Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC)

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    Gameletrando: formação de professores para práticas de multiletramentos na perspectiva do design de jogos
    (Universidade do Estado da Bahia, 2024-10-31) Mattos, Helen Guimarães Costa; Silva, Obdália Santana Ferraz; Lago, Andrea Ferreira; Soares, Claudia Vivien Carvalho de Oliveira; Dias, Josemeire Machado; Sales, Mary Valda Souza
    Este estudo, que tem como objetivo compreender como a formação continuada docente, na perspectiva do design de jogos, pode contribuir para o desenvolvimento de práticas de multiletramentos dos professores da E. L. Escolab Coutos. A questão que nos moveu a esta pesquisa se configura da seguinte forma: como a formação continuada docente, na perspectiva do design de jogos, pode contribuir para o desenvolvimento de práticas de multiletramentos dos (as) professores (as) da E. L. Escolab Coutos? Discute o papel significativo da formação docente para os multiletramentos na perspectiva do design de jogos, como uma proposta de desenvolvimento do fazer educativo docente com vista a uma significativa e contextualizada aprendizagem discente. Com relação ao percurso metodológico, configura-se como pesquisa qualitativa que tem a pesquisa-aplicação como base epistemológica com foco na intervenção da prática. Como dispositivo de construção e coleta das informações e dados dispôs de observação participante, entrevista semiestruturada e do uso de recursos audiovisuais, nesse processo contamos ainda com a elaboração e execução de uma oficina formativa como proposição de intervenção no campo de pesquisa. Quanto à análise e interpretação das informações e dados construídos e coletados no campo, lançou-se mão da análise interpretativa. Tivemos como categorias teóricas desta investigação a formação docente, a prática dos multiletramentos e o design de jogos. A pesquisa trouxe uma proposta formativa para os sujeitos colaboradores, professores da educação básica, do município de Salvador, na qual foram realizadas experiências docentes, envolvendo linguagens múltiplas e diversidades de práticas multiletradas, multimodais, na perspectiva metodológica do design de jogos. Como resultado, verificamos que a E.L. Escolab Coutos já apresenta, em seu fazer didático-pedagógico, características da prática dos multiletramentos, sem, contudo, se debruçar em estudos sobre esta teoria, em seu cotidiano escolar. Identificamos, após a realização de encontros formativos, envolvendo o design de jogos, que os (as) professores (as) conseguiram propor e executar ações pertinentes a práticas de multiletramentos com os estudantes da E.L. Escolab Coutos. Concluímos que o jogo, em suas várias formas, já faz parte integrante da prática pedagógica da E.L. Escolab Coutos. No entanto, a abordagem de criação e design de jogos ainda não foi suficientemente explorada como uma metodologia pedagógica na instituição e que a formação continuada docente, na perspectiva do design de jogos, contribuiu para o desenvolvimento de práticas de multiletramentos dos (as) professores (as) de uma Escola Laboratório que atende estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede pública de ensino no município de Salvador.
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    Histórias de vida e formação de professoras com albinismo: travessias e atravessamentos na constituição da identidade docente
    (Universidade do Estado da Bahia, 2024-08-29) Andrade, Gilvania Moreira de; Souza, Elizeu Clementino de; Silva, Rosemeire Reis da; Ribeiro, Neurilene Martins; Sitja, Liege Maria Queiroz
    A pesquisa aborda processos formativos vivenciados por mulheres professoras com albinismo, a partir de suas histórias de vida e disposições de formação. Ambiciona-se com o estudo compreender de que maneira professoras com albinismo constituem a identidade docente, a partir das histórias de vida-formação, considerando o estigma associado ao corpo com albinismo. A investigação de natureza qualitativa, recorre aos pressupostos epistêmicos-metodológicos da abordagem (auto)biográfica, devido ao vasto campo teórico que a configura com uma teoria da formação. Participaram do estudo quatro professoras, que atuam ou atuaram em diferentes escolas de municípios baianos. O dispositivo para a produção de conhecimento é a entrevista narrativa, cuja análise se deu em uma dimensão compreensiva-interpretativa, tendo em vista os sentidos que as professoras atribuíram aos seus processos de formação a partir de experiências individuais e coletivas. Ao narrar suas histórias de vida, as professoras com albinismo tiveram a possibilidade de refletir sobre os elementos formadores, atribuindo sentido ao curso da vida e novos significados a sua ação docente. O estigma associado ao corpo com albinismo foi trazido pelas professoras com um depreciador das identidades das mulheres professoras, que tiveram suas vidas marcadas por processos de exclusão em decorrência da baixa visão, condição acarretada pelo albinismo.
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    O poder da palavra: perspectivas decoloniais de educação a partir do rap indígena
    (Universidade do Estado da Bahia, 2024-08-28) Rosa, Thiago Sampaio; Messeder, Marcos Luciano Lopes; Cruz, Felipe Sotto Maior; Santana, Claudia Sisan Silva de; Costa, Livia Alessandra Fialho da
    O objetivo deste trabalho é apresentar uma análise do rap indígena, a partir de suas múltiplas possibilidades educativas em sentido decolonial. Busca-se entender como práticas interculturais constituem potência crítica em relação a projetos globais e imperiais. Os conceitos de dinâmica cultural e interculturalidade são mobilizados para evidenciar os processos de reelaboração simbólica do lugar dos povos indígenas na contemporaneidade e na história da formação da sociedade brasileira. Para isso buscamos descrever e interpretar as performances de um grupo e dois artistas, evidenciar os sentidos de suas narrativas como diálogos interculturais que apontam para o reposicionamento dos povos indígenas e seus significados na contemporaneidade.
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    Os significados de práticas educativas e pedagógicas para a formação moral de meninos pobres, órfãos e porcionistas recolhidos em Salvador (1824 – 1855)
    (Universidade do Estado da Bahia, 2024-08-30) Correia, Rejane Pereira; Brito, Gilmário Moreira; Sousa, Ione Celeste Jesus de; Matta, Alfredo Eurico Rodrigues
    Esta pesquisa tem como objetivo compreender as práticas pedagógicas da Casa Pia Colégio de Órfãos de São Joaquim, destinadas à formação moral e profissional dos meninos pobres, órfãos e porcionistas recolhidos em Salvador, entre os anos de 1824 até 1850, período simultâneo ao processo de implantação / construção do Estado Nacional do Brasil. A pesquisa se baseia em leituras sistemáticas e problematização das Leis e Decretos educacionais vigentes no período, livro de matrícula, pasta dos órfãos e porcionistas, estatuto e atas da Mesa Administrativa da instituição, relatos de professores de primeiras letras, relatórios dos presidentes da província além de periódicos que circulavam em Salvador no período. Recorre-se aos conceitos/categorias analíticas lógica histórica, experiência e cultura propostas por E. P. Thompson (1987, 1997), dialogando com reflexões historiográficas produzidas por Certeau (1994), Faria Filho (2000, 2003), Foucault (2003), Araújo e Gatti Jr. (2002), Gondra e Schueler (2008), Jinzenji (2002), Matta (1996), Nunes (1997, 1999, 2003), Rodrigues (1998), Rizzini (2004), Schueler (2001) e Sousa (2006). Resultados indicam que a instituição teve uma atuação relevante no processo de formação do Estado Nação inserido no projeto de modernização no pós-independência que, na ótica de grupos sociais das camadas dominantes, era necessário para solucionar o controle das crianças oriundas das camadas pobres que “perambulavam pelas ruas cometendo variados delitos e arruaças”, promover o ordenamento da cidade e a moralidade.
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    Da ficção à periferia de Salvador: uma leitura dos processos educativos que reforçam a dominação e sexonegação de mulheres negras
    (Universidade do Estado da Bahia, 2024-08-30) Santana, Patrícia Santos; Costa, Lívia Alessandra Fialho da; Debus, Eliane Santana Dias; Pacheco, Ana Claudia Lemos; Messeder, Marcos Luciano Lopes
    Esta pesquisa busca, a partir da inspiração ficcional da narrativa ―Niketche: uma história de poligamia‖ (2004), da autora moçambicana Paulina Chiziane, abordar acerca da sexonegação das mulheres negras de periferia urbana, analisando como os processos educativos formais e não-formais interferem na experiência de vida de mulheres negras, trabalhadoras e/ou moradoras do bairro de Paripe, periferia de Salvador, Bahia. A pesquisa é embasada numa literatura epistêmica negra, feminista e decolonial, partindo da problematização do que é ser mulher negra. Nessa perspectiva, mulheres negras torna-se categoria central de análise por dois motivos: o primeiro, por entender a relação direta com as dimensões interseccionais que cercam o conceito sexonegação; o segundo, por ser uma categoria pensada e criada pelas próprias mulheres negras, devido à necessidade de discutir as assimetrias de raça, classe e gênero numa dialética entre opressão e ativismo, constituindo o pensamento intelectual feminista negro. Assim, a partir das categorias dor, abandono (ausência e solidão) e amor, que estão presentes ao longo da narrativa e que fazem parte da experiência de vida de mulheres negras marcadas por dificuldades e desafios econômico-financeiros e culturais, este estudo quer entender como as dimensões e as variantes interseccionais como a Família, as Instituições de poder (Escola, Estado, Igreja e Trabalho) e o Casamento são lugares de produção da sexonegação. O conceito sexonegação, criação da própria autora, revela-se como profícuo para entender os diversos processos de negação das mulheres negras nas suas diversas formas, ocorrendo desde o nascimento e perpassando ao longo da vida: uma estrutura de aprisionamento que emerge na subjugação e no controle. Esta pesquisa tem ainda como objetivos específicos: identificar elementos que caracterizam o processo de sexonegação vivenciados por mulheres negras moradoras de uma periferia urbana em Salvador-Ba e estabelecer um paralelo das experiências das mulheres ficcionadas na narrativa ―Niketche: uma história de poligamia‖ com as das mulheres de periferia urbana de Salvador. A pesquisa, de abordagem qualitativa, de natureza descritiva-exploratória, desenhada como uma Pesquisa narrativa, é amparada, portanto, em narrativas ficcionais e factuais, apoiada na escrevivência oralizada, elaboradas na obra ―Niketche‖ e em situação de entrevistas individuais semiestruturadas com mulheres negras de camada trabalhadora de Salvador. O diálogo teórico fundamenta-se em autoras e autores do campo da educação e outros afins, como Piedade (2017), Carneiro (2009), Hooks (2021), Pacheco (2008), Gonzalez (2011) e Collins (2019)