Bacharelado em Geografia - DCH4
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Bacharelado em Geografia - DCH4 por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 153
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAbordagem Interpretativa da Trilha Morro do Cruzeiro-Piancó (Jacobina, Bahia): o Ecoturismo e o Geoturismo como alternativas para a conservação da Biodiversidade e da Geodiversidade.(2016-12-15) LIMA, Mateus Medrado Pimentel de; FERNANDES, Paulo César D`ávila; FRANCO, Gustavo Barreto; SANTOS, Jorima Valoz dosO município de Jacobina conta com a presença de rica biodiversidade e geodiversidade, com diversos locais atrativos para o ecoturismo, em especial nas áreas localizadas na Serra da Jacobina. A atividade turística é uma das que mais crescem no mundo, incluindo seus subsegmentos, como o ecoturismo e o geoturismo. Para se pensar numa sustentabilidade e minimizar impactos socioambientais negativos é necessário que a atividade turística seja impulsionada não só pela oportunidade mercadológica, mas venha acompanhada de planejamento e gestão adequados. Tomou-se como área de estudo para este trabalho uma trilha que percorre a Serra da Jacobina, ligando o morro do cruzeiro na cidade de Jacobina à localidade do Piancó, vizinha do distrito de Itaitu. O objetivo foi realizar um mapeamento e análise com abordagem interpretativa da paisagem na trilha, com o intuito de verificar a possibilidade de uma atividade ecoturística sustentável na porção espacial atravessada por essa trilha, como alternativa de preservação de sua biodiversidade e geodiversidade. Foi feita uma análise de diversos elementos da biodiversidade e geodiversidade existentes no ambiente atravessado pela trilha, relacionados com a geologia, clima, geomorfologia, hidrografia, solos e vegetação, buscando entender suas inter-relações, avaliando o potencial da trilha para o uso do ecoturismo e do geoturismo e propondo maneiras de uso sustentável da trilha para promover a conservação da biodiversidade e a geoconservação.
- ItemA acessibilidade no espaço público escolar da rede municipal de Jacobina - BA: condições para o exercício da cidadania(2011-03-16) SANTOS, Ângela Paula L. dos; BARBOSA, Giselle Moreira; ARAÚJO, Valdilene Barros; NUNES, Jacy Bandeira Almeida; OLIVEIRA, Dolores Bastos de Araújo Hayne; NUNES, Marcone Denys dos ReisA questão da acessibilidade espacial em escolas públicas da Cidade de Jacobina-Ba é o foco de análise deste trabalho. Procurou-se elucidar o seguinte problema: até que ponto as condições de acessibilidade espacial no espaço público escolar promovem a inclusão socioespacial e o exercício da cidadania das pessoas com deficiência física em Jacobina-Ba? Partiu-se dos seguintes objetivos específicos: analisar a relevância do espaço escolar, enquanto espaço público, para o processo de inclusão e para o exercício da cidadania; identificar os principais conceitos presentes na discussão sobre a acessibilidade; avaliar as condições de acessibilidade espacial em escolas da rede municipal de Jacobina e a convergência desta com as normas técnicas da NBR 9050:2004. Optou-se pelo método de abordagem dialético, em que se buscou a descrição-explicação da inter-relação do todo com as partes e vice-versa, levando em conta a dimensão histórica do fenômeno. Foi empregado o instrumento de coleta de dados da abordagem qualitativa, a observação direta. Através das observações foi possível o registro por meio de fotografias e as anotações pertinentes tendo como orientação as planilhas de avaliação da acessibilidade espacial elaboradas pelas autoras Dischinger, Bins Ely e Borges. Os resultados demonstraram que a acessibilidade espacial ainda é incipiente nas escolas, sendo incoerentes com as normas técnicas. A situação atual mostra que o exercício da cidadania, pelas pessoas com deficiências físicas, no espaço escolar está comprometido, mesmo este sendo um espaço público.
- ItemAçude serrote: do apogeu ao atual estado de abandono(2013) LIMA, Etevaldo Oliveira; NUNES, Marcone Denys; FRANCO, Gustavo Barreto; SANTOS. Jorima ValozEsta pesquisa analisa a importância do Açude Serrote no passado e no presente, dado a contribuição que o referido açude teve para o município de Serrolândia. Desta forma, para alcançar os objetivos levantou-se as informações do Decreto Presidencial que veio a desapropriar as terras no ano de 1950, seu processo de construção realizado pelo Departamento Nacional de Obras Contra Secas - DNOCS, a caracterização ambiental do município de Serrolândia. Realizou-se trabalho em campo com a finalidade de perceber a dimensão que o Açude Serrote atingiu em seu apogeu através de levantamento de dados referentes à lâmina d’água atingida nos períodos de cheias, a posteriori comparou-se com os dados correspondentes o seu presente estado, no qual é perceptível seu estado de degradação. Para discutir as questões que contribuíram para que o mesmo chegasse ao atual estado de abandono, foi preciso abordar o processo de evapotranspiração, salinização e as consequências da eutrofização. Também foi abordada a atividade pesqueira, o controle desenvolvido através do DNOCS quanto à malha das redes utilizadas, e a introdução de alevinos. Assim, nas discussões empreendidas neste trabalho, constatou-se que o açude foi uma obra de grande relevância para o município de Serrolândia.
- ItemAlagamentos em área urbana: um estudo de caso do bairro Contornolândia, Serrolândia - Ba(2021) SANTOS, Luane Rios dos ; SILVA, Paloma Santos; NOVAIS, Marcos Paulo Souza; NUNES, Marcone Denys dos Reis; SANTOS, Edvaldo Hilário dosA pesquisa foi desenvolvida objetivada na análise do fenômeno alagamento no bairro Contornolândia dentro do recorte temporal do ano de 1990 a 2018. Com esse estudo foi possível estabelecer características desses eventos e dimensionar o impacto para a população residente da área estudada. O trabalho foi desenvolvido a partir das seguintes etapas: Levantamento de dados pré-existentes, Trabalho de Laboratório e Trabalho de campo/sistematização dos resultados. Através dos resultados obtidos a partir dos levantamentos, questionários e entrevistas, foi possível constatar que a percepção dos moradores e dos gestores em relação a problemática do alagamento é superficial perante aos impactos e ameaças do mesmo no cotidiano. Além disso, também foi detectada a insuficiência do sistema de drenagem da área e das obras que foram realizadas que não solucionaram o problema. Concluímos que, mesmo sendo facultativo a elaboração e implementação do Plano Diretor em municípios de pequeno porte (menores que 20 mil habitantes) e em virtude do crescimento urbano da cidade de Serrolândia nos últimos anos, faz-se necessário o poder público avaliar a importância da adoção de desse instrumento de planejamento e ordenamento do território, pois poderia regulamentar o processo de ocupação urbana e a prevenção de futuros riscos de desastres.
- ItemAlterações antrópicas na paisagem do Rio Itapicuru-Mirim, Jacobina-Ba no século XX(2021) ROCHA ,Danielma Ferreira da Rocha; NOVAIS, Marcos Paulo Souza; FERNANDES, Paulo César Dávila; SILVA, Leandro Pereira daO artigo tem como objetivo analisar as alterações antrópicas na paisagem fluvial do Itapicuru- Mirim no século XX utilizando a abordagem antropogeomofológica fluvial, por meio da qual é possível analisar a cartografia, a paisagem fluvial aos processos históricos, sociais de sua apropriação. Foram analisadas diversas intervenções desde o ano de 1937 à 1994, as quais modificaram a paisagem fluvial do rio Itapicuru-Mirim em seu trecho urbano, acarretando consequências sociais, econômicas e principalmente ambientais. As modificações antropogênicas na paisagem fluvial do Itapicuru-Mirim no século XX apresentam impactos positivos no sentido de atender às necessidades sociais, econômicas, culturais da população de acordo com o nível de urbanização do período como construções de pontes, passarelas, avenida para facilitar a locomoção e definir o sentido do desenvolvimento da cidade. No entanto, também é necessário reconhecer os impactos negativos dessas alterações, que podem ser reconhecidas pela redução da vazão, assoreamento do leito menor com impacto na redução da profundidade do canal, aumento das inundações, aumento de vetores de doenças como mosquitos aedes aegypti, o desconforto odorífero, principalmente em período de estiagem e pela mudança da relação da sociedade com o Itapicuru-Mirim.
- ItemAlterações socioambientais e expansão urbana do bairro Mundo Novo na cidade Jacobina, Bahia no período de 2008 a 2019(2022) COSTA, Juliana Santos daA expansão acelerada e desordenada das cidades no Brasil ocorre com o crescimento do contingente populacional de uma área ou região, ocasionando implicações de ordem econômica, social e ambiental. Este trabalho tem como objetivo, analisar as alterações socioambientais decorrentes do processo de expansão urbana do bairro Mundo Novo na cidade de Jacobina-Bahia, no período de 2008 a 2019. A pesquisa realizada, baseou-se numa metodologia quali-quanti na qual foram utilizadas técnicas de geoprocessamento, envolvendo o tratamento de imagens e quantificação de valores como subsídio para identificar os vetores de expansão da ocupação do solo. Além disto, realizamos o levantamento de dados bibliográficos para discussão teórica e conceitual acerca do presente estudo em escala local e nacional. Para compreender o processo de expansão urbana do bairro, foram realizadas entrevistas informais com antigos moradores, além de registros fotográficos coletados por meio da pesquisa de campo para análise de dados. Os resultados da pesquisa, apontam nesse período um aumento da taxa de urbanização, contribuindo para supressão das áreas verdes e corte de taludes, fator propício para ocorrência de deslizamento de massa em terrenos inclinados durante o período chuvoso. Portanto, a ocupação desordenada do espaço urbano, provocou a expansão das áreas em direção ao topo de morro, redução da vegetação arbórea e rasteira, exposição e degradação do solo suscetíveis a processos erosivos e o descarte inapropriado de resíduos sólidos pela ação humana.
- ItemUma análise comparativa da educação geográfica na educação de jovens e adultos/EJA: Capim Grosso e Serrolândia(2017) MORAIS, Alcione Santos de; SILVA, Naiara Gonçalves de Jesus; NUNES, Jacy Bandeira Antunes Almeida; SANTOS, Ivaneide Silva dos; SANTOS, Gislene Mª Mota dosO presente trabalho tem como objetivo principal compreender a educaçãogeográfica na Educação de Jovens e Adultos-EJA através de uma análise comparativa nas escolas da rede estadual de ensino médio nos municípios de Capim Grosso e Serrolândia/Bahia. Inicialmente,realizou-se um levantamento bibliográfico para fundamentação teórica do trabalho. Logo após, foi realizada uma pesquisa de campo, cujo dispositivo para coleta dos dados foi o desenvolvimento de grupo focal com os alunos da EJA em cada colégio, a fim de saber como está sendo desenvolvido o ensino de geografia nesses ambientes escolares. Acredita-se que através do ensino de geografia por meio de seus conceitos, mas especificamente, da educação geográfica, o aluno da Educação de Jovens e Adultos que aprende a ler e entender a sua realidade pode atuar reflexivamente no mundo, o que justifica a pesquisa. Os dados construídos apontaram que o caminho que leva a uma educação geográfica nas unidades escolares pesquisadas, está sendo, mesmo que timidamente, construído. No entanto, é necessária maior atenção para que o ensino seja mais significativo e alcance os verdadeiros objetivos de uma educação de qualidade.
- ItemAnálise do Beneficiamento do Coco Babaçu na Comunidade de Cocho de Dentro em Jacobina – Ba(2012-12-15) GABRIEL, Tiago Pereira; ALVES, Matheus Silva; NOVAIS, Marcos Paulo Sousa; ARAÚJO, Joseane Gomes deEste trabalho tem como objetivo analisar o projeto de beneficiamento de coco babaçu na Comunidade de Cocho de Dentro em Jacobina-BA, com base nos vieses ambiental, econômico e social, para tanto é utilizada a metodologia Ecogeografia crida por Tricart e discutida por Ross, discutindo o contexto nacional e regional em torno do babaçu numa área que está dentro do core da Caatinga, porém com característica bem diferentes desta e por isso sendo discutidos os motivos naturais para a ocorrência do babaçu na região, o trabalho mostrou que há impactos negativos na área de estudo provocados por diversas atividades antrópicas, no entanto, em torno do projeto de beneficiamento percebemos que o mesmo é viável e benéfico para a sociedade com impactos positivos não só para a comunidade local como para o município, contribuindo até para elevar sua produtividade a nível regional no Estado.
- ItemAnálise do potencial turístico do Distrito de Itaitu (Jacobina - BA) e seus reflexos para o desenvolvimento local(2012) SANTOS , Manuela Ribeiro Costa; OLIVEIRA, Taíse Carvalho de; SOUZA, Thaíse Pereira Peregrino; ARAÚJO , Joseane Gomes; NUNES, Jacy Almeida; ALVES, Matheus SilvaO Distrito de Itaitu caracteriza-se pela existência de expressivas belezas naturais, nessa perspectiva a atual pesquisa objetivou diagnosticar potencialidades turísticas do Distrito destacando de que forma essas características poderiam proporcionar benefícios à localidade a partir da implantação do turismo e seus reflexos para o desenvolvimento local. Para tanto, foram realizadas pesquisas bibliográficas e levantamento de dados a partir da aplicação de formulários e questionários divididos entre a comunidade local e alguns agentes propulsores do turismo na cidade de Jacobina-BA. Contatou-se que o turismo existe no Distrito, mesmo que em pequena escala, mas percebeu-se a tendência ao crescimento da atividade na localidade, no entanto, faz-se necessário a implantação de um planejamento estratégico para possibilitar o desenvolvimento local.
- ItemAnálise dos conteúdos de Cartografia nos livros didáticos de Geografia - 6º ano do ensino fundamental II(2015-11-04) SOUSA, Iatita Maiana Costa; FRANCO, Gustavo Barreto; NUNES, Jacy Bandeira Almeida; SANTOS, Jorima ValozA Cartografia se define como a técnica de representar os espaços, utilizada em diversas áreas do conhecimento, com o objetivo de interpretar os fenômenos que ocorrem no tempo e no espaço geográfico, contribuindo para a construção de sujeitos críticos e atuantes na realidade onde vivem. Neste trabalho, foi realizada uma análise dos conteúdos de Cartografia nos livros didáticos de geografia do 6º ano, na perspectiva de conhecer a realidade atual da veiculação desse tema nos livros e fornecer informações úteis na escolha de melhores livros didáticos de Geografia quanto à temática cartografia. Para tal, foram analisados quatro livros didáticos de geografia do 6º ano do ensino fundamental II em relação à temática Cartografia. Das obras analisadas, apenas duas apresentam descrições detalhadas dos principais temas cartográficos, além disso, observou-se que novos conceitos adotados pela comunidade científica têm sido incorporados nessas publicações. Ressalta-se a necessidade de aperfeiçoamento no enfoque dos conteúdos apresentados nas obras analisadas, além da articulação dos conceitos de Cartografia com outros temas geográficos. Adicionalmente, sugere-se ênfase nas explicações de temas como “história da cartografia” e “projeções cartográficas”.
- ItemAnálise dos impactos socioambientais do loteamento Morro Do Ouro na cidade de Jacobina-Bahia(2018-06-15) FREITAS, Luana da Silva; ARAÚJO, Joseane Gomes de; FERREIRA, Carlos Lima; SANTOS, Edvaldo Hilário dosEste trabalho tem como objetivo refletir sobre os impactos socioambientais decorrentes da ocupação urbana na cidade de Jacobina-Bahia, em particular com a implementação do loteamento Morro do Ouro. Nesse estudo pretende-se analisar o processo histórico da ocupação urbana a partir da construção de loteamentos, seguindo da avaliação das políticas públicas locais e das diretrizes destinadas a preservação de áreas permanentes, identificando as características físicas da área estudada e diagnosticando as principais alterações socioambientais. Para realização da pesquisa desenvolveu-se as seguintes ações: pesquisa bibliográfica, documental e visita em campo. Os estudos sobre a ocupação de grandes áreas na região periférica da cidade são determinados pelo mercado imobiliário, em busca de maior lucratividade e as questões socioambientais também já são evidenciadas a partir de esgotos lançados nos cursos d´água, remoção de vegetação nativa, ocupação em Áreas de Preservação Ambiental e aceleração da fragilidade ambiental – erosão, promovendo alterações socioambientais nas bacias hidrográficas da Félix Tomaz e Itapicuru-Mirim.
- ItemAnálise referencial acerca da identidade social de adolescentes em instituições de abrigamento(2013) Amorim, Darlaine Alves da Silva; Nascimento, Fabiane Dias; AMORIM, Eliã Siméia Martins dos Santos Amorim; SANTOS, Edel Isamar Martins; JESUS, Fábio NunesO presente trabalho de pesquisa “Análise Referencial Acerca da Identidade Social de Adolescentes em Instituições de Abrigamento”, tem por finalidade analisar como a instituição, através da sua dinâmica social territorial, propõe o espaço territorial para o adolescente, contribuindo na sua formação identitária, vislumbrando como as situações de vulnerabilidade, relacionadas ao contexto de vivências dos adolescentes, intervém neste processo institucional levando em consideração o papel das politicas públicas e da família e de como a cultura, um processo multável e dinâmico, interferem e influenciam sensivelmente nesta formação, abordando a relação do papel da Geografia no contexto das discussões propostas e no reconhecimento do sujeito. Quanto à natureza da pesquisa buscou-se a bibliográfica e a exploratória, com enfoque numa abordagem qualitativa. Os instrumentos de coleta de dados são textos e artigos científicos, livros que proporcionasse uma visão clara a respeito da identidade social da proteção e reinserção das crianças e dos adolescentes em situação de risco nas instituições de abrigamento. Baseado em alguns autores como Abramovay, Torre, Haesbaert, Siqueira dentre outros especialistas na área buscou-se respostas e informações quanto à temática de pesquisa, proporcionando deste modo um leque de dados que contribua no aprendizado de cada indivíduo frente às indagações quanto ao tema proposto à construção identitária social dos adolescentes em instituições de abrigamento oriundo de situações vulneráveis.
- ItemA APAEB e sua relação com o desenvolvimento local em Valente-BA.(2008-11-11) SANTOS, Isis Cássia Silva dos; FILHO, Antonio Muniz dos Santos; NUNES, Jacy Bandeira Almeida; NOVAIS, Marcos Paulo SouzaEste trabalho objetiva estabelecer uma análise no município de Valente – BA, buscando compreender se tem havido um processo de Desenvolvimento Local e qual o papel desempenhado principalmente pelas ações da APAEB (Associação de Desenvolvimento Sustentável e Solidário da Região Sisaleira) no referido município. Nesse estudo foi adotado como parâmetro metodológico o modelo de análise com base em Fonseca (2006). Conforme tal modelo, a implantação de uma estratégia de desenvolvimento, depende de três aspectos consensuais: o contexto, os recursos e as ações, juntos correspondem aos novos conteúdos do território, principalmente no que se refere às dinâmicas de desenvolvimento territorial nos dias atuais. Para nossa análise o território hoje deve ser entendido segundo aponta Silva (2003) como uma síntese de quatro características, dentre as quais destacamos que o território tende a apresentar laços de coesão e solidariedade, estimulados e dinamizados pelo crescimento das competitivas relações entre diferentes unidades territoriais no contexto da globalização; em termos dinâmicos os territórios valorizam suas vantagens e possibilidades comparativas através de formas organizacionais sociais, institucionalmente territorializadas capazes de promover uma inserção competitiva e bem sucedida nas novas e dinâmicas relações socioeconômicas, culturais e políticas de nossos tempos, em uma escala global.
- ItemAplicabilidade da interdisciplinaridade na educação ambiental do ensino fundamental em Jacobina.(2008-11-12) MACÊDO, Glériston Gonzaga; SANTOS, Simone O. do Nascimento; NUNES, Jacy Bandeira Almeida; LEAL, Ione Oliveira Jatobá; AMORIM, Eliã Simea Martins dos SantosDiante das necessidades emergenciais em que caminha a humanidade quanto à preservação e conservação da nossa biodiversidade, constata-se que uma ênfase maior tem que ser dada a aplicação das leis e da interdisciplinaridade nas escolas, sejam elas Estaduais, Municipais ou Particulares. O pressuposto é que a Educação Ambiental é um dos instrumentos capazes de mudar a realidade que vivenciamos, tornando os cidadãos mais aptos a prática da preservação e conservação do seu meio. O presente trabalho, tem a finalidade de apresentar a importância da aplicabilidade da interdisciplinaridade na Educação Ambiental, bem como dos princípios da participação da comunidade e a contextualização que permeia a legislação vigente sobre o referido assunto. O capítulo I traz um relato sobre levantamento histórico das legislações existentes, encontros, conferências que legitimaram a educação ambiental, fazendo uma reflexão sobre o que hoje é abordado nas escolas ou colégios. No capítulo II aborda de maneira mais didática as formas metodológicas da aplicação da interdisciplinaridade, como também cita outros modelos que poderão ser seguidos como é o caso da transdisciplinaridade, que poderá ser um objeto futuro de estudo. Finalizamos com os dados gráficos que demonstram como é feita a discussão e aplicação da interdisciplinaridade e dos prévios conhecimentos sobre a legislação que os educadores possuem dos Colégios pesquisados (Colégio Municipal Gilberto Dias de Miranda e Colégio Yolanda Dias Rocha – Particular).
- ItemA aplicação das políticas habitacionais no bairro Jacobina II, Jacobina – Bahia.(2019-07) CRUZ, Érica Lauane SilvaO presente trabalho tem como objetivo, entender de que forma as políticas habitacionais contribuíram para o desenvolvimento do bairro Jacobina II, a partir de novos projetos de moradia, cumprindo a função social da terra e enfrentando as desigualdades socioespaciais. Esse estudo se estabelece a partir do desejo de compreender a dinâmica do espaço urbano, visando que o objeto de estudo está presente na vida do pesquisador, pois está inserido no seu dia-a-dia, trazendo uma contribuição para o campo acadêmico, permitindo um estudo mais aprofundado em relação à Geografia Urbana. O trabalho foi realizado na perspectiva da abordagem qualitativa, através da pesquisa documental, a análise de informações que serviu como base para a problemática estudada, utilizando-se de uma série de elementos para fundamentá-la. Os resultados mostram que o bairro foi consolidado a partir de políticas públicas e de um projeto técnico social, disponibilizado por um agente promotor de habitações em parceria com a Caixa Econômica Federal, no ano de 1970, onde se buscava uma melhoria na qualidade de vida da população através da execução de obras e projetos de desenvolvimento urbano e habitacional, disponibilizando moradias mais acessíveis a população de baixa renda.
- ItemÁrea de amortecimento do Parque Estadual das Sete Passagens: as percepções dos moradores como subsídio à educação ambiental.(2008-11-11) MARQUES, Diogo da Silva; COUTINHO, Janete Belitardo; FERNANDES, Paulo César Dávila; ARAÚJO, Maria Zélia Martins Ferreira de; LEAL, Ione Oliveira Jatobá; BANDEIRA, JacyA população dos povoados de Bananeira e Água Branca, no município de Miguel Calmon, ambos inclusos na área de amortecimento do Parque Estadual das Sete Passagens, sobrevive graças às atividades agropecuárias de subsistência ou para a pequena comercialização, que resultam na degradação de uma área delimitada como Unidade de Conservação, o que nos levou a investigar o nível de consciência ambiental dessas populações. Foram então analisadas as atitudes e percepções dos mesmos quanto à sua relação com o ambiente do qual fazem parte. Constatou-se que suas atividades diárias, tais como retirada de madeira para cercas e para uso como lenha, bem como as queimadas para a preparação de pastos, além da caça clandestina, evidenciada pela apreensão eventual de armas, embora não admitida por nenhum dos entrevistados, comprometem a integridade do meio ambiente local, sendo um empecilho para a formação de uma sociedade que almeje o desenvolvimento sustentável. Foi constatado também que os moradores de Água Branca participam com mais freqüência do que os moradores de Bananeira de atividades propostas pelas ONGs ambientalistas e pela administração do Parque, incluindo programas de reciclagem de resíduos sólidos e reuniões de avaliação e planejamento de atividades conservacionistas no Parque. Segundo os dados levantados, é possível que isso seja um reflexo da escolaridade mais elevada dos moradores de Água Branca. Entretanto, em ambos os povoados os problemas de práticas ambientalmente não sustentáveis se repetem. A pesquisa revelou, por outro lado, que os moradores dos dois povoados têm prazer em contemplar e conviver com a natureza e que destacam a importância da criação do parque, a partir da qual houve aumento na disponibilidade de água, além de aumento da freqüência de animais silvestres. Essas contradições entre sentimentos e práticas despertam a necessidade da implementação de atividades de Educação Ambiental nestas comunidades, dando oportunidades para que os mesmos adquiram as informações e habilidades necessárias para adotar medidas que minimizem os impactos ambientais resultantes de suas atividades. O sentimento de valorização da natureza demonstrado pelos integrantes dessas comunidades deve urgentemente ser acompanhado de ações que inibam a devastadora ação antrópica na área de entorno do Parque Estadual das Sete Passagens para que se efetivem os objetivos idealizados por uma Unidade de Conservação. Essas ações devem ser direcionadas não só para a Educação Ambiental, mas também no sentido de propor e introduzir nas comunidades alternativas de atividades econômica e ambientalmente sustentáveis, capacitando os moradores para desenvolvê-las.
- ItemArte das/nas ruas: um olhar geográfico sobre as arte nas sinaleiras no centro da cidade de Jacobina-Ba(2018-07) MASCARENHAS, Paulo Matheus Cruz; MACEDO, Robson de Oliveira; FERREIRA, Carlos Lima; ARAÚJO, Joseane Gomes de; CORDEIRO, Paula Regina de OliveiraOs movimentos artísticos das/nas ruas do centro da cidade de Jacobina-BA, precisamente nas avenidas Orlando Oliveira Pires e Lomanto Junior, localizadas no bairro Centro, evidenciam uma intrigante relação entre as feições modernas da cidade e a existência dos artistas de rua das sinaleiras. Esses grupos são responsáveis por imprimir novas características no espaço por meio da apropriação da cidade e pela redefinição dos lugares através de suas técnicas. Para compreender esse fenômeno artístico urbano traçaremos linhas teóricas reflexivas que relacionam o conceito de arte, o papel do corpo do artista na apropriação espacial e a expressão das práticas artísticas no cotidiano, amparados pela categoria de análise do lugar.
- ItemAspectos ambientais da extração de argilas para produção cerâmica na cidade de Jacobina-Ba(2019-07) SANTOS, Luciana Dias dos; FERNANDES, PauloEste trabalho analisa os impactos socioambientais da mineração em duas indústrias cerâmicas da região de Jacobina– BA e as consequências positivas e negativas dessa ação exploratória para o ambiente. Verificou-se que as indústrias cerâmicas tem um grande potencial econômico e social na região de Jacobina essas empresas por sua vez não se isentam dos impactos ambientais que causam esses impactos levantados nas cerâmicas de Jacobina são 100% negativos, diretos, porém, reversíveis. Estas apresentam mesmo que de forma mínima um esforço em suas ações de busca de melhoria na qualidade de produção limpa bem como de beneficiamento da população circunvizinha.
- ItemAspectos positivos e negativos da produção de Energia Eólica no Distrito do Tamboril, Morro Do Chapéu - Bahia(2018-06-15) DIAS, Clarine Silveira; GÓES, Liliane MatosAnalisando o cenário atual do sistema energético brasileiro, este trabalho retrata de que forma a inserção da matriz energética eólica no sistema de produção de energia tem afetado sociambientalmente a população baiana no distrito do Tamboril, localizado no município do Morro do Chapéu – BA. Tendo em vista o aumento das preocupações com o meio ambiente, pesquisas realizadas com o intuito de promover maior desenvolvimento no setor energético, acompanhados de investimentos, tem impulsionado a expansão da produção de energia. A concentração desses investimentos na instalação de parques eólicos na região Nordeste chama a atenção. Levando em consideração a necessidade de compreender os fatores que tem levado a essa expansão na região Nordeste, foi analisado o histórico da produção de energia no Brasil. Este trabalho pretende mostrar como esse desenvolvimento acelerado interfere nas comunidades existentes próximas ao Complexo Eólico Tamboril, nos âmbitos social e ambiental, os embates territoriais existentes nesses locais, já que, todo o processo de produção e apropriação do solo, muda e transforma o espaço geográfico. A partir da metodologia utilizada que consiste em pesquisa bibliográfica, análise documental e trabalho de campo na perspectiva do método sistêmico, tornou-se nítido que embora algumas vantagens sejam atribuídas ao sistema de produção de energia eólica, existem pontos negativos relacionados tanto à fase de implantação do Complexo Eólico Tamboril quanto a fase de operação do mesmo, que produz efeitos temporários, permanentes e acumulativos ao geossistema.
- ItemOs aspectos sócio-ambientais da produção de tijolos nas olarias de São José do Jacuípe-BA.(2008-05-10) CRUZ, Reinilda Aparecida Mascarenhas da; ANDRADE, Benedita Pereira de; ARAÚJO, Maria Zélia Martins Ferreira; FERNANDES, Paulo César D’AvilaO presente trabalho monográfico tem como objetivo os aspectos sócioambientais da produção de tijolos nas olarias da cidade de São José do Jacuípe, desde os anos de 1940 até os dias atuais. Trata-se de uma pesquisa exploratória, com abordagem Etnográfica, por ter levado em conta que o problema estudado é de cunho específico. Utilizou-se amostragem probalística do tipo aleatória simples tendo como instrumento, o questionário para coleta de dados que evidenciaram vantagens e desvantagens deste tipo de atividade para a comunidade local. Identificaram-se os conflitos que permeiam a questão homem-natureza tendo como conseqüência a degradação ambiental pouca lucratividade e interferências na saúde dos envolvidos. Diante disso, propõe-se uma reflexão da comunidade e do poder público, no sentido de conciliar produção, preservação e conservação do meio ambiente no intuito de minimizar os efeitos negativos resultantes da ação antrópica.