Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC)

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    Avaliação de políticas públicas: a certificação de professores de nível médio na Bahia (2004 - 2006)
    (Universidade do Estado da Bahia, 2011-12-16) Pinto, Fabiane Louise Bitencourt; Silva, Ronalda Barreto; Midlej, Moema Maria Badaró Cartibani; Mutim, Avelar Luiz Bastos
    O presente trabalho versa sobre a avaliação de políticas públicas, especificamente a certificação dos professores de nível médio na Bahia, ocorrida no período de 2004 a 2006. O estudo fora desenvolvido com o fim de ampliar o acervo de conhecimentos sobre a gestão por competências adotada na área educacional e a própria questão da avaliação de políticas públicas. A metodologia utilizada permitiu investigar os efeitos do modelo gerencialista de gestão de recursos humanos nos indicadores de educação no Estado da Bahia, e seus reflexos principalmente no que concerne à evasão, repetência e abandono. Os dados secundários foram coletados junto à Secretaria de Educação do Estado e à Fundação Luís Eduardo Magalhães (entidade responsável pela certificação). O escopo teórico da pesquisa focou a gestão e a avaliação, abrangendo conceitualmente, a reforma do aparelho estatal brasileiro, a reforma educacional no Brasil e na Bahia e o modelo de gestão por competências. A Reforma de Estado foi examinada com base nas idéias de Bresser-Pereira (1998 e 1999), Gentili e Silva (1999), Kuenzer (2002) e outros. A avaliação foi estudada tendo como referência Arretche (2003), Dye (2005), Belloni (2003) e outros. Os resultados alcançados com a pesquisa permitiram analisar as relações entre o modelo adotado de gestão de recursos humanos na área da educação e as taxas que refletem sua qualidade como a repetência e evasão escolar, a análise de tais índices teve como referência o espaço temporal de 2002 a 2010.
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    As ações lúdico-formativas da brinquedoteca universitária e suas contribuições para o fazer dos pedagogos monitores egressos da UNEB - Campus I
    (UNEB, 2024-08-30) Ribeiro, Taís Viana Villa; Farias, Larissa Soares Ornellas; Teixeira, Sirlândia Reis de Oliveira; Conceição, Ana Paula Silva da
    O surgimento do espaço, denominado de brinquedoteca, principalmente às universitárias, traz uma configuração importante para a sociedade. Assim, esta pesquisa tem como objetivo geral: compreender de que forma a Brinquedoteca Universitária Paulo Freire potencializa a formação dos educadores da Educação Básica, que foram monitores nesse espaço, através de suas ações lúdico-formativas. A metodologia se constitui em ser uma pesquisa qualitativa, descritiva, exploratória, empírica - bibliográfica e documental, amparada na base epistemológica da fenomenologia. Este trabalho traz como instrumento a entrevista, que optou-se por ser semi-estruturada. Para a análise de dados a escolha se deu pela análise do discurso. O lócus norteador foi a Brinquedoteca Universitária Paulo Freire, os sujeitos são pedagogos egressos que atuam na Educação Básica e foram monitores da referida brinquedoteca, onde receberam formações lúdicas durante o período da graduação. Teve como sujeito também um coordenador da brinquedoteca a fim de investigar como se dá o processo destas formações. Para orientar o processo reflexivo da discussão apresentada escolheu-se as contribuições dos estudos de Gilles Brougère (1998), Luckesi (2005), Kishimoto (1998), Moyles (2002), Tardif (2011), Fortuna (2010), Santos (2007), Pimenta (2005), Contreras (2010), dentre outros. Assim, foi possível através desta pesquisa mapear as atividades lúdico-formativas desenvolvidas na brinquedoteca universitária Paulo Freire - UNEB, entender como são desenvolvidas e de que forma impactam o fazer pedagógico dos professores monitores egressos. Logo, é possível concluir que tais formações promovem reflexões, habilidades e conhecimentos acerca das especificidades das infâncias e do brincar, além de possibilitar um olhar sensível e cuidadoso sobre o direito das crianças ao brincar. Percebeu-se ainda que tais ações lúdico-formativas são de suma importância para a constituição da identidade docente bem como para a atuação do professor da educação básica que foi monitor egresso desse espaço.
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    Entre( )Linhas: representações sociais de leitura na formação do sujeito-leitor
    (UNEB, 2024-12-20) Kantorski, Graziela Dutra; Ornellas, Maria de Lourdes Soares; Soares, Leila da Franca; Leiro, Augusto Cesar Rios; Moraes, Paulo Wenderson T.
    Esta dissertação, intitulada Entre( )linhas: representações sociais de leitura na formação do sujeito-leitor, tem com o objetivo de investigar como essas representações se relacionam com a construção do sujeito-leitor. O problema de pesquisa buscou responder o quê as representações sociais sobre leitura de estudantes universitários do sétimo semestre do curso de psicologia da UNEB revelam sobre a formação do sujeito-leitor no contexto universitário. Para alcançar o objetivo geral, este trabalho se propõe a apreender as representações sociais sobre a leitura de estudantes universitários, com o intuito de desvelar as práticas que constituem o saber-fazer da leitura, e como essas se relacionam com a formação do sujeito-leitor. A pesquisa está dividida em cinco diálogos. O Diálogo I explora a jornada de leitura e a construção coletiva de sentidos, contextualizando a pesquisa e seus objetivos. O Diálogo II analisa as práticas de leitura como uma construção cultural e social, abordando teorias que relacionam leitura e luta de classe. O Diálogo III apresenta as representações sociais como uma chave para entender a formação do sujeito-leitor no contexto educacional. O Diálogo IV detalha os processos metodológicos da pesquisa, focando na análise das falas dos participantes. Por fim, o Diálogo V aprofunda as análises. Com uma abordagem qualitativa e recorrendo a Análise do Discurso materialista, a colheita ocorreu em três momentos distintos: O primeiro momento, intitulado "registro afetivo", foi realizado por meio de questionário. O segundo momento, denominado "entre a fala e o silêncio", foi conduzido por meio de entrevistas semiestruturadas. O terceiro momento, intitulado "encontro com o outro", fez uso da roda dialógica. Esses três dispositivos possibilitaram uma apreensão aprofundada das experiências e significados atribuídos à leitura pelos participantes. A análise se estruturou em quatro: (1) Diálogo dos Sujeitos, que sintetiza as falas dos participantes; (2) Diálogo das Falas, explorando o conteúdo discursivo e suas influências sociais; (3) Diálogo Teórico, relacionando os dados coletados às bases teóricas da pesquisa; e (4) Diálogo da Pesquisadora, refletindo sobre interpretações. Os gestos de resultados evidenciam que a leitura ultrapassa sua função informativa, assumindo um papel central na constituição do sujeito-leitor. Conclui-se que as representações e práticas de leitura são fortemente condicionadas por influências sócio-históricas e permeadas por relações de poder, transformando a leitura em uma prática de resistência crítica e construção de sentido.
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    Gameletrando: formação de professores para práticas de multiletramentos na perspectiva do design de jogos
    (Universidade do Estado da Bahia, 2024-10-31) Mattos, Helen Guimarães Costa; Silva, Obdália Santana Ferraz; Lago, Andrea Ferreira; Soares, Claudia Vivien Carvalho de Oliveira; Dias, Josemeire Machado; Sales, Mary Valda Souza
    Este estudo, que tem como objetivo compreender como a formação continuada docente, na perspectiva do design de jogos, pode contribuir para o desenvolvimento de práticas de multiletramentos dos professores da E. L. Escolab Coutos. A questão que nos moveu a esta pesquisa se configura da seguinte forma: como a formação continuada docente, na perspectiva do design de jogos, pode contribuir para o desenvolvimento de práticas de multiletramentos dos (as) professores (as) da E. L. Escolab Coutos? Discute o papel significativo da formação docente para os multiletramentos na perspectiva do design de jogos, como uma proposta de desenvolvimento do fazer educativo docente com vista a uma significativa e contextualizada aprendizagem discente. Com relação ao percurso metodológico, configura-se como pesquisa qualitativa que tem a pesquisa-aplicação como base epistemológica com foco na intervenção da prática. Como dispositivo de construção e coleta das informações e dados dispôs de observação participante, entrevista semiestruturada e do uso de recursos audiovisuais, nesse processo contamos ainda com a elaboração e execução de uma oficina formativa como proposição de intervenção no campo de pesquisa. Quanto à análise e interpretação das informações e dados construídos e coletados no campo, lançou-se mão da análise interpretativa. Tivemos como categorias teóricas desta investigação a formação docente, a prática dos multiletramentos e o design de jogos. A pesquisa trouxe uma proposta formativa para os sujeitos colaboradores, professores da educação básica, do município de Salvador, na qual foram realizadas experiências docentes, envolvendo linguagens múltiplas e diversidades de práticas multiletradas, multimodais, na perspectiva metodológica do design de jogos. Como resultado, verificamos que a E.L. Escolab Coutos já apresenta, em seu fazer didático-pedagógico, características da prática dos multiletramentos, sem, contudo, se debruçar em estudos sobre esta teoria, em seu cotidiano escolar. Identificamos, após a realização de encontros formativos, envolvendo o design de jogos, que os (as) professores (as) conseguiram propor e executar ações pertinentes a práticas de multiletramentos com os estudantes da E.L. Escolab Coutos. Concluímos que o jogo, em suas várias formas, já faz parte integrante da prática pedagógica da E.L. Escolab Coutos. No entanto, a abordagem de criação e design de jogos ainda não foi suficientemente explorada como uma metodologia pedagógica na instituição e que a formação continuada docente, na perspectiva do design de jogos, contribuiu para o desenvolvimento de práticas de multiletramentos dos (as) professores (as) de uma Escola Laboratório que atende estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede pública de ensino no município de Salvador.
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    Histórias de vida e formação de professoras com albinismo: travessias e atravessamentos na constituição da identidade docente
    (Universidade do Estado da Bahia, 2024-08-29) Andrade, Gilvania Moreira de; Souza, Elizeu Clementino de; Silva, Rosemeire Reis da; Ribeiro, Neurilene Martins; Sitja, Liege Maria Queiroz
    A pesquisa aborda processos formativos vivenciados por mulheres professoras com albinismo, a partir de suas histórias de vida e disposições de formação. Ambiciona-se com o estudo compreender de que maneira professoras com albinismo constituem a identidade docente, a partir das histórias de vida-formação, considerando o estigma associado ao corpo com albinismo. A investigação de natureza qualitativa, recorre aos pressupostos epistêmicos-metodológicos da abordagem (auto)biográfica, devido ao vasto campo teórico que a configura com uma teoria da formação. Participaram do estudo quatro professoras, que atuam ou atuaram em diferentes escolas de municípios baianos. O dispositivo para a produção de conhecimento é a entrevista narrativa, cuja análise se deu em uma dimensão compreensiva-interpretativa, tendo em vista os sentidos que as professoras atribuíram aos seus processos de formação a partir de experiências individuais e coletivas. Ao narrar suas histórias de vida, as professoras com albinismo tiveram a possibilidade de refletir sobre os elementos formadores, atribuindo sentido ao curso da vida e novos significados a sua ação docente. O estigma associado ao corpo com albinismo foi trazido pelas professoras com um depreciador das identidades das mulheres professoras, que tiveram suas vidas marcadas por processos de exclusão em decorrência da baixa visão, condição acarretada pelo albinismo.