Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Intervenção Educativa e Social (PPGIES)

O PPGIES visa contribuir para o desenvolvimento da competência acadêmica, científica e profissional dos mestrandos e egressos nas múltiplas áreas do conhecimento, de forma articulada e integrada, primando pela interdisciplinaridade, através da instrumentalização para a realização de intervenções educativas e sociais que contemplem os novos contextos de aprendizagens e as novas formas de subjetivação e organização comunitária em espaços do setor público e privado. A periodicidade da seleção do Mestrado em Intervenção Educativa e Social da UNEB Campus XI será anual, ofertando inicialmente 10 vagas (dez) vagas. A duração será no máximo de 24 (vinte e quatro meses); correspondendo a 4 (quatro) semestres letivos, durante os quais deverão ser integralizados 42 créditos.

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    O impacto do teatro como protagonista na construção da autonomia do educando: um estudo de caso no centro juvenil de ciência e cultura de Serrinha
    (Universidade do Estado da Bahia, 2025-11-03) Souza, Marizete Barbosa de Lima; Carneiro, Everton Nery; Zeferino, Jefferson; Torres, Cláudia Regina de Oliveira Vaz
    Esta pesquisa, intitulada “O impacto do teatro como protagonista na construção da autonomia do educando: um estudo de caso no Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Serrinha”, analisou a inserção do teatro no currículo escolar e seus impactos pedagógicos, culturais e formativos. A motivação inicial emergiu da trajetória da pesquisadora como educadora e multiplicadora do Teatro do Oprimido, de Augusto Boal, experiência que revelou o potencial da linguagem teatral como instrumento de transformação social e educativa. Com efeito, o objetivo geral consistiu em analisar de que modo o teatro pode atuar como protagonista na construção da autonomia do educando, tomando como referência o Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Serrinha, no Território do Sisal. Para alcançar tal propósito, foram delineados três objetivos específicos: investigar como as práticas teatrais fundamentadas no Teatro do Oprimido são implementadas no referido Centro; identificar desafios e potencialidades do teatro enquanto estratégia pedagógica voltada à autonomia estudantil; e propor recomendações e diretrizes que fortaleçam sua integração ao currículo do ensino médio da rede estadual. Historicamente, o teatro tem se consolidado como ferramenta essencial para a educação e para a promoção da consciência crítica. Inspirado nas metodologias de Augusto Boal, com o Teatro do Oprimido, e de Paulo Freire, com a Pedagogia do Oprimido, o teatro educacional estimula a participação ativa dos jovens, oferecendo-lhes oportunidades de assumirem o protagonismo de suas trajetórias e de se constituírem como agentes de transformação social. A questão norteadora formulada foi: qual o impacto do teatro como agente formador na promoção da autonomia dos educandos do Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Serrinha? O estudo fundamentou-se em referenciais de Boal (1931; 2009), Freire (1987), Reverbel (1997), Peixoto (1986), Koudela (1992), entre outros. Metodologicamente, adotou-se a abordagem qualitativa, por meio de um estudo de caso. A coleta de dados envolveu observações, aplicação de questionários e entrevistas realizadas com uma gestora, uma vice-gestora, três educadores e cinco educandos. A pesquisa obteve aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CAAE: 81257224.7.0000.0057). Como produto, foi elaborado o guia prático intitulado “Explorando a autonomia através do teatro: um guia prático para educadores”, desenvolvido em linguagem acessível e didática, contendo propostas de atividades, exemplos de aplicação em sala de aula e orientações metodológicas. Disponível em formato digital, o material amplia o alcance da pesquisa, fortalece o uso do teatro como recurso pedagógico e apoia a construção de práticas inovadoras nas escolas da rede estadual do Território do Sisal. Os resultados evidenciam o teatro, sobretudo quando fundamentado no Teatro do Oprimido e na Pedagogia Freireana, como recurso eficaz para estimular a autonomia, a criatividade e a consciência crítica dos educandos. Integrado de forma reflexiva ao currículo escolar, o teatro contribui para a formação integral, potencializa o protagonismo juvenil e promove a construção coletiva do conhecimento, confirmando sua relevância e atualidade no âmbito da educação públic
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    Sequência didática com jogos matemáticos e o ensino de estudantes com deficiência: uma experiência formativa interdisciplinar em uma escola pública municipal de Biritinga-BA
    (Universidade do Estado da Bahia, 2025-10-02) Oliveira, Thaís Meireles de; Soares, Marcia Torres Neri; Torres, Cláudia Regina Vaz; Fonseca,Géssica Fabiely
    A inclusão de estudantes com deficiência permanece como foco de interesse nas discussões sobre o respeito às diferenças e nos desafios advindos da prática pedagógica. Destarte, o presente trabalho tem como questão de pesquisa: como a utilização da sequência didática com jogos matemáticos pode favorecer o trabalho docente em turmas com matrícula de estudantes com deficiência na perspectiva inclusiva? No intuito de se responder a esse questionamento, traçamos o objetivo geral: analisar a potencialidade da sequência didática com jogos matemáticos como recurso pedagógico para o enriquecimento curricular de aulas em turmas com matrícula de estudantes com deficiência. E, como objetivos específicos, inserem-se: abordar a discussão teórica acerca da inclusão de estudantes com deficiência na sala de aula comum; identificar abordagens teóricas e metodológicas para o uso de sequência didática no ensino da Matemática em turmas com matrícula de estudantes com deficiência; realizar Ateliês Pedagógicos com professores de Matemática e de outras áreas do conhecimento, acerca da sequência didática como estratégia de trabalho com jogos matemáticos; oportunizar o contato com jogos matemáticos didático-pedagógicos no âmbito da ação docente; e: produzir uma sequência didática utilizando-se jogos matemáticos como possibilidade de enriquecimento de aulas no campo da Matemática e de outras áreas do conhecimento, em turmas com matrícula de estudantes com deficiência. Apresentada em forma de capítulos, como fundamentação teórica, a presente Pesquisa tem aporte em autores do campo da formação docente, como (Freire, 1996; Gatti, 2021; Imbernón, 2010), e, na perspectiva inclusiva, (Kassar; 2014). Sobre sequência didática (Machado; Neves, 2015; Cardoso, 2024); Ensino da Matemática (Moreira, 2004) e o uso do Jogos (Abrantes, 2010; Carvalho, Lello; Araujo, 2022; Lemes; Cristóvão; Grando, 2024). Desse modo, de abordagem qualitativa, por meio da metodologia de pesquisa-ação (Thiollent, 2011; Pereira, 2019) o presente estudo, sob aprovação do Comitê de Ética de Pesquisa - parecer de número 7.332. 808, organizou-se a partir de um projeto de intervenção materializado na forma de Ateliês Pedagógicos. Como procedimentos metodológicos, além dos Ateliês Pedagógicos, foram utilizados: um formulário do Google Forms de caracterização dos colaboradores e concepção sobre sequência didática, como também a análise documental. A análise dos dados teve aporte em Bardin (2011). Ao todo, participaram dez colaboradores, a saber: um psicólogo, um profissional de apoio educacional, um assistente social e sete professores, o que contribuiu para se formar, pois, um grupo interdisciplinar. A pesquisa foi realizada em uma escola pública municipal de Biritinga-BA. O produto constitui-se de uma Sequência Didática com Jogos Matemáticos. Os principais resultados indicam isto: o desafio da formação docente no trato da inclusão; possibilidades para o ensino da Matemática na perspectiva inclusiva, além de construções colaborativas de produtos como oportunidade formativa interdisciplinar. O produto anuncia contribuições à prática pedagógica docente em contato com quaisquer estudantes, haja vista que essa organização vislumbra possibilidades de trabalho com estudantes com e sem deficiência. Tais contribuições também se estendem não apenas ao lócus de realização da pesquisa, mas também a outros profissionais que atuem com a disciplina Matemática em quaisquer contextos educativos.
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    A produção de grupo operativo em uma escola pública do terriotório do sisal para a promoção de um espaço de expressão das subjetividades de adolescentes consideradas/os como dissidentes
    (Universidade do Estado da Bahia, 2025-06-12) Oliveira, Aderilson Anunciação; Torres, Cláudia Regina de Oliveira Vaz; Vitorino, César Costa; Zucoloto, Patrícia Carla Silva do Vale
    Os Grupos Operativos (GOs) são espaços organizadas com a finalidade de promover o desenvolvimento biopsicossocial das pessoas por meio da resolução de tarefas nor teadoras, a partir da movimentação numa espiral dialética. Este trabalho irá focar no seu uso numa escola pública dentro do território do sisal, por isso assumirá o termo Grupo Operativo Escolar (GOE). A referida pesquisa tem como objetivo geral: analisar a relevância dos Grupos Operativos de Psicologia Escolar para a promoção de saúde mental entre estudantes adolescentes que são consideradas/os dissidentes pela co munidade escolar. A metodologia escolhida foi a pesquisa-intervenção em educação, de cunho qualitativo, ela é o elo entre a teoria e a prática, servindo como guia para que o pesquisador explore, compreenda e analise fenômenos sociais de maneira ri gorosa, sistemática e criativa, levando em consideração a especificidade do fenômeno que está sendo estudado, bem como o contexto cultural, social, político e econômico que o envolvem. O quadro de sustentação teórica deu-se por meio dos conceitos de Corpos Dissidentes de Foucault (1977); Grupos Operativos de Pichon-Riviere (2009) e Psicologia Escolar Crítica de Patto (2022). O GOE foi realizado através de seis en contros que foram agendados previamente com as/os membras/os de modo que to das/os pudessem participar. Para a apresentação didática dos resultados obtidos na referida pesquisa foram delimitadas quatro categorias, são elas: Categoria 01: Vivên cias Violentas: as tentativas de aniquilamento dos corpos considerados dissidentes dentro e fora da escola; Categoria 02: Identidade e Autoimagem: o espelho quebrado dos corpos considerados dissidentes; Categoria 03: O Grupo na adolescência como instrumento de reconstrução da subjetividade; e Categoria 04: Grupo Operativo e Psi cologia Escolar: a relevância de espaços de expressão para o fomento do protago nismo na adolescência. Embora as/os estudantes tenham apresentado resistência nos primeiros momentos, à medida que encontros do GOE foram acontecendo elas/es perceberam qual era a proposta do projeto e começaram a se permitir confiar nas pessoas que ali estavam e pouco a pouco iam apresentando as suas dores e vulne rabilidades e, consequentemente, aprendendo, uma/um com a/o outra/o, a comunicar as suas demandas e a adaptar-se ativamente diante dos desafios e violências do co tidiano. Portanto, as intervenções explicitaram não apenas a relevância, como tam bém a urgência de espaços seguros dentro da escola para que os corpos dissidentes possam expressar as suas subjetividades. Destaca-se que essa pesquisa possui aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa por meio do parecer consubstanciado número 6.890.402.
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    Fórum municipal como possibilidade de visibilidade dos direitos das pessoas com deficiência: proposta de diálogos institucionais em Serrinha/BA
    (Universidade do Estado Da Bahia, 2024-11-29) Silva, Leilany Marry Brizolara; Soares, Marcia Torres Neri; Castro, Selma Barros Daltro De; Almeida, Wolney Gomes
    A promoção de uma sociedade inclusiva é um assunto recorrente nos dias atuais, embora ainda percebamos uma distância em garantir de forma plena. Desse modo, como pergunta norteadora desta pesquisa, definiu-se “Como o reconhecimento e a problematização dos direitos das pessoas com deficiência, identificados a partir do Grupo de Trabalho (GT) desenvolvido no Centro de Atendimento Pedagógico a Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (CAPENE), no município de Serrinha-BA, podem contribuir para/na visibilidade deste público, com vistas à elaboração de um documento orientador para a proposição de um fórum municipal?”. Com aprovação no Comitê de Ética em Pesquisa, sob o número 74713723.7.0000.005, tem como objetivo geral: investigar os processos de invisibilidade das pessoas com deficiência, usuárias do CAPENE do município de Serrinha-BA, no âmbito das políticas públicas de inclusão brasileiras, numa perspectiva colaborativa. Como objetivos específicos: contribuir com o conhecimento acerca dos direitos das pessoas com deficiência no âmbito das políticas públicas de inclusão brasileiras; realizar um GT para discussões atinentes ao campo dos direitos das pessoas com deficiência e; elaborar um documento orientador para proposição de um fórum como estratégia na/para promoção da visibilidade dos direitos das pessoas com deficiência e possibilidades de inclusão social. Para tanto, estrutura-se em um texto dissertativo organizado em capítulos que incluem a discussão teórica, a análise de dados e o produto. O referencial teórico adotado abrange autores como Cavalca (2022), Castro (2008), Diniz (2007), Goffman (2004), Januzzi (2012), Mazzotta (2011) e Soares (2020). O processo metodológico segue uma abordagem qualitativa, ancorada em um processo de pesquisa-ação colaborativa, coadunada as percepções de Thiollent (2009) e Pereira (2019). A análise de dados baseia-se nas contribuições de Bardin (1977). Além das pessoas com deficiência e/ou familiares e profissionais do CAPENE, a intervenção, definida por meio de cinco encontros do GT, seguida de registros em Diário de Bordo e a escrita do documento por meio da ferramenta google drive. O processo também contou com a participação de convidados, como uma advogada, Coordenação Municipal da Educação Especial/inclusiva, um membro do Conselho Estadual do Direito da Pessoa com Deficiência (COEDE) e do Conselho municipal dos direitos das pessoas com deficiência (CMDPD) de Serrinha-BA, conforme adesão e interesse. O produto resultante é um documento orientador para a criação de um Fórum Municipal Interinstitucional/Intersetorial/Interdisciplinar para visibilidade dos direitos das pessoas com deficiência de Serrinha-BA (FORIND/Serrinha-BA). Tal documento será apresentado à sociedade e aos vereadores através de exposição na plenária da Câmara dos Vereadores do município, com transmissão pelas redes sociais da referida instituição. Como resultados, a elaboração de estratégias conjuntas para/na escrita do documento propiciou uma melhor articulação no enfrentamento dos desafios, além de fortalecer as ações do ponto de vista legal e a participação de diferentes colaboradores, com suas respectivas experiências no campo da inclusão social. Esse aspecto contribui para solidificar a implementação posterior do fórum. Assim, esperamos ampliar os debates sobre a garantia dos direitos das pessoas com deficiência e, quiçá, fomentar práticas mais inclusivas na região sisaleira, especialmente em Serrinha-BA. Palavras-chave: Políticas Públicas de Inclusão. Engajamento Social. Condição de Deficiência. Documentos legais. Invisibilidade
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    Readaptação funcional de professores(as): construção dialogada de diretrizes concernentes à atuação profissional ressignificada
    (Universidade do Estado Da Bahia, 2024-12-18) Pêpe, Kellen Gama; Torres, Mônica Moreira de Oliveira; Castro, Selma Barros Daltro de; Santos, Marcos Gilberto dos
    A pesquisa aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa, através do Parecer Consubstanciado nº 6.455.123, aborda o processo de readaptação funcional dos professores(as) do município de Salvador/BA, seus desafios e as garantias no que diz respeito à profissionalidade docente. Neste cenário, a questão problematizadora consiste em: Como o processo de readaptação funcional dos(as) professores(as) deveria ocorrer tendo em vista contribuir para construção de uma profissionalidade ressignificada dos readaptados a partir de diretrizes específicas? Assim, o projeto tem como objetivo geral analisar o processo de readaptação funcional de professores(as) com vistas a construção para profissionalidade ressignificada, através da elaboração colaborativa de uma proposta de diretrizes específicas. E como objetivos específicos: contextualizar os conceitos teóricos de Profissionalidade; de Estado e Burocracia; e de Readaptação Funcional de Professores(as); identificar as ações/procedimentos realizados pela Secretaria Municipal de Educação de Salvador/BA para readaptação funcional de professores(as); analisar a concepção de Readaptação Funcional de Professores(as) no contexto nacional e no contexto da SMED sob a visão dos técnicos da gestão de pessoas e professores(as) readaptados(as); realizar rodas de conversa visando a compreensão e proposição de alternativas para a regulamentação e orientação para readaptação funcional de professores(as) no contexto da SMED; e elaborar coletivamente uma proposta com diretrizes específicas para readaptação de professores(as) da SMED que assegure a profissionalidade no novo cargo ou função. O estudo está ancorado em teóricos como Almeida (2019), Monteiro (2019), Bobbio (1999), Max Weber (1991), Mello (2000), Nunes (2001), Ramalho (2000), Rigolin (1993), dentre outros. Desse modo, a pesquisa constitui-se em qualitativa e colaborativa e as estratégias de coleta de informações são questionários semiestruturados e as rodas de conversa, visando a participação efetiva dos(as) colaboradores(as) envolvidos(as) e visando ainda o produto da pesquisa que consiste na proposta com diretrizes específicas para readaptação funcional de professores(as) da SMED que assegure a profissionalidade no novo cargo/função/atribuição. Como resultado da pesquisa tem-se a visibilidade dos(as) professores(as) em readaptação funcional, a ausência de uma política pública específica para os(as) professores(as) readaptados(as) e a necessidade de elaboração de diretrizes específicas para a readaptação funcional de professores(as). Ainda indica que, é imprescindível discutir a readaptação funcional de professores(as) para promover um ambiente de trabalho inclusivo e respeitoso, bem como é necessário construir marcos legais específicos, formar professores(as), gestores(as), órgão central, e conscientizar a comunidade escolar sobre as particularidades dessa condição.