Licenciatura em História - DCH6
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- ItemA ansiedade: uma anàlise à luz da História dos Sentimentos(Universidade do Estado da Bahia, 0025-07-25) Guimarães, Nayra Poliana Morais; Correia, Luciana Oliveira; Miguel, Antonieta; Fernandes, Thalita; Guimarães, Nayra Poliana MoraisEste estudo tem como objetivo analisar a ansiedade não apenas como uma condição psicológica individual, mas como um fenômeno social e histórico, refletindo as transformações sociais, culturais e políticas da contemporaneidade. A pesquisa busca compreender como a ansiedade se configura como um dos principais traços da subjetividade, especialmente em contextos como o universitário, onde as pressões por desempenho acadêmico e as incertezas sobre o futuro intensificam esse sentimento. A metodologia adotada é qualitativa, com foco em uma revisão bibliográfica aprofundada sobre a ansiedade. A pesquisa analisa as contribuições teóricas desses pensadores, que abordam a ansiedade dentro das esferas da lógica neoliberal, da precarização da vida e da insegurança estrutural. Importa salientar ainda que, a metodologia histórica da História das Emoções é utilizada para compreender a ansiedade como um fenômeno socialmente construído ao longo do tempo. A análise revelou que a ansiedade na contemporaneidade está profundamente ligada à lógica neoliberal de performance e produtividade, que intensifica a cobrança por resultados e sucesso. Essa pressão social, associada à precarização das condições de vida e à instabilidade no mercado de trabalho, gera um ambiente de insegurança constante, especialmente no contexto universitário. A ansiedade não é apenas uma experiência interna, mas uma resposta coletiva às transformações estruturais da sociedade moderna. Conclui-se que a ansiedade, embora frequentemente tratada como um transtorno psicológico, deve ser entendida também como uma construção social e histórica, refletindo as exigências e incertezas da sociedade contemporânea.
- ItemA Revista do Ensino Primário (1892-1893): uma análise sobre as possibilidades de pesquisa, os discursos e a atuação Intelectual do professorado primário baiano.(Universidade do Estado da Bahia, 2025) Barbosa, Carla Nogueira; Miguel, Antonieta; Sousa, Ladjane Alves; Matos, Fernanda de OliveiraEste trabalho segue o formato multipaper, no qual reúne dois artigos que se complementam tendo como foco principal o periódico A Revista do Ensino Primário, fundada em 1892 por quatro professores primários da Instrução pública da Bahia. No primeiro artigo, intitulado A Revista do Ensino Primário (1892-1893) e as Possibilidades de Pesquisa Sobre o Professorado Baiano, é abordada a Revista do Ensino Primário a partir da apresentação de suas principais discussões e aspectos históricos e das possibilidades de pesquisa possíveis, sobre o professorado baiano, principalmente, e da História da educação baiana, considerando a importância desse periódico como fonte histórica. Enquanto o segundo artigo A Revista do Ensino Primário (1892-1893): Discursos e Atuação Política e Intelectual do Professorado Baiano na Construção da Reforma Educacional de 1895, dá ênfase a uma das possiblidades de pesquisa evidenciadas no primeiro artigo que foi a atuação política e intelectual desses professores durante a construção da reforma educacional de 1895 na Bahia. Nesse artigo, destaca-se a análise da trajetória desses professores conjugada a aspectos teóricos e metodológicos pertinentes a atuação intelectual docente, bem como suas formas de expressão e organização. Além disso, destaca-se reflexões acerca do alcance dessas manifestações político-intelectuais para a História da Educação. os dois artigos, em conjunto revelam aspectos importantes tanto sobre a Revista do Ensino Primário enquanto fonte histórica, como também amplia o conhecimento histórico sobre a história do professorado baiano, e da História da educação baiana.
- ItemEntre fé e cultura: o avanço do protestantismo batista no Alto Sertão Baiano (1960-1970)(Universidade do Estado da Bahia, 2025-09-02) Câmara, Diego Souza; Oliveira, Viviane Rego; Aguiar, Lielva Azevedo; Nascimento, João Batista Vicente do; Cotrim, Carla Graciela Chaves de CastroEste artigo discute aspectos em torno do adentramento do protestantismo no Brasil, a partir da experiência de implantação e expansão da Primeira Igreja Batista de Caetité, fundada em 1971, após ter funcionado, desde 1969, como congregação da Primeira Igreja Batista de Bom Jesus da Lapa - cidade que, à época, já atraía uma das romarias mais conhecidas do país. A partir de entrevistas e documentos institucionais observam-se as estratégias de evangelização utilizadas nas primeiras décadas de funcionamento da referida igreja, especialmente em contraponto à predominância do catolicismo regional, considerando, além da mencionada rota de romaria, que Caetité sediava uma Diocese desde 1913. A partir do seu arquivo, constituído por correspondências enviadas e recebidas, registros contábeis, livros de atas, entre outros documentos, observa-se, também, a consolidação desse grupo religioso numa cidade que se projetava regionalmente como polo educacional e cultural. Os documentos preservados pela PIB/Caetité são, portanto, registros particulares das condições sociais e econômicas de uma região sertaneja da Bahia numa época de notáveis transformações, revelando-se como fontes importantes para estudos os mais diversos, além do campo religioso.
- ItemImaginário maçônico na cultura pop: um olhar sobre o livro O Símbolo Perdido, de Dan Brown (2009)(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-07) Silva, Vitória Séfora Azevedo; Souza, Daniela Moura Rocha de; Nascimento, João Batista Vicente do; Nascimento, Jairo Carvalho doO presente trabalho analisa como o livro O Símbolo Perdido, de Dan Brown (2009), contribui para o desenvolvimento do imaginário social contemporâneo sobre a maçonaria. Adotando a perspectiva da História Cultural, com base em autores como Sandra Pesavento, Roger Chartier, Peter Burke e Beatriz Sarlo, investiga-se a obra como uma rica fonte histórica das representações sociais. A análise evidencia que a maçonaria é retratada em três faces. A face real explora características e rituais autênticos da fraternidade, como a arquitetura maçônica de Washington D.C., rituais e símbolos, e reflete sobre o papel contemporâneo da instituição e a reação pública à exposição de seus segredos. A face não explicada/romantizada idealiza e generaliza aspectos, omite e revela certa parcialidade do autor. Já a face mística atribui uma aura de mistério, conectando a maçonaria a segredos, fomentando ideias de superioridade intelectual, círculos de poder e teorias conspiratórias. Ao mesclar elementos reais e ficcionais com estratégias narrativas (cenários autênticos, personagens eruditos), Brown cria uma tênue fronteira que molda a percepção do leitor. Conclui-se que a obra, embora não busque veracidade histórica estrita, alcança verossimilhança, contribuindo para um imaginário maçônico multifacetado. Este oscila entre o fascínio pelo seu secretismo, o respeito por seus valores declarados e a desconfiança alimentada por especulações e teorias conspiratórias.
- ItemInclusão escolar e ensino de história: um estudo de caso sobre os recursos didáticos do AEE no CAPE (Caetité – BA)(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-23) Santos, Daiana de Souza; Correia, Luciana Oliveira; Bomfim, Telma Jaíne da Silva Cardoso Teixeira; Miguel, Antonieta; Rodrigues, Deyvis NascimentoO presente trabalho investiga estratégias didáticas inclusivas para o ensino de História, voltadas a estudantes com necessidades educativas especificas, em especial estudantes com Deficiência Intelectual nos anos finais do ensino regular. A pesquisa foi realizada no Centro de Apoio Pedagógico Especializado (CAPE) de Caetité, por meio de um estudo de caso, utilizando os seguintes instrumentos de análise: observação da cultura escolar, análise documental e aplicação de questionários a docentes do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Fundamentada nos princípios da educação inclusiva e na superação de práticas excludentes, analisado por (Diniz, 2007; Mendes, 2006; Pereira, 2009), e na intelectualidade docente conceituada por (Tardif, 2014), esta investigação busca compreender como o conhecimento histórico (Schmidt, 2020) é mediado nas práticas pedagógicas das professoras de AEE do centro. Os resultados contribuíram para a elaboração de um portfólio digital, visando valorizar a intelectualidades das professoras do centro, bem como servir de recurso de apoio à inclusão e à formação docente. Embora não traga respostas conclusivas, o estudo pretende ampliar o debate na área da Educação Histórica, frente à escassez de pesquisas sobre o tema.
- Item“Porque cantar parece com não morrer”: a resistência das intérpretes: Elis Regina, Gal Costa e Rita Lee na ditadura militar brasileira(Universidade do Estado da Bahia, 2025-08-19) Gomes, Ana Clara Cardoso; Aguiar, Lielva Azevedo; Aguiar, Lielva Azevedo; Nogueira , Maria Lúcia Porto; Souza, Daniela Moura Rocha deO trabalho que se segue buscou ao decorrer de sua narrativa suscitar discussões e analisar o fenômeno da Ditadura Militar brasileira através da resistência incorporada pelas intérpretes Elis Regina, Gal Costa e Rita Lee. No período do regime, mesmo com trajetórias distintas, as artistas são atravessadas pelo aparato instalado para censurar e punir. Todavia, encontraram em suas músicas e em seus comportamentos artísticos meios para sobreviver ao sistema que matava de maneira institucionalizada. Dessa forma, busco nesse artigo, historicizar o período de regime através da óptica musical e das relações de gênero, partindo do pressuposto que a ditadura foi de fato cruel, sobretudo com as mulheres. Devido ao caráter conservador dos governos militares, o recorte de gênero e classe também contou nas decisões do que para eles era considerado subversivo ou não, por esse motivo, a ditadura também precisa ser vista como um processo que fez vigorar o recorte de gênero e sexualidade.
- ItemSindicato dos Trabalhadores Rurais de Caetité: história, trajetória de luta e formação.(2025-07-10) Oliveira, Fabrícia de Souza; Silva, Genilson Ferreira da; Santos, Wilson da Silva; Sampaio, Joslan SantosO artigo trata de discutir sobre o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caetité/Ba, no contexto da ditadura, mais especificadamente entre os anos de 1978 e 1985. Tem como objetivo investigar a luta do movimento sindical nesse período e justifica-se pela necessidade de aprofundamento do assunto de modo a melhor esclarecer a formação e a progressão desse sindicato. A pesquisa segue a linha de pensamento marxista focando na discussão da exploração econômica no processo de trabalho e nas lutas do trabalhador na defesa de seus interesses contra o capital. A problematização está voltada para o questionamento de como o sindicato passou a ter direito a existência dentro desse período do regime militar nesse processo de luta por garantias trabalhistas. A pesquisa faz o levantamento das questões históricas e metodológicas, trata também sobre o movimento histórico sindical no campo e na cidade e ainda apresenta o sindicato dos trabalhadores rurais de Caetité dentro desse recorte temporal.
- ItemVestígios da ocupação indígena no Alto Sertão Baiano: uma análise a partir do acervo arqueológico do MASB(Universidade do Estado da Bahia, 2025-08-18) Pereira, Taislane Caldas; Aguiar, Lielva Azevedo; Freitas, Juliana; Dutra, Nivaldo Osvaldo; Oliveira, LucasEste artigo tem como objetivo refletir sobre os processos de ocupação humana no território de Caetité (BA), a partir da análise do acervo arqueológico do Museu do Alto Sertão da Bahia (MASB), uma instituição construída por iniciativa comunitária. O acervo gerado, e as pesquisas realizadas durante o licenciamento ambiental de empreendimentos eólicos entre os leilões 2009 e 2013, reúnem diversos materiais, incluindo líticos, cerâmicas, além de objetos e estruturas mais recentes. Por meio de uma abordagem qualitativa, utilizando pesquisa documental, observação direta nos sítios arqueológicos e análise do acervo no museu, buscou-se compreender como esses vestígios materializam a memória e identidade das populações que habitaram a região. A investigação dialoga com conceitos da Arqueologia, História e Etno-História para valorizar a presença indígena e os modos de vida sertanejos, reconhecendo a importância da Arqueologia como ferramenta de resistência e reconstrução de narrativas subalternizadas. O estudo evidencia a necessidade de articulação entre Arqueologia e História para ampliar o entendimento sobre as ocupações do Alto Sertão baiano.
- ItemVozes de resistência na origem do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Guanambi e Região em 1990(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-09) Castro, Paulo Henrique Malheiros de; Silva, Genilson Ferreira da; Silva, Genilson Ferreira da; Souza, Daniela Moura Rocha de; Santos, Wilson da SilvaEste trabalho analisa a fundação do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Guanambi e Região - SISPUMUR em 1990 e seu impacto nos trabalhadores municipais. O objetivo é documentar as dificuldades enfrentadas antes da criação do sindicato em um período em que o neoliberalismo estava em proeminência, relaciona-se a temática com a História Política e a História do Tempo Presente, além de observar que essa criação foi dificultada pelo aspecto coronelista da política municipal em relação as questões trabalhistas. O método utilizado incluiu a análise de documentos primários nunca antes tocados por um pesquisador, conta também com um estudo bibliográfico sobre a temática, além disso é feito a análise do Documentário 30 anos de SISPUMUR part. 01 de 2022 que aborda sobre essa criação. Os resultados mostram que, antes do SISPUMUR, os servidores enfrentavam baixos salários, condições de trabalho precárias e falta de representação. A fundação do sindicato, liderada por figuras como Marinalva Nunes Fernandes, enfrentou resistência, mas trouxe melhorias significativas, como melhores condições de trabalho e aumentos salariais. As conclusões destacam que a criação do SISPUMUR foi essencial para transformar a realidade dos trabalhadores municipais, exemplificando a importância da organização coletiva na promoção de mudanças sociais e trabalhistas, resultando em maior justiça e dignidade para os servidores.