Bacharelado em Geografia - DCH4
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Bacharelado em Geografia - DCH4 por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 215
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemRepensar a sala de aula da educação superior(1997) Silva, Jerônimo Jorge CavalcanteO objetivo deste trabalho é mostrar os resultados de um estudo de caso, onde os alunos do 2° semestre acadêmico da turma de Geografia, ano de 1996, da Faculdade de Formação de Professores de Jacobina - Universidade Estadual da Bahia, tentaram exercitar o conteúdo programático da disciplina Introdução a Economia, de forma temática e contextualizada com a realidade local, regional e nacional. O marco referencial tem como suporte o paradigma critico construcionista, o qual entende a realidade como uma construção de sujeitos, com suas contradições, contextualidade, complexidade e multirreferencialidade. Utilizou-se alguns pressupostos teóricos dos métodos qualitativos. Com recursos metodológicos da participação observante, estudo de caso e a entrevista - para a compreensão e interpretação do objeto de estudo. Observou-se que a contextualização. dos temas relacionados ao conteúdo programático da disciplina Economia - envolvendo pesquisa teórica e prática não apresentou maiores entraves para o professor e alunos no desenvolvimento das atividades. Foi na produção do ensaio monográfico por parte dos discentes, um dos pontos mais difíceis de ser trabalhado. Indica-se algumas alternativas de solução, não se centrando apenas em uma disciplina específica e, insistindo que não devemos jamais deixar de despertar e provocar um ensino pesquisa, como um desafio constante; pois assim poderemos exercitar o "aprender a aprender ‘e o saber pensar, para possibilitar elaboração própria de um conhecimento contextualizado e relacional.
- ItemCurso de especialização em Turismo e Desenvolvimento Sustentável(2001) Pimentel, Arlivan Nunes; Anjos, Edson Júnior M.; Santos, Maria Gorreti dos; Jesus, Ozana Alves de; Souza, Rosemeire Aparecida de; Santos, Silvana Alves dosEste trabalho é composto pelos seguintes tópicos: Caracterização geral como localização da cidade de Jacobina para Salvador em Km, da região econômica do Piemonte da Diamantina ao norte da Chapada Diamantina fazendo parte da bacia do Rio Itapicuru-Mirim, a delimitação da área como objeto de estudos, aspectos históricos e administração geral, os aspectos sócio-econômicos, demografia, aspectos turísticos, recursos culturais, infra-estrutura turística, os recursos humanos para o turismo, avaliação de demanda turística descobrindo assim, portanto a riqueza que o distrito de Itaitú possui.
- ItemAssociativismo: obstáculo e desafios para o desenvolvimento sustentável no distrito de Caatinga do Moura (Jacobina-BA)(Universidade do Estado da Bahia, 2001) Barreto, Aline do Nascimento; Andrade, Benedita Pereira deEsta monografia apresenta algumas reflexões acerca das experiências associativistas vivenciadas pelos pequenos produtores agrícolas e doceiros do distrito de Caatinga do Moura, no município de Jacobina, Bahia, enfocando os obstáculos para a constituição e manutenção das associações, as dificuldades enfrentadas para o seu funcionamento, os motivos que levaram ao declínio das instituições existentes e as perspectivas para a reativação destas entidades. Caatinga do Moura dispõe de um potencial econômico, constituído pela agricultura e fabricação de doces, atividades desenvolvidas por micro e pequenos produtores, mas que no momento atual enfrenta crises, em virtude da escassez de capitais necessários para a aquisição de insumos, tecnologia, pagamento da mão-de- obra, além de organização que proporcione ampliação da produção e do mercado consumidor, dificultando a comercialização direta por parte dos produtores que se vêem obrigados a entregarem a produção a intermediários, diminuindo consideravelmente a margem de lucro e em muitos casos, inviabilizando a produção, forçando os fabricantes a desistirem desta atividade, impulsionando-os a migrarem para outras cidades e Estados à procura de emprego. Agricultores e doceiros, isoladamente não tem condições financeiras para superarem a crise e concorrerem no mercado globalizado e competitivo. O associativismo apresenta-se como alternativa viável e sustentável para o desenvolvimento destes setores econômicos, possibilitanto a fixação da mão-de-obra local e gerando renda para os habitantes. As associações têm a possibilidade de adquirir linhas de crédito para investimento na produção e organização da comercialização associativa, permitindo a ampliação de mercados e melhores preços, eleminando a presença do atravessador, aumentando a lucratividade e qualidade de vida da comunidade. Porém, o individualismo, a falta de confiança e ajuda mútua representam obstáculos ao associativismo no distrito.
- ItemO perfil do visitante à Jacobina e suas motivações para a viagem(UNEB, 2001) Gama, Marlene Alves de Oliveira; Farias, SaraEsse artigo é resultado de uma pesquisa voltada para a análise do perfil do visitante à Jacobina e as motivações que o levaram a escolher esta localidade como destino. Tem como objetivo principal identificar a demanda turística do local, que recentemente foi inserido no roteiro turístico da Bahia.
- ItemTurismo e ecoturismo: o caso de Jacobina/BA(Universidade do Estado da Bahia, 2001) Santos, Alcifrêde Silva dos; Andrade, Benedita Pereira deO Ecoturismo é um assunto extremamente polêmico. Os conservacionistas consideram que pode beneficiar as áreas protegidas, mas preocupam-se com o impacto ambiental advindo da exploração econômica dos recursos naturais. As agências de turismo sabem que o ecoturismo tem a preferência dos consumidores, mas questionam sua rentabilidade. Já as autoridades governamentais consideram o ecoturismo como importante fonte de divisas, mas dispõem de estudos econômicos insuficientes para respaldar essa afirmação. Os especialistas na área de turismo e ecoturismo reconhecem que a atividade ecoturística pode gerar empregos, mas demonstram preocupação quanto aos impactos negativos passíveis de serem gerados sobre culturas nativas e sobre a sustentabilidade. O ecoturista, consumidor do produto, que impulsiona o movimento, aceitam a atividade ecoturística como uma forma sadia de viajar. Nas palavras do presidente da Embratur, Caio Luiz de Carvalho (Isto É, no 1.681, 13/12/2001), o Turismo: "É, em termos mundiais, a indústria que processa recursos naturais, culturais e humanos sem desgastá-los, de forma articulada, planejada, procurando realizar o sonho do turista e promover o desenvolvimento sustentado local", e assim deveria ser, mas não vem sendo desenvolvido desta forma, em especial no interior brasileiro.Este estudo pretende ser mais uma ferramenta que possibilite uma discussão mais detalhada do ecoturismo como estratégia para a conservação das áreas naturais do município de Jacobina, Bahia, com respectivo aproveitamento sócio-econômico da atividade pela população nativa, em particular. Busca também considerar a questão do desenvolvimento sustentável, no município, como importante condição para um ecoturismo bem planejado e com resultados práticos num tipo de economia que por si só é inédita na microrregião.
- ItemA contribuição do licuri para o turismo e sustentabilidade de Serrolândia - BA(Universidade do Estado da Baiha, 2001) Oliveira, Irene Rodrigues deO município de Serrolândia caracteriza-se por uma agricultura baseada na trilogia alimentar, feijão, milho, mandioca. Embora não se constitua um cultivo, o extrativismo vegetal do licuri está diretamente ligado a economia agrícola local. Produto típico da região, consiste numa palmácea nativa, cujos coquilhos dão grande produção de óleo doméstico e industrial. Nesta região, o licuri é coletado de forma rudimentar, e a atividade subsiste em condições extremamente adversas. Os coletadores muitas vezes são explorados pelos comerciantes locais que comandam a atividade extrativa na área. O povo serrolandesse usa os subprodutos do licuri na gastronomia regional, no artesanato, na comercialização das amêndoas e como ornamentação nos eventos da comunidade (festas dos santos padroeiros e juninos). Por outro lado, o uso das plantas nestes eventos e na agropecuária é uma das ameaças ao vegetal, devido aos constantes desmatamentos. Nos anos 90, a Prefeitura Municipal, juntamente com os órgãos estaduais como BAHIATURSA e FAZCULTURA, reforçaram a economia da cidade, através da realização do "Arraiá du Licuri" , no sentido de diversificar a produção e valorizar a cultura popular como atividade turística. Dessa forma o estudo propõe-se a apresentar uma contribuição para o turismo a sustentabilidade local e a manutenção e conservação do licuri.
- ItemEcoturismo: potencialidades de desenvolvimento sustentável em Ourolândia-Bahia(UNEB, 2001-05-31) Silva, Paula Ney Rosa da; Andrade, Benedita Pereira deApós o declínio do período aurífero e diamantífero, o Piemonte da Diamantina busca novas alternativas com o turismo ecológico, representando porém um potencial ecoturístico significativo no cenário baiano. No município de Ourolândia o mármore é atualmente o principal responsável pelo desenvolvimento econômico. No entanto, consciente de suas belezas naturais, prepara-se junto com toda região do Piemonte da Diamantina, para receber turistas. Contudo, a cidade não oferece infra- estrutura urbana básica para atender a uma demanda razoável de turistas. Portanto, analisar a problemática e buscar soluções adequadas para promover a atividade turística e um desenvolvimento de forma sustentável são os objetivos do trabalho. Logo, torna-se necessário a construção de um modelo onde se enfatize aspectos vinculados a questões de conscientização administrativa e comunitária, baseado sempre no princípio da melhoria da qualidade de vida da população.
- ItemO marketing como ferramenta na reestruturação do Balneário Novo Tareco sob a ótica do Desenvolvimento Sustentável(UNEB, 2001-09) Souza, Rônei Rocha Barreto de; Farias, Sara OliveiraO conceito de marketing, nos últimos anos, tem-se tornado muito mais amplo que poderiam supor até mesmo os mais arrojados formuladores desta atividade. Philip Kotler, o grande papa do marketing contemporâneo e precursor do estudo sistemático do assunto, apresentou a seguinte definição: "Marketing é a atividade humana dirigida para a satisfação das necessidades e desejos, através dos processos de troca" Dentro deste conceito, o marketing tem suas divisões, dentre elas. Doris Ruchsman" define o como "a adaptação sistemática e coordenada da politica das empresas de turismo, tanto privadas como de estado, no plano local, regional e internacional, visando o plano satisfação das necessidades de determinados grupos de consumidores, obtendo, com isso um lucro apropriado É fundamental oferecer serviços corretos ao visitante, com cortesia e profissionalismo, e isso não é possível sem um programa de formação profissional. Os visitantes são recebidos polo sistema turístico, mas eles têm contato direto e pessoal com os operadores do sistema. Se eles não compreenderem a importância do cliente e não orem treinados para atende-los, corre-se a risco de frustrar o atendimento e assim, receber por pana do visitante uma avaliação negativa, que se propaga e representa uma ameaça ao sistema, A sensibilização da população para a importância do turismo é o ponto - chave para a questão da melhoria e ascensão do turismo. O Brasil recebe somente 0.3 por cento do mercado internacional e com todos os atrativos que o pais possui isto pode ser considerado um fracasso. A população com as conhecidas exceções de algumas regiões do pais ainda não percebeu a Importância do turismo, que deveria ser prioridade nacional finalizando, volta-se a argumentar a necessidade de estratégias que viabilizem a implementação do turismo sustentável no local estudado Este tópico é importante pois a ideia dos turismólogos da atualidade visam a sustentabilidade como ponto-chave de todas as ações que visem divulgar e administrar qualquer atrativo turístico.
- ItemMicareta – Uma porta aberta para o turismo?(2002) Vieira , Vera Lúcia Santos JacobinaEste trabalho tem como o discutir a micareta como uma porta para o turismo, a instalação do capitalismo nos séculos XVIII e XIX, desenvolvimento sustentável, investimentos dos órgãos estaduais e municipais e a urgência do plano de Marketink Turístico em Jacobina Ba.
- ItemPreservação do rio Itapicuru- Açu: uma questão ambiental e turística em Pindobaçu Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2002) Santos, Williams Sidney Lopes dos; Andrade, Benedita Pereira deNesta monografia procuro relatar de forma clara a necessidade de união entre os órgãos governamentais, sociedade organizada e população de Mirangaba, Pindobaçu, Saúde, Filadélfia, e Ponto Novo municípios banhados pelos rios que formam a bacia do rio Itapicuru-açu, também conhecido como Alto-Itapicuru detendo- me principalmente ao município de Pindobaçu, com o objetivo alertar aos interessados para a necessidade de organizarem um movimento de aproveitamento das águas do referido rio para o desenvolvimento sustentável da região, através do turismo, garantindo a manutenção deste bem natural, e explorando de forma comercial, ao passo que segue orientações para os tipos de atividades e como elas devem ser implantadas. A metodologia aplicada para a realização da monografia contou com a leitura de livros elancados na pesquisa bibliográfica para construir a fundamentação teórica, assim como a realização de entrevistas para conhecer à opinião da comunidade envolvida na região do investimento, a partir daí chegamos aos principais objetivos: que é o de unir órgãos estratégicos e a comunidade, com o intuito de juntar esforços para que se possa extrair o máximo número possível de beneficios para todos os que se possam beneficiar do Rio Itapicuru-açu, sem prejudicar o rio de forma que possamos até perdê-lo; devemos aproveitá-lo de forma sustentável.
- ItemPerspectivas turísticas do distrito Itapura Miguel Calmon (Bahia)(Universidade do Estado da Bahia, 2002) Rios, Iranilton Almeida; Andrade, BeneditaO turismo tem se destacado como uma das atividades econômicas com maior potencial e geração de emprego e renda, especialmente quando orientado por princípios de sustentabilidade. A busca por experiências novas e o contato com a natureza impulsionam essa atividade, que cresce em ritmo acelerado no mundo todo. O ecoturismo, em particular, tem ganhado destaque, pois valoriza a identidade cultural e a preservação ambiental, sendo uma resposta à homogeneização da sociedade global. No Brasil, e especialmente na Bahia, o turismo tem sido considerado uma alternativa viável para o desenvolvimento econômico de municípios com grande riqueza natural e cultural. Miguel Calmon, integrado ao Roteiro Turístico da Chapada Norte, é um desses municípios, com atrativos como o Parque Estadual das Sete Passagens. A proposta é fortalecer o turismo receptivo, criando novos produtos turísticos e explorando o potencial de localidades como o distrito de Itapura (ex-Mocambo). O estudo sobre o turismo em Miguel Calmon foi realizado em três fases: pesquisa bibliográfica, trabalho de campo e visitas ao distrito para levantamento de informações e escuta da comunidade. A partir disso, o trabalho foi redigido com o objetivo de analisar criticamente as perspectivas do turismo sustentável na região.
- ItemDiagnóstico ambiental da micro-bacia Rio do Ouro, município de Jacobina-BA(UNEB, 2003) Novais, Marcos Paulo Souza; Fernandes, Paulo D' ÁvilaEsse artigo tem como objetivo diagnosticar e investigar os diversos problemas ambientais da micro-bacia rio do Ouro, no que se refere: a poluição hídrica, dregadação do leito e das margens (assoreamento e erosão), exploração indiscriminada das encostas da Serra de Jacobina, despejos de resíduos domésticos, diminuição da vazão, extinção da fauna aquática e desequilíbrio no ecossistema. Trata-se de um estudo a partir da teoria geossistêmica, procurando analisar o fluxo de energia dentro da área em estudo, alterando sua moforgênese e pedogênese. O texto fornece subsídios para o planejamento e monitoramento dos recursos naturais, buscando a (re)construção de uma cidade com o viés da sustentabilidade ambiental.
- ItemEcoturismo e sustentabilidade das populações locais(UNEB, 2003) Barros, Maria do Socorro dos Santos; Andrade, Benedita Pereira de; Fernandes, Paulo d'AvilaO ecoturismo não deve ser visto meramente como programas com atividades (caminhadas, observações da fauna e da flora) ligadas ao meio ambiente natural, em geral amadoras, onde os participantes mantém contato com a natureza, mas encarado como um segmento de atividade turística que explora de forma sustentável o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e desenvolvimento e busca a formação de uma consciência ambientalista através da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações envolvidas. Este estudo tem como referencial o envolvimento das populações locais e sua exclusão dos planos e programas governamentais que não oferecem maiores oportunidades para a comunidade nos melhores postos de trabalho.
- ItemO comércio jacobinense pós-fechamento da J.M.C.: perspectivas do setor varejista na ótica do Sebrae. Uma análise do biênio 2001/2002(Universidade do Estado da Bahia, 2003-07) Costa Filho, Aroldo; Vasconcelos, Katiane Silva; Santos, Jorima Valoz dosO presente trabalho destaca o comércio jacobinense pós-fechamento da J.M.C. (Jacobina Mineração e Comercio S/A), revelando um notável desaquecimento do setor, bem como apontando as perspectivas desenvolvidas pelo SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) para o comércio varejista local. Vale registrar que a exploração sistemática do ouro, em jacobina, teve início na década de 1980, e foi tida como projeto monocultor de sustentação econômica para o município, o que desencadeou grande vigor ao comércio local, privilegiando o setor varejista. Tal fato aqueceu substancialmente as vendas no comércio, além de promover à cidade um crescimento horizontal jamais visto. Por outro lado, após o fechamento da mina, Jacobina vem sofrendo um grande impacto, sobretudo no setor comercial, onde se verifica um acentuado desaquecimento do mesmo, pois a mineração, sem dúvida, era tida como ancora deste setor, gerando emprego e renda para o município. Diante desse quadro, tornou-se impar a buscar de novas saídas para a situação, a partir de intervenções de agências governamentais de fomento (em particular, do SEBRAE) na procura de alternativas que modifiquem, positivamente, tal situação, A intenção aqui é, portanto, de apontar uma radiografia da atuação do SEBRAE no comércio jacobinense, especificamente no setor varejista, após o fechamento da JMC.. com delimitação temporal de 2001 a 2002, analisando suas ações e conseqüências.
- ItemA migração sazonal da comunidade de Barrinha no município de Correntina-Bahia(UNEB, 2004) Araújo , Carlos Alberto Lima de; Santos, Evaldo Moreira dos; Neves, Jandira Pereira; Andrade, Benedita Pereira deA migração é um movimento de pessoas de um lugar para outro que vem ocorrendo finquentemente ao longo da história da humanidade. É um fenômeno global que atinge todos os povos sem datinção de raça, cor, sexo, religião e/ou Nasse social, e pode ser de ordem livre ou forçada. No Brasil, este movimento vem ocorrendo com freqüência Inicialmente os nativos migraram livremente em busca de alimentos. Após a colonização a migração se intensificou A própria "descoberta" foi resultado da migração por interesses económicos Mais tarde os nativos migraram forçadamente para o interior, fugindo das garras dos invasores portugueses, logo depois os negros africanos tornaram-se vitimas da migração e exploração dos colonizadores para trabalharem nas lavouras canavieiras. No municipio de Correntina não tem sido diferente, ele tem na sus origem uma história de migração. Vale lembrar, que a migração apresenta caracteristicas diferentes. Neste trabalho trataremos da migração saronal na e de Barrinha. Nos últimos anos temos acompanhado de perto comunidade de o drama das familias dos migrantes e presenciado jovens e pais de familia partirem em busca de trabalho nas lavouras canavieiras, permanecendo por là a maior parte do ano, ou seja o periodo da safra, onde vendem saa força de trabalho para garantir o sustento da familia e farer um "futuro", "um pé de meia", como diz o ditado popular, certo é que todos vão em busca de dias melhores A nossa inquietação com este trabalho foi descobrir as verdadeiras causas da migração sazonal, as vantagens e desvantagens e ainda fazer uma análise do ponto de vista social, identificar as conseqüências, mas acima de tudo chamar atenção das autoridades visando um novo olhar para a classe trabalhadora que sempre viveu desasistida de politicas públicas. Através de entrevistas realizadas com alguns migrantes e familiares, percebemos as principais causas da migração samoral a questão financeira, a falta de oportunidade de trabalho que garanta o sustento da familia. A maioria percebe as desvantagens da migração sazonal, tanto para quem vai quanto para quem fica, porém esta tem sido a única alternativa para enfrentar o desemprego na região.
- ItemOrganização política sócio-econômica do assentamento rural de Itaguaçu VII em Andarai – BA(UNEB, 2004) Santos, Antonia Rocha dos; Araújo, Fadaly Diana Alves de; Costa, Leandra Jesus Santos; Costa, Zenilho Rodrigues; Santos, Jânio Roberto Diniz dosO presente trabalho de pesquisa pretende realizar uma análise da realidade agrária brasileira desde o processo até os dias atuais, ressaltando os conflitos estabelecidos historicamente pela terra – entre trabalhadores ou camponeses e os latifundiários -e, neste contexto, a organização dos movimentos sociais de luta pela terra, e suposto assentamento de população, a criar todas condições para a permanência destes camponeses e trabalhadores no campo. Também na região em estudo, esta luta é uma realidade que se concretiza, sobretudo, nos assentamentos de reforma agrária. A partir de então, buscar-se-á analisar, mais perto, a luta que resultou na origem do assentamento de Itaguaçu VII, em Andaraí – BA, desde década de 70 até os dias de hoje.
- ItemA importância da compostagem do lixo orgânico na paisagem e no desenvolvimento sustentável na cidade de Jacobina- Bahia(2004) Sousa, Silvio Fernando Oliveira deO artigo propõe sensibilizar a sociedade para uma maior atenção ao beneficiamento do lixo residencial, evidenciando que uma gestão ambiental deve ser coletiva, ao mesmo tempo mostrar a importância da compostagem no processo de transformação do lixo orgânico doméstico em adubo natural como fonte de renda alternativa.
- ItemAspectos sociais e ambientais da extração de paralelepípedos na Serra do Tombador – Jacobina (BA)(Universidade do Estado da Bahia, 2004) Jesus, Ozana Alves de; Fernandes, Paulo César d' Ávila; Andrade , Benedita Pereira deEste artigo trata da pesquisa, concernente a Extração de paralelepípedos na Serra do Tombador: Aspectos Sociais e Ambientais. O objetivo do trabalho consiste em discutir condições sociais e ambientais que afetam a população ali residente ou que utiliza este tipo de trabalho como meio de sobrevivência. No primeiro instante efetuamos a delimitação, localização e caracterização da área em estado. Posteriormente, discutimos os aspectos ambientais, para em seguida tratarmos efetivamente das questões sociais e ambientais que envolvem a problemática evidenciada.
- ItemDESENVOLVIMENTISMO, ATIVIDADE PETROLÍFERA E DEGRADAÇÃO AMBIENTAL EM ÁREAS PESQUEIRAS EM SÃO FRANCISCO DO CONDE, BA(2004-07-27) SANTOS, Edvaldo Hilário dos; CIDADE, Lúcia Cony Faria; BURSZTYN, Maria Augusta Almeida; ANJOS, Rafael Sanzio Araújo dosEste trabalho analisa o papel da indústria petrolífera em São Francisco do Conde, na Região Metropolitana de Salvador, e seu rebatimento junto à comunidade local de pescadores. Foi para este lugar que a agenda desenvolvimentista brasileira orientou, na década de 1950, a implantação da estrutura de exploração e produção de petróleo. Necessária para o abastecimento do mercado nacional, essa fonte geradora de energia contribuiria também para inserir o país, no cenário internacional. A investigação abrange o período de 1950 aos dias atuais. Numa primeira abordagem, a dissertação esquadrinha, na escala Brasil e Bahia, o papel do desenvolvimentismo na construção de uma imagem das atividades petrolíferas como promotoras de desenvolvimento local. Numa segunda abordagem, trata da temática na escala do Recôncavo e da Região Metropolitana de Salvador e estuda o papel da indústria petrolífera em São Francisco do Conde. Numa terceira aproximação, aborda o rebatimento da atividade petrolífera sobre a sustentabilidade local, na perspectiva de uma comunidade de pescadores. A análise leva à constatação de que a atividade petrolífera em cujo rastro instalou-se uma moderna industrialização, inegavelmente contribuiu para criar mudanças econômico-sociais na região e, ainda, uma imagem de progresso e prosperidade social. No entanto, apesar de uma entrada crescente de recursos advindos de Royalties do petróleo, não tem havido melhorias significativas no desenvolvimento local. Parcela significativa da comunidade permanece distante dos benefícios advindos. Além disso, a exploração petrolífera alterou significativamente o meio ambiente, particularmente em áreas de pesca e coleta pela comunidade local. As grandes transformações decorrentes geraram desequilíbrios e crise na pesca, uma atividade até então sustentável.
- ItemAspectos sócio-ambientais da área de fundo de pasto da comunidade de Paredão do Lou no município de Monte Santo-BA(UNEB, 2004-11) Silva, Edvaldo de Jesus; Costa, Ivone Oliveira da; Ferreira , Maria do Carmo Guimarães; Nascimento, Sandra Andrade do; Dias, Simone Conceição Soares; Santos, Jânio Roberto Diniz dosO fundo de pasto é uma forma secular de utilização coletiva da terra, sobretudo para o pastoreio extensivo de animais de pequeno porte (caprinos e ovinos) praticada por comunidades rurais principalmente na Região Nordeste da Bahia. Pelo fato desse sistema ser de grande relevância para essas comunidades é que escolheu-se a área de Fundo de Pasto da comunidade de Paredão do Lou como sujeito/objeto desse trabalho, objetivando estudar os seus aspectos sócio- ambientais, a sua organização e quais as formas de preservação ambiental utilizadas por esta. Para tanto foi utilizado o método indutivo e realizadas entrevistas com descendentes dos primeiros moradores, com 20% dos criadores e com 30% dos diretores da Associação Agro-Pastoril local. A pesquisa indicou que, apesar das dificuldades enfrentadas pelos seus moradores devido à ausência de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento do campo, o mesmo apresenta-se como uma estratégia coletiva eficaz de sobrevivência, permanência e manutenção do pequeno produtor na terra pautada nos princípios da solidariedade, da organização e na preservação da caatinga.