Licenciatura em Letras - Língua Inglesa e Literaturas - DCH5

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    Análise de aspectos culturais e linguísticos nas letras de canções do rapper afro-americano Tupac Shakur: o Black English em foco
    (Universidade do Estado da Bahia, 2024-06-14) Peixoto, Poliana de Jesus; Nunes, Alyxandra Gomes; Borges, Cíntia Bárbara Silva; Guimarães, Tassila Ferreira Valle
    Neste artigo, analiso e discuto os aspectos culturais e linguísticos do Black English (BE) a partir das canções do revolucionário rapper Tupac Shakur. Para entender a importância da variedade do BE para seus falantes, a sua relevância para a cultura do povo afro-americano e os contextos históricos que o cercam foram utilizados referenciais teóricos como Kovac (2022) e Silva (2004) para um maior embasamento sobre as características culturais e linguísticas do BE presente nas canções. Ressalta-se que as canções, mais especificamente o rap, são utilizadas como registro histórico e cultural, refletindo a luta contra o racismo e a desigualdade social. Além disso, o BE é visto como uma variedade do inglês americano (AmE) e suas características merecem ser respeitadas e estudadas, assim como a gramática do AmE. Durante a análise das letras de “Keep Ya Head Up” e “All Eyez On Me", observo elementos distintivos do BE, incluindo o uso do verbo auxiliar “ain't” e a ausência do verbo “to be”. Neste sentido, o reconhecimento e valorização do BE está diretamente ligado à valorização da história e da resistência da comunidade negra nos Estados Unidos.
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    A visão sobre o casamento e a vida social das mulheres em Orgulho e Preconceito, de Jane Austen
    (Universidade do Estado da Bahia, 2022-03-11) Silva, Paloma Caroline Teles da; Guimarães , Tassila Ferreira Valle; Valois, Ilmara; Nunes, Paulo Henrique Santos
    O artigo presente irá fazer um estudo sobre o papel da mulher na sociedade nos séculos XVIII e XIX. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica fundamentada na obra literária – Orgulho e Preconceito - de Jane Austen, cujos resultados apontam a vida da mulher e suas relações na sociedade, no seio familiar e no casamento daquele tempo.
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    Análise de aspectos culturais e linguísticos nas letras de canções do rapper afro-americano Tupac Shakur: o Black English em foco
    (Universidade do Estado da Bahia, 2024-06-14) Peixoto, Poliana de Jesus; Nunes, Alyxandra Gomes; Borges, Cíntia Bárbara Silva; Guimarães, Tassila Ferreira Vale
    Neste artigo, analiso e discuto os aspectos culturais e linguísticos do Black English (BE) a partir das canções do revolucionário rapper Tupac Shakur. Para entender a importância da variedade do BE para seus falantes, a sua relevância para a cultura do povo afro-americano e os contextos históricos que o cercam foram utilizados referenciais teóricos como Kovac (2022) e Silva (2004) para um maior embasamento sobre as características culturais e linguísticas do BE presente nas canções. Ressalta-se que as canções, mais especificamente o rap, são utilizadas como registro histórico e cultural, refletindo a luta contra o racismo e a desigualdade social. Além disso, o BE é visto como uma variedade do inglês americano (AmE) e suas características merecem ser respeitadas e estudadas, assim como a gramática do AmE. Durante a análise das letras de “Keep Ya Head Up” e “All Eyez On Me", observo elementos distintivos do BE, incluindo o uso do verbo auxiliar “ain't” e a ausência do verbo “to be”. Neste sentido, o reconhecimento e valorização do BE está diretamente ligado à valorização da história e da resistência da comunidade negra nos Estados Unidos.
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    Estratégias de ensino e aprendizagem da língua inglesa através da ludicidade para estudantes com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (tdah) de escolas regulares
    (Universidade do Estado da Bahia, 2022-07-20) Santos, Juliana Silva; Mariano, Luciana Vieira; Caribé, Jamily Vasconcelos; Ferreira, Perminio Souza
    Das crianças com TDAH, 80% exibem problemas com o desempenho escolar e é provável que essas crianças enfrentem a necessidade de recuperação escolar com mais frequência. Diante disso e da importância de que os professores de inglês trabalhem com a inclusão de estudantes com Necessidades Educacionais Especiais (NEE), surge o objetivo geral desse estudo que buscou compreender esses professores que têm priorizado/pensam em priorizar a inclusão de estudantes com TDAH em suas aulas de inglês na escola regular e como eles utilizam/pensam em utilizar o lúdico nesse processo de inclusão. Os objetivos específicos consistem em discutir questões relacionadas ao Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e suas implicações no processo de ensino aprendizagem e a importância da Ludicidade na Educação; observar os conhecimentos dos professores de inglês acerca desse transtorno e como eles têm incluído/pensam em incluir estudantes com TDAH em suas aulas de inglês e compreender como eles utilizam/pensam em utilizar o lúdico nessas aulas e como essa utilização tem contribuído para a inclusão dos estudantes com TDAH. Essa pesquisa foi fundamentada em Barkley (2008), Simon (2016), Ribeiro (2016), DuPaul (2007), Freitas (2017), e Santos (2012) e no site fundado para pessoas com TDAH, Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA). Esse estudo foi desenvolvido seguindo os princípios da pesquisa qualitativa, tendo como procedimento a pesquisa de campo e como instrumento um questionário. O resultado dessa pesquisa demonstrou que a maior parte dos professores de inglês que participaram dessa pesquisa tem priorizado/pensa em priorizar a inclusão de estudantes com TDAH em suas aulas, já utilizou o lúdico e que todos acreditam que a ludicidade pode contribuir com a inclusão desses estudantes no processo de ensino e aprendizado desse idioma na escola regular.
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    A importância da implantação de projetos como políticas públicas sobre o letramento racial em espaço socioeducacional
    (Universidade do Estado da Bahia, 2022-12-09) Santos, Márcia; Nunes, Alyxandra Gomes; Barboza, Andrea Soares; Couto, Leda Regina
    A presente monografia analisou o projeto Afrocentred English Course (AFROEC), pensado e desenvolvido pela Prof.ª Drª. Alyxandra Gomes Nunes, cuja finalidade foi discutir e evidenciar as trajetórias e deslocamentos empreendidos por cada participante no curso de extensão, sendo eles os reais protagonistas, onde tiveram a confiança e coragem de compartilhar suas vivências, questões raciais e identitárias perpassadas por cada um deles. Tendo como objetivo levar um ensino de inglês gratuito, com diversas atividades e debates acerca das questões étnico-raciais e saber distinguir melhor as facetas das vertentes raciais de forma sensível e que trouxesse interação, foi-se pensado no projeto AFROEC. Adaptado para um curso de extensão almejando sondar e ao mesmo tempo levar uma consciência crítica embasada no letramento racial fazendo uso de materiais de autores negros(as) como Aparecida de Jesus com seu letramento racial, Djamila Ribeiro com o seu guia antirracista, Joelma Santos com seu trabalho por um currículo afrocentrado na prática, Frantz Fanon com a sua consciência racial e intelectualidade radical. Trata-se de uma pesquisa cuja análise é de natureza qualitativa acerca das táticas antirracistas na prática, cujos resultados encaminham para uma compreensão da necessidade de um ensino afrocentrado.