Licenciatura em História - DCH6
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Submissões Recentes
- ItemVestígios da ocupação indígena no Alto Sertão Baiano: uma análise a partir do acervo arqueológico do MASB(Universidade do Estado da Bahia, 2025-08-18) Pereira , Taislane Caldas; Aguiar, Lielva Azevedo; Freitas, Juliana; Dutra, Nivaldo Osvaldo; Oliveira, LucasEste artigo tem como objetivo refletir sobre os processos de ocupação humana no território de Caetité (BA), a partir da análise do acervo arqueológico do Museu do Alto Sertão da Bahia (MASB), uma instituição construída por iniciativa comunitária. O acervo gerado, e as pesquisas realizadas durante o licenciamento ambiental de empreendimentos eólicos entre os leilões 2009 e 2013, reúnem diversos materiais, incluindo líticos, cerâmicas, além de objetos e estruturas mais recentes. Por meio de uma abordagem qualitativa, utilizando pesquisa documental, observação direta nos sítios arqueológicos e análise do acervo no museu, buscou-se compreender como esses vestígios materializam a memória e identidade das populações que habitaram a região. A investigação dialoga com conceitos da Arqueologia, História e Etno-História para valorizar a presença indígena e os modos de vida sertanejos, reconhecendo a importância da Arqueologia como ferramenta de resistência e reconstrução de narrativas subalternizadas. O estudo evidencia a necessidade de articulação entre Arqueologia e História para ampliar o entendimento sobre as ocupações do Alto Sertão baiano.
- Item“Porque cantar parece com não morrer”: a resistência das intérpretes: Elis Regina, Gal Costa e Rita Lee na ditadura militar brasileira(Universidade do Estado da Bahia, 2025-08-19) Gomes, Ana Clara Cardoso; Aguiar, Lielva Azevedo; Aguiar, Lielva Azevedo; Nogueira , Maria Lúcia Porto; Souza, Daniela Moura Rocha deO trabalho que se segue buscou ao decorrer de sua narrativa suscitar discussões e analisar o fenômeno da Ditadura Militar brasileira através da resistência incorporada pelas intérpretes Elis Regina, Gal Costa e Rita Lee. No período do regime, mesmo com trajetórias distintas, as artistas são atravessadas pelo aparato instalado para censurar e punir. Todavia, encontraram em suas músicas e em seus comportamentos artísticos meios para sobreviver ao sistema que matava de maneira institucionalizada. Dessa forma, busco nesse artigo, historicizar o período de regime através da óptica musical e das relações de gênero, partindo do pressuposto que a ditadura foi de fato cruel, sobretudo com as mulheres. Devido ao caráter conservador dos governos militares, o recorte de gênero e classe também contou nas decisões do que para eles era considerado subversivo ou não, por esse motivo, a ditadura também precisa ser vista como um processo que fez vigorar o recorte de gênero e sexualidade.
- ItemVozes de resistência na origem do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Guanambi e Região em 1990(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-09) Castro, Paulo Henrique Malheiros de; Silva, Genilson Ferreira da; Silva, Genilson Ferreira da; Souza, Daniela Moura Rocha de; Santos, Wilson da SilvaEste trabalho analisa a fundação do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Guanambi e Região - SISPUMUR em 1990 e seu impacto nos trabalhadores municipais. O objetivo é documentar as dificuldades enfrentadas antes da criação do sindicato em um período em que o neoliberalismo estava em proeminência, relaciona-se a temática com a História Política e a História do Tempo Presente, além de observar que essa criação foi dificultada pelo aspecto coronelista da política municipal em relação as questões trabalhistas. O método utilizado incluiu a análise de documentos primários nunca antes tocados por um pesquisador, conta também com um estudo bibliográfico sobre a temática, além disso é feito a análise do Documentário 30 anos de SISPUMUR part. 01 de 2022 que aborda sobre essa criação. Os resultados mostram que, antes do SISPUMUR, os servidores enfrentavam baixos salários, condições de trabalho precárias e falta de representação. A fundação do sindicato, liderada por figuras como Marinalva Nunes Fernandes, enfrentou resistência, mas trouxe melhorias significativas, como melhores condições de trabalho e aumentos salariais. As conclusões destacam que a criação do SISPUMUR foi essencial para transformar a realidade dos trabalhadores municipais, exemplificando a importância da organização coletiva na promoção de mudanças sociais e trabalhistas, resultando em maior justiça e dignidade para os servidores.
- ItemImaginário maçônico na cultura pop: um olhar sobre o livro O Símbolo Perdido, de Dan Brown (2009)(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-07) Silva, Vitória Séfora Azevedo; Souza, Daniela Moura Rocha de; Nascimento, João Batista Vicente do; Nascimento, Jairo Carvalho doO presente trabalho analisa como o livro O Símbolo Perdido, de Dan Brown (2009), contribui para o desenvolvimento do imaginário social contemporâneo sobre a maçonaria. Adotando a perspectiva da História Cultural, com base em autores como Sandra Pesavento, Roger Chartier, Peter Burke e Beatriz Sarlo, investiga-se a obra como uma rica fonte histórica das representações sociais. A análise evidencia que a maçonaria é retratada em três faces. A face real explora características e rituais autênticos da fraternidade, como a arquitetura maçônica de Washington D.C., rituais e símbolos, e reflete sobre o papel contemporâneo da instituição e a reação pública à exposição de seus segredos. A face não explicada/romantizada idealiza e generaliza aspectos, omite e revela certa parcialidade do autor. Já a face mística atribui uma aura de mistério, conectando a maçonaria a segredos, fomentando ideias de superioridade intelectual, círculos de poder e teorias conspiratórias. Ao mesclar elementos reais e ficcionais com estratégias narrativas (cenários autênticos, personagens eruditos), Brown cria uma tênue fronteira que molda a percepção do leitor. Conclui-se que a obra, embora não busque veracidade histórica estrita, alcança verossimilhança, contribuindo para um imaginário maçônico multifacetado. Este oscila entre o fascínio pelo seu secretismo, o respeito por seus valores declarados e a desconfiança alimentada por especulações e teorias conspiratórias.