Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC)
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- ItemOs efeitos da política de formação continuada para a educação infantil na estética da professoralidade. O que nos revelam os cotidianos da docência?(Universidade do Estado da Bahia, 0024-08-29) Almeida, Veridiana dos Santos; Conceição, Ana Paula da Silva; Sitja, Liege Maria Queiroz; Cordeiro, Karina de Oliveira SantosA presente pesquisa tem como questão problematizadora: quais os efeitos da política de formação continuada institucionalizada para a educação infantil na estética da professoralidade e suas implicações na prática pedagógica, cujo objetivo geral versa por compreender os efeitos da política de formação continuada para a educação infantil na estética da professoralidade e suas implicações na prática docente, tendo como objetivos específicos: perscrutar os sentidos e significados atribuídos pelas professoras de educação infantil aos processos formativos institucionalizados; identificar indicativos da efetuação desses sentidos em exemplos/ações da prática cotidiana; descrever os elementos articulados à formação continuada que promovem/dificultam processos de mudança no pensar e no fazer docente. A intenção metodológica é pela abordagem qualitativa e terá como foco o estudo do conteúdo das experiências causadas pelos efeitos da política de formação na construção da professoralidade à luz da Fenomenologia, tendo como procedimento sistemático escolhido o estudo de caso, enquanto dispositivo de levantamento de informações as entrevistas fenomenológicas. As colaboradoras da pesquisa são professoras efetivas das creches e pré-escolas da rede municipal de ensino de Alagoinhas –BA. As informações levantadas foram submetidas às técnicas do Método Fenomenológico Empírico. A partir desta investigação foi possível inferir que os efeitos da politica de formação na estética da professoralidade possibilitam movimentos de recomposição e de novas composições, e que os sujeitos da formação não são afetados passivamente pelo processo formativo, uma vez que apreendem, elaboram, articulam a outras forças interagentes, fazem adaptações que se expressam na experiência e revelam a gradação da produção do conhecimento pedagógico especializado. Pode-se também depreender que a formação continuada institucionalizada precisa ser complementada pelas condições de desenvolvimento profissional em contexto, no cerne da escola, com tempos e espaços assegurados para o exercício de refletir sobre a própria prática e pensar as situações que emergem do cotidiano enquanto conteúdos potentes de formação. Sua relevância está centrada na contribuição científica para a ampliação das discussões no campo da formação de professores no tocante às propostas de formação continuada à educação infantil. A investigação a que se propõe esta pesquisa poderá também subsidiar a Secretaria da Educação em análise, reconfiguração e até mesmo criação de políticas públicas de formação continuada para essa etapa da educação básica.
- ItemReal, simbólico e imaginário: nós que entrelaçam o ato educativo frente aos processos subjetivos do aprender e ensinar na contemporaneidade.(Universidade do Estado da Bahia, 0024-08-29) Santos , Helen Rose Monte Verde dos; Farias , Maria de Lourdes Soares Ornellas; Pessoa, Marcos Paulo Lopes; Souza, Elizeu Clementino deA pesquisa nomeada de Real, Simbólico e Imaginário: nós borromeanos os quais são tomados por empréstimo a Lacan com vistas a amarrá-los com o ato educativo frente aos processos subjetivos do aprender e ensinar na contemporaneidade e tem por objeto o ato educativo no aprender e ensinar. Essa aposta surge a partir das inquietações acerca de qual lugar e posição o aluno ocupa no ato educativo considerando o enodamento borromeano para fazer emergir os processos subjetivos e sua implicação do savoir-faire do seu aprender e ensinar. Nesse sentido, a base teórica - metodológica é construída nos estudos da Psicanálise e Educação que tem origem na França e estendidos em diversos países, inclusive o Brasil. Este estudo tem com o objetivo geral analisar de que maneira os elos do Real, Simbólico e Imaginário operam na subjetivação no processo de aprender e ensinar contemporâneo, enquanto que os específicos, por sua vez, pretendem: 1) identificar como se constitui o Real, Simbólico e Imaginário no savoir-faire do aluno; 2) Buscar de que maneira os processos subjetivos revelam-se no ato educativo; 3) Buscar como se processa o aprender e ensinar na sala de aula. Nesse sentido, a base teórico-epistemológica da pesquisa delineou-se dialogando com autores da vertente psicanalítica dentre os quais estão: Freud (1917-1920); Lacan (1936-1980); Ornellas (2011- 2019); Mourão (2011); Quinet (2008); Diniz (2011); Almeida e Aguar (2017) e Voltolini (2011), bem como aqueles que basculam os espaços da educação: Freire (1981;1996); Gatti (2002); Imbernón (2010), Kupfer (2007), Charlot (1983-2010). A abordagem é qualitativa assentada no tripé: lócus, sujeitos e dispositivos. O campo empírico deu-se numa escola da rede pública estadual de grande porte da cidade de Salvador. Os sujeitos foram em número de dois, selecionados pelo critério do desejo e os dispositivos de colheita foram assim constituídos: entrevista em profundidade quando um roteiro foi construído e aplicado levando-se em conta a associação livre e a pintura em tela. De posse desse material, as unidades de análises foram pinçadas na perspectiva da análise do discurso de vertente lacaniana, considerando o dito e o não dito, as hesitações, atos falhos, reticências, silêncios, esquecimentos e repetições. (In)conclui-se que o lugar e posição que o aluno ocupa no ato educativo à luz do enodamento borromeano, fez emergir os processos subjetivos do aprender e ensinar. A pesquisa inscreve se, portanto, nos seguintes achados: os nós que entrelaçam o ato educativo frente aos processos subjetivos do ensinar e aprender estão ancorados nos seguintes topos estruturantes: desejo; escuta; ambivalência; angústia; transferência; identificação; solidão e afeto, nós que atam e desatam para enodar o campo educativo em busca de uma educação que consinta a falta.
- ItemEcos de palavras-imagens: o índio no discurso de intelectuais baianos nos 400 anos do Brasil(2003) Sodré, Maria Dorath Bento; Mattos, Wilson Roberto de; Silva, Ana Célia; HerediaEste trabalho se propõe a analisar e problematizar o discurso sobre índios emitido pelos intelectuais baianos do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia – IGHBa no ano de 1900, quando ficaram responsáveis pelas comemorações dos 400 anos do Brasil e construíram a imagem discursiva do índio num contexto de fim de século, de mudanças políticas com o término do governo de Luís Vianna, do fim da guerra de Canudos e de influência das teorias raciais. Entre as referências que marcam este discurso, tem-se a projeção de uma imagem idealizada do índio com forte traço romântico, localizado no passado, mais exatamente no início da colonização brasileira e em vias de extinção. Serviram como fontes principais para a análise desse discurso o romance-histórico Pindorama, de Xavier Marques, e o relatório Estudos sobre a Baía Cabrália e Vera Cruz, do major Salvador Pires Carvalho e Aragão, produzidos sob a égide das comemorações do quarto centenário de descobrimento do Brasil. Nesses livros, nos jornais de maior circulação na época e nas revistas do IGHBa, identifica-se o enunciado da miscigenação como uma preocupação que poderia comprometer o futuro projeto de uma sociedade monorracial branca na Bahia, tornando a presença de mestiços, negros e índios uma questão social para a qual os intelectuais deveriam indicar a solução. Diante deste enunciado a imagem-discursiva do índio é um misto de mito da nacionalidade, produzido pelos literatos românticos de meados do século XIX, atualizado com os pressupostos raciais que entendiam a miscigenação como degeneração racial. Para instituir a identidade indígena, os intelectuais utilizam textos produzidos no período inicial da colonização brasileira, como a carta de Pero Vaz de Caminha em que pressupõem encontrar as características para identificar os índios, que o olhar contemporâneo de final de século deveria reconhecer. Contam, também, com o pressuposto da teoria evolucionista, segundo o qual o processo de desaparecimento dos índios era uma lei da natureza para os povos que não acompanhassem o progresso modelado na Europa. Com a instrumentação da metodologia da análise de discurso, buscou-se, nesta dissertação indicar como esse discurso de final do século XIX projetou, na memória social brasileira a invisibilidade do índio, a crença de seu desaparecimento, o reconhecimento da identidade indígena que foi atribuída pelos intelectuais. Sob signo de final de século, os intelectuais baianos projetaram uma imagem do índio com traços físicos e culturais estereotipado, com um lugar no passado da história do Brasil, portanto distanciando o índio no espaço e no tempo, onde pretendiam que tivesse permanecido. Tentou-se ouvir os ecos dessa projeção, entendendo que desvendar esse discurso pode-se chegar as práticas como o não reconhecimento do índio que não corresponda à imagem-discursiva que associa fenótipo enfeitado de penas, arco e flecha, como sendo lugar de índio as matas ou lugares distantes das cidades do País, e a perspectiva de extinção do índio.
- ItemO projeto pedagógico do MST: a intenção e o gesto(Universidade do Estado da Bahia, 2003-04-20) Rodrigues, Rosana Mara Chaves; Nascimento, Antônio Dias; Germani, Guiomar Inez; Santos, Stella Rodrigues dosO presente estudo analisa o processo de implementação do Projeto Pedagógico do MST para as escolas dos assentamentos, nas escolas União e José Gomes Novais nos Projetos de Assentamento Paixão e União, situados no Município de Vitória da Conquista, na Região do Sudoeste da Bahia, com o objetivo de identificar que elementos importantes de resistência e de mudança emergem do confronto entre uma proposta educativa que se pretende transformadora, libertadora e inclusiva e a realidade local, estruturada segundo os padrões sociais e culturais que tendem a reproduzir a condição de dependência, submissão e exclusão.Para apreender essa temática, decidiu-se pelo Estudo de Caso, que permite um contato direto com a situação pesquisada. Como instrumentos de pesquisa, lançou-se mão de entrevistas semi-estruturadas, conversas informais, observação com registro em diário de campo e coleta de materiais produzidos pelos alunos.A fundamentação teórica para o estudo em questão calcou-se na idéia de escola como espaço de construção, transformação e libertação. Ao se analisar a proposta de educação do movimento, foram identificados, entre seus princípios, categorias propostas por Ernst Bloch, Antônio Gramsci e Paulo Freire, tais como as de utopia, transformação e libertação. No município de Vitória da Conquista, o MST tem estabelecido, junto à Prefeitura, canais de negociação, de modo a possibilitar a implementação do projeto na localidade, tendo já garantido autonomia para fazer uma pré-seleção dos professores que vão atuar em escolas de assentamentos para que, no mínimo, garantam a escolha de um professor sensível à sua proposta, e uma reunião quinzenal dos professores para estudar o projeto e planejar as aulas. Registra-se, no entanto, que há dificuldades para a transformação das rotinas das escolas, além de resistência dos professores e do grupo e da comunidade na adoção de novidades ou de engajamentos em projetos vindos de fora do grupo.
- ItemPequenos mundos fundando o grande mundo na diversidade (escola e construção da identidade étnica)(Universidade do Estado da Bahia, 2003-07-16) Silva, Lúcia Marsal Guimarães; Luz, Narcimária Correia do Patrocínio; Silva, Ana Célia da; Bigller, Ellen; Motta, KátiaO presente estudo pretende descrever e analisar o processo de construção da identidade étnica em crianças . A população estudada freqüenta as séries iniciais da educação básica em duas escolas públicas de Salvador. Também foi observado o papel das professoras nesse processo. Foram explorados campos teóricos diversos, mas seu foco está nas propostas apresentadas por pesquisadores como Ana Célia Silva, Kabengele Munanga, , Marco Aurélio Luz, Muniz Sodré, Narcimária Correia do Patrocínio Luz, Nilma Gomes, Petronilha Silva dentre outros, os quais “falando do seu lugar”, a partir de seus “movimentos” têm contribuído para os estudos sobre educação e etnia, fortalecendo a luta pelo reconhecimento do legado da ancestralidade africana e sua importância para a construção e/ou fortalecimento da identidade afro-descendente. Busquei alcançar os seguintes objetivos: perceber como as relações estabelecidas na escola interferem na construção da identidade étnica dos afro-descendentes; compreender se ela tem contribuído para o reconhecimento e fortalecimento da diversidade cultural ou se continua centrada na cultura euro-americana; identificar as ações cotidianas das professoras no trato com a diversidade cultural, observando se elas sentem-se preparadas para lidar com tais questões; discutir ações que possam estabelecer perspectivas para a educação a partir de linguagens onde distintos contextos étnico-culturais possam transcender os valores hegemônicos. Para tentar alcançar tais objetivos optei por fazer uma abordagem etnográfica pois esta possibilita uma observação detalhada do cotidiano das escolas e permite a utilização de instrumentos diversos, tais como: análise de documentos, observação direta, observação participante, utilização de questionários e de entrevistas. Uma das conclusões do estudo aponta para a necessidade de uma urgente preparação do corpo docente para lidar com a Pluralidade Cultural, pois notamos que os valores da cultura euro-americana continuam imperando na educação, recalcando outras identidades étnicas também presentes na escola.
- ItemProcessos educativos, força identitária e mobilização comunitária na luta pela moradia no candeal pequeno: programa tá rebocado(2004-06-30) Oliveira Júnior, João Pereira; Nascimento, Antônio Dias; Sales, Débora Lima Nunes; Menezes, Jaci Maria Ferraz deEste trabalho, fruto de uma pesquisa visando a defesa de dissertação, tem o intuito de analisar os processos educativos dentro da perspectiva da construção identitária enquanto instrumento de afirmação social, cultural e política da comunidade do Candeal Pequeno pelo viés da luta pela moradia. A história do Candeal, especificamente, remonta à chegada, em fins do século XVIII, de Josepha Sant' Anna, vinda da África à procura de seus parentes. Aqui ela comprou terras e alguns escravos, instalou-se na região de Brotas numa pequena mata de candeias. Com seus escravos manteve relações bastante diferenciadas da preponderante ou vigente entre senhores e escravos. Em clima de relativa liberdade conquistada, depois de cumpridas as tarefas, eles tinham permissão para dançar ou tocar atabaque, elementos culturais negros rechaçados pela cultura dominante devido à associação destes com práticas do candomblé. O Candeal Pequeno, portanto, carrega uma forte identidade cultural, evidenciada, sobretudo pela sua origem afrodescendente, pela sua história e pelos laços de parentesco enraizados há pelo menos dois séculos. Este processo é responsável pelo desencadeamento de uma mobilização popular que produz e reproduz processos educacionais, por sua vez, realimentadores da força identitária, sentimento de pertencimento, e da organização social. A par deste contexto social e cultural vamos problematizar os limites e possibilidades do projeto habitacional TÁ REBOCADO enquanto portador de identidade e processos educacionais para a afirmação da comunidade do Candeal Pequeno. Enquanto referencial teórico vamos trabalhar, principalmente, com os conceitos da educadora Maria da Glória Gohn, de Manuel Castells e de Stuart e categorias, tais como: Processos Educacionais, Movimentos Sociais e Identidade (e incorporado a ela a tradição e a tradução). O trabalho de pesquisa foi realizado a partir do levantamento bibliográfico de fontes secundárias e primárias, mas também do registro de depoimentos que resgataram a memória do Candeal Pequeno pelos seus moradores mais antigos e ilustres. Importante, também, foram os contatos e entrevistas com os diversos atores/atrizes envolvidos no processo sócio-cultural da comunidade do Candeal Pequeno: tais como a ONG Pracatum, representantes de Associações de Moradores, religiosos, órgãos públicos e privados. Os desafios deste trabalho encontram-se na possibilidade de apreender os mecanismos e processos educativos empreendidos através da mobilização popular para a construção e a apropriação do espaço urbano, dando-lhe significado social, cultural e político para a partir daí poder-se abstrair conhecimentos que possam orientar práticas e políticas públicas de educação e desenvolvimento urbano.
- ItemDesenvolvimento profissional e prática pedagógica: um estudo sobre a formação continuada de professores na cidade de Alagoinhas - Bahia(2004-07-30) Moura, Gerusa do Livramento Carneiro de Oliveira; Sonneville, Jacques Jules; Maheu, Cristina Maria d’Ávila Teixeira; Cunha, Regina Céli Oliveira da; Mota, Kátia Maria SantosEste trabalho de pesquisa é um estudo de caso etnográfico, de base qualitativa, que centra sua atenção nas contribuições do “curso de formação de professores (em serviço) para as séries iniciais do ensino fundamental” para o desenvolvimento profissional e possíveis ressignificações e mudanças da prática pedagógica das professoras/sujeitos do estudo. A fundamentação teórica é lastreada por Paulo Freire, Kenneth Zeichner, Antonio Nóvoa, Antonio Joaquim Severino, dentre outros. Tem como campo empírico 06 escolas da Rede Municipal de Educação de Alagoinhas-BA, nas quais trabalham professoras egressas da primeira fase do Projeto Rede UNEB 2000. Como instrumentos de pesquisa, utilizamos observações, entrevistas semi-estruturadas e análise dos relatórios (de supervisão em processo e de observação participada). A análise dos dados está organizada em três categorias: vivência pessoal, vivência profissional e vivência institucional. Como principais resultados temos que as contribuições do curso e as mudanças foram pontuais, porém consistentes, e referem-se ao fortalecimento da auto-estima das professoras, ao acesso de conhecimento acadêmico/científico, ao olhar sobre a criança e à concepção de aprendizagem. Com referência à terceira categoria - Vivência institucional - pode-se afirmar que muitas questões estão em aberto e necessitam de reflexão por parte dos sujeitos e população da pesquisa, uma vez que a escola ainda não se sente responsável pela formação dos seus professores, concebendo esta formação como elemento isolado das ações institucionais.
- ItemOdara: a linguagem dos contos de Mestre Didi(2005) Santos, Léa Austrelina Ferreira; Luz, Narcimária Correia do Patrocínio; Silva, Luciene Maria da; Santos, Inaicyra Falcão dosEste trabalho caracteriza as formas de comunicação africano-brasileiras através dos contos de Mestre Didi. Odara – termo de origem iorubá – é a metáfora utilizada para expressar essas formas de comunicação, significando o bom e o belo, o ético-estético intercambiando o tempo todo. Mestre Didi, considerado um ícone da ancestralidade africanobrasileira, é um sacerdote-artista. Sua vivência comunitária e liderança religiosa lhe conferem a possibilidade de recriar diversos contos, frutos da sua sabedoria acumulada na convivência com diversas comunidades-terreiro e de conhecimentos do patrimônio cultural e religioso africano-brasileiro. Ele também é alapini, sacerdote supremo do culto aos ancestrais masculinos, culto Egungun. Através da análise sobre a vida e sobre suas produções coloca-se em evidência uma dimensão educativa dos contos de origem africana. Partindo de algumas análises sobre o pensamento ocidental e sobre como este pensamento classificou outros povos como irracionais e primitivos, a autora afirma a necessidade de compreensão e reconhecimento de outras formas de pensamento. Para tanto, diversos aspectos presentes nos contos de Mestre Didi são ressaltados, especialmente, os desdobramentos seus: valores que se engendram entre os jovens que têm acesso aos contos; perspectivas educacionais que se estruturam; e, linguagens dramáticas que se articulam no contexto baiano. A perspectiva metodológica que orienta a pesquisa é qualitativa, de caráter etnográfico e foi construída à medida que se concretizaram aprendizagens dentro dos valores e princípios africanobrasileiros, vividos nas comunidades-terreiro na Bahia e, em especial, na comunidade-terreiro Ilê Asipá, fundada por Mestre Didi. Foi adotada a perspectiva “desde dentro para desde fora” desenvolvida pela etnóloga Juana Elbein dos Santos, ajudando a elaborar um quadro de referências intimamente ligado aos valores das comunidades envolvidas na pesquisa, evitando abordagens teóricas que possam deturpar os valores do legado civilizatório africanobrasileiro. As principais conclusões desta pesquisa referem-se à afirmação de que os contos de Mestre Didi são formas de comunicação que permitem a reinterpretação de valores culturais e possibilitam a expressão para a sociedade global da cultura e dos valores africano-brasileiros. Os contos de Mestre Didi podem auxiliar na construção de perspectivas educacionais contemplem a diversidade cultural a partir do reconhecimento dos valores do patrimônio civilizatório africano-brasileiro.
- ItemO potencial analítico dos conceitos de racionalidade instrumental e comunicativa para a compreensão das relações entre educação e novas tecnologias(2005) Quatel, Sandro; Junior, Arnaud Soares LimaEste trabalho defende a pertinência do potencial analítico dos conceitos de racionalidade instrumental e racionalidade comunicativa para a compreensão das relações entre educação e novas tecnologias. A argumentação central parte das teses de Boaventura de Sousa Santos e da teoria do agir comunicativo de Jürgen Habermas, possibilitando traçar um caminho para a viabilização do projeto de emancipação no mundo contemporâneo, via novas tecnologias. Delineia-se, para uma fundamentação mais plausível, uma historização da técnica, tecnologia e novas teconologias e suas relações com os processos educativos pertinentes ao seu tempo. A teoria habermaziana é explicitada buscando a compreensão de seus pressupostos e, quando e como, potencializa a análise, em especial pedagógica, política e social, para que estas relações sejam harmoniosas. Elabora-se um quadro esquemático para a compreensão do todo teórico, que dá sustenção para esta tese, enfatisando que somente pela ocorrência da guinada lingüistica, deslocando-se a compreensão das ciências naturais e das ciências sociais para um outro paradigma de ciência, é que se vislumbra a possibilidade de emancipação. Com esta possibilidade ainda se tem a razão instrumental presente, motivo de precaução. Um memorial do autor deste trabalho, está disponibilizado, a título de exemplo, para reforçar a tese de que tanto a racionalidade intrumental quanto a racionalidade comunicativa movem os indivíduos em suas práticas, ambas presentes no sistema e no mundo da vida. Por fim, conclui-se o trabalho por meio de um convite à reflexão para a ocorrência de uma mutação tecnológica e filosófica, de forma a privilegiar a atual condição humana.
- ItemA formação política dos professores no programa rede UNEB 2000(2005) Jesus, Joselito Manoel de; Nascimento, Antonio DiasEste estudo busca compreender o problema da formação política do professor das séries iniciais do ensino fundamental no Programa Rede UNEB 2000, Programa intensivo de licenciatura em Pedagogia com habilitação nas séries iniciais do ensino fundamental. Partindo da Palavra enquanto unidade fundamental da politicidade intrínseca do ser humano, analiso as entrevistas concedidas no intuito de identificar que tipo de professor o Programa Rede UNEB está formando: o Agente Social ou o Tecnólogo do Ensino, tipos criados pela educadora e pesquisadora Ilma Passos Alencastro Veiga. Apoio-me nas concepções de Aristóteles e Paulo Freire, sobre as dimensões que a Palavra assume nos diferentes contextos históricos no processo de humanização e desumanização dos professores-alunos e das professoras-alunas em seu processo de formação. Na Palavra e no Diálogo encontramos elementos fundantes de uma formação que respeite as diferenças, que estimule a criatividade, que fortaleça as identidades locais e propicie a democracia e a emancipação humana nos diversos processos educativos que se estabeleçam. Com a Palavra, os professores-alunos e as professoras-alunas do Programa Rede UNEB 2000.
- ItemEscola para o trabalho, escola para a vida: o caso da escola família agrícola de Angical – Bahia(2005-12) Araujo, Sandra Regina Magalhães de; Sodré, Liana Gonçalves Pontes; Nascimento, Antônio Dias; Marques, Maria Ornélia; D’ávila, CristinaEste estudo tem o propósito de descrever e compreender uma experiência alternativa inovadora de educação do e no campo, através de uma instituição da rede de Escolas Famílias Agrícolas (EFA) — a Escola Família Agrícola José Nunes da Matta, mais conhecida como Escola Família Agrícola de Angical (EFAA), município localizado no extremo oeste do Estado da Bahia. Tem como objetivo compreender em que medida essa Escola, orientada pelos princípios metodológicos da Pedagogia da Alternância, constitui uma escola viável para fortalecer a agricultura familiar. Para apreender melhor a Escola Família Agrícola de Angical e sua política de educação sob a perspectiva do desenvolvimento e do fortalecimento da agricultura familiar e o que a diferencia enquanto uma política de educação do e no campo, definiu-se pelo Estudo de Caso e pela Observação Participante já que a abordagem qualitativa permite combinar diferentes métodos e técnicas de coleta de dados. Como instrumentos de pesquisa, lançou-se mão de técnicas de entrevista semi-estruturada individual e coletiva, conversas informais, observação direta com registro em caderno de campo. Ao se buscar compreender esta experiência alternativa de educação do e no campo, de origem francesa, e seu processo de implantação em território brasileiro, voltada para os filhos e filhas de pequenos produtores familiares rurais, a quem foi negado o direito a uma educação escolar integrada à concepção de desenvolvimento local e fortalecimento da agricultura familiar, foi necessário compreender também a luta histórica pelo acesso à terra e a permanência nesta pelos pequenos produtores familiares rurais em suas diferentes categorias, tanto em nível nacional como no município de Angical, campo empírico deste estudo. Para isso, autores como Graziano da Silva, Moisés Vinhas e José de Souza Martins, além de autores que escreveram e pesquisaram sobre a região sanfranciscana e o extremo oeste baiano, foram fundamentais para entender as razões que levaram a pequena produção rural ao processo de marginalização e exclusão das políticas agrárias públicas do desenvolvimento capitalista e o seu processo de resistência. Para entender essa experiência alternativa de educação, recorreu-se aos fundamentos teórico-metodológicos de autores franceses e do grande educador brasileiro Paulo Freire. O estudo sobre a EFA de Angical revelou que esta escola é de fato uma alternativa de educação escolar viável para o fortalecimento da agricultura familiar e, como tal, apresenta um diferencial para a política de educação do campo, revelada pelos achados da pesquisa. Contudo, alguns desafios precisam ser enfrentados pela EFAA para que esta escola se mantenha viva por muitos e muitos anos, levando esperança aos filhos e filhas dos pequenos produtores familiares rurais sob a perspectiva do desenvolvimento e do fortalecimento da agricultura familiar em seu meio histórico, social e cultural.
- ItemA prática educativa a serviço da formação de trabalhadores em cooperativa, focada na socionomia: o caso dos agentes ecológicos de Canabrava(2005-12-08) Nascimento, Ubton José ArgoloEsta dissertação teve como objetivo relatar uma prática educativa para a formação da cooperativa dos agentes ecológicos de Canabrava. Participou dessa pesquisa um público constituído noventa e oito trabalhadores do aterro sanitário de Salvador, que viviam do que retiravam do lixo depositado nesse local. O texto constitui-se de dois capítulos, sendo que no primeiro, buscou desenvolver a compreensão dos processos formativos das sociedades de massa e da sociedade organizada, incluindo a experiência dos badameiros do aterro sanitário de Canabrava, na cidade de Salvador, Bahia e a alternativa para organização do grupo de trabalhadores cooperativamente. A iniciativa dessa organização foi do Pangea – Centro de Estudos Socioambientais, ONG voltada para o resgate do trabalho e renda de grupos excluídos do mercado de trabalho. Os idealizadores do projeto acreditavam que era necessário desenvolver atividades educativas grupais, mas não tinha os meios teóricos para tal. No segundo capítulo, relata a proposta educativa implementada com a finalidade de viabilizar a formação desses trabalhadores para atuação associativa, tendo o coletivo como referência do conhecimento. Utilizando-se da metodologia socionômica para direção de trabalhos grupais, demonstra as atividades desenvolvidas na rotina dos trabalhos pedagógicos por um educador, onde a compreensão das relações cotidianas era o ponto de partida para a pesquisa dos conteúdos e formas de trabalhar os mesmos. Sem descuidar da programação das reuniões de coordenação pedagógicas, demonstra uma forma de configuração e concretização da realidade cotidiana dos trabalhadores com fins pedagógicos, pois, assim sendo, estaria mais próximo da realidade de vida das pessoas e do local. Na fase seguinte dos trabalhos grupais, tratou das relações entre os trabalhadores cooperativados, utilizando-se da socionomia para dar visibilidade e tratamento às temáticas das relações interpessoais, onde os conflitos no novo papel de cooperativado faziam-se presentes. A pesquisa utilizou-se dos relatos dos trabalhadores durante as fases de desenvolvimentos dos trabalhos, os quais indicam as dificuldades básicas do grupo, levando à concretização das mesmas utilizando-se do imaginário e da corporeidade para tal, e as mudanças na percepção dessas pessoas à medida que vão sendo introduzidos os conteúdos necessários aos novos processos de tratamento do material reciclável coletado, assim como a percepção de cada um como cidadão. Ao perceberem-se como trabalhador reconhecido pelos demais membros da sociedade, a auto- estima dessas pessoas sofre alterações, e a diferenciação em relação aos demais elementos faz-se presente. Os conflitos para a organização da massa de trabalhadores do badame em agentes ecológicos cooperativado foi superada gradativamente a partir dos encontros onde os temas eram tratados coletivamente, com cada participante podendo colocar-se como pessoas diante dos demais. Para finalizar os trabalhos, foram realizadas uma série de entrevistas individuais com os trabalhadores, com a cooperativa funcionando plenamente, mesmo que ainda não em seu local definitivo, com o objetivo de buscar informação pessoais sobre as transformações ocorridas na vida dos sujeitos engajados nesse projeto e a percepção de si mesmo. Aparece repetidamente nas falas, o desejo que outros companheiros do lixão tenham a mesma oportunidade
- ItemDinâmica da violência: discriminação étnico-cultural em uma escola pública de ensino fundamental em Feira de Santana(2006) Nascimento, Valmir Alves do; Luz, Narcimária Correia do Patrocínio; Neto, Eurelino Teixeira Coelho; Menezes, Jaci Maria Ferraz deO presente trabalho busca analisar a violência em algumas das suas diversas modulações e a dinâmica que faz surgir a discriminação étnico-cultural em uma escola pública no Ensino Fundamental do município de Feira de Santana, Bahia. Investiga a imposição de valores e linguagens estranhos à realidade socioexistencial de alunos/as de descendência africana, que constituem a maioria da população da referida escola. Analisa também o nível de envolvimento do segmento de dirigentes da escola diante dos prejuízos físicos, morais e psicológicos sofridos por alunos/as discriminados (as) no espaço escolar. Utiliza-se a abordagem etnográfica numa perspectiva qualitativa, o que levou a identificar no cotidiano da escola, fatos que desmotivam os/as alunos/as e incitam atos de violência, a exemplo do currículo europocêntrico,discriminatório, essencialmente conteudista, que denega a diversidade étnico-cultural presente na escola é profundamente descontextualizado das necessidades socioexistenciais dos/as alunos/as de Feira de Santana. A pesquisa demonstra que, apesar da violência étnico-cultural atravessar o cotidiano escolar, a população de alunos/as negros/as reage com altivez à discriminação que sofrem, afirmando com dignidade sua identidade afro-brasileira. Como caminho de superação da violência étnico-cultural na ambiência escolar, o estudo traz reflexões que indicam a importância das políticas de ações afirmativas, a exemplo das reservas de vagas e das cotas para concorrência mais justa nos exames para o ingresso de negros nas universidades públicas. A Lei 10.639/03 que obriga a inclusão do ensino de História da África e da Cultura Afrobrasileira nas escolas de Educação Básica, no contexto à abordagem deste estudo, representa avanços para se corrigir em parte às injustiças, que historicamente, têm acometido a população de descendência africana no Brasil.
- ItemDinâmica da violência: discriminação étnico-cultural em uma escola pública de ensino fundamental em Feira de Santana(2006) Nascimento, Valmir Alves do; Luz, Narcimária Correia do Patrocínio; Coelho Neto, Eurelino Teixeira; Menezes, Jaci Maria Ferraz deO presente trabalho busca analisar a violência em algumas das suas diversas modulações e a dinâmica que faz surgir a discriminação étnico-cultural em uma escola pública no Ensino Fundamental do município de Feira de Santana, Bahia. Investiga a imposição de valores e linguagens estranhos à realidade socioexistencial de alunos/as de descendência africana, que constituem a maioria da população da referida escola. Analisa também o nível de envolvimento do segmento de dirigentes da escola diante dos prejuízos físicos, morais e psicológicos sofridos por alunos/as discriminados (as) no espaço escolar. Utiliza-se a abordagem etnográfica numa perspectiva qualitativa, o que levou a identificar no cotidiano da escola, fatos que desmotivam os/as alunos/as e incitam atos de violência, a exemplo do currículo europocêntrico,discriminatório, essencialmente conteudista, que denega a diversidade étnico-cultural presente na escola é profundamente descontextualizado das necessidades socioexistenciais dos/as alunos/as de Feira de Santana. A pesquisa demonstra que, apesar da violência étnico-cultural atravessar o cotidiano escolar, a população de alunos/as negros/as reage com altivez à discriminação que sofrem, afirmando com dignidade sua identidade afro-brasileira. Como caminho de superação da violência étnico-cultural na ambiência escolar, o estudo traz reflexões que indicam a importância das políticas de ações afirmativas, a exemplo das reservas de vagas e das cotas para concorrência mais justa nos exames para o ingresso de negros nas universidades públicas. A Lei 10.639/03 que obriga a inclusão do ensino de História da África e da Cultura Afrobrasileira nas escolas de Educação Básica, no contexto à abordagem deste estudo, representa avanços para se corrigir em parte às injustiças, que historicamente, têm acometido a população de descendência africana no Brasil.
- ItemPeti: de(sen)volvendo a infância perdida?(2006) Pedreira, Lucia Alvares; Nascimento, Antonio Dias; Santos, Stella Rodrigues dos; Pepe, Alda Muniz; Ramos, Alba Regina NevesO objetivo dessa dissertação é refletir o que significou para a região sisaleira baiana a experiência do trabalho desenvolvido nas Jornadas Ampliadas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – Peti tendo como foco central compreender o que tem representado para as crianças beneficiárias ter sido retiradas do trabalho nos campos de sisal e participar das atividades sócioeducativas desenvolvidas nas Jornadas Ampliadas desse Programa. Busca ainda, apreender as repercussões no processo de desenvolvimento das crianças, o que representou para elas em termos de abrir novos horizontes no sentido de viver plenamente a sua infância e ao terem acesso a uma educação integral, romper com a sina do fracasso escolar. Neste sentido, buscando conhecer os sujeitos da pesquisa, as crianças e adolescentes participantes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil no cotidiano das jornadas ampliadas e também da escola, optou-se por um estudo de caso, em um município da região sisaleira, a cidade de Nova Fátima. A pesquisa, basicamente de cunho qualitativo, utilizou-se de entrevistas com crianças e adolescentes de uma jornada ampliada, suas famílias, professores e monitores do Peti, além da observação direta de uma jornada e de uma sala de aula em duas escolas do Município. Dialogar com alguns teóricos foi fundamental para a compreensão da noção da infância como uma construção social, entre eles Ariès, Sirota, Maria Carmem Barbosa, entre tantos outros. Os pesquisadores portugueses Sarmento e Pinto trouxeram pistas importantes, a necessidade de um olhar plural sobre a criança, apontando que estudos sobre a infância devem pautar-se nas distintas culturas infantis, recusando a hipótese de uma única cultura da infância. Será que as crianças sisaleiras entraram no bonde do futuro, ou continuam “à margem do futuro”?; o Peti trouxe a possibilidade de viver a plenitude da infância?. De fato, o Peti tem possibilitado às crianças dessa região, o acesso, a permanência e a melhoria do desempenho escolar? Essas são algumas das indagações que pautaram essa pesquisa.
- ItemA virtude como um signo primordial da nordestinidade: análise das representações da identidade social nordestina nos filmes o Pagador De Promessas (1962) e Sargento Getúlio (1983)(2006-03) Paiva, Carla Conceição da Silva; Lobo, Júlio César; Dias, Antônio; Lacerda, Aurélio; Tolentino, Célia Aparecida FerreiraOs filmes operam e categorizam uma multiplicidade de imagens marcadas e reconhecidas por estereótipos, fincados na dominação econômica e política. Nas representações do cinema brasileiro, o nordestino aparece associado a signos de nordestinidade como seca, pobreza e virtude ou Arete, em grego. Face ao exposto, à guisa da teoria das representações sociais e dos estudos sobre a identidade social nordestina e estereotipia, procuramos estudar os quadros sociais que serviram para compor a formação do homem nordestino no cinema brasileiro. Primeiro foi necessário distinguir a representação social dos nordestinos nos filmes O Pagador de Promessas (1962) e Sargento Getúlio (1983), em seguida diagnosticar que tipo de identidade social nordestina é construída, reconhecendo o valor positivo ou negativo da virtude como um signo de nordestinidade e, por último, analisamos quais as virtudes nordestinas e qual o tipo de virtude que os espectadores podem aprender a partir das imagens fílmicas estudadas, através de uma abordagem qualitativa, preocupada em colaborar para a integração entre educação e comunicação. Assim, foi possível concluir, em linhas gerais, que a maioria dos filmes de ficção de longa-metragem produzidos sobre o nordestino, seguindo uma tendência de homogeneização da imagem do Nordeste fincada na literatura brasileira, centra o seu discurso na figura de um mártir, de um sertanejo virtuoso que desenvolve sua existência numa dimensão trágica. É categorizada uma identidade social nordestina que opera como um sistema de reprodução cultural, promovendo nas pessoas o sentimento de participação (ou não) da idéia de ser nordestino.
- ItemUma análise crítica sobre as políticas públicas de educação e tecnologias da informação e comunicação: a concretização nos NTEs em Salvador – Bahia(2006-05-23) Passos, Maria Sigmar Coutinho; Lima de Júnior, Arnaud Soares de; Silva, Marco; Hetkowiski, Tânia MariaEsta pesquisa busca analisar as políticas públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Educação no Estado da Bahia, sua implementação e execução no âmbito da formação de professores para o uso pedagógico das TICs, em especial da Informática e Telemática. Tem como objetivos específicos: compreender o sentido da relação público/privado nas políticas públicas brasileiras; problematizar o conceito de TIC subjacente às políticas públicas; compreender as significações dos multiplicadores acerca das políticas públicas de TIC de que são parte; analisar o papel atribuído aos Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs) dentro das políticas públicas de TIC na Cidade do Salvador. Em relação ao contexto da escola pública, as políticas governamentais de inserção das TICs são geridas pela Secretaria de Educação a Distância (SEED) através do Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo) em parceria com as Secretarias de Educação estaduais e municipais, sendo a formação docente desenvolvida nos Núcleos de Tecnologia Educacional. Assim, estes núcleos adquirem relevância enquanto espaço de investigação da concretização das políticas de TIC e Educação. Na perspectiva de uma pesquisa qualitativa, enquanto Estudo de Caso, os resultados apresentados têm como base os dados documentais, a observação dos processos formativos e o diálogo com os multiplicadores e coordenadores que atuam nos NTEs através de conversas informais e entrevistas. A pesquisa revelou alguns pontos problemáticos na execução e concretização das políticas públicas que ora remetem a imprecisão teórica na concepção das políticas analisadas, em especial em relação ao conceito de tecnologia, ora dizem respeito à herança do autoritarismo que configurou, ao longo da história, as relações políticas na Bahia. A partir da análise dos dados resultantes da pesquisa foram identificados alguns pontos que dificultam a inserção das TICs numa perspectiva mais completa no Estado da Bahia tais como: a falta de conceituação clara sobre a concepção de tecnologia que prevalece nas políticas, tanto em seu aspecto formal quanto na sua concretização, um subdimensionamento da função dos NTEs e dos profissionais destes núcleos, a instabilidade e a descontinuidade das diretrizes que orientam as políticas a cada mudança de gestão.
- ItemDidática e tecnologia – construindo novas interfaces(Universidade do Estado da Bahia, 2006-08-09) Silva, Jacqueline Márcia Leal da; Alves, Lynn Rosalina Gama; Pais , Luiz Carlos; Hetkowski, Tânia MariaAs formas de refletir, entender e construir o processo de ensino-aprendizagem, através do estudo da Didática, necessitam ser revistas a partir da inserção e emergência das chamadas novas tecnologias. Entende-se que, para a efetivação desta possibilidade de construção da prática pedagógica levando em consideração os elementos tecnológicos, faz-se necessário conhecer como vêm se concebendo tais dispositivos técnicos. Traz-se, então, para discussão, a concepção cunhada por Lévy (1993) de Tecnologias Inteligentes, assim entendidas por ampliarem as funções físicas e cognitivas do homem, pelo seu potencial transformador e seu caráter extensor de capacidades. Discute-se também a perspectiva histórica do fenômeno técnico que revela o processo de estruturação do ser humano como sujeito cognitivo, através da instituição de atos técnicos na sua relação com o mundo. Nesta direção, são apresentados os processos formativos de cunho continuado e o que estes vêm possibilitando aos professores e aos formadores de professores para a sua atuação nas interfaces pedagógicas com as tecnologias informáticas. Esta pesquisa foi realizada dentro de uma perspectiva de estudo de caso qualitativo e tem como espaço empírico a disciplina Didática e Novas Tecnologias, componente da matriz curricular do curso de Pedagogia para o magistério da Educação Básica no Departamento de Educação – Campus I – UNEB. As turmas da disciplina estudada nesta pesquisa aconteceram no ano de 2004, nos turnos matutino e noturno, com alunos do 3º semestre. Procurou-se investigar as concepções de professores e acadêmicos da disciplina quanto às possibilidades de inserção do uso das TICs na disciplina Didática de um curso de Pedagogia, identificando os entendimentos dos professores sobre Tecnologia e Didática e se esses entendimentos possibilitam interfaces entre as áreas. Investigaram-se ainda os significados construídos pelos Acadêmicos acerca destas possibilidades. Percebe-se que as discussões que vêm sendo realizadas nessa área dicotomizam os objetos de estudo, ora enfatizando apenas a Didática, ora pondo ênfase na Tecnologia, resultando na fragmentação do conhecimento e em uma compreensão reducionista das áreas. Diante do exposto, a pesquisa aponta como possibilidades para a formação do educador alguns entendimentos sobre o papel da Tecnologia no processo de ensino e, em decorrência disso, uma efetiva incorporação das potencialidades das TICs.
- ItemProformação: ressignificando o uso da mídia impressa na educação a distância para formação de professores(2006-08-14) Sales, Mary Valda Souza; Alves, Lynn Rosalina Gama; Hetkowisk, Tânia Maria; Oliveira, Maria Elizabeth Rondelli de; Maheu, Cristina Maria D’ávilaO interesse desta pesquisa adveio do desenvolvimento do trabalho com formação de professores em exercício na modalidade a distância. Interessante se fez esta experiência pelo fato da EaD ter chegado a localidades que não desfrutavam nem do uso da energia elétrica, em que as formas de deslocamento eram e ainda são as mais tradicionais possíveis, como a canoa e a carroça. Nesse sentido questiona-se: como promover EaD para formação de professores em um Estado em que o acesso às TIC ainda é fator de exclusão? Assim, a pesquisa teve dois objetivos básicos: analisar a mídia impressa do Programa de Formação de Professores em Exercício – Proformação, seus aspectos de adequabilidade para a educação a distância e sua estrutura pedagógica, propondo indicativos de ressignificação do uso da mídia impressa na educação a distância – EaD – para formação de professores no Estado da Bahia. Para tanto foi desenvolvido um estudo de caso, tendo como referência uma das Agências Formadoras do Proformação no Estado da Bahia e os Guias de Estudo, que se constituíram material didático impresso do programa. Nesse sentido, é feita uma fundamentação teórica sobre conceitos básicos pertinentes ao processo de desenvolvimento desta investigação, tais como: tecnologia, educação a distância, mídia, interatividade, além de fazer um retrospecto de ações de EaD desenvolvidas no Brasil, relacionando-as com a legislação vigente a partir da LDB 9394/96 até o Decreto 5622/05. Apresenta o Proformação sua estrutura pedagógica e administrativa, a mídia impressa com o detalhamento de composição da mesma. Propõe uma reflexão acerca da necessidade de uso da mídia impressa nos cursos e programas de formação de professores na modalidade a distância, bem como indica fatores que possibilitam a ressignificação do uso da referida mídia em EaD como fator de in-clusão dos sujeitos que não têm acesso à rede conectada WWW, os considerados “sem-modem”.
- ItemAs concepções do ensino de história e suas implicações na prática docente(Universidade do Estado da Bahia, 2006-08-31) Araújo, Mariana Cacilda Almeida de; Matta, Alfredo Eurico Rodrigues; Ferreira, Carlos Augusto Lima; Menezes, Jaci Maria Ferraz deEste trabalho faz uma análise da atuação dos professores de História na sala de aula em Salvador (BA), refletindo sobre as concepções do ensino de História e sua implicação na prática docente, nas escolas da rede pública do Estado da Bahia. As aplicações das concepções de ensino na disciplina História e as metodologias de ensino, como também as leituras que os professores fazem de sua atuação pedagógica na sala de aula, são objeto de estudo deste trabalho. Seu objetivo geral é analisar como as concepções de ensino de História têm implicações na prática docente. Os objetivos específicos foram elaborados a partir das questões levantadas como primordiais para a pesquisa, a saber: analisar o contexto social, cultural e político em que se desenvolve o ensino de História nas escolas públicas estaduais, como uma questão que influencia a concepção historiográfica do professor de história; verificar como as mudanças ocorridas, principalmente a partir dos anos 90 com a criação dos Parâmetros Curriculares Nacionais de História, têm influenciado a concepção de ensino dos professores; avaliar como as concepções de ensino de História influenciam hoje a prática pedagógica dos professores das escolas pesquisadas; e, tendo em vista a diversificação dos fazeres advindos das concepções de ensino de História, constatar como os professores das instituições públicas têm orientado sua prática pedagógica. Em virtude da pluralidade de cotidianos vistos e vividos pelos professores de História, e a falta de incentivo à melhoria da prática pedagógica, identificamos as dificuldades surgidas nesse ambiente social que acarretam a aplicação das concepções de História dos professores envolvidos na pesquisa. Este estudo constatou que as concepções de ensino de história desses professores buscam a orientação de seus alunos para uma sociedade mais justa e participativa, visto que suas práticas pedagógicas evidenciam um trabalho de diálogo entre presente e passado e de conscientização, contribuindo assim para formar cidadãos mais críticos e participativos.