Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC)
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- ItemDidática e tecnologia – construindo novas interfaces(Universidade do Estado da Bahia, 2006-08-09) Silva, Jacqueline Márcia Leal da; Alves, Lynn Rosalina Gama; Pais , Luiz Carlos; Hetkowski, Tânia MariaAs formas de refletir, entender e construir o processo de ensino-aprendizagem, através do estudo da Didática, necessitam ser revistas a partir da inserção e emergência das chamadas novas tecnologias. Entende-se que, para a efetivação desta possibilidade de construção da prática pedagógica levando em consideração os elementos tecnológicos, faz-se necessário conhecer como vêm se concebendo tais dispositivos técnicos. Traz-se, então, para discussão, a concepção cunhada por Lévy (1993) de Tecnologias Inteligentes, assim entendidas por ampliarem as funções físicas e cognitivas do homem, pelo seu potencial transformador e seu caráter extensor de capacidades. Discute-se também a perspectiva histórica do fenômeno técnico que revela o processo de estruturação do ser humano como sujeito cognitivo, através da instituição de atos técnicos na sua relação com o mundo. Nesta direção, são apresentados os processos formativos de cunho continuado e o que estes vêm possibilitando aos professores e aos formadores de professores para a sua atuação nas interfaces pedagógicas com as tecnologias informáticas. Esta pesquisa foi realizada dentro de uma perspectiva de estudo de caso qualitativo e tem como espaço empírico a disciplina Didática e Novas Tecnologias, componente da matriz curricular do curso de Pedagogia para o magistério da Educação Básica no Departamento de Educação – Campus I – UNEB. As turmas da disciplina estudada nesta pesquisa aconteceram no ano de 2004, nos turnos matutino e noturno, com alunos do 3º semestre. Procurou-se investigar as concepções de professores e acadêmicos da disciplina quanto às possibilidades de inserção do uso das TICs na disciplina Didática de um curso de Pedagogia, identificando os entendimentos dos professores sobre Tecnologia e Didática e se esses entendimentos possibilitam interfaces entre as áreas. Investigaram-se ainda os significados construídos pelos Acadêmicos acerca destas possibilidades. Percebe-se que as discussões que vêm sendo realizadas nessa área dicotomizam os objetos de estudo, ora enfatizando apenas a Didática, ora pondo ênfase na Tecnologia, resultando na fragmentação do conhecimento e em uma compreensão reducionista das áreas. Diante do exposto, a pesquisa aponta como possibilidades para a formação do educador alguns entendimentos sobre o papel da Tecnologia no processo de ensino e, em decorrência disso, uma efetiva incorporação das potencialidades das TICs.
- ItemAs concepções do ensino de história e suas implicações na prática docente(Universidade do Estado da Bahia, 2006-08-31) Araújo, Mariana Cacilda Almeida de; Matta, Alfredo Eurico Rodrigues; Ferreira, Carlos Augusto Lima; Menezes, Jaci Maria Ferraz deEste trabalho faz uma análise da atuação dos professores de História na sala de aula em Salvador (BA), refletindo sobre as concepções do ensino de História e sua implicação na prática docente, nas escolas da rede pública do Estado da Bahia. As aplicações das concepções de ensino na disciplina História e as metodologias de ensino, como também as leituras que os professores fazem de sua atuação pedagógica na sala de aula, são objeto de estudo deste trabalho. Seu objetivo geral é analisar como as concepções de ensino de História têm implicações na prática docente. Os objetivos específicos foram elaborados a partir das questões levantadas como primordiais para a pesquisa, a saber: analisar o contexto social, cultural e político em que se desenvolve o ensino de História nas escolas públicas estaduais, como uma questão que influencia a concepção historiográfica do professor de história; verificar como as mudanças ocorridas, principalmente a partir dos anos 90 com a criação dos Parâmetros Curriculares Nacionais de História, têm influenciado a concepção de ensino dos professores; avaliar como as concepções de ensino de História influenciam hoje a prática pedagógica dos professores das escolas pesquisadas; e, tendo em vista a diversificação dos fazeres advindos das concepções de ensino de História, constatar como os professores das instituições públicas têm orientado sua prática pedagógica. Em virtude da pluralidade de cotidianos vistos e vividos pelos professores de História, e a falta de incentivo à melhoria da prática pedagógica, identificamos as dificuldades surgidas nesse ambiente social que acarretam a aplicação das concepções de História dos professores envolvidos na pesquisa. Este estudo constatou que as concepções de ensino de história desses professores buscam a orientação de seus alunos para uma sociedade mais justa e participativa, visto que suas práticas pedagógicas evidenciam um trabalho de diálogo entre presente e passado e de conscientização, contribuindo assim para formar cidadãos mais críticos e participativos.
- ItemFormação inicial superior e a internacionalização na perspectiva solidária: UNILA e UNILAB em foco(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-07) Rocha, Rosimere Gomes; Leiro, Augusto Cesar Rios; Santos , Luciene Souza; Pimentel , Gabriela Sousa RegoO texto em tela é parte da pesquisa interinstitucional de caráter matricial intitulada Internacionalização da educação: estudos contrastivos, desenvolvida no âmbito do Grupo de Estudos sobre Formação do Educador, Comunicação e Memória (Fecom), do Programa de Pós Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC), da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). O presente estudo, nominado Formação Inicial Superior e a Internacionalização na Perspectiva Solidária: Unila e Unilab em foco, confere destaque para as categorias centrais de análise que se relacionam diretamente com o objeto proposto, quais sejam: a ‘educação superior’, a ‘formação inicial universitária’ e a ‘internacionalização da educação superior’. O estudo discute criticamente os nexos entre os temas, bem como sua pertinência no contexto contemporâneo. Importa sublinhar a natureza qualitativa da pesquisa, caracterizada como exploratório-descritiva, com abordagem teórico-bibliográfica e campo empírico documental. Em consonância com o campo epistemológico do Materialismo Histórico-Dialético, a investigação em tela elege o contraste como dimensão estruturante, bem como a totalidade, a contradição e a mediação como categorias teóricas substantivas. O recorte temporal abrange o decênio 2010/2019 e envolve duas instituições formativas federais: a Universidade Federal para a Integração Latino-Americana (Unila), localizada em Foz do Iguaçu, Rio Grande do Sul, e a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), com sede em Redenção, no Ceará. O estudo faz uma reflexão sobre a internacionalização da Educação Superior para formação inicial superior, a partir da perspectiva solidária emergente, inscrita institucionalmente pela Unila e a Unilab, diante da perspectiva hegemônica dominante e busca responder ao seguinte problema de pesquisa: como a formação inicial universitária a partir da internacionalização da educação superior na perspectiva solidária está inscrita na institucionalidade da Unila e da Unilab e refletida nos acordos internacionais e na oferta de extensão? O estudo evidenciou em ambas as instituições o compromisso com o desenvolvimento de ações educacionais internacionalizadas e pautadas por diretrizes matriciais claramente ancoradas na proposta integrativa e solidária.
- ItemVida, doença e escolarização dos invisíveis no atendimento pedagógico domiciliar na Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2023-05-11) Romeiro, Amanda da Silva; Souza, Elizeu Clementino de; Alves, Camila Aloisio; Magris , Patricia Nicolau; Santos , Jaciete Barbosa dosA pesquisa objetiva compreender como os(as) estudantes lidam com Doenças Raras (DR) e Doenças Crônicas (DCs) em seu cotidiano e possibilidades do Atendimento Pedagógico Domiciliar (APD) como dispositivo de aprendizagem e integrador da cidadania. A pergunta norteadora deste trabalho é: “de que modo os estudantes lidam com DR e DCs em seu cotidiano, a partir das possibilidades do trabalho do APD como dispositivo de aprendizagem e inclusão socioeducacional?”. O presente estudo ampara-se em princípios do método hermenêutico (RICOEUR, 1991) e qualitativo (STRAUSS; CORBIN, 2008), caracterizando-se como uma pesquisa (auto)biográfica por meio de um compromisso com a história e o processo de relembrar e revisitar a vida (SOUZA, 2007) e tambem nos pressupostos de autores dos quais se destacam Freire (2015; 2020), Ceccim (1997), Mantoan (1997; 2015), Fonseca (2008) e Diniz (2007). Participaram da pesquisa duas estudantes que estão em tratamento de suas DR e DCs e realizam seu processo de escolarização através do APD. A pesquisa adota como dispositivos metodológicos a entrevista narrativa com as estudantes participantes da pesquisa, a observação in locus e o registro no diário de campo. Para análise do corpus da pesquisa, foram utilizados os fundamentos descritos por Souza (2014), as categorias emergiram das narrativas produzidas em campo. Espera-se que o estudo contribua para uma maior visibilidade do APD a fim de que os estudantes com DR e suas famílias percebam o APD como uma ferramenta que contribua para o direito à educação e, consequentemente, para um processo de inclusão social.
- ItemExperiências narrativas de vida-narração de professoras infantil de uma instituição filantrópica no bairro da Paz, Salvador - BA(Universidade do Estado da Bahia, 2023-03-29) Marcelino, Brisa Maria Santos; Silva, Ana Paula Conceição; Nunes, Mighian Danae Ferreira; Fernandes, Mille Caroline Rodrigues; Sales, Mary Valda SouzaEsta pesquisa tem como temática a formação de professoras que atuam na Educação Infantil e percebem em suas vivências a construção da sua identidade negra. Elegemos como problemática desta pesquisa: as questões acerca das relações raciais estão presentes na experiência formativa (formacional) de professoras da Educação Infantil? O objetivo geral foi analisar através das narrativas e trajetórias se as questões acerca das relações raciais estão presentes na experiência formativa (formacional) de professoras da Educação Infantil. Os objetivos específicos foram verificar a partir das narrativas das professoras se o tema das questões raciais compareceu em suas histórias de vida e na experiência acadêmica; identificar se o tema das questões raciais incide na prática pedagógica das professoras de educação infantil e analisar o tipo de relação que se constituiu historicamente entre o campo da educação infantil e os estudos sobre relação racial a partir de relatos das professoras. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, em que se utilizou uma metodologia de pesquisa narrativa / autobiográfica, e que teve como dispositivos de coleta de informações a entrevista, o questionário e a observação participante, além da análise documental. Foi verificada, a partir das narrativas das professoras, a ausência de conhecimento em espaços formativos sobre as relações raciais, desde o percurso escolar, vida social, familiar e trajetória formativa destas professoras. Em relação com isso, também não há reflexões sobre a sua prática pedagógica e na relação com as crianças negras. Questões acerca das relações raciais estiveram presentes de forma muito pontual no processo formativo destas professoras da educação infantil.