Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC)
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O PPGEduC tem por finalidade a produção de conhecimentos na Área de Concentração Educação e Contemporaneidade, considerado o nível de formação (especialização, mestrado e doutorado). A organização e a vida acadêmica do PPGEduC preservam o significado sociocultural e crítico do processo educativo e o caráter multirreferencial, pluricultural e interdisciplinar do referido processo, e são estruturadas por Linhas de Pesquisa, as quais expressam as temáticas-objeto que constituem o seu eixo-formativo – disciplinas, pesquisas, dissertações / teses e publicações.
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Submissões Recentes
- ItemRecomposição das aprendizagens e o currículo escolar do município de Salvador-BA: uma interface com as tecnologias digitais(Universidade do Estado da Bahia, 2025-05-16) Santos, Gilmária Oliveira dos; Sales, Mary Valda Souza; Lima, Ana Carla Ramalho Evangelista; Pinho, Ana Sueli Teixeira de; Sales, Kathia Marise BorgesA recomposição das aprendizagens constitui um dos principais desafios educacionais no cenário pós-pandêmico, exigindo estratégias curriculares integradas a recursos tecnológicos. Esta dissertação investiga de que modo a articulação das tecnologias digitais (TD) no desenvolvimento do currículo escolar pode favorecer práticas pedagógicas voltadas à recomposição das aprendizagens nos quintos anos do Ensino Fundamental, em escolas da Gerência Regional de Educação (GRE) de Pirajá, Salvador (BA). O objetivo geral é analisar como a recomposição das aprendizagens é potencializada pela integração das TD ao currículo. Os objetivos específicos incluem: analisar os documentos curriculares legais e escolares; identificar as TD disponíveis nas escolas; e descrever como essas tecnologias são incorporadas às práticas docentes. A pesquisa adota abordagem qualitativa, de caráter exploratório, fundamentada na fenomenologia e no estudo de caso típico. Utiliza como instrumentos um questionário online, entrevistas semiestruturadas com docentes e coordenadoras pedagógicas, além de análise documental. Fundamenta-se teoricamente em autores como Freire, Vygotsky, Kenski, Nóvoa, Goodson, Sacristán, Almeida e Valente. Os resultados apontam que iniciativas como a Operação Especial Aprender +, promovida pela Secretaria Municipal de Educação de Salvador, representam esforços locais para superar defasagens escolares, articulando diretrizes nacionais com contextos territoriais. Evidenciam-se, ainda, o reconhecimento do potencial pedagógico das TD e os desafios relacionados à infraestrutura, formação continuada e sobrecarga docente. As práticas pedagógicas analisadas revelam o empenho em adaptar o currículo às necessidades dos estudantes, destacando a importância de metodologias diversificadas e da integração significativa das TD. A pesquisa contribui para a reflexão sobre justiça educacional e inovação pedagógica em territórios urbanos periféricos.
- ItemRepresentações sociais de gestores da educação infantil sobre a gestão democrática: contribuições às práticas cotidianas(Universidade do Estado da Bahia, ) Azevedo, Micheline Liberato Marques de; Bomfim, Natanael Reis; Correia, Silvia Letícia Costa Pereira; Nunes, Claudio Pinto; Farias, Maria de Lourdes Soares OrnellasEste estudo parte do pressuposto de apreender as Representações Sociais sobre a Gestão Democrática, construídas pelos gestores da Educação Infantil, como se relaciona de maneira direta em suas práticas cotidianas. Esta pesquisa explora as Representações Sociais de gestores da Rede Municipal de Salvador de Salvador GRE-Cabula sobre a Gestão Democrática, destacando suas contribuições para as práticas diárias nas escolas, a partir de como o grupo lida com o cotidiano, mediante necessidades de simbolizar para traduzir sistematizações, diálogos, propostas e ações, levando à formulação das Representações Sociais que surgem diante da demanda de expressar compreensão sobre seus contextos. A Gestão Democrática na Educação Infantil abrange a participação colaborativa dos sujeitos na comunidade escolar no processo de decisão e na implementação de uma ambiência inclusiva e acolhedora. Agregar perspectivas de consciência de sua realidade e sentirem-se desejosos de refletir com seus pares, quais possíveis trajetos poderão percorrer com o intuito de transformar significativamente seu contexto, tomando para si o que lhe cabe para gerir esta transformação. Apresentamos o resultado desenvolvido com 12 gestores escolares com o objetivo de assimilar as Representações Sociais sobre a Gestão Democrática construídas, tendo em vista, a orientação de práticas. Além de identificar os símbolos comunicativos, que retratam os protocolos da Gestão Democrática, utilizados no espaço escolar e suas consequências na interação social do ambiente escolar entre os sujeitos. Para obter os dados da pesquisa, aplicamos um questionário on-line pelo Google Forms que foi enviado via e-mail dos gestores. Para análise dos dados, optamos pela quantitativa, através da percentual frequência relativa (gestores participantes), quanto pela frequência relativa (ideias), expressando assim o Discurso do Sujeito Coletivo sobre o objeto pesquisado - Gestão Democrática. Em seguida, fizemos análise qualitativa através do caráter interdisciplinar das Representações Sociais com intuito de compreender como os gestores assimilam a Gestão Democrática na Educação Infantil. A partir destes resultados, conclui-se que a Teoria das Representações Sociais subsidia as práticas sociais da Gestão Democrática dos Gestores na Educação Infantil
- ItemO trabalho do agente comunitário de saúde no distrito quilombola Itapura no Munícipio de Miguel Calmon/Bahia: Interpelações com a relação saúde e educação(Universidade do Estado da Bahia, 2025-02-24) Miranda, Helem Porto; Ramos, Michael Daian Pacheco; Silva, Osni Oliveira Noberto da; Santos, Cenilza Pereira dosO Agente Comunitário de Saúde (ACS), é um profissional da saúde na rede pública, que faz o primeiro contato com a comunidade, construindo uma relação entre a saúde e o paciente. Nesta pesquisa, compreendemos o papel do profissional de saúde, junto a uma comunidade quilombola e a sua relação entre a educação e saúde. Apresentamos como questões norteadoras: Quais as práticas educativas desenvolvidas pelos agentes comunitários de saúde? De que forma o trabalho do Agente Comunitário de Saúde contribui para a promoção da saúde na comunidade de Itapura, em Miguel Calmon/Bahia? A partir destas questões, construímos nosso objetivo geral: Analisar o trabalho do Agente Comunitário de Saúde considerando a relação entre educação e saúde na comunidade de Itapura, em Miguel Calmon/Bahia a partir das práticas educativas desenvolvidas na comunidade. E os objetivos específicos: a) Refletir sobre as normativas legais que incidem sobre o trabalho do ACS; b) Analisar o trabalho do Agente Comunitário de Saúde com a população da Comunidade Itapura, município de Miguel Calmon-Bahia estabelecendo uma relação educação e saúde; c) Construir um vídeo, que contribua na formação e no trabalho dos ACS que atuam em áreas quilombolas. A pesquisa foi desenvolvida no município de Miguel Calmon/Bahia, na Comunidade Quilombola Itapura, com os Agentes Comunitário de Saúde. Realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa, tipo pesquisa documental, e colaborativa, com os instrumentos de questionário e entrevista em profundidade. Os nossos autores de referência foram Morosini (2018), Bornstein (2016) e os dispositivos legais, Leis, Portarias, Decretos, Parecer, Relatório anual de gestão da Secretária Municipal de Saúde. Consideramos que a atuação dos Agentes Comunitários de Saúde contribui para a promoção de saúde da comunidade através da atuação realizada durante as visitas domiciliares que proporciona a esse profissional atuar dentro do contexto familiar promovendo a mediação entre comunidade e Unidade Básica de Saúde. No que se refere a intersetorialidade saúde e educação ocorre coletivamente através das formações colaborativas dentro da UBS e das formações em espaços não formais junto à comunidade.
- ItemHistórias de vida de professoras normalistas em escolas isoladas na microrregião de Jacobina: memória, formação e identidade docente(Universidade do Estado da Bahia, 2013-09-23) Cunha, Rúbia Mara de Sousa Lapa; Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco; Freitas, Anamaria Gonçalves Bueno De; Souza, Elizeu Clementino deEste estudo apresenta percursos formativos de normalistas da microrregião de Jacobina, interior da Bahia, no que se refere à constituição da identidade profissional e as narrativas vivenciadas nas Escolas Isoladas do sertão baiano no período de 1945 a 1960, Busco compreender os sentidos atribuídos à docência, procurando entender como as trajetórias de "moças de famílias" foram produzidas no entrelaçamento entre o pessoal e o profissional, sobretudo nas questões referentes ao pertencimento à profissão docente e sua constituição identitária. Tendo em vista aprofundar conhecimentos e saberes, o estudo dialogou com as produções de diversos autores, dentre eles: Nóvoa (2000), Pineau (2006), Souza (2006, 2008), Freitas (2003). Catani (1996, 1997, 1998, 2003), Rios (2011) Menezes (2001). Vicentini e Lugli (2009), entre outros, A pesquisa baseou-se no trabalho com a História Oral, a partir do uso da história de vida na tentativa de (re) construir as histórias de vida. Foram entrevistadas nove normalistas que viveram os seus processos formativos para o exercício da docência nos anos 1945-1960. Para a realização do trabalho foram utilizadas as fontes orais, através de entrevistas narrativas, fontes escritas (documentos do Instituto Senhor do Bonfim e arquivos pessoais das normalistas) e fontes iconográficas. Conclui-se que, ser professora normalista na microrregião de Jacobina no periodo estudado tinha carater distintivo na sociedade da época e só nos anos dourados do ciclo da mineração, na microrregião de Jacobina, que essas moças de familia tornaram-se autoridades e projetaram suas identidades pessoal e profissional, principalmente nos povoados em que tinham as suas "cadeiras" para lecionar e, desbravando caminhos e incutindo saberes os quais foram construídos na Escola Normal Rural a partir de valores morais preestabelecidos na propria grade curricular e na proposta de uma Educação voltada para os espaços rurais. Enfim, o movimento de criação das Escolas Isoladas e o lugar ocupado pelas normalistas nestas instituições, com base na formação obtida no Instituto Senhor do Bonfim, constituiram os diversos saberes, fazeres e temporalidades da História da Educação no Sertão Baiano.
- ItemAvaliação de políticas públicas: a certificação de professores de nível médio na Bahia (2004 - 2006)(Universidade do Estado da Bahia, 2011-12-16) Pinto, Fabiane Louise Bitencourt; Silva, Ronalda Barreto; Midlej, Moema Maria Badaró Cartibani; Mutim, Avelar Luiz BastosO presente trabalho versa sobre a avaliação de políticas públicas, especificamente a certificação dos professores de nível médio na Bahia, ocorrida no período de 2004 a 2006. O estudo fora desenvolvido com o fim de ampliar o acervo de conhecimentos sobre a gestão por competências adotada na área educacional e a própria questão da avaliação de políticas públicas. A metodologia utilizada permitiu investigar os efeitos do modelo gerencialista de gestão de recursos humanos nos indicadores de educação no Estado da Bahia, e seus reflexos principalmente no que concerne à evasão, repetência e abandono. Os dados secundários foram coletados junto à Secretaria de Educação do Estado e à Fundação Luís Eduardo Magalhães (entidade responsável pela certificação). O escopo teórico da pesquisa focou a gestão e a avaliação, abrangendo conceitualmente, a reforma do aparelho estatal brasileiro, a reforma educacional no Brasil e na Bahia e o modelo de gestão por competências. A Reforma de Estado foi examinada com base nas idéias de Bresser-Pereira (1998 e 1999), Gentili e Silva (1999), Kuenzer (2002) e outros. A avaliação foi estudada tendo como referência Arretche (2003), Dye (2005), Belloni (2003) e outros. Os resultados alcançados com a pesquisa permitiram analisar as relações entre o modelo adotado de gestão de recursos humanos na área da educação e as taxas que refletem sua qualidade como a repetência e evasão escolar, a análise de tais índices teve como referência o espaço temporal de 2002 a 2010.