Quijano (2005), Ribeiro (2017; 2019), Sacavino (2020), Sacristán (2013), Santos (2007; 2012; 2019), entre outros autores/as que subsidiaram as discussões e as análises. O caminho metodológico consistiu em uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011), tendo como instrumentos de coleta das informações as entrevistas narrativas com três anciãs, três lideranças e duas professoras da escola; os Círculos de Cultura, inspirado em Paulo Freire, e a observação das crianças durante a realização das oficinas de reconto de histórias e desenhos sobre a comunidade e com análise de conteúdos ancorada em Bardin (2016). A pesquisa foi aprovada pelo comitê de ética, sob o número CEP - Autorização 4.396.939. Os resultados evidenciaram que o produto da pesquisa, o paradidático intitulado “A riqueza do lugar: história da Comunidade Quilombola do Maracujá”, consistiu em uma opção de material didático-pedagógico para as escolas públicas municipais da cidade de Conceição do Coité, com possibilidade de alcance de outras cidades e como documento de identidade, emancipação, reconhecimento e luta, tornando a comunidade conhecida pelo máximo de pessoas possível, servindo como material de apoio e como uma opção lúdica e responsável para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.
- ItemPráticas de avaliação da aprendizagem: perspectiva dialógica e interventiva no âmbito da educação profissional integrada ao ensino médio de uma escola pública no território do sisal(Universidade do Estado Da Bahia, 2021-08-27) Silva, Gisélia Lima da; Amorim, Ivonete Barreto de; França, Elisete Santana da Cruz; Torres, Cláudia Regina de Oliveira VazCompreendendo-se que a formação de jovens estudantes numa escola de educação profissional deve ir além de uma formação técnico-instrumental, isto é, deve visar o desenvolvimento do ser integral por intermédio de uma educação emancipatória, as práticas de avaliação da aprendizagem precisam se configurar num itinerário dialógico-formativo contextualizado e significativo para os envolvidos no processo. Nessa perspectiva, procurou-se responder à seguinte questão de pesquisa: Como as práticas de avaliação da aprendizagem na Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio de uma escola pública no Território do Sisal podem ser realizadas na perspectiva dialógica e interventiva? Desse modo, como objetivo geral, buscou-se analisar os resultados das avaliações de aprendizagens e as possibilidades de intervenção no processo avaliativo de uma escola de Educação Profissional no Território do Sisal, através da ressignificação das práticas avaliativas dos professores dessa instituição. Quanto à fundamentação teórica, as análises ancoraram-se nos estudos de Esteban (2001; 2002), Hoffmann (1998; 2005; 2010), Luckesi (2005; 2006; 2011; 2013), Silva, Hoffmann e Esteban (2003), Romão (2011), Vasconcellos (2008), Ciavatta (2005), Frigotto e Ciavatta (2006), PiollI e Salla (2021), Saviani (2007), Ramos (2008), Freire (1987;1988; 2000; 2001; 2003) e Sacristán (2000), dentre outros teóricos que subsidiaram as discussões, assim como documentos norteadores acerca da Educação Profissional do estado da Bahia. Já a metodologia adotada para esta pesquisa (aprovada pelo Comitê de Ética, sob o CEP – Autorização nº 4.388.788) baseou-se numa abordagem qualitativa com pressupostos metodológicos dos Círculos Dialógicos Investigativo-Formativos (HENZ; FREITAS, 2015), tendo como instrumentos de coleta das informações as entrevistas semiestruturadas e o questionário diagnóstico, conforme proposições de Bardin (2011). As narrativas das colaboradoras da pesquisa revelaram que na escola há uma predominância de práticas avaliativas com fins classificatórios, fomentadas por concepções técnico-instrumentalistas de ensino, mas revelaram também perspectivas e disposição para a transformação dessas práticas a partir de um engajamento coletivo. Assim, foi implementada a formação continuada em serviço através dos Círculos Dialógicos Investigativo-Formativos, processo que será renovado anualmente, de modo progressivo, com temáticas contextualizadas e oriundas da escuta sensível aos docentes.
- ItemOrganização comunitária feminina em um curtume da região sisaleira: proposições educativas, socioambientais e culturais(Universidade do Estado Da Bahia, 2021-10-15) Alencar, Carla Giselle Pereira Mascarenhas de; Silva, Sandra Célia Coelho Gomes da; Amorim, Ivonete Barreto de; Aguiar, Itamar Pereira deA região sisaleira faz parte dos 27 territórios do Estado da Bahia e em sua área encontram-se instaladas comunidades diversas sobrevivendo a partir de diferentes culturas. Na cidade de Tucano encontra-se instalada uma associação comunitária vinculada a um curtume. Por conta de questões ambientais, o curtume foi autuado em 2016 pelo Ministério Público do Estado da Bahia e a ameaça de fechamento colocou a cultura do couro em situação de risco. As mulheres pertencentes a essa associação comunitária, objeto de estudo desta pesquisa, possuem iniciativas que permitem a interação e o respeito à natureza como forma de preservar a sua cultura, atitudes essas associadas ao gênero feminino ao longo da história. Mesmo assim, encontram dificuldades para superar os problemas socioambientais e, consequentemente, transmitir a sua cultura. A presente dissertação trouxe como questão de pesquisa: como (in)formar as mulheres vinculadas uma associação comunitária de um curtume da região do sisal sobre o processo de preservação e transmissão da cultural local dentro de um contexto educativo e socioambiental? O objetivo geral do estudo foi constituir e avaliar um processo de (in)formação sobre as contribuições educativas e socioambientais com e para as mulheres pertencentes a uma organização comunitária constituída a partir de um curtume da região sisaleira no processo de preservação e manutenção da cultura local. Para isso, foi utilizada a abordagem qualitativa através da pesquisa bibliográfica e documental. No campo empírico, aplicou-se a entrevista narrativa através da história de vida junto às cinco colaboradoras pertencentes a uma associação comunitária criada a partir de um curtume da região do sisal após a aprovação pelo Comitê de Ética e Pesquisa, parecer de número 4.428.014 e CAAE nº 39796720.6.0000.0057. A análise dos dados foi feita através do Discurso do Sujeito Coletivo, ancorado em Lefèvre e Lefèvre, (2005). As mulheres provenientes das comunidades surgem como facilitadoras no resgaste de vínculos, à medida que unem a sua cultura com os conhecimentos adquiridos no espaço escolar levando para práticas concretas que podem fazer a diferença neste processo de formação voltada às questões socioambientais e culturais. Os resultados da pesquisa evidenciaram que o produto construído a partir das oficinas formativas possibilitou uma educação voltada para a melhoria das relações com o meio ambiente, estimulando o desenvolvimento sustentável e possibilitando mudanças de atitudes sistematicamente. A relevância deste estudo está na formação de mulheres sobre a importância de se preservar sua cultura a partir de práticas educativas e socioambientais, constituindo saberes que serão transmitidos aos descendentes.
- ItemInvisibilidade da violência contra mulheres na bacia do Paramirim e Território do Sisal Baiano: as intervenções educativas, sociais e de saúde(Universidade do Estado Da Bahia, 2021-11-19) Messias, Joice Mara Amorim; Silva, Sandra Célia Coelho Gomes da; Prado, Ivanete Fernandes do; Arbúes, Margareth PereiraA violência contra mulheres é um grave problema social e de saúde pública que vem cada vez mais sendo neutralizado e silenciado devido estar arraigado na sociedade patriarcal e machista em que, historicamente, as mulheres eram propriedade dos homens. Nesse sentido, essa pesquisa objetivou analisar e propor intervenções educativas, sociais e da saúde para combater a invisibilidade da violência contra mulheres na perspectiva das enfermeiras que atuam na Estratégia de Saúde da Família na Bacia do Paramirim e Território do Sisal Baiano, assim, buscou responder a seguinte questão de pesquisa: Como se dá e quais são as proposições de intervenções no que diz respeito à combater a invisibilidade da violência contra mulheres, na perspectiva das enfermeiras que atuam na Estratégia de Saúde da Família na Bacia do Paramirim e Território do Sisal Baiano? O estudo foi realizado com cinco (05) enfermeiras dos municípios Baianos Serrinha e Macaúbas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho descritivo e exploratório. As informações complementares foram coletadas a partir de dados públicos. Para o embasamento científico, foi realizada também pesquisa bibliográfica no repositório da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), teses e dissertações, base de dados da Biblioteca Virtual em Saúde, artigos originais publicados em texto completo, livros e demais publicações técnicas do Ministério da Saúde e a Lei Maria da Penha. O processamento e análise do material coletado foram contemplados por meio do Discurso do Sujeito Coletivo. Após a coleta dos dados, foi realizada roda de conversa virtual com as enfermeiras sobre Violência contra mulheres e importância da notificação compulsória dos casos de violência interpessoal. O produto final da intervenção se constitui na 1ª edição do Boletim Informativo, intitulado “Alerta, Mulher!”, confeccionado em formato digital e impresso, sobre violência contra mulheres, abordagem, prevenção e publicação de informações diversas e necessárias para o enfrentamento da violência contra mulheres. Os cuidados éticos e legais dispostos nas Resoluções n.º 466/12 e 510/16 da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa foram respeitados em todas as fases da pesquisa. A metodologia proposta sofreu adequação, passando a limitar a abordagem de coleta de dados aos meios remotos de mediação virtual em conformidade com a Resolução Nº 1.423/2020 da Universidade do Estado da Bahia e Conselho Universitário em função do estado de calamidade pública decorrente da Pandemia COVID-19, respeitando os princípios da Organização Mundial de Saúde.Essa pesquisa teve apoio e financiamento pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB).
- ItemFormação continuada em serviço: perspectiva interdisciplinar no âmbito de uma escola do campo no território do sisal(Universidade do Estado Da Bahia, 2021-12-10) Pereira, Luciana Oliveira Simões; Amorim, Ivonete Barreto de; França, Elisete Santana da Cruz; Torres, Mônica Moreira de OliveiraEsta pesquisa, intitulada “Formação Continuada em Serviço: Perspectiva Interdisciplinar no Âmbito de uma Escola do Campo no Território do Sisal”, teve como cenário o Território do Sisal, que está localizado no sertão baiano, no semiárido do Nordeste do Brasil, especificamente, no município de Lamarão. Diante desse cenário, nasceu a seguinte questão de pesquisa: De que forma acontecem o processo de formação em serviço e as práticas docentes, no contexto de uma Escola do Campo em Lamarão, com vistas a implementar ações pedagógicas interdisciplinares? Com efeito, o objetivo geral desta pesquisa foi avaliar como acontecem as práticas docentes e o processo de formação de professores em serviço, no contexto de uma Escola do Campo em Lamarão, com vistas a implementar ações pedagógicas interdisciplinares. Os objetivos específicos foram: conhecer o processo de formação continuada em serviço de professores da escola do campo e as necessidades para atuarem de acordo com a proposta pedagógica da escola; compreender as concepções de educação, interdisciplinaridade e formação continuada em serviço, bem como contextualizar a Escola do campo e as práticas docentes; e implementar com base no diálogo e discussões sobre a práxis dos professores, um processo de intervenção pedagógica interdisciplinar em serviço. A fundamentação teórica ancorou se em Arroyo (2009), Caldart (2004), Damiani (2013), Gatti (2009; 2011; 2012), Gohn (2008; 2009), Freire (2009; 2013; 2014), Frigotto (2009), Minayo (2001) e Nóvoa (2001; 2002; 2012; 2017), entre outros autores quesubsidiaram as discussões e as análises. O caminho metodológico consistiu em uma pesquisa qualitativa, do tipo intervenção pedagógica, engajada com a prática da pesquisadora, que implementou processos de formação continuada em serviço com sete professores de uma escola sobre essa articulação interdisciplinar, tendo como coleta das informações as entrevistas semiestruturadas e os Círculos de Cultura (seis). Esta pesquisa foi aprovada pelo comitê de ética, sob o número CEP - Autorização nº 4.563.847. Os resultados da pesquisa evidenciaram que o trabalho docente, no âmbito brasileiro, apresenta desafios e necessidades específicas no ambiente campesino e faz com que esse lócus cultural se realize na intimidade da escola, na experiência dos professores/as e nas políticas de educação básica. A investigação teve como produto a implementação com base no diálogo e discussões sobre a práxis dos professores, mediante processo de intervenção pedagógica interdisciplinar em serviço. Estas repercutem diretamente sobre a formação docente, como condições de trabalho e apoio às formas de ensinar, demonstradas pelas práticas e experiências pessoais, tendo como produtos a construção com diálogo que fomente discussões sobre a práxis dos professores, mediante processo de intervenção pedagógica interdisciplinar em serviço e que considere a capacidade de decisão do docente, sua autonomia como ser que sente, pensa e age. Todavia, para a realização de um ensino, pensar de forma interdisciplinar possibilita o alcance de uma postura mais crítica diante dos fatos da realidade, compreendendo-a melhor, indo além dos componentes curriculares quando interagimos em busca de objetivos comuns. Além disso, contribui para que o aluno amplie o seu campo de conhecimento, aprendendo a olhar um mesmo objeto sob diversos ângulos.
- ItemEnsino de língua inglesa através de um minicurso para alunos do 5° ano de uma escola pública municipal da região sisaleira de Valente: letramento e multiletramento do planejamento à ação Interventiva(Universidade do Estado Da Bahia, 2021-12-13) Nascimento, Tanísia Ferreira; Vitorino, César Costa; Amorim, Ivonete Barreto de; Silva, José Ricardo Carvalho daO presente estudo discorreu sobre os percalços existentes no ensino de inglês em escolas públicas, além de ter abordado possíveis contribuições do letramento e do multiletramento como meio de tornar as aulas de inglês mais significativas. Nessa ótica, elaboramos a seguintequestão de pesquisa: De que maneira um minicurso de Língua Inglesa, ministrado de forma remota, fora da matriz curricular, amparado pelo Letramento e Multiletramento, poderá contribuir para uma aprendizagem significativa de alunos do 5° ano de uma escola pública do município de Valente - Bahia? Para tentar responder a pergunta problematizadora elencamos alguns objetivos. O objetivo geral traçado foi: compreender as possibilidades de planejamentoe ação interventiva de um minicurso de Língua Inglesa (LI) em uma escola pública do município de Valente - Bahia e, como objetivos específicos, a) motivar alunos para aprendizagem de LI por meio de práticas sociais fora da matriz curricular, mediante um curso com duração de 20 horas para alunos iniciantes; b) investigar em que medida o curso propostopode auxiliar no processo formativo do aprendiz de uma LI; c) analisar as múltiplas perspectivas dos alunos participantes sobre a intervenção construída. No referencial teórico dissertando a respeito do status e da chegada da LI no Brasil nos embasamos nas concepções de Crystal (2003); Leffa (2001); Paiva (2003); Ortiz (2000). No que diz respeito ao conceitode aulas remotas nos amparamos em Moreira, Schlemmer (2020); Paiva (2020); Oliveira (2019 2021). No que concerne a aprendizagem de inglês para crianças seguimos as premissas de Piaget (1991, 1996); Vygotsky (1991, 1993, 1998, 2001); Lennenberg (1967). No aporte teórico sobre os gêneros textuais, letramentos e multiletramentos nos apoiamos em Bakhtin (1997. 2003, 2010, 2014); Marcuschi (2003, 2008, 2015); NLG (1996); Kleiman (1995, 2005); Kress (1998); Soares (1998, 2004); Cope, Kalantzis (2000, 2009, 2012); Rojo (2012). A pesquisa foi de inspiração netnográfica, do tipo qualitativa. Seguimos também uma metodologia híbrida, pois utilizamos o pressuposto Let’see (LANKSHEAR E KNOBEL, 2013) e as ferramentas computacionais da Linguística de Corpus. Como instrumentos de pesquisa utilizamos: entrevista semiestruturada, formulário e narrativas, mediação via ferramentas digitais, específicas para cada ação (whatsapp, Google meet). Planejamos diante da aprovação do parecer consubstanciado pelo Código de Ética e Pesquisa (CEP), número 40464720.6.0000.0057. Nossa proposta interventiva foi ministrar um minicurso de 20 horas, fora da matriz curricular, para alunos do 5° ano de uma escola pública de Valente - BA. Nosso produto final foi a elaboração de um e-book com atividades de inglês para professores. Acreditamos que o objeto (e-book) que pode servir como uma guia para auxiliar professores de inglês. A (a versão final) do e-book e ficará disponível no formato digital e também impresso.
- ItemInserção e identidade profissional dos residentes egressos do Campus XI: uso do blog como uma proposta de acompanhamento(Universidade do Estado Da Bahia, 2021-12-17) Novais, Diná Santana de; Carneiro, Everton Nery; Amorim, Ivonete Barreto de; Renk, Valquíria ElitaEntre as questões que são demandadas à universidade, a residência estudantil é um programa de grande importância na assistência universitária. O impacto da vivência acadêmica para os estudantes universitários, em particular para os residentes, mostra-se como um importante foco de investigação e enorme relevância social para entender e intervir na melhoria dessa realidade. Com efeito, este trabalho nasceu da intenção de compreender como a experiência dos estudantes na condição de residentes interferiu na construção da identidade desses residentes egressos, bem como construir um blog de acompanhamento dos egressos no Departamento de Educação de Serrinha. Para tanto, foi levantada a seguinte interrogativa: Como a construção da identidade dos residentes reverbera na sua formação profissional, considerando que as residências estudantis podem se constituir como espaços de formação e de fomentação de ideias? O objetivo geral desse estudo foi analisar as relações estabelecidas entre residência estudantil, construção de identidade e inserção profissional de egressos do ensino superior. Como objetivos específicos: compreender a relação existente entre residência estudantil e construção da identidade; estabelecer a relação entre construção de identidade e inserção profissional; e implementar a criação de um ambiente eletrônico específico (blog), interativo, que possibilite a manutenção de um diálogo permanente com os residentes egressos do Campus XI. O referencial teórico ancorou-se nas ideias de Bauman (2001, 2005) e Hall (2019), quando analisam a questão identitária e como a construção dessa identidade impacta na modernidade. Tratou-se de um estudo de natureza qualitativa, interventiva, fazendo uso dos seguintes instrumentos na coleta e produção de dados: análise documental, questionário semiaberto e entrevista semiestruturada. O universo da pesquisa foi constituído por 19 residentes, egressos dos cursos de Pedagogia (10), Geografia (07) e Administração (02), e dois gestores que representaram o DEDC XI em períodos distintos e atuaram na comissão local de assistência estudantil. Vale salientar que antes da coleta das informações o projeto foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade do Estado da Bahia, e aprovado conforme parecer nº 4.574.747, de 05 de março de 2021. Esse estudo viabilizou o acompanhamento da inserção dos residentes egressos no mundo do trabalho e possibilitou a observação das mudanças em suas trajetórias, contribuindo para políticas voltadas para a juventude, gerando informações sobre os residentes egressos para a UNEB, em especial para o DEDC XI, uma vez que as informações referentes aos residentes que foram obtidas anteriormente, no período de seleção, não indicavam a realidade atual desses estudantes, havendo necessidade de uma retroalimentação constante para obtenção de dados reais. Sendo assim, os resultados geraram como produto um blog como instrumento importante e possível para o acompanhamento dos estudantes residentes egressos dos cursos de graduação do Departamento de Educação, Campus XI, Serrinha.
- ItemMulheres empreendedoras sociais numa feira livre do recôncavo baiano: uma proposta interventiva(Universidade do Estado Da Bahia, 2021-12-20) Coelho, Mariana Amado Alvarez; Silva, Sandra Célia Coelho Gomes da; Carneiro, Everton Nery; Silva, Rosemary Francisca NevesO objeto desse estudo abordou o empreendedorismo social feminino numa feira livre do Recôncavo baiano. Tivemos como questão de pesquisa: quais as propositivas de intervenção, diante da realidade de mulheres feirantes no ramo de trabalho de hortifruti de uma feira livre no Recôncavo Baiano, para desenvolver o empreendedorismo social? Como objetivo geral: analisar e intervir nas propositivas advindas da realidade de mulheres empreendedoras sociais, que atuam no ramo de hortifruti de uma feira livre no referido território. E objetivos específicos: apresentar o Recôncavo Baiano, no seu contexto socioeconômico, cultural e especificidades da feira livre; identificar o empreendedorismo social na perspectiva da identidade de gênero feminino e a realidade de mulheres empreendedoras no ramo de trabalho de hortifruti da feira de Santo Antônio de Jesus (SAJ-BA); construir uma propositiva de intervenção por meio de um Boletim Informativo Digital, após a percepção da realidade das referidas mulheres. Na fundamentação teórica, tivemos os conceitos de gênero, raça, cultura, território e feira com aporte nos principais autores: Chodorow (1990), Scott (1996), Freyre (2006), Holanda (1994), Soares e Gomes (2002), Laraia (1997), Santos, M. (1998), Mascarenhas e Dolzani (2008) e Mott (1976). As categorias globalização, trabalho e empreendedorismo social, em: Castel (1998), Dornelas (2021), Melo Neto e Fróes (2002), Weber (1947) e Santos, B. (2009). Realizamos uma abordagem qualitativa, de cunho exploratório e descritivo, pesquisa bibliográfica e documental, apresentada em formato capitular. Na investigação de campo fizemos uso da pesquisa de intervenção baseada em Pereira (2019), com entrevistas e roda de conversa remotas devido a pandemia da COVID-19, tendo como participantes cinco mulheres feirantes do hortifrúti de SAJ/BA. Para coleta e análise de dados, utilizamos a metodologia da história de vida em Haguette (1997) e discurso do sujeito coletivo por Lefèvre e Lefèvre (2005). Encontramos achados, como: o trabalho precoce da mulher feirante, enfrentamentos do gênero feminino para o empreendedorismo social e o trabalho na feira como um legado cultural; além de: insatisfações das pesquisadas com organização, limpeza, e estrutura física da feira livre de Santo Antônio de Jesus-BA. O Boletim Verde, informativo digital, o produto final, objetivou dar visibilidade a mulher feirante e trazer sugestões dialogadas sobre empreendedorismo feminino, será publicizado em versão digital (PDF) no portal da prefeitura de SAJ/BA. O estudo foi aprovado mediante parecer do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) sob nº 4.391.577/UNEB. Algumas (in)conclusões: a constatação de que mulheres feirantes são empreendedoras exercendo duplo labor, possuem empoderamento nas suas narrativas, e exercem o empreendedorismo social feminino como uma prática na feira livre de Santo Antônio de Jesus-Ba. Apontamos contribuições sociais: a visibilidade das histórias de mulheres feirantes por meio de um diálogo profícuo com reflexões sobre gênero, e, a intervenção social via produto apresentado, após conhecer o contexto de trabalho das referidas mulheres. Como desdobramentos: ações para educação empreendedora, publicações de mais edições do Boletim Verde e disponibilização da pesquisa para consultas no Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social (MPIES) e no Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Religião, Cultura e Saúde (GEPERCS), numa perspectiva interdisciplinar.
- ItemLetramento científico no contexto da BNCC: desafios e proposições para a formação do professor de ciências biológicas em uma universidade pública multicampi(Universidade do Estado Da Bahia, 2022-03-08) Costa, Josaline Chaves da; Vitorino, César Costa; Amorim, Ivonete Barreto de; França, Elisete Santana da CruzO presente estudo problematizou sobre o letramento científico no contexto da BNCC. Apresentou-se desafios e proposições para a formação do professor de ciências biológicas em uma universidade pública multicampi. Teve como objetivo analisar a formação docente em Ciências Biológicas no contexto das exigências do letramento científico dentro das demandas da BNCC, tendo como base os desafios e proposições da práxis pedagógica. Partiu-se da seguinte questão problematizadora: De que forma o letramento científico estabelecido pela BNCC pode dialogar com os desafios e proposições na formação de professores de ciências biológicas de uma universidade pública multicampi? Para atingir o objetivo e responder à questão central deste estudo, foi proposta uma pesquisa de abordagem qualitativa e método análise de conteúdo (BARDIN, 2016). Esperou-se qualificar as impressões dos sujeitos sobre BNCC, letramento científico e formação do professor de biologia norteadas pelo paradigma da pesquisa-ação, apoiando-se na concepção de Gatti (2013). Dessa forma, a pesquisa foi estruturada em duas fases, a primeira correspondente a etapa de construção dos dados (aplicação de entrevistas, observação participante e grupo focal) e a segunda fase relativa ao processo de intervenção, que teve como produto oficinas formativas, alicerçada no letramento científico. Ancorou-se nos documentos oficiais. No Brasil mencionamos as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e a Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Alicerçadas teoricamente nos estudos sobre letramentos (SOARES, 2020; STREET, 2014); universidade multicampi (FIALHO,2005), currículo (SACRISTÁN, 2013). O parecer consubstanciado do CEP é CAAE: 40501020.2.0000.0057, número do Parecer: 4.665.919. Cada fase da pesquisa foi fundante para lograr uma aprendizagem experiencial com práticas e saberes do ensino de leitura e de produção textual, em que o letramento científico se figurara como gênero discursivo central para a ampliação da criticidade dos discentes.
- ItemO trabalho associativo na APAEB Serrinha-BA e políticas públicas: implicações na organização sociopolítica dos agricultores familiares(Universidade do Estado Da Bahia, 2022-03-09) Carvalho, Margarida Vieira Lima; Batista, Marize Damiana M. B. e; Santos, Janeide Bispo dos; Santos, Denilson LimaEsta pesquisa se pauta no trabalho associativo na APAEB no município de Serrinha-Ba, no que diz respeito às suas implicações na organização sociopolítica dos agricultores familiares e camponeses, frente aos desafios impostos a estes agricultores e aos seus espaços organizativos, pela lógica de produção do capital no campo, fomentando estratégias de disputas pelas políticas públicas da agricultura familiar. Considerando essas relações contraditórias que envolvem a estrutura associativista, questiona-se: A quem e sob qual contexto e propósitos tem servido o trabalho associativo na APAEB Serrinha? Diante dessa problemática, este estudo tem como objetivo analisar o trabalho associativo na APAEB Serrinha-Ba, considerando suas implicações na organização dos agricultores familiares e camponeses e os desafios frente à realidade das políticas públicas da agricultura familiar no contexto brasileiro atual. A metodologia dessa pesquisa é de caráter qualitativo e do tipo pesquisa descritivo-exploratória, acionando como método para levantamento de dados a técnica de questionário sociodemográfico, de observação e oficinas formativas fundamentadas na metodologia do Ciclo Temático, cuja estratégia pretende fomentar a participação e as discussões que se articulam em uma rede temática, viabilizando reflexões e problematizações sobre a realidade tematizada. Os dados levantados serão analisados com base nos fundamentos conceituais do trabalho associativo e nas políticas públicas, estabelecendo relação com as categorias que forem se revelando pelas sistematizações dos dados de campo. A produção dos resultados desta pesquisa tem como horizonte contribuir com a organização de ações de desenvolvimento social e educativo na APAEB Serrinha-Ba, o que permite compreender esta pesquisa como um modo de intervir socialmente, influenciando na melhoria do trabalho associativo na entidade. Deixará como produto um E-book, documento de identificação da entidade que irá materializar o resgate e a sistematização da história e dos processos organizativos da entidade, existentes na memória dos associados, situando-se como registro escrito que sistematiza e revela a dinâmica dos processos associativos na APAEB Serrinha-Ba, sua relação com as políticas públicas e suas implicações na organização sociopolítica dos agricultores familiares e camponeses.