Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC)

O PPGEduC tem por finalidade a produção de conhecimentos na Área de Concentração Educação e Contemporaneidade, considerado o nível de formação (especialização, mestrado e doutorado). A organização e a vida acadêmica do PPGEduC preservam o significado sociocultural e crítico do processo educativo e o caráter multirreferencial, pluricultural e interdisciplinar do referido processo, e são estruturadas por Linhas de Pesquisa, as quais expressam as temáticas-objeto que constituem o seu eixo-formativo – disciplinas, pesquisas, dissertações / teses e publicações.

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    O trabalho do agente comunitário de saúde no distrito quilombola Itapura no Munícipio de Miguel Calmon/Bahia: Interpelações com a relação saúde e educação
    (Universidade do Estado da Bahia, 2025-02-24) Miranda, Helem Porto; Ramos, Michael Daian Pacheco; Silva, Osni Oliveira Noberto da; Santos, Cenilza Pereira dos
    O Agente Comunitário de Saúde (ACS), é um profissional da saúde na rede pública, que faz o primeiro contato com a comunidade, construindo uma relação entre a saúde e o paciente. Nesta pesquisa, compreendemos o papel do profissional de saúde, junto a uma comunidade quilombola e a sua relação entre a educação e saúde. Apresentamos como questões norteadoras: Quais as práticas educativas desenvolvidas pelos agentes comunitários de saúde? De que forma o trabalho do Agente Comunitário de Saúde contribui para a promoção da saúde na comunidade de Itapura, em Miguel Calmon/Bahia? A partir destas questões, construímos nosso objetivo geral: Analisar o trabalho do Agente Comunitário de Saúde considerando a relação entre educação e saúde na comunidade de Itapura, em Miguel Calmon/Bahia a partir das práticas educativas desenvolvidas na comunidade. E os objetivos específicos: a) Refletir sobre as normativas legais que incidem sobre o trabalho do ACS; b) Analisar o trabalho do Agente Comunitário de Saúde com a população da Comunidade Itapura, município de Miguel Calmon-Bahia estabelecendo uma relação educação e saúde; c) Construir um vídeo, que contribua na formação e no trabalho dos ACS que atuam em áreas quilombolas. A pesquisa foi desenvolvida no município de Miguel Calmon/Bahia, na Comunidade Quilombola Itapura, com os Agentes Comunitário de Saúde. Realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa, tipo pesquisa documental, e colaborativa, com os instrumentos de questionário e entrevista em profundidade. Os nossos autores de referência foram Morosini (2018), Bornstein (2016) e os dispositivos legais, Leis, Portarias, Decretos, Parecer, Relatório anual de gestão da Secretária Municipal de Saúde. Consideramos que a atuação dos Agentes Comunitários de Saúde contribui para a promoção de saúde da comunidade através da atuação realizada durante as visitas domiciliares que proporciona a esse profissional atuar dentro do contexto familiar promovendo a mediação entre comunidade e Unidade Básica de Saúde. No que se refere a intersetorialidade saúde e educação ocorre coletivamente através das formações colaborativas dentro da UBS e das formações em espaços não formais junto à comunidade.
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    Histórias de vida de professoras normalistas em escolas isoladas na microrregião de Jacobina: memória, formação e identidade docente
    (Universidade do Estado da Bahia, 2013-09-23) Cunha, Rúbia Mara de Sousa Lapa; Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco; Freitas, Anamaria Gonçalves Bueno De; Souza, Elizeu Clementino de
    Este estudo apresenta percursos formativos de normalistas da microrregião de Jacobina, interior da Bahia, no que se refere à constituição da identidade profissional e as narrativas vivenciadas nas Escolas Isoladas do sertão baiano no período de 1945 a 1960, Busco compreender os sentidos atribuídos à docência, procurando entender como as trajetórias de "moças de famílias" foram produzidas no entrelaçamento entre o pessoal e o profissional, sobretudo nas questões referentes ao pertencimento à profissão docente e sua constituição identitária. Tendo em vista aprofundar conhecimentos e saberes, o estudo dialogou com as produções de diversos autores, dentre eles: Nóvoa (2000), Pineau (2006), Souza (2006, 2008), Freitas (2003). Catani (1996, 1997, 1998, 2003), Rios (2011) Menezes (2001). Vicentini e Lugli (2009), entre outros, A pesquisa baseou-se no trabalho com a História Oral, a partir do uso da história de vida na tentativa de (re) construir as histórias de vida. Foram entrevistadas nove normalistas que viveram os seus processos formativos para o exercício da docência nos anos 1945-1960. Para a realização do trabalho foram utilizadas as fontes orais, através de entrevistas narrativas, fontes escritas (documentos do Instituto Senhor do Bonfim e arquivos pessoais das normalistas) e fontes iconográficas. Conclui-se que, ser professora normalista na microrregião de Jacobina no periodo estudado tinha carater distintivo na sociedade da época e só nos anos dourados do ciclo da mineração, na microrregião de Jacobina, que essas moças de familia tornaram-se autoridades e projetaram suas identidades pessoal e profissional, principalmente nos povoados em que tinham as suas "cadeiras" para lecionar e, desbravando caminhos e incutindo saberes os quais foram construídos na Escola Normal Rural a partir de valores morais preestabelecidos na propria grade curricular e na proposta de uma Educação voltada para os espaços rurais. Enfim, o movimento de criação das Escolas Isoladas e o lugar ocupado pelas normalistas nestas instituições, com base na formação obtida no Instituto Senhor do Bonfim, constituiram os diversos saberes, fazeres e temporalidades da História da Educação no Sertão Baiano.
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    Avaliação de políticas públicas: a certificação de professores de nível médio na Bahia (2004 - 2006)
    (Universidade do Estado da Bahia, 2011-12-16) Pinto, Fabiane Louise Bitencourt; Silva, Ronalda Barreto; Midlej, Moema Maria Badaró Cartibani; Mutim, Avelar Luiz Bastos
    O presente trabalho versa sobre a avaliação de políticas públicas, especificamente a certificação dos professores de nível médio na Bahia, ocorrida no período de 2004 a 2006. O estudo fora desenvolvido com o fim de ampliar o acervo de conhecimentos sobre a gestão por competências adotada na área educacional e a própria questão da avaliação de políticas públicas. A metodologia utilizada permitiu investigar os efeitos do modelo gerencialista de gestão de recursos humanos nos indicadores de educação no Estado da Bahia, e seus reflexos principalmente no que concerne à evasão, repetência e abandono. Os dados secundários foram coletados junto à Secretaria de Educação do Estado e à Fundação Luís Eduardo Magalhães (entidade responsável pela certificação). O escopo teórico da pesquisa focou a gestão e a avaliação, abrangendo conceitualmente, a reforma do aparelho estatal brasileiro, a reforma educacional no Brasil e na Bahia e o modelo de gestão por competências. A Reforma de Estado foi examinada com base nas idéias de Bresser-Pereira (1998 e 1999), Gentili e Silva (1999), Kuenzer (2002) e outros. A avaliação foi estudada tendo como referência Arretche (2003), Dye (2005), Belloni (2003) e outros. Os resultados alcançados com a pesquisa permitiram analisar as relações entre o modelo adotado de gestão de recursos humanos na área da educação e as taxas que refletem sua qualidade como a repetência e evasão escolar, a análise de tais índices teve como referência o espaço temporal de 2002 a 2010.
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    As ações lúdico-formativas da brinquedoteca universitária e suas contribuições para o fazer dos pedagogos monitores egressos da UNEB - Campus I
    (UNEB, 2024-08-30) Ribeiro, Taís Viana Villa; Farias, Larissa Soares Ornellas; Teixeira, Sirlândia Reis de Oliveira; Conceição, Ana Paula Silva da
    O surgimento do espaço, denominado de brinquedoteca, principalmente às universitárias, traz uma configuração importante para a sociedade. Assim, esta pesquisa tem como objetivo geral: compreender de que forma a Brinquedoteca Universitária Paulo Freire potencializa a formação dos educadores da Educação Básica, que foram monitores nesse espaço, através de suas ações lúdico-formativas. A metodologia se constitui em ser uma pesquisa qualitativa, descritiva, exploratória, empírica - bibliográfica e documental, amparada na base epistemológica da fenomenologia. Este trabalho traz como instrumento a entrevista, que optou-se por ser semi-estruturada. Para a análise de dados a escolha se deu pela análise do discurso. O lócus norteador foi a Brinquedoteca Universitária Paulo Freire, os sujeitos são pedagogos egressos que atuam na Educação Básica e foram monitores da referida brinquedoteca, onde receberam formações lúdicas durante o período da graduação. Teve como sujeito também um coordenador da brinquedoteca a fim de investigar como se dá o processo destas formações. Para orientar o processo reflexivo da discussão apresentada escolheu-se as contribuições dos estudos de Gilles Brougère (1998), Luckesi (2005), Kishimoto (1998), Moyles (2002), Tardif (2011), Fortuna (2010), Santos (2007), Pimenta (2005), Contreras (2010), dentre outros. Assim, foi possível através desta pesquisa mapear as atividades lúdico-formativas desenvolvidas na brinquedoteca universitária Paulo Freire - UNEB, entender como são desenvolvidas e de que forma impactam o fazer pedagógico dos professores monitores egressos. Logo, é possível concluir que tais formações promovem reflexões, habilidades e conhecimentos acerca das especificidades das infâncias e do brincar, além de possibilitar um olhar sensível e cuidadoso sobre o direito das crianças ao brincar. Percebeu-se ainda que tais ações lúdico-formativas são de suma importância para a constituição da identidade docente bem como para a atuação do professor da educação básica que foi monitor egresso desse espaço.
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    Entre( )Linhas: representações sociais de leitura na formação do sujeito-leitor
    (UNEB, 2024-12-20) Kantorski, Graziela Dutra; Farias, Maria de Lourdes Soares Ornellas ; Soares, Leila da França; Leiro, Augusto Cesar Rios; Moraes, Paulo Wenderson T.
    Esta dissertação, intitulada Entre( )linhas: representações sociais de leitura na formação do sujeito-leitor, tem com o objetivo de investigar como essas representações se relacionam com a construção do sujeito-leitor. O problema de pesquisa buscou responder o quê as representações sociais sobre leitura de estudantes universitários do sétimo semestre do curso de psicologia da UNEB revelam sobre a formação do sujeito-leitor no contexto universitário. Para alcançar o objetivo geral, este trabalho se propõe a apreender as representações sociais sobre a leitura de estudantes universitários, com o intuito de desvelar as práticas que constituem o saber-fazer da leitura, e como essas se relacionam com a formação do sujeito-leitor. A pesquisa está dividida em cinco diálogos. O Diálogo I explora a jornada de leitura e a construção coletiva de sentidos, contextualizando a pesquisa e seus objetivos. O Diálogo II analisa as práticas de leitura como uma construção cultural e social, abordando teorias que relacionam leitura e luta de classe. O Diálogo III apresenta as representações sociais como uma chave para entender a formação do sujeito-leitor no contexto educacional. O Diálogo IV detalha os processos metodológicos da pesquisa, focando na análise das falas dos participantes. Por fim, o Diálogo V aprofunda as análises. Com uma abordagem qualitativa e recorrendo a Análise do Discurso materialista, a colheita ocorreu em três momentos distintos: O primeiro momento, intitulado "registro afetivo", foi realizado por meio de questionário. O segundo momento, denominado "entre a fala e o silêncio", foi conduzido por meio de entrevistas semiestruturadas. O terceiro momento, intitulado "encontro com o outro", fez uso da roda dialógica. Esses três dispositivos possibilitaram uma apreensão aprofundada das experiências e significados atribuídos à leitura pelos participantes. A análise se estruturou em quatro: (1) Diálogo dos Sujeitos, que sintetiza as falas dos participantes; (2) Diálogo das Falas, explorando o conteúdo discursivo e suas influências sociais; (3) Diálogo Teórico, relacionando os dados coletados às bases teóricas da pesquisa; e (4) Diálogo da Pesquisadora, refletindo sobre interpretações. Os gestos de resultados evidenciam que a leitura ultrapassa sua função informativa, assumindo um papel central na constituição do sujeito-leitor. Conclui-se que as representações e práticas de leitura são fortemente condicionadas por influências sócio-históricas e permeadas por relações de poder, transformando a leitura em uma prática de resistência crítica e construção de sentido.