Licenciatura em História - DCH6
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- ItemSindicato dos Trabalhadores Rurais de Caetité: história, trajetória de luta e formação.(2025-07-10) Oliveira, Fabrícia de Souza; Silva, Genilson Ferreira da; Santos, Wilson da Silva; Sampaio, Joslan SantosO artigo trata de discutir sobre o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caetité/Ba, no contexto da ditadura, mais especificadamente entre os anos de 1978 e 1985. Tem como objetivo investigar a luta do movimento sindical nesse período e justifica-se pela necessidade de aprofundamento do assunto de modo a melhor esclarecer a formação e a progressão desse sindicato. A pesquisa segue a linha de pensamento marxista focando na discussão da exploração econômica no processo de trabalho e nas lutas do trabalhador na defesa de seus interesses contra o capital. A problematização está voltada para o questionamento de como o sindicato passou a ter direito a existência dentro desse período do regime militar nesse processo de luta por garantias trabalhistas. A pesquisa faz o levantamento das questões históricas e metodológicas, trata também sobre o movimento histórico sindical no campo e na cidade e ainda apresenta o sindicato dos trabalhadores rurais de Caetité dentro desse recorte temporal.
- ItemA Revista do Ensino Primário (1892-1893): uma análise sobre as possibilidades de pesquisa, os discursos e a atuação Intelectual do professorado primário baiano.(Universidade do Estado da Bahia, 2025) Barbosa, Carla Nogueira; Miguel, Antonieta; Sousa, Ladjane Alves; Matos, Fernanda de OliveiraEste trabalho segue o formato multipaper, no qual reúne dois artigos que se complementam tendo como foco principal o periódico A Revista do Ensino Primário, fundada em 1892 por quatro professores primários da Instrução pública da Bahia. No primeiro artigo, intitulado A Revista do Ensino Primário (1892-1893) e as Possibilidades de Pesquisa Sobre o Professorado Baiano, é abordada a Revista do Ensino Primário a partir da apresentação de suas principais discussões e aspectos históricos e das possibilidades de pesquisa possíveis, sobre o professorado baiano, principalmente, e da História da educação baiana, considerando a importância desse periódico como fonte histórica. Enquanto o segundo artigo A Revista do Ensino Primário (1892-1893): Discursos e Atuação Política e Intelectual do Professorado Baiano na Construção da Reforma Educacional de 1895, dá ênfase a uma das possiblidades de pesquisa evidenciadas no primeiro artigo que foi a atuação política e intelectual desses professores durante a construção da reforma educacional de 1895 na Bahia. Nesse artigo, destaca-se a análise da trajetória desses professores conjugada a aspectos teóricos e metodológicos pertinentes a atuação intelectual docente, bem como suas formas de expressão e organização. Além disso, destaca-se reflexões acerca do alcance dessas manifestações político-intelectuais para a História da Educação. os dois artigos, em conjunto revelam aspectos importantes tanto sobre a Revista do Ensino Primário enquanto fonte histórica, como também amplia o conhecimento histórico sobre a história do professorado baiano, e da História da educação baiana.
- ItemA ansiedade: uma anàlise à luz da História dos Sentimentos(Universidade do Estado da Bahia, 0025-07-25) Guimarães, Nayra Poliana Morais; Correia, Luciana Oliveira; Miguel, Antonieta; Fernandes, Thalita; Guimarães, Nayra Poliana MoraisEste estudo tem como objetivo analisar a ansiedade não apenas como uma condição psicológica individual, mas como um fenômeno social e histórico, refletindo as transformações sociais, culturais e políticas da contemporaneidade. A pesquisa busca compreender como a ansiedade se configura como um dos principais traços da subjetividade, especialmente em contextos como o universitário, onde as pressões por desempenho acadêmico e as incertezas sobre o futuro intensificam esse sentimento. A metodologia adotada é qualitativa, com foco em uma revisão bibliográfica aprofundada sobre a ansiedade. A pesquisa analisa as contribuições teóricas desses pensadores, que abordam a ansiedade dentro das esferas da lógica neoliberal, da precarização da vida e da insegurança estrutural. Importa salientar ainda que, a metodologia histórica da História das Emoções é utilizada para compreender a ansiedade como um fenômeno socialmente construído ao longo do tempo. A análise revelou que a ansiedade na contemporaneidade está profundamente ligada à lógica neoliberal de performance e produtividade, que intensifica a cobrança por resultados e sucesso. Essa pressão social, associada à precarização das condições de vida e à instabilidade no mercado de trabalho, gera um ambiente de insegurança constante, especialmente no contexto universitário. A ansiedade não é apenas uma experiência interna, mas uma resposta coletiva às transformações estruturais da sociedade moderna. Conclui-se que a ansiedade, embora frequentemente tratada como um transtorno psicológico, deve ser entendida também como uma construção social e histórica, refletindo as exigências e incertezas da sociedade contemporânea.
- ItemInclusão escolar e ensino de história: um estudo de caso sobre os recursos didáticos do AEE no CAPE (Caetité – BA)(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-23) Santos, Daiana de Souza; Correia, Luciana Oliveira; Bomfim, Telma Jaíne da Silva Cardoso Teixeira; Miguel, Antonieta; Rodrigues, Deyvis NascimentoO presente trabalho investiga estratégias didáticas inclusivas para o ensino de História, voltadas a estudantes com necessidades educativas especificas, em especial estudantes com Deficiência Intelectual nos anos finais do ensino regular. A pesquisa foi realizada no Centro de Apoio Pedagógico Especializado (CAPE) de Caetité, por meio de um estudo de caso, utilizando os seguintes instrumentos de análise: observação da cultura escolar, análise documental e aplicação de questionários a docentes do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Fundamentada nos princípios da educação inclusiva e na superação de práticas excludentes, analisado por (Diniz, 2007; Mendes, 2006; Pereira, 2009), e na intelectualidade docente conceituada por (Tardif, 2014), esta investigação busca compreender como o conhecimento histórico (Schmidt, 2020) é mediado nas práticas pedagógicas das professoras de AEE do centro. Os resultados contribuíram para a elaboração de um portfólio digital, visando valorizar a intelectualidades das professoras do centro, bem como servir de recurso de apoio à inclusão e à formação docente. Embora não traga respostas conclusivas, o estudo pretende ampliar o debate na área da Educação Histórica, frente à escassez de pesquisas sobre o tema.
- ItemEntre fé e cultura: o avanço do protestantismo batista no Alto Sertão Baiano (1960-1970)(Universidade do Estado da Bahia, 2025-09-02) Câmara, Diego Souza; Oliveira, Viviane Rego; Aguiar, Lielva Azevedo; Nascimento, João Batista Vicente do; Cotrim, Carla Graciela Chaves de CastroEste artigo discute aspectos em torno do adentramento do protestantismo no Brasil, a partir da experiência de implantação e expansão da Primeira Igreja Batista de Caetité, fundada em 1971, após ter funcionado, desde 1969, como congregação da Primeira Igreja Batista de Bom Jesus da Lapa - cidade que, à época, já atraía uma das romarias mais conhecidas do país. A partir de entrevistas e documentos institucionais observam-se as estratégias de evangelização utilizadas nas primeiras décadas de funcionamento da referida igreja, especialmente em contraponto à predominância do catolicismo regional, considerando, além da mencionada rota de romaria, que Caetité sediava uma Diocese desde 1913. A partir do seu arquivo, constituído por correspondências enviadas e recebidas, registros contábeis, livros de atas, entre outros documentos, observa-se, também, a consolidação desse grupo religioso numa cidade que se projetava regionalmente como polo educacional e cultural. Os documentos preservados pela PIB/Caetité são, portanto, registros particulares das condições sociais e econômicas de uma região sertaneja da Bahia numa época de notáveis transformações, revelando-se como fontes importantes para estudos os mais diversos, além do campo religioso.