Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Intervenção Educativa e Social (PPGIES)
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- ItemEducação/formação em espaço não formal: o artesanato na vida de artesãos numa comunidade do submédio São Francisco(Universidade do Estado Da Bahia, 2020-12-07) Calabria, Maria Lúcia de Fátima Melo Alves; Amorim, Ivonete Barreto de; Silva, Sandra Célia Coelho G.; Pinheiro, Danielle Ventura de LimaEsta pesquisa intitulada “Educação/formação em espaço não formal: o artesanato na vida de artesãos numa comunidade do submédio São Francisco” teve como cenário o Vale do Submédio São Francisco que está localizado na região sertaneja, no semiárido do Nordeste do Brasil, a oeste do estado de Pernambuco e norte do estado da Bahia, especificamente, o município de Petrolina-PE. A biodiversidade do semiárido, em especial com relação à da caatinga, um bioma genuinamente brasileiro, pela riqueza dos seus recursos naturais, mas também pela “cultura da seca”, entrelaçados com outros fatores geopolíticos, históricos e socioeconômicos são inspirações na mão do artista e do artesão. Diante desse cenário, nasceu a seguinte questão de pesquisa: Como ocorrem os enfrentamentos do grupo de artesãos de Petrolina-PE diante das perspectivas de educação/formação implementadas através do artesanato? Com efeito, o objetivo geral desta pesquisa foi analisar as possibilidades de enfretamento do grupo de artesãos de Petrolina-PE diante das perspectivas de educação/formação através do artesanato. Os objetivos específicos foram: estabelecer uma relação dialógica entre educação/formação através do artesanato; compreender as possibilidades de educação/formação encontradas pelo grupo de artesãos tendo como base o artesanato; analisar os principais enfrentamentos dos artesãos, tendo como âncora o processo de formação/atuação no artesanato local; Implantar um processo de formação através de oficinas, tendo como base a história oral dos artesãos. A fundamentação teórica ancorou-se em Dussel (2016); Freire (2000; 2014), Gadotti (2012), Gohn (2009; 2014), Geertz (2008), Haguette (2010), Libâneo (2005); Quijano (2005), Santos (2009), Cascudo (1983), Bardin (2000), dentre outros autores que subsidiaram as discussões e análises. O caminho metodológico consistiu em uma pesquisa qualitativa, do tipo história oral temática, tendo como coleta das informações as entrevistas semiestruturadas, história oral, questionário diagnóstico e observação/avaliação das oficinas efetivadas com 6 artesãos colaboradores da pesquisa aprovada pelo comitê de ética, sob o número CEP - Autorização nº 3.937.949. Os resultados da pesquisa evidenciaram que o produto da educação/formação implementado através das oficinas dialógicas e possibilitaram que cada artesão do grupo, olhasse para si e para o outro reconhecendo que juntos são mais fortes e capazes de enfrentar as adversidades, como o isolamento social, ao desenvolver outras possibilidades de sobrevivência, a citar: efetivação de feiras virtuais, divulgação das peças através do Instagram, interações uns com ou outros através de plataformas virtuais, sem com isso, perder a perspectiva do estar junto mesmo respeitando as diretrizes de distanciamento. Foi relevante receber da comunidade do submédio São Francisco o reconhecimento de ações efetivadas na oficina “Mãos solidárias que fazem e doam máscaras”, assim como o comprometimento do grupo Feira na Vila pela continuidade dessas ações com periodicidade anual diante da intervenção educativa social efetivada.
- ItemSaúde mental: uma discussão sobre o processo de adoecimento de professoras da rede municipal de Bom Jesus da Lapa(Universidade do Estado Da Bahia, 2020-12-18) Batista, Janara Aparecida Teixeira; Torres, Cláudia Regina de Oliveira Vaz; Amorim, Ivonete Barreto de; França, Elisete Santana da CruzEsta dissertação, apresentada ao Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social (MPIES) da Universidade Estadual do Estado da Bahia – UNEB – Campus XI Serrinha Bahia, teve como objetivo geral avaliar os fatores internos e externos que levam ao processo de adoecimento mental de professores em exercício da docência no ensino público e como objetivos específicos: identificar características comportamentais e sociais que possam estar associadas no processo de adoecimento de docentes; mapear número de professores em fase de adoecimento mental na rede pública de ensino; Analisar os impactos do adoecimento mental nas relações profissionais do docente e as interferências na qualidade do processo de ensino e aprendizagem. O estudo propõe a criação de um calendário fixo voltado para o cuidado da saúde do trabalhador docente, através de oficinas terapêuticas, de articulação com a classe docente quanto ao processo de prevenção e esclarecimento quanto ao adoecimento mental. É um estudo qualitativo de natureza exploratória por meio de grupo focal reflexivo, entrevistas, diagnóstico organizacional e questionário sócio-demográfico, profissional e de saúde com 17 professoras da rede municipal de ensino do município de Bom Jesus da Lapa, na região Oeste da Bahia. A pesquisa ação é de forte relevância social, de maneira a contribuir para políticas relacionadas à saúde mental do trabalhador e, aqui, em especial à saúde mental dos trabalhadores docentes. A pesquisa é fundamentada em uma abordagem empírica do trabalho do professor, na busca do entendimento acerca da dinâmica saúde/sofrimento mental. Foi submetida ao comitê de ética com parecer favorável número 3.935.234. Como contributos teóricos na discussão sobre saúde mental, a pesquisa fundamentou-se em Amarante (2001), Dalgalarrondo(2008), Dejours (1986,1987, 1992,1994), Pinel (2007) e Rosa (2012), sobre a docência e sua relação de trabalho Bauman (2001), Evangelista (2002), Freire (2005, 2009), Mendes (1991,2004, 2007), Nóvoa (1996,1997, 2002), Pimenta (2002), Santos (2012), Tardif(2002,2005, 2014), Wünsch Filho (2014). Os resultados apontam que fatores como clima organizacional, condições de saúde, condições financeiras, condições emocionais, as relações no ambiente de trabalho e as suas interferências, emergem então, os desafios da prática pautada na “gestão” e na organização do trabalho que, pelas narrativas, estão interferindo na saúde emocional dos trabalhadores docentes. Podemos considerar que a produção completa de saúde exige um pensar e um agir, não apenas individual mas, também, coletivo. É importante reconhecer que existe a necessidade de mudança do paradigma da atenção dada ao adoecimento mental na sociedade, como também, nas condições de saúde de forma geral, uma vez que os determinantes sociais da profissão docente influenciam diretamente na ocorrência de problemas de saúde mental.
- ItemPráticas e experiências de economia solidária no contexto territorial da região Sisaleira da Bahia: interlocuções sobre as ações do COGEFUR(Universidade do Estado Da Bahia, 2021-02-11) Lopes, Ana Paula Araújo; Castro, Janio Roque Barros de; Santos, Janeide Bispo dos; Silva, Sandra Célia Coelho Gomes da; Rigonato, Valney DiasA presente Dissertação, intitulada “Práticas e Experiências de Economia Solidária no Contexto Territorial da Região Sisaleira da Bahia: interlocuções sobre as ações do COGEFUR”, teve como intento fomentar estratégias para o fortalecimento da atuação do COGEFUR no Território do Sisal e, concomitantemente, potencializar as ações coletivas de economia solidária e Agricultura Familiar nesse recorte local/regional. Os objetivos específicos se constituíram em: reconstruir os processos históricos, para analisar e sistematizar a produção das ações educativas e sociais do COGEFUR ao longo de sua existência; construir estratégias em rede para reaproximar o COGEFUR das entidades de base; mapear os Empreendimentos Econômicos Solidários e as famílias que foram apoiadas pelo crédito rural do fundo rotativo no Território do Sisal e que levaram em conta as especificidades socioculturais, locais e regionais; produzir material didático com a sistematização das experiências dos Empreendimentos Econômicos Solidários apoiadas pelo fundo rotativo. Diante do desafio de compreender e construir ações interventivas, nos debruçamos sobre a seguinte questão norteadora: De qual maneira pode-se contribuir para o fortalecimento e a visibilidade do COGEFUR, a fim de potencializar a dinamização da economia solidária no Território do Sisal, levando em conta as peculiaridades socioculturais locais/regionais? Em termos metodológicos, o estudo trata-se de uma Pesquisa ação, que se divide em quatro etapas: Diagnóstico; Planejamento; Execução e Avaliação. Durante a pesquisa foram utilizadas algumas ferramentas de metodologias participativas, a saber: as rodas de conversa; entrevistas semiestruturadas, pesquisa bibliográfica e análise documental. Como produto final das ações coletivas, foi elaborado um documento norteador, que ilustra o percurso histórico do COGEFUR, bem como, as experiências exitosas apoiadas pelo Fundo Rotativo. Desta forma, buscou-se embasamento teórico e reflexões em autores como: Baldissera (2001); Barreto (2017); Bertucci (2003-2007-2010); Betto (1985); Bordnave (1983); Brandão (1997-2009); Buarque (2002); Claval (2001, 2011); Dione (2007); Demo (1985); França Filho (2017); Gohn (2001-2005); Hall (1997, 2001); Hasbaert (2008); Nascimento (2003); Nascimento (2009); Santos (2001); Singer (2005, 2012); Thiollent (1997). Os resultados da pesquisa apontaram que a história do COGEFUR é marcada pela construção de práticas de solidariedade e pela contribuição histórica das CEB’s e da Educação Popular, no processo educativo de empoderamento das classes mais populares. Essas práticas foram identificadas desde as trocas do dinheiro pela semente e por animais, até a contribuição para a consolidação das cooperativas de crédito no território, cooperativas de produção, poupança comunitária, fundos rotativos de animais, contribuindo para a inclusão financeira e produtiva dos sujeitos, segurança nutricional e soberania alimentar. A partir das narrativas, evidenciou-se que o trabalho do COGEFUR foi decisivo para buscar estratégias de convivência com o semiárido, para amenizar as estatísticas do mapa da fome e da desigualdade social no território e erradicar o trabalho infantil. Além disso, acredita-se que a presente pesquisa-ação pode contribuir para com a continuidade do debate, para a abertura e tensão de novas frentes de reflexão e intervenção nas universidades, nas organizações públicas, nos movimentos sociais, nas ONGs. Essa pesquisa possui aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP/UNEB), sob parecer nº 3.937.960, emitido em 27 de março do ano de 2020.
- ItemAproximações e tensões entre a educação básica e o ensino superior: uma proposta de intervenção no Complexo Integrado de Educação de Ipiaú-BA(Universidade do Estado Da Bahia, 2021-02-11) Alves, Izabel Cristina Lima Dias; Soares, Marcia Torres Neri; Torres, Mônica Moreira de Oliveira; Castro, Selma Barros Daltro de; Pimentel, Susana CoutoEste trabalho evidencia a articulação entre o ensino superior e a educação básica, visando diminuir possíveis tensões entre esses níveis. Com frequência, atividades desenvolvidas pelo ensino superior utilizam esse espaço para estágios, extensão e pesquisa, sem o sentido da complementaridade. A pergunta norteadora desta pesquisa consisteem: “como pode ser potencializada a aproximação da UNEB, Campus XXI, com o Complexo Integrado de Educação de Ipiaú (CIEI)?”. Para tanto, o objetivo geral é analisar possibilidades de potencializar a aproximação da UNEB, Campus XXI, com o CIEI. E como objetivos específicos: identificar os processos de aproximações e tensionamentos entre a UNEB-Campus XXI e o CIEI; elaborar, de forma colaborativa, um plano de gestão como estratégia pedagógica de aproximação entre a UNEB- Campus XXI e o CIEI; discutir os contributos do plano de gestão para organização administrativa e pedagógica do CIEI, com base nas necessidades oriundas das sessões reflexivas. A pesquisa tem aprovação pelo Comitê de Ética de Pesquisa (CEP) sob o parecer nº 3.937.948, de 27.03.2020. Como referencial teórico apoia-se em Pimenta e Anastasiou (2014), Peroni (2003), Lüdke (2009), Libâneo (2018), Paro (2016) e Luck (2015). A metodologia é a pesquisa-ação colaborativa com base em Pimenta (2005, 2006) e Thiollent (1986), mediante proposta de intervenção produto, o plano de gestão. Para coleta de dados foi aplicado um questionário para caracterizar o lócus de pesquisa, perfil dos colaboradores e dimensões sobre os níveis de ensino e o plano de gestão. A consolidação das ações interventivas realizou-se por meio de sessões reflexivas, remotamente pela plataforma googlemeet e pelo WhatsApp. Para análise, utilizou-se a Análise de Conteúdo de Bardin (1977).Emergiram duas categorias: I) princípios para aproximação entre a universidade e a educação básica e II) Estratégias para/na aproximação entre os níveis de ensino. Os princípios foram: a) a Prevalência do sentido colaborativo. b) Valorização dos saberes produzidos na Educação Básica; c) A escola como lócus de formação. Como estratégias de aproximação, identificou-se: a) Propostas de formação docente sob a configuração de pesquisas, cursos de extensão, debates e palestras; b) Parceria na elaboração das ações administrativas e pedagógicas; c) Interação entre graduandos e sujeitos da Educação Básica. O plano de gestão foi elaborado de forma colaborativa, potencializada pela mediação tecnológica digital, pautado por ações articuladoras dos níveis de ensino, nas dimensões: pedagógica, curricular, administrativa, financeira, infraestrutura, humana e cultural, reconhecendo a amplitude dos aspectos pedagógicos na formação para gestão. Esse processo revelou-se eficaz, pelo envolvimento, respeito e valorização dos colaboradores, entendimento das finalidades e continuidade na instituição. Depreendeu-se a relevância da realização de investigações colaborativas aplicadas e centradas no reconhecimento das práticas de gestão escolar na educação básica, como via para a almejada aproximação, superando tensões com este nível.
- ItemEducação profissional e modelagem didática: contribuição pedagógica para a unidade curricular Custos Logísticos(Universidade do Estado Da Bahia, 2021-02-11) Silva, Karine das Neves Paixão; Castro, Selma Barros Daltro de; Santos, Marcos Gilberto dos; Batista, Marize Damiana Moura Batista eO presente trabalho, de característica interventiva, versa sobre a educação profissional e a modelagem didática efetivada na unidade curricular custos logísticos, componente do curso técnico em Logística. Como questão da pesquisa, tem-se: de que forma a modelagem didática pode contribuir para a construção de uma ferramenta pedagógica que possibilite: a) ao discente compreender e resolver problemas de forma contextualizada; b) ao docente uma prática pedagógica de forma estratégica ao processo de ensino. Como objetivo geral, o trabalho propõe uma ferramenta que auxilie e dê suporte ao docente em sua prática pedagógica, na Educação Profissional, por meio da modelagem da unidade curricular Custos Logísticos no curso técnico em Logística em um Centro de Formação Profissional (CFP) no Município de Feira de Santana e tem por objetivos específicos: 1) Apresentar perspectivas históricas e contemporâneas da Educação Profissional no Brasil; 2)Contextualizar a modelagem didática e a educação profissional; 3) Propor uma ferramenta pedagógica que auxilie tanto a prática docente como o processo de aprendizagem discente, por meio do princípio da modelagem, para a disciplina Custos Logísticos no curso técnico em Logística. O referencial teórico tem aporte em autores como Cunha (1978), Manfredi (2017), Frigotto (2003, 2005), Libâneo (2018), Kuenzer (2000), Saviani (2008), Bassanezzi (2002), Biembengut (2009), D’Ambrósio (1996). A pesquisa foi submetida ao Comitê de Etica e Pesquisa e autorizada conforme processo nº 3.955.246. Metodologicamente, a pesquisa qualitativa de natureza interventiva foi a estratégia utilizada no processo de investigação. Como procedimento para coleta de dados foram aplicados questionários com os docentes e discentes, além da realização da modelagem didática na disciplina Custos Logísticos e da análise documental. O produto consiste na proposição de um modelo pedagógico que auxilie e dê suporte ao docente em sua prática pedagógica na Educação Profissional, baseado na técnica de modelagem para a unidade curricular Custos Logísticos no curso técnico em Logística, em um (CFP) no Município de Feira de Santana, contemplando uma situação problema ou situação de aprendizagem elaborada para a UC referida. Os resultados evidenciaram que os docentes da educação profissional, embora sejam profissionais com formação em bacharelado, apresentam iniciativas pedagógicas que tentam conectar a didática com a Educação Profissional. A modelagem didática, se apresenta como uma estratégia pedagógica capaz de motivar o aluno para a aprendizagem, além de potencializar a interação, o engajamento e envolvimento do discente no processo educacional.
- ItemRacismo institucional: o combate em rede no Baixo Sul Baiano(Universidade do Estado Da Bahia, 2021-03-13) Santana, Lousana de Jesus; Purificação, Marcelo Máximo; Carneiro, Everton Nery; Santana, Maria Luzia da SilvaEste trabalho intitulado Racismo institucional: o combate no Baixo Sul Baiano tem como objetivo potencializar espaços de compreensão dos aspectos do racismo institucional a partir das perspectivas do Baixo Sul em Rede no Combate ao Racismo Institucional (BSRCRI). O trabalho tem como justificativas trajetórias pessoais da pesquisadora, fomento da pesquisa científica, acúmulo para o BSRCRI no que se refere ao arcabouço necessário para o alargamento e aprofundamento da discussão e o combate praxiológico a esse tipo de racismo. Diante das demandas da rede (BSRCRI), apresenta-se como problemática: como solucionar o desconhecimento sobre o racismo institucional no baixo sul baiano? Essa problemática foi levantada após um processo de pesquisa junto ao grupo com o método zopp (baseia-se num processo de planejamento participativo sendo desenvolvidos passo a passo em equipes que contam com a participação dos indivíduos ou grupos afetados pelo projeto). A metodologia utilizada para a análise dos dados, obtidos através de observações e questionários, foi utilizada a análise de conteúdo. Diante do processo de pesquisa e desenvolvimento da temática, constata-se que o racismo institucional é uma constante presente no baixo sul baiano e eixo central para a prática das demais formas de racismo naquele território. Ao final, o trabalho apresenta-se um produto proveniente do processo de pesquisa, que é fruto de diálogo com os integrantes do BSRCRI em formato de cartilha de formação/ informação.
- ItemUma proposta de intervenção em educação agroecológica na Comunidade Quilombola do Engenho da Ponte do Recôncavo Baiano(2021-05-26) Oliveira, Mário Antonio Santana de; Vitorino, César Costa; Silva, José Ricardo Carvalho da; Silva, Sandra Célia Coelho Gomes daA presente dissertação pretende apresentar os resultados de uma pesquisa-intervenção na comunidade Quilombola do Engenho da Ponte, uma comunidade situada no Vale do Iguape, no município de Cachoeira, no Recôncavo da Bahia. Essa pesquisa teve como questão norteadora a seguinte pergunta: quais os saberes e práticas da comunidade quilombola do Engenho da Ponte no que diz respeito ao cultivo da terra, particularmente quanto à cultura do dendê, e como acompanhar e assessorar essa comunidade no campo formativo da educação agroecológica? A pergunta emerge de uma continuada aproximação do pesquisador com o assunto da terra e com as lutas históricas do povo negro no Brasil, relacionadas ao uso e ao direito à terra, um campo regado de saberes ancestrais e populares pouco reconhecidos socialmente como conhecimento válido. O objetivo geral do trabalho foi identificar, através de uma relação dialógico-compreensiva entre comunidade e pesquisador, os saberes e as práticas utilizados pela comunidade, relativas ao uso da terra, especialmente aqueles/as que se relacionam com o cultivo do dendê. Antes de dar início ao processo de coleta de dados da presente pesquisa, o projeto foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade do Estado da Bahia, cujo parecer nº 4.141.501, datado de 08 de julho de 2020, consta como aprovado. Tendo escolhido a pesquisa-ação-intervenção como abordagem de pesquisa, utilizamos como dispositivos metodológicos a observação participante, a participação observante, a pesquisa documental, as rodas de saberes e as entrevistas semi-estruturadas. Os resultados apontam para a) um conhecimento construído no interior da própria comunidade e transmitido intergeracionalmente pela via da oralidade, que revelam um saber significativo no campo dos princípios agro-ecológicos; b) a destacada influência dos mais velhos ou dos mais experientes na preservação e transmissão desse saber ancestral, motivo pelo qual nessa pesquisa, assim como em outras, eles “ganham” o título de “Mestres”, c) uma prática de cultura do dendê que se diferencia pelo modo de produção, que se fundamenta em princípios distintos dos da lógica branco-ocidental dominante; d) um protagonismo feminino que é visível desde a gestão da associação e da criação de uma Articulação de Mulheres até as ações das mulheres no campo da produção agrícola, pecuária e pesca, sem falar de suas habilidades na comercialização dos produtos. O produto final desta pesquisa-intervenção foi a elaboração, desde uma postura dialógica, bem ao estilo freiriano, de folhetos informativos fundamentados nos saberes transmitidos oralmente pelos mestres populares da comunidade do Engenho da Ponte em articulação com o conhecimento científico no campo da agro-ecologia. Consideramos que esse registro do conhecimento acumulado, transmitido intergeracionalmente através da oralidade pelos membros da comunidade em torno do cultivo do dendê em bases agroecológicas, poderia resultar em importante contribuição para o campo da educação escolar e não-escolar, sobretudo a educação quilombola, tão bem quanto para o reconhecimento dos saberes quilombolas e de suas implicações para a construção positiva da identidade negra quilombola.
- ItemPráticas de avaliação da aprendizagem: perspectiva dialógica e interventiva no âmbito da educação profissional integrada ao ensino médio de uma escola pública no território do sisal(Universidade do Estado Da Bahia, 2021-08-27) Silva, Gisélia Lima da; Amorim, Ivonete Barreto de; França, Elisete Santana da Cruz; Torres, Claudia Regina de Oliveira VazCompreendendo-se que a formação de jovens estudantes numa escola de educação profissional deve ir além de uma formação técnico-instrumental, isto é, deve visar o desenvolvimento do ser integral por intermédio de uma educação emancipatória, as práticas de avaliação da aprendizagem precisam se configurar num itinerário dialógico-formativo contextualizado e significativo para os envolvidos no processo. Nessa perspectiva, procurou-se responder à seguinte questão de pesquisa: Como as práticas de avaliação da aprendizagem na Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio de uma escola pública no Território do Sisal podem ser realizadas na perspectiva dialógica e interventiva? Desse modo, como objetivo geral, buscou-se analisar os resultados das avaliações de aprendizagens e as possibilidades de intervenção no processo avaliativo de uma escola de Educação Profissional no Território do Sisal, através da ressignificação das práticas avaliativas dos professores dessa instituição. Quanto à fundamentação teórica, as análises ancoraram-se nos estudos de Esteban (2001; 2002), Hoffmann (1998; 2005; 2010), Luckesi (2005; 2006; 2011; 2013), Silva, Hoffmann e Esteban (2003), Romão (2011), Vasconcellos (2008), Ciavatta (2005), Frigotto e Ciavatta (2006), PiollI e Salla (2021), Saviani (2007), Ramos (2008), Freire (1987;1988; 2000; 2001; 2003) e Sacristán (2000), dentre outros teóricos que subsidiaram as discussões, assim como documentos norteadores acerca da Educação Profissional do estado da Bahia. Já a metodologia adotada para esta pesquisa (aprovada pelo Comitê de Ética, sob o CEP – Autorização nº 4.388.788) baseou-se numa abordagem qualitativa com pressupostos metodológicos dos Círculos Dialógicos Investigativo-Formativos (HENZ; FREITAS, 2015), tendo como instrumentos de coleta das informações as entrevistas semiestruturadas e o questionário diagnóstico, conforme proposições de Bardin (2011). As narrativas das colaboradoras da pesquisa revelaram que na escola há uma predominância de práticas avaliativas com fins classificatórios, fomentadas por concepções técnico-instrumentalistas de ensino, mas revelaram também perspectivas e disposição para a transformação dessas práticas a partir de um engajamento coletivo. Assim, foi implementada a formação continuada em serviço através dos Círculos Dialógicos Investigativo-Formativos, processo que será renovado anualmente, de modo progressivo, com temáticas contextualizadas e oriundas da escuta sensível aos docentes.
- ItemOrganização comunitária feminina em um curtume da região sisaleira: proposições educativas, socioambientais e culturais(Universidade do Estado Da Bahia, 2021-10-15) Alencar, Carla Giselle Pereira Mascarenhas de; Silva, Sandra Célia Coelho Gomes da; Amorim, Ivonete Barreto de; Aguiar, Itamar Pereira deA região sisaleira faz parte dos 27 territórios do Estado da Bahia e em sua área encontram-se instaladas comunidades diversas sobrevivendo a partir de diferentes culturas. Na cidade de Tucano encontra-se instalada uma associação comunitária vinculada a um curtume. Por conta de questões ambientais, o curtume foi autuado em 2016 pelo Ministério Público do Estado da Bahia e a ameaça de fechamento colocou a cultura do couro em situação de risco. As mulheres pertencentes a essa associação comunitária, objeto de estudo desta pesquisa, possuem iniciativas que permitem a interação e o respeito à natureza como forma de preservar a sua cultura, atitudes essas associadas ao gênero feminino ao longo da história. Mesmo assim, encontram dificuldades para superar os problemas socioambientais e, consequentemente, transmitir a sua cultura. A presente dissertação trouxe como questão de pesquisa: como (in)formar as mulheres vinculadas uma associação comunitária de um curtume da região do sisal sobre o processo de preservação e transmissão da cultural local dentro de um contexto educativo e socioambiental? O objetivo geral do estudo foi constituir e avaliar um processo de (in)formação sobre as contribuições educativas e socioambientais com e para as mulheres pertencentes a uma organização comunitária constituída a partir de um curtume da região sisaleira no processo de preservação e manutenção da cultura local. Para isso, foi utilizada a abordagem qualitativa através da pesquisa bibliográfica e documental. No campo empírico, aplicou-se a entrevista narrativa através da história de vida junto às cinco colaboradoras pertencentes a uma associação comunitária criada a partir de um curtume da região do sisal após a aprovação pelo Comitê de Ética e Pesquisa, parecer de número 4.428.014 e CAAE nº 39796720.6.0000.0057. A análise dos dados foi feita através do Discurso do Sujeito Coletivo, ancorado em Lefèvre e Lefèvre, (2005). As mulheres provenientes das comunidades surgem como facilitadoras no resgaste de vínculos, à medida que unem a sua cultura com os conhecimentos adquiridos no espaço escolar levando para práticas concretas que podem fazer a diferença neste processo de formação voltada às questões socioambientais e culturais. Os resultados da pesquisa evidenciaram que o produto construído a partir das oficinas formativas possibilitou uma educação voltada para a melhoria das relações com o meio ambiente, estimulando o desenvolvimento sustentável e possibilitando mudanças de atitudes sistematicamente. A relevância deste estudo está na formação de mulheres sobre a importância de se preservar sua cultura a partir de práticas educativas e socioambientais, constituindo saberes que serão transmitidos aos descendentes.
- ItemInvisibilidade da violência contra mulheres na bacia do Paramirim e Território do Sisal Baiano: as intervenções educativas, sociais e de saúde(Universidade do Estado Da Bahia, 2021-11-19) Messias, Joice Mara Amorim; Silva, Sandra Célia Coelho Gomes da; Prado, Ivanete Fernandes do; Arbúes, Margareth PereiraA violência contra mulheres é um grave problema social e de saúde pública que vem cada vez mais sendo neutralizado e silenciado devido estar arraigado na sociedade patriarcal e machista em que, historicamente, as mulheres eram propriedade dos homens. Nesse sentido, essa pesquisa objetivou analisar e propor intervenções educativas, sociais e da saúde para combater a invisibilidade da violência contra mulheres na perspectiva das enfermeiras que atuam na Estratégia de Saúde da Família na Bacia do Paramirim e Território do Sisal Baiano, assim, buscou responder a seguinte questão de pesquisa: Como se dá e quais são as proposições de intervenções no que diz respeito à combater a invisibilidade da violência contra mulheres, na perspectiva das enfermeiras que atuam na Estratégia de Saúde da Família na Bacia do Paramirim e Território do Sisal Baiano? O estudo foi realizado com cinco (05) enfermeiras dos municípios Baianos Serrinha e Macaúbas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho descritivo e exploratório. As informações complementares foram coletadas a partir de dados públicos. Para o embasamento científico, foi realizada também pesquisa bibliográfica no repositório da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), teses e dissertações, base de dados da Biblioteca Virtual em Saúde, artigos originais publicados em texto completo, livros e demais publicações técnicas do Ministério da Saúde e a Lei Maria da Penha. O processamento e análise do material coletado foram contemplados por meio do Discurso do Sujeito Coletivo. Após a coleta dos dados, foi realizada roda de conversa virtual com as enfermeiras sobre Violência contra mulheres e importância da notificação compulsória dos casos de violência interpessoal. O produto final da intervenção se constitui na 1ª edição do Boletim Informativo, intitulado “Alerta, Mulher!”, confeccionado em formato digital e impresso, sobre violência contra mulheres, abordagem, prevenção e publicação de informações diversas e necessárias para o enfrentamento da violência contra mulheres. Os cuidados éticos e legais dispostos nas Resoluções n.º 466/12 e 510/16 da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa foram respeitados em todas as fases da pesquisa. A metodologia proposta sofreu adequação, passando a limitar a abordagem de coleta de dados aos meios remotos de mediação virtual em conformidade com a Resolução Nº 1.423/2020 da Universidade do Estado da Bahia e Conselho Universitário em função do estado de calamidade pública decorrente da Pandemia COVID-19, respeitando os princípios da Organização Mundial de Saúde.Essa pesquisa teve apoio e financiamento pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB).
- ItemFormação continuada em serviço: perspectiva interdisciplinar no âmbito de uma escola do campo no território do sisal(Universidade do Estado Da Bahia, 2021-12-10) Pereira, Luciana Oliveira Simões; Amorim, Ivonete Barreto de; França, Elisete Santana da Cruz; Torres, Mônica Moreira de OliveiraEsta pesquisa, intitulada “Formação Continuada em Serviço: Perspectiva Interdisciplinar no Âmbito de uma Escola do Campo no Território do Sisal”, teve como cenário o Território do Sisal, que está localizado no sertão baiano, no semiárido do Nordeste do Brasil, especificamente, no município de Lamarão. Diante desse cenário, nasceu a seguinte questão de pesquisa: De que forma acontecem o processo de formação em serviço e as práticas docentes, no contexto de uma Escola do Campo em Lamarão, com vistas a implementar ações pedagógicas interdisciplinares? Com efeito, o objetivo geral desta pesquisa foi avaliar como acontecem as práticas docentes e o processo de formação de professores em serviço, no contexto de uma Escola do Campo em Lamarão, com vistas a implementar ações pedagógicas interdisciplinares. Os objetivos específicos foram: conhecer o processo de formação continuada em serviço de professores da escola do campo e as necessidades para atuarem de acordo com a proposta pedagógica da escola; compreender as concepções de educação, interdisciplinaridade e formação continuada em serviço, bem como contextualizar a Escola do campo e as práticas docentes; e implementar com base no diálogo e discussões sobre a práxis dos professores, um processo de intervenção pedagógica interdisciplinar em serviço. A fundamentação teórica ancorou se em Arroyo (2009), Caldart (2004), Damiani (2013), Gatti (2009; 2011; 2012), Gohn (2008; 2009), Freire (2009; 2013; 2014), Frigotto (2009), Minayo (2001) e Nóvoa (2001; 2002; 2012; 2017), entre outros autores quesubsidiaram as discussões e as análises. O caminho metodológico consistiu em uma pesquisa qualitativa, do tipo intervenção pedagógica, engajada com a prática da pesquisadora, que implementou processos de formação continuada em serviço com sete professores de uma escola sobre essa articulação interdisciplinar, tendo como coleta das informações as entrevistas semiestruturadas e os Círculos de Cultura (seis). Esta pesquisa foi aprovada pelo comitê de ética, sob o número CEP - Autorização nº 4.563.847. Os resultados da pesquisa evidenciaram que o trabalho docente, no âmbito brasileiro, apresenta desafios e necessidades específicas no ambiente campesino e faz com que esse lócus cultural se realize na intimidade da escola, na experiência dos professores/as e nas políticas de educação básica. A investigação teve como produto a implementação com base no diálogo e discussões sobre a práxis dos professores, mediante processo de intervenção pedagógica interdisciplinar em serviço. Estas repercutem diretamente sobre a formação docente, como condições de trabalho e apoio às formas de ensinar, demonstradas pelas práticas e experiências pessoais, tendo como produtos a construção com diálogo que fomente discussões sobre a práxis dos professores, mediante processo de intervenção pedagógica interdisciplinar em serviço e que considere a capacidade de decisão do docente, sua autonomia como ser que sente, pensa e age. Todavia, para a realização de um ensino, pensar de forma interdisciplinar possibilita o alcance de uma postura mais crítica diante dos fatos da realidade, compreendendo-a melhor, indo além dos componentes curriculares quando interagimos em busca de objetivos comuns. Além disso, contribui para que o aluno amplie o seu campo de conhecimento, aprendendo a olhar um mesmo objeto sob diversos ângulos.
- ItemInserção e identidade profissional dos residentes egressos do Campus XI: uso do blog como uma proposta de acompanhamento(Universidade do Estado Da Bahia, 2021-12-17) Novais, Diná Santana de; Carneiro, Everton Nery; Amorim, Ivonete Barreto de; Renk, Valquíria ElitaEntre as questões que são demandadas à universidade, a residência estudantil é um programa de grande importância na assistência universitária. O impacto da vivência acadêmica para os estudantes universitários, em particular para os residentes, mostra-se como um importante foco de investigação e enorme relevância social para entender e intervir na melhoria dessa realidade. Com efeito, este trabalho nasceu da intenção de compreender como a experiência dos estudantes na condição de residentes interferiu na construção da identidade desses residentes egressos, bem como construir um blog de acompanhamento dos egressos no Departamento de Educação de Serrinha. Para tanto, foi levantada a seguinte interrogativa: Como a construção da identidade dos residentes reverbera na sua formação profissional, considerando que as residências estudantis podem se constituir como espaços de formação e de fomentação de ideias? O objetivo geral desse estudo foi analisar as relações estabelecidas entre residência estudantil, construção de identidade e inserção profissional de egressos do ensino superior. Como objetivos específicos: compreender a relação existente entre residência estudantil e construção da identidade; estabelecer a relação entre construção de identidade e inserção profissional; e implementar a criação de um ambiente eletrônico específico (blog), interativo, que possibilite a manutenção de um diálogo permanente com os residentes egressos do Campus XI. O referencial teórico ancorou-se nas ideias de Bauman (2001, 2005) e Hall (2019), quando analisam a questão identitária e como a construção dessa identidade impacta na modernidade. Tratou-se de um estudo de natureza qualitativa, interventiva, fazendo uso dos seguintes instrumentos na coleta e produção de dados: análise documental, questionário semiaberto e entrevista semiestruturada. O universo da pesquisa foi constituído por 19 residentes, egressos dos cursos de Pedagogia (10), Geografia (07) e Administração (02), e dois gestores que representaram o DEDC XI em períodos distintos e atuaram na comissão local de assistência estudantil. Vale salientar que antes da coleta das informações o projeto foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade do Estado da Bahia, e aprovado conforme parecer nº 4.574.747, de 05 de março de 2021. Esse estudo viabilizou o acompanhamento da inserção dos residentes egressos no mundo do trabalho e possibilitou a observação das mudanças em suas trajetórias, contribuindo para políticas voltadas para a juventude, gerando informações sobre os residentes egressos para a UNEB, em especial para o DEDC XI, uma vez que as informações referentes aos residentes que foram obtidas anteriormente, no período de seleção, não indicavam a realidade atual desses estudantes, havendo necessidade de uma retroalimentação constante para obtenção de dados reais. Sendo assim, os resultados geraram como produto um blog como instrumento importante e possível para o acompanhamento dos estudantes residentes egressos dos cursos de graduação do Departamento de Educação, Campus XI, Serrinha.
- ItemLetramento científico no contexto da BNCC: desafios e proposições para a formação do professor de ciências biológicas em uma universidade pública multicampi(Universidade do Estado Da Bahia, 2022-03-08) Costa, Josaline Chaves da; Vitorino, César Costa; Amorim, Ivonete Barreto de; França, Elisete Santana da CruzO presente estudo problematizou sobre o letramento científico no contexto da BNCC. Apresentou-se desafios e proposições para a formação do professor de ciências biológicas em uma universidade pública multicampi. Teve como objetivo analisar a formação docente em Ciências Biológicas no contexto das exigências do letramento científico dentro das demandas da BNCC, tendo como base os desafios e proposições da práxis pedagógica. Partiu-se da seguinte questão problematizadora: De que forma o letramento científico estabelecido pela BNCC pode dialogar com os desafios e proposições na formação de professores de ciências biológicas de uma universidade pública multicampi? Para atingir o objetivo e responder à questão central deste estudo, foi proposta uma pesquisa de abordagem qualitativa e método análise de conteúdo (BARDIN, 2016). Esperou-se qualificar as impressões dos sujeitos sobre BNCC, letramento científico e formação do professor de biologia norteadas pelo paradigma da pesquisa-ação, apoiando-se na concepção de Gatti (2013). Dessa forma, a pesquisa foi estruturada em duas fases, a primeira correspondente a etapa de construção dos dados (aplicação de entrevistas, observação participante e grupo focal) e a segunda fase relativa ao processo de intervenção, que teve como produto oficinas formativas, alicerçada no letramento científico. Ancorou-se nos documentos oficiais. No Brasil mencionamos as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e a Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Alicerçadas teoricamente nos estudos sobre letramentos (SOARES, 2020; STREET, 2014); universidade multicampi (FIALHO,2005), currículo (SACRISTÁN, 2013). O parecer consubstanciado do CEP é CAAE: 40501020.2.0000.0057, número do Parecer: 4.665.919. Cada fase da pesquisa foi fundante para lograr uma aprendizagem experiencial com práticas e saberes do ensino de leitura e de produção textual, em que o letramento científico se figurara como gênero discursivo central para a ampliação da criticidade dos discentes.
- ItemO trabalho associativo na APAEB Serrinha-BA e políticas públicas: implicações na organização sociopolítica dos agricultores familiares(Universidade do Estado Da Bahia, 2022-03-09) Carvalho, Margarida Vieira Lima; Batista, Marize Damiana M. B. e; Santos, Janeide Bispo dos; Santos, Denilson LimaEsta pesquisa se pauta no trabalho associativo na APAEB no município de Serrinha-Ba, no que diz respeito às suas implicações na organização sociopolítica dos agricultores familiares e camponeses, frente aos desafios impostos a estes agricultores e aos seus espaços organizativos, pela lógica de produção do capital no campo, fomentando estratégias de disputas pelas políticas públicas da agricultura familiar. Considerando essas relações contraditórias que envolvem a estrutura associativista, questiona-se: A quem e sob qual contexto e propósitos tem servido o trabalho associativo na APAEB Serrinha? Diante dessa problemática, este estudo tem como objetivo analisar o trabalho associativo na APAEB Serrinha-Ba, considerando suas implicações na organização dos agricultores familiares e camponeses e os desafios frente à realidade das políticas públicas da agricultura familiar no contexto brasileiro atual. A metodologia dessa pesquisa é de caráter qualitativo e do tipo pesquisa descritivo-exploratória, acionando como método para levantamento de dados a técnica de questionário sociodemográfico, de observação e oficinas formativas fundamentadas na metodologia do Ciclo Temático, cuja estratégia pretende fomentar a participação e as discussões que se articulam em uma rede temática, viabilizando reflexões e problematizações sobre a realidade tematizada. Os dados levantados serão analisados com base nos fundamentos conceituais do trabalho associativo e nas políticas públicas, estabelecendo relação com as categorias que forem se revelando pelas sistematizações dos dados de campo. A produção dos resultados desta pesquisa tem como horizonte contribuir com a organização de ações de desenvolvimento social e educativo na APAEB Serrinha-Ba, o que permite compreender esta pesquisa como um modo de intervir socialmente, influenciando na melhoria do trabalho associativo na entidade. Deixará como produto um E-book, documento de identificação da entidade que irá materializar o resgate e a sistematização da história e dos processos organizativos da entidade, existentes na memória dos associados, situando-se como registro escrito que sistematiza e revela a dinâmica dos processos associativos na APAEB Serrinha-Ba, sua relação com as políticas públicas e suas implicações na organização sociopolítica dos agricultores familiares e camponeses.
- ItemContributos legais, institucionais e formativos para a seleção de formadores de professores da educação pública municipal de Feira de Santana(Universidade do Estado Da Bahia, 2022-05-06) Assis, Karina Macêdo; Castro, Selma Barros Daltro de; Santos, Marcos Gilberto dos; Soares, Marcia Torres NeriEssa pesquisa tem como objeto de estudo a normatização e orientação do processo de seleção para formadores de professores da educação pública municipal de Feira de Santana. A questão dessa pesquisa é: quais os cenários institucionais, legais e formativos que interferem no processo de seleção, formação e avaliação de formadores de professores, na educação pública municipal de Feira de Santana e que implicam na necessidade da construção de um documento que normatize e oriente as ações da gestão educacional local? O objetivo é analisar os cenários institucionais, legais e formativos que interferem no processo de seleção, formação e avaliação de profissionais de carreira do magistério público municipal que atuarão como formadores de professores e que implicam na necessidade da construção de um documento que oriente tal processo. O estudo apresenta uma base legal ancorada em legislações nacionais e locais e um referencial esteado em autores como Mainardes, (2006), Castro (2011), Boito Júnior (2007), Cury (2002), Libâneo (2018), Santos Júnior, Azevedo e Ribeiro (2004), Gatti (2019), Nóvoa (2011), Santos (2007), dentre outros. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade do Estado da Bahia, através do Parecer de nº 4.620.456, tendo a organização metodológica apoiada numa pesquisa qualitativa, de natureza aplicada, com foco na realização da ação interventiva, constituída pela realização de 03 (três) ateliês formativos. A coleta de dados aconteceu por meio da aplicação de questionários, análise de documentos e realização da intervenção através dos ateliês formativos. Como participantes da pesquisa contou-se com representantes institucionais da Secretaria Municipal de Educação e com servidores de carreira do magistério público municipal. Os dados da pesquisa revelaram que a falta de uma ação institucional local, na seleção de pessoal, pode gerar condutas não defendidas pela gestão pública, como critérios de amizade ou indicação política, o que acarreta uma falta de percepção sobre a responsabilidade do trabalho a ser desenvolvido. Os profissionais que atuam na formação de professores precisam ter domínio sobre a ação a ser desenvolvida, a qual deve considerar formação, experiência e titulação. O produto dessa pesquisa se constituiu como um documento normativo e orientador do processo de seleção dos profissionais de carreira do magistério da educação pública municipal, de Feira de Santana, que atuarão na formação de professores.
- ItemAs Metodologias Ativas mediadas por tecnologias digitais e processos de aprendizagens: uma proposta colaborativa para formação de licenciandos de uma universidade pública estadual no Território do Sisal.(2022-05-25) Oliveira, Pedro Márcio Pinto de; Purificação, Marcelo Máximo; Vitorino, César Costa; Santana, Maria Luzia da SilvaA educação do mundo atual exige dos professores habilidades condizentes com a era digital, que os cursos de licenciatura, fornece muito pouco ou nenhuma formação nesse sentido. Os aportes metodológicos necessário a prática docente no cenário da era digital, precisam serem desenvolvidas pelos professores no seu processo de formação, visto que, a sala de aula do século XXI são ocupadas pelos nativos digitais, jovens que nasceram após a virada do século e não conhece o mundo a analógico, eles são sendo turbinados de informações e precisam aprender a transformar informação em conhecimento, a escola precisa ensinar os estudantes a aprender a aprender, os jovens atuais são sujeitos ativos e dinâmicos, querem ser sujeitos da sua própria aprendizagem, desejam uma educação em que eles sejam os protagonistas e os professores os mediadores no processo ensino-aprendizagem. Assim, esta pesquisa de mestrado, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Interversão Educativa e Social, Linha: Novas formas de subjetivação e organização comunitária do Departamento de Educação – Campus XI, da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, teve como objetivo principal compreender como as Metodologias Ativas mediadas por Tecnologias Digitais contribui para criação de aulas inovadoras e interativas, que busque o protagonismo do aluno, a fim de que este seja agente ativo da sua própria aprendizagem. Para atingir tal objetivo produzimos, como produto dessa pesquisa, um curso de extensão sobre o uso das Metodologias Ativas mediadas por Tecnologias Digitais para os estudantes dos cursos de licenciatura do Departamento de Educação – Campus XIV da UNEB, lócus da nossa pesquisa, que possibilite esses futuros docentes a criação de ideias de aulas inovadoras e interativas que permitam aos alunos construir conhecimentos a partir das metodologias ativas com o auxílio das tecnologias digitais, e compartilhar em rede, visando facilitar o processo de ensino-aprendizagem da geração da mudança. O curso em questão, vem contribuir de forma significativa com o processo de formação desses licenciandos, munindo-os com ferramentas que os permitam transformar suas aulas em momentos de aprendizagens que conecte os jovens, engajando-os através do trabalho com Metodologias Ativas mediadas por Tecnologias Digitais, promovendo assim a aprendizagem significativa, apresentando aos professores em formação ferramentas que permita a aprendizagem em rede; propondo aos mesmos metodologias de ensino que permitam capacitação e autonomia para o aprendizado ativo e dinâmico; criando assim condições para o desenvolvimento de atividades a serem desenvolvida como um trabalho compartilhado em rede (fora da sala de aula); mostrando as possibilidades a partir do uso das tecnologias digitais para auxílio de práticas pedagógicas em sala de aula e “fora dos muros da escola” que objetive “prática continuada”.
- ItemO uso do smartphone na sala de aula: tecnologias móveis no contexto do ensino médio de uma escola pública do território do sisal(2022-06-17) Lima, Manoel da Cruz; Torres, Mônica Moreira de Oliveira; Santos, Ana Cristina de Mendonça; Araújo, Helisângela Acris Borges de; Amorim, Ivonete Barreto deEsta dissertação teve como objeto de estudo as tecnologias móveis no contexto do ensino médio de uma escola pública do Território do Sisal, à medida que discutiu sobre as possibilidades do uso do smartphone na mediação pedagógica por professores das áreas de Ciências da Natureza e Matemática na terceira série do ensino médio no contexto supracitado. A pesquisa teve como geradora de reflexões a seguinte problemática: “Como o uso do smartphones na mediação pedagógica colabora para a aprendizagem nas áreas de Ciências da Natureza e Matemática nas turmas da terceira série do ensino médio de uma escola pública de Valente (BA)?”. Diante da necessidade de resposta para esse questionamento, o objetivo geral desta pesquisa foi: compreender como o uso do smartphones na mediação pedagógica colabora para a aprendizagem nas áreas de Ciências da Natureza e Matemática nas turmas da terceira série do ensino médio de uma escola pública de Valente (BA). E para viabilizar seu desenvolvimento traçamos os seguintes objetivos específicos, a saber: a) historicizar a importância da relação tecnologia e educação b) contextualizar o uso pedagógico da tecnologia digital móvel na educação; c)analisar concepções e usos das tecnologias móveis na sala de aula; d) implementar oficinas formativas com os professores sobre o uso pedagógico do smartphone; e) elaborar de forma coletiva s proposta de mediação pedagógica de uso smartphone nas áreas de Ciências da Natureza e Matemática nas turmas da terceira série do ensino médio de uma escola pública de Valente. Assim sendo, a pesquisa se consistiu de caráter exploratório, cujo percurso metodológico foi de uma pesquisa qualitativa e que foi realizada em uma escola pública do município de Valente/BA, com a participação de quatro professores colaboradores. Os dispositivos de coleta de informações foram: questionário on-line; entrevista semiestruturada e oficinas pedagógicas. A análise e a interpretação das informações, construídas no processo de pesquisa, foram realizadas a partir da análise de conteúdo. Também foi aprovada pelo comitê de ética sob o número CEP - Autorização nº 4.551.677. Diante dessas questões, a pesquisa obteve como produto uma proposta de mediação pedagógica de uso do smartphone nas áreas de Ciências da Natureza e Matemática. Com o estudo, inferimos ser possível utilizar o smartphone na mediação pedagógica como um artefato capaz de colaborar para a aprendizagem nas áreas de Ciências da Natureza e Matemática. As discussões e reflexões revelaram, ainda, ser imprescindível o papel do professor como agente mediador do processo de aprendizagem e que tenha formação voltada para a mediação tecnológica.
- ItemEducação pública municipal do campo em Barrocas - Ba: espaço virtual de práticas pedagógicas como possibilidade de enriquecimento do currículo vivido(2022-07-21) Araújo, Patrícia de Sena; Soares, Marcia Torres Neri; Coelho, Patrícia Júlia Souza; Souza, Heron FerreiraO presente trabalho tem aderência ao campo de investigações da/na educação básica, com centralidade no currículo da Educação do Campo, mais especificamente nas práticas docentes exitosas vivenciadas na realidade educacional de escolas públicas municipais do Campo, em Barrocas-BA. Ancorado na metodologia pesquisa-ação, apresenta a criação de um Espaço Virtual de Práticas Pedagógicas/Blog, para compartilhamento, divulgação e acesso a informações destas práticas, tencionando o fortalecimento do currículo vivido. Para tanto, foram realizadas sessões reflexivas com professoras e coordenadoras das referidas escolas, bem como levantamento documental e aplicação de questionário através do google forms, para acessar os dados. A pergunta que orientou a pesquisa foi: como o espaço virtual de práticas pedagógicas pode colaborar para o fortalecimento do currículo vivido nas escolas públicas do campo, no município de Barrocas-BA? Traz como objetivo geral sistematizar experiências pedagógicas, através do Espaço Virtual, para o fortalecimento das práticas curriculares, no sistema educacional, das escolas públicas do Campo, no município de Barrocas-BA. Seguido dos seguintes objetivos específicos: caracterizar os aspectos normativos e organizacionais da Educação do Campo no município de Barrocas-BA; e realizar sessões reflexivas, dialógicas e problematizadoras com os professores sobre suas vivências, experiências e práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas do Campo e criar um Espaço Virtual (Blog) para socialização, divulgação, acompanhamento e trocas contínuas, de práticas pedagógicas, bem como informações do contexto educacional das escolas do Campo, direcionadas aos educadores, estudantes e sociedade civil, tencionando uma soma nas práticas curriculares vividas. O trabalho está fundamentado nas contribuições teóricas de Thiollent (1986), Barbier (1977), Bardin (2016), Freire (1997), Holliday(2006), Arroyo (2013), Molina (2012) e Caldart (2011; 2012), entre outros. Por meio da pesquisa foi possível socializar materiais e sugestões literárias/pedagógicas acerca da educação do Campo, no espaço virtual, visibilizar e estimular a socialização de práticas exitosas das professoras de escolas do Campo, bem como tornar os dados acessíveis à sociedade civil para conhecimento, acompanhamento e utilização como fonte de pesquisa e enriquecimento do currículo vivido.
- ItemEducação/formação na Filarmônica 30 de Junho: O lugar da música na vida de cidadãos no Território do Sisal(Universidade do Estado Da Bahia, 2022-08-09) Silva, John Wolter Oliveira; Amorim, Ivonete Barreto de; Vitorino, César Costa; Venas, Ronaldo FigueiredoEsta pesquisa, intitulada “Educação/formação na Filarmônica 30 de Junho: O lugar da música na vida de cidadãos no Território do Sisal”, teve como objetivo analisar as perspectivas de cidadãos e cidadãs da Filarmônica 30 de Junho no processo de educação/formação implementado através da música e na construção dialógica de um blog educativo; tendo a seguinte questão norteadora: Quais as perspectivas de cidadãos da Filarmônica 30 de Junho diante de um processo de educação/formação implementado através da música? Para tanto, utilizou-se como referencial teórico os trabalhos de Aguiar e Aguiar (2020), Caliman (2010), Canclini (1987), Cazaes (2012), Cruvinel (2003 e 2009); Escobar (2005); Farah (2018); Freire (2020), Frémont (1980), Gadotti (2012), Gohn (2009 e 2014), Harvey (2012); Heinen (2020), Paiva (2011), Silva (2019), Souza (2006); Tuan (2018), dentre outros. Os aspectos metodológicos se constituíram a partir da pesquisa qualitativa (MINAYO, 2016) e da pesquisa interventiva (PEREIRA, 2019), tendo como método a pesquisa-ação (THIOLLENT, 1986) e como estratégias de levantamento de dados a pesquisa documental (PÁDUA, 2012) com documentos físicos e digitais sobre a Filarmônica 30 de Junho; as entrevistas semiestruturadas (MINAYO, 2016; LÜDKE e ANDRÉ, 2020) com sete colaboradores: um membro da diretoria, um maestro, dois educadores e três educandos; a intervenção a realização do círculo de cultura (FREIRE, 2020) com os colaboradores para construção dialógica de um blog de Educação Musical; e análise de conteúdo (BARDIN, 2011) dos materiais produzidos. A pesquisa foi submetida e aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), com parecer consubstanciado sob o nº 4.789.652. O produto da pesquisa foi o blog, intitulado “#Educar30 - Blog de Educação Musical da Filarmônica 30 de Junho”. Portanto, concluiu-se que o blog configurou como mais uma opção de educação/formação possibilitada pela Filarmônica 30 de Junho, articulando as modalidades virtual e presencial, além de ser um potencial instrumento de formação de novos escritores e de novas leitores.
- ItemGrêmio estudantil na gestão democrática: proposições com estudantes do ensino médio(Universidade do Estado Da Bahia, 2022-12-02) Ferreira, Janieli Lopes; Castro, Selma Barros Daltro de; Soares, Marcia Torres Neri; Silva, Fabrício Oliveira daEsta pesquisa problematizou o grêmio estudantil (GE), através da seguinte questão: como o GE pode se estabelecer enquanto instância para o desenvolvimento da participação estudantil e fortalecimento da gestão democrática, a partir da perspectiva de estudantes do Ensino Médio de uma escola pública do Território de Identidade do Sisal (TIS)? O objetivo geral foi: analisar o GE e sua constituição enquanto instância para o desenvolvimento da participação estudantil e fortalecimento da gestão democrática, com vistas à construção de um e-book que subsidie a criação e implementação de GE, a partir da perspectiva de estudantes do Ensino Médio de uma Escola pública do Território de Identidade do Sisal. Os objetivos específicos foram: 1) discutir o GE como instância máxima e legítima de participação dos(das) estudantes no ambiente escolar e sua relação com a gestão democrática e participativa; 2) discutir sobre participação estudantil e suas implicações para/com o GE; 3) realizar ateliês formativos com estudantes de uma escola pública do Ensino Médio sobre aspectos teórico-metodológicos do GE; 4) construir com os(as) estudantes um e-book que subsidie a criação e implementação do GE em escolas do (TIS)-Bahia. O embasamento teórico contou com autores como: Bordenave (2002), Ciseski e Romão (2012), Cury (2002), Demo (1996), Ferretti; Zibas e Tartuci (2004), Gadotti e Romão (2012), Gadotti (2012), Lück (2009, 2013), Libâneo; Oliveira e Toschi (2012), entre outros. Pesquisa aprovada no Comitê de Ética da UNEB, Parecer nº. 5.080.746, teve como opção metodológica a abordagem qualitativa, com inspiração na pesquisa de intervenção colaborativa (PEREIRA, 2019). As estratégias para a produção e levantamento de informações foram: a) intervenção educativa, realizada por meio dos Ateliês Formativos com os(as) estudantes do Ensino Médio, registros das gravações das falas dos(das) estudantes e nos formulários construídos no Google Forms; b) análise de documentos que apresentam indícios de participação estudantil na escola e documentos que versam sobre o GE no site institucional da Secretaria de Educação do Estado da Bahia. O locus foi uma escola pública de Ensino Médio, situada no TIS, Bahia, e os(as) colaboradores(as), doze (12) estudantes matriculados(as) no 1° ao 3° ano. Como produto final, foi construído colaborativamente com os(as) estudantes o e book intitulado “Grêmio estudantil: juventude em ação”, contendo orientações sobre concepções e processos para a criação de GE em Escolas Públicas Estaduais de Ensino Médio da Bahia. A obra, que possui registro de ISBN (International Standard Book Number), está publicizada no site do MPIES e perspectiva contribuir para que os(as) jovens estudantes criem os GE nas suas respectivas escolas, especialmente no TIS. Os resultados revelaram: a) as possibilidades de contribuição do GE na promoção do modelo de gestão democrática na escola, por meio do reconhecimento de que estudantes jovens também são protagonistas do fazer educativo; b) pouco conhecimento dos(das) estudantes acerca do que é um GE e seu funcionamento; c) necessidade da escola promover espaços formativos com os(as) estudantes como possibilidade de despertar o interesse para composição do GE.