Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Intervenção Educativa e Social (PPGIES)

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 5 de 62
  • Item
    Uma proposta de intervenção em educação agroecológica na Comunidade Quilombola do Engenho da Ponte do Recôncavo baiano
    (Universidade do Estado Da Bahia, 2020-12-29) Oliveira, Mário Antonio Santana de; Vitorino, César Costa; Silva, Sandra Célia Coelho Gomes da
    A presente dissertação pretende apresentar os resultados de uma pesquisa-intervenção na comunidade Quilombola do Engenho da Ponte, uma comunidade situada no Vale do Iguape, no município de Cachoeira, no Recôncavo da Bahia. Essa pesquisa teve como questão norteadora a seguinte pergunta: quais os saberes e práticas da comunidade quilombola do Engenho da Ponte no que diz respeito ao cultivo da terra, particularmente quanto à cultura do dendê, e como acompanhar e assessorar essa comunidade no campo formativo da educação agroecológica? A pergunta emerge de uma continuada aproximação do pesquisador com o assunto da terra e com as lutas históricas do povo negro no Brasil, relacionadas ao uso e ao direito à terra, um campo regado de saberes ancestrais e populares pouco reconhecidos socialmente como conhecimento válido. O objetivo geral do trabalho foi identificar, através de uma relação dialógico-compreensiva entre comunidade e pesquisador, os saberes e as práticas utilizados pela comunidade, relativas ao uso da terra, especialmente aqueles/as que se relacionam com o cultivo do dendê. Antes de dar início ao processo de coleta de dados da presente pesquisa, o projeto foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade do Estado da Bahia, cujo parecer nº 4.141.501, datado de 08 de julho de 2020, consta como aprovado. Tendo escolhido a pesquisa-ação-intervenção como abordagem de pesquisa, utilizamos como dispositivos metodológicos a observação participante, a participação observante, a pesquisa documental, as rodas de saberes e as entrevistas semi-estruturadas. Os resultados apontam para a) um conhecimento construído no interior da própria comunidade e transmitido intergeracionalmente pela via da oralidade, que revelam um saber significativo no campo dos princípios agro-ecológicos; b) a destacada influência dos mais velhos ou dos mais experientes na preservação e transmissão desse saber ancestral, motivo pelo qual nessa pesquisa, assim como em outras, eles “ganham” o título de “Mestres”, c) uma prática de cultura do dendê que se diferencia pelo modo de produção, que se fundamenta em princípios distintos dos da lógica branco-ocidental dominante; d) um protagonismo feminino que é visível desde a gestão da associação e da criação de uma Articulação de Mulheres até as ações das mulheres no campo da produção agrícola, pecuária e pesca, sem falar de suas habilidades na comercialização dos produtos. O produto final desta pesquisa-intervenção foi a elaboração, desde uma postura dialógica, bem ao estilo freiriano, de folhetos informativos fundamentados nos saberes transmitidos oralmente pelos mestres populares da comunidade do Engenho da Ponte em articulação com o conhecimento científico no campo da agro-ecologia. Consideramos que esse registro do conhecimento acumulado, transmitido intergeracionalmente através da oralidade pelos membros da comunidade em torno do cultivo do dendê em bases agroecológicas, poderia resultar em importante contribuição para o campo da educação escolar e não-escolar, sobretudo a educação quilombola, tão bem quanto para o reconhecimento dos saberes quilombolas e de suas implicações para a construção positiva da identidade negra quilombola.
  • Item
    Registros de práticas gestoras em um município do Território do Sisal-BA
    (Universidade do Estado da Bahia, ) Santos, Hemily Araujo dos
    O e-book intitulado “Registros de Práticas Gestoras em um Município do Território do Sisal-BA” se configura como um produto final que emerge de uma construção colaborativa a partir do desenvolvimento de uma proposta de intervenção vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Intervenção Educativa e Social (PPGIES) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB/DEDC XI). Nessa perspectiva, é extremamente importante destacar a intencionalidade do referido programa na construção dos produtos finais, isto é, construções que tenham significados e tragam contribuições para as práticas educativas e profissionais nos diversos contextos nos quais as pesquisas são realizadas. O produto educacional, e-book, tem como objetivo socializar ações planejadas e implementadas por gestores escolares, em for mato de plano de ação como um instrumento do trabalho gestor pelo qual houve a possibilidade de corroborar para o desenvolvi mento profissional dos atores que fizeram parte dos processos de aplicação. Para tal alcance, os planos foram elaborados e aplicados em 41 escolas de um município do Território do Sisal-BA, local de atuação dos gestores escolares, colaboradores da pesquisa e se desdobrou a partir da escolha de uma dimensão da gestão escolar. As ações foram pensadas viabilizando um desafio emergente no campo de trabalho dos gestores. Na trilha dessa proposição, o e-book coleciona quatro (04) planos de ação que abrangeram as dimensões Pessoal & Relacional, Pedagógica e Político-Institucional. Esta produção, portanto, encerra o trabalho de Conclusão de Curso (dissertação) da referida autora, apresentado ao Programa de Pós-graduação em Intervenção Educativa e Social- PPGIES/UNEB DEDC XI no âmbito da Linha de Pesquisa Novos Contextos de Aprendizagem. Espera-se que a utilização desse material possa contribuir para gesto res escolares no que tange ao fortalecimento das suas práticas.
  • Item
    Apontamentos de pesquisa: a pandemia Covid – 19: teologia, ciência e arte em conversas - Vol. V
    (Universidade do Estado Da Bahia, ) Carneiro, Everton Nery; Silva, Sandra Célia Coelho Gomes da; Ribeiro, Luis Távora Furtado
    Filósofo, escritor, biógrafo de Flaubert, que apresentou ‘O Idiota da Família’, o teatrólogo Jean-Paul Sartre (1905 – 1980) ficou famoso e conhecido pelos seus longos e preciosos prefácios, verdadeiras peças literárias e filosóficas escritas em algumas centenas de páginas. Virou obra clássica sua apresentação do livro fundamental sobre as lutas anti coloniais: “Os Condenados da Terra” de Frantz Fanon (1925 – 1961) de 1963, que seria publicada em livro no Brasil com cerca de 400 páginas. Garanto que vamos poupar o leitor na apresentação dessa coletânea de centenas de laudas, um excesso raramente necessário, permitido a expoentes da cultura como Sartre e Fanon. Assim, mais concisos, falamos da importância e da urgente necessidade da publicação dessa obra coletiva organizada entre as salas ou locais pessoais de estudo dos que a propuseram: Everton Nery Carneiro (UNEB), Luís Távora Furtado Ribeiro (UFC) e Sandra Célia Coelho (UNEB), pela ordem alfabética. Nós a compilamos, desde nossos modestos gabinetes domiciliares de trabalho, confinados que estamos nessa quarentena em virtude de uma pavorosa pandemia, no ano de 2020 em crise sanitária, social e econômica, nesse país desgovernado. Na apresentação dessa coletânea vale refletir sobre o digno e ancestral hábito de escrever, que nos move desde que se inventou a escrita, e em seu mais recente objetivo de realizar e divulgar pesquisas acadêmicas para desvendar a complexidade do mundo real buscando compreender, pelo menos nos aproximarmos de suas inatingíveis múltiplas determinações. Esforço hercúleo e prazeroso que não pode ser realizado por um só nem por poucos, sendo necessários muitos, inúmeros de nós para realizar-lhe. Neste sentido, o Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Religião, Cultura e Saúde (GEPERCS), que está inserido na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), trazendo diante da especificidade institucional que é a multicampia, uma característica interdepartamental, pos sui pesquisadores de diversos Campi e diálogos com outras Instituições de Ensino Superior Nacional e Internacional. Historicizando um pouco a trajetória do GEPERCS, apontamos que o mesmo foi criado e certificado pelo CNPQ em 2011, formado por pesquisadores das diversas áreas do conhecimento, no que coaduna com sua concepção multi/ interdisciplinar. O Grupo é composto por 8 doutores, 03 doutores colaboradores estrangeiros, 03 técnicos e os demais estudantes de graduação e pós-graduação. Estando ancorado ao Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social (MPIES/UNEB), do Departamento de Educação – Campus XI – Serrinha. Tendo como objetivo principal pesquisar a religiosidade das diferentes sociedades e culturas na perspectiva das ciências humanas, sociais e da saúde, situando a religião como um dos principais sistemas simbólicos, priorizando a análise da relação entre as diferentes categorias sociais marginalizadas e o fenômeno religioso. Além disso, as discussões de caráter multi/interdisciplinar e estudos do grupo enfatizam a inter-relação com a saúde, gênero, educação e cultura nos diversos contextos sociais. Os conhecimentos produzidos pelos pesquisadores do grupo perpassam por quatro linhas específicas de pesquisa: 1) Religião e saúde, 2) Gênero, religião, educação, saúde e os novos contextos de aprendizagem, 3) Religião, cultura, educação, sociedade e novas formas de subjetivação e organização comunitária e 4) Gênero, Saúde Sexual/Reprodutiva e Populações vulneráveis. O Grupo trafega por ações pontuais de socialização e difusão do conhecimento produzido, através de pesquisas nos seguintes âmbitos: proposição e participação em Congressos Nacionais e Internacionais da área e áreas afins dentro e fora do país, através de apresentações de comunicações, pro posições de Grupo de Trabalho e a Realização de um colóquio Bianual sobre Diversidade Religiosa no Brasil Contemporâneo; evento esse pautado como uma proposição já materializada do GEPERCS, que é o Centro de Estudos e Pesquisas Interdepartamental, Interinstitucional e Internacional em Culturas e Religiões (CEPICR/UNEB), reiterando que estamos na terceira edição da supracitada atividade. As pautas de internacionalização, são ancoradas através do diálogo, proposição de pesquisa e publicações em conjuntas com as seguintes IES estrangei- ras: Universidade de Habana, Universidade da Guyane, Universidade Lusófona e Universidade Católica de Lisboa. Na quinta edição da Coletânea Apontamentos de Pesquisas ora apresentada pautamos uma análise das multiplicidades e conexões dos campos dos saberes sobre o contexto mundial vivenciado pela Pandemia do COVID -19. Nesse livro que divulga e aproxima tão diferentes objetos de estudos e tão diversos métodos de investigação, congregando em suas semelhanças e diferenças uma gente muito boa em suas importantes e indispensáveis áreas de conhecimento e lugares geográficos (seja como afeto, como ético, como epistemológico, como étnico-racial). Muitos nem se conhecem pessoalmente, mas nos congregamos aqui na defesa da ideia comum que nos mobiliza e anima, de que o conhecimento é uma produção e aproximação coletiva com sua origem enraizada no contexto histórico e social. É nesse capitalismo que cresce a cada dia concentrando cada vez mais as riquezas, excluindo e violentando as maiorias entre trabalhadores negros e mulheres, devastando os recursos da natureza e comunidades indígenas, sistema sempre contraditório e violento movido por uma crise permanente. A ideia original do livro e a diretriz mais forte em sua organização deve-se a duas pessoas muito queridas, atuantes e engajadas numa práxis libertadora. Inicialmente a incansável e culta pesquisa e escrita do professor Everton Nery Carneiro, geógrafo, filósofo, teólogo, poeta e livre pensador, intelectual, estudioso de Nietzsche, que vem sempre nos lembrando do conceito aberto da “vontade de poder” que fundamenta em Aristóteles (384 – 322 a. C.) em sua crença que nossa humanidade é uma possibilidade que se realiza, numa “vontade de potência”, que nos impele a perseguir novos destinos em “mares nunca dantes navegados”. Nesses tempos de quarentena, Everton Nery liderou inúmeras, diversas e variadas apresentações de frutuosos debates virtuais, que mais um anglicismo atual denomina de “lives”. Mesmo que muitos não saibamos o que esse nome significa, Dr. Everton Nery coordenou esses encontros onde importantes debatedores se dedicaram a revelar temas como o racismo e a resistência da cultura negra, a religiosidade e o candomblé, a opressão e o poder das mulheres, a fala e a liberdade de escolha de opções de vida e sexualidade, passando pelo direito a terra e a cultura dos índios, a luta dos trabalhadores, não omitindo a profissionalização, formação e direitos sociais de docentes, junto às questões relativas ao sofrimento. Sempre num movimento que parte da Bahia e compartilha militância e conhecimento com o Brasil e o mundo.
  • Item
    Inovação social, empreendedorismo e interdisciplinaridade: socialização dos estudos produzidos
    (Universidade do Estado Da Bahia, ) Silva, Sandra Célia Coelho Gomes da; Silva, Josias Benevides da; Souza, José Gileá de
    A inovação social, o empreendedorismo e a interdisciplinaridade são conceitos fundamentais e altamente relevantes nos dias de hoje por várias razões. Vivemos em um mundo com desafios sociais e ambientais cada vez mais complexos, como pobreza, desigualdade, mudanças climáticas, saúde global e muito mais. A inovação social permite abordar esses problemas de maneira criativa e eficaz, desenvolvendo soluções que tenham um impacto positivo na sociedade. O empreendedorismo desempenha um papel crucial na economia global. Com a automação e as mudanças tecnológicas, a criação de novos negócios e a capacidade de adaptação são essenciais para a geração de empregos e o crescimento econômico. Empreendedores muitas vezes identificam lacunas no mercado e desenvolvem produtos e serviços inovadores. Abordagem Multidisciplinar para Desafios Complexos dos problemas contemporâneos muitas vezes não podem ser resolvidos apenas por meio de uma única disciplina. A interdisciplinaridade envolve a colaboração entre diferentes áreas de conhecimento para abordar questões complexas de maneira holística. Isso é especialmente importante para a resolução de problemas sociais, que muitas vezes são multifacetados e limitam uma variedade de perspectivas. Em resumo, a inovação social, o empreendedorismo e a interdisciplinaridade são cruciais nos dias de hoje devido à necessidade de abordar problemas sociais complexos, à rápida evolução tecnológica, às limitações de recursos, à responsabilidade corporativa, à colaboração interdisciplinar, às expectativas dos consumidores e à busca pelo desenvolvimento sustentável. Eles desempenham um papel fundamental na criação de soluções criativas e sustentáveis para os desafios do nosso tempo. Esse livro traz uma perspectiva de socialização dos estudos produzidos de trabalhos orientados por professores a alunos cursantes das disciplinas especial inovação social e empreendedorismo do mestrado do Programa intervenção educativa e social do Departamento de Educação, Campus XI- Serrinha – Uneb, que buscam através da pesquisa a compreensão de conceitos fundamentais em nossa sociedade: inovação social, empreendedorismo e interdisciplinaridade.
  • Item
    Diálogos interdisciplinares em rede: ensino e pesquisa
    (Universidade do Estado Da Bahia, ) Torres, Claudia Regina de Oliveira Vaz; Souza, José Gileá de; Quinteiro, María Esther Martínez
    A coletânea Diálogos interdisciplinares em Rede: ensino e pesquisa evidencia o trabalho de pesquisadores em prol da criação e consolidação das redes de pesquisa, a vinculação e atuação das redes em educação, saúde, tecnologia, inovação, entre outras. A interdisciplinaridade contribui com a construção de conhecimentos, habilidades, técnicas e métodos que proporcionam reflexões e produções teórico-metodológicas. Este livro divulga resultados de estudos interdisciplinares que envolvem temas intrinsecamente interdisciplinares em parceria com Programas de Pós-graduação que desenvolvem pesquisas que integram educação, saúde, políticas públicas e direitos humanos. Desse modo, na coletânea, a pesquisa e a publicação traduzem os processos interdisciplinares de construção do conhecimento. O livro traz no seu bojo reflexões acerca da pesquisa interdisciplinar, relatos de experiências e pesquisas que se interrelacionam com temas como saúde mental, desinstitucionalização, dignidade humana, transformação digital, processo de subjetivação, participação social, políticas públicas, vulnerabilidade e (des) proteção estatal. O artigo Desinstitucionalização: tecnologias sociais como estratégias para reinserção e reabilitação social de pacientes com transtorno mental em cumprimento de medida de segurança de Cláudia Regina de Oliveira Vaz Torres, Thiago Vinicius e Thays Helen Pereira Melo dos Santos tem por objetivo refletir sobre a construção de tecnologias sociais como estratégias para reinserção e reabilitação social de pacientes com transtorno mental em cumprimento de medida de segurança, custodiados na unidade prisional. Líliam dos Santos Vasconcelos, Vaner José do Prado e José Gileá no artigo A dignidade humana e as transformações digitais: uma reflexão acerca do direito a Inclusão e as consequências da exclusão social digital se propõem a compreender as novas necessidades para se viver em sociedade, visando entender como a inclusão social digital passou a ser um instrumento de efetivação de direitos intrínsecos a dignidade humana e a exclusão a implicar em marginalização social. O artigo Formação humana, processo de subjetivação e teoria Queer: construção de Identidade e diferença de Éverton Nery Carneiro Omundsen de Melo Costa Junio e Rogério Barreto Santana tem por objetivo investigar as interseções entre formação humana, processo de subjetivação e teoria Queer, com o objetivo de compreender como essa teoria influencia a construção de identidades e diferenças. O artigo O contexto socioemocional no âmbito educativo: interlocução das práticas pedagógicas de atividades filosóficas com os estudantes do curso de pedagogia de uma universidade do sudoeste goiano de José Reinaldo de Araújo Quinteiro e Sandra Célia Coelho Gomes da Silva descreve as bases teóricas, do relatório de pesquisa, responsáveis pelas produções científicas desenvolvidas durante o estágio do Programa de Pós-Graduação em Intervenção Educativa Social-MPIES, da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. O artigo procura compreender estas relações, a discussão se alicerçou no pensamento filosófico. Utilizou-se da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo - por meio das entrevistas narrativas -, da metodologia da pesquisa de campo e bibliográfica. Iracema do Santos Lemos e Selma Barros Daltro de Castro no artigo Desenvolvimento, participação social: interseções conceituais iniciais com o Conselho Municipal de Educação apresentam que o conceito de desenvolvimento social tem sido amplamente discutido e revela interfaces com outras dimensões teóricos-metodológica que afetam diretamente o campo da educação. O estudo objetiva apresentar as interseções entre os conceitos de desenvolvimento social e participação social, perspectivando uma articulação inicial com os Conselhos Municipais de Educação. O artigo Educação como direito e as Políticas da Educação Nacional da autoria de Simone Evangelista Cardoso e Cláudia Regina de Oliveira Vaz Torres discute sobre educação como direito e as Políticas da Educação Nacional. O estudo tem viés qualitativo e analisa que a história da educação brasileira e as políticas públicas evidenciam que houve negligência com a educação básica. O artigo Vulnerabilidade e (des)proteção estatal: reflexões acerca das ações do poder público frente à situação da pessoa idosa em tempos de COVID-19 de Alexnaldo Teixeira Rodrigues e Salete Maria da Silva traz reflexões feministas acerca das ações do poder público brasileiro frente à situação da população idosa em tempos de pandemia da Covid-19. Os autores tomam como parâmetro de análise, as medidas adotadas pelos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário federal com vistas à proteção da referida população, notadamente a parcela mais vulnerabilizada e precarizada social e economicamente.