Bacharelado em Design - DCET1
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- ItemA comunicação visual como agente transformador da comunicação organizacional(Universidade do Estado da Bahia, 2023) Souza , Emerson Pinho Moreira de; Santos Filho, Eudaldo Francisco dosEste trabalho tem como propósito compreender a comunicação visual como agente transformador da comunicação organizacional e ressaltar sua relevância para alcançar eficácia no processo comunicativo. Para isso, adotou-se o método hipotético-dedutivo, por meio de uma pesquisa bibliográfica, a fim de compreender a evolução da comunicação visual ao longo do tempo e suas implicações na contemporaneidade. Essa abordagem possibilitou uma análise abrangente do papel da comunicação visual nas organizações. A pesquisa iniciou explorando as origens da expressão visual humana, desde as representações pictóricas em cavernas até o advento da escrita e da alfabetização, os quais conferiram uma importância crescente ao aspecto visual na comunicação. Compreendeu-se que a criação da fotografia e a disseminação do cinema ampliaram o alcance do público e estimularam ainda mais a produção visual. Além disso, a Revolução Industrial e as técnicas de reprodução em massa impulsionaram a visualização em larga escala, unindo o design gráfico, a comunicação organizacional e a publicidade através do uso desses recursos visuais. A pesquisa também abordou a importância da comunicação organizacional integrada e como a expressão visual pode contribuir para cada uma de suas áreas. Adicionalmente, discutiram-se os desafios enfrentados pela comunicação organizacional contemporânea, que valoriza a interação social e encara uma alta demanda e uma competição intensa em certos segmentos, juntamente com a escassez de profissionais qualificados. Em síntese, este estudo enfatiza a necessidade de uma comunicação visual eficiente nas organizações para assegurar a geração de valor intangível da marca.
- ItemA contribuição da manifestação cultural afro diaspórica na cultura vestimentar do design de moda contemporâneo da Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2024) Santos, Alana Cristine Gonçalves dos; Santos Filho, Eudaldo Francisco dos; Abreu , Agamenon Bonfim; Santos, Marcus Vinicius de SouzaEste trabalho tem como objetivo explorar a contribuição das manifestações culturais afro-diaspóricas na construção da moda baiana contemporânea, enfatizando sua influência estética e simbólica no design local. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa, exploratória, com analise iconográfica fundamentada nos métodos de Panofsky, focando na obra de estilistas como Carol Barreto, Goya Lopes e Madá Negrif. O estudo realizado identifica traços afro centrados presentes na moda baiana, trazendo ligações com a ancestralidade africana explorando seu impacto na construção da identidade negra no Brasil, principalmente na Bahia. A moda afro-baiana ela expressa, mas que a estética, sendo também utilizada como discurso político de resistência e valorização das raízes africanas. Além disso, a pesquisa reflete sobre o contexto de ressignificações culturais, combinando elementos da diáspora africana com características da cultura local, valorizando as tradições através das releituras contemporâneas na estética vestimentar.
- ItemA gênese da imagem da mulher negra brasileira: uma análise de personagens negras das histórias em quadrinhos dos almanaques do o tico-tico (1918 - 1939)(Universidade do Estado da Bahia, 2021-11-04) Oliveira, Vanessa do Espírito Santo; Santos Filho , Eudaldo Francisco dos; Silveira , Carina dos Santos; Silva , André Luiz Souza da; Souza , Paulo Fernando de Almeida; Carvalho , Rodolfo José Teixeira deEste presente trabalho de conclusão de curso objetiva analisar iconograficamente a representação imagética de personagens negras das histórias em quadrinhos do Almanaque O Tico-Tico, entre os anos 1918 e 1939, elucidando a influência negativa que veículos de comunicação, como revistas impressas de sucesso do século XX, potencializam com a disseminação de imagens racistas e misóginas. As imagens analisadas reforçam e constroem o papel social inferior e subalterno destinado a atores sociais considerados periféricos e de menor importância, tendo em vista a função de permear o imaginário coletivo da sociedade brasileira em grande escala e por longas décadas, condições estabelecidas em favor de uma lógica de dominação econômico-política que têm como alvo o controle social e civilizatório de populações periféricas e subjugadas, com estratificações claras em relação à raça, classe, gênero e sexualidade.
- ItemA história em quadrinhos sua gênese, forma e conteúdo: a investigação do tratamento anatômico dos heróis de Hugo Canuto na construção de uma narrativa sequencial representativa: contos dos orixás(Universidade do Estado da Bahia, 2021) Santos , Manuela de Jesus dos; Mota , Ruan dos Santos Barbosa; Santos Filho, Eudaldo FranciscoAbordamos neste trabalho a forma de expressão gráfica História em Quadrinhos, seus primórdios e principais desdobramentos no Brasil. Por serem ferramentas visuais com características próprias, variados gêneros e estilos, contribuem na formação de conceitos e valores do indivíduo, atuando como ferramenta pedagógica nos seus leitores. A partir disso, verificamos no design de personagem, uma das principais etapas no processo de construção das histórias em quadrinhos, que além de responsáveis pela dinâmica da narrativa, é a representação gráfica de um determinado conceito. Por tanto, nesta pesquisa investigamos as questões gráfico anatômicas aplicadas nos personagens do gênero super-heróis americanos, suas questões arquetípicas e influência no imaginário coletivo. Neste sentido, tomamos como objeto de análise a obra “Contos dos Orixás”, idealizada por Hugo Canuto, artista brasileiro cuja obra apresenta uma narrativa sequencial no formato graphic novel, com personagens super-heróis inspirados nas entidades religiosas de matriz africana. Desta forma, através do método iconográfico propomos uma análise comparativa a fim de verificar a similaridade do estilo de desenho gráfico-anatômico aplicados na representação imagética nos super-heróis de Canuto com os dos comics book americanos, mais precisamente com as produções da editora Marvel Comics.
- ItemA influência do design de interface na experiência do usuário em bancos digitais(Universidade do Estado da Bahia, 2021) Azevedo , Scheilla Santana de; Dias , Josemeire Machado; Sampaio , Marcus Vinícius Cordeiro; Factum, Ana Beatriz SimonO presente projeto dedica-se a abordar a influência do design de interface na experiência do usuário em aplicativos bancários, utilizando conceitos e normas da usabilidade para produtos digitais. O avanço constante das tecnologias trouxe grandes mudanças para o cenário mundial nos últimos anos, seja com a implementação de funcionalidades específicas em sistemas já existentes, seja de forma indireta, influenciando a forma como os indivíduos interagem. Na área financeira, até então considerada como tradicional e burocrática, os incentivos tecnológicos foram vislumbrados de forma gradual e sensível em comparação com outras áreas cuja incorporação da tecnologia representou uma ruptura drástica com um modelo tradicional. A mudança expressiva do segmento financeiro foi notória, entre outros aspectos, pela consolidação das fintechs e bantechs no contexto social, no sentido de atender aos anseios dos usuários insatisfeitos com o modelo de produtos e serviços ofertados, pouco alinhados à nova dinâmica vivenciada pelos clientes. Nessa perspectiva, as novas instituições financeiras passam a colocar o usuário no centro do processo de desenvolvimento para que assim, fosse possível entender as suas necessidades e desenvolver melhores produtos. Partindo dessa premissa, juntamente com o estudo sobre os conceitos de interface, experiência e usabilidade, foi realizada a inspeção da usabilidade com o método da avaliação heurística seguindo critérios de Nielsen no aplicativo da bantech Digio, o que constituiu um dos objetivos específicos do projeto.
- ItemA influência dos videogames na sociedade contemporânea(Universidade do Estado da Bahia, 2024) Santos, Laura Teresa de Carvalho; Santos Filho, Eudaldo Francisco dos; Santos, Rodrigo Luz; Sampaio, Marcus Vinicius CordeiroA pesquisa bibliográfica em questão tem como objetivo explorar a relação recíproca entre videogames e sociedade nos dias atuais. Por meio de uma investigação, é possível identificar como as narrativas dos jogos frequentemente se inspiram em cenas culturais e como os contextos sociais e políticos reverberam na cultura popular, moldando, assim, nosso cotidiano. Os videogames, que em meio século evoluíram de máquinas acionadas por moedas para experiências de realidade aumentada, são mais do que meros passatempos. Eles atingem a todos, mesmo aqueles que nunca pegaram um joystick, e suas histórias permeiam em inúmeras esferas da vida contemporânea. Ademais, a pesquisa ressalta a presença da gamificação nessas criações. A gamificação, fenômeno que incorpora elementos de design de jogos em aplicativos e atividades cotidianas, é um exemplo de como os videogames podem transcender seus próprios limites e se tornar parte integrante de nossa vida diária. Neste sentido, esta pesquisa não somente descreve a influência dos jogos na sociedade, mas também examina como a sociedade intervém nos jogos em retorno. Com isso, espero contribuir para um entendimento mais profundo e matizado do papel dos videogames na contemporaneidade.
- ItemA intencionalidade da comunicação visual na campanha eleitoral do candidato Jair Messias Bolsonaro(Universidade do Estado da Bahia, 2022) Sousa , Fabiana Luz Lobo de; Santos , Rodrigo Luz; Santos Filho, Eudaldo Franciscoo contexto social que norteia o problema desta pesquisa, a partir da linha metodológica de Barbosa Filho (2009), mais adiante, através de dados bibliográficos, traremos ao conhecimento, teorias e argumentos para validar a importância desse trabalho nos campos de atuação da comunicação visual e sua influência no cenário político nacional, seguidos da análise técnica de peças da campanha sob a perspectiva metodológica de Panofsky (2007), por fim, estes autores trarão suas percepções e conclusões a respeito do objeto dessa monografia.
- ItemAnálise da imagem de peças de marketing: Os cartazes dos filmes da franquia Marvel.(Universidade do Estado da Bahia, 2023) Roriz , Gabriela; Santos , Tiago; Santos Filho , Eudaldo Francisco dosA presente pesquisa tem como objetivo analisar a iconografia presente nos cartazes dos filmes da franquia Marvel (2008-2023). Além disso, busca-se destacar a importância histórica da Marvel e o poder visual desses cartazes. O estudo é baseado na coleta de informações diretamente dos próprios cartazes, utilizando-os como guia para análise de elementos como tipografia, paletas cromáticas, forma, elementos gráficos, entre outros. Por fim, o estudo busca proporcionar uma compreensão mais profunda por meio da análise dos cartazes, explorando os motivos que levaram à ordem e posição de cada elemento gráfico presente nas peças, e culmina em uma conclusão.
- ItemARQUÉTIPOS DO CANDOMBLÉ E SEU CONTRIBUTO AO DESIGN SOTEROPOLITANO(2017) Mata, Viviane Pereira daUma das características marcantes do Brasil é ser um país multicultural, fator que agregou valores na cultura nacional, fruto da integração dos povos que aqui viviam e aqui chegaram. Dentre aqueles que constituem a sociedade brasileira, temos o povo descendente dos povos trazidos em condição de escravos. A influência da cultura africana é percebida na culinária, na música, da dança, no vocabulário, na religiosidade e também no design, uma vez que este reflete a cultura de um povo, de um lugar. É sabido que ramos da ciência, como a antropologia, investiga essas influências, porém pouco é encontrado a respeito do legado da cultura dos filhos da África e o design. Esta monografia, é resultado da investigação do emprego das referências provenientes dos arquétipos dos Orixás do Candomblé, representantes de uma pequena parcela da cultura afrodescendente integrada e adquirida, demonstrando como repercute essa influência no design contemporâneo na cidade de Salvador, principal destino dos africanos escravizados que deu ao Brasil, elementos capazes de reafirmar a singularidade de sua identidade, fortalecendo a originalidade e a riqueza de seu povo também no Design. Através de uma revisão de bibliografia, de conversas com fiéis e realizando um levantamento de exemplos do emprego de arquétipos dos Orixás na produção do Design soteropolitano. Como resultado ter-se-á uma catalogação do material levantado, que será utilizado a posteriori para a produção de uma publicação sobre o design referenciado na cultura afro-brasileira e mais especificamente nos arquétipos do Candomblé.
- ItemAs contribuições do designer para projetos instrucionais(2024) Reis, Daniela Nascimento dos; Santos Filho, Eudaldo Francisco dos; Santos, Rodrigo LuIz; Sarmento, Ana Carolina de LimaO atual panorama da educação e da pedagogia engloba o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Este fenômeno pressupõe métodos de ensino-aprendizagem adequados para sua eficácia, que é alcançado por meio do projeto instrucional, um processo de elaboração de produtos educacionais. Considerando a importância que o designer tem em aperfeiçoar o processo, este tratado visa listar as contribuições do desse profissional em tais projetos. Através da pesquisa bibliográfica e documental nos temas design e design instrucional, a confluência destes universos teóricos e de comentários acerca da produção de um projeto instrucional na prática, esta pesquisa evidencia a prática profissional, a importância e as implicações do designer na área pedagógica.
- ItemA atividade do Design aplicada na formação dos professores da disciplina de artes: como o pensamento utilizado na atividade do design pode auxiliar os profissionais de educação de artes.(2017-07-21) Paixão, Rebeca AraujoEste trabalho tem como objetivo apresentar a possibilidade da utilização do Design como uma ferramenta pedagógica que auxilie professores da área de artes de forma que possibilite uma melhora na didática e desenvolvimento da disciplina e aprendizagem do aluno. Para isso a pesquisa foi delimitada em mostrar a importância da arte na educação e desenvolvimento do indivíduo e da aprendizagem, a forma como o design educacional pode auxiliar num melhor ensino-aprendizagem através do desenvolvimento do pensamento utilizado na atividade do design e como o design emocional pode ser aplicado na educação e servir como uma ferramenta que potencialize o ensino-aprendizagem. A busca por ferramentas pedagógicas que auxiliem no aperfeiçoamento do ensino-aprendizagem tem sido constante. Núcleos de pesquisa em arquiteturas pedagógicas dedicam-se a desenvolver projetos que levem a uma reinvenção da educação e processos pedagógicos. Apesar do design na educação ser algo novo no Brasil, em outros países já é pesquisado e até mesmo aplicado como na Inglaterra onde o design já faz parte de algumas disciplinas. Para compreensão do caso estudado e alcance dos objetivos da pesquisa desenvolveu-se buscas e investigações acerca de tudo que relacionava-se ao problema finalizando com a construção de recomendações a professores da disciplina de artes aplicando o Design Educacional em prol de levar a uma reflexão da didática trabalhada e dos métodos utilizados na disciplina com o objetivo de facilitar o processo de ensino-aprendizagem, levantando-se parâmetros e características necessários ao professor. Tais pesquisas partiram com base em metodologias de projeto em design onde a partir do conhecimento e estudo do problema pode-se chegar a solução.
- ItemAtualização do website da empresa Diálise Comércio e Importação LTDA(UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA, 2025-07-04) Mattos, Diego Barbosa; Santos, Marcus Vinícius de Sousa; Silva, Adriana Sousa Fernandes da; Dias, Josemeire MachadoNo início do século XXI, a internet passou a fazer parte da vida das pessoas e, atualmente, empresas de diferentes portes utilizam cada vez mais os meios digitais para obter notoriedade e atrair possíveis clientes. Por meio de websites modernos, anúncios em plataformas e redes sociais institucionais, amplia-se a comunicação com o público no ambiente virtual. Nesse cenário competitivo, torna-se imprescindível dispor de uma infraestrutura digital atualizada, eficiente e atrativa. Este trabalho descreve o processo de atualização do website de uma empresa da área de saúde, com foco em oferecer uma plataforma de comunicação clara, objetiva e de fácil atualização, além de fortalecer o posicionamento da marca e apoiar o processo de vendas. Foram aplicadas metodologias como Análise SWOT, as 10 Heurísticas de Nielsen para testes de usabilidade e o Design Thinking, garantindo foco no usuário. Como resultado, o projeto foi bem-sucedido, culminando na publicação de um novo website, mais funcional, responsivo e alinhado às necessidades da empresa e de seus usuários.
- ItemBranding para instituição de ensino de médio porte: projeto de identidade visual corporativa para o instituto presbiteriano de educação (Piritiba-Ba)(Universidade do Estado da Bahia, 2023) Reis , Fernando Oliveira Aragão Lopes; Santos Filho, Eudaldo Francisco dosO presente projeto teve como objetivo a criação de uma Identidade Visual Corporativa para o Instituto Presbiteriano de Educação, localizado à cidade de Piritiba- BA. O trabalho buscou suprir carências relativas à Identidade Visual e à gestão de marca da instituição observadas em momento preliminar. O método de investigação foi uma pesquisa qualitativa-quantitativa, a coleta de dados ocorreu via questionário com análise descritiva dos dados. Com base na análise das informações coletadas via matriz Ansoff, delimitou-se o perfil organizacional da instituição e estabeleceu-se um plano de ação voltado à manutenção da marca que culminou no projeto de um Manual de Identidade Visual corporativa para atender adequadamente às necessidades da escola.
- ItemComunicação e identidade visual em eventos: a evolução do design gráfico nas olimpíadas de 1986 a 2024(Universidade do Estado da Bahia, 2024) Santos, Joale Menezes Correia; Souza, Vitória Alves de; Santos Filho, Eudaldo Francisco dos; Dias, Josemeire Machado; Silva, Adriana Sousa Fernandes daO design desempenha um papel fundamental no desenvolvimento e percepção da comunicação visual em eventos de grande magnitude, assim como se observa nos Jogos Olímpicos. Essa pesquisa, tem como objetivo desenvolver uma análise da linha histórica do Design de Identidade Visual em diferentes edições de verão dos Jogos Olímpicos. A partir dos universos teóricos de design, identidade visual, eventos e olimpíadas, foram desenvolvidas uma pesquisa imagética e uma análise dessas edições, utilizando os princípios da Gestalt apresentadas pelo autor Rudolf Arnheim. Para as análises, uma estrutura de quadro foi criada a fim de identificar os princípios presentes nas peças principais de cada ano, destacando a evolução do design, levando em consideração o contexto histórico, político, socioeconômico e cultural de cada período. Ao fim das análises observou-se que, nos Jogos Olímpicos, desde 1896, a evolução do evento reflete um crescimento na organização e na comunicação visual, com a utilização de recursos tecnológicos e sistemas gráficos cada vez mais sofisticados e aplicáveis. Com isso, demonstra a importância da inserção do design como construtor e difusor de conhecimento e valores, através da comunicação visual que foram inseridos e propagados ao longo do evento.
- ItemCONEXO - A publicização da nomofobia através das mídias sociais(2017-07-27) Lordelo, BiancaOs avanços tecnológicos provocaram muitas em muitas áreas ligadas à vida humana, trazendo inúmeros benefícios. A evolução do telefone celular para o smartphone foi uma delas. A rotina hoje, torna-se muito mais prática com a ajuda do aparelho. No entanto, apesar dos benefícios, a inserção dos smartphones no dia-a-dia, bem como aparelhos semelhantes, fizeram surgir uma nova patologia ligada ao uso abusivo dos mesmos: a nomofobia. Apesar da intensidade e proporção que a patologia tomou, a nomofobia é pouco notada e discutida na sociedade. Deste modo, o presente projeto discorre sobre a importância de notabilizar a nomofobia, investigando conceitos e teorias inerentes a questão. A partir de fundamentação teórica, análises, observações e outros meios de pesquisa, tem-se como principal propósito do projeto produzir um conteúdo audiovisual e um ambiente digital a fim de notabilizar e fornecer informações sobre a patologia. Espera-se que, além de visibilidade, este projeto contribua para a discussão em meio acadêmico e social acerca da nomofobia e também para a catalogação da mesma no Manual Diagnóstico Estatístico de Transtornos Mentais. Palavras-chave: Nomofobia, Transtorno mental; Audiovisual; Design; Curta
- ItemAs cores no Marketing: Estudo de caso: Marca do McDonald’s(2017-07-16) Rocha, GabrieleEste trabalho visa contribuir para a aplicação da cor em marcas, tendo uma das maiores empresas de fastfood do mundo, a McDonald’s, como estudo de caso, observando aspectos que influenciam a utilização da cor no marketing da empresa.
- ItemDesenvolvimento do site do curso de design na uneb: uma experiência colaborativa com alunos e professores do curso.(Universidade do Estado da Bahia, 2023) Lyra , Breno Palmeira de Britto; Dias , Josemeire MachadoO presente trabalho de conclusão de curso consiste na concepção de um protótipo para um portal de informações do curso de Design na Universidade do Estado da Bahia, com o objetivo de facilitar a veiculação das informações sobre o curso de Design e as suas possibilidades, bem como formar uma comunidade acadêmica mais informada e com mais opções. Para esse projeto, foi aplicada a metodologia do Diamante Duplo, com suas quatro etapas: descobrir, definir, elaborar e entregar. O processo se deu através da pesquisa das dores e entendimento do problema, benchmarking, levantamento e compilação de dados para insights, criação de wireframes e telas em alta fidelidade. Nesse projeto, surgiu a necessidade de aplicar conhecimentos de design de experiência do usuário, design de interfaces e design emocional. Assim, apresentamos como resultados da pesquisa um protótipo de um portal de informações sobre o curso de Design na Universidade do Estado da Bahia, levando em conta as necessidades mapeadas com a comunidade de alunos.
- ItemDesign de personagens em jogos digitais: uma análise sobre a relação entre narrativa, visualidade e character design aplicada ao jogo League of Legends(Universidade do estado da Bahia, 2024) Carvalho, Breno Ribeiro Morato de; Almeida, Djalma Fiuza; Santos, Rodrigo Luz; Machado, Andrea de MatosEste trabalho apresenta um estudo e realiza uma análise de design de personagens em jogos digitais, com ênfase na interação entre narrativa, visualidade e design de personagens no jogo League of Legends. Busca-se neste um entendimento acerca dos paradigmas predominantemente adotados pela indústria de jogos na criação de personagens, destacando padrões de execução frequentemente desalinhados com o aspecto narrativo desses designs. A pesquisa conta com um levantamento histórico acerca da natureza narrativa da produção visual, que elucida a evolução dos signos enquanto elementos centrais para o entendimento das relações entre narrativa e design. A partir de uma análise detalhada e multidisciplinar de três personagens selecionados, fundamentado, entre outras abordagens, na teoria semiótica de Peirce, o estudo estabelece conexões contextuais que consideram o quadrinômio de fatores sociais, tecnológicos, culturais e temporais, com o aprofundamento dos resultados visando contribuir para a compreensão sobre como a narrativa e o design visual podem convergir de forma eficaz no desenvolvimento de personagens, promovendo uma integração mais orgânica entre estética e narrativa no contexto de jogos digitais.
- ItemDesign de superfície e identidade local: projeto de estamparia em tecido(Universidade do Estado da Bahia, 2024) Bomfim, Maicon da Luz; Almeida, Djalma Fiuza; Machado, Andrea de Matos; Silva, Adriana Sousa Fernandes daEste trabalho descreve um projeto de desenvolvimento de uma estamparia para tecidos que referencia elementos histórico-culturais da cidade de Valença, Bahia. O objetivo central deste projeto é apresentar um produto de design que busca valorizar a cultura do território de identidade do Baixo Sul. Para seu desenvolvimento, foi referenciada a metodologia de Bruno Munari (1998), esta pesquisa possibilitou uma exploração criativa ampla, permitindo a experimentação de diferentes tipos de tecidos, cores, elementos e texturas. Como resultado dessa abordagem é apresentada uma estampa que busca a preservação e celebração das raízes culturais da região. Este estudo contribui para a compreensão da intersecção entre design, cultura e identidade regional, enfatizando a importância do resgate e incorporação de elementos culturais em práticas de design para a promoção da diversidade e da valorização cultural.
- ItemDesign estratégico e gestão de marca para influenciadores digitais(Universidade do Estado da Bahia, 2024) Seger, Claudia Ikeda; Santos Filho, Eudaldo Francisco dos; Dias, Josemeire Machado; Santos, Neymar Leonardo dosA evolução das tecnologias de informação e comunicação, associadas à massificação do uso da internet, propiciaram o surgimento de uma organização nativa do ambiente virtual: os criadores de conteúdo. Esses indivíduos não só competem com a mídia tradicional, criando e divulgando suas próprias produções, como se destacam enquanto entes que intermediam a relação entre grandes marcas e as audiências que elas pretendem atingir. Com base nessa observação, esta pesquisa tem como objetivo geral, analisar o papel da gestão de marca, através do design estratégico, na gestão da carreira do influenciador digital. Dado a natureza emergente do tema, foi necessário realizar uma pesquisa exploratória através de uma revisão bibliográfica sistemática, abrangendo os conceitos de organização, comunicação organizacional, marca, planejamento estratégico, gestão de marca e design estratégico, com o intuito de estabelecer uma conexão entre esses universos teóricos e a prática dos criadores de conteúdo. Ao final da pesquisa, constatou-se que, em um mercado competitivo como a Creator Economy, o design estratégico, aliado à construção e gestão de marca, atua como uma ferramenta capaz de otimizar e perenizar a carreira do criador de conteúdo. Em síntese, adotar um planejamento estratégico, que explore de maneira assertiva os ativos e passivos do brand equity da marca, é vital para a própria sobrevivência e longevidade desse novo tipo de organização.
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