Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Intervenção Educativa e Social (PPGIES)

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    As devotas da Santa Dulce dos Pobres pertencentes ao Grupo Poder Grisalho – Salvador – BA: do terço nas mãos à prática online de pilates
    (Universidade do Estado da Bahia, 2024-08-03) Conceição, Angelo Márcio Correia da; Silva, Sandra Célia Coelho Gomes da; Amorim, Ivonete Barreto de; França, Elisete Santana da Cruz
    As atividades físicas destinadas às pessoas da terceira idade ganharam mais adesão na atualidade. A nossa dissertação, intitulada As devotas da Santa Dulce dos Pobres pertencentes ao Grupo Poder Grisalho – Salvador – BA: do terço nas mãos à prática online de pilates, trouxe ponderações sobre o supracitado tema e elegeu como objetivo geral analisar como ocorrem as intervenções no cuidar da saúde das devotas da Santa Dulce dos Pobres pertencentes ao Grupo Poder Grisalho de Salvador-Bahia, tendo como base a prática online de pilates. Justificamos a pesquisa devido à necessidade de se promover a conscientização de que cuidar da saúde é importante. O pilates, na terceira idade, desenvolvido com senhoras do Grupo Poder Grisalho, trabalha o corpo na sua integralidade, fazendo com que os músculos se tornem mais fortes, alongados e flexíveis, integrando o corpo e a mente. A pesquisa apresentou a seguinte questão de estudo: Como as devotas da Santa Dulce dos Pobres pertencentes ao Grupo Poder Grisalho Salvador-Bahia utilizaram a sua devoção para cuidar da saúde através das práticas online de pilates? As 05 (cinco) participantes da pesquisa, com idades entre 66 e 86 anos, falaram sobre a sua devoção à primeira Santa baiana. Na metodologia, utilizamos a entrevista narrativa, subsidiada nas reflexões de Ravagnoli (2018), história de vida (Josso, 2007; Spindola; Santos,2003), para possibilitar que cada colaboradora da pesquisa pudesse contar a experiência que vivenciou no que tange à sua devoção a Santa Dulce dos Pobres. O desenho do estudo pautou-se em pesquisa bibliográfica, em pesquisa de campo, de natureza exploratória e abordagem qualitativa, e em pesquisa de intervenção. A pesquisa evidenciou que a fé em Santa Dulce dos Pobres sempre sustentou e sustenta a caminhada diária das praticantes de pilates online. Criamos como produto, de forma coletiva, um Perfil de Instagram para prática online de pilates. Essa pesquisa teve a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP/UNEB), sob o parecer nº 5.181.229, emitido em 21 de dezembro de 2022. Palavras-chave: devoção; mulheres; atividade física; terceira idade; pilates.
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    Letramento científico no ensino de ciências da natureza na educação de jovens e adultos
    (Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-12) Ribeiro, Cristiane Maria de Freitas; Vitorino, César Costa; Torres, Mônica Moreira de Oliveira Vaz; Santos, Selma dos
    O trabalho que ora se apresenta é fruto de reflexões sobre experiências da autora da pesquisa, professora de Ciências da Natureza na EJA. O analfabetismo é um desrespeito ao direito à cidadania, que reflete na injustiça social, ameaçando a ordem econômica global. No momento que um aluno é alfabetizado, ele garante melhor o exercício da cidadania, pois entenderá quais são os seus direitos e deveres, onde o saber é o poder. Enquanto a alfabetização científica é tudo aquilo que envolve a escrita e leitura de textos científicos, o letramento científico é o entendimento da ciência e sua utilização pela sociedade em tarefas do nosso cotidiano, onde, na modalidade de ensino da Educação de Jovens e Adultos, ao se trabalhar com letramento científico no ensino de ciências da natureza, oportunizamos agregar novos conhecimentos e saberes, contribuindo para a transformação de sujeitos ativos, protagonistas de sua própria aprendizagem. A investigação é com base na questão: Como o letramento científico a partir da pedagogia de projetos no ensino de Ciências da Natureza contribui para a escolarização dos alunos da EJA, Etapa VII (ensino médio), numa escola pública do Território de Identidade do Sisal - Bahia? O objetivo geral consiste em compreender como o letramento científico a partir da pedagogia de projetos no ensino de Ciências da Natureza contribui para a docência escolar, no processo de escolarização da EJA e favorece à participação nas Feiras Científicas. Para atingir o objetivo apresentado, a investigação tem uma abordagem qualitativa, com inspiração na pesquisa de intervenção pedagógica e utilização de ciclo de rodas de conversa como estratégia para a coleta das informações. O espaço empírico foi uma escola pública da rede estadual de ensino, localizada no Território do Sisal - Bahia. Os colaboradores da pesquisa foram quatro professores da área de ciências da natureza, um o coordenador pedagógico e oito alunos da modalidade de ensino da EJA, em específico a Etapa VII (ensino médio). A fundamentação teórica traz os autores Silva (2016) e Ferreira (2015) contribuindo na discussão sobre o letramento científico; Araújo (2013), Arroyo (2017) e Freire (2001) o ensino de ciências e a educação de jovens e adultos; e sobre o contexto da pesquisa Guerra (2018), Hernández (1998), Weber (2016). Como produto final foi promovida uma feira de ciências com a participação dos colaboradores da pesquisa. Espera-se com essa pesquisa: incentivar práticas pedagógicas baseadas no letramento científico através da pedagogia de projetos em ciências da natureza na Educação de Jovens e Adultos; estimular a realização de Feiras Científicas e participação de professores e alunos da EJA, de forma a assegurar a construção de novos saberes por parte do aluno; além de contribuir para o combate ao movimento de negação a ciência aliado ao processo de escolarização na área de ciências da natureza na EJA. Esse trabalho foi aprovado pelo Comitê de Ética, através do parecer consubstanciado do CEP é CAAE: 68335723.3.0000.0057, Número do Parecer: 6.061.974, de 16 de maio de 2023.
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    Educação infantil do/no campo no município de Tucano-BA: formação, práticas pedagógicas e aprendizagens de crianças de escolas rurais
    (Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-23) Maciel, Arlete Miranda Amancio; Coelho, Patrícia Júlia Souza; Torres, Cláudia Regina de Oliveira Vaz; Orrico, Nanci Rodrigues
    Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, analisa a trajetória de vida e formação de professoras da Educação infantil. Teve como locus o Núcleo escolar Arlindo Dantas, no município de Tucano-BA, interior da Bahia, Território do Sisal. Intentou compreender como os processos de formação continuada das professoras de Educação Infantil, referenciados no Documento Curricular Referencial de Tucano BA, reverberam nas práticas pedagógicas de uma escola pública do campo e dialogam com as experiências socioculturais das crianças de localidades rurais. Esta pesquisa objetivou também analisar o Referencial Curricular do Município de Tucano; realizar um Curso de extensão, de caráter formativo-investigativo, com as professoras da Educação Infantil do/no campo em uma escola nucleada do município de Tucano-BA; discutir proposições e estratégias para a participação efetiva das professoras do campo da educação infantil na construção de seu currículo, de forma articulada com o DCRMT para as Escolas do Campo; e produzir, com as professoras da Educação Infantil, um roteiro didático para a Educação infantil do campo. Para tanto, buscando compreender as concepções de infância e infâncias do campo, subsidia-se nos estudos de Coelho (2010;2019), Silva e Paschu (2010; 2012), Corsaro (2011) e Sarmento (2006). Currículo e Formação continuada em Macedo (2004; 2009; 2013; 2020) e Arroyo (2007; 2008; 2013; 2021) e metodologia (auto)biográfica em Souza (2004; 2014), Josso (2004; 2006; 2007) e Nóvoa (2002, 2014), e para a análise interpretativa-compreensiva, em Ricoeur (1976; 1988; 2002; 2010; 2014), entre outros teóricos que subsidiaram as discussões e a análise. O desenvolvimento desta pesquisa, ancorado na abordagem (auto)biográfica, teve as narrativas de nove professoras da Educação infantil do campo como dispositivo formativo e método investigativo, com a perspectiva que num ato reflexivo de sua trajetória de vida, formação e atuação, as concepções de infâncias do campo possam reverberar na construção de um currículo escolar que dialogue com as infâncias presentes nas escolas do campo. A pesquisa interventiva foi aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa, sob o número CEP – Autorização 5.937.397. Os resultados que ecoaram de um curso de extensão foram estruturados em cinco eixos temáticos, a saber: Infâncias rurais; Ser professora da Educação Infantil do Campo; Currículo escolar e prática pedagógica para a Educação infantil do Campo; Livro didático, políticas públicas de 10 formação continuada e o ato curricular para a Educação Infantil do Campo; e Narrativas formativas das professoras da Educação Infantil do Campo. Desses eixos temáticos emergiu o produto desenvolvido com as colaboradoras da pesquisa, por meio de suas narrativas de vida/formação, intitulado Roteiros Didáticos: do cultivo das pequenas plantações à cultura do letramento no contexto de localidades rurais de Tucano-BA”, evidenciando que este se constitui uma opção de material didático para as escolas públicas do campo do município de Tucano, inaugurando uma prática inovadora de formação continuada, ao passo que as professoras, ao final de sua formação, construíram coletivamente propostas curriculares, tendo a empiria como ponto de partida para vivenciar os conhecimentos da matemática e da palavra escrita, sobretudo para vivenciar uma prática de valorização e pertencimento da identidade das crianças e suas comunidades.
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    Percepções de estudantes acerca da relevância das histórias e culturas africanas e afro-brasileiras no curso de pedagogia de uma universidade pública multicampi: diálogos no enfrentamento do racismo estrutural
    (Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-12) Soares, Edjane Gomes de Souza; Vitorino, César Costa; Silva, Sandra Célia Coelho Gomes da; Santos , Júlio Bispo dos
    A pesquisa intitulada Percepções de estudantes acerca da relevância das histórias e culturas africanas e afro-brasileiras no curso de Pedagogia de uma universidade multicampi: diálogos no enfrentamento do racismo estrutural tem como objetivo geral compreender as percepções de estudantes acerca da relevância das histórias e culturas africanas e afro-brasileira no curso de Pedagogia observáveis no lócus supra referido. Quanto a questão de pesquisa cabe indagar: de que forma os conhecimentos das culturas africanas e afro-brasileiras são compreendidos por estudantes do curso de Pedagogia de uma universidade multicampi? Assim, desenvolvida em um município baiano, no território do Sisal, esta pesquisa foi motivada pelas reflexões, inquietações e experiências resultantes da trajetória docente e de coordenação do curso de Pedagogia desta mesma universidade. Esta pesquisa foi embasada por teóricos como Munanga (2013), Santos (2007), Cuche (1999), Hall (2016), Freire (1979), Santos (2015), Libâneo (2010), Appiah (1997), Santos (2011), Dussel (2005), Quijano (2005), Gomes (2019), os quais abordam as questões da história e cultura afro-brasileira; a educação hodierna; a pedagogia e os processos formativos para uma educação antirracista. O estudo tem como base uma metodologia de natureza aplicada a partir de uma abordagem qualitativa, amparada em Minayo (2007), Bardin (2011), Pereira (2019), Prodanov e Freitas (2019), uma pesquisa de intervenção com o desenvolvimento de ateliês formativos pedagógicos, com a colaboração de estudantes do curso de Pedagogia. Utilizamos como instrumento de coleta de dados a intervenção a partir do desenvolvimento de estudo e atividades realizadas nos ateliês e os registros provenientes dele em filmagens e gravações de áudio. A análise dos dados foi organizada e baseadas nas análises de conteúdos com definição de categorias conforme Bardin (1977), que visa definir e estruturar a descrição do material coletado. Como resultados da pesquisa espera-se que enquanto pesquisa de intervenção possa suscitar debates, provocar outras e novas perspectivas para enfrentamento do racismo estrutural tão arraigado na vida e na história e culturas da nossa sociedade, rumo a uma educação democrática antirracista. Como produto final apresentamos o Boletim Informativo Digital, resultado prático da pesquisa de intervenção, com amplo poder de divulgação e alcance na página do site do PPGIES/MPIES, das bibliotecas nos Departamentos de origem e de desenvolvimento da pesquisa. Esse estudo está provado pelo Comitê de Ética sob o Parecer de nº 6.100.947
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    Acessibilidade comunicacional na UNEB – Campus XI: diálogos entre servidores administrativos e discentes com deficiência visual
    (Universidade do Estado da Bahia, 2024-03-08) Monteiro, Nelia de Mattos; Torres, Cláudia Regina de Oliveira Vaz; Coelho, Patricia Júlia Souza; Uzêda, Sheila de Quadros
    A Audiodescrição é um recurso de acessibilidade comunicacional que consiste na tradução de conteúdos imagéticos em texto acessível para pessoas com deficiência visual, com transtornos específicos da aprendizagem da leitura (dislexia) e idosos, que são o seu principal público consumidor. No âmbito acadêmico, as IES devem estar atentas à promoção da acessibilidade, uma vez que o direito à comunicação é institucional e para todos. Desta forma, a UNEB vem desde 2002 adotando medidas para a promoção da acessibilidade e inclusão em seus 24 departamentos. Com o ingresso de alunos com deficiência visual no DEDC – Campus XI – Serrinha no ano de 2018, foi preciso pensar nesse tipo de acessibilidade junto ao coletivo de profissionais que realizam as atividades administrativas, sejam do quadro Técnico Administrativo, cedidos ou Terceirizados, já que estão em convivência diária com os discentes com deficiência visual matriculados nos cursos oferecidos pelo departamento. Neste contexto, esta pesquisa surgiu, cujo objetivo foi analisar as concepções dos discentes com deficiência visual e servidores sobre as experiências de Audiodescrição realizadas nas atividades técnico-administrativas de alguns setores da universidade. Visando à realização de roda de conversa sobre Audiodescrição para servidores e discentes como intervenção, foi elaborada a seguinte questão: qual é a concepção dos servidores da UNEB - Departamento de Educação - Campus XI – Serrinha sobre acessibilidade comunicacional e como essa reflete na inclusão e na permanência dos discentes com deficiência visual nos cursos de graduação oferecidos pelo Departamento? Para responder a esta questão e atingir os objetivos, a metodologia deste estudo foi de natureza aplicada, com abordagem qualitativa, do tipo exploratória, aproximando-se da pesquisa-ação. Foram realizadas entrevistas e aplicação de questionário semiestruturado, cujos dados foram descritos através da Análise de Conteúdo de Bardin (1977) e apresentados na forma de Constelação de Atributos. O produto final da intervenção foi um Curso de Formação Profissional em Audiodescrição para servidores e discentes com deficiência visual, no qual foram socializadas as normas da Audiodescrição e provocadas discussões entre os participantes de forma a contribuir com a análise dos roteiros pelos discentes, em uma futura possibilidade de atuação como Consultores em Audiodescrição. Destaca se a profícua participação dos discentes na busca de fazer valer os seus direitos, revelando o cenário da acessibilidade, aprofundando as discussões e assumindo o papel de verdadeiros formadores sobre os temas. Os dados revelaram que os discentes construíram uma concepção bastante crítica acerca da acessibilidade no campus, norteados pelas suas percepções e experiências que refletiram negativamente em suas vivências na universidade. Concepções similares foram reveladas nos depoimentos dos servidores, de onde podemos concluir que a acessibilidade ainda precisa ser instituída e que a acessibilidade comunicacional deve ser o cerne das discussões e da adoção de práticas inclusivas em toda instituição