Bacharelado em Geografia - DCH4

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    Empoderamento capilar e identidade negra: transformações e resistências no povoado de Pau-Ferro, município de Jacobina,Bahia
    (Universidade do Estado da Bahia, 2025-01-08) Santos, Amanda Silva; Góes, Liliane Matos; Santos, Gislene Maria Mota dos; Ramos, Jamille Santos
    Partindo da problemática dos procedimentos precoces realizados com alisamentos e o modo como influenciou a vida dessas mulheres na perda de sua identidade negra, a presente pesquisa teve como objetivo analisar o processo de empoderamento capilar e o resgate da identidade de mulheres negras do Povoado de Pau-Ferro, município de Jacobina, Bahia. O campo de pesquisa voltado para o gênero feminino e negro, tem ganhado bastante destaque diante do crescimento da indústria de cosméticos voltados para os cabelos crespos em atenção a população negra. A metodologia de pesquisa utilizada é a etnográfica, por possibilitar a coleta de dados a partir de entrevistas que abordaram a história de vida de cada mulher, desse modo, foram analisadas de forma descritiva e crítica, que após leituras e análises dos dados obtidos, foi possível perceber tanto o processo de ressignificação dessas mulheres a partir da transição capilar como identificar-se como mulher negra num contexto social e político.
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    Elaboração de materiais cartográficos táteis para o ensino inclusivo nos espaços formais e não formais para estudantes/pessoas com deficiência visual
    (Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-18) Silva, Franciele Martins da; Góes, Liliane Matos; Brandão , Josiane de Jesus; Silva, João Marcos Xavier da
    O ensino de Geografia para estudantes/pessoas com deficiência visual muitas das vezes não é atendido de forma dinâmica, inclusiva e equalitária. Diante desse contexto, a presente pesquisa, buscou analisar as potencialidades da produção de materiais cartográficos táteis e aplicação de oficinas pedagógicas nos espaços formais e não-formais, afim de contribuir com a educação, influenciar poder público em políticas públicas e de inclusão para pessoas com deficiências visuais, trazer conhecimento aos professores (as), mediadores(as), ambiente escolar e futuros pesquisadores da área da cartografia tátil, contribuindo com um ensino inclusivo, dinâmico e respeitoso.
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    O uso de jogos eletrônicos como recurso didático não convencional para o ensino de geografia na educação básica
    (Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-20) Marques, Raissa de Jesus; Góes, Liliane Matos; Nunes, Marcone Denys dos Reis; Santos, Ivaneide Silva dos
    Este artigo reflete sobre o ensino de Geografia e o papel do(a) professor(a) no processo de incorporação de novos recursos didáticos que tornem as aulas de Geografia da Educação Básica mais dinâmicas e contextualizadas com a realidade dos(as) estudantes. Considerando a importância de adotar abordagens inovadoras que contemplem o perfil da atual geração, a pesquisa consistiu em investigar a questão-problema: quais as potencialidades e desafios da utilização de jogos eletrônicos como recurso didático não convencional no ensino de Geografia? Para isso, a pesquisa adotou a metodologia da pesquisa-ação, por compreender o processo colaborativo e cíclico de investigação, reflexão e ação, entre o(a) pesquisador(a) e os(as) participantes na resolução de problemas e na construção do conhecimento de forma prática. Com o foco na educação básica, a pesquisa foi desenvolvida com discentes das turmas 1ª séries do ensino médio do Colégio Estadual de Jacobina, localizado na cidade de Jacobina, Bahia. Os resultados evidenciaram que o uso dos jogos eletrônicos ao serem relacionados com os conteúdos de geografia em sala de aula promoveram uma maior interação e participação dos(as) estudantes na construção dos conhecimentos, de modo particular, os conceitos básicos sobre orientação e localização espacial, usando os instrumentos cartográficos contidos nos jogos. Por fim, as inferências ligadas a aplicação desta pesquisa foram promissoras, considerando que os(as) professores(as) de Geografia podem incorporar os jogos eletrônicos em suas práxis pedagógica, como um recurso complementar e inovador em suas aulas na Educação Básica para tornar o processo de ensino e aprendizagem mais atrativo, dinâmico e contextualizado.
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    Caminhar, sentir, falar: modos de vida e mobilidade cotidiana em Caatinga do Moura (Jacobina-BA)
    (Universidade do Estado da Bahia, 2024-01-19) Santos, Marilia Brasileiro dos; Lima, Jamille da Silva; Moreira, Tiago Rodrigues; Silva, Efigênia Rocha Barreto da; Loguercio , João Francisco Canto
    A mobilidade cotidiana é um tema muito recorrente dentro da perspectiva de espaços urbanos, esse ir-e-vir das pessoas nas cidades, nas capitais e nas grandes metrópoles se reflete em estratégias, lugaridades e no habitar dos sujeitos. No entanto, a mesma intensidade de pesquisas não se observa na ocorrência desse fenômeno em espaços rurais, onde são compreendidos, em muitos casos, relacionandose apenas ao êxodo rural. Mas, afinal o cotidiano dos moradores de comunidades rurais também é marcado por uma trajetória de intensa mobilidade, de problemas existenciais e com um pequeno, porém muito relevante diferencial, na forma como estabelecem as suas relações pessoas e locais. Neste sentido este artigo busca pelo caminho fenomenológico ancorado pela geografia humanista compreender o sentido de casa e rua a partir da mobilidade cotidiana e dos modos de vida de Caatinga do Moura (BA). Nosso objetivo é apresentar como a mobilidade e os modos de vida são vividos existencialmente por pessoas em sua cotidianidade, circunscrevendo como acontecem as relações, os deslocamentos entre os diferentes lugares e territorialidades, ou seja, relacionado a esse movimento do ir-e-vir das pessoas em casa, na rua, na roça, na estrada, em que se faça refletir a sua essência de sereestar-no-mundo da ruralidade. Através do trabalho de campo apresentamos que a mobilidade longe de estar relacionada apenas ao movimento de casa-trabalho ou às migrações, é um modo de habitar o mundo rural, de se reconhecer no território, de estabelecer laços sociais e culturais e de construir a própria identidade.
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    Análise do uso e ocupação do solo no município de Várzea Nova-BA
    (Universidade do Estado da Bahia, 2025-01-09) Pereira, Simone Santos; Góes, Liliane Matos; Campos, Camila da Silva; Silva, Azarias dos Santos
    O solo tem sua importância e uma forte relação na vida das pessoas do campo e da cidade. Trata-se de um recurso natural que possibilita a produção a partir do cultivo de lavouras temporárias e permanentes, na pecuária dentre outras possibilidades de utilização. Diante do exposto, o presente trabalho tem como objetivo analisar o padrão e mudanças na estrutura das formas de uso e ocupação da terra, abordando as diversas atividades agropecuárias do município de Várzea Nova-BA. A metodologia adotada consistiu na pesquisa documental e na abordagem quantitativa que subsidiou as interpretações acerca das mudanças para o recorte temporal de 1986, 2017 e 2023, das séries dos MapBiomas cobertura do solo e para verificação dos dados da produção tomaram-se como referência as séries dos Censos Agropecuários do IBGE, Produção Agrícola Municipal (PAM-IBGE). Os resultados encontrados retratam a importância e a existência de solos férteis que condicionam as principais atividades estabelecendo uma produção de subsistência familiar, contribuindo na busca de alternativas e novas técnicas de manejos que foram fundamentais para o desenvolvimento socioeconômico do município.