Licenciatura em História - DCH6

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    A ansiedade: uma anàlise à luz da História dos Sentimentos
    (Universidade do Estado da Bahia, 0025-07-25) Guimarães, Nayra Poliana Morais; Correia, Luciana Oliveira; Miguel, Antonieta; Fernandes, Thalita; Guimarães, Nayra Poliana Morais
    Este estudo tem como objetivo analisar a ansiedade não apenas como uma condição psicológica individual, mas como um fenômeno social e histórico, refletindo as transformações sociais, culturais e políticas da contemporaneidade. A pesquisa busca compreender como a ansiedade se configura como um dos principais traços da subjetividade, especialmente em contextos como o universitário, onde as pressões por desempenho acadêmico e as incertezas sobre o futuro intensificam esse sentimento. A metodologia adotada é qualitativa, com foco em uma revisão bibliográfica aprofundada sobre a ansiedade. A pesquisa analisa as contribuições teóricas desses pensadores, que abordam a ansiedade dentro das esferas da lógica neoliberal, da precarização da vida e da insegurança estrutural. Importa salientar ainda que, a metodologia histórica da História das Emoções é utilizada para compreender a ansiedade como um fenômeno socialmente construído ao longo do tempo. A análise revelou que a ansiedade na contemporaneidade está profundamente ligada à lógica neoliberal de performance e produtividade, que intensifica a cobrança por resultados e sucesso. Essa pressão social, associada à precarização das condições de vida e à instabilidade no mercado de trabalho, gera um ambiente de insegurança constante, especialmente no contexto universitário. A ansiedade não é apenas uma experiência interna, mas uma resposta coletiva às transformações estruturais da sociedade moderna. Conclui-se que a ansiedade, embora frequentemente tratada como um transtorno psicológico, deve ser entendida também como uma construção social e histórica, refletindo as exigências e incertezas da sociedade contemporânea.
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    Inclusão escolar e ensino de história: um estudo de caso sobre os recursos didáticos do AEE no CAPE (Caetité – BA)
    (Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-23) Santos, Daiana de Souza; Correia, Luciana Oliveira; Bomfim, Telma Jaíne da Silva Cardoso Teixeira; Miguel, Antonieta; Rodrigues, Deyvis Nascimento
    O presente trabalho investiga estratégias didáticas inclusivas para o ensino de História, voltadas a estudantes com necessidades educativas especificas, em especial estudantes com Deficiência Intelectual nos anos finais do ensino regular. A pesquisa foi realizada no Centro de Apoio Pedagógico Especializado (CAPE) de Caetité, por meio de um estudo de caso, utilizando os seguintes instrumentos de análise: observação da cultura escolar, análise documental e aplicação de questionários a docentes do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Fundamentada nos princípios da educação inclusiva e na superação de práticas excludentes, analisado por (Diniz, 2007; Mendes, 2006; Pereira, 2009), e na intelectualidade docente conceituada por (Tardif, 2014), esta investigação busca compreender como o conhecimento histórico (Schmidt, 2020) é mediado nas práticas pedagógicas das professoras de AEE do centro. Os resultados contribuíram para a elaboração de um portfólio digital, visando valorizar a intelectualidades das professoras do centro, bem como servir de recurso de apoio à inclusão e à formação docente. Embora não traga respostas conclusivas, o estudo pretende ampliar o debate na área da Educação Histórica, frente à escassez de pesquisas sobre o tema.
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    Entre fé e cultura: o avanço do protestantismo batista no Alto Sertão Baiano (1960-1970)
    (Universidade do Estado da Bahia, 2025-09-02) Câmara, Diego Souza; Oliveira, Viviane Rego; Aguiar, Lielva Azevedo; Nascimento, João Batista Vicente do; Cotrim, Carla Graciela Chaves de Castro
    Este artigo discute aspectos em torno do adentramento do protestantismo no Brasil, a partir da experiência de implantação e expansão da Primeira Igreja Batista de Caetité, fundada em 1971, após ter funcionado, desde 1969, como congregação da Primeira Igreja Batista de Bom Jesus da Lapa - cidade que, à época, já atraía uma das romarias mais conhecidas do país. A partir de entrevistas e documentos institucionais observam-se as estratégias de evangelização utilizadas nas primeiras décadas de funcionamento da referida igreja, especialmente em contraponto à predominância do catolicismo regional, considerando, além da mencionada rota de romaria, que Caetité sediava uma Diocese desde 1913. A partir do seu arquivo, constituído por correspondências enviadas e recebidas, registros contábeis, livros de atas, entre outros documentos, observa-se, também, a consolidação desse grupo religioso numa cidade que se projetava regionalmente como polo educacional e cultural. Os documentos preservados pela PIB/Caetité são, portanto, registros particulares das condições sociais e econômicas de uma região sertaneja da Bahia numa época de notáveis transformações, revelando-se como fontes importantes para estudos os mais diversos, além do campo religioso.
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    Vestígios da ocupação indígena no Alto Sertão Baiano: uma análise a partir do acervo arqueológico do MASB
    (Universidade do Estado da Bahia, 2025-08-18) Pereira, Taislane Caldas; Aguiar, Lielva Azevedo; Freitas, Juliana; Dutra, Nivaldo Osvaldo; Oliveira, Lucas
    Este artigo tem como objetivo refletir sobre os processos de ocupação humana no território de Caetité (BA), a partir da análise do acervo arqueológico do Museu do Alto Sertão da Bahia (MASB), uma instituição construída por iniciativa comunitária. O acervo gerado, e as pesquisas realizadas durante o licenciamento ambiental de empreendimentos eólicos entre os leilões 2009 e 2013, reúnem diversos materiais, incluindo líticos, cerâmicas, além de objetos e estruturas mais recentes. Por meio de uma abordagem qualitativa, utilizando pesquisa documental, observação direta nos sítios arqueológicos e análise do acervo no museu, buscou-se compreender como esses vestígios materializam a memória e identidade das populações que habitaram a região. A investigação dialoga com conceitos da Arqueologia, História e Etno-História para valorizar a presença indígena e os modos de vida sertanejos, reconhecendo a importância da Arqueologia como ferramenta de resistência e reconstrução de narrativas subalternizadas. O estudo evidencia a necessidade de articulação entre Arqueologia e História para ampliar o entendimento sobre as ocupações do Alto Sertão baiano.
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    “Porque cantar parece com não morrer”: a resistência das intérpretes: Elis Regina, Gal Costa e Rita Lee na ditadura militar brasileira
    (Universidade do Estado da Bahia, 2025-08-19) Gomes, Ana Clara Cardoso; Aguiar, Lielva Azevedo; Aguiar, Lielva Azevedo; Nogueira , Maria Lúcia Porto; Souza, Daniela Moura Rocha de
    O trabalho que se segue buscou ao decorrer de sua narrativa suscitar discussões e analisar o fenômeno da Ditadura Militar brasileira através da resistência incorporada pelas intérpretes Elis Regina, Gal Costa e Rita Lee. No período do regime, mesmo com trajetórias distintas, as artistas são atravessadas pelo aparato instalado para censurar e punir. Todavia, encontraram em suas músicas e em seus comportamentos artísticos meios para sobreviver ao sistema que matava de maneira institucionalizada. Dessa forma, busco nesse artigo, historicizar o período de regime através da óptica musical e das relações de gênero, partindo do pressuposto que a ditadura foi de fato cruel, sobretudo com as mulheres. Devido ao caráter conservador dos governos militares, o recorte de gênero e classe também contou nas decisões do que para eles era considerado subversivo ou não, por esse motivo, a ditadura também precisa ser vista como um processo que fez vigorar o recorte de gênero e sexualidade.