Bacharelado em Design - DCET1
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- ItemA comunicação visual como agente transformador da comunicação organizacional(Universidade do Estado da Bahia, 2023) Souza , Emerson Pinho Moreira de; Santos Filho, Eudaldo Francisco dosEste trabalho tem como propósito compreender a comunicação visual como agente transformador da comunicação organizacional e ressaltar sua relevância para alcançar eficácia no processo comunicativo. Para isso, adotou-se o método hipotético-dedutivo, por meio de uma pesquisa bibliográfica, a fim de compreender a evolução da comunicação visual ao longo do tempo e suas implicações na contemporaneidade. Essa abordagem possibilitou uma análise abrangente do papel da comunicação visual nas organizações. A pesquisa iniciou explorando as origens da expressão visual humana, desde as representações pictóricas em cavernas até o advento da escrita e da alfabetização, os quais conferiram uma importância crescente ao aspecto visual na comunicação. Compreendeu-se que a criação da fotografia e a disseminação do cinema ampliaram o alcance do público e estimularam ainda mais a produção visual. Além disso, a Revolução Industrial e as técnicas de reprodução em massa impulsionaram a visualização em larga escala, unindo o design gráfico, a comunicação organizacional e a publicidade através do uso desses recursos visuais. A pesquisa também abordou a importância da comunicação organizacional integrada e como a expressão visual pode contribuir para cada uma de suas áreas. Adicionalmente, discutiram-se os desafios enfrentados pela comunicação organizacional contemporânea, que valoriza a interação social e encara uma alta demanda e uma competição intensa em certos segmentos, juntamente com a escassez de profissionais qualificados. Em síntese, este estudo enfatiza a necessidade de uma comunicação visual eficiente nas organizações para assegurar a geração de valor intangível da marca.
- ItemA gênese da imagem da mulher negra brasileira: uma análise de personagens negras das histórias em quadrinhos dos almanaques do o tico-tico (1918 - 1939)(Universidade do Estado da Bahia, 2021-11-04) Oliveira, Vanessa do Espírito Santo; Santos Filho , Eudaldo Francisco dos; Silveira , Carina dos Santos; Silva , André Luiz Souza da; Souza , Paulo Fernando de Almeida; Carvalho , Rodolfo José Teixeira deEste presente trabalho de conclusão de curso objetiva analisar iconograficamente a representação imagética de personagens negras das histórias em quadrinhos do Almanaque O Tico-Tico, entre os anos 1918 e 1939, elucidando a influência negativa que veículos de comunicação, como revistas impressas de sucesso do século XX, potencializam com a disseminação de imagens racistas e misóginas. As imagens analisadas reforçam e constroem o papel social inferior e subalterno destinado a atores sociais considerados periféricos e de menor importância, tendo em vista a função de permear o imaginário coletivo da sociedade brasileira em grande escala e por longas décadas, condições estabelecidas em favor de uma lógica de dominação econômico-política que têm como alvo o controle social e civilizatório de populações periféricas e subjugadas, com estratificações claras em relação à raça, classe, gênero e sexualidade.
- ItemA história em quadrinhos sua gênese, forma e conteúdo: a investigação do tratamento anatômico dos heróis de Hugo Canuto na construção de uma narrativa sequencial representativa: contos dos orixás(Universidade do Estado da Bahia, 2021) Santos , Manuela de Jesus dos; Mota , Ruan dos Santos Barbosa; Santos Filho, Eudaldo FranciscoAbordamos neste trabalho a forma de expressão gráfica História em Quadrinhos, seus primórdios e principais desdobramentos no Brasil. Por serem ferramentas visuais com características próprias, variados gêneros e estilos, contribuem na formação de conceitos e valores do indivíduo, atuando como ferramenta pedagógica nos seus leitores. A partir disso, verificamos no design de personagem, uma das principais etapas no processo de construção das histórias em quadrinhos, que além de responsáveis pela dinâmica da narrativa, é a representação gráfica de um determinado conceito. Por tanto, nesta pesquisa investigamos as questões gráfico anatômicas aplicadas nos personagens do gênero super-heróis americanos, suas questões arquetípicas e influência no imaginário coletivo. Neste sentido, tomamos como objeto de análise a obra “Contos dos Orixás”, idealizada por Hugo Canuto, artista brasileiro cuja obra apresenta uma narrativa sequencial no formato graphic novel, com personagens super-heróis inspirados nas entidades religiosas de matriz africana. Desta forma, através do método iconográfico propomos uma análise comparativa a fim de verificar a similaridade do estilo de desenho gráfico-anatômico aplicados na representação imagética nos super-heróis de Canuto com os dos comics book americanos, mais precisamente com as produções da editora Marvel Comics.
- ItemA influência do design de interface na experiência do usuário em bancos digitais(Universidade do Estado da Bahia, 2021) Azevedo , Scheilla Santana de; Dias , Josemeire Machado; Sampaio , Marcus Vinícius Cordeiro; Factum, Ana Beatriz SimonO presente projeto dedica-se a abordar a influência do design de interface na experiência do usuário em aplicativos bancários, utilizando conceitos e normas da usabilidade para produtos digitais. O avanço constante das tecnologias trouxe grandes mudanças para o cenário mundial nos últimos anos, seja com a implementação de funcionalidades específicas em sistemas já existentes, seja de forma indireta, influenciando a forma como os indivíduos interagem. Na área financeira, até então considerada como tradicional e burocrática, os incentivos tecnológicos foram vislumbrados de forma gradual e sensível em comparação com outras áreas cuja incorporação da tecnologia representou uma ruptura drástica com um modelo tradicional. A mudança expressiva do segmento financeiro foi notória, entre outros aspectos, pela consolidação das fintechs e bantechs no contexto social, no sentido de atender aos anseios dos usuários insatisfeitos com o modelo de produtos e serviços ofertados, pouco alinhados à nova dinâmica vivenciada pelos clientes. Nessa perspectiva, as novas instituições financeiras passam a colocar o usuário no centro do processo de desenvolvimento para que assim, fosse possível entender as suas necessidades e desenvolver melhores produtos. Partindo dessa premissa, juntamente com o estudo sobre os conceitos de interface, experiência e usabilidade, foi realizada a inspeção da usabilidade com o método da avaliação heurística seguindo critérios de Nielsen no aplicativo da bantech Digio, o que constituiu um dos objetivos específicos do projeto.
- ItemA intencionalidade da comunicação visual na campanha eleitoral do candidato Jair Messias Bolsonaro(Universidade do Estado da Bahia, 2022) Sousa , Fabiana Luz Lobo de; Santos , Rodrigo Luz; Santos Filho, Eudaldo Franciscoo contexto social que norteia o problema desta pesquisa, a partir da linha metodológica de Barbosa Filho (2009), mais adiante, através de dados bibliográficos, traremos ao conhecimento, teorias e argumentos para validar a importância desse trabalho nos campos de atuação da comunicação visual e sua influência no cenário político nacional, seguidos da análise técnica de peças da campanha sob a perspectiva metodológica de Panofsky (2007), por fim, estes autores trarão suas percepções e conclusões a respeito do objeto dessa monografia.
- ItemAnálise da imagem de peças de marketing: Os cartazes dos filmes da franquia Marvel.(Universidade do Estado da Bahia, 2023) Roriz , Gabriela; Santos , Tiago; Santos Filho , Eudaldo Francisco dosA presente pesquisa tem como objetivo analisar a iconografia presente nos cartazes dos filmes da franquia Marvel (2008-2023). Além disso, busca-se destacar a importância histórica da Marvel e o poder visual desses cartazes. O estudo é baseado na coleta de informações diretamente dos próprios cartazes, utilizando-os como guia para análise de elementos como tipografia, paletas cromáticas, forma, elementos gráficos, entre outros. Por fim, o estudo busca proporcionar uma compreensão mais profunda por meio da análise dos cartazes, explorando os motivos que levaram à ordem e posição de cada elemento gráfico presente nas peças, e culmina em uma conclusão.
- ItemARQUÉTIPOS DO CANDOMBLÉ E SEU CONTRIBUTO AO DESIGN SOTEROPOLITANO(2017) Mata, Viviane Pereira daUma das características marcantes do Brasil é ser um país multicultural, fator que agregou valores na cultura nacional, fruto da integração dos povos que aqui viviam e aqui chegaram. Dentre aqueles que constituem a sociedade brasileira, temos o povo descendente dos povos trazidos em condição de escravos. A influência da cultura africana é percebida na culinária, na música, da dança, no vocabulário, na religiosidade e também no design, uma vez que este reflete a cultura de um povo, de um lugar. É sabido que ramos da ciência, como a antropologia, investiga essas influências, porém pouco é encontrado a respeito do legado da cultura dos filhos da África e o design. Esta monografia, é resultado da investigação do emprego das referências provenientes dos arquétipos dos Orixás do Candomblé, representantes de uma pequena parcela da cultura afrodescendente integrada e adquirida, demonstrando como repercute essa influência no design contemporâneo na cidade de Salvador, principal destino dos africanos escravizados que deu ao Brasil, elementos capazes de reafirmar a singularidade de sua identidade, fortalecendo a originalidade e a riqueza de seu povo também no Design. Através de uma revisão de bibliografia, de conversas com fiéis e realizando um levantamento de exemplos do emprego de arquétipos dos Orixás na produção do Design soteropolitano. Como resultado ter-se-á uma catalogação do material levantado, que será utilizado a posteriori para a produção de uma publicação sobre o design referenciado na cultura afro-brasileira e mais especificamente nos arquétipos do Candomblé.
- ItemA atividade do Design aplicada na formação dos professores da disciplina de artes: como o pensamento utilizado na atividade do design pode auxiliar os profissionais de educação de artes.(2017-07-21) Paixão, Rebeca AraujoEste trabalho tem como objetivo apresentar a possibilidade da utilização do Design como uma ferramenta pedagógica que auxilie professores da área de artes de forma que possibilite uma melhora na didática e desenvolvimento da disciplina e aprendizagem do aluno. Para isso a pesquisa foi delimitada em mostrar a importância da arte na educação e desenvolvimento do indivíduo e da aprendizagem, a forma como o design educacional pode auxiliar num melhor ensino-aprendizagem através do desenvolvimento do pensamento utilizado na atividade do design e como o design emocional pode ser aplicado na educação e servir como uma ferramenta que potencialize o ensino-aprendizagem. A busca por ferramentas pedagógicas que auxiliem no aperfeiçoamento do ensino-aprendizagem tem sido constante. Núcleos de pesquisa em arquiteturas pedagógicas dedicam-se a desenvolver projetos que levem a uma reinvenção da educação e processos pedagógicos. Apesar do design na educação ser algo novo no Brasil, em outros países já é pesquisado e até mesmo aplicado como na Inglaterra onde o design já faz parte de algumas disciplinas. Para compreensão do caso estudado e alcance dos objetivos da pesquisa desenvolveu-se buscas e investigações acerca de tudo que relacionava-se ao problema finalizando com a construção de recomendações a professores da disciplina de artes aplicando o Design Educacional em prol de levar a uma reflexão da didática trabalhada e dos métodos utilizados na disciplina com o objetivo de facilitar o processo de ensino-aprendizagem, levantando-se parâmetros e características necessários ao professor. Tais pesquisas partiram com base em metodologias de projeto em design onde a partir do conhecimento e estudo do problema pode-se chegar a solução.
- ItemBranding para instituição de ensino de médio porte: projeto de identidade visual corporativa para o instituto presbiteriano de educação (Piritiba-Ba)(Universidade do Estado da Bahia, 2023) Reis , Fernando Oliveira Aragão Lopes; Santos Filho, Eudaldo Francisco dosO presente projeto teve como objetivo a criação de uma Identidade Visual Corporativa para o Instituto Presbiteriano de Educação, localizado à cidade de Piritiba- BA. O trabalho buscou suprir carências relativas à Identidade Visual e à gestão de marca da instituição observadas em momento preliminar. O método de investigação foi uma pesquisa qualitativa-quantitativa, a coleta de dados ocorreu via questionário com análise descritiva dos dados. Com base na análise das informações coletadas via matriz Ansoff, delimitou-se o perfil organizacional da instituição e estabeleceu-se um plano de ação voltado à manutenção da marca que culminou no projeto de um Manual de Identidade Visual corporativa para atender adequadamente às necessidades da escola.
- ItemCONEXO - A publicização da nomofobia através das mídias sociais(2017-07-27) Lordelo, BiancaOs avanços tecnológicos provocaram muitas em muitas áreas ligadas à vida humana, trazendo inúmeros benefícios. A evolução do telefone celular para o smartphone foi uma delas. A rotina hoje, torna-se muito mais prática com a ajuda do aparelho. No entanto, apesar dos benefícios, a inserção dos smartphones no dia-a-dia, bem como aparelhos semelhantes, fizeram surgir uma nova patologia ligada ao uso abusivo dos mesmos: a nomofobia. Apesar da intensidade e proporção que a patologia tomou, a nomofobia é pouco notada e discutida na sociedade. Deste modo, o presente projeto discorre sobre a importância de notabilizar a nomofobia, investigando conceitos e teorias inerentes a questão. A partir de fundamentação teórica, análises, observações e outros meios de pesquisa, tem-se como principal propósito do projeto produzir um conteúdo audiovisual e um ambiente digital a fim de notabilizar e fornecer informações sobre a patologia. Espera-se que, além de visibilidade, este projeto contribua para a discussão em meio acadêmico e social acerca da nomofobia e também para a catalogação da mesma no Manual Diagnóstico Estatístico de Transtornos Mentais. Palavras-chave: Nomofobia, Transtorno mental; Audiovisual; Design; Curta
- ItemAs cores no Marketing: Estudo de caso: Marca do McDonald’s(2017-07-16) Rocha, GabrieleEste trabalho visa contribuir para a aplicação da cor em marcas, tendo uma das maiores empresas de fastfood do mundo, a McDonald’s, como estudo de caso, observando aspectos que influenciam a utilização da cor no marketing da empresa.
- ItemDesenvolvimento do site do curso de design na uneb: uma experiência colaborativa com alunos e professores do curso.(Universidade do Estado da Bahia, 2023) Lyra , Breno Palmeira de Britto; Dias , Josemeire MachadoO presente trabalho de conclusão de curso consiste na concepção de um protótipo para um portal de informações do curso de Design na Universidade do Estado da Bahia, com o objetivo de facilitar a veiculação das informações sobre o curso de Design e as suas possibilidades, bem como formar uma comunidade acadêmica mais informada e com mais opções. Para esse projeto, foi aplicada a metodologia do Diamante Duplo, com suas quatro etapas: descobrir, definir, elaborar e entregar. O processo se deu através da pesquisa das dores e entendimento do problema, benchmarking, levantamento e compilação de dados para insights, criação de wireframes e telas em alta fidelidade. Nesse projeto, surgiu a necessidade de aplicar conhecimentos de design de experiência do usuário, design de interfaces e design emocional. Assim, apresentamos como resultados da pesquisa um protótipo de um portal de informações sobre o curso de Design na Universidade do Estado da Bahia, levando em conta as necessidades mapeadas com a comunidade de alunos.
- ItemDesign estratégico e o instagram profissional: uma abordagem inicial sobre empreendimento on-line(Universidade do Estado da Bahia, 2022) Mota , Juliana Teixeira; Oliveira , Nilda Silva de; Santos , Rodrigo Luz; Silva, Adriana Sousa Fernandes daDe acordo com CETIC 78% das empresas do Brasil estão presentes nas redes sociais, mesmo as empresas com existência física, 70% usam a Internet para fazer suas compras e 57% suas vendas. Com o advento da pandemia foi observado o uso massivo do Instagram não só por jovens e adultos, como por empresas, passando a ser considerada como fonte rentável, pois a plataforma até então garante a propaganda gratuita dos produtos e serviços por meio de compartilhamento das imagens dos mesmos. A eficiência da interatividade com consumidor e ferramentas que auxiliam o usuário, abriu portas ao segmento profissional e hoje tem-se a plataforma do Instagram Profissional. Este trabalho buscou compreender o desenvolvimento de empresas no Instagram e sua interlocução com o Design Estratégico, adotando-se a metodologia de estudo de caso para análise das empresas MAROLA, MOTORA e TIB BARRETO. A análise dos dados por meio do método SWOT (FOFA) permitiu identificar o quanto o uso do Design Estratégico impacta no desempenho e otimização nas ações da gestão dos empreendimentos on-line. Espera-se que os resultados obtidos possibilitem aos interessados em ingressar no universo do Instagram Profissional a compreensão da importância dos critérios adotados pelo Design Estratégico aos ingressantes no mundo virtual de negócios por meio de uma plataforma considerada como rede social.
- ItemDesigner Gráfica: uma investigação acerca da participação de mulheres na história do design gráfico brasileiro(2017-07-19) Araújo, Luíze Lemos de; Bury, Juliana Argollo Lordêlo; Factum, Ana Beatriz Simon; Sampaio, Adriana Valadares; Borges, Laila Raiana SantanaReconhecendo a escassa literatura sobre o tema no Brasil, esta pesquisa investiga a produção nacional das mulheres no design gráfico, desde a década de 70, até a contemporaneidade. Com o objetivo de mapear e divulgar os trabalhos produzidos por mulheres designers gráficas, busca-se recontar, através de levantamentos bibliográficos e entrevistas, a história do design gráfico brasileiro, privilegiando as contribuições femininas e as produções do estado da Bahia. Visa-se atingir esse objetivo através da elaboração de dois produtos inter-relacionados: um portal que disponibilizará produções gráficas de mulheres contemporâneas e um livro de entrevistas com personalidades femininas relevantes para o panorama do design gráfico brasileiro.
- ItemEstereótipos de genêro e inteligência artificial: uma análise sobre como as práticas de consumo de conteúdo no Youtube e os sistemas de recomendação modelam a visibilidade do debate na plataforma(Universidade do Estado da Bahia, 2022-07-14) Suarez, Natalie Aguiar; Bitencourt, Elias Cunha; Fiuza, Djalma; Marques , DanielObservando o fato de que a maioria dos assistentes de voz pessoais são representados pelo gênero feminino, performando comportamentos associados a passividade e tolerância diante de assédios e insultos dos usuários, foi realizada esta pesquisa para compreender o que impulsiona esse padrão de construção dos dispositivos e como o debate se modela na plataforma do Youtube a partir da análise das práticas de consumo e dos sistemas de recomendação de vídeos. A plataforma foi escolhida por não terem sido encontrados registros de abordagens na literatura de embasamento, além do entendimento da importância social do Youtube na construção de debates e pensamentos com impacto social, já que os valores são co-criados entre a rede e os usuários a partir da postagem e do consumo de conteúdo. O problema de pesquisa consiste em entender como as práticas de consumo e os sistemas de recomendação modelam a visibilidade do debate de gênero e inteligência artificial na plataforma e a metodologia utilizada partiu da análise e exploração de uma rede de recomendação de vídeos encontrada com palavras-chave associadas ao tema de gênero e IA. A percepção de que a visibilidade do debate é comprometida pela associação entre o comportamento da audiência e o modelo de recomendação de conteúdo ficou evidente, gerando a reflexão sobre como a ação de algoritmos em sistemas recomendação do Youtube podem exercer papel ativo na modelagem de imaginários e agendas sobre o tema.
- ItemEstratégias de usabilidade para otimização de interfaces aplicadas no desenvolvimento do cota mais(2017-07-04) Nascimento, André da Silva; Dias, Josemeire MachadoEsta Pesquisa tem como objetivo apresentar estratégias de usabilidade aplicadas no desenvolvimento de um aplicativo de cotação para dispositivos móveis. A necessidade do estudo de usabilidade para interfaces móveis se dá diante do constante crescimento do uso de smartphones e tablets e da mudança na forma como interagimos com esses dispositivos. A Pesquisa reúne estudos de usabilidade publicados em livros e artigos de alguns dos principais autores especializados em UX (experiência de usuário) como Jackob Nielsen, James Garrett e Steve Krug. Por meio da pesquisa foi possível detalhar os cinco componentes que definem a usabilidade como um atributo quantitativo, além de identificar as principais dificuldades e aspectos que devem ser levados em consideração ao desenvolver interfaces. O material teórico reunido foi posto em prática no processo de desenvolvimento de um aplicativo denominado Cota Mais, voltado para cotação de produtos em casas de materiais de construção. Todas as etapas da criação do Cota Mais seguiram a metodologia baseada nos cinco planos introduzidos por James Garrett (2011), que abordam o desenvolvimento de sistemas desde a estratégia, adotada junto ao cliente, até o projeto da superfície ou interface do programa. No plano onde se encontra a análise de similares, foi aplicada a metodologia de perspectivas (DIAS,et al., 2013), sobre os olhares do designer e do usuário. Assim, espera-se que esse estudo possa auxiliar na produção de aplicativos cujas interfaces facilitem a interação dos seus usuários na dinâmica de cotações.
- ItemO Estudo das identidades visuais flexíveis com aplicação na identidade visual da UNEB(2017-07-16) Silva, Julia de Oliveira da; Araújo, José Wilker Mendes de; Teixeira, Marcelo Geraldo; Souza Neto, Mestre Félix deEste projeto de pesquisa busca discorrer sobre o uso de identidades visuais flexíveis no âmbito do Design Gráfico. O projeto se desenvolve desde um levantamento bibliográfico a respeito das mudanças adotadas na criação de identidades visuais na contemporaneidade, passando por uma investigação a respeito de serviços e instituições que se utilizaram da concepção de identidades visuais pós-modernistas e quais objetivos buscavam alcançar, analisando o processo de criação de uma identidade visual flexível e suas características, culminando assim em uma proposta de redesign da identidade visual da UNEB, com o propósito de torná-la mais dinâmica e flexível.
- ItemA IMPORTANCIA DA APARENCIA (requisito estetico; funcoes simbolica e estetica) NA SELEcaO DE UM PRODUTO PELOS USUaRIOS: ESTUDO COMPARATIVO DA APAReNCIA DAS BICICLETAS MOUNTAIN BIKE E DE TRANSPORTE(2017-07-21) SILVA, PAULO HENRIQUE; SANTOS, RUTHEsta pesquisa tem por objetivo mostrar o estudo comparativo das bicicletas Mountain Bike e de transporte, tendo como base o experimento realizado por MariñoPequini (2005) onde foi avaliado os níveis de dor/desconforto considerando a postura do tronco e o ajuste do selim e assim encontrar a relação do usuário com o produto afim de definir parâmetros de usabilidade entre ambos. Esses estudos resultarão na elaboração de pesquisa para através da opinião dos usuários investigar a importância da aparência (requisito estético/simbólico) durante a seleção dos produtos. A partir disso, objetiva-se avaliar de acordo com os requisitos estéticos; função estética e nível visceral o comportamento dos usuários na escolha de um produto, enfatizando a importância desses aspectos no design de produtos.
- ItemA IMPORTÂNCIA DA ARTE-EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO: RECOMENDAÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DE PERSONAGENS DE ANIMAÇÕES MÚLTIPLO ÉTNICO-RACIAL COMO ELEMENTO POTENCIALIZADOR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA ARTE(2017-07-21) Favero, Daiane Souza; Santos, Jéssica Menezes de Araújo dos; Nascimento, Luís Antônio AzevedoEste trabalho consiste em abordar a importância da arte-educação e suas contribuições para a formação do indivíduo, com o propósito de gerar recomendações para a concepção de personagens que considere a multiplicidade das características étnico-raciais brasileiras apoiadas em conceitos do Design Emocional, para animações que contribuam para o ensino da arte. A partir deste objetivo buscamos compreender como o ensino da arte possibilita a construção de conhecimento, e em seguida investigamos como a animação pode potencializar o seu ensino-aprendizagem. O percurso teórico foi concebido a partir de levantamento bibliográfico de conteúdos acerca da arteeducação, a fim de evidenciar a importância desta para a formação do indivíduo, e a respeito do Design Emocional para entender o processo de interação emocional que ocorre entre os usuários/alunos com personagens de animações. Dessa forma, abordamos diretrizes que auxiliam na elaboração de animações educacionais e métodos de concepção de personagens, e propomos um banco de características fenotípicas étnico-raciais da população brasileira, a partir da concepção e realização de uma pesquisa imagética de perfis enquadrados nas raças estabelecidas pelo IBGE. Por fim, concluímos com recomendações para concepção de personagens com característica étnicas-raciais, com o propósito de utilizá-las em animações que potencializam o ensino da arte.
- ItemInterface de aplicativo de apoio para terapias cognitivo-comportamentais para auxiliar no tratamento de transtornos de ansiedade(Universidade do Estado da Bahia, 2022) Conceição, Fábio Neves; Almeida, Djalma FiuzaA ideia de desenvolver esse projeto, surgiu a partir do momento em que precisei apresentar relatórios semanais registrando comportamentos e situações cotidianas para uma prévia avaliação do psicólogo Mário Cesar Rosário dos Santos (CRP 03/19384) que me acompanhou durante o período de 10 (dez) meses no ano de 2021, com o objetivo de tratar uma situação patológica de ansiedade de grau leve. As sessões inicialmente se desenvolviam através de diálogo direto e sem registros de informações diárias a fim de conhecer melhor a vida pregressa do paciente em questão, que na situação era eu mesmo.