Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC)

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    Real, simbólico e imaginário: nós que entrelaçam o ato educativo frente aos processos subjetivos do aprender e ensinar na contemporaneidade.
    (Universidade do Estado da Bahia, 0024-08-29) Santos , Helen Rose Monte Verde dos; Farias , Maria de Lourdes Soares Ornellas; Pessoa, Marcos Paulo Lopes; Souza, Elizeu Clementino de
    A pesquisa nomeada de Real, Simbólico e Imaginário: nós borromeanos os quais são tomados por empréstimo a Lacan com vistas a amarrá-los com o ato educativo frente aos processos subjetivos do aprender e ensinar na contemporaneidade e tem por objeto o ato educativo no aprender e ensinar. Essa aposta surge a partir das inquietações acerca de qual lugar e posição o aluno ocupa no ato educativo considerando o enodamento borromeano para fazer emergir os processos subjetivos e sua implicação do savoir-faire do seu aprender e ensinar. Nesse sentido, a base teórica - metodológica é construída nos estudos da Psicanálise e Educação que tem origem na França e estendidos em diversos países, inclusive o Brasil. Este estudo tem com o objetivo geral analisar de que maneira os elos do Real, Simbólico e Imaginário operam na subjetivação no processo de aprender e ensinar contemporâneo, enquanto que os específicos, por sua vez, pretendem: 1) identificar como se constitui o Real, Simbólico e Imaginário no savoir-faire do aluno; 2) Buscar de que maneira os processos subjetivos revelam-se no ato educativo; 3) Buscar como se processa o aprender e ensinar na sala de aula. Nesse sentido, a base teórico-epistemológica da pesquisa delineou-se dialogando com autores da vertente psicanalítica dentre os quais estão: Freud (1917-1920); Lacan (1936-1980); Ornellas (2011- 2019); Mourão (2011); Quinet (2008); Diniz (2011); Almeida e Aguar (2017) e Voltolini (2011), bem como aqueles que basculam os espaços da educação: Freire (1981;1996); Gatti (2002); Imbernón (2010), Kupfer (2007), Charlot (1983-2010). A abordagem é qualitativa assentada no tripé: lócus, sujeitos e dispositivos. O campo empírico deu-se numa escola da rede pública estadual de grande porte da cidade de Salvador. Os sujeitos foram em número de dois, selecionados pelo critério do desejo e os dispositivos de colheita foram assim constituídos: entrevista em profundidade quando um roteiro foi construído e aplicado levando-se em conta a associação livre e a pintura em tela. De posse desse material, as unidades de análises foram pinçadas na perspectiva da análise do discurso de vertente lacaniana, considerando o dito e o não dito, as hesitações, atos falhos, reticências, silêncios, esquecimentos e repetições. (In)conclui-se que o lugar e posição que o aluno ocupa no ato educativo à luz do enodamento borromeano, fez emergir os processos subjetivos do aprender e ensinar. A pesquisa inscreve se, portanto, nos seguintes achados: os nós que entrelaçam o ato educativo frente aos processos subjetivos do ensinar e aprender estão ancorados nos seguintes topos estruturantes: desejo; escuta; ambivalência; angústia; transferência; identificação; solidão e afeto, nós que atam e desatam para enodar o campo educativo em busca de uma educação que consinta a falta.
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    Gestão democrática em uma escola do campo: estudo da Escola Municipal Aurino Fausto dos Santos em Ubaíra-Ba
    (Universidade do estado da Bahia, 2024-07-23) Santos, Eliene Brito; Albuquerque, Jader Cristiano Magalhães de; Nunes, Eduardo José Ferreira; Espírito Santo, Eniel do
    A produção deste trabalho tem como foco analisar a efetivação da Gestão Democrática em uma Escola do campo localizada no Município de Ubaíra-BA. Este terá como questão investigativa conhecer como se dá o desenvolvimento do Processo de implantação da Gestão Democrática na Escola Municipal Aurino Fausto dos Santos, à luz do Plano Municipal de Educação, e em específico da meta 19 e suas respectivas estratégias. O objetivo geral é verificar os processos democráticos que norteiam a gestão da escola Aurino Fausto, em estudo, em específico do ponto de vista dos gestores, auxiliares, professores, conselheiros, pais, alunos e comunidade local. Como objetivos específicos propomos identificar o modelo de gestão democrática adotada na Escola, tecendo uma análise sobre a meta 19 do PME, além de examinar em qual medida o olhar da comunidade local vem sendo desenvolvido no contexto da Meta 19 do PME e do Projeto Político-Pedagógico. Justifica-se com isso que, através de estudos assim, pode-se verificar a evolução das ações de políticas públicas nas escolas do campo na perspectiva de trazer benefícios para a comunidade rural e para as unidades escolares localizadas no campo. Para isso, buscaram-se referências nas principais tendências da pesquisa em Educação do Campo e Gestão Democrática da Educação. Neste caso: Roseli Caldart (2009), Maria Dilneia Fernandes (2018), Marcia Toledo (2021), Vitor Henrique Paro (2010; 2013; 2016), José Carlos Libâneo (2004), além de normativas correlatas aos assuntos, bem como outros pesquisadores que discutem a temática. Os caminhos metodológicos assentam-se numa natureza aplicada exploratória e descritiva, através de uma abordagem qualitativa e procedimentos voltados para a análise documental, de campo e estudo de caso. Por fim, o resultado desta pesquisa demonstrou as concepções de gestão democrática vivenciadas no contexto da escola. Neste sentido, os achados afirmam que, em parte, os resultados encontrados dialogam com os referenciais teóricos estudados. Concluímos, afirmando que tais atividades são desafiadoras e, por isso, tornam os achados destes trabalhos ainda mais relevantes, pois, através dos resultados desta pesquisa, outros atores escolares poderão refletir sobre as diversas contribuições que podem oferecer para a qualidade na educação pública do campo.
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    Codocência universitária: sentidos produzidos para a formação docente
    (Universidade do Estado da Bahia, 2024-08-30) Vencimento, Nívia Valéria Carneiro Rosas; Sitja, Liége Maria Queiroz; Miranda, Dayse Lago de; Anjos, Marineuza Matos dos; Cunha, Maria Isabel da; Conceição, Ana Paula Silva da
    A pandemia causada pelo COVID-19 evidenciou, no Brasil, a desatualização de conhecimentos sobre os recursos tecnológicos disponíveis para a docência, sendo essa apenas uma das facetas das dificuldades que os docentes, de todos os níveis, enfrentam. No campo da Docência Universitária essas criticidades se agravam ao se somarem à solidão pedagógica, oriunda da falta de orientação para questões que envolvem a prática docente, juntamente com a excessiva fragmentação do conhecimento nos modelos educacionais tradicionais e o pouco incentivo organizacional à transdisciplinaridade. A pesquisa se debruçou sobre o fenômeno, enquanto metodologia de co-construção da prática docente, e teve como objetivo geral compreender quais os sentidos produzidos pela experiência da codocência para a prática docente e formação profissional no âmbito da docência universitária. Como objetivos específicos a investigação propôs descrever aspectos teórico-metodológicos da codocência, a partir da percepção dos colaboradores da pesquisa; e identificar as concepções de codocência vivenciadas. A investigação desenvolveu-se como um Estudo de Caso na Universidade do Estado da Bahia, instituição que autorizou a codocência como medida emergencial de trabalho e local onde a pesquisadora exerce a docência universitária. Como delineamento metodológico a investigação possui natureza qualitativa, tipificada quanto aos objetivos como descritiva-exploratória, cuja a base epistemológica está assentada na transdisciplinaridade. A fenomenologia husserliana foi adotada como base teórico-metodológica que orientou a elaboração dos instrumentos de pesquisa e a fase de análise dos achados de campo. O relatório final apontou que os docentes vivenciaram diferentes concepções de codocência e, em sua maioria, incorporaram ganhos na sua formação profissional e mudanças na prática docente, potencializando o caráter inovador da experiência e sugerindo a necessidade de mais investigações sobre o tema.
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    Os efeitos da política de formação continuada para a educação infantil na estética da professoralidade. O que nos revelam os cotidianos da docência?
    (Universidade do Estado da Bahia, 0024-08-29) Almeida, Veridiana dos Santos; Conceição, Ana Paula da Silva; Sitja, Liege Maria Queiroz; Cordeiro, Karina de Oliveira Santos
    A presente pesquisa tem como questão problematizadora: quais os efeitos da política de formação continuada institucionalizada para a educação infantil na estética da professoralidade e suas implicações na prática pedagógica, cujo objetivo geral versa por compreender os efeitos da política de formação continuada para a educação infantil na estética da professoralidade e suas implicações na prática docente, tendo como objetivos específicos: perscrutar os sentidos e significados atribuídos pelas professoras de educação infantil aos processos formativos institucionalizados; identificar indicativos da efetuação desses sentidos em exemplos/ações da prática cotidiana; descrever os elementos articulados à formação continuada que promovem/dificultam processos de mudança no pensar e no fazer docente. A intenção metodológica é pela abordagem qualitativa e terá como foco o estudo do conteúdo das experiências causadas pelos efeitos da política de formação na construção da professoralidade à luz da Fenomenologia, tendo como procedimento sistemático escolhido o estudo de caso, enquanto dispositivo de levantamento de informações as entrevistas fenomenológicas. As colaboradoras da pesquisa são professoras efetivas das creches e pré-escolas da rede municipal de ensino de Alagoinhas –BA. As informações levantadas foram submetidas às técnicas do Método Fenomenológico Empírico. A partir desta investigação foi possível inferir que os efeitos da politica de formação na estética da professoralidade possibilitam movimentos de recomposição e de novas composições, e que os sujeitos da formação não são afetados passivamente pelo processo formativo, uma vez que apreendem, elaboram, articulam a outras forças interagentes, fazem adaptações que se expressam na experiência e revelam a gradação da produção do conhecimento pedagógico especializado. Pode-se também depreender que a formação continuada institucionalizada precisa ser complementada pelas condições de desenvolvimento profissional em contexto, no cerne da escola, com tempos e espaços assegurados para o exercício de refletir sobre a própria prática e pensar as situações que emergem do cotidiano enquanto conteúdos potentes de formação. Sua relevância está centrada na contribuição científica para a ampliação das discussões no campo da formação de professores no tocante às propostas de formação continuada à educação infantil. A investigação a que se propõe esta pesquisa poderá também subsidiar a Secretaria da Educação em análise, reconfiguração e até mesmo criação de políticas públicas de formação continuada para essa etapa da educação básica.
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    Xirê educacional: escrevivências de práticas pedagógicas desobedientes de mulheres negras no candomblé
    (Universidade do Estado da Bahia, 2023-08-29) Silva , Thiffany Odara Lima da; Vieira Filho , Raphael Rodrigues; Reis , Larissa de Souza; Santana, Carlos Eduardo Carvalho de; Cardoso, Cláudia Pons
    A presente dissertação tem como pretensão analisar como saberes contidos na ancestralidade e na oralidade relacionados com as trajetórias de mulheres negras de candomblé, contribuindo para uma prática pedagógica de uma educação desobediente. A questão central da pesquisa Xirê Educacional: Escrevivências de Práticas Pedagógicas Desobedientes de Mulheres Negras no Candomblé parte da necessidade de compreender os aspectos educacionais elaborados por mulheres negras do candomblé, como promotoras de processos pedagógicos diferentes das práticas pedagógicas escolarizadas, colaborando para a valorização cultural e identitária afro-brasileiras, além da difusão do aparato sócio-histórico e cultural de pessoas negras ancorados na ancestralidade negro-africana. A investigação tem como centralidade metodológica e epistemológica a escrevivência, enquanto método da ação do saber oral e da escrita, sendo encontrada nos ensinamentos de mulheres negras dos terreiros de candomblé. Isso perpassa pelas suas vivências ancestrais e práticas educacionais, com um modelo civilizatório baseado na ética da coexistência. A pesquisa foi iniciada a partir da história de vida de Dona Gildeth Argolo da Silva, minha vó, conhecida como Dona Detinha, tendo em vista os seus saberes decoloniais contra o modelo hegemônico patriarcal eurocentrado. A escrevivência foi revelada também por meio da coleta de dados da história de vida dela e nos relatos de experiências de outras mulheres negras de candomblé. O presente trabalho reconhece o processo educacional e os valores dos nossos ancestrais negro-africanos e indígenas, priorizando mulheres negras de candomblé como protagonistas dessas trajetórias e guardiãs da memória ancestral. Este movimento busca o enfrentamento do racismo religioso e a disseminação do respeito à diferença, enaltecendo a criação de aspectos educacionais, culturais e sociais que são socializados e preservados nos espaços de terreiro de candomblé.