Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Intervenção Educativa e Social (PPGIES)
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- ItemA compreensão dos impactos do estresse no trabalho docente e os modos de enfrentamento no contexto do Ensino Fundamental(Universidade do Estado Da Bahia, 2020-12-03) Silva, Marinalva Souza Teixeira; Torres, Cláudia Regina de Oliveira Vaz; Amorim, Ivonete Barreto de; Costa, Gustavo Nunes de OliveiraA sociedade vem passando por diversas transformações sócio-políticas, econômicas e culturais que influenciam diretamente na qualidade de vida do ser humano. Atrelados aos avanços tecnológicos, à competitividade, à produtividade, às jornadas elevadas de trabalho, às exigências da atualidade e às necessidades subjetivas dos seres humanos, são produzidos sintomas prejudiciais à saúde mental e que repercutem no âmbito pessoal e profissional. Assim, a pesquisa teve como objetivo analisar os impactos dos fatores associados ao adoecimento psíquico e às estratégias de enfrentamento do estresse utilizadas pelos docentes no contexto escolar do Ensino Fundamental I no município de Guanambi-BA, vistas à construção de uma revista em quadrinhos. Para isso, as questões norteadoras foram: de que forma as pressões do ambiente de trabalho que podem levar às diferentes modalidades de estresses? Como se dá a interferência desses comportamentos na qualidade do trabalho docente? De que forma as condições de trabalho podem levar ao que denominamos de estresse? Quais as variáveis mais frequentes são associadas ao adoecimento do docente? Para o desenvolvimento desta pesquisa, dialogamos com os seguintes autores no que se refere à temática do estresse e da profissão docente, a saber: Arantes (2002), Lipp (1990, 2001, 2004, 2009, Codo (1999), Dejours (1992, 2005), Esteve (1999), Meleiro (2002). Sobre estressores ambientais e impactos na saúde mental do docente, analisamos à luz de Frigotto (1993 1996, 2003), Ramos (2002) Reinhold (1996), Zabalza, (2004). Gasparini, S. M.; Barreto (2005), Saviani (2002), Gentili (1998) Libâneo (2004), Bauman (2001). Com relação à exaustão emocional e às estratégias de enfrentamento do estresse docente, a discussão foi fundamentada em Limongi-França, a. c.; Rodrigues (2014), Benevides-Pereira (2002), Carlotto (2008), Zanelli, J. C. (2010), Tamayo, M. R., & Tróccoli, B. T. (2002), Rossi, (2008), Fontenelle (2001) Goulart júnior; Lipp (2008, 2015). A pesquisa é de natureza qualiquantitativa, com abordagem técnica bibliográfica e de campo. Quanto aos objetivos, caracteriza-se como descritiva e exploratória. Após o estudo teórico, fica evidente que o estresse pode provocar mal-estar nos professores, não apenas à sua prática educativa, mas, igualmente, à sua saúde. O estudo apontou ainda a complexidade que é entender o ser humano e o processo saúde\doença, do prazer e do sofrimento; sobretudo, quando esse trabalho constitui a sua única fonte de sobrevivência. Desse modo, no atual contexto social do trabalho, é imprescindível pensar na qualidade de vida do profissional docente. Ao cuidar do bem-estar desses profissionais, previne-se, portanto, consequências que o estresse excessivo pode acarretar.
- ItemA construção dialógica de um paradidático na Comunidade Quilombola do Maracujá em Conceição do Coité-BA: olhares insurgentes no processo de ensino e de aprendizagem(Universidade do Estado Da Bahia, 2021-08-27) Araújo, Raiane Cordeiro de; Amorim, Ivonete Barreto de; Vitorino, César Costa; Santos, Francisca Eugenia dosEsta pesquisa, intitulada “A construção dialógica de um paradidático na Comunidade Quilombola do Maracujá em Conceição do Coité-BA: olhares insurgentes no processo de ensino e de aprendizagem”, teve como locus a Escola Municipal Maria Rita Marcelina Silva, situada no Quilombo do Maracujá, localizado em Conceição do Coité, interior da Bahia, no Território do Sisal. Diante desse cenário, nasceu a seguinte questão de pesquisa: Quais potencialidades de ensino e de aprendizagem podem ser desenvolvidas ao longo da construção dialógica de um paradidático na Comunidade Quilombola do Maracujá para alunos do 4° e 5° ano do Ensino Fundamental, Anos Iniciais? Com efeito, o objetivo geral desta pesquisa foi compreender as potencialidades de ensino e de aprendizagem proporcionadas ao longo da construção dialógica de um paradidático como documento de identidade e emancipação na Comunidade Quilombola do Maracujá. Os objetivos específicos foram: contextualizar o percurso histórico e o processo de reconhecimento da Comunidade Quilombola do Maracujá, em Conceição do Coité-BA, tendo como base a transmissão oral dessas histórias através dos anciões/ãs e do referencial teórico pesquisado; discutir a incorporação das culturas referendadas pertencentes ao âmbito do processo de ensino aprendizagem da escola da Comunidade Quilombola do Maracujá; e construir de forma dialogada um paradidático, tendo como base as vivências e representações em comunidade, que ecoam nos desenhos das crianças do 4° e 5° ano (turma multisseriada) do Ensino Fundamental, Anos Iniciais. A fundamentação teórica ancorou-se em Amorim (2014), Candau e Moreira (2008), Escobar (2005), Freire (2013), Gadoti (2012), Gomes (2003; 2005; 2012; 2017), Jovchelovitch e Bauer (2002), Laguna (2001), Lopes e Macedo (2011), Menezes (2001), Munanga (2001; 2014), Quijano (2005), Ribeiro (2017; 2019), Sacavino (2020), Sacristán (2013), Santos (2007; 2012; 2019), entre outros autores/as que subsidiaram as discussões e as análises. O caminho metodológico consistiu em uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011), tendo como instrumentos de coleta das informações as entrevistas narrativas com três anciãs, três lideranças e duas professoras da escola; os Círculos de Cultura, inspirado em Paulo Freire, e a observação das crianças durante a realização das oficinas de reconto de histórias e desenhos sobre a comunidade e com análise de conteúdos ancorada em Bardin (2016). A pesquisa foi aprovada pelo comitê de ética, sob o número CEP - Autorização 4.396.939. Os resultados evidenciaram que o produto da pesquisa, o paradidático intitulado “A riqueza do lugar: história da Comunidade Quilombola do Maracujá”, consistiu em uma opção de material didático-pedagógico para as escolas públicas municipais da cidade de Conceição do Coité, com possibilidade de alcance de outras cidades e como documento de identidade, emancipação, reconhecimento e luta, tornando a comunidade conhecida pelo máximo de pessoas possível, servindo como material de apoio e como uma opção lúdica e responsável para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.
- ItemA Educomunicação na UNEB Campus XI/Serrinha - Bahia: do planejamento à ação(Universidade do Estado Da Bahia, 2023-03-06) Leite, Juliana Melo; Vitorino, César Costa; Teles, Edilane Carvalho; Santos, Ana Kátia Alves dosA interface educação e comunicação vem gerando ao longo dos anos conhecimentos e saberes que refletem a vida cotidiana nas universidades. Em razão das questões comunicacionais e extensionistas que prevalecem à ética, o respeito à diversidade e pluralidade de opiniões e da igualdade que norteiam as ações de cidadania coerentes é que o presente estudo discorre sobre ―A Educomunicação na UNEB Campus XI/Serrinha - BAHIA: do planejamento à ação‖. Nessa ótica, o projeto parte da seguinte questão de pesquisa: Como a Educomunicação pode colaborar para a formação de redes dialógicas entre os colaboradores das ações e projetos de extensão do DEDC XI? Contemplando uma base empírica, a concepção e a realização do projeto convergem para ações que, após construídas, possam servir de instrumento inspirador a outros profissionais e Núcleos de Comunicação dos demais campi que compõem a Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no sentido de socializar atividades que podem e/ou devem ser executadas por educomunicadores. O aporte teórico ancora-se nos ideais de Freire (1967, 1983, 1987, 1996), nos estudos de Santos (2019) sobre as Epistemologias do Sul, sobre a Educomunicação, sintetizada por Soares (2008, 2011, 2015, 2021), apud Kaplún (1998), e por Lévy (2010), que discorrem sobre as mudanças sociais e tecnológicas e, por fim, travam um diálogo sobre os saberes necessários à educação, por Morin (2011). O objetivo geral desse estudo é compreender como a Educomunicação pode se constituir como rede dialógica para o intercâmbio das ações multicampi da UNEB. Os objetivos específicos estão pautados em compreender as inter-relações entre Educomunicação e políticas públicas, analisar as contribuições conceituais e práticas entre Educomunicação e alguns projetos de extensão do DEDC XI e estabelecer uma relação dialógica entre Educomunicação, pesquisa-ação e proposta interventiva. Trata-se de uma pesquisa social com base empírica desvelada de modo colaborativo e interventivo. A questão problematizadora partiu da pesquisa de intervenção do tipo pesquisa-ação, inspirada em Thiollent (1986) e Tripp (2005), com utilização de instrumentos para a coleta de dados e construção de conhecimento, incluindo análise documental, Círculo de Cultura com base em Freire (1967), escuta, discussão e implementação da formação continuada em serviços, organizadas a partir das demandas do diagnóstico, questionários, entrevista semiestruturada com analistas universitários do departamento e pesquisa no catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) dos últimos cinco anos (2018-2022). Esse trabalho tem como produto final a produção dialógica de um e-book ―Educomunicação e Ações da UNEB/DEDC XI‖, propondo responder o que é Educomunicação, suas áreas de intervenção e como aplicá-la nas ações do departamento de forma a ampliar a participação da comunidade universitária, atentando para o alargamento e a construção do conhecimento em práticas de cidadania. Essa pesquisa tem aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP/UNEB), sob o parecer nº 5.181.229, emitido em 21 de dezembro de 2021.
- ItemA identidade de “gente nova”: uma sequência didática para o programa de educação em tempo integral no Colégio Estadual Eloyna Barradas em Eunápolis(Universidade do Estado da Bahia, 2023-08-24) Costa Junio, Omundsen de Melo; Carneiro, Everton Nery; Coelho, Patrícia Júlia Souza; Renk, Valquiria ElitaA identidade da pessoa ocorre a partir do seu nascimento, em um determinado reduto de vivência, do qual vai se tomando consciência com passar do tempo. O impacto da tomada de consciência, de pertencimento, à determinada identidade vai acontecendo a medida do amadurecimento, assim como os questionamentos sobre si mesmo vão se aflorando. Frente a percepção que no Colégio Estadual Eloyna Barradas, a juventude não se reconhece com a identidade definida para o seu território, surge o questionamento dos prováveis motivos pelo qual isso ocorre. Diante disso se dá pesquisa científica para compreender o processo de construção da identidade desta juventude. A hipótese levantada é de que este coletivo jovem, se trata de uma “gente nova” e para compreender o problema da identidade, foi alcançado o objetivo primário de: Compreender o sentido de pertença, no processo de construção identitária da juventude de estudantes do Colégio Estadual Eloyna Barradas em Eunápolis e os objetivos secundários de: Abordar o conceito identidade como um processo de construção na perspectiva da sociedade líquida, tendo como base Bauman (2005); discutir o que é ser “gente nova”, como possibilidade de identidade da juventude eunapolitana, tendo como base Ribeiro (1995); caracterizar o Programa de Educação Integral tendo como base Ébole (1969) e Menezes (2012), e sua relação com a nova Base Nacional Comum Curricular, tendo como base Pondelek (2018) e construir como produto final, uma proposta de estudos, em forma Sequência Didática, à ser utilizada, no componente curricular de Humanidade, sociedade e cidadania, para discutir a questão da identidade, como base Freitas (2017). A metodologia adotada foi de pesquisa com finalidade aplicada, por gerar conhecimento para solução de um problema específico, com objetivo exploratório, porque explora as informações existentes sobre a temática, de abordagem qualitativa, pois intenciona atribuir significado, interpretar e analisar a realidade, de procedimento empírico, por utilizar o campo para coletar os dados e do tipo participante, por existir a interação do pesquisador com o objeto de pesquisa. O universo da pesquisa foi constituído por 7 estudantes, maiores de 18 anos de idade, regularmente matriculados nos anos finais do Ensino Médio. Foi adotada como técnica de coleta questionário aberto, através de perguntas semiestruturadas respondidas pelos sujeitos da pesquisa, de forma livre e esclarecida. A intervenção se deu através de rodas de conversa sobre a identidade de “gente nova”, no intuito de desenvolver o sentido de pertença a identidade local. Vale salientar que antes da coleta das informações o projeto foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade do Estado da Bahia, e aprovado conforme parecer nº 5.964.378, de 27 de março de 2023. Ao final foi construída a Sequência Didática, para as três unidades letivas do ano, dentro dos parâmetros orientados pela Secretaria Estadual de Educação da Bahia.
- ItemApontamentos de pesquisa: a pandemia Covid – 19: teologia, ciência e arte em conversas - Vol. V(Universidade do Estado Da Bahia, ) Carneiro, Everton Nery; Silva, Sandra Célia Coelho Gomes da; Ribeiro, Luis Távora FurtadoFilósofo, escritor, biógrafo de Flaubert, que apresentou ‘O Idiota da Família’, o teatrólogo Jean-Paul Sartre (1905 – 1980) ficou famoso e conhecido pelos seus longos e preciosos prefácios, verdadeiras peças literárias e filosóficas escritas em algumas centenas de páginas. Virou obra clássica sua apresentação do livro fundamental sobre as lutas anti coloniais: “Os Condenados da Terra” de Frantz Fanon (1925 – 1961) de 1963, que seria publicada em livro no Brasil com cerca de 400 páginas. Garanto que vamos poupar o leitor na apresentação dessa coletânea de centenas de laudas, um excesso raramente necessário, permitido a expoentes da cultura como Sartre e Fanon. Assim, mais concisos, falamos da importância e da urgente necessidade da publicação dessa obra coletiva organizada entre as salas ou locais pessoais de estudo dos que a propuseram: Everton Nery Carneiro (UNEB), Luís Távora Furtado Ribeiro (UFC) e Sandra Célia Coelho (UNEB), pela ordem alfabética. Nós a compilamos, desde nossos modestos gabinetes domiciliares de trabalho, confinados que estamos nessa quarentena em virtude de uma pavorosa pandemia, no ano de 2020 em crise sanitária, social e econômica, nesse país desgovernado. Na apresentação dessa coletânea vale refletir sobre o digno e ancestral hábito de escrever, que nos move desde que se inventou a escrita, e em seu mais recente objetivo de realizar e divulgar pesquisas acadêmicas para desvendar a complexidade do mundo real buscando compreender, pelo menos nos aproximarmos de suas inatingíveis múltiplas determinações. Esforço hercúleo e prazeroso que não pode ser realizado por um só nem por poucos, sendo necessários muitos, inúmeros de nós para realizar-lhe. Neste sentido, o Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Religião, Cultura e Saúde (GEPERCS), que está inserido na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), trazendo diante da especificidade institucional que é a multicampia, uma característica interdepartamental, pos sui pesquisadores de diversos Campi e diálogos com outras Instituições de Ensino Superior Nacional e Internacional. Historicizando um pouco a trajetória do GEPERCS, apontamos que o mesmo foi criado e certificado pelo CNPQ em 2011, formado por pesquisadores das diversas áreas do conhecimento, no que coaduna com sua concepção multi/ interdisciplinar. O Grupo é composto por 8 doutores, 03 doutores colaboradores estrangeiros, 03 técnicos e os demais estudantes de graduação e pós-graduação. Estando ancorado ao Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social (MPIES/UNEB), do Departamento de Educação – Campus XI – Serrinha. Tendo como objetivo principal pesquisar a religiosidade das diferentes sociedades e culturas na perspectiva das ciências humanas, sociais e da saúde, situando a religião como um dos principais sistemas simbólicos, priorizando a análise da relação entre as diferentes categorias sociais marginalizadas e o fenômeno religioso. Além disso, as discussões de caráter multi/interdisciplinar e estudos do grupo enfatizam a inter-relação com a saúde, gênero, educação e cultura nos diversos contextos sociais. Os conhecimentos produzidos pelos pesquisadores do grupo perpassam por quatro linhas específicas de pesquisa: 1) Religião e saúde, 2) Gênero, religião, educação, saúde e os novos contextos de aprendizagem, 3) Religião, cultura, educação, sociedade e novas formas de subjetivação e organização comunitária e 4) Gênero, Saúde Sexual/Reprodutiva e Populações vulneráveis. O Grupo trafega por ações pontuais de socialização e difusão do conhecimento produzido, através de pesquisas nos seguintes âmbitos: proposição e participação em Congressos Nacionais e Internacionais da área e áreas afins dentro e fora do país, através de apresentações de comunicações, pro posições de Grupo de Trabalho e a Realização de um colóquio Bianual sobre Diversidade Religiosa no Brasil Contemporâneo; evento esse pautado como uma proposição já materializada do GEPERCS, que é o Centro de Estudos e Pesquisas Interdepartamental, Interinstitucional e Internacional em Culturas e Religiões (CEPICR/UNEB), reiterando que estamos na terceira edição da supracitada atividade. As pautas de internacionalização, são ancoradas através do diálogo, proposição de pesquisa e publicações em conjuntas com as seguintes IES estrangei- ras: Universidade de Habana, Universidade da Guyane, Universidade Lusófona e Universidade Católica de Lisboa. Na quinta edição da Coletânea Apontamentos de Pesquisas ora apresentada pautamos uma análise das multiplicidades e conexões dos campos dos saberes sobre o contexto mundial vivenciado pela Pandemia do COVID -19. Nesse livro que divulga e aproxima tão diferentes objetos de estudos e tão diversos métodos de investigação, congregando em suas semelhanças e diferenças uma gente muito boa em suas importantes e indispensáveis áreas de conhecimento e lugares geográficos (seja como afeto, como ético, como epistemológico, como étnico-racial). Muitos nem se conhecem pessoalmente, mas nos congregamos aqui na defesa da ideia comum que nos mobiliza e anima, de que o conhecimento é uma produção e aproximação coletiva com sua origem enraizada no contexto histórico e social. É nesse capitalismo que cresce a cada dia concentrando cada vez mais as riquezas, excluindo e violentando as maiorias entre trabalhadores negros e mulheres, devastando os recursos da natureza e comunidades indígenas, sistema sempre contraditório e violento movido por uma crise permanente. A ideia original do livro e a diretriz mais forte em sua organização deve-se a duas pessoas muito queridas, atuantes e engajadas numa práxis libertadora. Inicialmente a incansável e culta pesquisa e escrita do professor Everton Nery Carneiro, geógrafo, filósofo, teólogo, poeta e livre pensador, intelectual, estudioso de Nietzsche, que vem sempre nos lembrando do conceito aberto da “vontade de poder” que fundamenta em Aristóteles (384 – 322 a. C.) em sua crença que nossa humanidade é uma possibilidade que se realiza, numa “vontade de potência”, que nos impele a perseguir novos destinos em “mares nunca dantes navegados”. Nesses tempos de quarentena, Everton Nery liderou inúmeras, diversas e variadas apresentações de frutuosos debates virtuais, que mais um anglicismo atual denomina de “lives”. Mesmo que muitos não saibamos o que esse nome significa, Dr. Everton Nery coordenou esses encontros onde importantes debatedores se dedicaram a revelar temas como o racismo e a resistência da cultura negra, a religiosidade e o candomblé, a opressão e o poder das mulheres, a fala e a liberdade de escolha de opções de vida e sexualidade, passando pelo direito a terra e a cultura dos índios, a luta dos trabalhadores, não omitindo a profissionalização, formação e direitos sociais de docentes, junto às questões relativas ao sofrimento. Sempre num movimento que parte da Bahia e compartilha militância e conhecimento com o Brasil e o mundo.
- ItemAproximações e tensões entre a educação básica e o ensino superior: uma proposta de intervenção no Complexo Integrado de Educação de Ipiaú-BA(Universidade do Estado Da Bahia, 2021-02-11) Alves, Izabel Cristina Lima Dias; Soares, Marcia Torres Neri; Torres, Mônica Moreira de Oliveira; Castro, Selma Barros Daltro de; Pimentel, Susana CoutoEste trabalho evidencia a articulação entre o ensino superior e a educação básica, visando diminuir possíveis tensões entre esses níveis. Com frequência, atividades desenvolvidas pelo ensino superior utilizam esse espaço para estágios, extensão e pesquisa, sem o sentido da complementaridade. A pergunta norteadora desta pesquisa consisteem: “como pode ser potencializada a aproximação da UNEB, Campus XXI, com o Complexo Integrado de Educação de Ipiaú (CIEI)?”. Para tanto, o objetivo geral é analisar possibilidades de potencializar a aproximação da UNEB, Campus XXI, com o CIEI. E como objetivos específicos: identificar os processos de aproximações e tensionamentos entre a UNEB-Campus XXI e o CIEI; elaborar, de forma colaborativa, um plano de gestão como estratégia pedagógica de aproximação entre a UNEB- Campus XXI e o CIEI; discutir os contributos do plano de gestão para organização administrativa e pedagógica do CIEI, com base nas necessidades oriundas das sessões reflexivas. A pesquisa tem aprovação pelo Comitê de Ética de Pesquisa (CEP) sob o parecer nº 3.937.948, de 27.03.2020. Como referencial teórico apoia-se em Pimenta e Anastasiou (2014), Peroni (2003), Lüdke (2009), Libâneo (2018), Paro (2016) e Luck (2015). A metodologia é a pesquisa-ação colaborativa com base em Pimenta (2005, 2006) e Thiollent (1986), mediante proposta de intervenção produto, o plano de gestão. Para coleta de dados foi aplicado um questionário para caracterizar o lócus de pesquisa, perfil dos colaboradores e dimensões sobre os níveis de ensino e o plano de gestão. A consolidação das ações interventivas realizou-se por meio de sessões reflexivas, remotamente pela plataforma googlemeet e pelo WhatsApp. Para análise, utilizou-se a Análise de Conteúdo de Bardin (1977).Emergiram duas categorias: I) princípios para aproximação entre a universidade e a educação básica e II) Estratégias para/na aproximação entre os níveis de ensino. Os princípios foram: a) a Prevalência do sentido colaborativo. b) Valorização dos saberes produzidos na Educação Básica; c) A escola como lócus de formação. Como estratégias de aproximação, identificou-se: a) Propostas de formação docente sob a configuração de pesquisas, cursos de extensão, debates e palestras; b) Parceria na elaboração das ações administrativas e pedagógicas; c) Interação entre graduandos e sujeitos da Educação Básica. O plano de gestão foi elaborado de forma colaborativa, potencializada pela mediação tecnológica digital, pautado por ações articuladoras dos níveis de ensino, nas dimensões: pedagógica, curricular, administrativa, financeira, infraestrutura, humana e cultural, reconhecendo a amplitude dos aspectos pedagógicos na formação para gestão. Esse processo revelou-se eficaz, pelo envolvimento, respeito e valorização dos colaboradores, entendimento das finalidades e continuidade na instituição. Depreendeu-se a relevância da realização de investigações colaborativas aplicadas e centradas no reconhecimento das práticas de gestão escolar na educação básica, como via para a almejada aproximação, superando tensões com este nível.
- ItemCaderno de artigos: um produto à luz da contribuição interdisciplinar - Vol 2(Universidade do Estado Da Bahia, ) Batista, Marize Damiana Moura Batista e; Castro, Selma Barros Daltro deA produção intitulada Caderno de artigos: um produto à luz da contribuição interdisciplinar, volume 1, emerge das produções de estudantes e professores, escritas a partir das atividades denominadas Colóquios e Seminários, desenvolvidas no Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social - MPIES, da Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação Campus XI, Serrinha-Ba, no decorrer do ano de 2023. Essa obra inaugura um novo formato de produção, tendo em vista que até 2022, os registros das atividades eram feitos em formato de resumo expandido. Com o amadurecimento acadêmico do MPIES e a necessidade de trazer mais contributos científicos e profissionais para a comunidade universitária, surgiu a necessidade de organizar a produção a partir de artigos produzidos pelos mestrandos e, em alguns textos, mestrandos e orientadores. Os textos trazem a articulação de aspectos teóricos e descritivos, embasados em uma concepção que valoriza a interlocução com a interdisciplinaridade, abordando temáticas contemporâneas experenciadas no cotidiano profissional e com o aprofundamento conceitual inerente à produção do conhecimento. Os temas tratados nas atividades de Seminários e Colóquios foram proposições que emergiram da escuta do conjunto de professores e estudantes do MPIES, construídos com a leitura de textos acadêmicos e a participação de profissionais renomados do ambiente profissional e que tinham vinculação com as temáticas, assim definidas: 1º Seminário - Pesquisa aplicada, processos de intervenção social: disputando a perspectiva crítica- superadora; 2º Seminário - Inovação e proteção da propriedade intelectual e o plágio acadêmico; 1º Colóquio - Letramento racial; 2º Colóquio - Transexualidade e olhares multidisciplinares para e na construção de diálogos inclusivos. Espera-se que essa obra, caracterizada por aportar princípios de respeito e valorização à diversidade inerente ao mundo contemporâneo, possa contribuir de modo interdisciplinar com o debate acerca da produção científica e suas vinculações ao contexto profissional.
- ItemCentro de referência de educação inclusiva no sertão produtivo baiano: interlocução da equipe multiprofissional com as famílias(Universidade do Estado Da Bahia, 2020-12-07) Fernandes, Valéria Antunes Dias; Silva, Sandra Célia Coelho G. da; Catarino, Elisângela Maura; Soares, Marcia Torres NeriEsta pesquisa intitulada “Centro de Referência de Educação Inclusiva no Sertão Produtivo Baiano: interlocução da equipe multiprofissional com as famílias” tem como cenário a região Sudoeste do Estado da Bahia, especificamente no município de Guanambi-BA. Nesse lugar, surgiu a necessidade de pensar a educação inclusiva, sendo criado o Centro de Referência de Educação Inclusiva Operacional (CREIO) no Sertão Produtivo Baiano, contando com a participação de uma equipe multiprofissional, que trabalha para o desenvolvimento de crianças e jovens com necessidades educacionais especiais. Educação e Saúde são áreas indissociáveis no atendimento, porque afetam a aprendizagem e o desenvolvimento global desses alunos. Na compreensão de que crianças com necessidades especiais dependem, fundamentalmente, da estimulação precoce, é importante que o poder público garanta um local de atendimento e uma equipe multiprofissional especializada. Diante disso, a pesquisa (AUTORIZAÇÃO CEP Nº 3.768.391) teve como objeto de estudo, as interlocuções da equipe multiprofissional do Centro de Referência da Educação Inclusiva, da Cidade de Guanambi/Bahia, com as famílias dos alunos atendidos, a partir da seguinte questão norteadora: como se dá a interlocução da equipe multiprofissional do Centro de Referência de Educação Inclusiva, com as famílias dos alunos atendidos? O objetivo geral se deu em analisar como acontece a interlocução da equipe multiprofissional do Centro de Referência da Educação Inclusiva, no Sertão Produtivo Baiano. Assim, o estudo foi realizado com famílias participantes que tinham dois ou mais filhos atendidos pelo programa, a partir de 2018. Foi levado em consideração o número de faltas, excluindo aqueles que possuíam mais de cinco faltas. A equipe multiprofissional também foi um grupo participante da pesquisa, com um total de quatro profissionais: psicólogo, fonoaudiólogo, assistente social e pedagogo, e duas mães representantes das famílias. Foi realizada uma pesquisa de intervenção (PEREIRA, 2019), com abordagem qualitativa, bibliográfica, documental e de campo empírico. O trabalho configura-se como de natureza exploratória, considerando as especificidades que circundam o desenvolvimento da pesquisa no mestrado profissional. Foram utilizados instrumentos como entrevistas semiestruturadas. Também, como análise de conteúdo, foi utilizado Bardin (1977). Diante das análises, obtivemos os seguintes resultados: foram perceptíveis as dificuldades de interação entre família e a equipe multiprofissional, algo bem enfatizado pelos profissionais nas entrevistas. Também, a necessidade de ações que possibilitem a interlocução ente as famílias e a equipe. Por essa razão, o produto dessa pesquisa foi a construção de um caderno informativo para as famílias, em formato impresso, digital e audiovisual, publicado anualmente, com o objetivo de informar/integrar o meio familiar nas ações do CREIO, possibilitando uma interação social e melhores resultados, diante do atendimento de alunos com necessidades educacionais especializadas.
- ItemColetânea de resumos: um produto à luz da contribuição interdisciplinar(Universidade do Estado Da Bahia, ) Vitorino, César Costa; Soares, Marcia Torres NeriA Coletânea de Resumos: um produto à luz da contribuição interdisciplinar tem por objetivo compartilhar registros de Colóquios e Seminários interdisciplinares realizados pelo Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social (MPIES) da Universidade do Estado da Bahia (Uneb)/Campus XI Serrinha, sob o olhar de estudantes de sua I Turma, com ingresso em 2019.1. Partejam a existência deste mestrado a preocupação e o compromisso com pesquisas interventivas, por isso, cada trabalho permite articular contribuições dos palestrantes à aplicabilidade dos projetos em andamento. De caráter interdisciplinar, promove a saída do saber ensimesmado para ocupar-se de oportunizar contato com diferentes áreas do conhecimento, haja vista as formações iniciais dos convidados, bem como dos próprios autores dos RESUMOS. Além disso, cumprem o necessário fortalecimento da organização e divulgação de produtos, sob caráter mais acadêmico e reflexivo. Integram o volume 4 eixos correspondentes aos temas trabalhados. O eixo 1 aborda a Vulnerabilidade social e inclusão na contemporaneidade; protagonizado pela profa. Dra. Elisângela Maura Catarino e pelo prof. Dr. Marcelo Máximo Purificação, as discussões pairam sobre aspectos bem incorporados ao discurso politicamente correto, conquanto carentes de mudanças nas práticas voltadas às pessoas em condição de vulnerabilidade de toda ordem, a exemplo de pessoas com deficiência e em situação de pobreza. Ao abordar o Terrorismo: os desafios para o desenvolvimento do mundo moderno face a paz, o eixo 2, nas vozes do prof. Dr. Janio Roque Barros de Castro e do Prof. Dr. Paulo Cezar Borges Martins, problematiza o conceito de terrorismo, tanto do ponto de vista das contribuições de diferentes autores em contextos históricos variados, quanto de seu atravessamento pelas questões territoriais. Do poema, ao abrir as discussões, às reflexões sobre a paz, o momento permite enxergar o terrorismo sob vertentes inusitadas. No eixo 3: Trabalho, educação e Gênero no contexto contemporâneo, as professoras 6 Dra. Elisete Santana da Cruz França e Dra. Telma Lima Cortizo falam de si, mulheres, professoras, acadêmicas e de suas resiliências pessoais e profissionais na constituição do saber acadêmico, em especial do fazer teórico-metodológico a inspirar seus trabalhos. O eixo 4, denominado Culturas, identidades e questões afro-brasileiras e indígenas, é campo de resistência, de luta e da demarcação sempre necessária do reconhecimento de diferentes sujeitos. São as professoras Dra. Isabelle Sanches Pereira e Dra. Janeide Bispo dos Santos a ecoarem o som de suas vozes e de tantas outras invisibilizadas e marginalizadas em nosso cotidiano. Os resumos elaborados pelos mestrandos(as), embora se dediquem aos registros dos mesmos acontecimentos, carregam a diversidade do olhar de suas autoras e autores. São, portanto, cingidos do modo peculiar de ver diferentes objetos de estudo, sob variadas lentes de aumento. Se constituem, ainda, uma oportunidade àqueles que não tiveram o privilégio de ouvir posicionamentos e debates acerca de temas tão variados e atuais. Eis, então, o convite à leitura e composição de novos olhares a partir das impressões leitoras. Esta é, senão, mais uma rica forma de divulgação de trabalhos oriundos de Mestrados Profissionais, agora acessíveis nesta Coletânea, disponibilizada a todxs.
- ItemColetânea de Resumos: um produto à luz da contribuição interdisciplinar - Volume 4(Universidade do Estado Da Bahia, ) Coelho, Patrícia Júlia Souza; Vitorino, César CostaA Coletânea de Resumos: um produto à luz da contribuição interdisciplinar, Volume 4, vincula-se às apresentações dos Colóquios e Seminários promovidos pelo Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social - MPIES, da Universidade do Estado da Bahia, no decorrer do ano de 2022. Nesta publicação, organizada pelos (as) docentes do componente curricular obrigatório Metodologia da Pesquisa, são apresentados resumos expandidos produzidos pelos (as) estudantes e professores (as) do MPIES. Os textos que compõem a referida obra estabelecem relações com temáticas emergentes em nossa sociedade contemporânea, sendo estas temáticas convergentes com os estudos de pesquisadores (as) de diferentes áreas do conhecimento. A presente coletânea valoriza o diálogo interdisciplinar e a articulação entre a teoria e a prática, estando, assim, em consonância com a proposta de formação acadêmico-científica dos (as) estudantes do MPIES. A Coletânea de Resumos: um produto à luz da contribuição interdisciplinar apresenta textos descritivos e reflexivos suscitados pelos (as) seus (suas) autores (as), tendo como referências as temáticas discutidas nos Colóquios e Seminários e pelos (as) expositores (as) convidados (as), a saber: 1º Colóquio - Trabalho, educação e gênero no contexto contemporâneo, ministrado pelas Dra. Isabelle Sanches Pereira (UNEB), pela Profa. Dra. Marize Damiana Moura Batista e Batista (UNEB) e que contou com a mediação pela Profa. Dra. Mônica Moreira Torres (UNEB); 1º Webeminário - Vulnerabilidade social e inclusão na contemporaneidade, que teve como expositoras as professoras Dr.ª Jusceli Maria Oliveira de C. Cardoso e Dr.ª Márcia Raimunda de Jesus M. da Silva, contando também com a participação da professora Dr.ª Cláudia Regina de Oliveira Vaz Torres, na condição de mediadora desse encontro, que aconteceu de forma remota/online pela Plataforma Microsoft Teams; 2º Seminário - Desenvolvimento do jovem adulto: estado da arte, apresentado pela professora Dr.ª Rita de Cássia Santana de Oliveira e foi mediado pela Profª Dra. Selma Barros Daltro de Castro; 2º Colóquio - Culturas, identidades e questões afro-brasileira e indígena, que teve como mediador o professor Dr. Cesar Costa Vitorino e como expositor o professor Dr. Fabiano Brito dos Santos. Considerando os temas pautados nos Colóquios e Seminários supracitados, esta coletânea de resumos propõe fortalecer as discussões e as reflexões concernentes às problemáticas sociais e educativas, a fim de que os (as) discentes da pós-graduação possam pensar cientificamente e interventivamente sobre tais problemáticas, buscando estabelecer, nessa dinâmica, possíveis relações com os estudos desenvolvidos. Esperamos que essa obra amplie o debate sobre as problemáticas emergentes em nossa sociedade contemporânea, de forma interdisciplinar, e incentive os pesquisadores (as) iniciantes a refletirem sistematicamente sobre as questões presentes em nossa realidade, estabelecendo diálogos com as diferentes áreas do conhecimento, tendo em vista os princípios da igualdade, equidade, alteridade e respeito à diversidade no desenvolvimento das pesquisas sociais e educacionais.
- ItemContribuições do MPIES na formação continuada de coordenadoras pedagógicas: reverberações dos processos interventivos sobre desenvolvimento profissional(Universidade do Estado Da Bahia, 2023-12-18) Lima, Vanessa Goes; Amorim, Ivonete Barreto de; Torres, Mônica Moreira de Oliveira; Pires, Vilara Maria Mesquita MendesEsta pesquisa intitulada “Contribuições do MPIES na formação continuada de coordenadoras pedagógicas: reverberações dos processos interventivos sobre desenvolvimento profissional” foi fruto de inquietações acerca da formação continuada em serviço de coordenadoras pedagógicas egressas do Mestrado Profissional Interdisciplinar, especificamente o MPIES, sobre as reverberações dos seus desenvolvimentos profissionais. Nesse contexto, formulou-se o seguinte questionamento: De que maneira a formação continuada, a partir do Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social (MPIES), tem contribuído para o desenvolvimento profissional de coordenadoras pedagógicas? Com isso, teve como objetivo geral: Analisar as contribuições do Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social (MPIES) na formação continuada de coordenadoras pedagógicas e como os processos interventivos reverberaram no desenvolvimento profissional. Nesse sentido, elencou-se os objetivos específicos: Historicizar como o mestrado profissional interdisciplinar contribui para a formação identitária de coordenadoras pedagógicas; identificar a importância do MPIES no percurso formativo de coordenadoras pedagógicas para o desenvolvimento das suas atribuições legais e, compartilhar, através de um livro impresso, as reflexões reveladas nos Círculos de Cultura pelas coordenadoras pedagógicas sobre desenvolvimento profissional através das contribuições do MPIES. A base teórica acornou-se nos pensamentos de Amorim (2021); Day (2001); Freire (1976; 1979; 1987); Gatti E Barreto (2009); Ibiapina (2008; 2016); Imbernón (2010); Libâneo (2004); Nóvoa (2009); Pereira (2019); Placco; Almeida E Souza (2011; 2012); Ramalho; Nuñes; Guathier (2004); Vasconcellos (2006; 2007; 2010); Tardif (2002), dentre outros. Desse modo, a pesquisa consistiu em uma abordagem qualitativa, no contexto da pesquisa colaborativa, aprovada pelo aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), através do parecer consubstanciado de número 5.618.526, tendo como colaboradoras quatro coordenadoras pedagógicas egressas do MPIES. O produto da pesquisa, aqui compreendido como processo, foi um livro impresso com artigos narrativos autorais das colaboradoras da pesquisa, que emergiram através das etapas desenvolvidas no projeto de intervenção, com as entrevistas semiestruturadas e os círculos de culturas, com pertinentes reflexões. Portanto, os resultados da pesquisa fortaleceram e evidenciaram a importância da formação continuada em serviço dentro de um mestrado profissional interdisciplinar, a partir das suas intervenções, fazendo transformações na vida das colaboradas da pesquisa.
- ItemContributos legais, institucionais e formativos para a seleção de formadores de professores da educação pública municipal de Feira de Santana(Universidade do Estado Da Bahia, 2022-05-06) Assis, Karina Macêdo; Castro, Selma Barros Daltro de; Santos, Marcos Gilberto dos; Soares, Marcia Torres NeriEssa pesquisa tem como objeto de estudo a normatização e orientação do processo de seleção para formadores de professores da educação pública municipal de Feira de Santana. A questão dessa pesquisa é: quais os cenários institucionais, legais e formativos que interferem no processo de seleção, formação e avaliação de formadores de professores, na educação pública municipal de Feira de Santana e que implicam na necessidade da construção de um documento que normatize e oriente as ações da gestão educacional local? O objetivo é analisar os cenários institucionais, legais e formativos que interferem no processo de seleção, formação e avaliação de profissionais de carreira do magistério público municipal que atuarão como formadores de professores e que implicam na necessidade da construção de um documento que oriente tal processo. O estudo apresenta uma base legal ancorada em legislações nacionais e locais e um referencial esteado em autores como Mainardes, (2006), Castro (2011), Boito Júnior (2007), Cury (2002), Libâneo (2018), Santos Júnior, Azevedo e Ribeiro (2004), Gatti (2019), Nóvoa (2011), Santos (2007), dentre outros. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade do Estado da Bahia, através do Parecer de nº 4.620.456, tendo a organização metodológica apoiada numa pesquisa qualitativa, de natureza aplicada, com foco na realização da ação interventiva, constituída pela realização de 03 (três) ateliês formativos. A coleta de dados aconteceu por meio da aplicação de questionários, análise de documentos e realização da intervenção através dos ateliês formativos. Como participantes da pesquisa contou-se com representantes institucionais da Secretaria Municipal de Educação e com servidores de carreira do magistério público municipal. Os dados da pesquisa revelaram que a falta de uma ação institucional local, na seleção de pessoal, pode gerar condutas não defendidas pela gestão pública, como critérios de amizade ou indicação política, o que acarreta uma falta de percepção sobre a responsabilidade do trabalho a ser desenvolvido. Os profissionais que atuam na formação de professores precisam ter domínio sobre a ação a ser desenvolvida, a qual deve considerar formação, experiência e titulação. O produto dessa pesquisa se constituiu como um documento normativo e orientador do processo de seleção dos profissionais de carreira do magistério da educação pública municipal, de Feira de Santana, que atuarão na formação de professores.
- ItemCoordenação pedagógica e a reconstrução do Projeto Político Pedagógico do Colégio Estadual do Campo Rio Branco no território do sisal: diálogos, formação e implementação(Universidade do Estado Da Bahia, 2023-08-11) Oliveira, Geovana Marcia Carneiro; Amorim, Ivonete Barreto de; Torres, Mônica Moreira de Oliveira; França, Elisete Santana da CruzA presente pesquisa, intitulada “Coordenação pedagógica e a reconstrução do Projeto Político Pedagógico do Colégio Estadual do Campo Rio Branco no Território do Sisal: diálogos, formação e implementação”, foi desenvolvida no campo profissional da pesquisadora que atua na função de coordenadora pedagógica no colégio em referência. Sendo a construção ou reconstrução do Projeto Político Pedagógico – PPP uma de suas atribuições constantes no Estatuto do Magistério da rede estadual de ensino da Bahia, teve a seguinte questão de pesquisa: Como a coordenação pedagógica do Colégio Estadual do Campo Rio Branco no Território do Sisal pode mediar orientações políticas e pedagógicas para educação contextualizada e identitária no PPP, com vistas a torná-lo instrumento orientador das práticas educativas? Nesse sentido, o objetivo geral da pesquisa foi compreender a importância da mediação da coordenação pedagógica na reconstrução do PPP, na perspectiva contextualizada e identitária, do Colégio Estadual do Campo Rio Branco no Território do Sisal, com vistas a implementar um processo dialógico e formativo. Os objetivos específicos foram: refletir sobre a contribuição do PPP no contexto da escola pública estadual do campo; identificar, nas bases legais, orientações organizacionais e pedagógicas acerca do PPP; analisar os sentidos revelados pelos professores, gestores, estudantes e comunidade sobre a educação contextualizada e identitária no contexto escolar; e implementar processos dialógicos, colaborativos e formativos, de reconstrução de conhecimentos sobre o PPP, resultante de reflexões e compreensões do coletivo da escola. As discussões desenvolvidas na pesquisa foram ancoradas em Vasconcellos (2000, 2006), Veiga (2000), Gandin (1986), Freire (1983, 2001, 2003), Minayo (2015), Thiollent (1986), Libâneo (1984), Hora (2012), Arroyo e Fernandes (1999), Caldart (2012), Baptista e Baptista (2003), entre outros autores que subsidiaram as discussões e as análises, além dos aportes legais da Constituição Federal (1988), LDB nº 9.394 (1996), Regimento Escolar Unificado-BA (2011), Resolução CEE-BA nº 26 (2016) e Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica (2013). O percurso metodológico foi embasado na pesquisa qualitativa, e o método adotado foi o da pesquisa-ação, sendo utilizados como instrumentos de coleta de dados a entrevista semiestruturada e os círculos de cultura (sete), desenvolvidos com os seis membros titulares do Colegiado Escolar, representantes dos segmentos de direção, professores, estudantes, pais, funcionários e comunidade local. Esta pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética, parecer nº 5.727.322. Os resultados evidenciaram que a reconstrução do PPP do Colégio Estadual do Campo Rio Branco, produto da investigação, foi mediada pela coordenação pedagógica de maneira coletiva, reflexiva e democrática pela implementação de processos dialógicos, colaborativos e formativos no âmbito escolar, considerando sua identidade e o contexto da educação do campo. Para isso, o engajamento profissional da pesquisadora no lócus da pesquisa e o comprometimento dos membros do Colegiado Escolar foram de fundamental importância para a escuta e o estímulo à participação da comunidade escolar, o que garantiu que o PPP reconstruído fosse qualificado como democrático e identitário.
- ItemDiálogos interdisciplinares em rede: ensino e pesquisa(Universidade do Estado Da Bahia, ) Torres, Claudia Regina de Oliveira Vaz; Souza, José Gileá de; Quinteiro, María Esther MartínezA coletânea Diálogos interdisciplinares em Rede: ensino e pesquisa evidencia o trabalho de pesquisadores em prol da criação e consolidação das redes de pesquisa, a vinculação e atuação das redes em educação, saúde, tecnologia, inovação, entre outras. A interdisciplinaridade contribui com a construção de conhecimentos, habilidades, técnicas e métodos que proporcionam reflexões e produções teórico-metodológicas. Este livro divulga resultados de estudos interdisciplinares que envolvem temas intrinsecamente interdisciplinares em parceria com Programas de Pós-graduação que desenvolvem pesquisas que integram educação, saúde, políticas públicas e direitos humanos. Desse modo, na coletânea, a pesquisa e a publicação traduzem os processos interdisciplinares de construção do conhecimento. O livro traz no seu bojo reflexões acerca da pesquisa interdisciplinar, relatos de experiências e pesquisas que se interrelacionam com temas como saúde mental, desinstitucionalização, dignidade humana, transformação digital, processo de subjetivação, participação social, políticas públicas, vulnerabilidade e (des) proteção estatal. O artigo Desinstitucionalização: tecnologias sociais como estratégias para reinserção e reabilitação social de pacientes com transtorno mental em cumprimento de medida de segurança de Cláudia Regina de Oliveira Vaz Torres, Thiago Vinicius e Thays Helen Pereira Melo dos Santos tem por objetivo refletir sobre a construção de tecnologias sociais como estratégias para reinserção e reabilitação social de pacientes com transtorno mental em cumprimento de medida de segurança, custodiados na unidade prisional. Líliam dos Santos Vasconcelos, Vaner José do Prado e José Gileá no artigo A dignidade humana e as transformações digitais: uma reflexão acerca do direito a Inclusão e as consequências da exclusão social digital se propõem a compreender as novas necessidades para se viver em sociedade, visando entender como a inclusão social digital passou a ser um instrumento de efetivação de direitos intrínsecos a dignidade humana e a exclusão a implicar em marginalização social. O artigo Formação humana, processo de subjetivação e teoria Queer: construção de Identidade e diferença de Éverton Nery Carneiro Omundsen de Melo Costa Junio e Rogério Barreto Santana tem por objetivo investigar as interseções entre formação humana, processo de subjetivação e teoria Queer, com o objetivo de compreender como essa teoria influencia a construção de identidades e diferenças. O artigo O contexto socioemocional no âmbito educativo: interlocução das práticas pedagógicas de atividades filosóficas com os estudantes do curso de pedagogia de uma universidade do sudoeste goiano de José Reinaldo de Araújo Quinteiro e Sandra Célia Coelho Gomes da Silva descreve as bases teóricas, do relatório de pesquisa, responsáveis pelas produções científicas desenvolvidas durante o estágio do Programa de Pós-Graduação em Intervenção Educativa Social-MPIES, da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. O artigo procura compreender estas relações, a discussão se alicerçou no pensamento filosófico. Utilizou-se da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo - por meio das entrevistas narrativas -, da metodologia da pesquisa de campo e bibliográfica. Iracema do Santos Lemos e Selma Barros Daltro de Castro no artigo Desenvolvimento, participação social: interseções conceituais iniciais com o Conselho Municipal de Educação apresentam que o conceito de desenvolvimento social tem sido amplamente discutido e revela interfaces com outras dimensões teóricos-metodológica que afetam diretamente o campo da educação. O estudo objetiva apresentar as interseções entre os conceitos de desenvolvimento social e participação social, perspectivando uma articulação inicial com os Conselhos Municipais de Educação. O artigo Educação como direito e as Políticas da Educação Nacional da autoria de Simone Evangelista Cardoso e Cláudia Regina de Oliveira Vaz Torres discute sobre educação como direito e as Políticas da Educação Nacional. O estudo tem viés qualitativo e analisa que a história da educação brasileira e as políticas públicas evidenciam que houve negligência com a educação básica. O artigo Vulnerabilidade e (des)proteção estatal: reflexões acerca das ações do poder público frente à situação da pessoa idosa em tempos de COVID-19 de Alexnaldo Teixeira Rodrigues e Salete Maria da Silva traz reflexões feministas acerca das ações do poder público brasileiro frente à situação da população idosa em tempos de pandemia da Covid-19. Os autores tomam como parâmetro de análise, as medidas adotadas pelos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário federal com vistas à proteção da referida população, notadamente a parcela mais vulnerabilizada e precarizada social e economicamente.
- ItemDicas de como evitar a pandemia do medo(Universidade do Estado Da Bahia, ) Alencar, Carla Giselle P. M. de; Novais, Diná Santana de; Batista, Janara Aparecida T.; Messias, Joice Amorim; Coelho, Mariana Amado A.; Silva, Marinalva de S. T.; Azevedo, Rafaela de C.; Silva, Sandra Célia C. G. da; Dias, Valéria AntunesProjeto inter-agir apresenta: Dicas de como evitar a pandemia do medo
- ItemEducação ambiental em uma escola pública do subúrbio de Salvador: uma proposta de intervenção socioambiental(Universidade do Estado Da Bahia, 2023-03-08) Silva, Cássio dos Santos; Coelho, Patrícia Júlia de Souza; Castro, Jânio Roque de; Batista, Marize Damiana Moura Batista; Santos, Rita Silvana Santana doEsta pesquisa representa um estudo desenvolvido em um colégio da rede estadual, localizado no subúrbio de Salvador-BA, que contou com a participação de dez educandos da Educação Básica. A intencionalidade desse estudo foi implementar uma proposta de intervenção socioambiental com os estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio e analisar quais são as problemáticas socioambientais existentes em seu cotidiano, presentes na escola, no bairro onde moram e/ou no entorno da instituição que foi o locus desse estudo. A partir das problemáticas socioambientais identificadas, buscamos refletir, discutir e produzir com os educandos, colaboradores da pesquisa, uma História em Quadrinhos (HQ), com vista a propor possíveis intervenções. Metodologicamente, a pesquisa se caracterizou como uma pesquisa qualitativa, de natureza aplicada, do tipo pesquisa-ação, em que foram utilizados como instrumentos para a coleta dos dados os mapas mentais produzidos pelos estudantes, as rodas de conversa e o diário de campo, sendo que este último foi utilizado para os registros das principais informações, assim como para as informações mais subjetivas, que foram percebidas pelo pesquisador. Discorremos a pesquisa em três capítulos teóricos, que versaramsobre os seguintes eixos temáticos: Educação, Educação Ambiental, Meio Ambiente, Impacto Ambiental, Desenvolvimento Sustentável, Lugar, Paisagem eProtagonismo Juvenil. Para um bom delineamento do objeto de estudo, a referida pesquisa foi fundamentada em autores e procedimentos elaborados a partir dos estudos de Leff (2015), Souza (2019), Minayo (2002) e Thiollent (2002). A referida pesquisa teve como ponto de partida diagnosticar e compreender os problemas socioambientais presentes no colégio público e, dessa forma, sensibilizar os educandos sobre os problemas socioambientais presentes no contexto escolar que estudam e no seu entorno, a fim de apresentar, através de uma História em Quadrinhos, proposições interventivas que possam colaborar com a solução desses problemas.
- ItemEducação infantil do/no campo no município de Tucano-BA: formação, práticas pedagógicas e aprendizagens de crianças de escolas rurais(Universidade do Estado da Bahia , 2024-03-22) Maciel, Arlete Miranda Amancio, Arlete; Coelho, Patrícia Júlia Souza, Patrícia Júlia; Torres, Claudia Regina de Oliveira Vaz, Claudia Regina; Orrico, Nanci Rodrigues , NanciEsta pesquisa, de abordagem qualitativa, analisa a trajetória de vida e formação de professoras da Educação infantil. Teve como locus o Núcleo escolar Arlindo Dantas, no município de Tucano-BA, interior da Bahia, Território do Sisal. Intentou compreender como os processos de formação continuada das professoras de Educação Infantil, referenciados no Documento Curricular Referencial de TucanoBA, reverberam nas práticas pedagógicas de uma escola pública do campo e dialogam com as experiências socioculturais das crianças de localidades rurais. Esta pesquisa objetivou também analisar o Referencial Curricular do Município de Tucano; realizar um Curso de extensão, de caráter formativo-investigativo, com as professoras da Educação Infantil do/no campo em uma escola nucleada do município de Tucano-BA; discutir proposições e estratégias para a participação efetiva das professoras do campo da educação infantil na construção de seu currículo, de forma articulada com o DCRMT para as Escolas do Campo; e produzir, com as professoras da Educação Infantil, um roteiro didático para a Educação infantil do campo. Para tanto, buscando compreender as concepções de infância e infâncias do campo, subsidia-se nos estudos de Coelho (2010;2019), Silva e Paschu (2010; 2012), Corsaro (2011) e Sarmento (2006). Currículo e Formação continuada em Macedo (2004; 2009; 2013; 2020) e Arroyo (2007; 2008; 2013; 2021) e metodologia (auto)biográfica em Souza (2004; 2014), Josso (2004; 2006; 2007) e Nóvoa (2002, 2014), e para a análise interpretativa-compreensiva, em Ricoeur (1976; 1988; 2002; 2010; 2014), entre outros teóricos que subsidiaram as discussões e a análise. O desenvolvimento desta pesquisa, ancorado na abordagem (auto)biográfica, teve as narrativas de nove professoras da Educação infantil do campo como dispositivo formativo e método investigativo, com a perspectiva que num ato reflexivo de sua trajetória de vida, formação e atuação, as concepções de infâncias do campo possam reverberar na construção de um currículo escolar que dialogue com as infâncias presentes nas escolas do campo. A pesquisa interventiva foi aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa, sob o número CEP – Autorização 5.937.397. Os resultados que ecoaram de um curso de extensão foram estruturados em cinco eixos temáticos, a saber: Infâncias rurais; Ser professora da Educação Infantil do Campo; Currículo escolar e prática pedagógica para a Educação infantil do Campo; Livro didático, políticas públicas de formação continuada e o ato curricular para a Educação Infantil do Campo; e Narrativas formativas das professoras da Educação Infantil do Campo. Desses eixos temáticos emergiu o produto desenvolvido com as colaboradoras da pesquisa, por meio de suas narrativas de vida/formação, intitulado Roteiros Didáticos: do cultivo das pequenas plantações à cultura do letramento no contexto de localidades rurais de Tucano-BA”, evidenciando que este se constitui uma opção de material didático para as escolas públicas do campo do município de Tucano, inaugurando uma prática inovadora de formação continuada, ao passo que as professoras, ao final de sua formação, construíram coletivamente propostas curriculares, tendo a empiria como ponto de partida para vivenciar os conhecimentos da matemática e da palavra escrita, sobretudo para vivenciar uma prática de valorização e pertencimento da identidade das crianças e suas comunidades.
- ItemEducação profissional e modelagem didática: contribuição pedagógica para a unidade curricular Custos Logísticos(Universidade do Estado Da Bahia, 2021-02-11) Silva, Karine das Neves Paixão; Castro, Selma Barros Daltro de; Santos, Marcos Gilberto dos; Batista, Marize Damiana Moura Batista eO presente trabalho, de característica interventiva, versa sobre a educação profissional e a modelagem didática efetivada na unidade curricular custos logísticos, componente do curso técnico em Logística. Como questão da pesquisa, tem-se: de que forma a modelagem didática pode contribuir para a construção de uma ferramenta pedagógica que possibilite: a) ao discente compreender e resolver problemas de forma contextualizada; b) ao docente uma prática pedagógica de forma estratégica ao processo de ensino. Como objetivo geral, o trabalho propõe uma ferramenta que auxilie e dê suporte ao docente em sua prática pedagógica, na Educação Profissional, por meio da modelagem da unidade curricular Custos Logísticos no curso técnico em Logística em um Centro de Formação Profissional (CFP) no Município de Feira de Santana e tem por objetivos específicos: 1) Apresentar perspectivas históricas e contemporâneas da Educação Profissional no Brasil; 2)Contextualizar a modelagem didática e a educação profissional; 3) Propor uma ferramenta pedagógica que auxilie tanto a prática docente como o processo de aprendizagem discente, por meio do princípio da modelagem, para a disciplina Custos Logísticos no curso técnico em Logística. O referencial teórico tem aporte em autores como Cunha (1978), Manfredi (2017), Frigotto (2003, 2005), Libâneo (2018), Kuenzer (2000), Saviani (2008), Bassanezzi (2002), Biembengut (2009), D’Ambrósio (1996). A pesquisa foi submetida ao Comitê de Etica e Pesquisa e autorizada conforme processo nº 3.955.246. Metodologicamente, a pesquisa qualitativa de natureza interventiva foi a estratégia utilizada no processo de investigação. Como procedimento para coleta de dados foram aplicados questionários com os docentes e discentes, além da realização da modelagem didática na disciplina Custos Logísticos e da análise documental. O produto consiste na proposição de um modelo pedagógico que auxilie e dê suporte ao docente em sua prática pedagógica na Educação Profissional, baseado na técnica de modelagem para a unidade curricular Custos Logísticos no curso técnico em Logística, em um (CFP) no Município de Feira de Santana, contemplando uma situação problema ou situação de aprendizagem elaborada para a UC referida. Os resultados evidenciaram que os docentes da educação profissional, embora sejam profissionais com formação em bacharelado, apresentam iniciativas pedagógicas que tentam conectar a didática com a Educação Profissional. A modelagem didática, se apresenta como uma estratégia pedagógica capaz de motivar o aluno para a aprendizagem, além de potencializar a interação, o engajamento e envolvimento do discente no processo educacional.
- ItemEducação pública municipal do campo em Barrocas - Ba: espaço virtual de práticas pedagógicas como possibilidade de enriquecimento do currículo vivido(2022-07-21) Araújo, Patrícia de Sena; Soares, Marcia Torres Neri; Coelho, Patrícia Júlia Souza; Souza, Heron FerreiraO presente trabalho tem aderência ao campo de investigações da/na educação básica, com centralidade no currículo da Educação do Campo, mais especificamente nas práticas docentes exitosas vivenciadas na realidade educacional de escolas públicas municipais do Campo, em Barrocas-BA. Ancorado na metodologia pesquisa-ação, apresenta a criação de um Espaço Virtual de Práticas Pedagógicas/Blog, para compartilhamento, divulgação e acesso a informações destas práticas, tencionando o fortalecimento do currículo vivido. Para tanto, foram realizadas sessões reflexivas com professoras e coordenadoras das referidas escolas, bem como levantamento documental e aplicação de questionário através do google forms, para acessar os dados. A pergunta que orientou a pesquisa foi: como o espaço virtual de práticas pedagógicas pode colaborar para o fortalecimento do currículo vivido nas escolas públicas do campo, no município de Barrocas-BA? Traz como objetivo geral sistematizar experiências pedagógicas, através do Espaço Virtual, para o fortalecimento das práticas curriculares, no sistema educacional, das escolas públicas do Campo, no município de Barrocas-BA. Seguido dos seguintes objetivos específicos: caracterizar os aspectos normativos e organizacionais da Educação do Campo no município de Barrocas-BA; e realizar sessões reflexivas, dialógicas e problematizadoras com os professores sobre suas vivências, experiências e práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas do Campo e criar um Espaço Virtual (Blog) para socialização, divulgação, acompanhamento e trocas contínuas, de práticas pedagógicas, bem como informações do contexto educacional das escolas do Campo, direcionadas aos educadores, estudantes e sociedade civil, tencionando uma soma nas práticas curriculares vividas. O trabalho está fundamentado nas contribuições teóricas de Thiollent (1986), Barbier (1977), Bardin (2016), Freire (1997), Holliday(2006), Arroyo (2013), Molina (2012) e Caldart (2011; 2012), entre outros. Por meio da pesquisa foi possível socializar materiais e sugestões literárias/pedagógicas acerca da educação do Campo, no espaço virtual, visibilizar e estimular a socialização de práticas exitosas das professoras de escolas do Campo, bem como tornar os dados acessíveis à sociedade civil para conhecimento, acompanhamento e utilização como fonte de pesquisa e enriquecimento do currículo vivido.
- ItemEducação religiosa em debate: por uma práxis educativa pelo respeito à diversidade étnico-religiosa no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Bom Jesus da Lapa – BA(Universidade do Estado Da Bahia, 2023-11-24) Teixeira, Eberson Luís Mota; Purificação, Marcelo Máximo; Vitorino, César Costa; Santana, Maria Luzia da SilvaEste trabalho sob título: EDUCAÇÃO RELIGIOSA EM DEBATE: Por uma práxis educativa pelo respeito à diversidade étnico-religiosa no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Campus Bom Jesus da Lapa – Ba tem como fulcro investigar a práxis racista contra a diversidade étnico-religiosa, assim como abrir espaços de compreensão frente aos conceitos de intolerância religiosa sob a perspectiva de uma abordagem inclusiva ao ressignificar a intolerância religiosa em um racismo religioso por Nogueira (2020), posto que expressa um modus operandi (modo de agir) excludente revelado na estrutura institucional da civilização hodierna (Almeida, 2019), a qual se manifesta num modus vivendi (modo vivencial) da herança atávica da sociedade patriarcal, discriminativa e colonialista brasileira (William, 2019). Destarte, o escopo tem como justificativas as trajetórias pessoais (do pesquisador), no que se refere ao arcabouço necessário para o aprofundamento da discussão sobre o combate antirracista e a intolerância religiosa diante das demandas do racismo pessoal, institucional e estrutural no IF Baiano – Campus Bom Jesus da Lapa – Ba. Por conseguinte, apresenta-se como uma problemática: como desenvolver uma práxis educativa de inclusão e respeito à diversidade religiosa? Essa adversidade foi observada após embates, chistes e críticas às religiões de matrizes africanas como um processo sistemático de violência simbólica (Bourdieu, 1989). Não obstante, foram analisados as causas e os efeitos deste racismo e intolerância perante as religiões de matrizes étnico-religiosas (africanas e indígenas) sob a óptica da abordagem qualitativa em Minayo (2007). Nesta empreitada utilizamos a linha da pesquisa bibliográfica e documental em (Gil, 2002 e Marconi e Lakatos, 2003). A metodologia utilizada para a análise dos dados, foi obtida através de observações (Gil, 1994 e Freire, 1986), questionário (Lankshear e Knobel, 2008) tendo como fiel a análise de conteúdo (Bardin, 1977; 1979). Como referenciais teóricos capitais da escrita dos três artigos interrelacionados serão utilizados Nogueira (2020) e Fanon (2008) para intolerância religiosa e decolonialidade, Adichie (2019) e 1hooks (1995) ao ensinar a transgredir contra uma historicidade única e Almeida (2019) e Kilomba (2019) com histórias educativas e participativas contra o racismo estrutural e a favor da decolonialidade. Espera-se que este trabalho possa contribuir para o entendimento e desvelamento desta construção histórica racista, que implica no desrespeito religioso à tradição sagrada de matriz africana e indígena, sendo uma constante ingerência no IF Baiano – Campus Bom Jesus da Lapa - Ba e seu entorno (à cidade de Bom Jesus da Lapa – capital baiana da fé católica), visto que o possível cerne destas práticas de racismo religioso estarão atreladas a uma cultura judaico-cristã instada num projeto colonial de poder (das elites) sob o viés monoteísta judaico–cristão (excludentes), à medida em que explicita um epistemicídio (Santos, 2010) percebido na crueza da escravidão e do tráfico de pessoas do continente africano e ameríndio desde a colonização portuguesa (Gilroy, 2001). Sem embargo, o trabalho final apresentou um produto proveniente do processo de observação, pesquisa e intervenção, que foi fruto de diálogos com os integrantes tendo a sequência didática, o projeto de intervenção e um artigo abordando an passant (de passagem) os resultados da aplicação nesta instituição de ensino (IF Baiano Campus Bom Jesus da Lapa) para abarcar os fenômenos objetivos e subjetivos dos participantes perante à temática investigada.
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