Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Intervenção Educativa e Social (PPGIES)

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    I Seminário Internacional Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Social
    (Universidade do Estado Da Bahia, 2017-09-20) Amorim, Ivonete Barreto de; Castro, Selma Barros Daltro de
    O seminário é promovido pelo Grupo de Pesquisa Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Social (EPODS), da Universidade do Estado da Bahia, do Departamento de Educação/Campus XI - Serrinha, organizado e executado por pesquisadores, estudantes e técnicos que compõem o grupo. Em tempo, ratificamos que a pesquisa, o ensino e a extensão constitui-se em tripé fundante na formação profissional de estudantes no âmbito da universidade que preza pela qualidade. Com efeito, o I Seminário Internacional Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Social visa disseminar pesquisas oriundas de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), Dissertações, Teses, Iniciação Científica e Resultados de Pesquisas vinculadas a grupos.
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    [Re] significando as ciências sociais: escrevivências
    (2022) Silva, Sandra Célia Coelho Gomes da; Prado, Ivanete Fernandes do; Alencar, Carla Giselle Pereira Mascarenhas de; Fernandes, Valéria Antunes Dias; Jesus, Lidia Maria Santana Bispo de; Soares, Paula Valentine
    A obra [Re] Significando as Ciências Sociais: Escrevivências, Volume 4, vincula-se às vivências realizadas pelos estudantes do curso de graduação Bacharelado em Enfermagem, do Departamento de Educação – Campus XII – Guanambi, em parceria com egressos e mestrandos do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Intervenção Educativa e Social – MPIES (Mestrado Profissional), do Departamento de Educação – Campus XI – Serrinha, da Universidade do Estado da Bahia, e convidados/as de outras Instituições de Ensino Superior (IES) nacionais e internacionais no decorrer do ano de 2022. Esta publicação emergiu do componente curricular Ciências Sociais Aplicada à Saúde, a partir do qual as organizadoras dessa obra apresentam relatos de experiências e revisões de literatura produzidos pelos (as) estudantes de graduação e de pós-graduação, juntamente com as egressas e professoras da UNEB/MPIES e de outras IES nacionais. Os textos, que compõem a referida obra, estabelecem relações com a saúde e/ou temáticas emergentes nos diversos contextos sociais contemporâneos, relacionados aos estudos de pesquisadores (as) de diferentes áreas do conhecimento e grupos de pesquisa. A presente coletânea tem como objetivo fortalecer o diálogo, a difusão e a consolidação do conhecimento no âmbito interdisciplinar e na articulação entre a teoria e a prática oriundas das interfaces entre graduação e pós-graduação, visando à dialogicidade com o processo formativo e interventivo de estudantes da graduação com os de pós-graduação, buscando fomentar reflexões, ressignificações e novas perspectivas de conhecimentos na área das ciências sociais nos âmbitos da educação, da religião, da cultura e da saúde. Diante do exposto, celebremos a publicação desse novo volume, dividido em duas partes, certos de que, ao explorar essa obra, ficaremos mais ricos em conhecimentos e comprometidos com a área das ciências sociais e da saúde dentro de uma concepção interdisciplinar. A Parte I, Escrevivências dos docentes, estudantes de graduação do curso de enfermagem (DEDC – CAMPUS XII – Guanambi) em parceria com egressos e mestrando do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Intervenção Educativa e Social – MPIES (Mestrado Profissional - DEDC – CAMPUS XI - Serrinha), é composta pelos seguintes capítulos: O Capítulo 1, OFICINA TERAPÊUTICA “SONHO EM FORMA DE BALÕES”: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CAPS AD NO SERTÃO PRODUTIVO BAIANO, teve por objetivo atribuir a importância dos sonhos dos usuários, os quais mostraram interesse, motivação e interação na participação da oficina de terapia comunitária integrativa, que teve como relevância social o retorno do indivíduo a si mesmo, devolvendo aos sujeitos o seu lugar na sociedade, a sua autonomia e a sua autoestima. O Capítulo 2, CONSULTA DE HIPERDIA EM OBSERVAÇÃO DOS PADRÕES ALIMENTARES: UM RELATO DE CASO DE ALUNOS DO CURSO DE ENFERMAGEM DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA ESTADUAL BAIANA, buscou apresentar as reflexões levantadas pelos discentes em observação aos padrões alimentares relatados em consulta e as relações de vulnerabilidades vivenciados pelos pacientes, bem como compreender as demandas que expandem os aspectos biológicos do cliente com Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Mellitus, como caminho para o desenvolvimento e a efetivação de políticas públicas para a promoção da qualidade alimentar. O Capítulo 3, RELIGIÃO, RITUAL E CURA NO CONTEXTO DO COMPONENTE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADA À SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA DAS AÇÕES, apresentou os conceitos e as distinções entre medicamentos e remédios, visto que existe uma incompreensão popular acerca do significado desses termos. As ciências sociais em saúde estabelecem uma inter-relação entre a o agir humano na sociedade e o bem-estar da população. Nesse contexto, a temática religião, ritual e cura ganharam espaço para debate e possibilitaram a construção de uma apresentação sobre as práticas religiosas voltadas para a cura pela fé. Já o Capítulo 4, IDADISMO E O PRECONCEITO ETÁRIO NO BRASIL NO CONTEXTO ATUAL: UMA REVISÃO DE LITERATURA, analisou o que versa a literatura sobre a estereotipação e os principais preconceitos relacionados à idade. Os resultados apontam que o idadismo já é algo estabelecido na nossa sociedade e, com o advento da pandemia de COVID-19, tornou-se mais perceptível e intensificado. O Capítulo 5, A RELAÇÃO ENFERMEIRO-PACIENTE UM OLHAR SOCIOLÓGICO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA OFICINA FORMATIVA, objetivou apresentar questionamentos direcionados à forma como se dão as relações entre enfermeiros e pacientes e a influência que a sociologia em saúde possui como transformadora de um processo de trabalho com perspectiva instrumentalista e os recursos que podem ser usados para o desenvolvimento de um cuidar mais humanizado. Na sequência, o Capítulo 6, PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES COMO FERRAMENTA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL DE UNIVERSITÁRIOS: UMA REVISÃO DE LITERATURA, analisou os achados da literatura acerca do uso das Práticas Integrativas e Complementares como ferramentas para a promoção da saúde mental de estudantes universitários. Por fim, o Capítulo 7, PERFIL DOS ÓBITOS POR INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO NO ESTADO DA BAHIA NO PERÍODO DE 2016 A 2020, objetivou traçar o perfil dos óbitos por infarto agudo do miocárdio na Bahia no período supracitado. A Parte II, Escrevivências dos estudantes de graduação, egressos e mestrandos/as convidados de IES nacionais e internacionais que nos deram as mãos e acreditaram nessa caminhada, é formada pelos seguintes capítulos: O Capítulo 8, O ENSINO REMOTO E OS IMPACTOS NO PROCESSO DE LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO DA PRIMEIRA INFÂNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA, tratou de um estudo de caso, cuja observação deu-se mediante acompanhamento de uma criança de cinco anos, que vivenciou o processo de letramento e de alfabetização na primeira infância, desenvolvido durante a pandemia da COVID-19. Já o capítulo 9, UMA EXPERIÊNCIA DE PESQUISA-AÇÃO COM ASSISTENTES SOCIAIS DE GOIÂNIA: A VIOLÊNCIA EM QUESTÃO, DANOS À SAÚDE MENTAL E ESTRATÉGIA DE RESISTÊNCIA, apresentou a experiência da pesquisa-ação com assistentes sociais de Goiânia, quando danos à saúde mental foram constatados, a partir da violência de gênero ocorrida nos seus espaços sócio-ocupacionais. O Capítulo 10, BENZEDEIRAS: ENTRE AS PRÁTICAS SAGRADAS E SEUS ESPAÇOS DE ATUAÇÃO, buscou apresentar quem são essas benzedeiras e o que está subjacente às ações ritualísticas do benzimento, compreendendo o que vem a ser o benzimento, o ofício e a missão. Por fim, o Capítulo 11, ENSINO SUPERIOR DE BASE TERRITORIAL: QUESTÕES LEGAIS E SUAS INTERFACES PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL, enfatizou o papel do ensino superior e a sua importância no desenvolvimento social, uma vez que sua produção e disseminação científica transformam as condições de vida dentro da estrutura nas bases produtivas e econômicas das regiões; tendo por base os documentos institucionais das IES, como o Plano de Desenvolvimento Institucional, que tem por finalidade servir de base para a tomada das decisões estratégicas na gestão. Diante do percurso desenvolvido em diferentes etapas de formação e de sistematização do conhecimento, pautado numa dialogicidade interdisciplinar, é que traçamos as escrevivências de trajetórias diversas de contextos e propositivas. Referendando, assim, a concepção Freiriana de que, quando não podemos alavancar sonhos impossíveis, também não temos o direito de negar o sonho a quem ainda sonha. Nesta perspectiva, é que tornamos este sonho uma realidade, fruto de muitas vivências oriundas de várias mãos que trazem suas aprendências, possibilitando a construção e a apresentação dessa obra.
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    Educação, políticas públicas e religião diálogos interventivos - Volume III
    (Editora Metrics, ) Silva, Sandra Célia Coelho Gomes da; Silva, Leane De Magalhães; Lima, Vanessa Goes; Carvalho, Margarida Vieira Lima
    A intervenção educativa acontece por meio de múltiplas formas de apresentar as realidades da prática da social. Neste sentido, o WEBSEMINTER é um evento internacional vinculado ao Programa de Pós-graduação Intervenção educativa e Social – PPGIES, criado em 2020, teve sua primeira modalidade apenas de modo virtual, devido a pandemia da COVID 19 e está na terceira edição na modalidade presencial e por mediação tecnológica na busca por fortalecer a difusão do conhecimento e socialização de pesquisas. As diferentes temáticas movidas pela interlocução entre as pesquisas favorecem e potencializam a interdisciplinaridade por meio de uma rede de pesquisa no âmbito nacional e internacional. Para ampliar esse movimento de entrega social os trabalhos apresentados no evento são publicados em formato e-book que registram uma diversidade de temas relevantes a demanda social na área: educação, sociedade e intervenção. Essa coletânea intitulada “Educação, Políticas Públicas e Religião: Diálogos interventivos” volume 3 é organizada a partir de pesquisas, relatos de experiências e práticas apresentadas no III WebSeminário Internacional Interdisciplinar: Diálogos Interventivos (WEBSEMINTER), o qual transcorreu no período entre 25 e 29 de setembro de 2024. Assim, esta obra é o resultado de uma construção e partilha de percursos de estudos de vários autores e autoras, participantes do III WebSeminário, que em sua terceira edição se constitui uma atividade proposta para ser realizada bianual pelo Programa Profissional em Intervenção Educativa e Social (PPGIES/UNEB-DEDC XI e a turma fora de sede no DCHT-XVII), conjuntamente com os Grupos de Pesquisas: Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Social (EPODS), Laboratório de Estudos, Pesquisas e Extensão em Geografia e Educação (LEPEGE) , o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Religião, Cultura e Saúde (GEPERCS) e o Centro de Estudos e Pesquisas Interdepartamental, Interinstitucional e Internacional em Culturas e Religiões (CEPICR/UNEB). Nessa perspectiva, o Programa Profissional em Intervenção Educativa e Social (PPGIES/UNEB), se caracteriza pelo seu caráter interdisciplinar, situado na área 45 da mesma nomenclatura da CAPES pertencente a câmara 2: Sociais,Culturais e Humanidades.Tendo como área de concentração: Educação, Sociedade e Intervenção. As suas interlocuções compreendem diversos contextos territoriais baianos e para além do Território do Sisal, e do velho chico , assumindo uma postura investigativa e corroborando para o desenvolvimento de habilidades e competências na resolução de problemas, através da construção colaborativa do produto técnico, tecnológicos de caráter inovador, oriundos das pesquisas aplicadas desenvolvidas nas duas áreas de atuação que são: novos contextos de aprendizagens e as novas formas de subjetivação e organização comunitária, por meio da difusão de conhecimento. A exemplo, eventos técnico científicos como o III WEBSEMINTER tem como objetivo garantir um espaço destinado à socialização das atividades e ações de ensino, pesquisa, extensão e internacionalização de cunho técnico-científico, o III Web Seminário baseia-se na articulação entre a graduação, Pós-graduação, Redes de Pesquisas, educação básica, sociedade civil organizada e movimentos sociais, a partir de interlocuções com os territórios baianos e Instituições de Educação superior (IES) de caráter nacionais e internacionais, numa perspectiva de fortalecimento e consolidação do tripé: ensino-pesquisa extensão-internacionalização. A Universidade do Estado da Bahia, celebrou no ano 2015 um Convênio Internacional realizado com a Universidade de Santiago de Chile e no período da pandemia do Covid-2019, nossos laços se afirmaram, e foram realizadas distintas atividades com PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM INTERVENÇÃO EDUCATIVA E SOCIAL (PPGIES) DEDC – Campus XI Serrinha e celebrando um convênio através do Centro de Estudos e Pesquisas Interinstitucional, Interdepartamental e Internacional em Culturas e Religiões (CEPICR/UNEB que versou sobre a parceria que estabelecemos nesse contexto de pandemia, no qual realizamos intervenções em aula, Seminários, e muitas atividades que mencionamos a exemplo em 2020: I WEBSEMINTER: Diálogos e Perspectivas Interventivas –., participação na mesa redonda que reverberou uma Potência: “Divisão ideológica, intolerância religiosa e degradação ambiental”. Publicada na revista do Programa (DIAPI) da Universidade do Estado da Bahia. E dando continuidade à consolidação do processo de internacionalização do PPGIES no ano de 2024 , o referido Programa concorreu o Edital PROFVISIT 0272024 que tem por objetivo apoiar a visita de professores pesquisadores estrangeiros e foi contemplado com a visita de uma pesquisadora da Universidad de Santiago do Chile (USACH). Enfatizamos outras interlocuções com as Instituições Internacionais dentre elas: Universidade Lusófona - PT, UniPúngué, UCM-Moçambique, ISCED-Angola e Universidade de Havana – Cuba, com uma proposta de trabalho intitulada, Ecos coloniais em perspectiva interdisciplinar: Linguagem, Racismo, e Enfoque de gênero, da qual incluirá a palestra “Formação de professores/as, linguagem, racismo e enfoque de gênero em perspectiva interdisciplinar” no III WEBSEMINTER, especificamente em seus campi XI Serrinha/Ba e XVII Bom Jesus da Lapa/Ba, e poder estabelecer vínculos e realizar diversas atividades com a comunidade, pensando na criação de diálogos de distintos saberes que possam contribuir a uma aprendizagem inclusiva, e ampla em contextos culturais, étnicos, de gênero e diversidade. Está dentro do nosso objetivo geral manter um contato com as comunidades educativas do território do Sisal (Serrinha) e do Velho Chico (Bom Jesus da Lapa), dentro de uma expectativa social, que vai muito além do nosso processo de Internacionalização. Nessa dimensão, partindo dos diálogos interventivos, o III WEB SEMINTER caracteriza-se pela interdisciplinaridade e diversidades dos atores e atrizes sociais envolvidos no contexto da pesquisa, construção e socialização do conhecimento e dos múltiplos saberes. A programação do III WEBSEMINTER contou com uma pluralidade de sub-eventos, a saber: III WEB COLEPODS - Colóquio Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Social; III COLEPEGE: Políticas Públicas, Educação e Movimentos Sociais na Pandemia; II Web Colóquio Internacional Educação, Religião, Cultura e Saúde (GEPERCS); V Colóquio Internacional em Diversidade Religiosa e Brasil Contemporâneo e III Encontro dos Estudantes/Egressos da Pós-Graduação do Território Do Sisal (EEPGTS). Foram inscritos 82 trabalhos, sendo que aprovados pela comissão organizadora 63 que fazem parte desta coletânea. trabalhos foram selecionados para publicação trabalhos de dez instituições da Bahia e Rio de janeiro: Universidade do Estado da Bahia- UNEB, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana (UNEF), Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Centro Universitário Anísio Teixeira (UNIFAT), Centro Universitário Faculdade Guanambi / UNIFG-BA, Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana (UNEF), Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB ), Universidade Salvador UNIFACS. O III WEBSEMINTER incorporou uma metodologia dinâmica e diversa que foi se constituindo ao longo das edições, sendo composta pelas seguintes atividades: Conferências, Palestras, Roda de Conversa, Grupo de Trabalho, Sarau, Lançamento de Livros. E adequadas conforme os contextos sociais, primando, foi adotado o formato virtual com uso das seguintes ferramentas: Canal YOUTUBE – Apontamento de Pesquisas e a sala do Microsoft Teams. O conjunto de publicações do III WEBSEMINTER contido nesta coletânea está concebido de forma a proporcionar diferentes acessos aos diversos temas e reflexões abordados durante processo de seu desenvolvimento. Nesse sentido, cada publicação tem sua especificidade. Os textos possibilitam uma apresentação sistemática do pensamento dos autores e versam sobre os debates traçados durante o seminário. Neste sentido, a obra é composta por sessenta e três artigos que se articulam em quatro grandes eixos. O primeiro eixo intitulado, Novos Contextos de Aprendizagem (Linha 1); O segundo eixo, Novas formas de subjetivação e organização comunitárias PPGIES e outras temáticas (Linha 2); O terceiro eixo, Iniciação a pesquisa, docência e interdisciplinaridade; O quarto e último eixo, Educação, sociedade e intervenção. Com isso, cada eixo está composto por artigos que reverberam de forma reflexiva as temáticas desenvolvidas nos trabalhos de acordo as necessidades e intervenções realizadas nas pesquisas. No tocante à divisão do livro, está dividido em quatro partes, das quais faz relação com cada eixo. Na PARTE I (Eixo 1) – DIÁLOGOS INTERVENTIVOS: Novos Contextos de Aprendizagem, temos 16 trabalhos; PARTE II (Eixo 2) – DIÁLOGOS INTERVENTIVOS: Novas formas de subjetivação e organização comunitárias PPGIES e outras temáticas, temos 22 trabalhos; PARTE III (Eixo 3) – DIÁLOGOS INTERVENTIVOS: Iniciação a pesquisa, docência e interdisciplinaridade, temos 13 trabalhos; PARTE IV (Eixo 4) – DIÁLOGOS INTERVENTIVOS: Educação, sociedade e intervenção, temos 12 trabalhos. Assim, observamos a relevância que a interdisciplinaridade, educação, sociedade, apresentou-se no evento e nessa coletânea de maneira significativa referendando a área de concentração do programa e atentando-se a avaliação quadrienal (2021-2024) da Capes. A tessitura dos temas que compõem este livro abrange aspectos voltados para questões antigas e atuais que atravessam as relações sociais, educacionais, culturais, políticas e econômicas. Desse modo, no primeiro momento, as pesquisas do Eixo 1 refletem sobre gênero, produções acadêmicas, currículo escolar, gestão/coordenação, dentro outros, que foram fundantes na composição deste trabalho. No Eixo 2, as pesquisas reverberam sobre agricultura familiar, educação do campo, projeto social, justiça ambiental, trabalho doméstico, escolarização e identidade, dentre outros, enaltecendo o processo de desenvolvimento das etapas de cada trabalho. As pesquisas do Eixo 3, versam sobre a Educação de Jovens e Adultos, atividades extracurriculares, educação pública, site educativo, dentre outros, valorizando os diferentes contextos que permeiam a educação e a interdisciplinaridade. O eixo 4, traz reflexões acerca de intervenção em saúde mental, plantão psicológico, serviço social, corpo e mente, dentre outros, que fizeram sentido com as riquezas das escritas acerca das temáticas. Nesse ínterim, foi possível compreender alguns processos interventivos que aconteceram nos diversos contextos relacionados nos eixos acima e as preponderâncias, refletindo sobre a importância de cada pesquisa e suas especificidades. Diante desta breve apresentação, convido você leitor a navegar nas páginas deste livro na busca de descobertas que possam contribuir na construção de novos saberes interdisciplinares. Espero que seja uma leitura acessível, instigante e que os estudos possam permitir a sua aplicação em outros contextos educativos e sociais. Desejo uma ótima leitura!
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    As devotas da Santa Dulce dos Pobres pertencentes ao Grupo Poder Grisalho – Salvador – BA: do terço nas mãos à prática online de pilates
    (Universidade do Estado da Bahia, 2024-08-03) Conceição, Angelo Márcio Correia da; Silva, Sandra Célia Coelho Gomes da; Amorim, Ivonete Barreto de; França, Elisete Santana da Cruz
    As atividades físicas destinadas às pessoas da terceira idade ganharam mais adesão na atualidade. A nossa dissertação, intitulada As devotas da Santa Dulce dos Pobres pertencentes ao Grupo Poder Grisalho – Salvador – BA: do terço nas mãos à prática online de pilates, trouxe ponderações sobre o supracitado tema e elegeu como objetivo geral analisar como ocorrem as intervenções no cuidar da saúde das devotas da Santa Dulce dos Pobres pertencentes ao Grupo Poder Grisalho de Salvador-Bahia, tendo como base a prática online de pilates. Justificamos a pesquisa devido à necessidade de se promover a conscientização de que cuidar da saúde é importante. O pilates, na terceira idade, desenvolvido com senhoras do Grupo Poder Grisalho, trabalha o corpo na sua integralidade, fazendo com que os músculos se tornem mais fortes, alongados e flexíveis, integrando o corpo e a mente. A pesquisa apresentou a seguinte questão de estudo: Como as devotas da Santa Dulce dos Pobres pertencentes ao Grupo Poder Grisalho Salvador-Bahia utilizaram a sua devoção para cuidar da saúde através das práticas online de pilates? As 05 (cinco) participantes da pesquisa, com idades entre 66 e 86 anos, falaram sobre a sua devoção à primeira Santa baiana. Na metodologia, utilizamos a entrevista narrativa, subsidiada nas reflexões de Ravagnoli (2018), história de vida (Josso, 2007; Spindola; Santos,2003), para possibilitar que cada colaboradora da pesquisa pudesse contar a experiência que vivenciou no que tange à sua devoção a Santa Dulce dos Pobres. O desenho do estudo pautou-se em pesquisa bibliográfica, em pesquisa de campo, de natureza exploratória e abordagem qualitativa, e em pesquisa de intervenção. A pesquisa evidenciou que a fé em Santa Dulce dos Pobres sempre sustentou e sustenta a caminhada diária das praticantes de pilates online. Criamos como produto, de forma coletiva, um Perfil de Instagram para prática online de pilates. Essa pesquisa teve a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP/UNEB), sob o parecer nº 5.181.229, emitido em 21 de dezembro de 2022. Palavras-chave: devoção; mulheres; atividade física; terceira idade; pilates.
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    Letramento científico no ensino de ciências da natureza na educação de jovens e adultos
    (Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-12) Ribeiro, Cristiane Maria de Freitas; Vitorino, César Costa; Torres, Mônica Moreira de Oliveira Vaz; Santos, Selma dos
    O trabalho que ora se apresenta é fruto de reflexões sobre experiências da autora da pesquisa, professora de Ciências da Natureza na EJA. O analfabetismo é um desrespeito ao direito à cidadania, que reflete na injustiça social, ameaçando a ordem econômica global. No momento que um aluno é alfabetizado, ele garante melhor o exercício da cidadania, pois entenderá quais são os seus direitos e deveres, onde o saber é o poder. Enquanto a alfabetização científica é tudo aquilo que envolve a escrita e leitura de textos científicos, o letramento científico é o entendimento da ciência e sua utilização pela sociedade em tarefas do nosso cotidiano, onde, na modalidade de ensino da Educação de Jovens e Adultos, ao se trabalhar com letramento científico no ensino de ciências da natureza, oportunizamos agregar novos conhecimentos e saberes, contribuindo para a transformação de sujeitos ativos, protagonistas de sua própria aprendizagem. A investigação é com base na questão: Como o letramento científico a partir da pedagogia de projetos no ensino de Ciências da Natureza contribui para a escolarização dos alunos da EJA, Etapa VII (ensino médio), numa escola pública do Território de Identidade do Sisal - Bahia? O objetivo geral consiste em compreender como o letramento científico a partir da pedagogia de projetos no ensino de Ciências da Natureza contribui para a docência escolar, no processo de escolarização da EJA e favorece à participação nas Feiras Científicas. Para atingir o objetivo apresentado, a investigação tem uma abordagem qualitativa, com inspiração na pesquisa de intervenção pedagógica e utilização de ciclo de rodas de conversa como estratégia para a coleta das informações. O espaço empírico foi uma escola pública da rede estadual de ensino, localizada no Território do Sisal - Bahia. Os colaboradores da pesquisa foram quatro professores da área de ciências da natureza, um o coordenador pedagógico e oito alunos da modalidade de ensino da EJA, em específico a Etapa VII (ensino médio). A fundamentação teórica traz os autores Silva (2016) e Ferreira (2015) contribuindo na discussão sobre o letramento científico; Araújo (2013), Arroyo (2017) e Freire (2001) o ensino de ciências e a educação de jovens e adultos; e sobre o contexto da pesquisa Guerra (2018), Hernández (1998), Weber (2016). Como produto final foi promovida uma feira de ciências com a participação dos colaboradores da pesquisa. Espera-se com essa pesquisa: incentivar práticas pedagógicas baseadas no letramento científico através da pedagogia de projetos em ciências da natureza na Educação de Jovens e Adultos; estimular a realização de Feiras Científicas e participação de professores e alunos da EJA, de forma a assegurar a construção de novos saberes por parte do aluno; além de contribuir para o combate ao movimento de negação a ciência aliado ao processo de escolarização na área de ciências da natureza na EJA. Esse trabalho foi aprovado pelo Comitê de Ética, através do parecer consubstanciado do CEP é CAAE: 68335723.3.0000.0057, Número do Parecer: 6.061.974, de 16 de maio de 2023.