Licenciatura em Letras - Língua Inglesa e Literaturas - DCH5
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Letras - Língua Inglesa e Literaturas - DCH5 por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 15 de 15
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA revolução russa e o comunismo soviético: uma leitura crítica do livro a revolução dos bichos, de George Orwell(Universidade do Estado da Bahia, 2018-12-14) Oliveira, Karina Marluce de; Guimarães, Tassila Ferreira Vale; Filho, Benício Francisco de Matos; Santos, Ivani da SilvaEste trabalho de conclusão de curso se propõe a apresentar uma análise substancial da obra A Revolução dos Bichos do autor George Orwell em sua relação com o contexto histórico da Revolução Russa e o Comunismo da URSS. Revendo a história do escritor inglês e considerando as críticas metafóricas presentes em sua obra, este trabalho analisou de que forma o escritor satiriza o Comunismo Soviético e o regime totalitário de Josef Stalin. Para realizar essa análise, a autora da monografia realizou primeiro um estudo dos acontecimentos históricos nos quais Orwell se inspirou para escrever sua obra. Após um levantamento teórico consistente, fez-se necessário pesquisar a vida e a ideologia política defendida pelo autor. Por fim, analisou quais elementos foram utilizados no livro para fazer essa crítica e de que forma ele fez alusões a acontecimentos e personagens reais dentro da sua obra fictícia. Verificouse que o autor de A Revolução dos Bichos utilizou personagens animais para fazer referências a personagens reais e ajudou os leitores a reconhecer porcos disfarçados de homens. Conclui-se que George Orwell faz um alerta às pessoas de que se elas não pensarem por si próprias e deixarem ser manipuladas, o regime totalitário pode ser instaurado a qualquer momento e em qualquer sociedade.
- ItemAprendizagem de língua inglesa por meio da rede social digital whatsapp(Universidade do Estado da Bahia, 2021-07-06) Conceição, Alexsandro dos Santos; Souza, Núbia Enedina Santos; Vasconcelos, Ivani da Silva Santos; Vasconcelos, Wellington dos SantosO presente trabalho, buscou investigar a contribuição da rede social digital WhatsApp como forma de aprendizagem da língua inglesa. Durante a construção desse trabalho, buscou-se investigar por meio de questionários de múltipla escolha sobre habilidades de uma Língua Estrangeira são as mais desafiadoras para a aprendizagem através do WhatsApp, por que, segundo relato desses sujeitos? E Como utilizar os recursos do WhatsApp a fim de favorecer o desenvolvimento dessas habilidades? Essas questões foram respondidas com base em suas experiências e, de acordo com o desempenho que foram aprimorados durante o contato com a língua no grupo, bem como sua participação de forma interativa. Para tanto, esse tema foi importante para uma discussão que, de certa forma, foi interessante para novas pesquisas na área.
- ItemRepresentações do colonialismo na Nigéria pós-indepedente em hibisco roxo, de Chimamanda Adichie(Universidade do Estado da Bahia, 2021-07-14) Santos, Joilma de Jesus; Nunes, Alyxandra Gomes; Coutinho, Ilmara Valois Bacelar FigueiredoA pesquisa em voga analisa as marcas coloniais que se perpetuam na sociedade nigeriana mesmo após a independência da Nigéria, a partir do romance Hibisco Roxo (2011), de Chimamanda Adichie. O objetivo desse trabalho é analisar o comportamento dos personagens, os princípios religiosos e morais que os regem, bem como a estrutura socioeconômica em que estão inseridos, a fim de mostrar que a independência política de um país não resulta necessariamente na extirpação completa do regime colonial. E, com base na narrativa literária de Chimamanda, analisada com base em estudos realizados por Silvério (2013), Nunes (2016), Fanon (1968) e, Ventura (2018), entre outros/as, evidenciamos que o colonialismo continua se reatualizando entre os colonizados, porque os colonizadores conseguiram implantar a sua mentalidade de tal maneira, que as vítimas da colonização acabam reproduzindo a concepção de mundo dos opressores. Isso fica evidente no romance Hibisco Roxo, sobretudo com o comportamento de Eugene, um nigeriano que tenta ser reconhecido como britânico, por isso age a contento
- ItemContação de histórias como estratégia ativa de aprendizado de língua inglesa no contexto do ensino infantil(Universidade do Estado da Bahia, 2021-12-15) Santos, Graciele Costa; Souza, Jamily Vasconcelos Caribé; Mariano, Luciana Vieira; Oliveira, Rosemary Lapa deO presente estudo traz uma discussão sobre a contação de histórias como estratégia para a aprendizagem de Língua Inglesa no contexto infantil, com a utilização de referencial bibliográfico propondo o ensino de uma segunda língua de maneira recreativa, adotando as metodologias ativas através de oficinas de histórias infantis com adaptações visando o ensino de inglês para crianças de 6 e 7 anos, cujo são falantes de Língua Portuguesa. Este trabalho contextualiza o processo de aprendizagem no aspecto intelectual, emocional e social de maneira teórica e prática que estão presentes na descrição de três oficinas de contação de histórias, com a utilização de 2 horas /aulas para cada uma. Assim, objetivando o auxílio aos docentes sobre formas de despertar o interesse e manter a atenção dos alunos do começo ao fim, a partir das técnicas de contação de histórias, além de avaliar o aprendizado dos discentes, por meio de atividades lúdicas de pós-história. Esta pesquisa conta com as contribuições teóricas dos autores Abramovich (2001), Bettelheim (2019), Busatto (2006), Coelho (2000), Moran (2017), Wright (1995) dentre outros.
- ItemAnálise crítica do discurso ecológico do Brasil na mídia Estadunidense entre diferentes eras políticas (2003 a 2022)(Universidade do Estado da Bahia, 2022-07-20) Araújo, Aleffe Silva; Santos, Adelino Pereira dos; Nascimento, Clebemilton Gomes do; Coutinho, Ilmara Valois Bacelar FigueiredoEste trabalho trata a respeito do discurso ecológico em suas diversas representações, enfocando o Discurso Ecológico do Brasil, que circula na imprensa estadunidense entre 2003 a 2022, suas representações e funcionamento em práticas discursivas e sociais. Diante da relevância que as questões ecológicas e/ou ambientais estão assumindo na contemporaneidade, faz-se necessário uma maior compreensão a respeito desse discurso e suas diversas representações, principalmente por causa da centralidade que o Brasil assume nessa questão. O presente trabalho tem cinco capítulos, três fundamentais para realização dos objetivos desta pesquisa. O primeiro capítulo e o último são, respectivamente, introdução e considerações finais. O segundo capítulo aborda a Análise do Discurso (AD) por meio de um apanhado histórico amplo e, consequentemente, da Análise de Discurso Crítica (ADC), seus autores e abordagens e seus conceitos-chave. No terceiro capítulo, o discurso ecológico e suas representações serão historicizadas, caracterizadas e desnudadas em suas ideologias, apresentando os seus efeitos em práticas discursivas e sociais e as intertextualidades manifestas e/ou constitutivas nas diferentes representações do discurso ecológico e as relações com outros discursos e suas representações, além de mencionar pessoas e eventos, nacionais e internacionais, importantes para essa questão. No quarto capítulo, trata-se do papel da mídia na modernidade tardia, especialmente do noticiário jornalístico, e, após a delineação do dispositivo teórico-metodológico da Análise de Discurso Crítica (ADC) na vertente de Norman Fairclough utilizado e dos mecanismos de coleta das notícias, há uma breve historicização do Discurso Ecológico e o Governo Brasileiro em diferentes eras políticas e, por conseguinte, a análise de manchetes de jornais e revistas que circularam na mídia estadunidense, durante o período selecionado, versando sobre o Brasil em correlação com o discurso ecológico e/ou ambiental e uma breve reflexão sobre a análise. Percebe-se que o discurso ecológico possui diversas representações que buscam se consolidar como a representação hegemônica desse discurso e o Discurso Ecológico do Brasil, ao longo das últimas duas décadas, sofreu transformações em suas práticas discursivas e sociais e, nos últimos anos, esse discurso não engendra, lamentavelmente, práticas discursivas e sociais positivas para o país e, portanto, a atual representação do Discurso Ecológico do Brasil na mídia estadunidense é a representação de um Discurso Antiecológico do Brasil.
- ItemEducação inclusiva: o ensino de língua inglesa para alunos autistas em escolas regulares.(Universidade do Estado da Bahia, 2022-07-20) Santos, Leila Bastos dos; Mariano, Luciana Vieira; Caribé, Jamily Vasconcelos; Ferreira, Perminio SouzaA Educação Inclusiva tem sido um tema recorrentemente discutido nos cursos de licenciatura porque a presença de estudantes com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) e, dentre eles, estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma realidade cada vez mais presente nas escolas. Diante dos fatos explicitados anteriormente surge à problemática desta pesquisa: Como se dá o processo de inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista no ensino de língua inglesa em escolas regulares? Assim, o objetivo geral desta pesquisa consistiu em compreender como se dá o processo de inclusão desses alunos no ensino de língua inglesa em escolas regulares e os objetivos específicos corresponderam a realização de uma discussão acerca de questões relacionadas ao TEA, à educação inclusiva e ao ensino de língua inglesa para estudantes com autismo e à avaliação como esses professores têm planejado e ministrado suas aulas em salas com estudantes com autismo. Esse estudo foi fundamentado em Cunha (2015), Locatelli e Vagula (2009), Marchesi (2004), Mendes e Oliveira (2020), Souza (2009) e Kirst (2015) e em documentos que tratam dos direitos de pessoas com deficiência e neurodiversas. Para alcançar os objetivos acima descritos foi realizada uma Pesquisa Qualitativa onde utilizamos como procedimento a Pesquisa Bibliográfica e a Pesquisa de Campo. Os resultados obtidos demonstram que, apesar dos professores não possuírem formação adequada para ensinar alunos com Transtorno do Espectro Autista, se mostram engajados em inserir tais alunos de forma ativa e não excludente.
- ItemA contribuição dos aspectos afetivos e emocionais para a construção de um processo de aprendizagem de língua inglesa mais efetivo.(Universidade do Estado da Bahia, 2022-07-25) Paixão, Maxlene Ferreira da; Caribé, Jamily Vasconcelos; Vasconcelos, Ivani da Silva S.; Guimarães, Tassila Ferreira V.Este trabalho deu visibilidade às dimensões afetiva e emocional no espaço de aprendizagem da língua inglesa. Assim, fomentou-se uma discussão, a partir de um escopo de trabalhos acadêmicos que remontam a reflexões para campo de atuação e da formação profissional, situando professor e estudante enquanto sujeitos históricos nesse processo. O problema e o objetivo do estudo apontaram para uma interface entre os aspectos afetivos e emocionais em vista da construção de um ambiente mais favorável para a aprendizagem. Sendo assim, os objetivos específicos foram distribuídos visando identificar, compreender e discutir teoricamente aspectos afetivos e emocionais que contribuem para a aprendizagem da língua inglesa. No que se refere à metodologia, utilizou-se o estudo bibliográfico, aliado à pesquisa exploratória explicativa, tencionando dialogar com teorias que esclarecem fatos, acontecimentos ou estudos relacionados à temática, considerando o conhecimento já efetivado acerca desses conceitos. Os resultados deste estudo revelaram a importância das emoções e da afetividade no espaço de ensino da língua inglesa, sobretudo por privilegiar as experiências dos sujeitos como aspecto fundamental para um conhecimento dotado de significado no nível das interações sociais. Mas, também, observou-se a existência de tensões na formação e na prática profissional com a prevalência de fatores externos, cuja visão racionalista-tecnicista, que permeia o meio acadêmico, a reboque do próprio mercado de trabalho, ainda privilegia a razão em detrimento da emoção como fator de sucesso na esfera pessoal, profissional e social. Concluiu-se que existe uma relação unívoca entre afetividade e aprendizagem, considerando que, entre as diversas dimensões constitutivas do ser humano, a que está na base do funcionamento psíquico constitui o cerne, ou a mola propulsora, para as nossas realizações. Neste sentido, cabe ao profissional um compromisso ético, que inclua na agenda da formação e da prática profissionais, essa aproximação com a dimensão afetiva nos variados contextos de aprendizagem.
- ItemHarry potter e os modos de ler no ambiente acadêmico: interpretações de pesquisadores de fanfictions(Universidade do Estado da Bahia, 2022-07-25) Quadros, Naiara de Jesus; Campos, Roberto Rodrigues; Satorno, Marla Silva do Vale; Nunes, Paulo Henrique SantosNeste trabalho, pretende-se discutir os modos de leitura e interpretações dos pesquisadores de fanfictions de Harry Potter, levando em consideração a relevância de teses de doutoramento para a produção e disseminação de conhecimentos modernos, realizando, assim, uma (ultra)metaleitura, analisando os modos de ler utilizados pelos leitores e escritores de fanfictions, a partir do que foi discutido pelas pesquisadoras doutoras Pelisoli (2011) e Vargas (2011). Para tanto, as fanfictions de Harry Potter serão analisadas como um fenômeno consequente da reconfiguração do ambiente literário massivo e midiático, discutido por Campos (2015), bem como do papel do leitor, defendido por Jouve (2002), aliados ao processo de convergência das mídias, nos termos de Jenkins (2006; 2010). Ao final, pode-se compreender o que leva os leitores de Harry Potter escreverem e lerem fanfictions e o que há nessa série de livros que convida os fãs não só lerem a obra, mas a criarem uma identificação emocional a ponto de buscarem um lugar de coautoria, recriando e/ou modificando o foco das narrativas de J.K. Rowling, à revelia da autora.
- ItemEntre fronteiras: um estudo sobre procedimentos de tradução dentro da obra here the whole time, de Vitor Martins(Universidade do Estado da Bahia, 2022-12-09) Júnior, Antonio Carlos Santos da Silva; Nunes, Alyxandra Gomes; Satorno, Marla Silva do Vale; Nunes, Paulo Henrique SantosEste trabalho toma espaço na área da tradução literária, sendo conduzido como uma pesquisa exploratória, e consistindo em uma análise que compara os livros Quinze Dias (2017) e Here the Whole Time (2020) – versões de um mesmo trabalho do autor brasileiro Vitor Martins –, tomando como núcleo o material em língua inglesa – uma vez que este se trata do resultado de um ato de tradução –, e considerando partes selecionadas dos textos, enquanto procura-se por aspectos relacionados a procedimentos de tradução. Através de tais recortes, a pesquisa busca coletar observações e expor considerações sobre como o processo de tradução acontece. Objetivando atuar como um recurso que presta suporte ao esclarecimento de um processo possuidor de diversificadas nuances. Explorar os produtos contemporâneos aqui mencionados resulta em diferentes perspectivas quanto ao que ocorre com o texto quando um profissional o traduz, e revela ainda como essa tarefa é tanto relacionada a competências de estrutura linguística quanto conhecimento cultural. Ademais, fornece oportunidades de reafirmar a tradução literária não apenas como um popular e simplista método termo a termo, mas também como uma complexa atividade correlacionada a um trabalho criativo que demanda atenção, um constante processo de pesquisa e a consciência de que isso tudo leva a constantes tomadas de decisões.
- ItemEnsino de língua inglesa no ensino superior durante o contexto pandêmico: experimentações tecnológicas no ensino remoto.(Universidade do Estado da Bahia, 2022-12-14) Santos, Wanderson Conceição dos; Souza, Núbia Enedina Santos; Ferreira, Perminio Souza; Nunes, Alyxandra GomesO presente trabalho buscou compreender como se deu o desenvolvimento do ensino da Língua Inglesa, através das mediações tecnológicas, nas aulas remotas de Inglês, durante o contexto pandêmico, na Universidade do Estado da Bahia-UNEB Campus V. De natureza qualitativa, a investigação ocorreu por meio de um questionário de múltiplas escolhas sobre as nuances envolvidas no ensino remoto/online mediado pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação-TDICs durante a transposição das aulas presenciais para os meios não presenciais e utilizou como aporte teórico principal, autores como Coqueiro e Sousa (2021), Fernandes et al (2020), Gonçalves (2020) entre outros. As questões respondidas pelos docentes, com base em suas experiências com a utilização dos recursos tecnológicos durante as aulas remotas de Língua Inglesa, possibilitaram diversas e diferentes experiências a toda comunidade acadêmica. Os resultados obtidos nos permitem observar que, apesar dos desafios e dificuldades, o período de ensino remoto emergencial trouxe diversos ganhos, possibilidades, experimentações e muita aprendizagem de adequações para a forma como podem ser colocados em prática os conteúdos curriculares.
- ItemUm flerte com a cartografia: experiência e subjetividade nos processos formativos no estágio supervisionado II(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-13) Jesus, Fabiane Cândida Dos Santos de; Nascimento, Clebemilton; Souza, Jamily V. Caribé; Inkpin, Sally CherylO presente trabalho tem como objetivo cartografar os processos formativos no componente curricular estágio supervisionado II marcados pela subjetividade, levando em consideração não somente a dimensão profissional como também o entrelaçamento entre o pessoal e o político na formação docente. O interesse recai sobre a formação durante a vivência desse componente curricular que integra a estrutura curricular do curso de Letras-língua Inglesa e literaturas e que se justifica em razão da especificidade posta na ementa. Voltada para a realização de oficinas em espaços não formais, esse componente proporciona certa autonomia ao(a) estagiário(a) já que se trata de um estágio que tem como foco as experimentações metodológicas de ensino, ou seja, escolhas mais livres do discente em formação sobre o que ensinar, onde ensinar e como ensinar. O referencial teórico-metodológico “flerta” com as pistas do método da cartografia, abordagem fundada na obra de Gilles Deleuze e Felix Guattari (1995) e, posteriormente, trabalhados por Virginia Kastrup et all (2015) e Eduardo Passos (20014). Para tanto, utilizo o diário de bordo como instrumento de registros dos processos cartografados. Isso possibilitou a construção de um traçado singular dos movimentos que originou esse trabalho. Pretende-se contribuir na reflexão e no avanço do conhecimento no campo da pesquisa com/sobre a experiência, colocando em diálogo a teoria e prática na formação do graduando em língua Inglesa e suas literaturas. Além disso, buscou-se investir também em outras inflexões metodológicas cujas bricolagens levam em consideração os processos de subjetivação. A análise evidenciou a forte dimensão da subjetividade e seus processos durante a vivência do componente curricular estágio supervisionado II.
- ItemO ensino de língua inglesa pós contexto remoto e a tecnologia digital: a utilização de recursos pedagógicos diversos(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-18) Gonsalves, Mayara Dos Santos Rodrigues; Souza, Jamily Vasconcelos Caribé; Couto, Leda Regina De Jesus; Vasconcelos, Wellington SantosApós a pandemia do Covid-19, no ano de 2020, os docentes e instituições de ensino enfrentaram diversos desafios diante da necessidade de mediar as aulas remotamente, com auxílio das tecnologias digitais. Assim, constatou-se o despreparo dos professores para lidar com as tecnologias. Ficou evidente que os professores, desde a sua formação, não possuíam o letramento digital e, assim, a adaptação e renovação dos matérias didáticos comumente utilizados em suas práticas, se tornaram assuntos importantes a serem tratados. Este trabalho tem como premissa, com foco no ensino de língua inglesa no Brasil, a utilização de algumas estratégias e recursos pedagógicos que melhor se aplicam com a utilização de ferramentas tecnológicas, visando potencializar o ensino e a aprendizagem nas demais modalidades de ensino. Este trabalho apresenta uma pesquisa de cunho bibliográfico e tem o respaldo teórico de autores como Charles Holges et al. (2020), Vilaça (2010), Paiva (2009), Filho e Franco (2021) e Oliveira e Silva (2018). Com os resultados desta pesquisa, constatou-se que os recursos pedagógicos apresentados, aliados a aulas bem elaboradas, colaboram para estimular a aprendizagem, despertando nos alunos o interesse, a interação, motivação e autonomia, fornecendo aulas mais prazerosas e dinâmicas.
- ItemAudiovisual como estratégia pedagógica no ensino de inglês(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-01) Reis, Marcia de Jesus; Fiorindo, Priscila Peixinho; Souza, Jamily Vasconcelos Caribé; Vasconcelos, Ivani da Silva SantosEste estudo apresenta uma intervenção pedagógica que utiliza recursos audiovisuais para aprimorar o ensino de inglês no Ensino Fundamental II, entre outras atividades. O objetivo da pesquisa é melhorar a motivação, o engajamento e a compreensão dos alunos na aprendizagem da língua inglesa. Dividida em quatro etapas, a intervenção foca na seleção e adaptação de conteúdos audiovisuais, no desenvolvimento de atividades pedagógicas interativas, na implementação dessas atividades em sala de aula e na avaliação do desempenho dos alunos. Os resultados indicam avanços significativos na compreensão da escuta, expressão oral e expansão do vocabulário dos estudantes. O uso de vídeos curtos, músicas e imagens cria um ambiente de aprendizado dinâmico e estimulante, incentivando a participação ativa e aumentando o interesse dos alunos pelo inglês. A pesquisa destaca a importância de adaptar estratégias de ensino às necessidades dos alunos, aproveitando sua familiaridade com a tecnologia e integrando materiais audiovisuais, tornando o processo de aprendizagem mais envolvente e eficaz para preparar os estudantes para desafios futuros.
- ItemProdução de conhecimento sobre o uso de aplicativos digitais de aprendizagem de língua inglesa: uma revisão sistemática da literatura(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-08) Barbosa, Mariângela Reis Nunes; Nascimento, Clebemilton Gomes do; Souza, Jamily Vasconcelos Caribé; Inkpin, Sally CherylA presente investigação explora a produção acadêmica brasileira nos últimos cinco anos sobre o uso de aplicativos móveis no ensino-aprendizagem de língua inglesa. O objetivo é de analisar como essa produção de conhecimento vem sendo abordada nas pesquisas e estudos acadêmicos. Para tanto, utilizando como metodologia a Revisão Sistemática da Literatura (RSL), baseada no protocolo desenvolvido por Ramos, Faria, Faria (2014), buscou-se, mapear, sistematizar e analisar os estudos disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Os resultados revelam uma escassez de teses e dissertações sobre o tema na BDTD. No entanto, a produção disponível reitera a importância dessa tecnologia no processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa como segunda língua ou língua adicional. A análise vertical das três dissertações mapeadas, centradas nos aplicativos Duolingo, Wlingua, EWA e Madefire, apresentam ainda relatos de melhorias nas habilidades linguísticas dos alunos, destacando a relevância dessas ferramentas no cenário educacional atual. A ainda incipiente produção científico-acadêmica mapeada revela a necessidade de ampliar a pesquisa para além dos limites da BDTD. Além disso, os resultados encontrados motivam a intenção de expandir esta pesquisa para estudos mais ampliados, específicos e complementares, explorando outros horizontes teórico-metodológicos.
- ItemUma abordagem construtivista/socioconstrutivista em uma experiência pedagógica para ensino de língua inglesa na educação infantil(Universidade do Estado da Bahia, 2024-06-17) Souza, Maria Clara Gonçalves; Santos, Adelino Pereira dos; Satorno, Marla Silva do Vale; Carvalho, Vera Lucia LimaEste artigo relata experiência letiva com a realização de quatro oficinas de ensino da Língua Inglesa na educação infantil, com abordagem construtivista/socioconstrutivista, salientando a importância da interação e da motivação no processo de ensino-aprendizagem, com atividades que favoreçam a aprendizagem por socialização dos alunos dentro da sala de aula. A experiência foi realizada em uma escola do município de Varzedo-BA, na qual eu já havia atuado profissionalmente como professora de inglês na educação infantil. A proposta pedagógica foi desenvolvida com atividades lúdicas e o desenvolvimento se deu com a ajuda de uma professora regente. Os resultados demonstram que o estimulo, na língua alvo, sem uso da tradução, não impõe obstáculo para a participação. As crianças respondem bem e parecem se divertir mais. Ademais, as dificuldades relacionadas a problemas cognitivos não foram tão inibidoras da aprendizagem quanto a interferência participativa da família com relação a apoio pedagógico em casa.