Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC)
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Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) por Orientador "Brito, Gilmário Moreira"
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- ItemCotidiano e inter-relações culturais na escola municipal Olga Figueiredo de Azevedo: diálogos e tensões no bairro de Cosme de Farias.(2016-06-21) Nascimento, Fábio Oliveira; Brito, Gilmário Moreira; Sousa, Ione Celeste Jesus de; Queiroz, Delcele MascarenhasA presente pesquisa tem por objetivo compreender as expressões cotidianas da cultura escolar características da Escola Municipal Olga Figueiredo de Azevedo, situada em Salvador no bairro de Cosme de Farias, apreendidas a partir da investigação dos processos de inter-relação entre a escola e o espaço urbano no qual está inserida. Procuramos entender de que maneira diferentes práticas, identidades, comportamentos e lugares sociais de alunos, professores e funcionários convivem e se confrontam no cotidiano da escola e quais relações / tensões estabelecem com o seu entorno. Efetuamos a pesquisa de campo, composta por observação e entrevistas realizadas na turma do nono ano do curso fundamental, por tratar-se de um estágio de transição no qual os alunos deveriam finalizar os estudos da última fase do Ensino Fundamental II para ingressar no Ensino Médio. O processo de investigação foi realizado ainda através de registros realizados em diário de campo sobre as comunidades do entorno da escola e as relações que compõem o cotidiano escolar, bem como da reflexão baseada no diálogo com estudiosos e pesquisadores que construíram obras a respeito da educação, da cultura escolar e das juventudes.
- ItemDifusão de saberes pedagógicos de professores e alunas na revista de educação da escola normal de Caetité (1924-1928)(2020-07-17) Silva, Jaqueline Maria de Santana Oliveira; Brito, Gilmário Moreira; Sousa, Ione Celeste Jesus de; Santana, Elizabete ConceiçãoEsta pesquisa tem como objetivo compreender quais eram os saberes pedagógicos difundidos pela Revista de Educação da Escola Normal de Caetité nas publicações dos seus diferentes articulistas para divulgar uma cultura letrada e impressa no sertão da Bahia (1924 - 1928). Para analisar algumas diretrizes metodológicas foram adotadas, como a articulação da História Política e da Nova História Cultural com a História da Educação para compreender as confluências de uma conjuntura políticoeducacional delineadas por várias relações e conflitos presentes nos suportes impressos. Para referenciar as discussões, estabeleceram-se diálogos com os estudos de Veiga e Fonseca (2008), Luz (2009), Aguiar (2008) e Reis (2013; 2018) que foram importantes para compreender as alianças e refregas políticas em torno da implantação e do funcionamento da Escola Normal de Caetité. Os estudos sistematizados por Santana (2011), Santana et al. (2013), Santana e Menezes (2015), e Sousa (2001) contribuíram para analisar os aspectos legais referentes às reformas educacionais na criação das Escolas Normais da Bahia. Nesse processo, os periódicos e as revistas assumem um papel de extrema importância, pois, longe de serem imparciais, eram regidos e controlados por intelectuais que também atuavam nessa gambiarra política como aliados de alguns representantes do poder baiano. Nesse caso, a análise das publicações das revistas de Educação da Escola Normal de Caetité revela quais são os atores e suas intencionalidades no processo de seleção e organização dos saberes escolares considerados importantes na formação dos professores. Para subsidiar tais discussões, tanto os estudos de Chartier (1992) como os debates sobre os significados que a cultura vem ganhando para entender a história da educação apresentadas nas pesquisas de Julia (1995), Chervel (1988), Frago (1995), Frago e Escolano (1998), Forquin (1992), Vidal e Faria Filho (2000), Catani e Sousa (1992), Carvalho (2005), Amaral (2002) e Silva (2007), contribuíram, de forma significativa, para compreender a importância da cultura escolar como categoria para analisar e compreender as dinâmicas, as práticas desenvolvidas no ambiente escolar e a organização dos espaços e tempos escolares postados em publicações da revista.
- ItemEducar pelas leituras: ações educativas como concepções morais e políticas veiculadas pelo jornal correio mercantil (Salvador, 1838-1839)(2017-08-24) Moraes, Fabio Valente de; Brito, Gilmário Moreira; Moreira, Raimundo Nonato Pereira; Sousa, Ione Celeste Jesus deEsta pesquisa é resultado da análise de duzentos e sessenta e três exemplares do jornal baiano “Correio Mercantil” – de mais de dois mil e duzentos disponíveis na Hemeroteca Digital do portal da Biblioteca Nacional. Utilizamos quarenta e nove números desse periódico para examiná-lo como empreendedor, entre outras possibilidades de leituras, de ações educativas em Salvador, produzindo, reproduzindo e fazendo circular, entre abril de 1838 e março de 1839, concepções morais e políticas que interessavam a determinados grupos sociais – comerciantes, proprietários, negociantes, empregados públicos e titulares (nobres) – cujos valores, alinhados à ordem vigente, alimentavam expectativas de serem utilizados e seguidos por outros grupos de menor visibilidade política na cidade. Assim, analisamos tensões sociais na capital da província da Bahia no contexto dos anos finais da década de 1830, como o Levante dos Malês (1835) e a Sabinada (1837-1838), além de outras sublevações e desobediências rotineiras locais atribuídas pelo jornal aos sabinos e escravizados africanos. Nesse sentido, apreciamos as estratégias de leitura que os redatores e proprietários do “Correio Mercantil” – os irmãos João Antonio e Luiz Antonio de Sampaio Vianna – usaram para elaborar ou disseminar conceitos em nome de determinados grupos sociais envolvidos com atividades relacionadas com a dinâmica comercial da cidade; e como esses escritores públicos – em suas atuações jornalísticas e educativas – fizeram do seu periódico um suporte de linguagem empenhado em receber, registrar de forma impressa e imagética opiniões, posicionamentos políticos e ideológicos de representantes incisivos de uma cultura letrada que experimentavam estampar no jornal o combate intransigente daquilo que consideravam perigo à manutenção das relações de poder do referido grupo. Cientes da importância das tradições de oralidade constitutivas da maioria dos moradores da cidade, recorreram aos “boatos” como forma de repercutir e disseminar o medo, visando a composição de versões que fizessem proliferar ou preservar princípios tidos como apropriados àquela sociedade. A pesquisa foi realizada a partir de fontes documental e bibliográfica, como referencial teórico abordagens dos Estudos Culturais e da História Cultural que realizaram aproximações entre a produção e veiculação de informações e notícias em jornal, com leituras à “contrapelo” de valores morais e políticos produzidos por letrados para o consumo da sociedade mediante o suporte do jornal. Esse exercício de pesquisa possibilitou analisar o “Correio Mercantil”, tanto como fonte para a história, quanto meio de veiculação de concepções educativas, superando a superficialidade que pode limitá-lo a mera condição de documento histórico ou simples veículo de informação. Logo, procuramos ir além da transcrição – integral, abreviada ou fragmentada – sem problematização dos textos, tornando indispensável e crucial a análise das linhas e entrelinhas do que era estampado e útil à pesquisa.
- ItemEscola mãe Hilda: território insurgente da pedagogia da ancestralidade antirracista(2020-12-21) Santos, Aurelielza Nascimento; Brito, Gilmário Moreira; Silva, Jamile Borges da; Filho, Raphael Rodrigues VieiraEsta pesquisa apresenta reflexões no campo da Educação, a partir da contemporaneidade, e versa diálogos com a Geografia de acordo com as insurgências que potencializam o território que se configura na construção do Território Jitolu, no Curuzu/Liberdade, no município de Salvador – BA. O lócus da pesquisa é a Escola Mãe Hilda, materializada pelas forças ancestrais do Terreiro Ilê Axé Jitolu para a atuação da educação como prática da liberdade e das ações afirmativas, tendo como prioridade as lutas insurgentes do movimento negro educador atuante nesse quilombo da resistência, onde as sementes foram lançadas no solo fértil do Curuzu e onde nasceu a árvore frondosa semeada sobre as bênçãos do Axé pela Yalorixá Mãe Hilda Jitolu, que abriu as portas do Terreiro Ilê Axé Jitolu para apoiar o Bloco Ilê Aiyê e também a realização de um sonho – a construção da escola. Assim, essa dissertação analisa como a Escola Mãe Hilda, ancorada na pedagogia da ancestralidade antirracista e dos dispositivos pedagógicos, potencializa o fazer pedagógico através das insurgências para o enfrentamento do racismo estrutural e consolida suas práticas pautadas nas relações étnicoraciais e de forças ancestrais que reverberam e valorizam o legado africano e da diáspora. Esses processos civilizatórios salvaguardam a diversidade, a alteridade, a diferença e a pluralidade cultural que se materializam na Escola Mãe Hilda de acordo com o que postula a Lei nº 10.639/03 e a Lei nº 11.645/08. A metodologia utilizada nesse estudo tem como base a análise dos dados qualitativos, de inspiração etnográfica, a partir da investigação da atuação política e combativa do Ilê Aiyê e de suas práticas pedagógicas de valorização da educação para as relações ético-raciais, pautadas nas ações realizadas na Escola Mãe Hilda. Através das narrativas do movimento educador, o Ilê Aiyê e as vozes das intelectuais negras consolidam a pedagogia da ancestralidade antirracista alicerçados em dispositivos pedagógicos. Concluímos que é necessário tecer olhares críticos, bem como reconhecer a atuação pioneira do movimento negro educador e da prática pedagógica da Escola Mãe Hilda, entrelaçados pela tríade terreiro, bloco e escola, para a promoção da educação como mobilidade social ancorada no legado da ancestralidade africana e afro-brasileiros na diáspora na atuação antirracista.
- ItemExperiências de estudantes e a cultura do Colégio Estadual David Mendes Pereira-Salvador -Bahia: currículo e cotidiano na formação de jovens de uma turma de 3ª série do ensino médio(2018-08-31) Rocha, Nailton José de Menezes; Brito, Gilmário Moreira; Faria, Ivan; Leiro, Augusto Cesar RiosEsta dissertação estabelece diálogos sobre as experiências de estudantes e a cultura do Colégio Estadual David Mendes Pereira-Salvador -Bahia: currículo e cotidiano na formação de jovens de uma turma de 3ª série do Ensino Médio, a partir de leituras e análises de textos de: Julia (2001), Chervel (1990), Viñao del Frago (2008), Dayrel (2014), Carrano (2013), Certeau (1994), Portelli (1997), acerca das temáticas: cultura escolar, juventudes, cotidiano e disciplinas escolares. Inspirando-me na etnografia, realizei uma pesquisa qualitativa que buscou analisar as possíveis inter-relações e tensões existentes entre as experiências de cinco estudantes de uma terceira série do Ensino Médio e as práticas educativas cotidianas do Colégio Estadual David Mendes Pereira (CEDMP), situado em Salvador-Bahia. Utilizei a metodologia de observação em campo, nas aulas e nos corredores do colégio, e a escuta das narrativas dos/as estudantes, a partir de elementos da história oral. O principal instrumento utilizado para ouvi-los foi uma entrevista semiestruturada, composta de dez perguntas. Realizada individualmente com os/as estudantes, ela me permitiu notar, nas respostas apresentadas, que, apesar dos planos, metas e discursos oficiais e dos esforços cotidianos presentes na cultura do colégio, ainda havia uma lacuna entre o que propõe a educação formal e o atendimento às aspirações e aos projetos reais de vida dos/ as jovens que concluíam o Ensino Médio no CEDMP.
- ItemA identificação das altas habilidades/superdotação nas práticas docentes dos professores de duas escolas públicas de Salvador(2014-09-04) Andrade, Dartilene Pires de; Brito, Gilmário Moreira; Freitas, Soraia Napoleão; Silva, Luciene Maria daA pesquisa apresentada procurou conhecer as práticas docentes dos professores de duas escolas públicas de Salvador (BA), com os codinomes Um e Dois, buscando compreender como esses educadores identificam alunos com características de altas habilidades/superdotação. Por meio de um trabalho de investigação minucioso, buscou-se perceber como os professores, em suas práticas docentes, manifestam suas concepções, valores e atitudes no processo de identificação dos referidos alunos. O estudo prioriza os aportes teóricos do pesquisador Joseph Renzulli, que desenvolveu, dentre outros, o modelo da concepção dos três anéis, utilizado para identificar estudantes com altas habilidades/superdotação. A pesquisa foi realizada com catorze professores dessas escolas, como sujeitos participantes do estudo. Os dados coletados valeram-se das referências metodológicas da pesquisa qualitativa e da metodologia de história oral temática, permitindo, com as observações em salas de aula, entrevistas semiestruturadas e aplicação de questionário dedutivo, auscultar os docentes, e relacionar as ações desses professores, em sala de aula, às dificuldades com as carências de recursos didáticos, metodológicos, estruturais e políticos educacionais, para a identificação e o atendimento aos alunos com as mais diversas necessidades educacionais, dentre elas, as altas habilidades/superdotação. Com a utilização dessas estratégias de intervenção, obtiveramse dados indicando que os professores das escolas Um e Dois enfrentam diversas dificuldades, comprometendo seriamente a identificação dos alunos com inteligência acima da média.
- ItemMeu corpo, meu jeito: identidades e (in) visibilidades de estudantes afro-brasileiras do ensino médio no Colégio Estadual Professora Marileine da Silva(2020-11-27) Gomes, Joelma Floriano Tosta; Brito, Gilmário Moreira; Monteiro, Artemisa Odila Candé; Silva, Maria Cecília de Paula; Pereira, Olívia Santos; Queiroz, Delcele MascarenhasA dissertação “Meu Corpo, Meu Jeito: Identidades e (In) Visibilidades de Estudantes Afrobrasileiras do Ensino Médio no Colégio Estadual Professora Marileine da Silva” tem como objetivo compreender quais as percepções e os sentimentos das jovens estudantes afrobrasileiras relacionados às identidades étnico-raciais nas relações que estabelecem entre si e outros sujeitos inseridos na cultura escolar do referido colégio. Trata-se de uma pesquisa qualitativa das observações registradas no cotidiano da sala de aula e de outros espaços de convivência e na escuta sensível de relatos e silêncios sobre os estereótipos corporais, recorrendo à metodologia da história oral na produção da fonte compartilhada entre a pesquisadora e as entrevistadas, registros documentais e com base em diálogos com a bibliografia: Hall (2006), Munanga (2002), Gomes (2012) e Fanon (2008) acerca de conceitos de identidades e invisibilidades; Dayrell (2007) sobre o processo de socialização da juventude no mundo contemporâneo; Antonacci (2013) a respeito dos sentidos histórico e cultural que produzem significados nas vozes e memórias corporais, Silva (2009) que reflete sobre a dimensão histórico-política do corpo na educação brasileira e Vidal (1990) com a proposta do uso do método da história oral na educação. No exercício para responder a questão de pesquisa, foi possível identificar tanto nos documentos que integram a rotina escolar e os indicadores na formação educacional, quanto nas manifestações corporais e lúdicas estabelecidas em movimentos individuais e atividades pedagógicas coletivas como a gincana escolar e, principalmente, a partir das histórias de vidas das estudantes que, apesar do esforço do Colégio em promover, em parceria com outras instituições, práxis que favorecem ampliar a visibilidade das estudantes através de ações sócio culturais relacionadas a dança e a cidadania, que ainda há sentimentos de discriminações fora do colégio, evidenciados nos preconceitos aos marcadores estéticos afro-brasileiros e às relações étnico-raciais.
- ItemPráticas e incentivos à leitura mediados pelo PROLER/ UESB na zona rural de Vitória da Conquista.(2015-09-09) Silva, Márcia Betânia Amorim e; Brito, Gilmário Moreira; Câmara, Heleusa Figueira; Coutinho, Maria Antônia RamosEste estudo analisou as práticas de incentivo à leitura promovidas nos Encontros de Leitura que foram realizados pelo PROLER/UESB no Centro Educacional Euclides da Cunha, no Centro Educacional Moisés Meira e no Colégio Municipal José Rodrigues do Prado, na zona rural do município de Vitória da Conquista nos anos 2010, 2011 e 2012 e como os professores compreendem e avaliam esse evento. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, cujos procedimentos metodológicos foram pesquisa bibliográfica e análise dos relatórios dos eventos, diário de campo, entrevista, aplicação de questionário. As análises e interpretações obtidas revelaram que ao eleger como estratégia as referências culturais das comunidades, os Encontros são considerados atividades relevantes para a promoção da leitura e da escrita, numa abordagem do texto em diferentes formatos e linguagens, mobilizando conhecimentos, sensibilidades e afetos, que possibilitaram exercícios de leitura, além da troca de experiências e saberes entre seus participantes.
- ItemPrescrições e silenciamentos nos cadernos de língua portuguesa para professores/as do ensino fundamental de Salvador do projeto nossa rede: a educação das relações étnico raciais e a história e cultura afro-brasileira e africana na educação de salvador de 2015 a 2020(2022-12-15) Brito, Kalypsa Kardinaly Souza; Brito, Gilmário Moreira; Santos, Mariana Fernandes dos; Vieira, Claudia AndradeEsta é “uma pesquisa científico-poética, que traz a importância de contar a nossa história ‘por nós e com nós’, não a partir do racismo e sim por nossas pontencialidades”2 . A pesquisa analisa prescrições e silenciamentos nos cadernos de língua portuguesa produzidos para professoras/es do ensino fundamental pelo Projeto Nossa Rede, da Secretaria de Educação a partir dos significados atribuidos à Educação Das Relações Étnico Raciais e a História e Cultura AfroBrasileira e Africana na Educação de Salvador de 2015 a 2020. Para tanto, foram realizadas revisões de literatura acerca dos conceitos de cultura escolar, cultura material escolar, relações étnico-raciais, história e cultura afro-brasileira e africana. Em seguida, levantamos dados educacionais no sítio virtual da Secretaria Municipal de Educação (SMED) e na plataforma Nossa Rede. Constatamos a ausência de referências às professoras/pesquisadoras da rede municipal no sítio oficial da SMED, desta forma, adotamos uma postura de enfrentamento ao memóricídio e primamos por protagonizar a produção/intelectualidade dos/as mesmos/as como uma postura politico-social-educacional. Para tanto, priorizamos uma consulta ao banco de teses e dissertações da Universidade do Estado da Bahia, Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEDUC), por ser um dos programas nos quais mais encontramos pesquisas realizadas por mulheres que atuam na Educação Básica da Bahia. Incluímos ainda uma pesquisa no sítio virtual do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa. No percurso epidemiológico atravessado pela pandemia da COVID-19, a construção metodológica adotada privilegiou a evidência da cultura material disponível no material didático. Assim, a pesquisa constatou, dentre outras questões, que apesar do diferencial existente na predominância de representações de crianças negras, permanece, em alguns casos, a manutenção de estereotipos para com as mesmas. Percebeu-se ainda a manutenção de referências a personalidades não negras e aos homens em locais de destaque nos cadernos enquanto referencias à mulheres como Carolina Maria de Jesus foram relegadas a locais de menor prestígio, como os anexos dos cadernos. Salienta-se, entretanto, que alguns avanços significativos acerca da História e Cultura Afro-brasileira e Africana também foram encontradas no material analisado.
- ItemTradições de oralidade constitutivas de saberes e valores ancestrais transmitidos no terreiro de candomblé Ilê Asé Iji Atí Oyá(2018-08-16) Alves, Janaína Bastos; Brito, Gilmário Moreira; Aguiar, Itamar Pereira de; Queiroz, Delcele MascarenhasEsta pesquisa trata da transmissão e difusão de saberes e valores construídos no Candomblé Ilê Asé Iji Atí Oyá numa religião de matriz africana cujos ensinamentos ritualísticos e regras de convivência são organizados e disseminados com base nas tradições de oralidade preponderantes em sua constituição. A investigação constatou que oralidade é um elemento essencial no referido complexo religioso, visto que, foi desta forma que os preceitos, as liturgias e os fundamentos próprios da religião foram difundidos e mantidos desde a sua instituição no Brasil. Neste sentido, os representantes do Candomblé vêm respeitando tradicionalmente a instrumentalização oral para disseminar os saberes ancestrais, que também são concretizados no exemplo prático e na observação. Vale ressaltar que nos pautamos para efetivação desta pesquisa, na metodologia da História Oral com base em Joutard (2000), Khoury (2001) e Portelli (1997), (2000), fizemos uma pesquisa de campo com inspiração etnográfica baseados em Geertz (2014) e Severino (2007), bem como utilizamos os estudos de Aguiar (2007), Bastide (1989), Luz (2000), Machado (s/d), Prandi (2001), (2002), Póvoas (2007), Santos (2010), (s/d), Verger (1997) entre outros, para embasar nossa pesquisa no que se refere ao Candomblé. Com base no referencial teórico que tivemos conhecimento, o Candomblé teve sua construção em nosso país sob um sistema escravista de opressão, sendo também um elemento de resistência dos negros escravizados pelo direito de professarem sua fé e crenças. Foi através de uma escrava alforriada que a religião se constituiu em solo brasileiro, passando a ser uma reelaboração do culto africano. Os princípios do Candomblé são baseados nas nações que os dividem: Ketu de origem Iorubá, Angola pertencente aos povos bantos e a nação Jeje oriundos dos Fon. Nesta pesquisa, investigamos o universo Ketu porque trata da nação gênese e da orientação do campo pesquisado, o Ilê Asé Iji Atí Oyá. Entre os participantes do Candomblé os valores, saberes, conhecimentos, crenças e costumes religiosos gerados a partir das manifestações e dos contatos com Orixás são mantidos, são os verdadeiros pilares da religião, seus adeptos seguem seus ensinamentos e se encarregam de mantê-los e difundi-los com base na tradição. A educação e os ensinamentos no Terreiro se processam de forma singular, pautados nas recomendações determinadas pelas divindades, mediadas pelas Ialorixás, Ekedis e demais responsáveis com base na oralidade que é a linguagem principal constitutiva.